Beko WMB 91242 LA User manual [PT,EN]

0 (0)
Beko WMB 91242 LA User manual

Máquina de lavar

Manual do utilizador

WMB 91242 LA

PT EN

Número do documento= 2820523714_PT / 14-01-16.(17:58)

Este produto foi fabricado com recurso às mais recentes tecnologias em condições amigas do ambiente.

1 Instruções importantes sobre segurança e meio-ambiente

Esta secção contém instruções sobre segurança que ajudará a proteger de riscos de acidentes pessoais ou danos à propriedade. A não-observância destas instruções anulará qualquer garantia.

1.1 Segurança geral

Este produto pode ser usado por crianças maiores de 8 anos e por pessoas com capacidades físicas, sensoriais e mentais não totalmente desenvolvidas ou com falta de experiência e conhecimento, desde que sejam supervisionadas ou esclarecidas sobre a utilização segura do produto e os riscos a ela inerentes. As crianças não devem brincar com o produto. As tarefas de limpeza e manutenção não devem ser feitas por crianças, a não ser que supervisionadas por alguém. As crianças com menos de 3 anos devem ser mantidas afastadas, a não ser que estejam sob supervisão constante

Nunca coloque o produto sobre pisos cobertos com tapetes ou carpetes. Caso contrário, a falta de fluxo de ar por debaixo da máquina provocará o sobreaquecimento das partes eléctricas. Isto acarretará problemas ao seu produto.

Se o produto tiver algum defeito não deve ser utilizado, a não ser que seja reparado pelo Agente de Assistência Técnica Autorizado. Há risco de choque eléctrico!

Este produto foi concebido para recomeçar a funcionar após uma interrupção de energia. Se quiser cancelar o programa, consulte a secção "Cancelar o programa".

Ligue o produto a uma tomada de parede protegida por um fusível de 16 A. Não negligencie a instalação à terra, que deve ser feita por um electricista qualificado. A nossa empresa não deverá ser responsabilizada por qualquer dano que possa ocorrer se o produto for utilizado sem uma ligação à terra conforme as normas locais.

As mangueiras de abastecimento e descarga devem ser sempre apertadas de forma segura e estarem em perfeito estado. Caso contrário, existe o risco de fuga de água.

Nunca abra a porta de carregamento ou retire o filtro, enquanto ainda houver água no tambor. Caso contrário, ocorrerá o risco de inundação e ferimento pela água quente.

Não force a abertura da porta de carregamento bloqueada. A porta de carregamento estará pronta para ser aberta após alguns minutos depois de concluído o ciclo de lavagem. Se forçar a porta de carregamento para que abra, a porta e o mecanismo de bloqueio podem ficar danificados.

Desligue o produto da tomada quando não estiver em uso.

Nunca lave o produto espalhando ou despejando água sobre ele! Há risco de choque eléctrico!

Nunca toque na ficha com as mãos molhadas! Nunca puxe pelo cabo para retirar da tomada, mas sempre pela ficha.

Use apenas detergentes, amaciadores e suplementos apropriados para máquinas de lavar automáticas.

Siga as instruções das etiquetas das roupas e da embalagem do detergente.

O produto deve ser desligado da tomada durante os procedimentos de instalação, manutenção, limpeza e reparação.

Os procedimentos de instalação e reparação devem ser realizados sempre pelo Agente de Assistência Técnica autorizado. O fabricante não poderá ser responsabilizado por danos que possam surgir por procedimentos realizados por pessoas não autorizadas.

3 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

Se o cabo de alimentação estiver danificado deverá ser substituído pelo fabricante, pelo serviço pós-vendas ou por pessoal igualmente qualificado (de preferência um electricista) ou alguém indicado pelo importador, a fim de se evitar possíveis riscos.

Posicione o produto sobre uma superfície rígida, nivelada e uniforme.

Não o coloque sobre um tapete felpudo ou superfícies semelhantes.

Não posicione o produto sobre uma plataforma alta ou próximo na extremidade de uma superfície inclinada.

Não coloque o produto sobre o cabo de alimentação.

Nunca use esponjas ou materiais para esfregar. Poderão danificar as superfícies pintadas, cromadas e plásticas.

1.2 Uso pretendido

• Este produto destina-se ao uso doméstico. Não é apropriado para uso comercial e não deve ser usado para além daquilo a que se destina.

• O produto só deve ser utilizado para lavagem e enxugamento de roupas que sejam indicadas para isso.

• O fabricante declina qualquer responsabilidade pelo uso ou transporte incorrecto.

1.3 Segurança das crianças

Os materiais de embalagem são perigosos para as crianças. Guarde os materiais de embalagem num local seguro, fora do alcance de crianças.

Os produtos eléctricos são perigosos para as crianças. Mantenha as crianças afastadas do produto quando estiver em funcionamento. Não as deixe mexer no produto. Use a função de bloqueio para crianças para as impedir de brincarem com o produto.

Não se esqueça de fechar a porta de carregamento quando sair do compartimento onde o produto está instalado.

Guarde todos os detergentes e aditivos num local seguro afastado do alcance das crianças, fechando a tampa do reservatório de detergente ou selando a embalagem de detergente.

Na lavagem da roupa em altas temperaturas, o vidro da porta de carregamento torna-se quente. Por isso, tenha especial cuidado em manter

as crianças afastadas da porta de carregamento quando estiver a decorrer alguma lavagem

1.4 Informações da embalagem

• Os materiais de embalagem do produto são fabricados a partir de materiais recicláveis, conforme os nossos Regulamentos Ambientais Internacionais. Não elimine os materiais de embalagem junto com o lixo doméstico ou outros. Leve-os aos pontos de recolha de material de embalagem indicados pelas autoridades locais.

1.5 Eliminação do produto fora de uso

Este produto foi fabricado com peças e materiais de alta qualidade e que podem ser reutilizados e reciclados.Por isso, não elimine o produto junto com o lixo doméstico normal no fim da sua vida útil. Leve-o a um ponto de recolha para reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico. Consulte as suas autoridades locais para se informar do ponto de recolha mais próximo. Ajude a proteger o ambiente e os recursos naturais, reciclando os produtos usados. Para a segurança das crianças, corte o cabo de alimentação e quebre o mecanismo de bloqueio da porta de carregamento para

4 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

que fique inutilizado, antes de eliminar o produto.

1.6 Conformidade com a Directiva WEEE

Este produto está em conformidade com a Directiva WEEE da EU (2012/19/ EU). Este produto porta um símbolo de classificação para resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (WEEE).

Este produto foi fabricado com materiais e peças de alta qualidade, que podem ser reutilizados e reciclados. No fim da sua vida útil, não elimine o resíduo com

o lixo doméstico normal ou outro lixo. Leve-o a um centro de recolha para reciclagem de equipamentos eléctricos e eletrónicos. Consulte as autoridades locais para se informar sobre estes centros de recolha.

Cumprimento com a Directiva RoHS:

O produto que adquiriu está em conformidade com a Directiva RoHS da UE (2011/65/ EU). Ele não contém materiais perigosos e proibidos especificados na Directiva.

2 Instalação

Consulte o Agente de Assistência Técnica Autorizado mais próximo para a instalação do produto. Para deixar o produto pronto para utilização, reveja a informação no manual do utilizador e certifique-se que a electricidade, a torneira de fornecimento de água e os sistemas de descarregamento de água são apropriados antes de telefonar para o Agente de Assistência Técnica Autorizado. Se não for o caso, chame um técnico e um picheleiro qualificados para executar os arranjos necessários.

C A preparação do local e instalações eléctrica, da torneira de fornecimento de água e dos sistemas de descarregamento de água no local da instalação são de responsabilidade do cliente.

BAVISO :A instalação e as ligações eléctricas do produto deverão ser efectuadas pelo Agente de Assistência Técnica Autorizado. O fabricante não poderá ser responsabilizado por danos que possam surgir por procedimentos realizados por pessoas não autorizadas.

AAVISO :Antes da instalação, verifique visualmente se o produto tem defeitos. Caso possua, não o instale. Os produtos danificados provocam riscos para a sua segurança.

C Certifique-se que as mangueiras de entrada e descarga de água, assim como o cabo de alimentação, não fiquem dobrados, apertados ou comprimidos ao empurrar o produto para o seu lugar após a instalação ou procedimentos de limpeza.

2.1 Local apropriado para instalação

Coloque a máquina sobre um piso rígido. Não a coloque sobre um tapete felpudo ou superfícies semelhantes.

O peso total da máquina de lavar e da máquina de secar, com carga total, quando estão colocadas uma sobre a outra atinge aprox. 180 quilogramas. Coloque o produto sobre um piso sólido e plano que possua capacidade suficiente para suportar a carga!

Não coloque o produto sobre o cabo de alimentação.

Não instale o produto em locais onde a temperatura possa descer abaixo dos 0ºC.

Coloque o produto, pelo menos, 1 cm afastado dos outros móveis.

2.2 Retirar o reforço da embalagem

Incline a máquina para trás para retirar o reforço da embalagem. Retire o reforço da embalagem puxando pela fita.

2.3 Remover os bloqueios de transporte

AAVISO :Não remova os bloqueios de transporte antes de retirar o reforço da embalagem.

AAVISO :Remova os parafusos de segurança de transporte antes de máquina de lavar em funcionamento! Caso contrário, o produto ficará danificado.

1.Desaperte todos os parafusos com uma chave-inglesa apropriada até que eles estejam a rodar livremente (C).

2.Retire os parafusos de segurança para o transporte, rodando-os com cuidado.

3.Fixe as tampas plásticas fornecidas no saco do Manual do utilizador nos orifícios no painel traseiro. (P)

C Guarde os parafusos de segurança para o transporte num local seguro para que sejam reutilizados caso a máquina precise de ser novamente removida no futuro.

C Nunca desloque o produto sem que os parafusos de segurança para o transporte estejam devidamente fixados no lugar!

5 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

2.4 Ligar o abastecimento de água

C A pressão do abastecimento de água necessária para que a máquina funcione deve ser entre 1 e 10 bar (0.1

– 1 MPa). É necessário ter entre 10 – 80 litros de água a correr da torneira, totalmente aberta, por minuto para que a sua máquina funcione sem dificuldades. Instale uma válvula de redução da pressão, caso a pressão da água for superior.

C Se for usar o produto com entrada dupla de água como uma unidade de entrada de água (fria) única, deverá instalar o bujão fonecido para a válvula de água quente antes de operar o produto. (Aplica-se para produtos fornecidos com um grupo de bujão cego.)

AAVISO :Modelos com uma entrada de água única não deverão ser ligados a uma torneira de água quente. Se tal acontecer, a roupa ficará estragada ou o produto comutará para o modo de protecção e não funcionará.

AAVISO :Não utilize mangueiras de entrada de água velhas ou usadas no produto novo. Poderão provocar nódoas nas suas roupas.

1.Aperte todas as porcas da mangueira manualmente. Nunca utilize uma ferramenta para apertar as porcas.

2.Abra completamente as torneiras após fazer a ligação da mangueira para verificar se existem fugas de água nos pontos de ligação. Se existir qualquer fuga, feche a torneira e retire a porca. Reaperte a porca cuidadosamente após verificar o vedante. Para evitar

fugas de água e danos provocados por elas, mantenha as torneiras fechadas quando a máquina não estiver em uso.

2.5 Ligar à drenagem

A extremidade da mangueira de drenagem deve ser directamente ligada à rede de esgoto ou ao lavatório.

AAVISO :A sua casa ficará inundada se a mangueira sair do seu compartimento durante a descarga de água. Além disso, há risco de escaldamento devido às altas temperaturas da lavagem! Para evitar tais situações e para assegurar entrada e descarga de água suave da máquina, aperte a extremidade da mangueira de descarga de tal forma que ela não se solte.

A mangueira deve ser presa a uma altura mínima de 40 cm e máxima de 100 cm.

No caso da mangueira ser levantada depois de baixada ao nível do chão ou próximo do chão (menos que 40 cm acima do solo), a descarga de água torna-se mais difícil e a roupa poderá sair excessivamente molhada. Por isso, respeite as alturas descritas na figura.

<![if ! IE]>

<![endif]>100cm 40cm

Para evitar o fluxo de retorno de água suja para dentro da máquina e para permitir uma descarga fácil, não introduza a extremidade da mangueira dentro de água suja nem a coloque no escoadouro com mais do que 15 cm. Se for muito comprida, corte-lhe um pouco.

A extremidade da mangueira não deverá ser dobrada, pisada e a mangueira não deverá ficar apertada entre o escoadouro e a máquina.

Se o comprimento da mangueira for muito curto, utilize-a adaptando-lhe uma mangueira de extensão original. O comprimento da mangueira não deverá ser superior a 3,2 m. Para evitar fugas de água, a ligação entre a mangueira de extensão e a mangueira de descarga do produto deverá ser bem segura com uma abraçadeira apropriada, para que não se desprenda e provoque fugas.

2.6 Ajustar os pés

AAVISO :Para assegurar que o produto funcione mais silenciosamente e sem vibrações, deverá estar nivelado e equilibrado sobre os seus pés. Equilibre a máquina ajustando os pés. Caso contrário, o produto

poderá deslocar-se do seu lugar e provocar problemas de compressão e vibrações.

1.Desaperte manualmente as porcas de bloqueio nos pés.

2.Ajuste os pés até que o produto fique nivelado e equilibrado.

3.Aperte manualmente de novo todas as porcas de bloqueio.

6 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

AAVISO :Não use ferramentas para desapertar as porcas de bloqueio. Caso contrário, elas ficarão danificadas.

2.7 Ligação eléctrica

Ligue o produto a uma tomada de parede protegida por um fusível de 16 A. A nossa empresa não deverá ser responsabilizada por qualquer dano que possa ocorrer se o produto for utilizado sem uma ligação à terra conforme as normas locais.

A ligação deverá estar em conformidade com os regulamentos nacionais.

A ficha do cabo de alimentação deve ser de fácil alcance após a instalação.

Se o valor actual do fusível ou do disjuntor na casa for inferior a 16 amperes, consulte um electricista qualificado para instalar um fusível de 16 amperes.

A voltagem especificada no capítulo "Especificações técnicas" deve ser igual a voltagem eléctrica da sua casa.

Não faça ligações através de cabos de extensão ou multitomadas.

BAVISO :Os cabos de alimentação danificados deverão ser substituídos pelos Agentes de Assistência Técnica Autorizado.

Transporte do produto

1.Desligue o produto da tomada antes de o transportar.

2.Retire as ligações de fornecimento e de descarga de água.

3.Descarregue toda a água que ainda estiver dentro do produto. Consultar 5.5

4.Instale os parafuso de segurança para o transporte na ordem inversa ao procedimento de remoção; consultar 2.3

C Nunca desloque o produto sem que os parafusos de segurança para o transporte estejam devidamente fixados no lugar!

AAVISO :Os materiais de embalagem são perigosos para as crianças. Guarde os materiais de embalagem num local seguro, fora do alcance de crianças.

3 Preparação

3.1 Separar a roupa

Separe a roupa de acordo com o tipo de tecido, cor, grau de sujidade e temperatura permissível da água.

Observe as instruções presentes nas etiquetas do vestuário.

3.2 Preparar a roupa para a lavagem

As roupas para lavar com metais pregados, tais como soutiens com suportes, fivelas de cintos e botões de metal danificarão a máquina. Retire as peças metálicas ou lave as roupas dentro de um saco de roupa ou fronha.

Retire todos os objectos dos bolsos, tais como: moedas, canetas e clips de papel, vire os bolsos do avesso e escove-os. Tais objectos podem danificar o produto ou originar ruídos.

Coloque as peças pequenas, como peúgas de criança e meias de vidro, num saco para roupas ou numa fronha.

Ponha os cortinados na máquina sem os comprimir. Remova os itens pregados no cortinado.

Feche os fechos de correr, cosa os botões soltos e remende os rasgões.

Lave os produtos com a etiqueta “lavável na máquina” ou “lavável a mão” apenas num programa adequado.

Não lave junto roupas brancas e coloridas. Roupas de algodão de cor escura e novas soltam muita tinta. Laveas separadamente.

As nódoas resistentes devem ser tratadas apropriadamente, antes da lavagem. Se não tiver a certeza, verifique junto a um local de limpeza a seco.

Utilize somente corantes/modificadores de cor e removedores de calcário apropriados para máquina de lavar. Siga sempre as instruções da embalagem.

Lave as calças e roupas delicadas do avesso.

Guarde os itens de roupa feitos de lã Angorá no congelador por algumas horas, antes de lavar. Isto reduzirá a formação de borbotos.

As roupas que estão sujeitas a materiais como farinha, pó de calcário, leite em pó, etc., devem ser intensamente sacudidas antes de colocar na máquina. Tais pós e poeiras na roupa poderão acumular-se nas partes interiores da máquina ao longo do tempo e podem causar danos.

3.3 O que pode ser feito para poupar energia

A informação seguinte ajudá-lo(a)-á a usar o produto de uma forma ecológica e com poupança de energia.

Utilize o produto com a maior capacidade permitida pelo programa que seleccionou, mas não sobrecarregue; consulte "Tabela de consumo e programas".

Observe sempre as instruções na embalagem do detergente.

Lave a roupa levemente suja a baixas temperaturas.

Use programas mais rápidos para pequenas quantidades de roupa ligeiramente suja.

Não use a pré-lavagem e altas temperaturas para roupa que não esteja muito suja ou com nódoas.

Se planeia secar a sua roupa numa máquina de secar, seleccione a velocidade de centrifugação mais alta recomendada durante o processo de lavagem.

Não use quantidades excessivas de detergente além do recomendado na embalagem do mesmo.

3.4 Utilização inicial

Antes de começar a usar o produto, certifique-se que todas as preparações estão feitas de acordo com as instruções nas secções “Instruções importantes de segurança” e “Instalação”.

Para preparar o produto para lavar roupa, execute a primeira operação no programa Limpeza do tambor. Se o seu produto não estiver equipado com o programa Limpeza do tambor, realize o procedimento de Utilização inicial conforme os métodos descritos no capítulo “5.2 Limpar a porta de carregamento e o tambor” do manual do utilizador.

7 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

C Use um anti-calcário apropriado para máquinas de lavar.

C Pode ter ficado alguma água no produto devido aos processos de controlo de qualidade na produção. Isto não é prejudicial para o produto.

3.5 Capacidade correcta de carregamento

A capacidade máxima de carregamento depende do tipo de roupa, do grau de sujidade e do programa de lavagem pretendido.

A máquina ajusta automaticamente a quantidade de água de acordo com o peso da roupa carregada.

ASiga as informações da “Tabela de consumo e programas”. Se sobrecarregada, o desempenho de lavagem da máquina diminuirá. Além disso, poderão ocorrer problemas de vibração e ruídos.

Tipo de roupa

Peso (g)

Roupão de banho

1200

Guardanapo

100

Edredão

700

Lençol

500

Capa de almofada

200

Toalha de mesa

250

Toalha de banho

200

Toalha de rosto

100

Vestido longo

200

Roupa interior

100

Fatos-macacos de homem

600

Camisa de homem

200

Pijamas de homem

500

Blusas

100

3.6 Carregar a roupa

1.Abra a porta de carregamento.

2.Coloque as roupas na máquina folgadamente.

3.Empurre a porta de carregamento para a fechar, até ouvir um estalido. Verifique se não ficou nenhuma peça presa na porta.

C A porta de carregamento fica bloqueada enquanto o programa estiver a decorrer. A porta só poderá ser aberta algum tempo depois do programa ter terminado.

AAVISO :Se a roupa não for bem distribuída, podem surgir problemas de vibração e ruídos.

3.7 Usar o detergente e o amaciador

C Ao usar detergente, amaciador, goma, corante de tecido, lixívia ou removedor de calcário, leia atentamente as instruções do fabricante na embalagem e observe os valores da dosagem sugeridos. Use o copo de medida, se disponível.

Gaveta do detergente

A gaveta do detergente é composta de três compartimentos:

(1) para pré-lavagem

(2) para lavagem principal

(3) para o amaciador

(*) além disso, há um sifão no compartimento do amaciador.

2 3 1

Detergente, amaciador e outros agentes de limpeza

Adicione detergente e amaciador antes de iniciar o programa de lavagem.

Nunca deixe aberta a gaveta do detergente enquanto o programa de lavagem estiver em andamento!

Quando usar um programa sem pré-lavagem, não ponha detergente no compartimento de pré-lavagem (compartimento nº. "1").

Num programa com pré-lavagem, não ponha detergente líquido no compartimento de pré-lavagem (compartimento nº. "1").

Não seleccione um programa com pré-lavagem se for usar um saco de detergente ou tampa dispensadora. Coloque o saco de detergente ou a tampa dispensadora directamente entre a roupa na máquina.

Se for utilizar detergente líquido, não se esqueça de colocar o copo do detergente líquido no compartimento de lavagem principal (compartimento nº. "2").

Escolher o tipo de detergente

O tipo de detergente a ser usado depende do tipo e cor do tecido.

Use diferentes detergentes para roupas brancas e de cor.

Lave as suas roupas delicadas apenas com detergentes especiais (detergente líquido, champô para lã, etc.), usados unicamente para roupas delicadas.

Quando lavar roupas de cor escura e colchas, recomenda-se usar detergente líquido.

Lave lãs com detergente específico para as mesmas.

AAVISO :Use apenas detergentes fabricados especialmente para máquinas de lavar.

AAVISO :Não use sabão em pó.

Ajustar a quantidade de detergente

A quantidade do detergente de lavagem a ser utilizado depende da quantidade de roupa, do seu grau de sujidade e da dureza da água.

8 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

Não use quantidades que excedam as doses recomendadas na embalagem do detergente para evitar problemas de espuma excessiva, enxaguamento deficiente, gastos e também para proteger o ambiente.

Use menos detergente para quantidades menores ou roupas levemente sujas.

Usar amaciadores

Verta o amaciador no compartimento correspondente da gaveta de detergente.

Não exceda o nível (>max<) marcado no compartimento do amaciador.

Se o amaciador tiver perdido a sua fluidez, dilua-a em água antes de o colocar na gaveta de detergente.

Usar detergentes líquidos

Se o produto contiver um copo para detergente líquido:

Certifique-se que colocou o copo de detergente líquido no compartimento nº. "2".

Se o detergente líquido tiver perdido a sua fluidez, dilua-o em água antes de o colocar no copo apropriado.

Se o produto não contiver um copo para detergente líquido:

Não use detergente líquido para a pré-lavagem num programa com pré-lavagem.

O detergente líquido mancha as suas roupas quando usado com a função Início protelado. Se for usar a função Início protelado, não utilize detergente líquido.

Usar detergente em gel e tablete

Aplique as instruções seguintes ao usar detergentes em pastilha, em gel ou semelhante.

Se o detergente em gel for fluido e a sua máquina não contiver um copo especial para detergente líquido, coloque o detergente em gel no compartimento de detergente da lavagem principal durante a primeira entrada de água. Se a sua máquina contiver um copo para detergente líquido, encha o copo com o detergente antes de iniciar o programa.

Se o detergente em gel não for fluido ou se for em cápsula, coloque-o directamente no tambor antes da lavagem.

Coloque o detergente em tablete no compartimento de lavagem principal (compartimento nº "2") ou directamente no tambor antes da lavagem.

C Os detergentes em tabletes podem deixar resíduos no compartimento de detergente. Se for este o caso, nas próximas lavagens coloque o detergente em tablete entre a roupa e feche a parte inferior do tambor.

C Use o detergente em gel ou tablete sem seleccionar a função de pré-lavagem.

Usar amido

Adicione amido líquido, amido em pó ou corante de tecido no compartimento para amaciador.

Não use amaciador e amido ao mesmo tempo, num ciclo de lavagem.

Limpe o interior da máquina com um pano húmido e limpo, após usar amido.

Usar branqueadores (lixívia)

Seleccione um programa com pré-lavagem e adicione o agente branqueador no início da pré-lavagem. Não coloque detergente no compartimento de pré-lavagem. Como uma aplicação alternativa, seleccione um programa com enxaguamento extra e adicione o agente

branqueador enquanto a máquina está a receber água do compartimento de detergente durante a primeira fase de enxaguamento.

Não use agente branqueador e detergente misturados.

Use uma pequena quantidade (aprox. 50 ml) de agente branqueador e enxague as roupas muito bem, já que pode causar irritação na pele. Não verta o agente branqueador sobre as roupas e não o utilize para roupas de cor.

Quando usar lixívias à base de oxigénio, seleccione um programa que lave em temperaturas baixas.

As lixívias à base de oxigénio podem ser usadas junto com os detergentes; porém, se a densidade não for a mesma do detergente, coloque primeiro o detergente no compartimento nº. "2" na gaveta de detergente e espere até que o detergente escorra quando a máquina estiver a receber a água. Adicione o agente branqueador no mesmo compartimento quando a máquina ainda estiver a receber água.

Usar removedor de calcário

Quando necessário, use removedores de calcário fabricados especialmente apenas para máquinas de lavar.

9 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

3.8 Dicas para uma lavagem eficiente

<![if ! IE]>

<![endif]>Nível de sujidade

 

 

Roupas

 

 

 

Cores leves e brancas

Cores

Cores escuras

Delicados/Lãs/

 

Sedas

 

 

 

 

 

(Escala de temperatura

(Escala de temperatura

(Escala de

(Escala de

 

temperatura

 

temperatura

 

recomendada baseada

recomendada baseada

recomendada

 

recomendada

 

no nível de sujidade:

no nível de sujidade:

baseada no nível

 

baseada no nível de

 

40-90ºC)

fria-40ºC)

sujidade: fria-40ºC)

de sujidade: fria-

 

 

 

 

30ºC)

 

Pode ser necessário

 

 

 

 

realizar a pré-lavagem

Os detergentes

 

 

 

ou pré-tratar as nódoas.

líquidos e em pó

 

 

 

Os detergentes líquidos

recomendados para

Os detergentes

Prefira detergentes

 

e em pó recomendados

roupas de cor, podem

líquidos

 

líquidos fabricados

 

para roupas brancas,

ser usados nas dosagens

apropriados para

Muito sujas

para roupas

podem ser usados

recomendandas para

roupas de cor e

 

delicadas. As

 

nas dosagens

as roupas muito sujas.

escuras, podem

(nódoas difíceis, tais

roupas de lã e

recomendandas para

Recomenda-se usar

ser usados

como gordura, café,

de seda devem

as roupas muito sujas.

detergentes em pó para

nas dosagens

frutas e sangue.)

ser lavadas com

Recomenda-se usar

eliminar nódoas de lama

recomendandas

 

detergentes

 

detergentes em pó

e de terra e nódoas que

para as roupas

 

especiais para lã.

 

para eliminar nódoas

são sensíveis a lixívia.

muito sujas.

 

 

 

de lama e de terra

Use detergentes sem

 

 

 

e nódoas que são

lixívia.

 

 

 

sensíveis a lixívia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os detergentes líquidos

Os detergentes

Os detergentes

Prefira detergentes

 

líquidos

Com sujidade normal

e em pó recomendados

líquidos e em pó

apropriados para

líquidos fabricados

 

para roupas brancas,

recomendados para

roupas de cor e

para roupas

 

roupas de cor, podem

delicadas. As

(Por exemplo, nódoas

podem ser usados

escuras, podem

ser usados nas dosagens

roupas de lã e

nos colarinhos e punhos

nas dosagens

ser usados

causadas pelo suor do

recomendandas para

recomendandas para

nas dosagens

de seda devem

as roupas com sujidade

ser lavadas com

corpo)

as roupas com sujidade

recomendadas

 

normal.

normal. Use detergentes

para as roupas com

detergentes

 

 

sem lixívia.

sujidade normal.

especiais para lã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os detergentes líquidos

Os detergentes

Os detergentes

Prefira detergentes

 

líquidos

 

e em pó recomendados

líquidos e em pó

apropriados para

líquidos fabricados

 

para roupas brancas,

recomendados para

roupas de cor e

para roupas

Ligeiramente sujas

roupas de cor, podem

delicadas. As

podem ser usados

escuras, podem

 

ser usados nas dosagens

roupas de lã e

(Sem nódoas visíveis.)

nas dosagens

ser usados

recomendandas para

recomendandas para

nas dosagens

de seda devem

 

as roupas ligeiramente

ser lavadas com

 

as roupas ligeiramente

recomendandas

 

sujas. Use detergentes

detergentes

 

sujas.

para as roupas

 

sem lixívia.

especiais para lã.

 

 

ligeiramente sujas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

4 Funcionar com o produto

4.1 Painel de controlo

1

 

2

3

4

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

7

8

 

 

1

- Botão de Ajuste da velocidade de centrifugação

5

- Botão On / Off

2

- Visor

 

 

6

- Botões de Início retardado (+/-)

3

- Botão de Ajuste da temperatura

 

7

- Botões da Função auxiliar

4

- Botão de Selecção do programa

 

8

- Botão Iniciar / Pausa / Cancelar

4.2 Símbolos do visor

F1

F2

F3

F4

a - Indicador da velocidade de rotação b - Indicador da temperatura

c - Símbolo de rotação

d - Símbolo de temperatura

e - Indicador de Início retardado e Tempo restante

f - Símbolos do Indicador do programa (Pré-lavagem/ Lavagem principal/Enxaguamento/Amaciador/Centrifugação) g - Símbolo de economia

h - Símbolo de Início retardado i - Símbolo de Porta bloqueada j - Símbolo de iniciar

k - Símbolo de pausa

l - Símbolos da Função auxiliar m - Símbolo de Sem água

Lavagem de

Lavagem de

Sintéticos

Algodão

Pré-lavagem

Lavagem

Enxaguamento

Lavagem

Centrifugação

Delicado

Mini 30

Porta

roupa escura

roupa escura

 

 

 

principal

 

(Enxaguar)

 

(Rotação)

 

 

 

 

Drenagem

Anti-amarrota-

Edredão

Bloqueio para

Lavagem

Protecção do bebé

Cotton Eco

Lãs

expresso 14

Diariamente

Fasion

Ligar/desligar

(Bomba)

mento

(Roupa de

crianças

Manual

(BabyProtect)

 

(Económico

(Lã)

Expresso super

 

care

 

 

 

cama)

 

 

 

 

Algodão)

 

curto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Xpress Super Short)

 

 

 

Expresso

Aguardar

Início /

Sem

Lavagem

Terminado

 

Fria

Temperatura Limpeza de

Roupa

Eco Clean

 

diário

Lavagem

Pausa

centrifu-

rápida

 

 

 

 

tambor

 

interior

(Limpeza Eco)

(Daily Express)

 

 

gação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Misto 40

Super 40

Enxaguamento

Refrescar

Camisas

Jeans

 

Roupas

Início

Intensivo

 

Pet depilação

PHR +

extra

 

 

 

 

 

 

 

 

desportivas

retardado

 

(Pelos de animais

 

 

 

 

(Enxaguamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

domésticos)

 

 

 

 

Plus)

 

 

 

 

(Sports)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

4.3 Preparar a máquina

Certifique-se que as mangueiras estão ligadas com firmeza. Ligue a ficha da máquina na tomada. Abra completamente a torneira. Coloque a roupa na máquina. Adicione detergente e amaciador de roupas.

4.4 Selecção do programa

Seleccione o programa apropriado ao tipo, quantidade e grau de sujidade da roupa, de acordo com a "Tabela de consumo e programas" e a tabela de temperatura abaixo.

 

Algodão e linho branco muito sujos. (panos de

90˚C

tabuleiros de café, toalhas de mesa, toalhas, lençóis,

 

etc.)

 

 

 

Roupas sintéticas ou de algodão e linho resistentes

60˚C

ao desbotamento, de cor, com sujidade normal

(camisas, camisas de dormir, pijamas) e linho branco

 

 

ligeiramente sujo (roupa interior, etc.)

 

 

40˚C-

Roupa mista incluindo tecidos delicados (cortinas de

30˚C- Fria

renda, etc.), sintéticos e lãs.

Seleccione o programa desejado com o botão de selecção do programa.

C Os programas são limitados à velocidade de centrifugação mais alta apropriada para o tipo particular de tecido.

C Ao seleccionar um programa, considere sempre o tipo de tecido, cor, grau de sujidade e temperatura da água permitida.

C Seleccione sempre a temperatura necessária mais baixa. Altas temperaturas implicam maior consumo de energia.

C Para mais detalhes sobre o programa, consulte a "Tabela de consumo e programas".

4.5 Programas principais

Dependendo do tipo de tecido, use os seguintes programas

principais:

• Algodão

Use este programa para a sua roupa de algodão (tais como lençóis, edredão e fronhas, toalhas, roupões de banho, roupa interior, etc.). A sua roupa será lavada com movimentos de lavagem vigorosos num ciclo de lavagem

mais longo.

• Sintéticos

Use este programa para lavar as suas roupas sintéticas (tais como camisas, blusas, algodão/sintéticas misturadas, etc.). Lava com um movimento suave e possui um ciclo de lavagem mais curto se comparado com o programa Algodões.

Para cortinas e tules, use o programa Sintético 40˚C com as funções seleccionadas de pré-lavagem e antiamarrotamento. Como as texturas entrelaçadas criam excessiva espuma, lave as rendas/tules com pouca quantidade de detergente dentro do compartimento de lavagem principal. Não coloque detergente no

compartimento de pré-lavagem.

• Lã

Use este programa para lavar as suas roupas de lã. Seleccione a temperatura apropriada de acordo com as etiquetas das suas roupas. Use detergentes apropriados para lãs.

4.6 Programas adicionais

Para casos especiais, há também programas adicionais disponíveis na máquina.

C Os programas adicionais podem diferir conforme o modelo da sua máquina.

• Económico Algodão

Poderá lavar as suas roupas de linho e de algodão resistentes normalmente sujas neste programa com a mais elevada poupança de energia e água comparada a todos os outros programas de lavagem apropriados para algodão. A temperatura real da água poderá diferir da temperatura de ciclo declarada. A duração do programa poderá ser encurtada automaticamente durante as últimas fases

do programa se levar uma quantidade menor (por ex: ½ capacidade ou menos) de roupa. Neste caso o consumo de água e de energia será adicionalmente diminuído dando-lhe a oportunidade para mais lavagens económicas. Esta função encontra-se disponível para certos modelos que possuem

um visor de tempo remanescente.

• BabyProtect (Protecção do bebé)

Use este programa para lavar roupa de bebé e roupas pertencentes a pessoas alérgicas. Um tempo maior de aquecimento e uma fase adicional de enxaguamento

oferecem um nível maior de higiene.

• Lavagem Manual

Use este programa para lavar as suas roupas de lã/ delicadas que trazem as etiquetas “não lavável na máquina", cuja lavagem manual é recomendada. Lava a roupa com

movimentos de lavagem muito suaves, para não as estragar.

• Expresso diário

Use este programa para lavar as suas roupas de algodão

ligeiramente sujas num período curto de tempo.

• Expresso super curto

Use este programa para lavar pequenas quantidades das suas roupas de algodão ligeiramente sujas num período

curto de tempo.

• Lavagem de roupa escura

Use este programa para lavar as suas roupas de cor escura ou a roupa que não quer que desbote. A lavagem é realizada com pouca acção mecânica e em baixas temperaturas.

Para a roupa de cor escura, é recomendado usar detergente

líquido ou champô para lãs.

• Misto 40 (Mix 40)

Use este programa para lavar as suas roupas sintéticas e de

algodão juntas, sem separá-las.

• Edredão (Roupa de cama)

Use este programa para lavar os seus edredões de fibra que possuem a etiqueta "lavável na máquina". Certifique-se de que carregou correctamente o edredão, para não danificar a máquina e o edredão. Remova a capa do edredão antes de carregar o edredão dentro da máquina. Dobre o edredão em dois e carregue-o na máquina. Carregue o edredão na máquina prestando atenção para o colocar de forma a não contactar o fole.

C

Não carregue mais do que 1 edredão de fibra de

casal (200 x 200 cm).

 

 

C

Não lave na máquina os seus edredões,

almofadas, etc, que contenham algodão.

12 / PT

Máquina de lavar / Manual do utilizador

 

 

Loading...
+ 28 hidden pages