Smeg SR804TFS1, STR134MB1, SR804AS1, WE864ATF, WE93ASX Manual [pt]

...
0 (0)

Sumário

1AVISOS PARA A SEGURANÇA E USO______________________________ 66

2COLOCAÇÃO NA BANCADA TOP__________________________________ 68

3LIGAÇÃO ELÉCTRICA ___________________________________________ 70

4LIGAÇÃO DO GÁS ______________________________________________ 71

5ADAPTAÇÃO AOS DIFERENTES TIPOS DE GÁS _____________________ 73

6OPERAÇÕES FINAIS ____________________________________________ 77

7USO DA PLACA DO FOGÃO ______________________________________ 80

8LIMPEZA E MANUTENÇÃO _______________________________________ 83

ESTAS INSTRUÇÕES SÓ SÃO VÁLIDAS PARA OS PAÍSES DE DESTINAÇÃO CUJOS SÍMBOLOS IDE IDENTIFICAÇÃO SE ENCONTRAM NA CAPA DO PRESENTE MANUAL.

INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são destinadas ao técnico qualificado que deve executar uma verificação adequada da instalação de gás, executar a instalação, a preparação para o funcionamento e o ensaio do aparelho.

INSTRUÇÕES PARA O UTENTE: indicam os conselhos de utilização, a descrição dos comandos e as correctas operações de limpeza e manutenção do aparelho.

65

Apresentação

1 AVISOS PARA A SEGURANÇA E USO

ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. DEVE SER CONSERVADO EM BOAS CONDIÇÕES E À MÃO DURANTE TODA A VIDA ÚTIL DA PLACA DE FOGÃO. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO. CONSERVAR TAMBÉM O CONJUNTO DE BICOS FORNECIDOS. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EXECUTADA POR PESSOAL QUALIFICADO E RESPEITANDO AS NORMAS EM VIGOR. ESTE APARELHO ESTÁ PREPARADO PARA UMA UTILIZAÇÃO DO TIPO DOMÉSTICO E ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS NORMATIVAS EM VIGOR. O APARELHO FOI CONCEBIDO PARA EXECUTAR A SEGUINTE FUNÇÃO: COZEDURA E AQUECIMENTO DE ALIMENTOS; QUALQUER OUTRA UTILIZAÇÃO DEVE SER CONSIDERADA IMPRÓPRIA.

O FABRICANTE DECLINA QUALQUER TIPO DE RESPONSABILIDADE NO CASO DE UTILIZAÇÃO DIFERENTE DA INDICADA.

NÃO ABANDONAR OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARAR OS VÁRIOS MATERIAIS PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGÁ-LOS AO CENTRO DE RECOLHA DIFERENCIADA MAIS PRÓXIMO.

É OBRIGATÓRIA A LIGAÇÃO À TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DO EQUIPAMENTO ELÉCTRICO.

A FICHA PARA LIGAR AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E A RESPECTIVA TOMADA DEVERÃO SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR.

NUNCA DESLIGAR A FICHA PUXANDO PELO CABO DE ALIMENTAÇÃO.

LOGO APÓS A INSTALAÇÃO, EFECTUAR UM TESTE DA PLACA DE FOGÃO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DESCRITAS MAIS ADIANTE. CASO NÃO FUNCIONE, DESLIGAR O APARELHO DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA E CONTACTAR O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO.

NUNCA TENTAR REPARAR O APARELHO.

NO FINAL DE CADA UTILIZAÇÃO DA PLACA, VERIFICAR SEMPRE SE OS MANÍPULOS DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO "ZERO" (DESLIGADO).

66

Apresentação

A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO, COM AS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCAÇÃO ENCONTRA-SE POR BAIXO DA TAMPA E NUMA POSIÇÃO BEM VISÍVEL.

A CHAPA NA TAMPA NUNCA DEVE SER RETIRADA. ANTES DE LIGAR O APARELHO, ASSEGURAR-SE QUE ESTEJA REGULADO PARA O TIPO DE GÁS COM QUE SERÁ ALIMENTADO, VERIFICANDO A ETIQUETA APLICADA POR BAIXO DA TAMPA.

NÃO APOIAR NAS GRELHAS DA PLACA DE FOGÃO PANELAS QUE NÃO TENHAM O FUNDO PERFEITAMENTE LISO E REGULAR.

NÃO USAR RECIPIENTES OU FRIGIDEIRAS QUE ULTRAPASSEM O PERÍMETRO EXTERNO DA PLACA.

O APARELHO DEVE SER UTILIZADO POR PESSOAS ADULTAS. NÃO PERMITIR QUE AS CRIANÇAS SE APROXIMEM OU O UTILIZEM COMO OBJECTO DE BRINQUEDO.

ESTE APARELHO DISPÕE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (REEE).

ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.

O fabricante declina qualquer tipo de responsabilidade por danos sofridos por pessoas e bens, causados pelo desrespeito pelas prescrições acima mencionadas ou derivados da modificação, mesmo de uma simples parte do aparelho, e pela utilização de peças de substituição não originais.

67

Instruções para o instalador

2 COLOCAÇÃO NA BANCADA TOP

A seguinte operação requer obras de alvenaria ou de carpintaria e portanto deve ser executada por um técnico competente.

A instalação pode ser efectuada em variados materiais, tais como alvenaria, metal, madeira aglomerada e madeira revestida com laminados de plástico, desde que resistentes ao calor (T. 90°C).

2.1Fixação à estrutura de suporte

Executar uma abertura na bancada top do móvel com as dimensões indicadas na figura, mantendo uma distância mínima de 50 mm do bordo traseiro. Este aparelho é classificado como “tipo Y” no que respeita ao perigo de incêndio e pode ser encostado a paredes que ultrapassem a superfície de trabalho em altura, desde que seja mantida a distância “A” representada na figura, para evitar danos devidos ao aquecimento.

Assegurar-se que exista uma distância mínima de 750 mm desde os discos espalhadores do fogão às prateleiras que se encontrem na sua perpendicular.

Colocar bem o vedante de isolamento fornecido no bordo externo praticado no plano top como indicado nas figuras abaixo, fazendo-o aderir em toda a sua superfície com uma ligeira pressão das mãos. Em função do modelo de plano a instalar, consultar as dimensões indicadas na figura, tendo presente que em ambos os modelos os lados da frente e de trás devem ser rentes ao furo. Fixar a placa de fogão ao móvel com as respectivas chapas A/B fornecidas. Cortar com atenção o bordo C excedente do vedante de isolamento. As dimensões do desenho abaixo referem-se ao furo no lado interno do vedante de isolamento.

68

Smeg SR804TFS1, STR134MB1, SR804AS1, WE864ATF, WE93ASX Manual

Instruções para o instalador

Suporte ‘A’ no 1º furo oblongo

Suporte ‘A’ no 2º furo oblongo

Suporte ‘B

2.2Fixação das placas de 90 cm em móvel de base de 60 cm

Se a placa de 90 cm tiver de ser fixada com suportes num móvel de base de 60 cm, será preciso utilizar, além dos suportes laterais “B”, também 2 suportes centrais “A”, conforme mostrado no desenho abaixo. Além disso, é necessário rodar o racord de gás 90° relativamente à posição original.

69

Instruções para o instalador

3 LIGAÇÃO ELÉCTRICA

Assegurar-se que a voltagem e a dimensão da linha de alimentação correspondam às características indicadas na chapa situada por baixo da tampa do aparelho. Esta chapa nunca deve ser retirada.

A ficha na extremidade do cabo de alimentação e a tomada na parede devem ser do mesmo tipo e em conformidade com as normativas sobre os equipamentos eléctricos em vigor. Verificar se a linha de alimentação está equipada com uma ligação à terra adequada.

Instalar na linha de alimentação do aparelho um dispositivo de interrupção omnipolar com uma distância de abertura dos contactos igual ou superior a 3 mm, situado numa posição de fácil acesso e próximo do aparelho.

Evitar a utilização de reduções, adaptadores ou derivadores.

No caso de substituição do cabo de alimentação, a secção dos fios do novo cabo não deverá ser inferior a 1 mm2 (cabo de 3 x 1), tendo presente que a extremidade a ligar ao aparelho deverá ter o fio de terra (amarelo e verde) mais comprido, pelo menos 20 mm. Usar somente um cabo do tipo H05V2V2-F ou análogo, resistente à temperatura máxima de 90°C. A sua substituição deverá ser efectuada por um técnico especializado que deverá efectuar a ligação à rede de acordo com o esquema abaixo.

L = castanho N = azul

= amarelo-verde

O fabricante declina qualquer tipo de responsabilidade por danos sofridos por pessoas e bens, causados pelo desrespeito pelas prescrições acima mencionadas ou derivados da modificação, mesmo de uma simples parte do aparelho.

70

Loading...
+ 14 hidden pages