Zanussi ZOU361X Manual

0 (0)

electrolux

Obrigado pela sua preferência

Desejamos que fique satisfeito com o seu novo electrodoméstico e esperamos poder voltar a contar com a sua preferência no futuro.

Leia atentamente este manual do utilizador e guarde-o ao longo de toda a vida útil do produto como documento de referência. O manual do utilizador deve ser entregue a eventuais futuros proprietários do aparelho.

30

 

electrolux

Índice

 

Avisos e informações de segurança importantes

......................................................................... 32

Descrição do aparelho ................................................................................................................

34

Controlos ...................................................................................................................................

35

Antes de utilizar o forno pela primeira vez ...................................................................................

38

Utilização do forno ......................................................................................................................

39

Tabuleiros para assar e para cozer ............................................................................................

43

Limpeza e manutenção ...............................................................................................................

45

Se algo não funcionar ................................................................................................................

49

Dados técnicos ...........................................................................................................................

50

Instruções para o instalador ........................................................................................................

51

Instruções para encastrar ...........................................................................................................

53

Garantia/Assistência técnica ........................................................................................................

54

Garantia europeia ......................................................................................................................

55

Guia para uso do manual de instruções

Instruções de segurança

)Instruções de funcionamento passo a passo Dicas e conselhos

Este aparelho está em conformidade com as seguintes Directivas da CEE:

-2006/95 (Directiva de baixa tensão);

-89/336 (Directiva de Compatibilidade electromagnética);

-93/68 (Directivas gerais); e alterações seguintes.

31

electrolux

Português

Avisos e informações de segurança importantes

Guarde sempre o manual de instruções fornecido com este aparelho. Caso o aparelho seja passado ou vendido a terceiros ou o aparelho seja deixado na casa antiga no caso de mudança, é da máxima importância que o novo utilizador possa ter acesso a este manual de instruções.

Estas instruções destinam-se à segurança do utilizador e daqueles que com ele habitam. Assim sendo, leia-as atentamente antes de ligar o aparelho e/ou de o colocar em funcionamento.

Instalação

A instalação tem de ser feita por pessoal qualificado, em conformidade com as normas em vigor. Os trabalhos de instalação encontram-se descritos nas instruções para o instalador.

A instalação e ligação devem ser efectuadas por um técnico qualificado e conhecedor das directivas em vigor.

As modificações que possam ser necessárias na alimentação de corrente devido à instalação têm também de ser efectuadas por um técnico qualificado.

Funcionamento

Este forno foi concebido para a preparação de alimentos; nunca o utilize para qualquer outro fim.

Ao abrir a porta do forno, durante ou no fim da cozedura, tenha atenção ao fluxo de ar quente que é libertado do forno.

Tenha muito cuidado quando utilizar o fogão. Devido ao forte calor emanado pela resistência, a grelha e as outras peças estão muito quentes.

Se, por qualquer razão, necessitar de utilizar folha de alumínio para a preparação de alimentos, nunca deixe que esta entre em contacto com o fundo do forno.

Limpe o forno com cuidado: nunca borrife o filtro de gordura (se disponível), a resistência e o sensor do termóstato.

É perigoso efectuar qualquer tipo de alteração neste aparelho ou nas suas características.

Durante o processo de cozedura, a janela do forno e as restantes peças do forno ficam quentes. Por isso, mantenha as crianças afastadas do aparelho. Ao ligar aparelhos eléctricos a tomadas próximo do forno, tenha atenção para que os cabos de alimentação não entrem em contacto com os focos quentes ou fiquem presos na porta do forno.

Utilize sempre pegas para retirar tabuleiros e tachos quentes do forno.

A limpeza regular evita a deterioração do material da superfície.

Antes da limpeza do forno desligue a corrente ou retire a ficha da tomada.

Verifique se o forno está na posição “OFF”, quando não estiver a ser utilizado.

Este forno foi concebido, dependendo da versão, como aparelho autónomo ou em combinação com uma placa eléctrica, para a ligação monofásica a 230 V.

32

O aparelho não pode ser limpo com uma máquina de limpeza com vapor quente ou de jacto de vapor.

Não utilize produtos abrasivos ou um raspador de metal afiado. pois podem riscar os vidros da porta, fazendo com que estilhacem.

Segurança para crianças

Este aparelho foi concebido para ser utilizado por adultos. É perigoso deixar crianças utilizá-lo ou brincar com ele.

Mantenha as crianças afastadas enquanto o forno estiver a funcionar. Mesmo depois de o forno ter sido desligado, as portas man- têm-se quentes durante algum tempo.

Este aparelho não deve ser utilizado por crianças ou outras pessoas cujas capacidades físicas, sensoriais ou mentais ou falta de experiência e conhecimento não as deixe utilizar o aparelho sem a supervisão ou instruções de uma pessoa responsável, que garanta que estas podem utilizar o aparelho em segurança.

Assistência técnica

Os trabalhos de verificação e/ou reparação devem ser efectuados pelo serviço de assistência técnica do fabricante ou por um serviço autorizado. Utilize apenas peças sobressalentes originais.

Em caso de falhas de funcionamento ou de danos, nunca tente reparar o aparelho. As reparações por pessoas não qualificadas podem provocar danos ou ferimentos.

electrolux

O símbolo no aparelho e na embalagem

indica que este produto não pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso, deve ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico. Ao garantir uma eliminação adequada deste produto, estará a proteger o meio ambiente e a saúde pública que, de outra forma, poderiam ser prejudicados por um tratamento incorrecto do produto. Para mais informações sobre a reciclagem deste produto, contacte os serviços municipais locais, o serviço de recolha de lixo ou a loja onde adquiriu o aparelho.

33

Zanussi ZOU361X Manual

electrolux

Descrição do aparelho

2 3 6 5

4

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

8

9

10

11

12

1.

Painel de comandos

7.

Manípulos de comando da placa

2.

Botão de controlo do termóstato do forno

8.

Saídas de ar para ventoinha de

3.

Luz de controlo do termóstato do forno

 

arrefecimento

4.

Programador do final de cozedura

9.

Grelhador

5.

Luz de controlo de funcionamento

10.

Luz do forno

6. Botão de controlo do forno

11.

Ventoinha do forno

Acessórios do forno

12.

Placa de características

Tabuleiro para bolos

Grelha anti-derrame

Pingadeira

34

Controlos

Botão de controlo do forno

0 O forno está desligado

Aquecimento inferior - O calor é produzido exclusivamente no fundo do forno

Pizza - A resistência em baixo e a grelha interior estão ligadas e a ventoinha garante a circulação do ar para cozer a parte superior da pizza ou o recheio das tortas.

Grill de grande superfície - Liga-se a grelha toda

Apenas a grelha interior - Para grelhar pequenas quantidades

Ar quente - Com esta programação pode cozer ou cozer e assar em simultâneo em vários níveis, sem transferência de sabores.

Aquecimento superior e inferior - O calor é produzido por resistências em cima e em baixo, de forma a obter-se uma temperatura uniforme por todo o interior do forno

Indicador de ligação à corrente

A luz de ligação à corrente acende-se quando se regula o botão de controlo do forno.

Botão de controlo do termóstato

Rode o botão de controlo do termóstato para a esquerda para seleccionar temperaturas entre 50°C e 250°.

electrolux

0

Indicador de controlo do termóstato

O indicador de controlo do termóstato acendese quando se roda o botão de controlo do termóstato. O indicador permanece aceso até a temperatura correcta ser atingida. Em seguida, acende-se e apaga-se alternadamente para indicar que a temperatura está a ser mantida.

35

electrolux

Programador do final de cozedura

Este dispositivo permite-lhe desligar automaticamente o forno quando terminar o tempo pré-esta- belecido. Ouve-se um sinal acústico quando termina a cozedura. A duração da cozedura pode ser definida até um máximo de 90 minutos.

Coloque os alimentos no forno e ligue o botão de controlo do forno e o botão de controlo do termóstato para as posições pretendidas. Rode o botão do temporizador para a posição de tempo máximo (“90”); em seguida, rode para o tempo de cozedura pretendido. Quando terminar o tempo de cozedura, ouve-se um sinal acústico e o forno desliga-se automaticamente.

Desligue o botão do temporizador

para defi-

nir o forno para o funcionamento manual.

Termóstato de segurança

Para evitar um sobreaquecimento perigoso (devido ao uso inadequado do aparelho ou a peças avariadas), o forno possui um termóstato de segurança que interrompe a alimentação de energia. O forno volta a ligar-se automaticamente quando a temperatura baixar.

Se o termóstato de segurança disparar devido ao uso inadequado do aparelho, após o arrefecimento do forno, basta eliminar a causa do erro; se, por outro lado, o termóstato disparar devido a uma peça avariada, dirija-se ao serviço de assistência técnica.

Ventilador

O forno está equipado com uma ventoinha de arrefecimento, que se destina a manter o painel frontal, os botões e o puxador da porta do forno frios.A ventoinha liga-se automaticamente quando o forno é activado. O ar quente é soprado para fora através da abertura junto ao puxador da porta do forno. A ventoinha desliga-se quando, após a cozedura, o botão de controlo do forno é rodado para a posição DESLIGADO 0.

36

Manípulos de comando da placa

Os manípulos de comando dos elementos de aquecimento da placa de encastrar encontramse no painel de comando do forno.

O comutador das placas de aquecimento é comandado por um manípulo com 7 posições: Posição 0: fechado

Posição 0/1: velocidade de aquecimento mínima Posição 3: velocidade de aquecimento máxima Nas posições intermédias obtêm-se valores de potência crescente.

Quando se frita com óleo ou gordura sobre os focos de aquecimento, há que vigiar atentamente a operação já que o óleo ou a gordura podem inflamar se facilmente por causa de um sobreaquecimento.

Zona de cozedura com duplo circuitodoble circuito (anterior esquerda)

A zona de cozedura anterior esquerda tem resistências.

Para ligar a zona circular mais pequena gire o comando correspondente para a dereita até á potência desejada.

Para ligar ambas as resistências, gire o comando para a dereita até á potência máxima (3) e seguidamente gire-o até chegar quase ao símbolo “0”. Ouvirá un “clic” e a zona maior ligar-se á. Rode o comando para a posição 3 e ajuste até potência requerida.

Tenha em consideração que agoras as duas resistências funcionam conjuntamente dando mais potência que uma zona de cozedura normal.

electrolux

0

3

1

2

37

electrolux

Antes de utilizar o forno pela primeira vez

Retire todo o material da embalagem, no interior e exterior do forno, antes de o utilizar.

Antes da primeira utilização, o forno deve ser aquecido sem alimentos no seu interior.

Durante esta altura, poderá ser sentido um odor desagradável. Isso é absolutamente normal e deve-se a resíduos de produção.

Assegure-se de que a cozinha está bem ventilada.

)1. Rode o botão de controlo do forno para ar quente .

2.Rode o botão de controlo do termóstato para 250°.

4.Abra uma janela para ventilação.

5.Deixe o forno funcionar vazio durante aprox. 45 minutos.

Este procedimento deve ser repetido com a fun-

ção do grelhador durante aproximadamente 5-10 minutos.

De seguida, deixe o forno arrefecer. Molhe um pano macio em água quente e detergente suave e limpe o interior do forno.

Antes da primeira utilização, limpe também os acessórios.

Para abrir a porta do forno, agarre sempre na pega pela parte central.

38

Utilização do forno

O forno está equipado com um sistema exclusivo que produz uma circulação natural do ar e a reciclagem constante do vapor.

Este sistema permite cozinhar num ambiente com vapor e manter os pratos macios por dentro e crocantes por fora. Para além disso, o tempo de cozedura e o consumo de energia são reduzidos ao mínimo. Durante a cozedura pode ser produzido vapor que pode ser libertado ao abrir a porta do forno. Isso é absolutamente normal

No entanto, afaste-se sempre um pouco do forno quando abrir a porta durante ou no fim da cozedura para permitir que qualquer vapor acumulado seja libertado.

Atenção! - Não coloque objectos na base do forno e não cubra nenhuma parte do forno com folha de alumínio durante a cozedura pois tal pode provocar um aumento da temperatura, que irá afectar os resultados da cozedura e danificar o esmalte do forno. Coloque sempre os recipientes, recipientes refractários e tabuleiros de alumínio na grelha que foi inserida nas calhas telescópicas. Quando os alimentos são aquecidos produzem vapor da mesma forma que uma chaleira. Quando o vapor entra em contacto com o vidro da porta do forno, condensa-se e produz gotas de água.

Para reduzir a condensação, pré-aqueça sempre o forno vazio durante 10 minutos.

Aconselhamos que limpe a condensação produzida após a cozedura dos alimentos.

electrolux

4

3

2

1

Cozinhe sempre com a porta do forno fechada. Afaste-se quando abrir a porta do forno. Não deixe que a porta caia ao abrir, apoie a porta através do puxador até que esteja completamente aberta.

O forno possui quatro níveis de inserção e uma grelha. As posições de inserção são contadas a partir de baixo, tal como indicado na figura.

É importante que as grelhas sejam posicionadas correctamente, tal como indicado na figura.

Não coloque loiça directamente sobre a base do forno.

Apenas aquecimento inferior

Esta função é especialmente útil para massas de tarte. Pode também ser usada para acabar quiches ou empadas para assegurar que a massa na base fica bem cozida.

A luz de controlo do termóstato permanece acesa até a temperatura correcta ser atingida. Em seguida, acende-se e apaga-se alternadamente para indicar que a temperatura está a ser mantida.

39

Loading...
+ 21 hidden pages