Zanussi ZBG731B, ZBG731X, ZBG731W, ZBG731N Manual [pt]

0 (0)

FORNO DE

ENCASTRE A GÁS

GAS BUILT-IN

OVEN

ZBG 731

Aparelho de Classe 3

Class 3 Appliance

INSTRUÇÕES PARA USO E INSTALAÇÃO OPERATING AND INSTALLATION MANUAL

P T

INFORMAÇÕES GERAIS

É muito importante que este livro de instruções seja conservado com o aparelho para consulta posterior. Em caso de venda, ou de transferência do aparelho a outro utente, certifique-se de que o livro de instruções acompanha sempre o aparelho, de forma a permitir ao novo proprietário inteirar-se do seu funcionamento e das respectivas instruções.

ESTAS INFORMAÇÕES SÃO FORNECIDAS POR RAZÕES DE SEGURANÇA. DEVERÃO SER LIDAS ATENTAMENTE ANTES DA INSTALAÇÃO E USO DO APARELHO.

Este aparelho só deverá ser posto a funcionar por adultos. Não permita que as crianças mexam nos comandos ou brinquem com o produto.

É perigoso alterar ou modificar as características do produto.

Se o aparelho se danificar, contactar o revendedor antes de o pôr em funcionamento.

A adaptação da rede de alimentação eléctrica para instalação do aparelho deverá ser feita apenas por técnicos habilitados.

Quando utilizar produtos de limpeza em spray, nunca o aponte às resistências e ao termostato.

Utilize sempre luvas de cozinha para retirar os pratos do forno.

Quando utilizar o grelhador ou assar carne na grelha deverá inserir a pingadeira. Deite um pouco de água na pingadeira para evitar que as gorduras queimem, formando maus cheiros.

Quando cozinhar com óleos e/ou gorduras tenha cuidado para que não aqueçam demasiado, pois poderão incendiar-se.

Se, ao colocar ou retirar os pratos, cair uma quantidade considerável de óleo, molho, etc. no fundo do forno, volte a limpá-lo antes de iniciar o cozinhado seguinte, para evitar fumos desagradáveis e possíveis incêndios destas substâncias.

Os cozinhados no forno deverão ser feitos a uma temperatura entre os 150° e os 270°C. Utilize recipientes e acessórios construídos com materiais preparados para resistir a estas temperaturas (metais, pírex, cerâmica de ir ao forno).

O aparelho expele os fumos de combustão, misturados com o ar de arrefecimento, através do grigliato situado entre o painel de controlo e a porta do forno. É, portanto, normal a sensação de calor que recebe a mão ao abrir a porta.

FABRICANTE:

ELECTROLUX ZANUSSI S.p.A.

Viale Bologna, 298

47100 Forlì (Itália)

Durante o funcionamento não apoie nenhum objecto no fundo do forno (pingadeira, formas para doces, pírex, folha de alumínio) porque se poderia formar um depósito de calor. Os tempos de cozedura deixariam de ser válidos e o esmalte poder-se-ia danificar.

Nunca coloque no forno objectos que possam representar um perigo para o ambiente circundante, caso o forno se acenda involuntariamente.

A eventual formação de vapor no vidro da porta do forno, nas paredes interiores e no fundo não compromete o funcionamento do aparelho. Enxugue o vapor no fim da cozedura.

Antes da manutenção ou da limpeza desligue o aparelho da tomada e deixe-o arrefecer.

O forno, o vidro da porta e as partes adjacentes aquecem bastante durante a cozedura e mantêmse quentes durante um certo tempo depois de apagado o forno. Não deixe, pois, que as crianças se aproximem do forno.

Se usar uma tomada eléctrica próxima do forno, certifique-se de que os cabos dos outros electrodomésticos não ficam em contacto com partes muito quentes e não ficam presos na porta quente do forno.

Certifique-se de que o aparelho não fica apoiado no cabo de alimentação.

Em caso de avaria não tente reparar o aparelho. As reparações efectuadas por pessoas não competentes podem provocar danos. Contacte o centro de assistência mais próximo e empregue apenas peças de substituição originais.

A assistência a este aparelho deve ser feita por um Concessionário autorizado.

Se o aparelho não estiver a ser utilizado deverá ser desligado da corrente eléctrica.

Certifique-se de que os manípulos estão na posição “ ” “ ” (posição dedesligado) quando o aparelho não está em funcionamento.

KIT PORTA (Código 35791)

Os nossos aparelhos obedecem às NORMAS DE SEGURANÇA EUROPEIAS. Para proteger mais eficazmente as crianças do calor da porta do forno existe um kit facilmente aplicável ao aparelho. O kit pode adquirir-se nos nossos Concessionários, indicando o número do produto (Prod. nº) impresso na placa de identificação do forno.

Estas instruções são válidas unicamente para os países de destino cujos símbolos de identificação figurem na capa do livro de instruções e no aparelho.

3

Zanussi ZBG731B, ZBG731X, ZBG731W, ZBG731N Manual

ÍNDICE

Instruções gerais

Pag.

3

Painel de comandos

Pag.

4

Instruções para uso dos comandos

Pag. 4-5

Conselhos de cozedura

Pag.

6

Tabela de cozedura

Pag.

7

Assados no grelhador

Pag.

8

Manutenção

Pag.

9

Limpeza geral

Pag.

9

Se.... alguma coisa não funciona

Pag.

10

Condições de garantia

Pag.

11

Características técnicas

Pag.

12

O encastre nos móveis da cozinha

Pag.

12

Fixação

Pag.

13

Ligação eléctrica

Pag.

14

Ligação alimentação a gás

Pag.

15

Adaptação aos diferentes tipos de gás

Pag.

17

PAINEL DE COMANDOS

INDICADOR LUMINOSO DE FUNCIONAMENTO (AMARELA)

1

8

 

 

 

2

7

 

 

 

6

5

4

3

 

 

 

 

 

SELECTOR

CONTAMINUTOS

0

0

1

0

 

15

54

 

03

INDICADOR LUMINOSO

SELECTOR DO

SELECTOR

DO GRELHADOR (VERMELHA)

TERMOSTATO

DO GRELHADOR

 

 

E LUZ DO FORNO

Aparelho concebido para ser utilizado por particulares, para uso não profissional em habitações comuns.

SELECTOR DO FORNO A GÁS

Girar o manípulo em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até à posição desejada; mantendo o selector premido durante cerca de 5÷10 segundos, até que a válvula de segurança mantenha automaticamente aceso o queimador. Se o queimador não se mantiver aceso, repetir a operação mantendo premido o manípulo por um tempo superior.

A chama é visível através dos dois orifícios que se encontram à frente na base do forno. Este dispositivo não deve ser activado por um tempo superior a 15 segundos. Se depois de tal período o queimador não

acender, largar o dispositivo e abrir a porta do

forno

ou esperar pelo menos 60 segundos antes de tentar

acender de novo o forno.

Fig. 1

Quando se liga pela primeira vez o aparelho à rede de gás, pode ser necessário repetir algumas vezes esta operação, se houver ar na conduta que liga o forno à rede.

8

 

7

6

 

FO 2137

5

1

2

4

3

 

POSIÇÃO DO SELECTOR

1

2

3

4

5

6

7

8

DO TERMOSTATO

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMPERATURA DO FORNO °C

150°C

170°C

190°C

210°C

225°C

240°C

260°C

270°C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

SELECTOR DO GRELHADOR E DA LUZ DO FORNO

Rodar no sentido dos ponteiros do relógio o selector do grelhador. Poder-se-á seleccionar uma temperatura entre os 50°C e os 250°C.

Luz do forno acesa

Funcionamento do grelhador e do churrasco

50 250 Selecção da temperatura entre os 50 e os 250°C.

Para a cozedura com o gelhador, seleccionar uma temperatura entre os 50 e os 250°C.

Para a cozedura com o gelhador e o churrasco, rodar o manipulo até à posição “ ”.

MANÍPULO CONTAMINUTOS

Rodar o manípulo no sentido dos ponteiros do relógio até à posição 60 minutos e posicioná-lo em seguida, girando-o no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, no tempo necessário para a cozedura. Decorrido o tempo pré-estabelecido, o contaminutos emitirá um sinal acústico.

INDICADOR LUMINOSO DO TERMOSTATO

Apaga-se e volta a acender sempre que o termostato intervém para estabilizar a temperatura do grelhador.

INDICADOR LUMINOSO DE FUNCIONAMENTO

A luz amarela indica que o aparelho está sob tensão.

TERMOSTATO DE SEGURANÇA

Para evitar excessivos sobreaquecimentos do aparelho devidos a anomalias no dispositivo de regulação da temperatura, o forno é dotado de um termostato de segurança que interrompe a alimentação eléctrica.

Não tente repará-lo, as reparações efectuadas por pessoas não competentes podem provocar danos. Contacte o centro de assistência mais próximo e empregue apenas peças de substituição originais.

VENTILADOR DE ARREFECIMENTO

O ventilador tem a função de arrefecer o painel de comandos, os manípulos e a pega da porta do forno. O fluxo de ar sai por entre o painel de comandos e a porta do forno.

O ventilador é automaticamente activado ou desactivado quando se manuseia o manípulo selector. Em caso de anomalia, contactar um concessionário.

A fim de evitar perigosos sobreaquecimentos, o ventilador, depois de apagado o forno, funcionará até que a temperatura atinja valores normais, mesmo com o manípulo dos comandos na posição “0”.

Para abrir a porta do forno segurar sempre na pega pela sua parte central (Fig.4).

0

FO 2136

Fig. 2

 

0

 

5

1

0

 

15

54

03

FO 2135

Fig. 3

ANTES DE USAR O FORNO PELA PRIMEIRA VEZ.

O isolamento térmico do forno e os resíduos gordurosos, resultantes da montagem do aparelho na fábrica, produzem, durante os primeiros minutos de funcionamento, fumos e odores desagradáveis.

Quando acender o forno pela primeira vez, aqueça-o, vazio, durante cerca de 45 minutos, rodando o manípulo do selectoraté à posição “8”.

Deixe-o em seguida arrefecer e limpe depois o interior do forno com água quente e um detergente suave. Os acessórios, a grelha e a pingadeira, devem ser lavados antes de serem utilizados pela primeira vez.

FO 0799

Fig. 4

5

CONSELHOS PARA COZEDURA

Para a cozedura de doces

Os doces devem cozer-se a uma temperatura moderada (normalmente entre os 150 e 200_C) e requerem o pré-aquecimento do forno (cerca de 10 minutos).

Pré-aquecer o forno, salvo indicações contrárias. Não abrir a porta do forno quando estiver a cozer pratos que devam levedar (por exemplo, pão, massas levedadas e soufflés); a corrente de ar frio bloquearia o seu crescimento. Para verificar o grau de cozedura dos doces, enfiar um palito; se sair seco o doce está cozido no ponto. Para fazer esta verificação esperar que tenham passado pelo menos 3/4 do tempo de cozedura previsto.

Em linhas gerais, recordar que:

um doce cozido exteriormente mas não suficientemente no interior teria necessitado de uma temperatura inferior e de um tempo de cozedura maior.

Para assar carne:

A carne para assar no forno deverá pesar pelo menos um kg, para evitar que seque demasiado. Se a peça de carne for magra, usar azeite ou margarina, ou um pouco de ambos. A margarina e o azeite serão desnecessários se a peça de carne for gordurosa. Se a peça tiver gordura apenas num dos lados, coloque-a no forno com este lado virado para cima; a gordura, ao derreter, untará suficientemente também a parte que ficou por baixo.

As peças de carne vermelha deverão ser retiradas do frigorífico com uma hora de antecedência, para que não endureçam com a variação brusca de temperatura.

Colocar o assado no forno em recipientes adequados com o bordo baixo, um recipiente alto dificulta a entrada do calor, ou então directamente sobre a grelha, sob a qual deverá ser inserida a pingadeira para recolher o molho.

Iniciar a cozedura das carnes vermelhas, ensanguentadas, a uma temperatura elevada, reduzindo-a depois para acabar de cozer a parte interior. A temperatura de cozedura das carnes brancas pode ser moderada do princípio ao fim.

O grau de cozedura pode ser verificado picando a carne com um garfo; se não ceder, significa que está cozida no ponto.

Terminada a cozedura, é aconselhável deixar passar pelo menos 15 minutos antes de cortar a carne de forma a que o molho não saia para fora.

Antes de serem servidos, os pratos podem manter-se no calor do forno à temperatura mínima.

Para assar peixe

Quanto aos peixes, assar os pequenos a uma temperatura alta. Assar os peixes de tamanho médio, inicialmente a uma temperatura alta e depois diminuila gradualmente. Assar os peixes de tamanho grande, desde o princípio, a uma temperatura moderada.

Verificar se o peixe está bem assado levantando delicadamente uma ponta do ventre; a carne deve ser uniformemente branca e opaca, a menos que se trate de salmão, truta ou outro.

Assar no grelhador

Assam-se na grelha carnes e peixes geralmente de pouca espessura, aves abertas ao meio e espalmadas, algumas verduras (por exemplo, aboborinhas, beringelas, tomates, etc.), espetadas de carne ou de peixe e frutos do mar.

A carne e o peixe cozinhados na grelha devem ser ligeiramente untados com azeite e colocados sobre a grelha; salgar a carne depois de assada; o peixe deverá, pelo contrário, salgar-se antes de ser assado. A grelha deverá ser colocada nas calhas mais próximas ou mais distantesdas resistências do grelhador, consoante a espessura da carne, para evitar que se queime à superfície e fique pouco cozida no interior.

Se deitar 1 ou 2 copos de água na pingadeira evitará a formação de fumo devida às gotas de molho e gordura. Também se pode utilizar o grelhador para gratinar e tostar o pão.

Tempo de cozedura

Os tempos de cozedura podem variar segundo a natureza dos pratos, a sua homogeneidade e o seu volume.

É aconselhável vigiar os primeiros cozinhados e verificar os resultados, pois realizando os mesmos pratos, nas mesmas condições, obtêm-se resultados semelhantes.

A título indicativo reproduzimos uma tabela de tempostemperaturas relativos aos assados no forno, no grelhador e no grelhador com churrasco.

A experiência acabará por sugerir eventuais variações dos valores referidos na própria tabela.

Em qualquer dos casos, seguir atentamente as indicações da receita que pretende realizar.

6

TABELA DE COZEDURA

QUANTID.

ALIMENTOS

NÍVEL

TEMPERATURA

TEMPO DE COZEDURA

NOTAS

GR.

 

 

 

 

 

 

 

DOCES

 

 

 

 

 

Com massa batida

2

175

45-60

na forma

 

Com massa levedada

3

175

20-35

na forma

 

Massa tenra, base de tarte

2

175

20-30

na forma

 

Tarte de requeijão

2

150

60-80

na forma

 

Tarte de maçã

2

175

40-60

na forma

 

Strudel

2

150

60-80

 

Tortas

2

175

45-60

na forma

 

PEQUENOS DOCES

 

 

 

 

 

Massa tenra

3

160

10-20

 

Massa folhada

2

180

15-25

 

Biscoitos

3

160

10-20

 

Merengue

3

100

120-150

 

PÃO E PIZZA

 

 

 

 

1000

Pão branco

2

175

45-60

1 cacete

500

Pão de centeio

2

175

30-45

de forma

500

pãezinhos

3

175

20-35

8 pãezinhos

 

Pizza

2

190

15-25

na pingadeira

 

PUDINS

 

 

 

 

 

De massa

2

175

40-50

 

 

De verdura

2

175

45-60

 

 

Quiches

2

175

35-45

 

 

Lasanhas

2

175

45-60

 

 

CARNES

 

 

 

 

1000

Assado de vaca

2

175

50-70

assado na grelha

1200

Assado de porco

2

175

100-130

assado na grelha

1000

Assado de vitela

2

175

90-120

assado na grelha

1500

Rosbife à inglesa

2

200

50-70

assado na grelha

1200

Borrego

2

175

110-130

coxa

1000

Frango

2

175

60-80

Inteiro

4000

Peru

2

175

210-240

Inteiro

1500

Pato

2

160

120-150

Inteiro

3000

Ganso

1

160

150-200

Inteiro

1200

Coelho

2

175

60-80

Aos pedaços

 

PEIXES

 

 

 

 

1000

Inteiro

2

175

40-60

2 peixes

800

Filetes

2

175

30-40

4 filetes

 

 

 

 

 

 

NOTAS:

1)Os tempos de cozedura indicados não incluem o pré-aquecimento. Aconselhamos, em particular para os doces, a pizza e o pão, um pré-aquecimento de cerca de 10 minutos.

2)Os níveis de cozedura contam-se a partir de baixo.

3)Para as carnes assadas na grelha recomendamos a inserção da pingadeira no nível inferior. Para diminuir a formação de fumo é aconselhável deitar na pingadeira cerca de 1/2 l. de água.

7

Loading...
+ 11 hidden pages