Hotpoint Ariston TD 750 S, TZ 640 S, TD 640, TD 641 S, TZ 751 S Manual [de]

...
0 (0)

Instruçõespara utilização

PT BE

Português, 1

Deutsch, 13

TD 640 IX/HA

TD 631 S IX/HA

TD 640 S IX/HA

TD 640 S GH/HA

TD 641 S IX/HA

TD 750 S IX/HA

TD 751 S GH/HA

TQ 640 S GH/HA

TQ 751 S GH/HA

TZ 640 S /HA

TZ 751 S /HA

TQ 751 S IX/HA

TQ 640 S IX/HA

TD 740 S IX/HA

PLANO

Índice

PT

Instalação, 2-6

Posicionamento Ligação eléctrica Ligação do gás Placa de identificação

Placa das características Características dos queimadores e bicos

Descrição do aparelho, 7

Vista de conjunto

Início e utilização, 8-9

Conselhos práticos para utilização dos queimadores Conselhos práticos para a utilização das chapas eléctricas

Precauções e conselhos, 10

Segurança geral

Eliminação

Manutenção e cuidados, 11

Desligar a corrente eléctrica

Limpeza do aparelho

Manutenção das torneiras do gás

Anomalias e soluções, 12

Local Local a ser adjacente ventilado
Aumento da fenda entre porta e soalho

Instalação

É importante guardar este folheto para poder consultá-lo PT a qualquer momento. No caso de venda, cessão ou

mudança, assegure-se que o mesmo permanece com o aparelho para informar o novo proprietário sobre o funcionamento e sobre as respectivas advertências.

Leia com atenção as instruções: há informações importantes sobre a instalação, a utilização e a segurança.

Posicionamento

As embalagens não são brinquedos para as crianças e devem ser eliminadas em conformidade com as regras de colecta diferenciada (veja em Precauções e Conselhos).

A instalação deve ser realizada segundo estas instruções e por pessoal profissional qualificado. Uma instalação errada pode causar danos a pessoas, animais ou objectos.

Este aparelho pode ser instalado e funcionar somente em local permanentemente ventilado segundo a posição de Normas em vigor. Devem ser observados os seguintes requisitos:

O local deve prever um sistema de descarga para o externo dos fumos de combustão, realizado mediante uma capa ou um ventilador eléctrico que entre automaticamente em função cada vez que se acender o aparelho.

Em chaminé ou tubo de chaminé ramificado

Directamente

(reservado aos aparelhos de cocçáo)

para fora

Na cozinha deve haver um sistema que possibilite um fluxo de ar necessário para uma combustão regular. O fluxo de ar necessário à combustão não deve ser inferior a 3 m3/h para kW de potência instalada.

A

Exemplos de abertura de ventilação

para ar comburente

O sistema pode ser realizado capturando o ar directamente desde a parte externa do edifício através de um tubo de pelo menos 100 cm 2 de secção útil que não se entupa acidentalmente.

Outro sistema possível, seria o de capturar o ar em forma indirecta, a partir de locais adjacentes que não constituam partes comuns do imóvel, ambientes com perigo de incêndio, nem quartos de dormir, que possuam um conduto de ventilação comunicadora com a parte externa.

Os gases de liquefeitos de petróleo, mais pesados do que o ar, estagnam-se embaixo. Portanto, as salas que contiverem cilindros de GLP devem possuir aberturas para fora, de maneira que possibilitem o escoamento para baixo dos eventuais escapes de gás. Portanto os cilindros de GLP, mesmo vazios ou parcialmente cheios, não devem ser instalados nem guardados em lugares ou vãos a nível mais baixo do que o solo (caves etc.). É oportuno deixar na cozinha apenas o cilindro sendo utilizado, colocado de maneira a não ser sujeito à acção directa de fontes de calor (fornos, chaminés, esquentadores etc.) capazes de chegar a temperaturas superiores a 50° C.

Encaixe

Os planos de gás e mistos são predispostos com grau de protecção contra aquecimento excessivo de tipo X, portanto é possível instalá-lo ao lado de móveis cuja altura não ultrapasse a do plano de trabalho. Para instalar correctamente o plano de cozedura é necessário obedecer as seguintes regras:

Os móveis situados ao lado, com altura superior aquela do plano de trabalho, devem ser situados ao menos 600 mm do bordo do mesmo plano.

Os exaustores devem ser instalados segundo os requisitos indicados nos livretes de instruções dos próprios exaustores e, em todo o caso, a uma distância mínima de 650 mm.

Posicionar as partes suspensas adjacentes à capa

em uma altura mínima do top de 420 mm (veja a figura).

 

600mm min.

700mmmin.

540mmmin.

Se o plano de cozedura for instalado embaixo de uma prateleira, esta deverá estar pelo menos a 700 mm do plano de trabalho (veja a

figura).

2

Hotpoint Ariston TD 750 S, TZ 640 S, TD 640, TD 641 S, TZ 751 S Manual

O vão do móvel deverá ter as medidas indicadas na figura. Há ganchos prendedores que possibilitam prender o plano sobre um top desde 20 até 40 mm. de espessura. Para prender bem o plano é aconselhável utilizar todos os ganchos que

houver.

55 mm

475

m m

555 mm

Antes de realizar a fixação do tampo, posicionar a guarnição ( fornecida ) ao longo do perímetro do plano, da maneira apresentada na figura.

Esquema para prender os ganchos

Posição do gancho

Posição do gancho

para H=20mm

para H=30mm

 

Frente

Posição do gancho

Atrás

para H=40mm

 

Utilize os ganchos fornecidos dentro da “embalagem dos acessórios”

Se o plano de cozedura não for instalado sobre um forno de encaixar, é necessário inserir um painel de madeira como isolamento. O mesmo deverá ser posicionado a uma distância mínima de 20 mm da parte inferior do plano.

Ventilação

Para garantir uma boa ventilação é necessário

PT

 

eliminar a parede traseira do vão. É preferível

 

instalar o forno de maneira que apoie-se sobre duas

 

ripas de madeira, ou sobre uma tábua com uma

 

abertura de pelo menos 45 x 560 mm. (veja as

 

figuras).

 

.

45

mm

mm

 

 

.

560

 

 

É possível instalar o plano somente sobre fornos de encaixe equipados com ventilação de arrefecimento.

Ligação eléctrica

Os planos equipados com cabo de alimentação de três pólos são predispostos para o funcionamento com uma corrente alternada na tensão e a frequência de alimentação indicada na placa de identificação (situada na parte inferior do plano). A ligação à terra do cabo distingue-se pelas cores amarelo - verde. No caso de instalação acima de um forno de encaixar, a ligação eléctrica do plano e a do forno precisam ser realizadas separadamente, seja por razões de segurança eléctrica, seja para facilitar uma eventual remoção do forno.

Ligação do cabo de fornecimento à rede eléctrica

Monte no cabo uma ficha em conformidade com as normas para a carga indicada na placa de identificação.

No caso de uma ligação directa à rede, será necessário interpor, entre o aparelho e a rede, um interruptor omnipolar com abertura mínima entre os contactos de 3 mm. na dimensão certa para a carga e em conformidade com as normas em vigor (a ligação à terra não deve ser interrompida pelo interruptor). O cabo de alimentação deve ser colocado de maneira que em nenhum ponto ultrapasse de 50°C a temperatura do ambiente.

O técnico instalador é responsável pela realização certa da ligação eléctrica e da obediência das regras de segurança.

Antes de efectuar a ligação, certifique-se que:

a tomada tenha uma ligação à terra e seja em conformidade com a legislação;

a tomada tenha a capacidade de suportar a carga máxima de potência da máquina, indicada na

3

placa de identificação;

PT

• a tensão de alimentação seja entre os valores da

 

 

placa de identificação;

a tomada seja compatível com a ficha do aparelho. Em caso contrário, substitua a tomada ou a ficha; não empregue extensões nem tomadas múltiplas.

Depois de ter instalado o aparelho, o acesso ao cabo eléctrico e à tomada da corrente deve ser fácil.

O cabo não deve ser dobrado nem comprimido.

O cabo deve ser verificado periodicamente e substituído somente por técnicos autorizados (veja a

Assistência Técnica).

A empresa exime-se de qualquer responsabilidade se estas regras não forem obedecidas.

Ligação do gás

A ligação do aparelho à tubagem ou à botija do gás deverá efectuar-se conforme prescrito pelas Normas Nacionais em vigor, somente após ter controlado que o mesmo esteja regulado para o tipo de gás com o qual será alimentado. Em caso contrário, efectuar as operações indicadas no parágrafo “Adaptação a diferentes tipos de gás”.

Em caso de alimentação com gás líquido de botija, utilizar reguladores de pressão em conformidade com as Normas Nacionais em vigor.

Para garantir um funcionamento seguro, uma utilização de energia apropriada e maior duração da aparelhagem, assegurar-se que a pressão de alimentação respeite os valores indicados na tabela 1 “Características dos queimadores e dos bicos”.

Ligação com tubo rígido (cobre ou aço)

A ligação do sistema de gás deve ser realizada de maneira a não provocar solicitações de nenhum género ao aparelho.

Na rampa de alimentação do aparelho há uma junta em “L” dirigível, cuja retenção é assegurada por uma guarnição. Se for preciso girar a união será absolutamente necessário trocar a guarnição de vedação (fornecida com o aparelho). A junta de entrada de gás no aparelho tem rosca de 1/2 gás macho cilíndrica.

Ligação com tubo flexível de aço inoxidável de parede contínua com engates de rosca

A junta de entrada de gás no aparelho tem rosca de 1/2 gás macho cilíndrica.

A instalação destes tubos deve ser efectuada de maneira que o seu comprimento, em condições de máxima extensão, não seja maior de 2.000 mm. Quando a ligação estiver terminada, assegure-se de que o tubo metálico flexível não entre em contacto com as partes móveis ou fique amassado.

Utilize exclusivamente tubos em conformidade com os regulamentos e guarnições de retenção em conformidade com os regulamentos nacionais em vigor.

Controle da vedação

Ao terminar a instalação controlar a vedação de todas as juntas utilizando uma solução de sabão e nunca uma chama.

Adaptação aos diferentes tipos de gás

Para adaptar o plano de cozedura a um tipo de gás diferente ao para o qual estiver preparado (indicado na etiqueta presa na parte inferior do plano ou na embalagem), será necessário trocar os bicos dos queimadores mediante as seguintes operações:

1.tire as grades do plano e solte os queimadores do lugar.

2.desparafusar os bicos utilizando uma chave a tubo de 7mm, e substituí-los com aqueles apropriados para o novo tipo de gás (ver tabela 1 “Características dos queimadores e dos bicos”).

3.Monte outra vez as partes, realizando estas operações na ordem contrária.

4.no final da operação, troque a velha etiqueta de calibragem por outra corresponda ao novo tipo de gás utilizado, que se encontram nos nossos centros de assistência técnica.

• Regulação do ar primário dos queimadores

Os queimadores não necessitam de qualquer regulação de ar primário.

• Regulação dos mínimos

1.Coloque a torneira na posição de mínimo;

2.Retire o selector e ajuste o parafuso de regulação situado no interior ou ao lado da haste da torneira até obter uma pequena chama regular.

3.Verifique se ao girar rapidamente o botão da posição de máximo até a de mínimo, os queimadores não se apagam.

4.Nos aparelhos equipados com dispositivo de segurança (termopar), em caso de não funcionamento do dispositivo com os queimadores no mínimo, aumente a capacidade dos próprios mínimos mediante o parafuso de regulação.

4

5.Depois de realizar a regulação, restabeleça os lacres situados nos ‘by-pass’ com cera lacre ou materiais equivalentes.

No caso dos gases líquidos, o parafuso de regulação deve ser atarraxado até o fundo.

Ao terminar a operação substitua a velha etiqueta de calibragem com a que corresponde ao novo gás utilizado que se acha nos nossos Centros de Assistência Técnica.

Se a pressão do gás utilizado for diferente (ou variável) daquela prevista, é necessário instalar na tubagem de entrada um regulador de pressão (conforme as Normas Nacionais em vigor).

PT

PLACA DAS CARACTERÍSTICAS

Ligações ver quadro das características eléctricas

Este aparelho é em conformidade com as seguintes Directivas da Comunidade Europeia:

-73/23/CEE de 19/02/73 (Baixa Tensão) e posteriores modificações

-89/336/CEE de 03/05/89 (Compatibilidade

Electromagnética) e posteriores modificações

-93/68/CEE de 22/07/93 e posteriores modificações.

- 90/336/CEE de 29/06/90 (Gás) e posteriores modificações.

- 2002/96/CEE

5

Características dos queimadores e bicos

PT

Tabela 1

 

 

 

 

 

 

Gás liquefeito

 

Gás natural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Queimador

Diâmetro

Poténcia térmica

By-Pass

 

bico

capacid.*

bico

capacid.*

 

 

kW (p.c.s.*)

1/100

 

1/100

g/h

 

1/100

l/h

 

 

 

 

 

(mm)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(mm)

Nomin.

 

Reduz.

 

(1)

 

(mm)

***

 

**

(mm)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ràpido (R)

100

3,00

 

0,70

41

39

 

86

218

 

214

116

286

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ràpido Reduz. (RR)

100

2,60

 

0,70

41

39

 

80

189

 

186

110

248

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ultra-Rápido (UR)

100

3,40

 

0,70

41

39

 

91

247

 

243

123

324

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semi Ràpido (S)

75

1,65

 

0.40

30

28

 

64

120

 

118

96

157

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Auxiliar (A)

55

1,00

 

0,40

30

28

 

50

73

 

71

79

95

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mini WOK (MW)

110

3,50

 

1,30

-

57

 

91

254

 

250

138

333

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pressões

Nominal (mbar)

 

 

 

 

 

28-30

 

37

 

20

de

Minima (mbar)

 

 

 

 

 

20

 

25

 

17

alimentaçao

Màxima (mbar)

 

 

 

 

 

35

 

45

 

25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*A 15°C e 1013 mbars-gás seco

**

Propano

P.C.S. = 50,37 MJ/Kg.

***

Butano

P.C.S. = 49,47 MJ/Kg.

 

Natural

P.C.S. = 37,78 MJ/m3

(1) Sòmente para os aparelhos com dispositivo de segurança contra fugas de gás

A

 

A

 

Ø 145

 

R

S

RR

MW

R

S

S

 

S

 

S

 

TD 640 IX/HA

 

TD 641 S IX/HA

 

TD 631 S IX/HA

 

TD 640 S GH/HA

TD 640 S IX/HA

TQ 640 S GH/HA

TQ 640 S IX/HA

TZ 640 S /HA

RR

S

RR

UR

 

MW

A

S

A

TD 750 S IX/HA

 

TD 751 S GH/HA

 

 

TQ 751 S GH/HA

 

 

TQ 751 S IX/HA

 

 

TZ 751 S /HA

S A

R S S S

TD 740 S IX/HA

6

Descrição do aparelho

Vista de conjunto

Grades de suporte para recipientes de cozedura

Indicador luminoso das chapas eléctricas*

Grades de suporte para recipientes de cozedura

PT

Chapa eléctrica*

Queimadores a gás

Selectores de comando dos queimadores a gás

e da chapa eléctrica*

Queimadores a gás

Selectores de comando dos queimadores a gás

DISPOSITIVO DE

SEGURANÇA *

Vela para acender os

 

QUEIMADORES A GÁS *

AS CHAPAS ELÉCTRICAS podem ser de vários diâmetros e potências diferentes: “normais” ou “rápidas”, estas últimas distinguem-se das demais pela marca vermelha no centro.

Indicador luminoso FUNCIONAMENTO CHAPA ELÉCTRICA acende-se se o selector estiver em qualquer posição diferente daquela de desligado.

OS QUEIMADORES são de diferentes tamanhos e potências. Escolha o mais adequado ao diâmetro do recipiente a ser utilizado.

Selectores de comando dos QUEIMADORES A GÁS e da CHAPA ELÉCTRICA * para a regulação da chama ou da potência.

Vela para acender os QUEIMADORES A GÁS* permite o acendimento automático do queimador escolhido.

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA* no caso em que a chama se apague acidentalmente, interrompe a saída do gás.

*Há somente em alguns modelos.

7

Início e utilização

Em cada selector está indicada a posição do PT queimador de gás ou da chapa eléctrica*

correspondente.

Queimadores a gás

O queimador escolhido pode ser regulado mediante o respectivo botão da seguinte maneira :

• Apagado

Máximo

Mínimo

Para acender um dos queimadores, aproximar a ele uma chama ou um acendedor, premer até o fundo e girar o respectivo manípulo no sentido anti-horário até a posição de máxima potência.

Nos modelos dotados com o dispositivo de segurança, é preciso manter o manípulo premido durante cerca de 6 segundos, até que se aqueça o dispositivo que mantém automaticamente a chama acesa.

Nos modelos dotados de dispositivo para acender, para acender o queimador escolhido, em primeiro lugar apertar o botão para acender, identificado com o símbolo , em seguida premer até o fundo e girar o respectivo manípulo no sentido anti-horário até a posição de máxima potência.

Alguns modelos são dotados de acendedor integrado internamente ao botão, neste caso contém o dispositivo para acender e não o botão.

Para acender o queimador escolhido basta premer até o fundo e girar o respectivo manípulo no sentido anti-horário até a posição de máxima potência e mantê-lo premido até que se acenda.

Se apagar-se acidentalmente a chama do queimador feche o botão de comando e tente acender novamente somente após um minuto no mínimo.

Para apagar o queimador é necessário rodar o selector (correspondente ao símbolo “•”) na direcção horária até que se apague.

* Há somente em alguns modelos.

Conselhos práticos para utilização dos queimadores

Para obter a máxima performance é bom lembrar-se do seguinte:

utilize recipientes adequados para cada um dos queimadores (veja a tabela) com o objectivo de evitar que as chamas ultrapassem o fundo dos recipientes.

utilize sempre recipientes de fundo chato e com tampa.

no momento em que começar a ferver, rode o botão para a posição de mínimo.

Queimador

ø Diámetro Recipientes(cm)

 

 

Rápido (R)

24 – 26

 

 

Rápido Reduzido (RR)

24 – 26

 

 

Ultra-Rápido (UR)

24 – 26

 

 

Semi Rápido (S)

16 – 20

 

 

Auxiliar (A)

10 – 14

 

 

Mini WOK (MW)

24 – 26

 

 

Para identificar o tipo de queimador, consultar os desenhos apresentados no parágrafo “Características dos queimadores e dos bicos”.

Chapas eléctricas*

A regulação pode ser efectuada girando o selector correspondente no sentido horário ou anti-horário em 6 diferentes posições:

Posição

Placa normal ou rápida

 

 

0

Apagado

 

 

1

Potência mínima

 

 

2 - 5

Potências intermediárias

 

 

6

Potência máxima

 

 

Para qualquer posição do selector diferente daquela de desligado, o indicador luminoso de funcionamento irá ligar-se.

8

Loading...
+ 16 hidden pages