Delonghi F895 220V, D 895C, D 895UX, F895 110V Instructions Manual [pt]

0 (0)
Delonghi F895 220V, D 895C, D 895UX, F895 110V Instructions Manual

P

20-01-2003

16:50

Pagina 30

 

 

 

NÃO DEIXAR

 

 

 

O APARELHO AO

 

 

 

ALCANCE DAS

 

 

 

MÃOS DAS CRIANÇAS.

 

 

 

IMPORTANTE

QUEIMADURAS GRAVES PODEM SER CAUSADAS PELO DERRAME DE ÓLEO A FERVER, POR ISSO TER MUITO CUIDADO. EVITAR DEIXAR O CABO DA FRITADEIRA MAL COLOCADO PORQUE PODE CAUSAR ACIDENTES A CRIANÇAS E AO UTILIZADOR. EVITAR USAR EXTENÇÕES DE CABOS PARA LIGAR A FRITADEIRA.

SE A SUA FRIGIDEIRA DISPÕE DE CABO DE ALIMENTAÇÃO COM CONECTOR MAGNÉTICO:

Antes de tudo, ligue o conector magnético ao aparelho, como indicado na figura 17, prestando atenção que a parte saliente do conector se encaixe perfeitamente no expresso alojamento, previsto no aparelho, em seguida, insira o plugue na tomada de corrente elétrica.

Atenção

Nunca deixe o plugue inserido na tomada de corrente se o conector magnético não estiver ligado à frigideira, figura 18.

X

fig.17

Se o conector magnético não ficar em posição, verifique o seu perfeito encaixe, veja a figura 17.

Se o conector persiste em não ficar em posição, consulte um centro de assistência autorizado.

Quando o aparelho está sendo alimentado, deixe sempre um pouco de espaço livre nas proximidades do conector magnético, isto a fim de prevenir um seu eventual desprendimento.

Use somente cabo de alimentação de tipo TA-35PA, fornecido por centros de assistência autorizados.

fig.18

30

P 20-01-2003 16:50 Pagina 31

INSTRUÇÕES IMPORTANTES

Ao usar aparelhos eletrodomésticos, precauções básicas de segurança devern sempre ser seguidas, incluindo-se o que se segue:

1Leia todas as instruções.

2Não toque superficies quentes. Use os punhos e os botões.

3Para proteger contra incêndio, choque elétrico e danos pessoais, não mergulhe o cabo, o plugue ou o aparelho em água ou outro liquido.

4Não deixe que o aparelho seja utilizado por crianças ou pessoas irresponsáveis, a não ser que supervisionadas.

5Retire o plugue da tomada quando o aparelho não estiver em uso e antes da Iimpeza. Deixe- o esfriar antes de montar ou tirar partes e antes de limpar o aparelho.

6Não opere o aparelho com o cabo ou plugue danificados, ou depois de mau funcionarnento do aparelho, ou quando o aparelho sofrer danos de alguma forma. Devolva o aparelho

ao posto de serviço autorizado mais próximo para exame, conserto ou ajuste.

7O uso de acessórios ou peças de reposição não recomendados pelo fabricante do aparelho, pode resultar em incêndio, choque elétrico ou dano pessoal.

8Não use o aparelho ao ar livre.

9Não deixe o cabo sobre a borda da mesa ou baIcão ou tocando superfícies quentes.

10Não coloque o aparelho sobre ou perto de um fogão elétrico ou numa estufa aquecida.

11Para desconectar o aparelho, coloque o controle na posição “desligada” e em seguida remova o plugue da tornada.

12Não use o aparelho para outros fins diferentes do uso recomendado.

13Certifique-se de que a alça está adequadamente montada na cesta e travada no lugar. Veja instruções detalhadas de montagem.

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES

ESTE APARELHO SÓ SE DESTINA AO USO DOMÉSTICO

AVISOS IMPORTANTES

Conecte o aparelho numa tomada de 120V AC.

Ligar o aparelho somente a tomadas de corrente que tenham uma intensidade mínima de 15 A e com uma eficiente ligação à terra. (Em caso de incompatibilidade entre tomada e plugue do aparelho, mandar substituir a tomada por outra de tipo apropriado, por pessoal profissionalmente qualificado).

Se o seu produto for fornecido com um plugue polarizado de corrente alternada (um plugue com um dos conectores mais largo que o outro), este plugue só irá conectar à tomada de uma maneira. Esta é uma característica de segurança. Caso não consiga conectar o plugue totalmente na tomada, tente inverter o plugue. Se ainda não conectar, contate seu eletricista para substituir a tomada obsoleta. Não tente alterar este dispositivo de segurança do plugue polarizado.

Caso sua fritadeira apresente alguma perda, contate a mais próxima Assistência Técnica Autorizada ou o Revendedor Autorizado para a assistência qualificada.

Para ter a certeza que uma operação é segura, não devem ser colocados na fritadeira alimentos ou utensílios muito grandes.

Crianças ou pessoas inábeis não deveriam poder utilizar este produto sem uma adequada supervisão.

Não se deve permitir que as crianças brinquem com este aparelho.

É absolutamente normal que, na primeira utilização o aparelho libere um cheiro de “aparelho novo”. Se isto acontecer, areje o ambiente.

Assegurar-se que a ficha da fritadeira esteja desligada antes de executar a limpeza e quando esta não estiver a ser utilizada.

Não transportar a fritadeira quando o óleo estiver quente, pois há riscos de queimaduras graves.

A fritadeira deve ser ligada somente após ter sido cheia com óleo ou gordura. Se aquecida quando vazia, aciona-se um dispositivo de segurança térmico que interrompe o funcionamento. Neste caso, para recolocar o aparelho para funcionar, é necessário contatar o nosso centro autorizado.

O cesto engata-se automaticamente no encaixe central da recipiente. Portanto, para evitar quebras, não girá-lo manualmente para procurar a posição correta.

Antes de usar a fritadeira pela primeira vez, lavar cuidadosamente: o recipiente, o cesto, a tampa (retirar os filtros) e o set de recolha do óleo (não em todos os modelos) com água quente e detergente líquido para louças. Depois de esvaziada a água, secar tudo muito bem.

Durante o funcionamento e quando o óleo está quente, a porta da cavidade do tubo (não em todos os modelos) deve estar sempre fechada.

Deslocar o aparelho utilizando as respectivas alças. (Nunca utilizar a alça do cesto para efetuar esta operação).

NÃO USE CABOS DE EXTENSÃO

O aparelho é fornecido com um cabo de força curto para de modo a reduzir os riscos devidos a emaranhamentos ou tropeços que poderiam ocorrem com um cabo muito longo.

31

P 20-01-2003 16:50 Pagina 32

Ler com atenção este manual de instruções antes de instalar e usar o aparelho.

Só assim podem-se obter os melhores resultados e a máxima segurança de uso.

DESCRIÇÃO DO APARELHO

(ver desenho na portinhola)

A.Orifício de controle do filtro

B.Alça do cesto

C.Cursor da alça

D.Tampa

E.Visor (não em todos os modelos)

F.Cobertura do filtro

G.Cesto

H.Gancho da cobertura do filtro

I.Encaixe do cabo

J.Tampa do recipiente de óleo

K.Alça para levantar o aparelho

L.Tampa do tubo de drenagem

M.

N.Timer (somente em alguns modelos)

O.Tecla do timer (somente em alguns modelos)

P.Filtro do óleo

Q.Recipiente de óleo

R.Suporte para recipiente de óleo

S.Tubo de drenagem do óleo

T.Lâmpada piloto

U.Botão do termostato e de desligar

V.Botão de abertura

Z.Portinhola para sede do dreno

INSTRUÇÕES DE USO

ENCHIMENTO COM ÓLEO OU GORDURA

• Levantar o cesto até a posição mais alta, puxando para cima a respectiva alça "B" (fig. 1).

Ao levantar e abaixar o cesto, a fritadeira deve SEMPRE estar fechada com a sua tampa.

Abrir a tampa "D" pressionando o botão "V" (fig. 2).

Retirar o cesto puxando-o para cima (fig. 3).

Colocar no recipiente 1,2 l de óleo (ou 1 kg de gordura). Se for utilizada gordura sólida, cortá-la em pedaços pequenos de modo que a fritadeira não aqueça a seco nos primeiros minutos.

ATENÇÃO

O nível deve sempre encontrar-se entre as referências máximo e mínimo.

Nunca usar a fritadeira com o óleo abaixo do nível "mín", pois pode causar o acionamento do dispositivo de segurança térmico; para a sua substituição, é necessário contatar o nosso centro de assistência

autorizado.

Obtêm-se os melhores resultados utilizando um óleo de boa qualidade. Evitar de misturar óleos de tipos diferentes. Utilizando barras de gordura sólida, é necessário cortá-las em cubos de modo que a fritadeira não aqueça nos primeiros minutos sem que a gordura se tenha distribuído uniformemente. A temperatura deve ser programada para 150°C até à completa liquefacção da gordura. Só posteriormente é que se deverá passar à temperatura desejada.

INÍCIO DA FRITURA

1.Colocar o alimento que deve ser frito no cesto, sem nunca sobrecarregar (máx. 1 kg de batatas frescas). Para obter uma fritura mais homogênea, aconselhamos concentrar os alimentos principalmente no perímetro do cesto, deixando menos carregada à parte central.

2.Inserir o cesto na cuba na posição levantada (fig. 3) e fechar a tampa fazendo uma pequena pressão na mesma até que os ganchos se engatem. Para evitar jatos de óleo quente, fechar sempre a tampa antes de abaixar o cesto.

3.Colocar o botão do termostato "U" na temperatura desejada (fig. 4). Ao alcançar a temperatura programada, a lâmpada piloto apaga-se.

4.Assim que se apagou a lâmpada piloto, imergir imediatamente o cesto no óleo, abaixando lentamente a alça depois de ter movido o cursor "C" da mesma para trás.

É totalmente normal que logo após ter abaixado o cesto, da cobertura do filtro "F" saia uma notável quantidade de vapor muito quente.

Ao iniciar a fritura, logo após ter imergido o alimento no óleo, a parede interna da abertura "E" (se existente) cobre-se de vapor, que vai desaparecer progressivamente.

É normal que, durante o funcionamento, se formem gotas de condensado nas proximidades da alça do cesto.

Nos modelos com timer eletrônico

1Programar o tempo de cozedura pressionando a tecla "O", no visor "N" vai aparecer os minutos programados.

2Logo em seguida, as cifras vão começar a lampejar, isto significa que o tempo de fritura começou. O último minuto é mostrado em segundos.

3Em caso de erro, pode-se programar o novo tempo de fritura mantendo pressionada a tecla por mais de 2 segundos. Isto vai zerar o visor, então, repetir as instruções desde o ponto 1.

4O timer indicará o final do tempo de fritura com duas séries de bip-bip com intervalo de aproximadamente 20 segundos. Para desligar o sinal acústico, basta pressionar a tecla timer "O".

ATENÇÃO: o timer não desliga o aparelho.

32

Loading...
+ 5 hidden pages