Bosch GWS 25-180, GWS 25-230, GWS 28-180, GWS 28-230, GWS 28-180 LVI User Manual

...
0 (0)

GWS Professional

25-180 | 25-230 | 28-180 | 28-230 | 28-180 LVI | 28-230 LVI

Robert Bosch Power Tools GmbH

70538 Stuttgart

GERMANY

www.bosch-pt.com

1 609 92A 5RP (2020.08) O / 28

1 609 92A 5RP

pt Manual de instruções original

es Manual original

2 |

Português do Brasil.....................................

Página

6

Español ................................................

Página

16

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

Bosch Power Tools

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| 3

Bosch Power Tools

 

 

 

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bosch GWS 25-180, GWS 25-230, GWS 28-180, GWS 28-230, GWS 28-180 LVI User Manual

4 |

(1)

(23)

(2)

(3)

(3)

(5)

(13)

(6)

(6)

(7)

 

(7)

 

 

 

(14)

 

(8)

 

 

 

 

(12)

 

 

(9)

(11)

(9)

(11)

(10)

 

(10)

 

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

Bosch Power Tools

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| 5

 

 

(22)

 

 

(21)

(9)

(11)

(7)

(4)

 

 

(15)

 

(15)

(16)

 

 

(17)

 

(20)

(18)

 

 

 

 

GWS 25-180

 

 

GWS 25-230

(19)

 

GWS 28-180

 

GWS 28-230

 

 

(10)

 

GWS 28-180 LVI

 

GWS 28-230 LVI

Bosch Power Tools

 

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

6 | Português do Brasil

Português do Brasil

Indicações de segurança

Avisos de segurança para ferramentas em geral

AVISO

Leia todos os avisos de segurança

 

e todas as instruções. Falha em

seguir todos os avisos e instruções listados abaixo pode

resultar em choque elétrico, fogo e/ou em ferimento sério.

Guarde todos os avisos e instruções para futura

consultas.

O termo "ferramenta elétrica" em todos os avisos listados abaixo referem se a ferramenta alimentada através de seu cordão de alimentação ou a ferramenta operada a bateria (sem cordão).

Segurança da área de trabalho

uMantenha a área de trabalho limpa e iluminada. As áreas desorganizadas e escuras são um convite aos acidentes.

uNão opere ferramentas em atmosferas explosivas, como na presença de líquidos inflamáveis gases ou poeira. As ferramentas criam faíscas que podem inflamar a poeira ou os vapores.

uMantenha crianças e visitantes afastados ao operar uma ferramenta. As distrações podem fazer você perder o controle.

Segurança elétrica

uOs plugues da ferramenta devem ser compatíveis com as tomadas. Nunca modifique o plugue. Não use plugues de adaptador com ferramentas aterradas. Os plugues sem modificações aliados a utilização de tomadas compatíveis reduzem o risco de choque elétrico.

uEvite o contato do corpo com superfícies ligadas à terra ou aterradas tais como tubulações, radiadores, fornos e refrigeradores. Há um aumento no risco de choque elétrico se seu corpo for ligado à terra ou aterramento.

uNão exponha a ferramenta à chuva ou às condições úmidas. A água entrando na ferramenta aumenta o risco de choque elétrico.

uNão force o cordão de alimentação. Nunca use o cordão de alimentação para carregar, puxar ou para desconectar a ferramenta da tomada. Mantenha o cabo elétrico longe do calor, óleo, bordas afiadas ou de partes em movimento. Os cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque elétrico.

uAo operar uma ferramenta ao ar livre, use um cabo de extensão apropriado para o uso ao ar livre. O uso de um cabo de extensão apropriado ao ar livre reduz o risco de choque elétrico.

uSe não for possível evitar o funcionamento da ferramenta elétrica em áreas úmidas, utilizar uma alimentação protegida por um dispositivo de corrente

diferncial residual (DR). O uso de um DR reduz o risco

de um choque elétrico.

Segurança pessoal

uFique atento, olhe o que está fazendo e use o bom senso ao operar uma ferramenta. Não use a ferramenta quando estiver cansado ou sob a influência de drogas, álcool ou de medicamentos. Um momento de desatenção enquanto opera uma ferramenta pode resultar em graves ferimento pessoal.

uUse equipamento de segurança. Sempre use óculos de segurança. O equipamento de segurança tal como a máscara de contra a poeira, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança ou protetor auricular, utilizados em condições apropriadas reduzirão os riscos de ferimentos pessoais.

uEvite a partida não intencional. Assegure se de que o interruptor está na posição de desligado antes de conectar o plugue na tomada e/ou bateria, pegar ou carregar a ferramenta. Carregar as ferramentas com o seu dedo no interruptor ou conectar as ferramentas que apresentam interruptor na posição "ligado", são convites a acidentes.

uRemova qualquer chave de ajuste antes de ligar a ferramenta. Uma chave de boca ou de ajuste conectada a uma parte rotativa da ferramenta pode resultar em ferimento pessoal.

uNão force além do limite. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequado toda vez que utilizar a ferramenta. Isto permite melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

uVista-se apropriadamente. Não use roupas demasiadamente largas nem joias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peças móveis. A roupa folgada, joias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento.

uSe os dispositivos são fornecidos com conexão para extração e coleta de pó, assegure se de que estes estão conectados e utilizados corretamente. O uso destes dispositivos pode reduzir os riscos relacionados a poeiras.

Uso e cuidados da ferramenta

uNão force a ferramenta. Use a ferramenta correta para a sua aplicação. A ferramenta elétrica correta faz o trabalho melhor e mais seguro se utilizada dentro daquilo para a qual foi projetada.

uNão use a ferramenta se o interruptor não ligar e desligar. Qualquer ferramenta que não pode ser controlada com o interruptor é perigosa e deve ser reparada.

uDesconecte o plugue da tomada e/ou remova a bateria da ferramenta antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramenta. Tais medidas de segurança preventivas reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente.

uGuarde as ferramentas fora do alcance das crianças e não permita que pessoas não familiarizadas com a

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

Bosch Power Tools

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ferramenta ou com estas instruções operem a

ferramenta. As ferramentas são perigosas nas mãos de

usuários não treinados.

uManutenção das ferramentas. Cheque o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação da ferramenta. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela inadequada manutenção das ferramentas.

uMantenha as ferramentas de corte afiadas e limpas. A manutenção apropriada das ferramentas de corte com lâminas afiadas tornam estas menos prováveis ao emperramento e são mais fáceis de controlar.

uUse a ferramenta, acessórios, suas partes etc. de acordo com instruções e na maneira designada para o tipo particular da ferramenta levando em consideração as condições de trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operações diferentes das designadas podem resultar em uma situações de risco.

Reparos

uTenha sua ferramenta reparada por um agente de reparos qualificado e que use somente peças originais. Isto irá assegurar que a segurança da ferramenta seja mantida.

Instruções de segurança para esmerilhadeiras

Avisos de segurança comuns para operações de esmerilhamento, de lixamento, de escovagem com arame ou de corte abrasivo

uEsta ferramenta elétrica destina-se a funcionar como uma esmerilhadeira, lixadeira, escova de arame ou ferramenta de corte. Leia todas as indicações de segurança, instruções, ilustrações e especificações fornecidas com esta ferramenta elétrica. O desrespeito das instruções apresentadas abaixo poderá resultar em choque elétrico, incêndio e/ou ferimentos graves.

uNão é recomendado usar esta ferramenta elétrica para executar operações de polimento. A execução de operações para as quais a ferramenta elétrica não foi projetada pode acarretar riscos e causar ferimentos pessoais.

uNão use acessórios que não sejam especificamente concebidos e recomendados pelo fabricante da ferramenta. Ainda que seja possível adaptar o acessório em sua ferramenta elétrica, isso não garante uma operação segura.

uA velocidade nominal do acessório deverá ser, no mínimo, igual à velocidade máxima marcada na ferramenta elétrica. Os acessórios girando mais rápido que sua velocidade nominal podem quebrar e desintegrar-se.

uO diâmetro externo e a espessura do acessório devem corresponder com a potência nominal de sua

Português do Brasil | 7

ferramenta elétrica. Os acessórios com um tamanho incorreto não podem ser devidamente protegidos ou controlados.

uA montagem roscada de acessórios tem de coincidir com a rosca do veio da esmerilhadeira. Para acessórios montados por flange, o furo interior do acessório tem de coincidir com o diâmetro local do flange. Os acessórios que não são compatíveis com o hardware de instalação da ferramenta elétrica irão funcionar de forma desequilibrada, vibrar excessivamente e poderão causar a perda de controle.

uNão use um acessório danificado. Antes de cada uso inspecione o acessório, como discos abrasivos quanto a lascamento e fissuras, disco de apoio quanto a fissuras, excesso de desgaste, escova de arame quanto a fios soltos ou fissurados. Se deixar cair a ferramenta elétrica ou o acessório, verifique se há danos ou instale um acessório intacto. Depois de inspecionar e instalar o acessório, proteja-se a si próprio, bem como as outras pessoas do plano do acessório rotativo e opere a ferramenta elétrica com o número máximo de rotações em vazio durante um minuto. Normalmente, os acessórios danificados desintegram-se durante este período de teste.

uUse equipamento de proteção individual. Dependendo da aplicação, use uma viseira ou óculos de segurança. Conforme necessário, use máscara de proteção contra poeira, proteções auriculares, luvas e avental de trabalho com capacidade para deter pequenos fragmentos abrasivos ou de peças de trabalho. Os óculos de segurança devem ter capacidade para deter os detritos projetados durante as diversas operações. A máscara contra poeira ou máscara respiratória deve ter capacidade para filtrar a partículas geradas durante seu trabalho. A exposição prolongada a ruídos de elevada intensidade poderá causar perda de audição.

uMantenha as outras pessoas presentes no local a uma distância segura da área de trabalho. Qualquer pessoa que entre na área de trabalho deve usar equipamento de proteção individual. Os fragmentos da peça de trabalho ou de um disco quebrado podem ser projetados e causar danos fora da área de trabalho imediata.

uSegure a ferramenta elétrica somente pelas superfícies de manuseio isoladas, ao realizar uma operação na qual o acessório de corte possa entrar em contato com a fiação não aparente ou seu próprio fio elétrico. O contato do acessório de corte a um fio "vivo" pode tornar "vivas" as partes metálicas expostas da ferramenta e pode resultar ao operador um choque elétrico.

uAfaste o fio elétrico do acessório rotativo. Se perder o controle, o fio elétrico pode ser cortado ou ficar preso e sua mão ou braço podem ser puxados na direção do acessório rotativo.

uJamais largue a ferramenta elétrica enquanto o acessório não tiver parado por completo. O acessório

Bosch Power Tools

 

 

 

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 | Português do Brasil

rotativo pode engatar na superfície e puxar a ferramenta elétrica para fora de seu controle.

uNão opere a ferramenta elétrica enquanto a transporta. O contato acidental do acessório rotativo com sua roupa pode puxar o acessório na direção do seu corpo.

uLimpe regularmente as aberturas de ventilação da ferramenta elétrica. Caso contrário, o ventilador do motor irá aspirar a poeira para o interior da carcaça e a acumulação excessiva de poeiras metálicas poderá provocar riscos de natureza elétrica.

uNão opere a ferramenta elétrica nas proximidades de materiais inflamáveis. As chispas produzidas podem inflamar esses materiais.

uNão use acessórios que requerem refrigerantes líquidos. O uso de água ou de outros refrigerantes líquidos poderá resultar em eletrocussão ou choque elétrico.

Contragolpe e Avisos relacionados

O contragolpe é uma reação repentina à compressão ou bloqueio de um disco rotativo, disco de apoio, escova de fios de aço ou qualquer outro acessório. O travamento ou bloqueio levam a uma paragem abrupta do acessório em rotação,o que, por sua vez, faz com que a ferramenta descontrolada seja forçada na direção oposta do acessório rotativo no ponto de contato.

Por exemplo, se um disco abrasivo for comprimdo ou bloqueado numa peça de trabalho, a borda do disco abrasivo que está entrando no ponto de compressão pode cavar a superfície do material levando o disco abrasivo a suber ou rebater. O disco abrasivo pode tanto pular na direção do operador como na direção oposta a ele, dependendo da direção de movimento do disco abrasivo no ponto de bloqueio. Os discos abrasivos também podem se quebrar nestas condições.

O contragolpe é o resultado do mau uso e/ou procedimentos ou condições de operação incorreto e pode ser evitado tomando-se as precauções adequadas como, as dadas a seguir.

uSegurar firmemente a ferramenta elétrica e posicionar seu corpo e braço a permitir que você resista às forças de contragolpe. Sempre use empunhadeira auxiliar, se fornecida, para o máximo controle sobre as forças de contragolpe ou reações do torque durante a partida. O operador pode controlar as reações do torque ou forças de contragolpe, se precauções adequadas forem tomadas.

uNunca posicione sua mão próxima ao acessório de trabalho rotativo em rotação. O acessório de trabalho pode contragolpear sobre sua mão.

uNão posicione seu corpo na área onde a ferramenta elétrica irá se deslocar no caso de um contragolpe. O contragolpe levará a ferramenta na direção oposta ao movimento do disco abrasivo no momento do bloqueio.

uCuidado especial ao trabalhar cantos, quinas, etc. Evite ricochetear e bloquear o acessório de trabalho.

Cantos, quinas ou ricocheteamento tem a tendência de

bloquear o acessório de trabalho e causar a perda de

controle ou contragolpe.

uNão acople uma lâmina de serra para entalhar madeira ou lâmina de serra dentada. Tais lâminas levam frequentemente ao contragolpe e perda de controle.

Avisos de segurança específicos para operações de esmerilhamento ou corte abrasivo

uUse somente tipos de discos recomendados para sua ferramenta elétrica e a proteção específica concebida para o disco selecionado. Os discos inadequados para uso na ferramenta elétrica não podem ser devidamente protegidos e são perigosos.

uA superfície de desbaste dos discos com centro rebaixado deve ser montada sob o plano do rebordo de proteção. Um disco montado incorretamente que se projete para além do plano do rebordo de proteção não poderá ser devidamente protegido.

uA proteção deve ser fixada com firmeza na ferramenta elétrica e posicionada de forma a proporcionar a máxima segurança, ou seja, com a menor porção de disco exposta na direção do operador. A proteção ajuda a proteger o operador dos fragmentos de discos quebrados, do contato acidental com o disco e de chispas que podem inflamar o vestuário.

uOs discos devem ser utilizados somente para as aplicações recomendadas. Por exemplo: não lixe com a parte lateral do disco de corte. Os discos de corte abrasivos se destinam a um desbaste periférico, a aplicação de forças laterais nesses discos poderá causar a sua quebra.

uSempre use flanges para discos intactos e de tamanho e forma adequados para o disco selecionado. Os flanges apropriados suportam o disco, reduzindo assim a possibilidade de quebras. Os flanges para discos de corte poderão ser diferentes dos flanges para discos de desbaste.

uNão use discos gastos de ferramentas elétricas maiores. Os discos concebidos para ferramentas elétricas maiores não são adequados para a velocidade mais elevada de uma ferramenta mais pequena e poderão estourar.

Aviso de segurança adicionais específicos para operações de corte abrasivo

uNão "bloqueie" ou aplique pressão excessiva ao disco abrasivo de corte. Não tente fazer um corte de profundidade excessiva. Sobrecarregando o disco abrasivo aumenta a carga e a probalidade de torção ou puxamento do disco no corte e a possibilidade de contragolpe ou quebra do disco abrasivo.

uNão posicione seu corpo em linha e atrás do disco rotativo em rotação. Quando o disco, no ponto de operação, está se distanciando do seu corpo, o possível contragolpe pode impulsionar o disco em rotação e a ferramenta diretamente a você.

uQuando o disco abrasivo estiver puxando ou quando interromper um corte por qualquer razão, desligue a

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

Bosch Power Tools

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ferramenta e segure-a sem movê-la até o disco abrasivo pare completamente. Nunca tente remover o disco do corte enquanto o disco estiver em movimento, caso contrário, pode ocorrer o contragolpe. Investigue e tenha ação corretiva para

eliminar a causa do puxamento do disco.

uNão reinicie a operação de corte na peça de trabalho. Deixe o disco atingir a velocidade plena e cuidadosamente reinicie o corte. O disco pode puxar, subir ou ocasionar o contragolpe se a ferramenta for religada na peça de trabalho.

uApoie os painéis ou peças de trabalho de grandes dimensões para minimizar o risco de compressão do disco abrasivo ou contragolpe. Peças de trabalho de grandes tendem a vergar pelo seu próprio peso. Os suportes de apoio devem estar localizados abaixo da peça de trabalho, próximos à linha de corte e próximos às bordas da peça de trabalho em ambos os lados do disco.

uUse precaução extra ao efetuar um "corte de bolso (imersão)" em paredes ou qualquer outra área sem visão. O avanço do disco pode cortar encanamento de gás ou água, fiação elétrica ou objetos que podem causar o contragolpe.

Avisos de segurança específicos para operações de

lixamento

uNão use discos de lixa de papel excessivamente grande. Siga as recomendações dos fabricantes ao selecionar as lixas de papel. Lixas grandes de papel que se estendem além do suporte apresentam um risco de dilaceração e podem causar bloqueios, rasgo do disco ou contragolpe.

Avisos de segurança específicos para operações de escovação

uEsteja ciente de que fragmentos de fios são lançados pela escova mesmo durante operações comuns. Não sobrecarregue os fios aplicando carga excessiva à escova Os fragmentos dos fios podem facilmente penetrar nas roupas finas e/ou a pele.

uSe o uso de uma capa de proteção for recomendado para a escovação, não permita qualquer interferência do disco ou escova de fios com a capa de proteção.

Discos e escovas de fios podem expandir seu diâmetro devido à carga de trabalho e força centrífuga.

Instruções de segurança adicionais

Usar óculos de proteção.

uUtilizar detectores apropriados, para encontrar cabos escondidos, ou consultar a companhia elétrica local. O contato com cabos elétricos pode provocar fogo e choques elétricos. Danos em tubos de gás podem levar a explosões. A penetração em um cano de água causa danos materiais ou pode provocar um choque elétrico.

Português do Brasil | 9

uNão tocar nos discos de lixar e de corte, antes que arrefeçam. Os discos ficam extremamente quentes durante o trabalho.

uDestravar o interruptor de ligar-desligar e colocá-lo na posição desligada, se a alimentação de rede for interrompida, p. ex. devido a uma falha de corrente ou se o plugue de rede tiver sido puxado da tomada.

Assim é evitado um rearranque descontrolado do aparelho.

uFixar a peça a ser trabalhada. Uma peça a ser trabalhada fixa com dispositivos de aperto ou com um torno de bancada está mais firme do que segurada com a mão.

Descrição do produto e

especificações

Ler todas as indicações de segurança e instruções. O desrespeito das advertências e

das instruções de segurança apresentadas abaixo pode causar choque elétrico, incêndio e/ou graves lesões.

Respeite as ilustrações na parte da frente do manual de instruções.

Utilização adequada

A ferramenta elétrica é destinada para cortar, desbastar e escovar materiais de metal e de pedra, sem utilizar água. Para cortar com materiais abrasivos ligados é necessário utilizar uma tampa de proteção especial para cortar.

Ao cortar pedras deve ser assegurada uma aspiração de pó suficiente.

Com as ferramentas de retificar permitidas, a ferramenta elétrica pode ser usada para retificar com lixa.

Componentes ilustrados

A numeração dos componentes ilustrados refere se à apresentação da ferramenta elétrica na página de esquemas.

(1)Botão de travamento do veio

(2)Interruptor de ligar/desligar

(3)Punho adicional (superfície de aderência isolada)

(4)Eixo de retificação

(5)Tampa de proteção para lixar

(6)Parafuso de fixação para a capa de proteção

(7)Flange de fixação com o-ring

(8)Disco de rebarbarA)

(9)Porca de aperto

(10)Chave de dois furos para porca de apertoA)

(11)

Porca de aperto rápido

A)

 

(12)

Mó tipo tacho de metal duroA)

 

(13)

Tampa de proteção para cortarA)

 

(14)

Disco de corteA)

 

Bosch Power Tools

 

 

 

1 609 92A 5RP | (04.08.2020)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading...
+ 18 hidden pages