Bosch GWS 850 G User Manual

5 (2)
Bosch GWS 850 G User Manual

GWS 850 Professional

pt-BR Manual de instruções

Robert Bosch Limitada 1.600.A01.49W

Divisão de Ferramentas Elétricas

Via Anhanguera, km 98

CEP 13065-900- Campinas - SP

Brasil

www.bosch-pt.com

1.600.A01.49W

Português

Indicações de segurança

Indicações gerais de advertência para ferramentas elétricas

AVISO Devem ser lidas todas as indicações de advertência e todas as instruções. O desrespeito das advertências e instruções apresentadas abaixo pode causar choque elétrico, incêndio e/ou

graves lesões.

Guarde bem todas as advertências e instruções para futura referência.

O termo “Ferramenta elétrica” utilizado a seguir nas indicações de advertência, refere-se a ferramentas elétricas operadas com corrente de rede (com cabo de rede) e a ferramentas elétricas operadas a bateria (sem cabo de rede).

Segurança da área de trabalho

uu Mantenha a sua área de trabalho sempre limpa e bem iluminada. Desordem ou áreas de trabalho insuficientemente iluminadas podem levar a acidentes.

uu Não trabalhar com a ferramenta elétrica em áreas com risco de explosão, nas quais se encontrem líquidos, gases ou pós inflamáveis. Ferramentas elétricas produzem faíscas, que podem inflamar pós ou vapores.

uu Manter crianças e outras pessoas afastadas da ferramenta elétrica durante a utilização. No caso de distração é possível que perca o controle sobre a ferramenta elétrica.

Segurança elétrica

uu O plugue de conexão da ferramenta elétrica deve ser compatível com a tomada. O plugue não deve ser modificado de maneira alguma. Não utilizar adaptadores junto com ferramentas elétricas protegidas por ligação à terra. Plugues não modificados e tomadas apropriadas reduzem o risco de um choque elétrico.

uu Evitar que o corpo possa entrar em contato com superfícies ligadas à terra, como tubos, radiadores, fogões e refrigeradores. Há um risco elevado de choque elétrico, se o corpo estiver em contato com algum tipo de aterramento.

uu Manter a ferramenta elétrica afastada de chuva ou umidade. A infiltração de água numa ferramenta elétrica aumenta o risco de choque elétrico.

uu Não deverá utilizar o cabo para outras finalidades. Jamais utilizar o cabo para transportar a ferramenta elétrica, para pendurá-la, nem para puxar o plugue da tomada. Manter o cabo afastado de calor, óleo, cantos afiados ou partes do aparelho em movimento. Cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de um choque elétrico.

uu Se trabalhar com uma ferramenta elétrica ao ar livre, só deverá utilizar cabos de extensão apropriados para áreas exteriores. A utilização de um cabo de extensão apropriado para áreas exteriores reduz o risco de um choque elétrico.

uu Se não for possível evitar que a ferramenta elétrica seja operada em áreas úmidas, deverá ser utilizado um dispositivo de corrente residual (RCD). A utilização de um dispositivo de corrente residual (RCD) reduz o risco de um choque elétrico.

Segurança de pessoas

uu Esteja atento, observe o que está a fazer e tenha prudência ao trabalhar com a ferramenta elétrica. Não utilizar uma ferramenta elétrica quando estiver cansado ou sob a influência

de drogas, álcool ou medicamentos. Um momento de descuido ao utilizar a ferramenta elétrica, pode levar a lesões graves.

uu Utilizar equipamento de proteção pessoal e sempre óculos de proteção. A utilização de equipamento de proteção pessoal, como máscara de proteção contra pó, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança ou proteção auricular, de acordo com o tipo e aplicação da ferramenta elétrica, reduz o risco de lesões.

uu Evitar partida não intencional ou evitar funcionamento involuntário. Assegure-se de que a ferramenta elétrica esteja desligada, antes de conectá-la na rede elétrica e/ou gerador,

antes de pegá-la ou de transportá-la. Se tiver o dedo no interruptor ao transportar a ferramenta elétrica ou se a ferramenta for conectada à rede elétrica enquanto estiver ligada, poderão ocorrer acidentes.

uu Remover ferramentas de ajuste ou chaves de boca antes de ligar a ferramenta elétrica. Uma ferramenta ou chave que se encontre numa parte do aparelho em movimento pode levar a lesões.

uu Não force além do limite. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequado toda vez que utilizar a ferramenta. Isso permite melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

uu Usar roupa apropriada. Não usar roupa larga nem joias. Mantenha os cabelos, roupas e luvas afastadas de partes em movimento. Roupas frouxas, cabelos longos ou joias podem ser agarrados por peças em movimento.

uu Se for possível montar dispositivos de aspiração ou de coleta de pó, assegure-se de que estejam conectados e utilizados corretamente. A utilização de uma aspiração de pó pode reduzir o perigo devido ao pó.

uu Use protetores auriculares. Exposição a ruído pode provocar perda auditiva.

Utilização e manuseio cuidadoso de ferramentas elétricas

uu Não force a ferramenta. Use a ferramenta correta para sua aplicação. A ferramenta correta faz o trabalho melhor e mais seguro se utilizada dentro daquilo para a qual foi projetada.

uu Não utilizar uma ferramenta elétrica com um interruptor defeituoso. Uma ferramenta elétrica que não pode mais ser ligada nem desligada, é perigosa e deve ser reparada.

uu Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramentas. Tais medidas de segurança preventivas reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente.

uu Guardar ferramentas elétricas não utilizadas fora do alcance de crianças. Não permita que pessoas que não estejam familiarizadas com a ferramenta ou que não tenham lido estas instruções, utilizem a ferramenta. Ferramentas elétricas são perigosas se forem utilizadas por pessoas inexperientes.

uu Manutenção das ferramentas. Cheque o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação da ferramenta. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela inadequada manutenção das ferramentas.

uu Manter as ferramentas de corte afiadas e limpas. Ferramentas de corte cuidadosamente tratadas e com cantos de corte afiados emperram com menos frequência e podem ser conduzidas com maior facilidade.

uu Utilizar a ferramenta elétrica, acessórios, ferramentas de aplicação, etc. conforme estas instruções. Considerar as condições de trabalho e a tarefa a ser executada. A utilização de ferramentas elétricas para outras tarefas a não ser as aplicações previstas, pode levar a situações perigosas.

Reparos

uu Só permita que o sua ferramenta seja reparada por pessoal especializado e qualificado e só com peças de reposição originais. Desta forma é assegurado o funcionamento seguro da ferramenta elétrica.

uu Em caso de desgaste das escovas de carvão, enviar a ferramenta a uma assistência técnica autorizada para substituição. Escovas de carvão fora das especificações causam danos ao motor da ferramenta.

uu Se o cabo de alimentação se encontra danificado, deve ser substituído pelo fabricante através de seu serviço técnico ou pessoa qualificada, para prevenir risco de choque elétrico.

Indicações gerais de advertência para todas as operações

Advertências gerais de segurança para esmerilhamento, lixamento, trabalhar com escovas de aço e operações de corte abrasivo.

uu Esta ferramenta é prevista para funcionar como uma esmerilhadeira, lixadeira, escovadeira com escova de fios de aço ou ferramenta de corte. Leia todos os avisos de segurança, instruções, ilustrações e especificações fornecidos com esta ferramenta. O desrespeito das seguintes instruções pode levar a um choque elétrico, incêndio e/ou graves lesões.

uu Esta ferramenta elétrica não é apropriada para polir. Aplicações, para as quais a ferramenta elétrica não é prevista, podem causar riscos e lesões.

uu Não utilizar acessórios, que não foram especialmente previstos e recomendados pelo fabricante para serem utilizados com esta ferramenta elétrica. O fato de poder fixar o acessório a esta ferramenta elétrica, não garante uma aplicação segura.

uu A velocidade nominal do acessório de trabalho deve ser pelo menos igual à máxima velocidade marcada na ferramenta. Acessórios de trabalho funcionando em uma velocidade acima de sua velocidade nominal podem quebrar e ser arremessados.

uu O diâmetro exterior e a espessura dos acessórios devem corresponder às indicações de medida da sua ferramenta elétrica. Acessórios de trabalho de tamanhos incorretos podem não ser protegidos e controlados adequadamente.

uu A dimensão do alojamento dos discos, flanges, disco de apoio ou qualquer outro acessório de trabalho, deve ser compatível com o eixo da ferramenta. Acessórios de trabalho com furos dos alojamentos incompatíveis com a montagem física da ferramenta girarão desbalanceados,vibrarão excessivamente e podem causar perda de controle.

uu Não use um acessório danificado. Antes de cada uso inspecione o acessório, verifique lascas e trincas nos discos, trincas e rasgos ou desgaste excessivos nos discos de apoio, afrouxamento ou fios trincados nas escovas de fios de aço. Se a ferramenta ou o acessório sofreu queda, inspecione se há danos ou instale um acessório não danificado. Após inspecionar e instalar um acessório se posicione e mantenha observadores longe do plano do acessório rotativo e opere a ferramenta na máxima velocidade sem carga por um minuto.

Acessórios danificados normalmente quebrarão durante este tempo de ensaio.

uu Utilizar um equipamento de proteção individual. De acordo com a aplicação, deverá utilizar uma proteção para todo o rosto, proteção para os olhos ou óculos de segurança. Se for necessário, deverá utilizar uma máscara contra pó, proteção auricular, luvas de proteção ou um avental especial, para proteger-se de pequenas partículas de esmerilhamento e

de material. Os olhos devem ser protegidos contra partículas a voar, produzidas durante as diversas aplicações. A máscara contra pó ou a máscara de respiração deve ser capaz de filtrar o pó produzido durante a respectiva aplicação. Se for sujeito durante longo tempo a fortes ruídos, poderá sofrer a perda da capacidade auditiva.

uu Mantenha os observadores a uma distância segura da área de trabalho. Qualquer pessoa que

entre na área de trabalho deve usar equipamento de proteção individual. Fragmentos da peça de trabalho ou de um acessório de trabalho quebrado podem ser arremessados além da área de operação e causar ferimentos.

uu Segure a ferramenta elétrica somente pelas superfícies isoladas da empunhadura ao executar uma operação onde o acessório de corte pode entrar em contato com fiação oculta ou com seu próprio cordão de alimentação. O acessório de corte que entra em contato com um fio energizado pode tornar "vivas" partes metálicas expostas da ferramenta e pode causar choque elétrico ao operador.

uu Manter o cabo de rede afastado do acessório em rotação. Se perder o controle sobre a ferramenta elétrica, é possível que o cabo de rede seja cortado ou enganchado e a sua mão ou braço sejam puxados contra o acessório em rotação.

uu Jamais repousar a ferramenta elétrica, antes que o acessório esteja completamente parado.

O acessório em rotação pode entrar em contato com a superfície de apoio, provocando uma perda de controle da ferramenta elétrica.

uu Não permitir que a ferramenta elétrica funcione enquanto estiver a transportá-la. A sua roupa pode ser agarrada devido a um contato acidental com o acessório em rotação, de modo que ele possa ferir o seu corpo.

uu Limpar regularmente as aberturas de ventilação da sua ferramenta elétrica. A ventoinha do motor puxa pó para dentro da carcaça, e uma grande quantidade de pó de metal pode causar perigos elétricos.

uu Não utilizar a ferramenta elétrica perto de materiais inflamáveis. Faíscas podem incendiar estes materiais.

uu Não utilizar acessórios que necessitem agentes de refrigeração líquidos. A utilização de água ou de outros agentes de refrigeração líquidos pode provocar um choque elétrico.

Contragolpe e respectivas advertências

uu Contragolpe é uma repentina reação devido a um acessório travado ou bloqueado, como por exemplo um disco abrasivo, uma escova de aço etc. Um travamento ou um bloqueio levam a uma parada abrupta do acessório em rotação. Desta maneira, uma ferramenta elétrica descontrolada pode ser acelerada no local de bloqueio, sendo forçada no sentido contrário da rotação do acessório.

Se por exemplo um disco abrasivo travar ou bloquear numa peça a ser trabalhada, a borda do disco abrasivo pode mergulhar na peça a ser trabalhada e encravar-se, quebrando o disco abrasivo ou causando um contragolpe. O disco abrasivo se movimenta então no sentido do operador ou para longe deste, dependendo do sentido de rotação do disco no local do bloqueio. Sob estas condições os discos abrasivos também podem partir-se. Um contragolpe é a consequência de uma utilização incorreta ou indevida da ferramenta elétrica. Ele pode ser evitado por apropriadas medidas de precaução como descrito a seguir.

uu Segurar firmemente a ferramenta elétrica e posicionar o seu corpo e os braços de modo que possa resistir às forças de um contragolpe. Sempre utilizar o punho adicional, se existente, para assegurar o máximo controle possível sobre as forças de um contragolpe ou sobre momentos de reação durante o arranque. O operador pode controlar as forças de contragolpe e as forças de reação através de medidas de precaução apropriadas.

uu Jamais permita que as suas mãos se encontrem perto do acessório em rotação. No caso de um contragolpe o acessório poderá passar pela sua mão.

uu Não posicione seu corpo na área onde a ferramenta elétrica irá se deslocar no caso de um contragolpe. O contragolpe levará a ferramenta na direção oposta ao movimento do rebolo ou disco abrasivo no momento do bloqueio

uu Cuidado especial ao trabalhar cantos, quinas, etc. Evite ricochetear e bloquear o acessório de trabalho. Cantos, quinas ou ricocheteamento tem a tendência de bloquear o acessório de trabalho rotativo e causar a perda do controle ou contragolpe.

uu Não acople uma lâmina de serra para entalhar madeira ou lâmina de serra dentada. Estes acessórios causam frequentemente um contragolpe ou a perda de controle sobre a ferramenta elétrica.

Avisos de Segurança específicas para esmerilhamento e corte

uu Utilizar exclusivamente os discos abrasivos homologados para a sua ferramenta elétrica e a capa de proteção prevista para estes discos abrasivos. Discos abrasivos não previstos para a ferramenta elétrica, podem não ser suficientemente protegidos e, portanto, não são seguros.

uu A capa de proteção deve estar corretamente fixada na ferramenta elétrica e posicionada para a máxima segurança, dessa forma a menor área do disco abrasivo é exposta ao operador.

A capa de proteção ajuda a proteger a pessoa, que está a operar a máquina, contra estilhaços, contato acidental com o acessório, e contra faíscas que possam incendiar roupas.

uu Os discos abrasivos só devem ser utilizados para as aplicações recomendadas. P. ex.: Jamais esmerilhar com a superfície lateral de um disco de corte. Disco de corte são destinados para esmerilhamento periférico, forças laterais aplicadas a estes discos podem estilhaçá-los. Uma força lateral sobre estes discos abrasivos pode quebrá-los.

uu Sempre utilizar flanges de aperto intactos de tamanho e forma corretos para o disco abrasivo selecionado. Flanges apropriados apoiam o disco abrasivo e reduzem assim o perigo de uma rutura do disco abrasivo. Flanges para discos de corte podem diferenciar-se de flanges para outros discos abrasivos.

uu Não utilizar discos abrasivos gastos de outras ferramentas elétricas maiores. Discos abrasivos para ferramentas elétricas maiores não são apropriados para os números de rotação mais altos de ferramentas elétricas menores e podem quebrar.

Avisos de Segurança adicionais específicos para operações de corte abrasivo

uu Evitar um bloqueio do disco de corte ou uma força de pressão demasiado alta. Não efetuar cortes extremamente profundos. Uma sobrecarga do disco de corte aumenta o desgaste e a predisposição para emperrar e bloquear e, portanto, a possibilidade de um contragolpe ou uma rutura do corpo abrasivo.

uu Não posicione seu corpo em linha ou atrás do disco abrasivo em rotação. Quando o disco, no ponto de operação, está se distanciando do seu corpo, o possível contragolpe pode impulsionar o disco em rotação e a ferramenta elétrica diretamente a você.

uu Quando o disco abrasivo estiver puxando ou quando interromper o corte por qualquer razão, desligue a ferramenta elétrica e segure-a sem movê-la até que o disco abrasivo pare completamente. Nunca tente remover o disco do corte enquanto o disco está em movimento, caso contrário pode ocorrer o contragolpe. Investigue e tenha ação corretiva para eliminar a causa do puxamento do disco.

uu Não reinicie a operação de corte na peça de trabalho. Deixe o disco atingir a velocidade plena e cuidadosamente reinicie o corte. O disco pode puxar, subir ou ocasionar o contragolpe se a ferramenta for religada na peça de trabalho.

uu Apoiar placas ou peças grandes, para reduzir um risco de contragolpe devido a um disco de corte emperrado. Peças grandes podem curvar-se devido ao próprio peso. A peça a ser trabalhada deve ser apoiada de ambos os lados, tanto nas proximidades do corte como também nos cantos.

uu Tenha o cuidado ao efetuar “Cortes de bolso” em paredes existentes ou em outras

superfícies, onde não é possível reconhecer o que há por detrás. O disco de corte pode causar um contragolpe se cortar acidentalmente tubulações de gás ou de água, cabos elétricos ou outros objetos.

Avisos de Segurança específicas para lixar com lixa de papel

uu Não utilizar lixas de papel demasiado grandes, mas sempre seguir as indicações do fabricante sobre o tamanho correto das lixas de papel. Lixas grandes de papel que se estendem além do suporte apresentam um risco de dilaceração e podem causar bloqueios, rasgo do disco ou contragolpe.

Avisos de Segurança específicas para trabalhar com escovas de aço

uu Esteja ciente de que a escova de aço também perde cerdas de aço durante a utilização normal. Não sobrecarregue a escova de aço exercendo uma força de pressão demasiada. Pedaços das cerdas de aço voam, podem penetrar facilmente em roupas finas e/ou na pele.

uu Se for recomendável uma capa de proteção, deverá evitar que a escova de aço entre em contato com a capa de proteção. Discos e escovas de aços podem expandir seu diâmetro devido a carga de trabalho e força centrífuga.

Advertências de segurança adicionais

Usar óculos de proteção

uu Utilize aparelhos detectores apropriados para encontrar cabos elétricos, tubulação de água ou gás, ou peça auxílio da empresa concessionária local ou responsável pela obra. O contato com cabos elétricos pode provocar fogo e choques elétricos. Danos em tubos de gás podem levar à explosão. A penetração num cano de água causa danos materiais ou pode provocar um choque elétrico.

uu Destravar o interruptor de ligar-desligar e colocá-lo na posição desligada, se a alimentação de rede for interrompida, p. ex. devido a uma falha de corrente ou se o plugue do cabo tiver sido puxado da tomada. Assim é evitado um arranque descontrolado da ferramenta elétrica.

uu Fixar a peça a ser trabalhada. Uma peça a ser trabalhada fixa com dispositivos de aperto ou com torno de bancada está mais firme do que segurada com a mão.

Descrição do produto

Devem ser lidas todas as indicações de advertência e todas as instruções. O desrespeito das advertências e instruções apresentadas abaixo pode causar choque elétrico, incêndio e/ou graves lesões.

Utilização conforme as disposições

A ferramenta elétrica é destinada a cortar, desbastar, lixar e escovar materiais metálicos, pedras, concreto e alvenaria, sem a utilização de água.

O corte com discos abrasivos deve obrigatoriamente utilizar a capa de proteção para corte 11, conforme ilustração deste manual.

Para o corte com discos diamantados é permitido a utilização de uma das duas capas de proteção conforme ilustração deste manual.

Junto com ferramentas abrasivas admissíveis, é possível usar a ferramenta elétrica para lixamento, se for operada junto com acessórios abrasivos admissiveis.

Componentes ilustrados

A numeração dos componentes ilustrados refere-se à apresentação da ferramenta elétrica na página de esquemas.

1Parafuso de aperto e desaperto da capa de proteção

2Botão de travamento do eixo de trabalho

3Interruptor Liga-Desliga

4Flange do eixo de trabalho

5Punho

6Eixo de trabalho

7Capa de proteção para desbastar

8Flange de apoio do disco

9Disco de desbastar*/disco diamantado*

10Porca de aperto

11Capa de proteção para cortar*

12Disco de cortar*

13Disco de borracha*

14Folha de lixar*

15Porca redonda*

16Escova de aço

*Acessórios apresentados ou descritos não pertencem ao volume de fornecimento padrão. Todos os acessórios encontram-se no nosso programa de acessórios.

Dados técnicos

Esmerilhadeira Angular

 

GWS 850

N.° do produto

 

3 601 C77 5..

Potência nominal consumida

W

850

 

 

 

Número de rotações nominal

/min

12 000

 

 

 

máx. diâmetro do disco abrasivo

mm

115

 

 

 

Eixo de trabalho

 

M14 ; 5/8"

 

 

 

máx. comprimento da rosca do eixo de trabalho

mm

18,9

 

 

 

Peso conforme EPTA-Procedure 01:2014

kg

1,7

 

 

 

Classe de proteção

 

/ II

 

 

 

Informação sobre vibrações

Totais valores de vibrações ah (soma dos vetores de três direções)e incerteza K averiguada conforme EN 60745-2-3:

Lixamento de superfícies (desbastar): ah=4,8 m/s², K=1,5 m/s², Lixar com folha de lixa: ah=3,8 m/s², K=1,5 m/s².

O nível de vibrações indicado nestas instruções foi medido de acordo com um processo de medição normalizado pela norma EN 60745 e pode ser utilizado para a comparação de ferramentas elétricas. Ele também é apropriado para uma avaliação provisória da carga de vibrações.

Loading...
+ 1 hidden pages