AEG S83200CMB1, S83200CMM1, S83600CMM2 Manual [es]

0 (0)

S83200CMB1

S83200CMM1

S83600CMM2

PT

COMBINADO

MANUAL DE INSTRUÇÕES

2

ES

FRIGORÍFICO-CONGELADOR

MANUAL DE INSTRUCCIONES

30

TR

BUZDOLABI

KULLANMA KILAVUZU

59

2www.aeg.com

ÍNDICE

4 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA

7 DESCRIÇÃO DO PRODUTO

8 PAINEL DE CONTROLO

12 UTILIZAÇÃO DIÁRIA

17 SUGESTÕES E CONSELHOS ÚTEIS

19 MANUTENÇÃO E LIMPEZA

21 O QUE FAZER SE…

24 INSTALAÇÃO

28RUÍDOS

29DADOS TÉCNICOS

PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS

Recicle os materiais que apresentem o símbolo . Coloque a embalagem nos contentores indicados para reciclagem.

Ajude a proteger o ambiente e a saúde pública através da reciclagem de aparelhos eléctricos e electrónicos. Não elimine os aparelhos que tenham o símbolo juntamente com os resíduos domésticos. Coloque o produto num ponto de recolha para reciclagem local ou contacte as suas autoridades municipais.

VISITE O NOSSO WEBSITE PARA:

-Produtos

-Brochuras

-Manuais do utilizador

-Resolução de problemas

-Informação de assistência

www.aeg.com

LEGENDA

Aviso – Informações de segurança importantes.

Informações gerais e conselhos úteis

Informações ambientais

Sujeito a alterações sem aviso prévio.

PORTUGUÊS 3

PARA RESULTADOS PERFEITOS

Obrigado por escolher este produto AEG. Criámo-lo para lhe oferecer um desempenho impecável durante vários anos, com tecnologias inovadoras que tornam a sua vida mais fácil – funcionalidades que poderá não encontrar em aparelhos convencionais. Continue a ler durante alguns minutos para tirar o máximo partido do produto.

ACESSÓRIOS E CONSUMÍVEIS

Na loja web AEG, encontrará tudo aquilo de que necessita para manter os seus aparelhos AEG imaculados e a funcionarem na perfeição. A par de uma vasta gama de acessórios projectados e concebidos de acordo com os padrões de elevada qualidade que esperaria, de utensílios de cozinha especializados a cestos de talheres, de suportes para garrafas a delicados sacos para roupa...

Visite a loja online em

www.aeg.com/shop

APOIO AO CLIENTE E ASSISTÊNCIA

Recomendamos a utilização de peças originais.

Quando contactar a assistência técnica, certifique-se de que tem estes dados consigo. Pode encontrar a informação na placa de classificação.

Modelo

PNC

Número de série

4www.aeg.com

INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA

Para a sua própria segurança e para garantir uma utilização correcta, antes de instalar e usar o aparelho pela primeira vez, leia atentamente este manual do utilizador, incluindo as suas sugestões e advertências. Para evitar erros e acidentes desnecessários, é importante que todas as pessoas que utilizam o aparelho conheçam o seu funcionamento e as características de segurança. Guarde estas instruções e certifique-se de que elas acompanham o aparelho em caso de transferência ou venda, para que todos os que venham a usá-lo estejam devidamente informados quanto à sua utilização e segurança.

Para sua segurança e da propriedade, guarde as precauções destas instruções de utilização, uma vez que o fabricante não é responsável pelos danos causados por omissão.

SEGURANÇA PARA CRIANÇAS E PESSOAS VULNERÁVEIS

Este aparelho não se destina a ser utilizado por pessoas (incluindo crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas ou sem experiência e conhecimento, excepto se lhes tiver sido dada supervisão ou instrução relativa à utilização do aparelho por uma pessoa responsável pela sua segurança.

As crianças devem ser vigiadas para assegurar que não brincam com o aparelho.

Mantenha todas as embalagens fora do alcance das crianças. Existe o risco de asfixia.

Se eliminar o aparelho retire a ficha da tomada, corte o cabo eléctrico (o mais perto do aparelho possível) e retire a porta para evitar que crianças a brincar sofram choques eléctricos ou se fechem dentro do aparelho.

Se este aparelho, com vedantes de porta magnéticos for substituir um aparelho mais velho com fecho de mola (lingueta) na porta ou tampa, certifique- -se de que o fecho de mola está desactivado antes de eliminar o velho aparelho. Tal irá evitar que se torne numa armadilha fatal para uma criança.

SEGURANÇA GERAL

ADVERTÊNCIA

Mantenha as aberturas de ventilação da caixa do aparelho ou da estrutura integrada sem obstruções.

O aparelho destina-se à conservação de alimentos e/ou bebidas em ambiente doméstico normal, como explicado neste manual de instruções.

Não utilize um dispositivo mecânico ou qualquer meio artificial para acelerar o processo de descongelação.

Não utilize outros aparelhos eléctricos (como máquinas de fazer gelados) dentro dos aparelhos de refrigeração, a não ser que sejam aprovados para este fim pelo fabricante.

Não danifique o circuito de refrigeração.

O circuito de refrigeração do aparelho contém isobutano (R600a), um gás natural com um alto nível de compatibilidade ambiental que é, no entanto, inflamável.

Durante o transporte e a instalação do aparelho, certifique-se de que nenhum dos componentes do circuito de refrigeração fica danificado.

Se o circuito de refrigeração for danificado:

evite chamas vivas e fontes de ignição

ventile totalmente a divisão onde o aparelho se encontra

É perigoso alterar as especificações ou modificar este produto de qualquer forma. Quaisquer danos no cabo poderão provocar um curto-circuito, incêndio e/ ou choque eléctrico.

ADVERTÊNCIA

A substituição de qualquer componente eléctrico (cabo de alimentação, ficha, compressor) tem de ser efectuada por um agente de assistência certificado ou por pessoal técnico qualificado, para evitar perigo.

1.Não deve colocar extensões no cabo de alimentação.

2.Certifique-se de que a ficha não está esmagada ou danificada pela parte posterior do aparelho. Uma ficha esmagada ou danificada pode sobreaquecer e causar um incêndio.

3.Certifique-se de que consegue alcançar a ficha do aparelho.

4.Não puxe o cabo de alimentação.

5.Se a tomada estiver solta, não introduza a ficha. Existe o risco de choque eléctrico ou incêndio.

6.O aparelho não deve funcionar sem a tampa da lâmpada (se prevista) da iluminação interior.

Este aparelho é pesado. Tenha cuidado quando o deslocar.

Não retire nem toque nos itens do compartimento do congelador se estiver com as mãos húmidas/molhadas, pois pode sofrer abrasões na pele ou queimaduras provocadas pelo gelo.

Evite a exposição prolongada do aparelho à luz solar directa.

As lâmpadas (se previstas) utilizadas neste aparelho são lâmpadas especiais, seleccionadas apenas para electrodomésticos. Não são adequadas para iluminação doméstica.

UTILIZAÇÃO DIÁRIA

Não coloque panelas quentes nas partes de plástico do aparelho.

Não guarde gases ou líquidos inflamáveis no aparelho, porque podem explodir.

Não coloque alimentos directamente em frente à saída de ar na parede traseira. (Se o aparelho for do tipo Frost Free - sem gelo)

Depois de descongelados, os alimentos não devem ser recongelados.

Guarde alimentos congelados pré-em- balados de acordo com as instruções do fabricante do alimento congelado.

As recomendações de armazenamento dos fabricantes do aparelho devem ser estritamente cumpridas. Consulte as respectivas instruções.

Não coloque bebidas gaseificadas dentro do congelador, uma vez que cria

PORTUGUÊS 5

pressão no recipiente, podendo fazer com que expluda, provocando danos no aparelho.

Os gelados de gelo podem provocar queimaduras de gelos se forem consumidos imediatamente depois de retirados do aparelho.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Antes da manutenção, desligue o aparelho e retire a ficha da tomada.

Não limpe o aparelho com objectos de metal.

Não utilize objectos afiados para remover o gelo do aparelho. Utilize um raspador de plástico.

Inspeccione regularmente o orifício de descarga do frigorífico para presença de água descongelada. Se necessário, limpe o orifício de descarga. Se o orifício estiver bloqueado, a água irá acumular na parte inferior do aparelho.

INSTALAÇÃO

Para efectuar a ligação eléctrica, siga atentamente as instruções fornecidas nos parágrafos específicos.

Desembale o aparelho e verifique se existem danos. Não ligue o aparelho se estiver danificado. Em caso de danos, informe imediatamente o local onde o adquiriu. Nese caso, guarde a embalagem.

É recomendável aguardar pelo menos duas horas antes de ligar o aparelho, para permitir que o óleo regresse ao compressor.

Assegure uma circulação de ar adequada à volta do aparelho, caso contrário pode provocar sobreaquecimento. Para garantir uma ventilação suficiente, siga as instruções relevantes para a instalação.

Sempre que possível, a traseira do aparelho deve ficar virada para uma parede para evitar toques nas partes quentes (compressor, condensador) e possíveis queimaduras.

Não coloque o aparelho perto de radiadores ou fogões.

6www.aeg.com

Certifique-se de que a ficha de alimentação fica acessível após a instalação do aparelho.

Ligue apenas a uma fonte de água potável (se a ligação de água estiver prevista).

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Quaisquer trabalhos eléctricos necessários para a manutenção do aparelho devem ser efectuados por um electricista qualificado ou pessoa competente.

Não remova a cobertura da luz LED. Contacte o serviço pós-venda mais próximo para a substituição da placa de luz LED, caso esta seja necessária.

A manutenção deste produto deve ser efectuada por um centro de assistência autorizado, o qual deverá utilizar apenas peças sobressalentes originais.

PROTECÇÃO AMBIENTAL

Este aparelho não contém gases que possam danificar a camada de ozono, tanto no circuito refrigerante como nos materiais de isolamento. O aparelho não deverá ser eliminado juntamente com o lixo doméstico. A espuma de isolamento contém gases inflamáveis: o aparelho deverá ser eliminado de acordo com as normas aplicáveis que pode obter junto das autoridades locais. Evite danificar a unidade de arrefecimento, especialmente na parte traseira, perto do permutador de calor. Os materiais utilizado neste aparelho

marcados pelo símbolo são recicláveis.

PORTUGUÊS 7

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

14 13 12 11 10

1

Gaveta Maxibox

 

Gaveta Freshbox

2

 

Prateleiras de vidro

3

 

Refrigeração Dynamic Air

4

 

Prateleira para garrafas

5

 

Painel de comandos

6

 

Prateleira para manteiga

7

 

Prateleiras da porta

8

 

Prateleira para garrafas

9

10Cesto do congelador

11Gaveta Maxibox

12Cesto do congelador

13Placa de características

8www.aeg.com

PAINEL DE CONTROLO

1

2

7

3

6

4

 

5

1Botão de diminuição da temperatura do frigorífico

2Botão de aumento da temperatura do frigorífico

3 Botão ON/OFF

Botão OK

4Botão de aumento da temperatura do congelador

5 Visor

6Botão de diminuição da temperatura do congelador

7 Botão Mode

É possível alterar o som predefinido dos botões para outro mais facilmente audível premindo simultaneamente

MODE 7 e MENOS 6 durante alguns segundos. A alteração é reversível.

VISOR

 

 

1

10

2

 

9

3

8

4

7

 

6

 

 

5

1Indicador de temperatura do frigorífico

2 Função Férias

3 Função Humidade Extra

4 Frigorífico Desligado

5Indicador de temperatura do congelador

6 Indicador de alarme

7 Função Arrefecimento de Bebidas

8 Função FROSTMATIC

9 Função COOLMATIC

10Função de Bloqueio de Segurança para Crianças

LIGAR

Para ligar o aparelho, efectue os passos seguintes:

1.Ligue a ficha do aparelho à tomada.

2.Prima o botão ON/OFF se o visor estiver desligado.

3.O alarme sonoro poderá funcionar após alguns segundos.

Para reiniciar o alarme consulte "Alarme de temperatura elevada".

4.Se o visor indicar "dEMo", o aparelho está em modo de demonstração. Consulte "O que fazer se...".

5.Os indicadores de temperatura apresentam a temperatura predefinida regulada.

Para seleccionar uma temperatura regulada diferente, consulte "Regulação da temperatura".

DESLIGAR

Para desligar o aparelho, efectue os passos seguintes:

1.Prima o botão ON/OFF durante 5 segundos.

2.O visor desliga-se.

3.Para desligar o aparelho da corrente desligue a ficha da tomada.

DESLIGAR O FRIGORÍFICO

Para desligar o frigorífico:

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

O indicador de Frigorífico Desligado pisca.

O indicador do frigorífico apresenta traços.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.É apresentado o indicador de Frigorífico Desligado.

LIGAR O FRIGORÍFICO

Para ligar o frigorífico:

1.Prima o regulador de temperatura do frigorífico.

Ou:

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

O indicador de Frigorífico Desligado pisca.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.O indicador de Frigorífico Desligado

apaga-se.

Para seleccionar uma temperatura regulada diferente, consulte "Regulação da temperatura".

REGULAÇÃO DA

TEMPERATURA

A temperatura regulada do frigorífico e do congelador pode ser ajustada premindo o botão do regulador de temperatura. Temperatura predefinida regulada:

+5 °C para o frigorífico

-18 °C para o congelador

Os indicadores de temperatura apresentam a temperatura regulada.

Para voltar a regular a temperatura predefinida, desligue o aparelho.

A temperatura definida será alcançada dentro de 24 horas.

As oscilações de alguns graus relativamente à temperatura regulada são normais e não significam que exista qualquer avaria no aparelho.

Após uma falha de energia, a temperatura regulada permanece memorizada.

FUNÇÃO BLOQUEIO DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS

Para evitar o funcionamento não intencional dos botões, seleccione a função Bloqueio de Segurança para Crianças.

Para ligar a função:

PORTUGUÊS 9

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

2.O indicador Bloqueio de Segurança para Crianças pisca.

3.Prima o botão OK para confirmar. O indicador Bloqueio de Segurança

para Crianças é apresentado. Para desligar a função:

1.Prima o botão Mode até o indicador Bloqueio de Segurança para Crianças piscar.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.O indicador Bloqueio de Segurança para Crianças apaga-se.

FUNÇÃO HUMIDADE EXTRA

Se necessitar de aumentar a humidade no frigorífico, sugerimos a activação da função Humidade Extra.

Para ligar a função:

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

O indicador Humidade Extra pisca.

2.Prima o botão OK para confirmar.

O indicador Humidade Extra é apresentado.

Para desligar a função:

1.Prima o botão Mode até o indicador Humidade Extra piscar.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.O indicador Humidade Extra desliga- -se.

FUNÇÃO COOLMATIC

Se necessitar de inserir uma grande quantidade de alimentos quentes, por exemplo, após fazer as compras, sugerimos que active a função COOLMATIC para arrefecer os produtos mais rapidamente e para evitar aquecer os outros alimentos que já estejam no frigorífico.

Para ligar a função:

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

O indicador COOLMATIC fica intermitente.

2.Prima o botão OK para confirmar.

O indicador COOLMATIC é apresentado.

A função COOLMATIC termina automaticamente aproximadamente após 6 horas.

10 www.aeg.com

Para desligar a função antes do seu fim automático:

1.Prima o botão Mode até o indicador COOLMATIC ficar intermitente.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.O indicador COOLMATIC apaga-se.

A função desliga-se seleccionando uma temperatura regulada do frigorífico diferente.

FUNÇÃO MINUTE MINDER

A função Minute Minder destina-se a ser utilizada para regular um alarme acústico para uma hora escolhida, sendo útil, por exemplo, quando uma receita requer o arrefecimento de uma mistura durante um determinado período de tempo ou quando é necessário um aviso para não se esquecer das garrafas colocadas no congelador para arrefecimento rápido.

Para ligar a função:

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

O indicador Minute Minder fica intermitente.

O Temporizador apresenta o valor definido (30 minutos) durante alguns segundos.

2.Prima o botão de Temperatura do Frigorífico para alterar o valor definido do Temporizador de 1 para 90 minutos.

3.Prima o botão OK para confirmar.

O indicador Minute Minder é apresentado.

O Temporizador começa a piscar (min).

No final da contagem decrescente, o indicador Minute Minder fica intermitente e é emitido um alarme sonoro:

1.Retire quaisquer bebidas do interior do compartimento do congelador.

2.Prima o botão OK para desligar o

som e terminar a função.

É possível desactivar a função a qualquer altura, durante a contagem decrescente:

1.Prima o botão Mode até o indicador Minute Minder ficar intermitente.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.O indicador Minute Minder apaga-se. É possível alterar a hora durante a contagem decrescente e no final, premindo o

botão de Diminuição da Temperatura do Frigorífico e o botão de Aumento da Temperatura do Frigorífico.

FUNÇÃO FROSTMATIC

Para ligar a função:

1.Prima o botão Mode até aparecer o ícone correspondente.

O indicador FROSTMATIC fica intermitente.

2.Prima o botão OK para confirmar.

O indicador FROSTMATIC é apresentado.

Esta função pára automaticamente após 52 horas.

Para desligar a função antes do seu fim automático:

1.Prima o botão Mode até o indicador FROSTMATIC ficar intermitente.

2.Prima o botão OK para confirmar.

3.O indicador FROSTMATIC apaga-se.

Coloque os alimentos frescos a congelar no cesto FROSTMATIC. A função desliga-se seleccionando uma temperatura regulada do congelador diferente.

ALARME DE TEMPERATURA ELEVADA

Um aumento da temperatura no compartimento do congelador (por exemplo, devido a uma falha de alimentação) é indicado por:

intermitência do alarme e indicadores de temperatura do congelador

activação do alarme sonoro.

Para reiniciar o alarme:

1.Prima qualquer botão.

2.O alarme sonoro desliga-se.

3.O indicador de temperatura do frigorífico apresenta a temperatura mais elevada atingida durante alguns segundos. Em seguida, apresenta novamente a temperatura regulada.

4.O indicador de alarme continua a piscar até o restabelecimento das condições normais.

Quando o alarme é restabelecido o indicador de alarme apaga-se.

PORTUGUÊS 11

ALARME DE PORTA ABERTA

Ouve-se um alarme acústico se a porta do frigorífico permanecer aberta durante alguns minutos. As condições do alarme de porta aberta são indicadas por:

indicador de Alarme intermitente

alarme acústico

Quando as condições normais são restabelecidas (porta fechada), o alarme pára.

12 www.aeg.com

UTILIZAÇÃO DIÁRIA

ARMAZENAMENTO DE

ALIMENTOS CONGELADOS

Quando ligar pela primeira vez ou após um período sem utilização, antes de colocar os produtos no compartimento, deixe o aparelho em funcionamento durante no mínimo 2 horas nas definições mais elevadas.

Em caso de descongelação acidental, por exemplo, devido a falta de electricidade, se a alimentação estiver desligada por mais tempo que aquele mostrado na tabela de características técnicas em "tempo de reinício", os alimentos descongelados têm de ser consumidos rapidamente ou cozinhados imediatamente e depois, novamente congelados (depois de arrefecerem).

DESCONGELAÇÃO

Os alimentos congelados, antes de serem utilizados, podem ser descongelados no compartimento do frigorífico ou à temperatura ambiente, dependendo do tempo disponível para esta operação.

Os pedaços pequenos podem mesmo ser cozinhados ainda congelados, directamente do congelador: neste caso, a confecção irá demorar mais.

CONGELAÇÃO DE

ALIMENTOS FRESCOS

O compartimento do congelador é adequado para congelar alimentos frescos e armazenar alimentos congelados e ultracongelados por longos períodos.

Para congelar alimentos frescos, active a função FROSTMATIC pelo menos 24 horas antes de colocar os alimentos a serem congelados no compartimento do congelador.

Coloque os alimentos frescos a congelar no compartimento FROSTMATIC.

A quantidade máxima de alimentos que podem ser congelados em 24 horas está indicada na placa de características, uma etiqueta presente no interior do aparelho. O processo de congelação demora 24 horas: durante este período, não introduza novos alimentos para congelar.

INDICADOR DE TEMPERATURA

O termóstato requer ajuste

Temperatura correcta

OK

Para ajudar a controlar o aparelho correctamente, instalámos um indicador de temperatura no frigorífico.

O símbolo na parte lateral indica a área mais fria do frigorífico.

A área mais fria vai desde a prateleira de vidro da gaveta de fruta e legumes até ao símbolo ou à prateleira que estiver colocada à altura do símbolo.

Para armazenar os alimentos correctamente, certifique-se de que o indicador de temperatura apresenta “OK”.

Se não aparecer “OK”, ajuste o controlador da temperatura para uma regulação mais fria e aguarde 12 horas até voltar a verificar o estado do indicador de temperatura.

Após colocar alimentos frescos no aparelho ou após ter tido a porta aberta durante bastante tempo, é normal que a indicação “OK” desapareça.

2.
3.
4.

FILTRO CLEANAIR CONTROL

O aparelho está equipado com um filtro de carvão atrás de uma aba na parede traseira da caixa de distribuição do ar.

PORTUGUÊS 13

O filtro purifica o ar contra odores desagradáveis no compartimento do frigorífico, o que significa que a qualidade de armazenamento será ainda melhor.

REFRIGERAÇÃO DO AR

A tecnologia ClimaTech permite uma rápida refrigeração dos alimentos e uma temperatura mais uniforme no compartimento

Este dispositivo permite uma rápida refrigeração dos alimentos e uma temperatura mais uniforme no compartimento.

QUICKCHILL (ARREFECIMENTO RÁPIDO DE BEBIDAS)

Esta função permite uma refrigeração rápida de bebidas.

Para ligar a função:

1. Remova a gaveta FreshBox, ou colo- que-a mais acima, e coloque a prateleira de garrafas à frente das ranhuras QuickChill, como ilustrado na figura.

Ligue a função COOLMATIC.

O indicador COOLMATIC acende-se.

Deslize a aba para cima como ilustrado na figura.

Para desligar a função:

1. Deslize a aba para baixo.

2. Desligue a função COOLMATIC.

3. O indicador COOLMATIC apaga-se.

A função desliga-se automaticamente após algumas horas.

AEG S83200CMB1, S83200CMM1, S83600CMM2 Manual

14 www.aeg.com

MODO PROFRESH

Se não necessitar do compartimento com a função FreshBox, pode alterar a configuração de forma a ter apenas uma gaveta de temperatura baixa.

Para ligar a função:

1. Deslize a aba para cima como ilustrado na figura.

Para desligar a função:

1. Deslize a aba para baixo.

GAVETA FRESHBOX

Este dispositivo permite uma rápida refrigeração dos alimentos e uma temperatura mais uniforme na gaveta

Para ligar a função:

1. Ligue a função COOLMATIC.

2. O indicador COOLMATIC acende-se.

3. Deslize a aba para cima como ilustrado na figura.

Para desligar a função:

1. Deslize a aba para baixo.

2. Desligue a função COOLMATIC.

3. O indicador COOLMATIC apaga-se.

A função desliga-se automaticamente após algumas horas.

PORTUGUÊS 15

GAVETA MAXIBOX

A gaveta é indicada para o armazenamento de fruta e vegetais.

No interior da gaveta existe um separador que pode ser colocado em diferentes posições, por forma a permitir a divisão ideal consoante as necessidades.

Existe uma grelha (se prevista) no fundo da gaveta, destinada a separar a fruta e os vegetais de qualquer humidade que se possa formar no fundo.

Todas as peças do interior da gaveta podem ser removidas para limpeza.

PRATELEIRA DE GARRAFAS

Coloque as garrafas (com a abertura voltada para a frente) na prateleira pré-posi- cionada.

Se a prateleira estiver posicionada horizontalmente, coloque apenas garrafas fechadas.

Esta prateleira de suporte de garrafas pode ser inclinada de forma a armazenar garrafas já abertas. Para obter este resultado, puxe a prateleira para cima de forma a poder rodar para cima e ser colocada no próximo nível acima.

PRATELEIRAS MÓVEIS

As paredes do frigorífico têm várias calhas que lhe permitem posicionar as prateleiras como preferir.

16 www.aeg.com

POSICIONAMENTO DAS PRATELEIRAS DA PORTA

1

2

3

Para permitir o armazenamento de embalagens de alimentos de várias dimensões, as prateleiras da porta podem ser colocadas a diferentes alturas.

Para fazer estes ajustes, proceda do seguinte modo:

puxe gradualmente a prateleira na direcção das setas até se soltar e, de seguida, reposicione conforme necessário.

PORTUGUÊS 17

SUGESTÕES E CONSELHOS ÚTEIS

RUÍDOS NORMAIS DE

FUNCIONAMENTO

Pode ouvir um ruído de borbulhação quando o refrigerante é bombeado pelas bobinas ou tubagem. Isto está correcto.

Quando o compressor está ligado, o refrigerante está a ser bombeado e irá ouvir um ruído de zumbido e um ruído pulsante proveniente do compressor. Isto está correcto.

A dilatação térmica pode causar um súbito ruído de fissuração. É natural e não um fenómeno físico perigoso. Isto está correcto.

CONSELHOS PARA POUPAR ENERGIA

Não abra muitas vezes a porta nem a deixe aberta mais tempo do que o necessário.

Se a temperatura ambiente for alta e o regulador de temperatura se encontrar na definição de baixa temperatura com o aparelho completamente cheio, o compressor pode funcionar continuamente, causando gelo no evaporador. Se isto acontecer, coloque o regulador de temperatura em definições mais quentes, para permitir a descongelação automática, poupando assim no consumo de electricidade.

CONSELHOS PARA A

REFRIGERAÇÃO DE

ALIMENTOS FRESCOS

Para obter o melhor desempenho:

não guarde alimentos quentes ou líquidos que se evaporam no frigorífico

cubra ou embrulhe os alimentos, particularmente se tiverem um cheiro forte

posicione os alimentos de modo a que o ar possa circular livremente em redor

CONSELHOS PARA A

REFRIGERAÇÃO

Conselhos úteis:

Carne (todos os tipos) : embrulhe em sacos de politeno e coloque na prateleira de vidro acima da gaveta de vegetais.

Por motivos de segurança, guarde desta forma por um dia ou dois no máximo. Alimentos cozinhados, pratos frios, etc: estes devem estar cobertos e podem ser colocados em qualquer prateleira.

Fruta e vegetais: estes devem ser minuciosamente limpos e colocados nas gavetas especiais fornecidas.

Manteiga e queijo: estes devem ser colocados em recipientes herméticos especiais ou embrulhados em folha de alumínio ou sacos de politeno para excluir o máximo de ar possível.

Garrafas de leite: estas devem ter uma tampa e devem ser armazenadas na prateleira de garrafas na porta.

Bananas, batatas, cebolas e alho, se não estiverem embalados, não devem ser guardados no frigorífico.

CONSELHOS PARA A

CONGELAÇÃO

Para o ajudar a tirar partido do processo de congelação, eis alguns conselhos importantes:

a quantidade máxima de alimentos que pode ser congelada em 24h. está mostrada na placa de dados;

O processo de congelamento demora 24 horas. Não devem ser adicionados mais alimentos para congelação durante este período;

congele apenas alimentos de alta qualidade, frescos e extremamente limpos;

Prepare os alimentos em pequenas quantidades para permitir que sejam rápida e completamente congeladas e para tornar possível subsequentemente descongelar apenas a quantidade necessária;

embrulhe os alimentos em folha de alumínio ou politeno e certifique-se de que as embalagens são herméticas;

Não permita que os alimentos frescos e descongelados entrem em contacto com os alimentos já congelados, evitando assim o aumento de temperatura dos alimentos congelados;

18www.aeg.com

os alimentos sem gordura são melhores para armazenar que os alimentos com gordura; o sal reduz o tempo de armazenamento dos alimentos;

a água congela. Se for consumida imediatamente após a remoção do compartimento do congelador, poderá causar queimaduras de gelo na pele;

é aconselhável que anote a data de congelação em cada embalagem individual para permitir que saiba o tempo de armazenamento.

CONSELHOS PARA O

ARMAZENAMENTO DE

ALIMENTOS CONGELADOS

Para obter o melhor desempenho deste aparelho, siga estas indicações:

certifique-se de que os alimentos congelados comercialmente foram armazenados adequadamente pelo vendedor;

certifique-se de que os alimentos congelados são transferidos do supermercado para o congelador no tempo mais curto possível;

não abra a porta muitas vezes, nem a deixe aberta mais tempo do que o necessário;

uma vez descongelados, os alimentos degradam-se rapidamente e não podem voltar a ser congelados;

não exceda o período de armazenamento indicado pelo produtor dos alimentos.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA

LIMPEZA DO INTERIOR

Antes de utilizar o aparelho pela primeira vez, limpe o interior e todos os acessórios internos com água morna e sabão neutro de modo a remover o cheiro típico de um produto novo, de seguida seque minuciosamente.

Não utilize detergentes ou pós abrasivos, pois estes danificam o acabamento.

CUIDADO

Retire a ficha da tomada antes de efectuar qualquer operação de manutenção.

Este aparelho contém hidrocarbonetos na sua unidade de arrefecimento; a manutenção e a recarga devem, por isso, ser efectuadas exclusivamente por técnicos autorizados.

LIMPEZA PERIÓDICA

O equipamento tem de ser limpo regularmente:

limpe o interior e os acessórios com água morna e sabão neutro.

verifique regularmente os vedantes de porta e limpe-os para se certificar de que estão limpos e sem resíduos.

PORTUGUÊS 19

• lave e seque minuciosamente.

Não puxe, desloque nem danifique quaisquer tubos e/ou cabos dentro do armário.

Nunca utilize detergentes, pós abrasivos, produtos de limpeza muito perfumados ou cera de polir para limpar o interior, pois isto irá danificar a superfície e deixar um odor forte.

Limpe o condensador (grelha preta) e o compressor que está no fundo do aparelho, com uma escova. Esta operação irá melhorar o desempenho do aparelho e poupar consumo de electricidade.

Tenha cuidado para não danificar o sistema de arrefecimento.

Muitos agentes de limpeza de superfícies de cozinhas contêm químicos que podem atacar/danificar os plásticos usados neste aparelho. Por esta razão é aconselhável que a estrutura exterior deste aparelho seja limpa apenas com água morna com um pouco de solução de limpeza adicionada.

Após a limpeza, volte a ligar o equipamento à tomada de alimentação.

20 www.aeg.com

DESCONGELAR O FRIGORÍFICO

O gelo é automaticamente eliminado do evaporador do compartimento do frigorífico sempre que o compressor motorizado pára, durante o funcionamento normal. A água resultante da descongelação é descarregada por um orifício de descarga para um recipiente especial colocado na parte traseira do aparelho, sobre o compressor de motor, onde se evapora. É importante limpar periodicamente o orifício de descarga da água resultante da descongelação, no centro do canal do compartimento do frigorífico, para evitar que um fluxo excessivo de água pingue sobre os alimentos.

Utilize o acessório de limpeza especial fornecido, que irá encontrar já inserido no orifício de descarga.

DESCONGELAR O

CONGELADOR

O compartimento do congelador deste modelo, por sua vez, é do tipo "no frost". Isto significa que não há qualquer formação de gelo durante o seu funcionamento, quer nas paredes interiores, quer nos alimentos.

A ausência de gelo deve-se à circulação contínua de ar frio no interior do compartimento, accionado por um ventilador controlado automaticamente.

PORTUGUÊS 21

O QUE FAZER SE…

CUIDADO

Antes da resolução de problemas, retire a ficha da tomada.

A resolução de problemas que não se encontram neste manual só deve ser efectuada por um electricista qualificado ou uma pessoa competente.

Existem alguns ruídos durante a utilização normal (compressor, circulação de refrigerante).

Problema

Causa possível

Solución

O aparelho faz baru-

O aparelho não está apoi-

Verifique se o aparelho está

lho.

ado correctamente.

estável (os quatro pés de-

 

 

vem estar no chão).

O compressor funcio- O regulador da Tempera-

Defina uma temperatura

na continuamente.

tura pode estar mal defini-

mais quente.

 

do.

 

 

A porta não está fechada

Consulte a secção "Fechar

 

correctamente.

a porta".

 

A porta foi aberta dema-

Não mantenha a porta

 

siadas vezes.

aberta mais tempo do que

 

 

o necessário.

 

A temperatura do produto

Deixe que a temperatura

 

está demasiado elevada.

do produto diminua até à

 

 

temperatura ambiente an-

 

 

tes de o guardar.

 

A temperatura ambiente

Reduza a temperatura am-

 

está demasiado elevada.

biente.

 

A função FROSTMATIC

Consulte "Função FROST-

 

está ligada.

MATIC".

 

A função COOLMATIC es-

Consulte "Função COOL-

 

tá ligada.

MATIC".

A água escorre na

Durante o processo de

Isto é normal.

placa traseira do fri-

descongelação automáti-

 

gorífico.

ca, o gelo é descongelado

 

 

na placa traseira.

 

A água escorre para

A saída de água está ob-

Limpe a saída de água.

o frigorífico.

struída.

 

 

Os produtos evitam que a

Certifique-se de que os

 

água escorra para o colec-

produtos não entram em

 

tor de água.

contacto com a placa tra-

 

 

seira.

A água escorre para

A saída de água descon-

Encaixe a saída de água

o chão.

gelada não escorre para o

descongelada no tabuleiro

 

tabuleiro de evaporação

de evaporação.

 

acima do compressor.

 

 

 

 

22 www.aeg.com

Problema

Causa possível

Solución

Existe demasiado ge-

Os produtos não estão

Embale os produtos correc-

lo.

embalados correctamente.

tamente.

 

A porta não está fechada

Consulte a secção "Fechar

 

correctamente.

a porta".

 

A temperatura no frigorífi-

Defina uma temperatura

 

co está demasiado baixa.

mais elevada.

A temperatura no

A porta não está fechada

Consulte a secção "Fechar

aparelho está dema-

correctamente.

a porta".

siado alta.

 

 

 

A temperatura do produto

Deixe que a temperatura

 

está demasiado elevada.

do produto diminua até à

 

 

temperatura ambiente an-

 

 

tes de o guardar.

 

Guardou demasiados pro-

Guarde menos produtos ao

 

dutos ao mesmo tempo.

mesmo tempo.

A temperatura no fri-

Não há circulação de ar

Certifique-se de que existe

gorífico está demasi-

frio no aparelho.

circulação de ar frio no apa-

ado alta.

 

relho.

A temperatura no

Os produtos estão dema-

Armazene os produtos de

congelador está de-

siado perto uns dos ou-

forma a haver circulação de

masiado elevada.

tros.

ar frio.

O aparelho não fun-

O aparelho está desliga-

Ligue a máquina.

ciona.

do.

 

 

A ficha de alimentação

Ligue a ficha de alimenta-

 

eléctrica não está correc-

ção eléctrica correctamente

 

tamente inserida na toma-

à tomada.

 

da.

 

 

O aparelho não tem ali-

Ligue um aparelho eléctrico

 

mentação. Não existe ten-

diferente à tomada. Con-

 

são na tomada.

tacte um electricista qualifi-

 

 

cado.

A lâmpada não fun-

A lâmpada está no modo

Feche e abra a porta.

ciona.

de espera.

 

 

 

 

"dEMo" aparece no O aparelho está no modo visor. de demonstração.

Mantenha o botão OK premido durante aproximadamente 10 segundos a partir do momento em que ouvir um sinal sonoro longo e o visor se apagar por um breve momento: o aparelho começa a funcionar normalmente.

Se estes conselhos não resultarem, contacte o serviço de assistência da marca mais próximo.

PORTUGUÊS 23

FECHAR A PORTA

1.Limpe as juntas da porta.

2.Se necessário, ajuste a porta. Consulte "Instalação".

3.Se necessário, substitua as juntas defeituosas da porta. Contacte o Centro de Assistência Técnica.

24 www.aeg.com

INSTALAÇÃO

ADVERTÊNCIA

Leia as "Informações de segurança" cuidadosamente para a sua segurança e funcionamento correcto do aparelho antes de o instalar.

POSICIONAMENTO

Instale este aparelho num local com uma temperatura ambiente que corresponde à classe climática indicada na placa de dados do aparelho:

Classe

Temperatura ambiente

climáti-

 

ca

 

SN

+10 °C a + 32 °C

N

+16 °C a + 32 °C

ST

+16 °C a + 38 °C

T

+16 °C a + 43 °C

 

 

LOCALIZAÇÃO

 

 

mm

 

O aparelho deve ser instalado num local

 

afastado de fontes de calor, como radia-

 

dores, termoacumuladores, luz solar di-

100 min

 

 

recta, etc. Certifique-se de que o ar pode

 

 

 

 

circular livremente atrás do aparelho. Para

 

 

garantir o melhor desempenho possível

 

 

se o aparelho estiver debaixo de uma uni-

 

 

dade suspensa na parede, a distância mí-

A

B

nima entre o topo do aparelho e a unida-

de de parede deve ser pelo menos 100

 

 

mm. Em todo o caso, deve-se evitar colo-

 

 

car o aparelho debaixo de uma unidade

mm

 

suspensa na parede. O nivelamento pre-

 

ciso é garantido por um ou vários pés

20

 

 

ajustáveis na base do aparelho.

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA

 

 

Deve ser possível desligar o apa-

 

 

relho da corrente eléctrica; a ficha

 

 

de alimentação eléctrica tem de

 

 

estar facilmente acessível após a

 

 

instalação.

ESPAÇADORES TRASEIROS

 

2

 

1

4

3

 

Pode encontrar os dois espaçadores no saco da documentação.

Execute estes passos para instalar os espaçadores:

1.Liberte o parafuso.

2.Encaixe o espaçador debaixo do parafuso.

3.Rode o espaçador para a posição correcta.

4.Volte a apertar os parafusos.

 

PORTUGUÊS

25

NIVELAMENTO

 

 

 

Quando instalar o aparelho, certifique-se

 

de que fica nivelado. Isto pode ser conse-

 

guido com os dois pés ajustáveis na base,

 

à frente.

 

LIGAÇÃO ELÉCTRICA

méstica não estiver ligada à terra, ligue o

Antes de ligar, certifique-se de que a ten-

aparelho a uma ligação à terra separada,

em conformidade com as normas actuais,

são e a frequência indicadas na placa de

consultando um electricista qualificado.

dados correspondem à fonte de alimenta-

O fabricante declina toda a responsabili-

ção doméstica.

dade caso as precauções de segurança

 

O aparelho deve ter uma ligação à terra.

acima não sejam cumpridas.

 

A ficha do cabo de alimentação é forneci-

Este aparelho cumpre com as directivas.

da com um contacto para este objectivo.

E.E.C.

 

Se a tomada da fonte de alimentação do-

 

 

REVERSIBILIDADE DA PORTA

 

 

 

ADVERTÊNCIA

 

1

Antes de efectuar qualquer ope-

 

ração, retire a ficha da tomada

 

 

eléctrica.

 

2

ADVERTÊNCIA

 

 

Certifique-se de que o aparelho

 

 

não tem alimentação eléctrica.

 

 

Recomendamos que execute as

 

 

seguintes operações com a ajuda

 

de outra pessoa que irá segurar as

 

portas do aparelho durante as

 

 

operações.

 

 

• Retire a tampa da dobradiça superior

 

 

com uma chave de fendas.

 

 

• Remova as tampas frontais superiores

 

 

de ambos os lados. (1)

 

 

• Desligue o conector do cabo do visor.

 

 

(2)

 

26 www.aeg.com

1

2

A

B

E F

C D

Remova a tampa da extremidade da porta.

Retire o cabo pelo orifício da extremidade da porta e passe-o pela dobradiça superior.

Ligue o cabo no ponto de ligação, no lado correspondente do painel frontal.

Instale a tampa da dobradiça e as tampas frontais superiores.

Coloque o cabo do visor que está desligado no suporte de cabo, na tampa da extremidade da porta.

Instale as tampas da extremidade da porta. (2)

Retire a tampa com a ajuda de uma ferramenta (A).

Desaparafuse a cavilha (B) da dobradiça inferior e o espaçador (C) e coloque-os no lado oposto.

Introduza a tampa (A) no lado oposto.

Coloque a porta na dobradiça inferior.

Loading...
+ 58 hidden pages