Lg MS-2027C, MS-2027CS, MG-4027C, MG-4027CS Instructions Manual

0 (0)

Manual de instruções

Micro ondas

1.Placa da frente

2.Janela da porta

3.Junta da porta

4.Sistema de fecho de segurança

5.Painel de comandos

6.Prato de vidro

7.Base com roletes

8.Grelha

2

Lg MS-2027C, MS-2027CS, MG-4027C, MG-4027CS Instructions Manual

Painel de comandos

1

1

2

2

Selector de potência

Para seleccionar a potência desejada.

Temporizador

Para seleccionar o tempo de preparação desejado.

3

PRECAUÇÕES PARA NÃO FICAR EXPOSTO A UMA ENERGIA

EXCESSIVA DO MICRO ONDAS

Não se deve pôr o forno a funcionar com a porta aberta já que as trancas de segurança do mecanismo da porta detêm o processo de cozimento quando a porta está aberta. Utilizar o forno com a porta aberta pode causar uma nociva exposição à energia das microondas. Evite manipular o mecanismo da porta.

Não deite nenhum objecto entre a parte frontal do forno e a porta, nem permita o acúmulo de sujidade ou de restos de detergente nas superfícies de vedação.

Se o micro ondas se avariar não o utilize. É fundamental que a porta feche bem e que não existam danos (1) na porta (torta ou encarquilhada), (2) nas dobradiças e fechos (partidos ou frouxos), (3) nas juntas da porta e nas suas superfícies.

Qualquer conserto ou regulagem do forno deverá ser realizado por pessoal técnico especializado.

AVISO

Quando aquecer líquidos como sopas, molhos e bebidas pode haver um sobreaquecimento dos mesmos acima do ponto de ebulição, sem qualquer efervescência aparente. Se isso acontecer o líquido pode transbordar. Para que isto não aconteça tome as precauções seguintes:

1.Não utilize recipientes com paredes direitas e gargalo estreito.

2.Não aqueça demasiado.

3.Agite o líquido antes de colocar o recipiente no micro ondas e quando estiver a meio do tempo de aquecimento.

4.Depois de aquecido deixe-o repousar um momento no forno, agite-o ou mexa-o com cuidado e verifique a temperatura para não se queimar (com um cuidado especial no que se refere aos biberões e aos boiões de comida para bebés).

Instalação

1.Retire todos os materiais e acessórios da embalagem.

2.Deite o forno sobre uma superfície plana a uma altura mínima de 85 cm, com pelo menos 30cm de espaço por em cima, e 10cm na parte traseira, que garanta uma boa ventilação As laterais do forno também deverão permitir a circulação do ar. A parte frontal do aparelho deverá estar a pelo menos 8 cm da beira desta superfície para não tambalear.

Na parte superior do micro ondas existe um orifício. Se o obstruir pode avariar o aparelho.

3.Ligue o micro ondas a uma tomada de corrente normal. O circuito tem que ter uma corrente de 10 amperes no mínimo e de 13 amperes para os modelos MG4027C/MG4027CS

devendo o micro ondas ser o único aparelho ligado a este circuito.

NOTA: Este aparelho não se destina a lojas de comercialização de alimentos.

AVISO: ESTE APARELHO DEVE TER UMA LIGAÇÃO À TERRA

As cores dos fios do cabo de ligação têm os códigos seguintes:

Azul

-

Neutro

Castanho

-

Fase

Verde ou amarelo

-

Terra

Se o cabo de alimentação estiver deteriorado, deverá ser substituído pelo fabricante ou seu distribuidor autorizado, ou por pessoal igualmente qualificado, a fim de evitar riscos.

4

Instruções de segurança Importantes

Leia cuidadosamente e conserve para referência futura

ATENÇÃO: Assegure-se de ajustar bem os tempos de cozedura, já que uma cozedura excessiva poderia fazer com que os alimentos se INCENDIASSEM, DANIFICANDO o FORNO.

1 Não tente manipular inadequadamente nem fazer

ajustes ou reparações por si próprio na porta do microondas, nos fechos de segurança nem em

nenhum elementos do forno. É perigoso tentar reparar ou manipular o forno de forma retirandose alguma cobertura de protecção contra as microondas. Qualquer reparação deverá ser efectuada por pessoal técnico especializado.

2Não faça funcionar o microondas se este estiver

vazio. É aconselhável colocar um copo de água no seu interior, água que irá absorver as

microondas no caso do forno começar a funcionar acidentalmente.

3Nunca utilize o forno microondas para secar roupa, visto que esta poderia ficar carbonizada ou incendiar-se por um aquecimento prolongado.

4Não cozinhe alimentos embrulhados em papel de cozinha a não ser que assim conste num livro de cozinha por microondas.

5Se for possível utilizar papel de cozinha, não o substitua por papel de jornal.

6Não utilize recipientes de madeira: poderiam aquecer demasiado e ficar carbonizados. Também não utilize recipientes cerâmicos que tenham incrustações metálicas (por exemplo, de ouro ou prata). Tire sempre todos os elementos metálicos de sujeição. Não introduza nunca objectos metálicos: podiam produzir-se arcos voltaicos que poderiam danificar gravemente o microondas.

7Nunca coloque em funcionamento o microondas se na junta da porta estiver introduzido papel de cozinha, restos de guardanapos de papel ou qualquer outra substância obstruída: poderia representar uma exposição do utilizador às microondas.

8Não utilize papel reciclado, visto que pode conter impurezas que poderiam provocar faíscas, ou também se podia incendiar ao cozinhar alimentos.

9Não passe por água a bandeja giratória imediatamente depois de ter cozinhado: podia ficar danificada ou partir-se.

10Se introduzir pequenas quantidades de alimentos, o tempo correspondente de aquecimento ou de cozedura também será reduzido. Ao utilizar tempos normais de cozedura podiam aquecer demasiado ou queimar-se.

11Para evitar que o forno possa cair acidentalmente ao chão, deixe pelo menos 8 cm. entre a parte frontal do forno e a beira da superfície onde está colocado.

12Fure sempre as batatas, maçãs ou outras frutas ou alimentos vegetais antes de os cozinhar.

13Nunca introduza ovos com a casca, já que acumulariam pressão que os faria rebentar.

14Não cozinhe alimentos com muito aceite.

15Antes de cozinhar ou de descongelar, retire a embalagem plástica dos alimentos. No entanto, alguns alimentos devem ser cozinhados ou aquecidos com plástico transparente.

16Se a porta do forno ou a selagem estiverem danificadas, não utilize o microondas até que um técnico especializado o repare.

17Se sair fumo, apague ou desligue da rede o microondas e mantenha-o fechado para sufocar o fogo.

18Ao cozinhar ou aquecer alimentos em recipientes de um só uso de plástico, papel ou de outros

materiais inflamáveis, observe frequentemente o interior do forno visto que se podem incendiar.

19As crianças só devem utilizar o microondas com a supervisão de adulto e sempre que lhes for indicado como utilizá-lo correctamente e de forma segura e conhecem os possíveis riscos de

uma utilização inadequada.

20Líquidos e outros alimentos não se devem aquecer em recipientes fechados visto que poderiam explodir.

21 Não use recipientes fechados hermética-mente. Os líquidos ou outros alimentos não devem ser aquecidos em recipientes herméticos, porque existe o risco de eles explodirem.

5

Instruções de segurança Importantes

Leia cuidadosamente e conserve para referência futura

22Use apenas utensílios adequados para utilização num forno de microondas.

23Ao aquecer comida em recipientes de plástico ou papel, mantenha o forno sob vigilância, devido à possibilidade de ignição.

24Se for observado fumo, desligue ou retire a ficha da tomada e mantenha a porta fechada de modo a abafar quaisquer chamas.

25O aquecimento de bebidas no microondas pode causar a sua fervura em erupção, pelo que deve ser tomado cuidado ao manipular o recipiente.

26O conteúdo de biberões e boiões de comida para bebés deve ser agitado ou mexido, e a temperatura deve ser verificada antes de

consumir, para evitar queimaduras.

27Não devem ser aquecidos em fornos microondas ovos dentro da casca ou ovos inteiros bem cozidos, pois podem explodir, mesmo após o aquecimento no microondas ter terminado.

28Instruções para limpeza dos vedantes da porta, cavidades e peças adjacentes.

29O forno deve ser regularmente limpo, devendo ser removidos quaisquer depósitos de comida.

30Se o forno não for mantido limpo, tal pode causar a deterioração da superfície, afectando adversamente a duração da aplicação e, possivelmente, resultando numa situação perigosa.

31Utilize apenas a sonda de temperatura recomendada para este forno (em aparelhos com a opção de utilização de uma sonda de detecção de temperatura).

32Se forem fornecidos elementos de aquecimento, o aparelho torna-se quente durante a utilização. Deve ser tomado cuidado para evitar tocar nos elementos de aquecimento no interior do forno.

33O aparelho não se destina à utilização por crianças de tenra idade ou pessoas enfermas sem supervisão.

34 Esta ligação pode ser alcançada tendo a ficha acessível ou através da incorporação de um interruptor na cablagem fixa de acordo com as regras relativas a regras de cablagem.

35 Não utilize pordutos de limpeza abrasivos e duros ou raspadorers metálicos para limpar o vidro da porta do forno, porque podem riscar a superfície, o que pode leva à quebra do vidro.

ATENÇÃO: Se a porta ou os vedantes da porta estiverem danificados, o forno não deve ser utilizado até a reparação ter sido efectuada por um profissional competente.

ATENÇÃO: É perigoso para outra pessoa que não seja um profissional competente efectuar qualquer serviço de reparação ou manutenção, que envolva a remoção de uma tampa que ofereça protecção contra a exposição à energia das microondas.

ATENÇÃO: Líquidos e outros alimentos não devem ser aquecidos em recipientes selados, porque poderão explodir.

ATENÇÃO: O forno apenas deverá ser utilizado por crianças sem a supervisão de um adulto se estas tiverem recebido instruções adequadas para o utilizarem de forma segura e se compreenderem os riscos de uma utilização indevida.

ATENÇÃO: os componentes acessíveis podem ficar quentes durante a utilização. As crianças deverão manter-se afastadas.

ATENÇÃO: Quando o aparelho estiver a funcionar no modo combination, as crianças deverão apenas usar o forno quando devidamenete supervisionadas por um adulto devido as temperaturas geradas.

6

Loading...
+ 14 hidden pages