AEG EHG6400X, EHG6430X, EHG6410X, EHG6410SA, EHG6410L Manual

...
0 (0)

electrolux 53

Bem-vindo ao mundo Electrolux

Obrigado por ter escolhido adquirir um produto de primeira classe da Electrolux, que esperamos lhe traga muito prazer no futuro. A ambição da Electrolux é oferecer uma vasta variedade de produtos de qualidade que tornem a sua vida ainda mais confortável. Pode encontrar alguns exemplos na capa deste manual. Tire alguns minutos para estudar este manual para que possa começar a tirar partido dos benefícios do seu novo aparelho. Nós prometemos que lhe irá proporcionar uma experiência superior e confortante como utilizador.

Boa sorte!

54 electrolux

Índice

Para o utilizador

Para a sua segurança

55

Instruções para o utilizador

57

Limpeza e manutenção

60

Manutenção periódica

61

Características técnicas

62

Assistência e peças sobressalentes 73

Condições de garantia

74

Garantia europeia

76

Para o técnico instalador

Instruções para o técnico instalador

64

Ligação eléctrica

66

Adaptação aos diferentes tipos de gás

68

Encastre nos móveis de cozinha

70

Possibilidade de encastrar

72

Guia para uso do Manual de Instruções

Estes símbolos ajudá-lo-ão a encontrar rapidamente as informações mais importantes.

Informações de segurança

!Instruções de Operação Passo a Passo

Conselhos úteis e sugestões

Informações ambientais

Este aparelho cumpre as seguintes Directivas da CEE:

-73/23 e 90/683 (Directiva relativa às baixas voltagens);

-89/336 (Directiva relativa à Compatibilidade Electromagnética);

-90/396 (Directiva relativa aos Aparelhos a Gás)

-93/68 (Directivas Gerais) e alterações posteriores.

Estas instruções são válidas apenas para os países de destino cujos símbolos figuram na capa do manual de instruções e no aparelho.

electrolux 55

Português

Para a sua segurança

A utilização deste novo aparelho é simples. No entanto, considera-se importante a leitura integral deste manual, antes de instalar e utilizar o aparelho pela primeira vez. Desta forma, poderá obter o melhor rendimento do aparelho, evitar utilizações erradas, utilizar o aparelho em total segurança e respeitar o meio ambiente.

É bastante importante a conservação deste manual de instruções junto do aparelho, para qualquer consulta posterior. Se o aparelho for vendido ou transferido para outra pessoa, assegure-se de que este manual acompanha o aparelho, por forma a que o novo utilizador possa usufruir das instruções de funcionamento e ter conhecimento das advertências.

Instalação

A instalação do aparelho e a sua ligação à rede eléctrica deverão ser efectuadas apenas por PESSOAL QUALIFICADO. Qualquer intervenção deve ser efectuada com o aparelho DESLIGADO da corrente eléctrica.

Certifique-se de que existe uma boa circulaçãodearaoredordoaparelho. Uma ventilação insuficiente produz falta de oxigénio.

Certifique-se de que o aparelho é alimentadocomotipodegásindicado na etiqueta adesiva situada junto ao tubo de ligação à rede de gás.

Este aparelho não se encontra ligado a nenhum tipo de dispositivo para a evacuação dos produtos da combustão. O mesmo deverá ser instalado e ligado em conformidade com as normas de instalação vigentes. Deverá ser dada uma atenção especial às disposições aplicáveis em matéria de ventilação.

A utilização de um aparelho de

cozedura a gás produz calor e humidade no local onde foi instalado. Certifique-se de que o local é bastante arejado, mantendo abertos os orifícios de ventilação natural ou instalando um exaustor com saída para escoamento.

Uma utilização intensa e prolongada do aparelho pode requerer um arejamento suplementar através, por exemplo, da abertura de uma janela ou do aumento da potência da aspiração eléctrica, quando existente.

Logo após a remoção do aparelho da embalagem, certifique-se de que o mesmo não se encontra danificado e de que o cabo eléctrico se encontra em boas condições. Se não for o caso, comunique-o à loja onde comprou o aparelho antes de prosseguir com a instalação.

O fabricante declina toda a

56electrolux

responsabilidade em caso de incumprimento das normas de prevenção contra acidentes.

Segurança de pessoas

Esteaparelhodeveráserutilizadoapenas por adultos. Certifique-se de que as crianças não tocam nos comandos ou brincam com o aparelho.

Oaparelhonãodeveráserutilizadopor crianças ou pessoas cuja capacidade sensorial, mental ou física ou cuja falta de experiência e conhecimentos comprometa a utilização segura do aparelho, sem a supervisão ou a orientaçãodealguémresponsável.

Aspartesexpostasdoaparelhoaquecem duranteasuautilizaçãoepermanecem quentesporalgumtempomesmodepois de o mesmo ser desligado.Certifiquese de que as crianças não se aproximam até este ter arrefecido suficientemente.

Durante a utilização

Este aparelho foi concebido para cozinharalimentosnumlartradicionale não a título profissional. Não o utilize parapropósitosdiferentes.

É perigoso alterar as características do aparelho.

Mantenha o aparelho sempre bem limpo.Osresíduosdealimentospodem causar risco de incêndio.

Evite limpar o aparelho com vapor ou aparelhos a vapor.

Apósautilizaçãodoaparelho,certifiquese de que todos os comandos se encontram nas posições “FECHADO” ou“DESLIGADO”.

Seutilizarumatomadadecorrenteque se encontre próxima do aparelho,

certifique-se de que os cabos dos electrodomésticosqueestiverautilizar não tocam na mesma, e de que eles estãosuficientementeafastadosdas zonas quentes deste aparelho.

Assistência técnica

Em caso de avaria, nunca tente reparar o aparelho pessoalmente.

Asreparaçõesefectuadasporpessoal nãoqualificadopodemcausardanose acidentes. Antes de mais, consulte o conteúdo deste manual. Caso não encontreainformaçãodequenecessita,contacteoCentrodeAssistência mais próximo. A assistência a este aparelhodeveráserfeitanumCentrode Assistência Técnica autorizado. Exija sempreautilizaçãodepeçasoriginais.

Conselhos para a

protecção do ambiente

Todososmateriaisutilizadosrespeitam o ambiente e são recicláveis. Ajude o meio ambiente utilizando os devidos centros de recolha selectiva.

Antes de se desfazer do aparelho, corte o cabo de alimentação de forma a que fique inutilizável.

O símbolo no produto ou na embalagemindicaqueesteprodutonão pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso, deve ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico.Aogarantirumaeliminação correcta do produto, evitará possíveis consequências negativas para o meio

ambiente e para a saúde pública, que poderiam resultar de um tratamento inadequado do mesmo. Para obter informaçõesmaispormenorizadassobre areciclagemdesteproduto,contacteos serviços municipalizados locais, o centro de recolha selectiva da sua área de residência ou o estabelecimento onde adquiriuoproduto.

electrolux 57

Instruções para o utilizador

Antes de utilizar o aparelho, remova toda a embalagem, incluindo as etiquetas publicitárias e eventuais películas de protecção.

Botões da placa do fogão

Os botões de funcionamento dos bicos de gás encontram-se na parte frontal da placa. Os símbolos colocados na zona de comandos têm o seguinte significado:

nenhum fornecimento de gás

fornecimento máximo de gás

fornecimento mínimo de gás

acendimento integrado na torneira

Acender os bicos do fogão

Para facilitar a ignição, acenda o bico de gás antes de colocar a panela sobre a grelha.

! Mod. EHG 6400

Para acender o bico, prima a fundo o botão correspondente e rode-o no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao símbolo de “fornecimento máximo”.

Em correspondência a esta posição encontrará também o símbolo de acendimento (). A chama acender-se- á automaticamente.

AEG EHG6400X, EHG6430X, EHG6410X, EHG6410SA, EHG6410L Manual

58electrolux

!Mod.EHG6410,EHG6430,EHG6830

Para acender o bico, prima a fundo o botão correspondente e rode-o no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao símbolo de “fornecimento máximo”.

Em correspondência a esta posição encontrará também o símbolo de

acendimento (). A chama acender-se- á automaticamente.

Com a chama já acesa, mantenha o botão pressionado durante cerca de 5 segundos. Este tempo é necessário para o aquecimento do “termopar” (Fig. 1 e 2 - letra D) e a consequente desactivação da válvula de segurança que, de outro modo, cortaria o fornecimento de gás.

Com a chama acesa, certifique-se de que se encontra estável e rode o botão de acordo com a intensidade desejada.

Se após algumas tentativas o bico não se acender, verifique se a “tampa” (indicada nas Fig. 1 e 2 - com a letra A) e o “espalhador do queimador” (Fig. 1 e 2 - letra B) se encontram correctamente colocados.

Para apagar a chama, rode o botão no sentido dos ponteiros do relógio até ao símbolo .

Acendimento manual (no caso de falta de energia eléctrica): aproxime uma chama do bico do fogão, pressione a fundo o botão correspondenteerode-onosentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao símbolo de “fornecimento máximo”.

Baixe ou apague a chama antes de retirar a panela.

Fig. 1

A - Tampa

B - Espalhador do queimador C - Acendedor

D - Termopar

 

(mod.EHG 6410, EHG 6430, EHG 6830)

 

Queimador Coroa tripla

 

(mod. EHG 6830)

 

A

 

B

 

D

Fig. 2

C

A

- Tampa

B - Espalhador do queimador

C

- Acendedor

D

- Termopar

electrolux 59

Para uma utilização correcta da placa

Para um menor consumo de gás e um melhor rendimento, utilize apenas panelas de fundo plano e de dimensão adequada aos bicos, como mencionado na tabela no fim da página. Além disso, assim que o líquido comece a ferver, reduza a chama até ao mínimo necessário para que a ebulição se mantenha.

Durante a cozedura, quando se utilizam óleos e outras gorduras, é necessáriovigiarcomatenção,uma vez que estas substâncias podem incendiar-se quando alcançam temperaturaselevadas.

O aço inoxidável, quando submetido a um aquecimento excessivo, pode escurecer. Como tal, não é aconselhável proceder a uma cozedura prolongada com pedras de grelhar, caçarolas de terracota ou grelhadores em ferro fundido. Também se deve evitar o uso de folhas de alumínio para protecção da placa durante o seu funcionamento.

Certifique-se de queas panelasnão

saem do rebordo da placa e de que elas estão correctamente colocadas relativamente aos bicos do fogão, de forma a obter um

menor consumo de gás.

Evite colocar nos bicos do fogão panelas instáveis ou deformadas, uma vez que poderão virar ou fazer verter o seu conteúdo, provocando acidentes.

A loiça não deverá passar a zona dos comandos.

Queimador

diâmetro

diâmetro

 

mínimo

máximo

 

 

 

Coroa tripla (mod.EHG6830)

180 mm

260 mm

Grande(rápido)

180 mm

260 mm

Médio(semi-rápido)

 

 

posterior

120 mm

220 mm

anterior

120 mm

180 mm

Pequeno(auxiliar)

80 mm

180 mm

 

 

 

60 electrolux

Tampa da placa do fogão

(apenas para modelos EHG 6410)

A placa do fogão permite a inclusão de uma tampa (fornecida mediante pedido) de forma a poder combinar com os restantes móveis da sua cozinha.

A função da tampa é proteger a placa do pó, enquanto fechada, e receber os salpicos de gordura, quando se encontra aberta. Não se aconselha o seu uso para outra função que não esta.

Antesdeabriratampa,limpeeventuais vestígios de líquido.

Limpe eventuais resíduos de alimentos antes de a fechar ou remover.

ATENÇÃO! A tampa de vidro pode estalar, caso esteja excessivamente exposta ao calor. Certifique-se de que todos os bicos do fogão estão desligados antes de a fechar.

Limpeza e manutenção

Antes de proceder a qualquer operação desligue o aparelho da electricidade e deixe-o arrefecer.

Limpeza da placa

Lave as partes de esmalte com água tépida e detergente. Não utilize produtos abrasivos, uma vez que podem danificálas.

Lave frequentemente os espalhadores do queimador e as suas respectivas tampas com água quente e detergente, tendo o cuidado de tirar todas as incrustações. Após a utilização, passe bem por água as partes em aço inoxidável e seque-as com um pano macio. Para as nódoas difíceis utilize um detergente normal, não abrasivo, ou produtos específicos que se encontram facilmente no mercado. Não se aconselha o uso de um esfregão, palha de aço ou de ácidos.

Evite colocar sobre a placa do fogão substâncias ácidas ou alcalinas (p. ex.: vinagre, sal, sumo de limão, etc.).

Grelhas da placa do fogão

A placa do fogão possui grelhas em ferro esmaltado, finas e leves, ou então grelhas em ferro fundido de maior volume e peso.

As grelhas podem ser removidas da placa do fogão de forma a permitir uma limpeza mais eficaz.

Aconselha-se que mantenha as grelhas em ferro fundido bem colocadas, para evitar riscar ou danificar a placa.

As grelhas em ferro esmaltado também podem ser lavadas na máquina de lavar loiça.

Após a lavagem, tenha o cuidado de voltar a colocar as grelhas nas suas posições correctas.

Para modelos com grelhas em ferro fundido: Após a limpeza, volte a pôr as grelhas nas suas posições, colocando primeiro as grelhas laterais e só depois a grelha central.

Para um funcionamento correcto dos queimadores, certifique-se de que as grelhas se encontram centradas relativamente aos bicos de gás, como demonstrado na figura 3.

Acendedor eléctrico

O acendimento automático dos bicos do fogão é assegurado pela presença de um “acendedor” em cerâmica que possui um eléctrodo em metal (indicado na Fig. 1 e 2 - letra C). Proceda periodicamente à limpeza cuidada desta parte da placa. Por outro lado, certifiquese de que os furos da coroa do espalhador do queimador (Fig. 1 e 2 - letra B) não se encontram obstruídos, para evitar dificuldades no acendimento do aparelho.

Manutenção periódica

Deve verificar-se periodicamente o estado de conservação e eficiência do tubo de gás e do regulador de pressão, quando presente.

Se eventualmente forem encontradas anomalias, não se deverá proceder à sua reparação e sim à substituição da parte defeituosa.

electrolux 61

SIM

Fig. 3

NÃO

Fig. 4

Loading...
+ 19 hidden pages