AEG CL07F, CL07R Manual

0 (0)
AEG CL07F, CL07R Manual

Climatizadores

CL07F/CL07R

Manual do Usuário

Obrigado por escolher a Electrolux. Neste manual você encontra todas as informações para a sua segurança e o uso adequado

do seu Climatizador. Leia todas as instruções antes de utilizar o aparelho e guardeas para futuras referências.

Em caso de qualquer dúvida, ligue gratuitamente para o

Serviço de Atendimento ao

Consumidor (0800 728 8778).

Consulte nosso site na Internet www.electrolux. com.br, nele você poderá encontrar informações sobre acessórios originais Electrolux, assim como informações de manuais e catálogos de toda a linha de produtos Electrolux.

IMPORTANTE

Guarde a nota fiscal de compra. A garantia só é válida mediante sua apresentação no Serviço Autorizado Electrolux.

A etiqueta de identificação onde estão as informações do código, modelo, fabricante e outras, será utilizada pelo Serviço Autorizado Electrolux caso seu Climatizador necessite reparo. Não retire-a do local onde está adesivada.

Dicas Ambientais

O material da embalagem é reciclável. Procure selecionar plásticos, papel e papelão e enviar às companhias de reciclagem.

Este produto não pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso

deve ser entregue ao centro de coleta seletiva para reciclagem de equipamentos eletro-eletrônicos.

Índice

 

Segurança......................................................

02

Descrição do Climatizador...........................

03

Instalação.......................................................

04

Como Usar.....................................................

05

Limpeza e Manutenção.................................

09

Solução de Problemas..................................

10

Especificações Técnicas..............................

11

Diagramas Elétricos......................................

12

Certificado de Garantia.................................

14

1. Segurança

Este aparelho não se destina à utilização por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança. As crianças devem ser vigiadas para assegurar que elas não estejam brincando com o aparelho.

Para o Usuário/Instalador

Este aparelho deve ser reparado apenas por técnicos especializados.

Este aparelho não se destina à utilização por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança.

Para evitar choque elétrico, desligue o Climatizador da tomada sempre que fizer limpeza ou manutenção.

Nunca desligue o Climatizador da tomada puxando pelo cabo elétrico. Desligue-o puxando pelo plugue. Não prenda, torça ou amarre o cabo elétrico e não tente consertá-lo.

O plugue atende a nova regulamentaçãodaNBR.Verifique seatomada está no novo padrao. Os pinos dos

plugues possuem 4,0mm no modelo CL07F e 4,8mm no modelo CL07R

Se o cabo elétrico for danificado, entre em contato com o ServiçoAutorizado Electrolux para providenciar a substituição a fim de evitar riscos.

Para evitar choque elétrico, não opere o aparelho com as mãos molhadas.

Retire o cabo elétrico da tomada se não for utilizar o Climatizador por um longo período.

Conecte o seu Climatizador a uma tomada exclusiva e não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim).

Para evitar ferimentos ou danos materiais, não coloque objetos estranhos nas entradas ou saídas de ar.

Não instale o Climatizador em locais que contenham gases inflamáveis ou explosivos e não o deixe exposto sob a incidência direta dos raios solares por muito tempo.

Para evitar a queda do aparelho, instale-o em um local plano.

Este aparelho foi desenvolvido apenas para uso interno. Não exponha o Climatizador às intempéries e não o guarde em locais com muita umidade, pois ele possui componentes eletrônicos e seu funcionamento pode ser prejudicado.

2

Nunca coloque objetos sobre o Climatizador e não cubra as saídas de ar.

Depois de encher o tanque de água, não balance ou incline o aparelho, pois o excesso de água na gaveta ou derramamentosdeáguapodemmodificaroacabamento do seu piso/assoalho, ficando o usuário responsável pelas despesas decorrentes da falta de habilidade no uso deste produto. Para movê-lo, empurre-o com cuidado para evitar transbordamento. Não empurre-o para o lado para evitar a queda do aparelho.

Para evitar acidentes, não deite o produto. Se o aparelho for inclinado com água dentro, retire o cabo elétrico da tomada e aguarde 24 horas para religá-lo.

Não deixe o aparelho encostado na parede ou cortinas e outros objetos, pois isso pode bloquear o fluxo de ar e prejudicar o rendimento.

Durante o uso, não bata no corpo do aparelho, pois poderá causar o desligamento automático. Neste caso, reinicie-o.

2. Descrição do Climatizador

 

1

12

 

 

11

2

 

 

10

3

 

 

9

 

8

 

7

4

6

 

 

5

Alça para transporte

 

Painel de controle

 

Aletas horizontais

 

Gaveta para água

 

Rodízios

 

Caixa de gelo/gel

 

Nunca use o Climatizador em um ambiente úmido. Não o utilize no banheiro ou em locais que tenham água para evitar que o aparelho fique encharcado. Não use o aparelho próximo à banheiras, pulverizadores ou piscinas.

Mantenha outros objetos a pelo menos 1.5 metros da parte frontal, traseira e das laterais do aparelho.

Seu aparelho possui um cotrole remoto como acessório. Não deixe crianças brincarem com o controle, pois existe pequenas peças destacáveis. O controle remoto não é brinquedo e deve ser utilizado para sua comodidade.

Este Climatizador possui duas caixas de gelo para utilização no produto; não deixe crianças brincarem com elas. Tenha cuidado para não deixar o líquido/ gel vazar de dentro da caixa de gelo nem ingira esta substância. No caso de caixa de gelo furar ou não servir mais para utilização com o aparelho, descarte-a em um local apropriado. Não utilize este recipiente para outra finalidade, mesmo depois de vazio.

Filtro para umidificação

Pré-filtro (filtro para pó)

Filtro Hepa

Botão Liga/Desliga

11Controle remoto

12Chave de boca (para montagem das rodas)

3

3. Instalação

1Abra a caixa da embalagem e retire o Climatizador.

2Certifique-sedequevocêtemespaçosuficientepara a montagem dos rodízios. Para evitar riscos, deite o produtosobreumlocalplanoesobreumasuperficie macia (toalha, pano). Utilize a chave de boca que acompanha o produto para montar os 4 rodízios.

3Não ligue o Climatizador sem que os rodízios estejam instalados.

4O controle remoto e os rodízios estão dentro do isopor®. Retire-os e retire o isopor®.

5Deite o Climatizador sobre uma superfície protegida para facilitar a montagem. Os dois rodízios com freio devem ser fixados na parte traseira.

6Volte o aparelho para a posição normal.

7Nãohánecessidadederetirarosfiltrosparaencher a gaveta para água.

8Abra a gaveta e coloque água limpa (potável) até atingir a indicação máxima de água. Feche a gaveta e seque qualquer resíduo de água que seja derramada fora da gaveta. Caso tenha dificuldade para incluir a gaveta na posição correta, leia o tópico Limpeza e Manutenção.

9Para utilizar as caixas de gelo no modo Umidificar, primeiro armezene-as no compartimento freezer do seu refrigerador até que o líquido congele (aprox. 2 horas). Depois coloque as caixas com o líquido congelado dentro da gaveta para água, na posição indicada na figura abaixo. Em seguida, encha a gaveta com água limpa (potável) até atingir a indicação máxima de água. Feche a gaveta.

10Conecte o cabo elétrico na tomada.

IMPORTANTE

Se o nível de água estiver abaixo do MÍNIMO, a função Umidificar não funcionará, o produto emitirá um bip de alerta e a tecla Umidificar ficarápiscando.PressioneateclaUmidificarpara queateclaparedepiscar.Parareiniciarafunção Umidificar, reabasteça a gaveta para água.

Caso deseje utilizar novamente a função Umidificarcomascaixasdegelo,primeirodeixeas caixas no freezer por mais 2 horas.

ATENÇÃO

Tenhacuidadoparanãoencherdemasiadamente agavetacomágua,poispoderácausartransbordamento e escorrimento de água no chão.

Casovocedesejereabasteceragavetacomágua, aguarde pelo menos 10 minutos com a Função Umidificardesligadaparaevitarqueescorraágua do filtro para fora do produto.

Caso necessite remover a gaveta e esta ainda contenha água, remova-a cuidadosamente para que não haja derramento de água para fora da gaveta.

Ao abrir a gaveta de água o produto pode desiquilibrar; portando, segure o produto com uma das mãos e com a outra retire a gaveta.

Instalacão Elétrica

Antes de ligar o seu Climatizador, verifique se a tensão (voltagem) da tomada onde será ligado é igual à indicada na etiqueta localizada próxima ao

plugue (no cabo elétrico) ou na etiqueta de identificação.

O plugue atende a nova regulamentação da NBR.

Verifique seatomadaestánonovopadrao.Ospinos dos plugues possuem 4,0mm no modelo CL07F e 4,8mm no modelo CL07R

Tenha cuidado para que o Climatizador não fique apoiado sobre o cabo elétrico.

Para sua segurança, solicite a um eletricista de sua confiança que verifique a condição da rede elétrica do local de instalação do aparelho ou, para maiores informações, entre em contato com o Serviço Autorizado Electrolux.

Os fios da tomada onde será ligado o seu

Climatizador devem ser de cobre e instalados de acordo com a NBR5410. Verifique se a variação máxima admissível da tensão no local de instalação, está conforme tabela abaixo.

Caso a tensão no local de instalação esteja fora destes limites, adapte um regulador de tensão

(estabilizador) não inferior a 1500 VA.

* Nosso produto está em conformidade com os níveis de tensão estabelecidos na resolução número 505, de 26 de novembro de 2001 da

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

4

ATENÇÃO

Informamos que o plugue do cabo de alimentação deste eletrodoméstico respeita o novo padrão estabelecido pela norma NBR 14136, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e pela Portaria nº 02/2007, do Conmetro.

Assim,casoatomadadasuaresidênciaainda seencontrenopadrãoantigo,recomendamos que providencie a substituição e adequação da mesma ao novo padrão NBR14136, com um eletricista de sua confiança.

Os benefícios do novo padrão de tomada são:

-Maior segurança contra risco de choque elétriconomomentodaconexãodoplugue na tomada;

-Melhoria na conexão entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato elétrico;

-Diminuição das perdas de energia.

Lembramos, ainda, que para aproveitar o avanço e a segurança da nova padronização, é necessário o aterramento da tomada, conforme a norma de instalações elétricas NBR 5410 da ABNT.

Emcasodedúvidas,consulteumprofissional da área.

4. Como Usar

Características

Climatizador/Umidificador

Este aparelho pode funcionar como um climatizador e, combinado com a caixa de gelo*, a função Umidificar asperge gotículas de água fria no ambiente, tornando-o mais agradável e com sensação de frescor.

*A caixa de gelo pode ser armazenada no compartimento freezer do seu refrigerador. Depois que o líquido interno estiver congelado, insira a caixa de gelo congelada na gaveta de água do seu Climatizador para que a

água aspergida passe a sensação térmica de maior frescor.

Velocidades de Ventilação e Timer Programável

Três velocidades de ventilação (baixa, média e alta) e timer programável por até 8 horas.

Indicador Sonoro

Emite sinais sonoros para informar que a programação foi aceita.

Filtragem do Ar

Este aparelho possui um sistema de filtragem composto por: filtro Hepa, filtro para pó e filtro para umidificação.Estesfiltrosretêmaspartículasmaiores do ar lançado pela parte frontal do aparelho.

Ionizador Embutido

ÉacionadoquandoafunçãoPurificaréprogramada.

Esta tecnologia descarrega no ambiente próximo ao produto uma grande quantidade de ânions, que irão combater alguns tipos de bactérias e a poeira estática.

Como utilizar o Controle Remoto

Para programar o Climatizador, aponte o controle remoto para o painel de controle do aparelho. O controle remoto opera o aparelho até uma distância de 3 metros quando apontado para o receptor de sinal e desde que não haja nenhuma interferencia de móveis ou outro obstáculo entre o controle e o produto. Quando as baterias estiverem fracas, a distância poderá ser menor.

A bateria não é fornecida com o produto. É necessário adquirí-la e instalá-la antes do uso. Para que o controle remoto funcione, é necessário que seja adquirida uma bateria modelo CR2032 de 3V, com 20mm de diâmetro e 3mm de espessura. Para montagem da bateria veja a instrução na parte de trás do Controle Remoto.

Quando substituir a bateria, descarte-a sem carga em um local adequado.

Cuidados

Certifique-se de que não há obstáculos (como cortinas e portas) entre o controle remoto e o receptor, pois, se houver, não será possível programar o aparelho.

Não derrube o controle remoto, pois poderá danificá-lo.

Mantenha o controle remoto distante de líquidos.

Proteja o controle remoto contra altas temperaturas e exposição ao sol.

Se o receptor do sinal infravermelho na unidade interna é exposto diretamente à luz do sol, o Climatizador poderá não funcionar corretamente. Utilize cortinas nas janelas para proteger o receptor.

Seoutroseletrodomésticosestiveremcausando interferência no funcionamento do controle remoto, troque-os de lugar.

Observações:

1Quando for necessária a substituição, não utilize bateria velha ou diferente da especificada, pois poderá prejudicar o funcionamento do controle remoto.

5

Loading...
+ 11 hidden pages