Panasonic NN-ST571WRU Operating Instruction [pt]

5 (1)

Manual de Instruções

Forno de Micro-ondas modelo: NN-ST571WRU

Antes de ligar o aparelho, leia atentamente todas as instruções contidas neste manual.

As figuras deste manual são meramente ilustrativas.

Proteger o Meio Ambiente é dever de todos.

BQF0350

Caro Cliente,

Ao mesmo tempo que expressamos nossos agradecimentos, estamos honrados pela escolha do presente aparelho e nos é grato dar-lhe as boas vindas à crescente família de proprietários de produtos Panasonic no mundo.

Pedimos que leia atentamente todas as instruções contidas neste manual, especialmente preparado para que você possa conhecer o seu equipamento.

Instalação

Ao fazer a instalação do forno siga corretamente as instruções deste manual.

Desembale o aparelho, retire todos os suportes e calços para transporte e examine-o para detectar qualquer dano ocorrido durante o transporte, tais como gabinete amassado, fechaduras tortas ou porta quebrada. Sendo constatada qualquer irregularidade, notifique o revendedor.

Não instale o produto se estiver danificado.

Este forno deve ser instalado sobre uma superfície sólida e horizontal, com dimensões iguais ou maiores ao produto adquirido.

Não instale o forno em lugar úmido ou quente. Para um bom desempenho, deve-se ter uma boa circulação de ar ao seu redor.

No caso de embutir o aparelho, respeite as distâncias de 10 cm, para ventilação nas laterais, parte superior e no fundo, como mostram as figuras. É importante que o plugue fique acessível para qualquer eventualidade. O cabo de força (alimentação) com plugue tripolar está de acordo com o novo padrão NBR14136.

Não modifique o cabo de força e nem utilize adaptadores. Não use ou guarde este aparelho ao ar livre.

Não utilize o aparelho próximo à água.

Não indicamos o uso deste aparelho próximo à pia da cozinha, em base molhada, perto da piscina, etc.

10 cm

10 cm

10 cm

10 cm

A instalação elétrica da tomada deve estar aterrada de acordo com as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 5410 - sessão aterramento.

Não remover esta película

Remover este filme plástico*

ATENÇÃO

REMOVA O FILME PLÁSTICO DE PROTEÇÃO DE TODOS OS LADOS DO GABINETE, ANTES DE UTILIZAR.

* A não retirada do filme plástico acarretará em danos ao produto.

Instalação elétrica

Se não houver uma tomada próxima ao aparelho, faça a ligação conforme o desenho ao lado.

Não ligue outro aparelho no circuito elétrico do forno, pois poderá ocasionar queima de fusível ou desligamento do disjuntor, queda de tensão na rede elétrica ou mesmo diminuição no rendimento do forno.

Observação:

Utilize uma tomada apropriada de 3 pinos com aterramento, com as devidas conexões feitas por um eletricista qualificado.

A não utilização poderá ocasionar risco de choque ou descarga elétrica no caso de um curtocircuito interno.

Quadro de força

Disjuntor

Para 127V - mínimo 20A

Para 220V - mínimo 15A

Circuito elétrico

127V - fio bitola de 2,5 mm²

220V - fio bitola de 2,5 mm²

2

Instruções Importantes de Segurança

Utilize este aparelho somente para as finalidades descritas neste manual. Não utilize corrosivos químicos ou vapores neste aparelho. Este tipo de forno é designado especificamente para aquecer ou cozer alimentos. Ele é impróprio para uso industrial ou de laboratório.

Cuidado: O uso do forno, por crianças, sem supervisão de um adulto, só deve ser permitido quando as instruções adequadas tiverem sido dadas e quando a criança for capaz de utilizar o produto com segurança e entender os riscos da utilização do mesmo de modo impróprio.

Não coloque qualquer objeto entre a porta e o batente do forno, nem permita que resíduos de alimentos ou outros detritos acumulem-se na superfície das travas de segurança. Não coloque nada sobre o forno pois poderá causar incêndio.

Não permita que o forno micro-ondas opere vazio, pois poderá gerar danos aos componentes do forno. Certifique-se de que para pequeníssimas porções de alimentos, o forno opere o tempo necessário para aquecer, não permitindo excessos, caso contrário o alimento irá queimar no interior do forno.

Não opere o aparelho se ele apresentar problemas:

no fio, no plugue, se não estiver funcionando perfeitamente, se estiver com algum defeito, ou ainda, se tiver sofrido uma queda.

Não utilize o forno se estiver danificado.

Éparticularmente importante que a porta do

forno feche bem e que não haja danos:

a)Na porta (torta ou empenada);

b)Nas dobradiças e fechaduras (tortas ou frouxas).

O forno só deve ser consertado por técnicos dos Serviços Autorizados Panasonic, pois somente eles recebem do fabricante:

• Treinamento técnico;

• Material didático para o conserto;

• Peças originais para reposição.

Cuidado! É perigoso para pessoas não qualificadas executar qualquer serviço ou operação de reparo que envolva a remoção da cobertura que dá proteção contra exposição à energia de micro-ondas.

Nunca remova o gabinete do aparelho, existe a possibilidade de ocorrer choque elétrico, com grave prejuizo à saúde e, até mesmo, risco à vida.

Quando retirar o alimento do forno, seu recipiente poderá estar quente, portanto use luvas térmicas.

Não utilizar recipientes fechados como por exemplo: mamadeiras, potes, etc., pois estes podem explodir.

O aquecimento de bebidas por micro-ondas pode resultar em erupção atrasada de bolhas, portanto deve-se tomar muito cuidado ao manusear o recipiente.

O conteúdo das mamadeiras e pote de alimentos para crianças devem ser agitados ou sacudidos e a temperatura deve ser verificada antes de serem servidos para evitar queimaduras.

Nunca frite qualquer alimento imerso em óleo ou qualquer tipo de gordura no forno micro-ondas. Para o preparo de alimentos fritos, utilize apenas um prato refratário para colocar o alimento.

A exposição demasiada às micro-ondas pode provocar queima ou combustão de alimentos e objetos (como ocorre em fornos convencionais). Se isto acontecer, desligue o cabo de força ou disjuntor e mantenha a porta fechada até a chama extinguir-se.

Énormal o acúmulo de vapores na parte superior da cavidade e na porta devido a evaporação da água do alimento que está sendo cozido. Por este motivo aconselhamos que após o término do cozimento, deixe a porta semiaberta para que o vapor formado se dissipe no ambiente.

Após o término do cozimento, caso o alimento não seja retirado, a condensação será maior.

Não use produtos de papel reciclado, pois podem conter impurezas, as quais podem causar centelhas e/ou fogo, quando utilizados.

O uso de utensílios metálicos dentro do forno requer cuidados especiais, pois partes metálicas muito próximas poderão gerar faíscas entre si ou a queima do eixo central com o tempo. É um fenômeno normal que não oferece perigo, porém poderá gerar danos no compartimento interno do forno.

Não limpe e nem aproxime do forno, produtos inflamáveis, pois poderá causar um princípio de incêndio.

Não bata ou golpeie o painel de controle. Podem ocorrer danos e resultar em fogo.

Não seque roupas, jornais ou outros materiais no forno. Eles podem se incendiar.

Para reduzir o risco de fogo no interior do forno:

a)Não cozinhe demais os alimentos. Tenha atenção especial com produtos de papel, plástico ou outros materiais combustíveis, utilizados dentro do forno para facilitar o cozimento.

b)Remova os arames de vedação dos pacotes de papel ou plástico, antes de colocá-los no forno.

c)Não utilize o interior do forno para armazenar objetos. Não deixe produtos de papel, utensílios domésticos ou alimentos quando não estiver utilizando-o.

Caso o cabo de força sofra algum dano, este deverá ser substituido por um outro equivalente. Confie o serviço somente a uma Assistência Técnica Autorizada Panasonic.

Caso haja necessidade de transporte do seu forno, coloque uma proteção entre a porta e o batente. Ex.: Saco plástico ou folha de jornal.

3

Panasonic NN-ST571WRU Operating Instruction

Conheça o seu Forno

Prato giratório

1.Não opere o forno sem o anel e o prato giratório no local correto.

2.Somente use o prato giratório designado especificamente para este forno. Não substitua por nenhum outro prato giratório.

3.O prato giratório deverá ser manuseado com cuidado. Quando aquecido evite um eventual choque térmico, que poderá ocasionar sua quebra. Se o prato giratório estiver quente, espere esfriar antes de limpá-lo ou passá-lo na água.

4.Não cozinhe ou reaqueça alimentos diretamente no prato giratório. Sempre coloque o alimento em um prato refratário ou em uma grelha adequada ao micro-ondas, evitando possíveis quebras.

5.Se o alimento ou um utensílio no prato giratório tocar a parede do forno e parar o prato, ele automaticamente irá girar no sentido oposto. Isto é normal.

6.O prato giratório gira nos dois sentidos.

7.Para o alimento receber as micro-ondas de maneira uniforme, utilize sempre o prato giratório.

Travas de Segurança

Travas de Segurança

 

Gabinete

Saída de Ar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saída de Ar

Não remover a tampa do guia de onda

Anel

1.O anel e a superfície inferior devem ser limpas frequentemente para prevenir ruidos excessivos.

2.O anel deve ser sempre usado junto com o prato giratório para cozinhar.

Visor da porta

Abertura da Porta

Levante e puxe o puxador para abrir a porta.

Ao abrir a porta com o forno em funcionamento, irá interromper o processo de cozimento, sem cancelar o programa.

O cozimento inicia-se assim que a porta é fechada e a Tecla Ligar é pressionada.

A luz do forno permanecerá ligada ou se acenderá assim que a porta for aberta, e durante o cozimento.

4

Painel de Controle

Opções do Menu Automático

( pág. 11, 12 e 13)

Tecla de Seleção de Potência

( pág. 6)

Tecla +1 minuto

( pág. 8)

Tecla Parar/Cancelar

Antes de Cozinhar: um toque cancela as instruções colocadas. Durante o cozimento: um toque para temporariamente o processo de cozimento. Outro toque cancela o cozimento.

Som de Bip

Descongelamento de Feijão

( pág. 8)

Descongelamento Inteligente

( pág. 8)

Teclas numéricas

Tecla Tempo (Tempo

de Espera)/Tecla Relógio

( págs. 6 e 7)

Tecla Ligar

Um toque dá início ao funcionamento do forno.

1.Quando uma tecla é pressionada corretamente um “bip” soará;

2.Caso uma tecla seja pressionada e nenhum “bip” soar, o comando não foi aceito pelo aparelho;

3.Durante o cozimento dois “bips” consecutivos soarão indicando que o alimento deve ser mexido e/ou virado ou apenas como aviso de mudança de estágio;

4.Ao final de qualquer programa completo, o “bip” soará 5 vezes.

5.Quando um comando ou uma sequência programada não puder ser aceita pelo aparelho, o “bip” soará rapidamente por 2 vezes, indicando erro.

5

Loading...
+ 11 hidden pages