AEG ECP4140, ECP3140, ECP2240 Manual

0 (0)
ARCA CONGELADORA COMERCIAL
POR
ARCA CONGELADORA COMERCIAL
ECP 2240 ECP 3140
ECP 4140
820 41 81 74
É vital que estas instruções sejam mantidas juntamente com a arca congeladora para uso futuro. Se a arca for vendida ou oferecida a outro utilizador, ou se mudar de casa e não levar a arca consigo, deverá certificarse de que as instruções acom­panham a arca congeladora, de forma a que o próximo utilizador possa utilizar a arca correctamente e ler as advertências relevantes.
Assegurar-se que a ficha nao está esmagada / danificada.
Uma ficha danificada pode originar um curto-circuito e/ou um incendio.
Evite colocar objectos pesados, ou o próprio aparelho, sobre o cabo eléctrico.
Podería originar um curto-circuito e/ou um incendio.
Nao desligar a ficha puxando pelo cabo. Nao permitir que isso ocorra ao retirar o aparelho do seu local de instalaçao habit­ual.
Um cabo eléctrico danificado pode resultar num choque eléctrico e/ou curto-circuito e/ou incendio. Se o cabo eléctrico estiver dan­ificado, deverá sempre ser substituido por um técnico qualificado ou colaborador do Serviço de Assistencia Técnica Oficial.
Se a ficha e/ou a tomada tiverem a aparencia de danificadas, nao deve proceder-se a ligaçao eléctrica.
Poderia resultar num choque eléctrico e/ou incendio. O seu aparelho contém como refrigerante o isobutano (R600A), um gás natural que é ecológico, mas inflamável. Durante o transporte e instalação do aparelho, certifique-se de que nenhum dos com-
ponentes do circuito de refrigeração foi danificado. Se alguma das peças do circuito de refrigeração tiver sido danificada:
– evitar a proximidade de chamas e de fontes de ignição; – arejar bem o local em que o aparelho foi instalado.
O símbolo no produto ou na embalagem indica que este produto não pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso, deve
ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico. Ao garantir uma eliminação adequada deste produto, irá ajudar a evitar eventuais consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde pública, que, de outra forma, poderiam ser provocadas por um tratamento incorrecto do produto. Para obter informaçõ es mais pormenorizadas sobre a reciclagem deste produto, contacte os serviços municipalizados locais, o centro de recolha selectiva da sua área de residên­cia ou o estabelecimento onde adquiriu o produto.
COLOCAÇÃO
Coloque a arca congeladora horizontalmente sobre uma superfície firme, repousando sobre os quatro pés de plástico. Use um bloco de madeira ou um objecto semelhante para compensar quaisquer saliências ou reentrâncias existentes na superfície. A divisão em que o aparelho é colocado deverá ser seca e adequadamente ventilada. A temperatura exterior do ambiente influi no consumo de energia do aparelho. Por tal razão: no coloque o aparelho num lugar exposto á luz solar, perto do radiador ou do fogão, coloque-lo num lugar cuja temperatura ambiental corresponda á classe de clima, segundo a qual o aparelho foi desenhado.
Classe de clima temperatura ambiental
de - até -
SN de +10 +32°C
N de +16 +32°C
ST de +18 +38°C
T de +18 +43°C Se, durante a instalação, a arca congeladora tiver sido colocada em outra posição que não a normal, deverá deixar-se o aparelho repousar na posição normal durante cerca de 12 horas antes de o ligar. Por favor, certifique-se de que ao instalar o aparelho este fica em posição de fácil acessibilidade para o técnico no caso de ocorrer uma avaria.
REQUISITOS ELÉCTRICOS
Antes de ligar o aparelho, certifique-se de que a voltagem do seu abastecimento eléctrico é a mesma que está indicada na placa de características localizada no interior da tampa.
este aparelho está em conformidade com as seguintes Directivas da UE:
- 73/23/UE de 19. 02. 1973 – Directiva sobre Baixa Voltagem
- 89/336/UE de 03. 05. 1989 (incluindo a Emenda à Directiva 92/31/UE – Directiva EMC. Alguns dos modelos não estão disponíveis em todos os países. O teste aos aparelhos foi efectuado de acordo com a ISO 5155 no que se refere à determinação da capacidade da arca, ao consumo de energia e ao tempo de retenção de frio. Informação para o insti­tuto de testes: Poderá obter-se directamente a partir do fabricante um plano do posicionamento dos conjuntos de teste.
LIGAÇÃO DO APARELHO
Antes de ser posta a funcionar, o interior da arca congeladora deve ser limpo. Ver "Manutenção". Coloque o botão do termostato em posição média. Deixe a arca funcionar durante várias horas antes de colocar alimentos no seu interior.
ABERTURA/FECHO DA TAMPA
A tampa está ajustada a uma borracha vedante que permite um fecho hermético, evitando que a humidade entre na arca congelado­ra e que aumente a quantidade de gelo formada. Quando a tampa é aberta, o ar dentro da arca fica ligeiramente mais quente e expande-se. Assim que a tampa é de novo fechada, o ar arrefece imediatamente. Este efeito poderá conduzir à criação de um vácuo que dificulta a abertura da tampa imediatamente após esta ter sido fechada. Nunca puxe violentamente a pega.
CONTROLO DA TEMPERATURA
O termostato assegura a manutenção da temperatura desejada no interior da arca congeladora. Ajuste a temperatura girando o botão por meio de uma moeda que se adapte à ranhura deste. Ao virar o botão do termostato no sentido do "7" a temperatura na arca torna-se mais fria, e virando o botão no sentido do "1" a temperatura torna-se menos fria. O ajuste correcto poderá ser encon­trado medindo a temperatura da embalagem de cima no meio da arca congeladora. Esta embal­agem não deverá ter uma temperatura superior a -18°C.
PAINEL DE CONTROLO
A luz verde permanece iluminada enquanto a arca congeladora estiver ligada. A luz amarela ilumina-se quando o botão "Super" for premido. Ver "Congelação". A luz vermelha acende-se quando a temperatura no interior da arca congeladora for superior ao ajuste do termostato (alarme). A luz vermelha de alarme poderá dever-se a: inserção de uma grande quantidade de alimentos frescos. A luz vermelha de alarme apagar-se-á depois de algum tempo. Abertura demasiado prolongada da tampa. A luz vermelha de alarme apagar-se-á depois de algum tempo.Um defeito no sistema. Ver "Se algo não funciona".
CAPACIDADE
A capacidade de congelação da arca congeladora está registada na placa de características (kg/24 horas). Não exceda a quantidade referida - se o fizer, o tempo de congelação será pro­longado. A placa de características encontra-se no interior da tampa.
CESTOS
Os cestos destinam-se ao armazenamento dos alimentos que já foram congelados. As pegas poderão ser colocadas em duas posições, como mostram os esquemas. Os cestos poderão ser colocados no interior da arca congeladora ou pendurados nos seus bordos.
SISTEMA LOW FROST
O sistema patenteado LOW FROST reduz a formação de gelo no interior da arca congeladora em até 80 por cento, o que resulta em períodos até cerca de cinco vezes maiores entre as descongelações necessárias. Para retirar o máximo benefício do sistema, tenha em conta, por favor, os seguintes pontos: A quantidade de gelo formado em qualquer arca congeladora depende muito da humidade do ar circundante. O gelo formar-se-à mais rapidamente num clima húmido do que num clima seco. Deste modo, deverá evitar insta­lar a sua arca congeladora num ambiente muito húmido. O sistema LOW FROST minimiza a quantidade de gelo originada pelo ciclo normal de temperatura da arca congeladora. No entanto, a formação de gelo a partir de outras fontes não é reduzida. As outras fontes de maior importância consistem na embalagem deficiente dos alimentos e na entrada de ar quente na arca quando a tampa é aber­ta. Assim, é importante ter o cuidado de não abrir a tampa desnecessariamente, e de verificar que o fecho da tampa não é obstruí­do pelas embalagens de alimentos. Se os alimentos armazenados na arca frigorífica não forem embalados de modo apropriado, a humidade dos alimentos depositar-se-á sob a forma de gelo sobre as paredes da arca. A qualidade dos alimentos deteriorar-se-á igualmente, pelo que deverá certificar-se de que os alimentos colocados na arca congeladora se encontram bem embalados.
DESCONGELAÇÃO
A formação de gelo no interior das arcas congeladoras não pode ser evitada. O gelo forma-se quando a humidade contida no ar entra em contacto com as superfícies frias da arca conge­ladora. Deste modo, a tampa deverá ser aberta apenas quando necessário, e nunca deve ser deixada aberta. Uma camada fina de gelo não afecta adversamente o funcionamento da arca congeladora, e pode ser removida com cuidado utilizando a raspadeira que é fornecida como acessório.
IMPORTANTE Nunca use uma faca ou outro instrumento aguçado para remover o gelo.
Quando a camada de gelo atingir uma espessura de 10-15 mm, a arca congeladora deve ser escongelada. Sugere-se que descongele a sua arca quando esta contiver poucos ou nenhum alimento. Desligue o aparelho da corrente. Remova os alimentos da arca, envolva-os em papel de jornal e coloque-os em local fresco. A rapidez da descongelação pode ser aumentada colo­cando um ou mais recipientes com água quente (não fervente) dentro da arca e fechando a tampa. Abra a tampa após algum tempo e remova a camada de gelo cuidadosamente. A água de descongelação pode ser recolhida num recipiente, como mostra a figura. Não tente acelerar a descongelação utilizando qualquer outro meio que não a água quente, uma vez que poderá danificar a arca con­geladora. Após a descongelação, limpe o interior da arca.
IMPORTANTE Lembre-se de recolocar a tampa no canal de escoamento da água de descongelação. COMO LIMPAR O INTERIOR DA SUA ARCA CONGELADORA
Retire a ficha da tomada e remova todos os acessórios soltos antes de limpar a arca. A melhor altura para limpar a sua arca será depois de descongelá-la e antes de a ligar de novo à corrente. Use um pano húmido para limpar a arca. Utilize água quente e um agente de limpeza suave e não perfumado. Ao terminar a limpeza da arca, limpe o(s) cesto(s) antes de o(s) recolocar no seu lugar.
IMPORTANTE Nunca use agentes de limpeza enérgicos, pó abrasivo ou agentes de limpeza fortemente perfumados para limpar o interior da arca congeladora, uma vez que isto danificaria o seu interior e deixaria um odor forte.
LIMPEZA EXTERNA
FREEZING CAPACITY
“SUPER”
Botão do termostato
Luz verde
Luz amarela
Luz
vermelha
Loading...
+ 5 hidden pages