Yamaha DGX-505, DGX-305 User Manual [pt]

Page 1
Page 2
234
Page 3
Page 4
Precauções
LEIA CUIDADOSAMENTE ANTES DE CONTINUAR Guarde este manual em lugar seguro para consultas futuras.
Advertência
Sempre siga as precauções básicas descritas abaixo para evitar a possibilidade de ferimento ou mesmo morte por choque elétrico, curto circuito, danos, incêndio ou outros riscos. Estas precauções incluem os seguintes itens, mas não estão limitadas somente aos mesmos:
Instalação
ALIMENTAÇÃO / ADAPTADOR DE ENERGIA ELÉTRICA
Use somente a voltagem especificada para o instrumento. A voltagem apropriada está impressa na placa de identificação do instrumento.
Use somente o adaptador especificado (PA-5D PA-5C). O uso de um adaptador errado pode causar danos ao instrumento ou superaquecimento.
Verifique os plugues elétricos periodicamente e remova qualquer sujeira ou poeira que tenham se acumulado.
A YAMAHA MUSICAL DO BRASIL LTDA NÃO INDICA NENHUM OUTRO ADAPTADOR QUE NÃO SEJA DA MARCA YAMAHA. A GARANTIA NÃO COBRIRÁ PROBLEMAS OCASIONADOS POR ADAPTADORES QUE NÃO SEJAM DA MARCA YAMAHA.
NÃO ABRA
Não abra o instrumento ou tente desmontar as partes internas ou modificá-las de modo algum. O instrumento contém partes que não estão prontas para serem usadas para qualquer outro fim. Se ocorrer mau funcionamento, interrompa o uso imediatamente e leve para inspeção de um representante autorizado da Yamaha.
ÁGUA
Não exponha o instrumento à chuva, próximo à água ou em lugares úmidos ou molhados, e não coloque recipientes contendo líquidos que possam ser derramados ou espirrados nas aberturas do mesmo.
Nunca insira ou remova um plugue elétrico com as mãos molhadas.
FOGO
Não coloque velas ou outros itens que possam queimar ou causa incêndio sobre a unidade.
SE VOCÊ NOTAR ANORMALIDADES
Se o fio ou plugue do adaptador AC ficar desfiado ou danificado; ou se ocorrer perda de som durante o uso do instrumento; ou se houver qualquer cheiro ou fumaça incomuns, desligue o aparelho imediatamente e retire o adaptador da tomada, e leve o aparelho para que seja examinado pelo serviço autorizado da Yamaha.
Precaução
Sempre siga as precauções básicas abaixo para evitar a possibilidade de ferimentos físicos em você ou outras pessoas, ou danos ao aparelho ou outros. Estas precauções incluem os seguintes pontos, mas não estão limitadas aos mesmos:
Instalação
ALIMENTAÇÃO / ADAPTADOR DE ENERGIA ELÉTRICA
Quando remover o plugue elétrico do instrumento ou de uma tomada, sempre segure o plugue e não o fio.
Desligue o adaptador AC do instrumento durante tempestades.
Não conecte o instrumento a uma tomada usando uma extensão. Isto poderá resultar em qualidade baixa do som, ou possivelmente um superaquecimento na tomada.
PILHAS
Sempre verifique se todas as pilhas estão colocadas em conformidade com as marcas de polaridade + / -. Caso contrário poder resultar em superaquecimento, incêndio, ou vazamento de fluido das pilhas.
Sempre substitua todas as pilhas ao mesmo tempo. Não use pilhas novas junto com velhas. Também, não misture pilhas de vários tipos, como baterias alcalinas com baterias de manganês, ou pilhas de fabricantes diferentes, ou tipos diferentes de pilhas do mesmo fabricante, pois isto pode causar super aquecimento, incêndio, ou vazamento fluido da pilha.
Não jogue as pilhas no fogo.
Não tente recarregar pilhas que não sejam recarregáveis.
Quando as pilhas acabarem, ou se o instrumento não será usado por muito tempo, remova as pilhas do instrumento para prevenir possíveis vazamentos do fluido delas.
Mantenha as pilhas longe de crianças.
Se as pilhas vazarem, evite contato com o fluido vazado. Se o fluido da pilhas entrar em contato com seus olhos, boca, ou pele, lave imediatamente com água e consulte um médico. O fluido das pilhas é corrosivo e pode causar perda de visão ou queimaduras de substância química.
LOCALIZAÇÃO
Não exponha o instrumento à poeira ou vibrações excessivas, ou frio ou calor extremos (tais como luz do sol, próximo a um aquecedor, ou dentro de um carro durante o dia) para prevenir a possibilidade de desfiguração do painel ou danos aos componentes internos.
Não use o instrumento nas proximidades de uma TV, rádio ou aparelho de som, telefone celular, ou outros aparelhos elétricos. Caso contrário, o instrumento, TV ou rádio podem gerar ruídos.
Não coloque o instrumento em posição instável onde ele possa acidentalmente cair.
Antes de mover o instrumento, remova todos os cabos e adaptador conectados.
Use somente o suporte especificado para o instrumento. Quando fixar o suporte ou rack, use somente os parafusos fornecidos. O uso incorreto dos mesmos poderá causar danos aos componentes internos ou resultar na queda do instrumento.
Page 5
Precauções
CONECÇÕES
Antes de conectar o instrumento a outros componentes eletrônicos, desligue a energia de todos eles. Antes de ligar e desligar todos os componentes, coloque o volume no nível mínimo. Também, certifique-se de aumentar o volume gradativamente enquanto o instrumento é tocado alcançando o nível desejado.
MANUTENÇÃO
Ao limpar o instrumento use um pano macio e seco. Não use solventes, fluídos de limpeza ou panos impregnados com produtos químicos.
CUIDADOS AO MANUSEAR O INSTRUMENTO
Não coloque os dedos ou mãos em qualquer uma das aberturas do instrumento.
Nunca insira papéis, objetos metálicos ou outros na aberturas do painel ou do teclado. Se isto acontecer, desligue o instrumento imediatamente e desplugue o fio de energia da tomada. Então leve o instrumento para inspeção nos serviços autorizados pela Yamaha.
Não coloque objetos de plástico ou borracha sob o instrumento, pois isto pode manchar o painel ou o teclado.
Não coloque seu peso ou objetos pesados sob o instrumento, e não use força excessiva nos botões, interruptores e conectores.
Não opere o instrumento por um longo período de tempo num volume alto ou desconfortável, isto pode causar perda permanente da audição. Se você perceber qualquer perda da audição ou ruídos nos ouvidos, consulte um médico.
SALVANDO DADOS
Salvando e guardando seus dados
As configurações de painel outros tipos de dados (página 49) serão perdidos se o instrumento for desligado antes de serem salvos. Certifique-se de salvar os dados que pretende manter na memória Flahs interna (página
49) antes de desligar o instrumento. Dados salvos podem ser perdidos ou não funcionarem corretamente. Slave dados importantes em um cartão SmartMedia (página 75). Armazenando o cartão SmartMedia
Para que não haja perda de dados por causa de estragos na mídia, nós recomendamos que você grave seus dados importantes em dois cartões SmartMedia.
A Yamaha não pode ser considerada responsável por danos causados por uso impróprio ou modificações no instrumento, ou dados perdidos ou destruídos.
Sempre desligue a energia quando o instrumento não estiver em uso.
Mesmo quando o botão estiver na posição STANDBY, a eletricidade ainda está fluindo pelo instrumento num nível mínimo.
Quando você não estiver usando o instrumento por um longo período de tempo, certifique-se de desplugar o adaptador de energia AC da tomada.
Jogue as pilhas fora em local apropriado.
As ilustrações e telas LCD mostradas neste manual do proprietário são apenas para propósitos instrutivos, e podem ser diferente no seu instrumento.
ADVERTÊNCIA SOBRE DIREITOS AUTORAIS Este produto incorpora programas de computador e conteúdos nos quais a Yamaha possui direitos autorais ou tem licença para usar. Tais materiais registrados incluem, sem limitação, todo o software de computador, arquivos de estilos, arquivos MIDI, dados WAVE e gravações de som. Qualquer uso sem autorização de tal programa e conteúdo fora do uso pessoal não é permitido sob as leis pertinentes. Qualquer violação dos direitos autorais tem conseqüências legais. NÃO FAÇA, DISTRIBUA OU USE CÓPIAS ILEGAIS.
5
Page 6
Advertência sobre direitos autorais
O que segue abaixo são títulos, créditos e advertências protegido por direitos autorais para três (3) das músicas pre-instaladas neste teclado eletrônico: Don’t Know Why Letras e Música de Jesse Harris Copyright © 2002 Sony/ATV Songs LLC e Beanly Songs Todos os Direitos Administrados por Sony/ATV Sony/ATV Music Publishing, 8 Music Square West, Nashville, TN 37203 Direito autorais internacionais Seguros. Todos os direitos reservados
My Favorite Things from THE SOUND OF MUSIC Letra de Oscar Hammerstein II Música de Richard Rodgers Copyright © 1959 Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II Direito autorais Renovados WILLIAMSON MUSIC dono da publicação e dos direitos autorais ao longo do mundo Direito autorais internacionais Seguros. Todos os direitos reservados
Fly Me To The Moon (In Other Words) Letra e Música de Bart Howard TRO - © Copyright 1954 (Renewed) Hampshire House Publishing Corp., New York, NY Direito autorais internacionais Seguros Todos os direitos reservados Inclusive Desempenho Público com fins Lucrativos Usado com Permissão
Todos os direitos reservados, copia sem autorização, e uso público são proibidos estritamente considerando as três canções acima pré-instaladas.
Advertência sobre Direitos Autorais Este produto incorpora programas de computador e conteúdos nos quais a Yamaha possui direito autoral ou com respeito a qual tem licença para usar direitos autorais de outros ‘. Todos os materias estão inclusos, sem exceção, todo o software de computador, arquivos de estilos, arquivos MIDI, dados WAVE e gravações de som. Qualquer uso sem autorização de tal programa ou conteúdo não é permitido segundo as leis pertinentes. Qualquer violação dos direito autorais tem conseqüências legais. Não FAÇA, DISTRIBUA OU USE CÓPIAS ILEGAIS
Cópia do software é proibido estritamente com exceção de seu uso pessoal.
Logotipos do painel
“Sistema de GM Nível 1” é uma adição ao padrão de MIDI que assegura que qualquer dados de música GM pode ser tocado com precisão por qualquer gerador de tom GM, A marca GM é anexada a todo o software e produtos de hardware que apóiam o tipo de arquivo.
Como seu nome diz, “XGlite” é uma versão simplificada do gerador de tom XG de alta qualidade da Yamaha. Naturalmente, você pode tocar qualquer música XG que usa um gerador de tom XGlite. Porém, se lembre de que algumas músicas podem ser reproduzidas diferentemente comparada aos dados originais, devido as configurações e so controles de efeitos reduzidos.
O formato XF da Yamaha aumenta o SMF (Arquivo de MIDI Standard) com maior funcionalidade e compatibilidade. O instrumento é capaz de exibir letras quando um arquivo de XF que contém dados de letras é tocado.
O Style File é o formato de arquivo de estilo original da Yamaha que usa um sistema de conversão sem igual para prover acompanhamento automático de alta qualidade baseado em um alcance largo de tipos de acorde.
Este é cartão para armazenamento de dados. “SmartMedia” é uma marca registrada registrada da Corporação Toshiba. Quando usar um instrumento musical eletrônico que tem uma abertura de cartão do tipo SmartMedia você pode usar para armazenar e gravar dados MIDI e outros tipos de dados.
USB é uma abreviação para Via Consecutiva Universal. É uma interface consecutiva para conectar um computador com Dispositivos periféricos. Permite uma “troca prática” (conectar dispositivos periféricos enquanto o computador está ligado).
6
Page 7
Parabéns e obrigado por ter comprado o Yamaha DGX-505/305 Portable Grand!
Nunca tente tocar o CD-ROM em um aparelho de som. Isso pode resultar em dano a seu
aparelho e aos alto- falantes.
Por favor leia o manual cuidadosamente antes de usar o instrumento para tirar proveito de suas várias características. Mantenha este manual em um lugar seguro e à mão depois que você terminar de ler, e se refira freqüentemente a ele quando você precisar entender melhor uma operação ou função.
Acessórios
O pacote do DGX-505/305 inclui os artigos seguintes. Por favor confira se você possui todos Estante para partitura CD-ROM Adicional Manual (este livro) Protetor do Teclado ( só DGX-505) Footswitch ( só DGX-505)
Sobre o CD-ROM O software seguinte que facilita dados transfere entre um computador e o instrumento é provido no CD-ROM. Este software só é compatível com sistemas operacionais do Windows. Driver USB Software de Música O driver USB habilita a comunicação de dados com o computador por USB. O Software de Música lhe permite transferir músicas carregadas da Internet, como também músicas gravadas no CD-ROM Adicional, para a memória do instrumento ou cartão SmartMedia Para detalhes se refira ao Guia de Instalação do CD-ROM (página
84) .
7
Page 8
Características especiais dos DGX-505/305
Performance com assitência tecnológica ...................................................... página 16
Toque uma música no teclado do instrumento e produza um desempenho perfeito toda hora… até mesmo se você toca notas erradas! Tudo que você tem que fazer é tocar o teclado – alternadamente na esquerda e na direita , por exemplo–e você parecerá um profissional contanto que você toque no tempo certo da música. E se você não pode tocar com ambas as mãos, você ainda pode tocar simplesmente a melodia batendo uma tecla.
você só precisa de um dedo
Toque página com uma variedade de vozes de instrumentos ....................... página 23
Com os DGX-505/305, a voz de instrumento que soa quando você toca o teclado pode ser mudado para violino, flauta, harpa, ou qualquer um do alcance extenso de vozes. Você pode mudar o jetio de uma música escrita para piana, por exemplo, usando violino para tocar . Experimente um mundo novo inteiro de variedade musical.
Aprendendo música de forma divertida ......................................................... página 39
Este instrumento inclui um alcance de músicas que cobrem uma variedade de gêneros que são agradáveis escutar, ou tocar. Você pode começar praticando com só uma mão, e você pode praticar até mesmo com seu próprio tempo, um nota de cada vez tão lentamente quanto você gosta, até que você pode tocar em velocidade máxima. A reprodução da música seguirá seu tempo automaticamente. Você também pode usar músicas que você carregou da Internet para lições, assim seus recursos musicais são essencialmente ilimitados! O instrumento avaliará e graduará seu desempenho para você!
Desempenho fácil com a Tela de Anotação da Música ................................. página 37
Quando você tocar uma música, a partitura correspondente será mostrada na tela como a música é tocada.. Este é um grande modo para aprender a ler música. Se a música contém letra e dados de acorde *, as letras e os acordes também aparecerão na tela de partitura.
*Letras e acordes não aparecerão na tela se a música que você está usando com a função de tela de partitura não contém os dados de letra e acordes.
8
Page 9
Índice
Advertência sobre direitos autorais ......................................................... 6
Logotipos do painel ................................................................................. 6
Acessórios .............................................................................................. 7
Características especiais dos DGX-505/305 ........................................... 8
Configurando ............................................................................................... 10
Exigências de força ................................................................................10
Manuseando cartões de memória SmartMedia ...................................... 11
Conectando fones de ouvido ( entrada PHONES/OUTPUT ) ................ 12
Conectando um footswitch (saída SUSTAIN) ........................................12
Conectando a um computador ( terminal USB ) .....................................12
Ligando o instrumento ............................................................................ 13
Painel de controle e terminais .................................................................... 14
Painel dianteiro ...................................................................................... 14
Painel traseiro ........................................................................................ 15
Guia Rápido
O jeito fácil de tocar piano .......................................................................... 16
Tipo acorde – toque com ambas as mãos.............................................. 16
Tipo melodia – toque com um dedo ......................................................18
Mude o tempo da música ....................................................................... 21
Toque uma música demo .......................................................................21
Mudando o idioma da tela ........................................................................... 22
Toque com uma variedade de vozes de instrumentos ............................. 23
Selecione e toque uma voz – MAIN ....................................................... 23
Toque duas vozes simultaneamente – DUAL ........................................24
Toque vozes diferentes com as mãos direita e esquerda - SPLIT .........25
Toque a voz de piano de cauda ............................................................. 27
Variação de afinação .............................................................................27
Sensibilidade do toque ........................................................................... 27
Sons divertidos ........................................................................................... 28
Kits de percussão .................................................................................. 28
Efeitos de som .......................................................................................28
Estilos - auto acompanhamento ................................................................ 29
Toque junto com o acompanhamento automático – STYLE .................. 29
Harmonia ............................................................................................... 31
Uma variedade de modos para começar e parar a reprodução de estilo 33
Usando músicas .......................................................................................... 35
Selecionar e ouvir uma música .............................................................. 35
Tipos de músicas ................................................................................... 36
Exibindo a partitura das músicas ...........................................................37
Exibir as letras .......................................................................................38
Selecione uma canção para uma lição ......................................................39
Lição 1: esperar .....................................................................................39
Lição 2: seu tempo .................................................................................41
Lição 3: menos um .................................................................................42
A praticar leva a perfeição - repita e aprenda .........................................42
Mude um estilo de canção .......................................................................... 43
Usando o fácil arranjador de canções .................................................... 43
Grave suas próprias performances ...........................................................45
Configurações de faixas .........................................................................45
Procedimentos de gravação ...................................................................46
Limpar música - apagando músicas de usuário ..................................... 48
Limpar faixa - apagando faixas específicas de uma música de usuário .48
Armazenar e inicializar ................................................................................49
Armazenar .............................................................................................49
Inicializar ................................................................................................ 49
Operações básicas e telas .......................................................................... 50
Operações básicas ................................................................................ 50
As telas .................................................................................................. 52
Itens da tela principal .............................................................................53
Referência
Recursos de performance convenientes ................................................... 54
Adicionando reverb ................................................................................54
Adicionando coro ...................................................................................55
O metrônomo .........................................................................................56
Sensibilidade de resposta ao toque .......................................................57
Configuração de um toque ..................................................................... 57
Ajustando os parâmetros de voz ............................................................58
Ajustando o volume da harmonia ........................................................... 58
Painel sustenido .....................................................................................58
Funções Estilo (acompanhamento automático) .......................................59
Configurar o Split Point ..........................................................................59
Tocar apenas o rítmo do estilo ............................................................... 59
Tocar um estilo com acordes mas sem rítmo (stop accompaniment) .....60
Ajustando o volume do estilo .................................................................60
Sobre o número de estilo 136 ................................................................60
Tocando acordes no acompanhamento automático ............................... 61
Procurando acordes usando o dicionário de acordes ............................63
Configurações de canções ......................................................................... 65
Volume da música ..................................................................................65
Repetição A-B ........................................................................................65
Emudecendo partes independantes da música ......................................65
Mudar a tecla de uma música ................................................................66
Avançar, retroceder e pausar uma música .............................................66
Mudar a voz da melodia ......................................................................... 67
Selecionar mídia .................................................................................... 67
Coloque na memória suas configurações favoritas de painel .................68
Salvando configurações na memória de registro ...................................68
Configurações de funções .......................................................................... 70
Localizando e editando as configurações de funções ............................ 70
Usando memória SmartMediaTM ...............................................................73
Inserindo um cartão SmartMedia ...........................................................73
Mudando a configuração de seleção da mídia para SmartMedia ...........74
Formatando cartões SmartMedia ........................................................... 74
Salvando dados .....................................................................................75
Converter uma música de usuário para o formato SMF e salvar ............76
Carregando arquivos de dados de usuário salvos .................................77
Apagando dados de um cartão SmartMedia .......................................... 77
Tocar músicas salvas no SmartMedia ....................................................78
Salve sua configuração de arranjos de músicas no SmartMedia ........... 78
Conectando a um computador ................................................................... 79
O que é MIDI? ........................................................................................79
Conexão USB ........................................................................................ 80
Configurações MIDI ...............................................................................80
Configurações MIDI (modo PC) para conexão com computador ...........81
Controle remoto para dispositivos MIDI ................................................. 81
Transferindo arquivos de música de um computador .............................82
Guia de instalação do acessório CD-ROM ................................................84
Conteúdo do CD-ROM ........................................................................... 84
Sistema requerido .................................................................................. 85
Instalação do programa ..........................................................................85
Apêndice ...................................................................................................... 88
Problemas e soluções ............................................................................88
Mensagens ............................................................................................91
Montagem da estante do teclado (apenas DGX-505) ............................93
Especificações ....................................................................................... 95
Lista de vozes ........................................................................................ 96
Polifonia máxima ............................................................................... 96
Lista de kits de percussão ....................................................................100
Lista de estilos .....................................................................................102
Lista de músicas ..................................................................................103
Lista de tipos de efeitos ........................................................................104
Tabela de implementação MIDI ............................................................105
Formatos de dados MIDI ...................................................................... 106
Índice ...................................................................................................107
9
Page 10
Configurando
• Use somente um adaptador de AC da Yamaha PA-5D, PA-5C (ou outro adaptador recomendado por Yamaha) . O uso de outros adaptadores pode resultar em danos irreparáveis ao adaptador e ao
instrumento.
Conectando o adaptador de AC automaticamente se anula o poder dac pilha, até mesmo
quando são instaladas pilhas.
• Use só pilhas de manganês ou alcalinas para este instrumento. Outros tipos de pilhas (inclusive pilhas recarregáveis) podem ter vazamentos quando o poder da pilha fica baixo e resulta possivelmente em perda de dados da memória e do cartão SmartMedia™ tendo a necessidade de formatar o cartão.
• Instale as pilhas na mesma direção, mantendo a polaridade correta (como mostrado). a instalação de pilha Incorreta pode resultar em calor, e de fogo que vaza de substâncias químicas corrosivas.
• Quando as pilhas acabaren, substitua com um jogo completo de seis pilhas novas. NUNCA misture pilhas velhas e novas. Não use tipos diferentes de pilhas (por exemplo alcalina e manganês) ao mesmo tempo.
• Se o instrumento não é usado por muito tempo, remova as pilhas para prevenir possível vazamento do fluido das pilhas.
• Por favor use o adaptador quando transferir dados para o SmartMedia ou para memória. Pilhas (inclusive tipos recarregáveis) podem ser escodas rapidamente por este tipo de operação. Se as pilhas são escoadas durante uma
transferência de dados, ambos os dados que são transferidos serão perdidos .
• Não abra a tampa de compartimento de pilha enquanto o instrumento está descansando no suporte do teclado. As baterias podem cair fora do compartimento e possivelmente causando danos. Sempre inverta o instrumento antes de abrir a tampa de compartimento de
pilha.
• Desconecte o Adaptador de AC quando não usar o instrumento, ou durante
tempestades .
Faça as operações seguintes ANTES de ligar o instrumento.
Exigências de força
Embora o instrumento funcione com um adaptador de AC ou pilhas, a Yamaha recomenda uso de um adaptador de AC sempre que possível. Um adaptador de AC é mais confiável que pilhas e não dá gastos extras.
Usando um Adaptador de AC
1. Tenha certeza que o interruptor [STANDBY/ON] do instrumento é ajustado STANDBY.
2. Conecte o adaptador de AC (PA-5D, PA-5C ou outro adaptador especificamente recomendados por Yamaha) na saída de força.
3. Plug o adaptador de AC em uma saída de AC.
Usando Pilhas
1. Abra a tampa do compartimento de pilha localizado no fundo do painel do instrumento.
2. Insira as seis pilhas novas e cuidadosamente siga as marcas de polaridade no lado de dentro do compartimento.
3. Coloque a tampa de compartimento e tenha de certeza está preso firmamente.
Para operação com pilha o instrumento requer seis 1.5V tamanho “D” , R20P (LR20) ou pilhas equivalentes. (São recomendadas pilhas alcalinas.) Quando poder da pilha fica muito baixo para operação formal, uma mensagem “LOW BATTERY!!” piscará no lado direito superior da tela. Assim que esta mensagem apareçe, substituas todas as pilhas e siga as precauções abaixo. Se necessário, salve dados de Usuário importantes (veja páginas 49 e 75), as configurações de painel serã perdidas quando as pilhas forem removidas.
10
Page 11
Manuseando cartões de memória SmartMedia
SSFDC é uma abreviação para Cartão de disquete de Estado Sólido (outro nome para cartões de SmartMedia). O padrão SSFDC é uma organização voluntária estabelecida para a promoção
do SmartMedia.
Cartões de SmartMedia formatados neste dispositivo podem ou podem não ser usáveis como em outros
dispositivos.
Nunca tente remover o cartão de SmartMedia ou desligar o instrumento durante o acesso. Isso pode danificar os dados do instrumento ou do cartão e possivelmente podem danificar o próprio cartão SmartMedia.
Usando cartões SmartMedia™*
* SmartMedia é uma marca registrada da Corporação Toshiba.
Este instrumento posui uma abertura para cartão SmartMedia embutida (no painel dianteiro). Com isso é possível salvar dados originais que você criou no instrumento num cartão SmartMedia, e lhe permite carregar dados de um cartão para o instrumento. Manuseie cartões SmartMedia com cuidado. Siga as precauções importantes abaixo.
Tipos de SmartMedia compatíveis
• O tipo 3.3V (3V) SmartMedia pode ser usado. O tipo 5V SmartMedia não é compatível com este instrumento.
• Cartões SmartMedia de cinco capacidades de memória diferentes (8MB, 16MB, 32MB, 64MB, e 128MB) podem ser usados no instrumento. Cartões de SmartMedia maiores que 32MB podem ser usados se eles seguirem o padrão SSFDC.
Formatando Cartões SmartMedia
• Se você acha que você está impossibilitado de usar cartões Smart-Media novos, ou cartões que foram usados com outros dispositivos, você pode precisar os formatar. Para detalhes em como formatar um cartão de SmartMedia, veja página 74. Se lembre de depois da operação todos os dados do cartão serão perdidos. Tenha certeza se ou não o cartão contém dados importantes.
Inserindo/removendo cartões SmartMedia Inserindo cartões SmartMedia
• Insira o cartão SmartMedia com o terminal (parte dourada) para cima na abertura do cartão, até que se ajuste em um lugar.
• Não insira o cartão SmartMedia na direção errada.
• Não insira qualquer coisa diferente de um cartão de SmartMedia na abertura.
Configurando
Removendo cartões SmartMedia
• Antes de remover o cartão SmartMedia, tenha certeza que o cartão não está sendo usado, ou não está sendo acessado pelo instrumento. Então puxe o cartão lentamente à mão. Se o cartão SmartMedia está sendo acessado *, uma mensagem aparece na tela de uso da instrumento.
* Tendo acesso inclui salvar e carregar, formatar, apagar . Também, esteja atento que o instrumento terá acesso ao SmartMedia automaticamente quando é inserido enquanto o instrumento estiver ligado.
Sobre cartões SmartMedia Manuseie cartões SmartMedia com cuidado, e siga estas precauções:
• Há situações que a eletricidade estática afeta o SmartMedia. Antes de você tocar num cartão SmartMedia, alguma coisa metálica como uma maçanta de porta pode reduzir a possibilidade de eletricidade estática.
• Remova o cartão de SmartMedia da abertura quando não é usado por muito tempo.
• Não exponha o SmartMedia para a luz solar, temperaturas extremamente altas ou baixas, ou umidade excessiva, pó ou líquidos.
• Não coloque objetos pesados em cima de um cartão de SmartMedia ou aplique pressão de qualquer forma.
• Não toque os terminais dourados do cartão de SmartMedia ou ponha objeto metálico sobre os terminais.
• Não exponha o cartão de SmartMedia para campos magnéticos, como esses produzidos por televisões, alto-falantes, motores, etc., pois campos magnéticos podem parcialmente ou completamente apaguar dados no SmartMedia fazendo ficar ilegível.
• Não prenda nada diferente de etiquetas para um SmartMedia. Também tem certeza que as etiquetas são fixas na localização formal.
Para proteger seus dados :
• Para prevenir o apagamento de dados importantes, anexe o selo (incluido no pacote do SmartMedia) sobre a área designada (dentro do círculo) do cartão de SmartMedia. Reciprocamente, salve os dados no cartão de SmartMedia, remova o selo do cartão.
• Não use de novo um selo que já foi usado.
Backup de Dados
• Para a segurança de dados , a Yamaha recomenda que você mantenha duas cópias de dados importantes em cartões SmartMedia separados. Isto lhe dá um auxilio se um cartão fica perdido ou danificado.
11
Page 12
Configurando
Evite escutar os fones no volume alto por períodos longos; isso pode resultar em fadiga da orelha, danificando a
sua audição.
• Tenha certeza que o plug do footswitch é conectada corretamente a entrada SUSTAIN antes de ligar o instrumento.
• Não aperte o footswitch enquanto você liga o instrumento. Fazendo isto você muda a polaridade reconhecida do footswitch resultando em
operação invertida.
Para prevenir dano para os alto-falantes, fixe o volume dos dispositivos externos à configuração mínima antes dos conectar. A falta desses cuidados pode resultar em choque elétrico ou dano do equipamento. Também, esteja seguro ao fixar os volumes de todos os dispositivos aos níveis mínimos deles/delas e gradualmente elevar o volume enquanto toca o instrumento para fixar o nível que deseja
escutar.
Compre um cabo USB de qualidade em uma loja de instrumento musical, loja de computador ou loja de
aplicação elétrica.
Faça todas as conexões necessárias abaixo ANTES de ligar o instrumento
Conectando fones de ouvido ( entrada PHONES/OUTPUT )
Os alto-falantes do DGX-505/305 se desligam automaticamente quando alguma coisa é plugado nesta entrada. A entrada PHONES/OUTPUT também funciona como uma saída externa. Você pode conectar a saída PHONES/OUTPUT a um amplificador de teclado, sistema de estéreo, mixer, gravador de fita, ou outro dispositivo de áudio para enviar o sinal de saída do instrumento àquele dispositivo.
Conectando um footswitch (saída SUSTAIN)
A função de sustain lhe deixa produzir uma sustentação natural quando você aperta footswitch. Plug o footswitch Yamaha FC4 ou FC5 nesta entrada e use para ligar e desligar a função sustain. Um footswitch FC5 é incluido com os DGX-505. Donos de DGX-305 podem comprar o FC5 separadamente se a funcionalidade de footswitch é requerida.
Conectando a um computador ( terminal USB )
Instalação do driver USB MIDI é descrito na página 85. Com esta capacidade você pode, por exemplo, usar software Musicsoft Downloader incluido no CD-ROM para transferir músicas de seu computador para o SmartMedia para a memória do instrumento.
12
Conecte o USB do terminal do instrumento para o terminal de USB de um computador, e você pode transferir dados de desempenho e arquivos de música entre os dois (página 80). Para usar o USB em transferências você precisará fazer o seguinte: Conecte o terminal USB do computador para o terminal USB do instrumento usando um cabo de USB padrão Instale o driver USB MIDI em seu computador.
Page 13
Ligando o instrumento
Até mesmo quando o interruptor estiver na posição “STANDBY” ,a eletricidade ainda está fluindo no instrumento ao nível mínimo. Quando você não está usando o instrumento por muito tempo, desplugue o adapatador de AC ou remova
as pilhas do instrumento.
Nunca tente desligar o instrumento durante uma operação de escrita, caso contrário os dados no instrumento podem ser
perdidos ou danificados.
Diminua o volume virando o controle [MASTER VOLUME] à esquerda e aperte o interruptor [STANDBY/ON] para ligar o instrumento. Apertando o interruptor novamente você desligará.
Dados posteriores na memória (página 49) é carregado ao instrumento quando ele é ligado. Se nenhum dado posterior existe na memória , todas as configurações do instrumento são restabelecidas às iniciais quando ele é ligado.
Descanso de partitura
coloque o descanso de partituras nos espaços conforme indicado
Configurando
13
Page 14
Painel de controle e terminais
Painel dianteiro
lista de categorias de músicas
(páginas 36, 103)
lista de categoria de estilos
(página 102)
Interruptor [STANDBY/ON] .............................página 13
Controle [MASTER VOLUME] ................ páginas 13, 17
Botão [TOUCH] .............................................. página 57
Botão [HARMONY] .........................................página 31
Botão [DUAL] ................................................. página 24
Botão [SPLIT] ................................................. página 25
Botão [DEMO] ................................................ página 21
Botão [LESSON MODE] ................................. página 40
Botão [LESSON L/R] ...................................... página 39
Botão [LESSON REPEAT & LEARN] ............. página 42
Botão [PERFORMANCE ASSISTANT] ........... página 16
Botão [FUNCTION]................................... página 52, 70
Botão [PC] ...................................................... página 81
Botão [METRONOME] ................................... página 56
Botão [PORTABLE GRAND] .......................... página 27
Botão [SONG] ................................................ página 35
Botão [EASY SONG ARRANGER] .................página 43
Botão [STYLE] ................................................página 29
Botão [VOICE] ................................................ página 23
Botão [FILE CONTROL] ................................. página 74
Botão [EXECUTE] .......................................... página 74
Dial ......................................................... páginas 51, 70
Botões CATEGORY [ ], [ ] .................. páginas 51, 70
Botões de Número [0] – [9],
botões[+] e [-] ......................................... páginas 51, 70
Botão [ACMP ON/OFF] / [A B] .......... páginas 29, 65
Botão [SYNC STOP] ...................................... página 33
Botão [SYNC START] / [ ] ..................... páginas 30, 66
14
Page 15
Painel de controle e terminais
tela
(páginas 52, 53)
lista de categoria de vozes
(página 96)
Botão [INTRO/ENDING/rit.] / [ ] ........... páginas 30, 66
Botão [MAIN/AUTO FILL] / [ ] .............. páginas 31, 66
Botão [START/STOP] / [ ] ........... páginas 29, 35, 51
Botão [LYRICS] .............................................. página 38
Botão [SCORE] .............................................. página 37
Botão [TEMPO/TAP] ......................................página 21
Botão [EXIT] ................................................... página 52
Botões REGIST. MEMORY [ ]
(MEMORY/BANK), [1], [2] .............................. página 68
Botões SONG
MEMORY [REC], [1], [5], [A]........................... página 46
Abertura do Cartão
(para SmartMedia).................................. páginas 11, 73
Controle Giratório [PITCH BEND] ...................página 27
Painel traseiro
Terminal USB ......................................... páginas 12, 80
Entrada SUSTAIN ..........................................página 12
Botão [LCD CONTRAST] ............................... página 53
Saída PHONES/OUTPUT .............................. página 12
Entrada DC IN 12V .........................................página 10
15
Page 16
O jeito fácil de tocar piano
Para detalhes sobre Acordes,
veja página 64.
Também podem ser transferidas músicas MIDI incluídas no CD-ROM Adicional provido ao instrumento e podem ser usadas com a
tecnologia assistente.
Este instrumento inclui uma tecnologia que te serve de assistente que o deixa tocar uma música parecendo um grande pianista (embora você pudesse estar cometendo muitos enganos)! você pode tocar qualquer nota e ainda pode soar bem! Você pode tocar apenas uma tecla e os resultados seriam uma bela melodia. Se você não sabe tocar piano e não sabe ler uma partitura, você pode se divertir com uma música agradável.
A tecnologia assistente tem dois tipos Acorde e Melodia em “C”
Acorde ............................ Selecione este tipo quando você quer tocar com ambas as
mãos. Você terá um belo som não importa o que você toca.
Melodia .......................... Este tipo lhe deixa tocar a melodia com só um dedo.
Tente começar com o tipo Acorde, e então depois o tipo Melodia. O segredo da performance e da habilidade da tecnologia assistente que transforma a música está na página 20. Desfrute durante algum tempo a primeira característica, então leia mais tarde leia adiante.
Tipo acorde – toque com ambas as mãos
Para usar o desempenho do tipo Acorde de tecnologia assistente você tem que estar tocando uma música que inclui dados de acorde.
1. Aperte o botão [SONG]. Serão destacados o número da música e o nome. Quando a música é destacada na tela você pode usar o dial ou outro controle de seleção para selecionar uma música diferente.
a música fica iluminada. o número e o nome da música atualmente selecionada aparecem aqui.
2. Selecione uma música. Gire o dial e veja o nome da música destacada,neste exemplo nós selecionaremosa música “026 Twinkle Star.”
a música que aparece aqui será reproduzida.
3. Aperte o botão [PERFORMANCE ASSISTANT]. PERFORMANCE ASSISTANT aparecerá na tela. A tela inclui ícones que mostram se a tecnologia assistente está ligada ou desligada, e se o tipo acorde ou tipo melodia é selecionado. Aperte o botão [PERFORMANCE ASSISTANT] para LIgar ou desligar a funçao. Use os botões [+] e [-] para selecionar o tipo acorde ou melodia.
16
Page 17
o indicador pisca em resposta ao dado de acorde da música.
O jeito fácil de tocar piano
aparecerá “ON” quando o assistente de performance estiver ligado. pressione o botão [PERFORMANCE ASSISTANT] para alternar entre ON e OFF. Verifique se está ON quando quiser usar o recurso asssitente de performance.
o tipo atualmente selecionado é exibido
o botão [-] seleciona o tipo de acorde e o botão [+] seleciona o tipo de melodia. o gráfico de botão que gira irá indicar a config. selecionada.
4. Aperte o botão [START/STOP]. A reprodução da música começará.Use o controle [MASTER VOLUME] para ajustar o volume.
5. Toque o teclado. No começo, tente sentir o ritmo da música. Então, com suas mãos abertas como mostrado na ilustração, simplesmente toque o teclado alternadamente com suas mãos esquerda e direita.
Soa como se você estivesse tocando as notas da direita.mão
você terá melhores resultados se combinar o rítmo da mão esquerda com o rítmo do acorde indicado na tela.
Como soa? Você adquirirá resultados aceitáveis não importa onde você toca graças a tecnologia assistente do tipo Acorde!
Agora tente tocar de um dos três modos ilustrados abaixo. Modos diferentes de tocar trazem resultados diferentes.
toque com ambas as mão ao mesmo tempo - tipo 1
toque 3 notas de uma vez com a mão direita
toque com ambas as mão ao mesmo tempo - tipo 2
toque 1 nota de cada vez com a mão direita (ex: dedo indicador ­médio anular)
toque com ambas as mão alternadamente - tipo 3
toque 3 notas de uma vez com a mão direita
Uma vez você adquire uma sensibilidade, tente tocar os acordes com sua mão esquerda e uma melodia com a sua direita… ou qualquer outra combinação.
A reprodução da música parará automaticamente quando você parar de tocar. Você também pode parar qualquer hora a reprodução a apertando o botão[START/ STOP] .
17
Page 18
O jeito fácil de tocar piano
Aperte o botão [EXIT] se você
quer voltar à tela principal.
Tipo melodia – toque com um dedo
Usando a mesma música, tente tocar a melodia com só um dedo.
Para usar o desempenho tipo Melodia de tecnologia assistente você tem que estar tocando uma música que inclui dados de melodia.
1. Se você completou os passos nas páginas anteriores, vá para o passo 2 diretamente. Se você quer usar a Melodia antes do tipo Acorde, siga os passos 1–3 na página 16 e então continue no passo 2.
2. Aperte o botão [+] . Isto troca o desempenho tipo Melodia de tecnologia assistente. O botão gráfico da tela girará para indicar a configuração nova. Tenha certeza que ícone ON/ OFF está fixado ON.
o gráfico rodará
O botão [+] seleciona o tipo de melodia e o botão [-] o tipo de acorde.
até a posição melodia.
3. Aperte o botão [START/STOP]. Com o tipo Melodia selecionado, a melodia da música não soará. Você pode tocar sozinho a melodia (passo 4)
A música começa!
4. Toque o teclado. Para começar, tente sentir o ritmo da música. Então toque uma tecla no ritmo da música com a sua mão direita. Você pode tocar qualquer tecla.
soa como uma melodia.
Como soa? Você tocou a melodia usando só um dedo graças ao tipo Melodia de tecnologia assistente!
A reprodução da música parará automaticamente quando você parar de tocar. Você também pode parar qualquer hora a reprodução a apertando o botão[START/ STOP] .
Quando você quer terminar de tocar usando a tecnologia assistente o aperte o botão [PERFORMANCE ASSISTANT].
18
Page 19
O jeito fácil de tocar piano
Ritmo de jazz O termo “ritmo de jazz” normalmente se refere um ritmo oscilante. Aqui é uma explicação escrita.
A maioria ritmos de jazz têm uma “tercina” como mostrado acima. Se lembre desta dica
enquanto toca frases de jazz.
A
Faça uso da partitura no tipo melodia
Se você quer tocar a melodia com o ritmo correto , use a característica de partitura na tela.
Exibindo a Partitura Depois de executar os passos 1–3 na página anterior, aperte o botão [SCORE]. A partitura da melodia aparecerá.
Marcador
corde
Melodia
A partitura é usada quando...
Você quer tocar com o ritmo correto Use a partitura quando você está tocando uma melodia que não conhece. O marcador indicará a posição atual na partitura durante a reprodução. Se você toca uma tecla cada tempo que o marcador aparece sobre uma nota na partitura você toca a melodia com o ritmo correto.
Você quer tocar de um jeito jazzístico Quando você está usando o tipo Melodia de tecnologia assistente e você toca no teclado durante pausas na melodia, frases de jazz* serão criadas automaticamente. Por exemplo, compasso 048 até 055 da música (“001 Don’t Know Why”) é uma pausa na melodia.Tente criar frases interresantes durante essas pausas.
* Tocando com um jeito de jazz Você pode jogar qualquer tecla . Comece jogando uma nota de cada vez em seqüência com os dedos da mão direita: dedo do meio indicador e polegar. Então toque uma escala simples (ex: do-ré-mi...) inclusive teclas negras para adicionar variação dinâmica. Quando você se acostumar a tocar com esta mão tente tocar junto com mão esquerda. Toque acordes(notas múltiplas) com a mão esquerda nos espaços entre o som que a mão direita está tocando. Você pode parar a reprodução da música qualquer hora a apertando o botão [START/STOP].
toque enquanto observa o marcador
19
Page 20
O jeito fácil de tocar piano
—O segredo da tecnologia assistente— Como criar músicas com notas simples
Quando você usa o tipo Acorde, a tecnologia assistente lê os dados de acorde da música e só nomeia as notas que vão “trabalhar” naquele momento para o teclado.O tipo Melodia lê os dados de melodia da música e nomeia as nota(s apropriadas) para o tecla(s) que você toca, assim você pode tocar a melodia tocando qualquer tecla. Voltando para o tipo Acorde, como os acordes de uma música fica constantemente mudando, serão produzidas notas diferentes e acordes até mesmo se você repetidamente toca as mesmas teclas.
Canção
• dados da melodia
• dados do acorde
• dados do rítmo
Reprodução
tons de acorde e outras notas utilizadas são nomeadas no teclado
você produz um grupo harmonioso de notas independente de onde toca.
você tocará a melodia independente das teclas que tocar
notas da melodia são nomeadas nas teclas
Músicas que podem ser usadas com a tecnologia assistente Quando o tipo Acorde é selecionado a tecnologia assistente só pode ser usado com músicas que incluem dados de acorde. Da mesma maneira, quando o tipo Melodia é selecionado a tecnologia assistente só trabalhará com músicas que incluem dados de melodia. Para descobrir se uma música inclui os dados exigidos, primeiro selecione a música e então aperte o botão [SCORE] . Se acordes aparecem na tela (página 19) quando você aperta o botão [SCORE] você pode usar o tipo Acorde. Se a melodia aparece na tela (página 19) quando você aperta o botão [SCORE] você pode usar o tipo melodia.
Músicas externas e a tecnologia assistente Além das músicas internas do instrumento, as 70 músicas incluídas no CD-ROM Adicional (página 84) pode ser usado com a tecnologia assistente. Uma lista das músicas de MIDI incluídas no CD-ROM Adicional está na página 103. Também podem ser usadas músicas carregadas da Internet com a tecnologia assistente contanto que eles incluam os dados de acorde ou melodia. Para transferência de arquivos de música você pode usar do computador , dá memória do teclado ou do cartão SmartMedia (página 82).
20
Page 21
O jeito fácil de tocar piano
O idioma de padrão para a tela é inglês, mas você também pode trocar para japonês–veja página 22. A mudança será efetuada da próxima vez que
você selecionar a tela demo.
Mude o tempo da música
Quando usar a tecnologia assistente ou em outras situações nas quais o tempo da música é muito rápido ou também muito lento, você pode mudar o tempo . Aperte o botão [TEMPO/TAP] . A tela de tempo aparecerá e você pode usar o dial, os botões [+] e [-], ou os botões [0]–[9] para fixar em qualquer lugar a tempo para de 032 a 280 batidas por minuto.
Você também pode fixar o tempo simplesmente apertando o botão [TEMPO/TAP] ao tempo desejado–4 vezes para configurações de tempo em 4, e três vezes para configurações de tempo em 3. Você pode mudar o tempo durante a reprodução da música apertando o botão só duas vezes.
Você pode voltar ao tempo original apertando simultaneamente os botões [+] e [-] . Quando você terminar de configurar o tempo aperte o botão [EXIT] duas vezes para voltar à tela principal.
Toque uma música demo
Você pode usar a tecnologia assistente com a música demonstrativa (o tipo Melodia não pode ser usado).
1. Aperte o botão [DEMO]. A tela demo que introduz algumas das características do instrumento aparecerá, e a música demonstrativa começará a tocar. Escute algumas das vozes ds instrumento.
2. Tente tocar o teclado A tela seguinte aparecerá depois da música demonstrativa ter tocado durante algum tempo. Isto indica que a tecnologia assistente está ligada , e você pode começar a tocar junto no teclado.
Mais tarde, a tecnologia assistente será automaticamente desligada , OFF será mostrado na tela.
A música demonstrativa repetirá automaticamente desde o começo depois que de ter tocado tudo.
Você pode parar a reprodução do demo qualquer hora a apertando o botão [START/ STOP].
21
Page 22
Mudando o idioma da tela
Este instrumento permite selecionar o inglês ou japonês como o idioma da tela. O idioma da tela padrão é inglês, mas se você troca para japonês serão exibidas as letras, nomes de arquivo, tela demo, e algumas mensagens em japonês onde é apropriado.
1. Aperte o botão [FUNCTION].
2. Aperte um botão de CATEGORY várias vezes até o artigo “Language” aparecer. O idioma da tela atualmente selecionado aparecerá abaixo do artigo “Language” . Quando ele estiver destacado você pode usar os botões [+] e [-] para selecionar o idioma desejado.
intem idioma
idioma atualmente selecionado
3. Selecione um idioma da tela. O botão [+] seleciona o inglês e o botão [-] seleciona o japonês. Se você troca para japonês, serão exibidas letras, nomes de arquivo, tela demo, e alguma mensagem em japonês onde for apropriado. Outras telas estarão em inglês.
4. Aperte e segure o botão [FUNCTION]por mais de um segundo. A seleção de idioma será armazenada na memória interna de forma que isto é retido até mesmo quando o instrumento é desligado.
5. Aperte [EXIT] para voltar à tela principal.
22
Page 23
Toque com uma variedade de vozes de instrumentos
Se você aperta e segura o botão [VOICE] por mais de um segundo uma lista de voz aparecerá. Você pode selecionar a voz principal desta
lista de voz.
Além de piano, orgão, e outro instrumento de teclado, este instrumento tem um alcance grande de vozes que incluem violão, baixo, cordas, sax, trompete, bateria e percussão, efeitos de som… uma variedade larga de sons musicais.
Selecione e toque uma voz – MAIN
Este procedimento seleciona a voz principal que você tocará no teclado. No DGX-505/ 305 essa terminologia de voz é conhecida como o “main voice.”
1. Aperte o botão [VOICE] O número e o nome da voz principal será destacado na tela principal. Você pode usar o dial agora ou outro controle de seleção para selecionar uma voz diferente.
o número da voz VOICE­MAIN e o nome ficarão iluminados. a seleção atual de voz é exibida.
2. Selecione a voz que você quer tocar. Enquanto você vê o nome de voz destacada e gira o dial. As vozes disponíveis serão selecionadas e serão exibidas em seqüência. A voz selecionada aqui se torna a voz principal. Para este exemplo selecione a voz 096 - Flauta.
selecione 096 flute
3. Toque o teclado.
Teste selecionando e tocando uma variedade de vozes.
23
Page 24
Toque com uma variedade de vozes de instrumentos
A característica da segunda voz não pode ser usada durante uma aula de música
(página 39).
Toque duas vozes simultaneamente – DUAL
Você pode selecionar uma segunda voz que tocará além da voz principal quando você toca o teclado. A segunda voz é conhecida como “dual” .
1. Aperte o botão [DUAL] . O botão [DUAL] liga e desliga a segunda voz Quando a segunda voz estiver ligada o ícone dual voice aparecerá na tela. A segunda voz atualmente selecionada soará além da voz principal quando você toca o teclado.
ícone voz DUAL
2. Aperte e segure o botão [VOICE] por mais de um segundo. Segure o botão[VOICE] até uma lista de voz como o um mostrado abaixo aparecer.
tela de seleção de voz principal
a voz principal atualmente selecionada é iluminada
3. Aperte o botão [VOICE] novamente. A tela de seleção de voz dual aparecerá.
tela de seleção de voz DUAL
a voz DUAL atualmente selecionada é iluminada. agora você pode usar o dial para selecionar uma segunda voz diferente
4. Selecione a segunda voz desejada. Olhe a segunda voz destacada e gire o dial até a voz que você quiser usar é selecionada. A voz selecionada aqui se torna a voz dual. Para testar selecione a voz 114-Vibrafone.
24
Page 25
Toque com uma variedade de vozes de instrumentos
A característica de split voice não pode ser usada durante uma aula de música (página
39).
5. Toque o teclado. Tesnte selecionando e tocando um alcance de vozes duais. Aperte o botão [EXIT] para voltar a tela principal.
irão tocar duas vozes ao mesmo tempo
Toque vozes diferentes com as mãos direita e esquerda - SPLIT
No modo split você pode tocar vozes diferentes à esquerda e a direita do teclado “split point.” As vozes principais e segunda voz podem ser tocadas à direita do split point, enquanto a voz tocada à esquerda do split point é conhecido como o “split voice” nos DGX-505/305. O split point pode ser mudado como desejado. (página 59).
voz split
voz principal e dual
1. Aperte o botão [SPLIT] O botão [SPLIT] liga e desliga split voice. Quando o split voice estiver ligado o seu ícone aparecerá na tela. A split voice atualmente selecionada soará à esquerda do split point do teclado.
ícone voz split
2. Aperte e segure o botão [VOICE] por mais de um segundo. Segure o botão [VOICE] até uma lista de voz como o um mostrado abaixo aparecer.
tela de seleção da voz principal
segure por mais de um segundo
a voz principal atualmente selecionada fica iluminada
25
Page 26
Toque com uma variedade de vozes de instrumentos
3. Aperte o botão [VOICE] mais duas vezes. A tela de seleção da split voice aparecerá. A split point será destacada de forma que você pode usar o dial para selecionar uma voz diferente.
tela de seleção da voz Split
a voz Split atualmente selecionada fica iluminada
4. Selecione a voz desejada. Veja a voz destacada e gire o dial até a voz que você quiser usar é selecionada. A voz selecionada aqui se torna a split voice que tocará à esquerda do split point do teclado. Para testar selecione a voz 036 - Violão Folk
5. Toque o teclado.
Toque selecionando e tocando um alcance de split voice Aperte o botão [EXIT] para voltar à tela principal.
26
Page 27
Toque com uma variedade de vozes de instrumentos
Quando você aperta o botão [PORTABLE GRAND] todas as configurações diferente de sensibilidade do toque são desligadas. As vozes duais e split voice também serão desligadas, pois apenas a voz do piano de cauda soará no
teclado inteiro.
A sensibilidade do toque pode ser ajustada em três passos–
página 57.
Toque a voz de piano de cauda
Quando você quiser tocar piano, tudo que você tem que fazer é apertar um botão.
Aperte o botão [PORTABLE GRAND] . A voz “001 Live! Grand Piano” será selecionada.
Variação de afinação
O controle giratório de afinação pode ser usado para somar variações de afinação para as notas que você toca no teclado. Rode o controle para cima para elevar a afinação, ou para baixo abaixar a afinação.
Se você usa esta característica com uma voz com a voz de guitarra “043 Overdriven” (página 23), você pode produzir efeitos notavelmente realistas.
Sensibilidade do toque
Quando a sensibilidade do toque está ativa você pode controlar o volume das notas de acordo com com a intensidade que você toca as teclas, como um piano . Quando a sensibilidade do toque está inativa o mesmo volume será produzido não importa a intensidade que se toca as teclas.
Aperte o botão [TOUCH] . O botão [TOUCH]liga e desliga a sensibilidade do toque. A sensibilidade do toque normalmente está ativa. Quando a sensibilidade do toque está ativa o ícone respectivo aparecerá na tela.
27
Page 28
Sons divertidos
Este instrumento inclui um alcance de kits de percussão e efeitos de som sem igual que você pode usar para entretenimento. Risadas, barulhinhos engraçados, e muitos efeitos. Estes sons podem ser um grande modo para aumentar o humor em festas.
Kits de percussão
Kits de percussão são coleções de baterias e instrumentos de percussão. Quando você seleciona um violino ou outro instrumento normal para a voz principal, por exemplo, todas as teclas produzem o som do mesmo violino, com a afinações diferentes. Se você seleciona um kit de percussão como a voz principal cada tecla irá produzir um som de um tambor diferente ou instrumento de percussão.
Procedimento para selecionar um Kit de Percussão (se refira aos passos 1 e 2 da página 23)
1. Aperte o botâo [VOICE] da tela principal
2. Use o dial para selecionar “122 Standard Kit 1.”
3. Teste cada tecla e desfrute dos tambores e sons de percussão!
Não esqueça das teclas pretas! Você ouvirá um triângulo, maracas, bongos, tambores… uma variedade exclusiva de tambor e sons de percussão. Para detalhes dos instrumentos incluídos no kit de percussão (voz de número 122–133), veja a “Lista de Kit de Percussão” na página 100.
Efeitos de som
Os efeitos de som estão incluídos no kit de percussão (vozes de número 132 e 133). Quando qualquer uma destas vozes é selecionada você poderá tocar um alcance de efeitos de som no teclado.
Procedimento de seleção dos efeitos de som (se refira aos passos 1 e 2 da página
23)
1. Aperte o botão [VOICE] da tela principal
2. Use o dial para selecionar “133 SFX Kit 2.”
3. Teste cada tecla e desfrute dos efeitos de som
Experimentando as várias teclas você ouvirá o som de um submarino, uma campainha de telefone, uma porta rangendo, e muitos outros efeitos úteis. “132 SFX Kit 1” inclui raio, água corrente, riso, cachorros latindo, e outros. Algumas teclas não efeitos nomeados , e não produzirá nenhum som então. Para detalhes dos instrumentos incluídos no kit de SFX (vozes de números 132–133), veja “SFX Kit 1” e “SFX Kit 2” na “Lista do kit de percussão” na página 100.
28
Page 29
Estilos - auto acompanhamento
Desde estilo de número 112 e a categoria de pianista (124–135) não há partes de ritmo, nenhum som será produzido se você começa apenas a reprodução do ritmo. Usando estes estilos ligue o auto­acompanhamento e toque o teclado como descrito na página 33 (os baixos e partes de acompanhamento de acorde
soarão).
Se “ACMP” não está aparecendo na tela aperte o botão [ACMP ON / OFF] de forma que isto aparece. O botão [ACMP ON/OFF] liga e desliga o acompanhamento
automático.
Este instrumento inclui uma característica de auto-acompanhamento que toca com o estilo apropriado (ritmo + baixo + acompanhamento de acorde) quando você toca acordes à esquerda. 135 estilos diferentes cobrem um alcance largo de gêneros musicais (veja página 102 uma lista de estilo completa). Veja como você pode usar a característica de auto-acompanhamento.
Toque junto com o acompanhamento automático – STYLE
1. Aperte o botão [STYLE]. Serão destacados o número e nome do estilo atual . Você pode usar o dial agora para selecionar o estilo desejado.
o número e o nome do estilo atualemente selecionado aparecem na tela.
2. Selecione um estilo. Use o dial para selecionar um estilo. Teste selecionando o estilo “080 PopBossa”.
3. Aperte o botão [START/STOP] . A reprodução do estilo selecionado começará.
começa o estilo de rítmo!
4. Aperte o botão [START/STOP] novamente. O ritmo do estilo parará.
5. Aperte o botão [ACMP ON/OFF] . Isto liga o acompanhamento automático. Confira que “ACMP” aparece na tela.
aparece “ACMP” quando o acompanhamento automático está ligado
29
Page 30
Estilos - auto acompanhamento
O alcance de auto­acompanhamento do teclado pode ser mudado como desejado mudando o split point
(página 59).
Quando o auto-acompanhamento é ligado… A seção à esquerda do teclado se torna o “alcance de acompanhamento” no qual você tocará os acordes que definem o acompanhamento.
alcance do acompanhamento
Se você aperta o botão [START/STOP] neste momento só a reprodução do ritmo começará. Então se você toca um acorde no baixo doe alcance de acompanhamento o acompanhamento do acorde também começará. Você pode começar a reprodução ds estilo de vários modos – veja página 33.
6. Aperte o botão [INTRO/ENDING/rit.] . “INTRO A” ou “INTRO B” aparecerá na tela. A A reprodução do estilo começará então com uma introdução para a qual o conduzirá ao MAIN A ou B do acompanhamento padrão principal, adequadamente.
7. Aperte o botão [SYNC START] . O botão [START/STOP] começará a piscar e indicará que o modo de começo synchro foi ativado.
modo de espera de início de sincronia
O modo de começo synchro é… Quando o modo de começo synchro e estilo é ativado a reprodução começará assim que você toque um acorde no alcance de acompanhamento do teclado. Você pode desimpedir modo de começo synchro apertando o botão [SYNC START] novamente.
8. A reprodução do estilo de começa quando você toca um acorde no alcance de acompanhamento do teclado.
Não sabe como tocar acordes? Nenhum problema! Este instrumento é capaz de tocar acordes perfeitos apenas tocando uma tecla–se refira a página 61 para instruções detalhadas para tocar acordes. Há até mesmo um “Dicionário de Acordes” que mostrará as digitações dos acordes especificados através do nome (página 63).
começa o estilo
30
Page 31
Estilos - auto acompanhamento
Harmonia não pode ser ligada ou desligada durante uma aula
de música.
9. Toque junto com o estilo. Toque uma melodia com a mão direita enquanto toca acordes no alcance do acompanhamento do teclado com sua mão esquerda. O botão [START/STOP] piscará np tempo de reprodução atual (vermelho na primeira batida de cada compasso, azul nos outros).
área de
acompanhamento
pisca conforme o tempo
acorde
melodia
Cada estilo tem dois padrões principais–MAIN A e MAIN B. Se você aperta o botão [MAIN/AUTO FILL] durante a reprodução um de um fill-in se trocará ao outro padrão MAIN. um exemplo de como você pode tocar um padrão:
preparar o estilo
parar o estilo
10. Aperte o botão [INTRO/ENDING/rit.] para terminar. A reprodução de estilo parará depois de um fim apropriado.
Harmonia
Esta característica soma notas de harmonia para a voz principal. Quando você aperta o botão [HARMONY] para ligar a característica, o tipo de harmonia apropriado para a voz principal atualmente selecionada é selecionado automaticamente. Existem 26 tipos de harmonia diferentes. Você pode selecionar um tipo de harmonia diferente seguindo o procedimento esboçado abaixo. O efeito e operação de cada tipo de harmonia são diferentes – se refira à lista de tipo de harmonia na página 104 para detalhes.
1. Aperte o botão [HARMONY]. O botão [HARMONY] liga e desliga a harmonia. Quando a harmonia está ativada o ícone de harmonia aparecerá na tela.
ícone harmonia
31
Page 32
Estilos - auto acompanhamento
Você também pode selecionar o tipo de harmonia depois de apertar o botão [FUNCTION]
(página 70).
• Os tipos harmonia 01–05 só funcionam quando o auto­acompanhamento está ligado e um estilo está sendo tocado. São somadas notas de harmonia à melodia da mão direita baseado nos acordes tocados no alcance de acompanhamento do teclado.
• Os tipos de harmonia 06–26 podem ser usados quando o auto-acompanhamento está desligado. Depois do passo 4, tente tocar estes tipos de harmonia se referindo à lista de tipo de harmonia da página
104.
A característica de Harmonia produz um pequeno ou nenhum efeito com o kit de percussão ou vozes de efeitos de som. Use a característica de Harmonia com vozes de
instrumentos de afinação.
2. Aperte e segure o botão [HARMONY] por mais de um segundo. A tela FUNCTION aparecerá. Serão exibidos o título do tipo de harmonia e o tipo de harmonia atualmente selecionado. Use o dial para selecionar um tipo de harmonia diferente.
segure por mais
de um segundo
o tipo de harmonia
atualmente selecionada
aparece aqui
3. Selecione um tipo de harmonia. Gire o dial para selecionar um tipo de harmonia de 01 por 26. Selecione “03 (Block)” para este exemplo.
selecionado “03 (block)”
4. Aperte o botão [EXIT]. Isto o levará de volta à tela principal.
5. Execute os passos 1, 2, 3, e 5 da página 29. Confira se“ACMP” aparece na tela. Se “ACMP” não está aparecendo na tela aperte [ACMP ON/OFF].
aparece “ACMP”
6. Toque um acorde no alcance de acompanhamento do teclado. A reprodução do estilo começará.
7. Toque o teclado. Serão somadas notas de harmonia a uma melodia que você toca na seção da mão direita do teclado.
32
melodia
Page 33
Estilos - auto acompanhamento
Uma variedade de modos para começar e parar a reprodução de estilo
Modos para começar a reprodução de estilo Há quatro modos diferentes para começar a reprodução de estilo. Em todos os casos você precisará apertar o botão [ACMP ON/OFF] para ligar o auto-acompanhamento antes de começar reprodução de estilo de fato. Seja qual for o método que você escolhe você pode apertar o botão [INRO/ENDING/rit.] antes de começar a reprodução para começar seu desempenho com uma introdução que trocará automaticamente à seção principal quando terminar
Começo imediato Aperte o botão [START/STOP] para começar a reprodução do acompanhamento. Os baixos e os acordes começarão a tocar assim que você toque um acorde no alcance de acompanhamento do teclado.
Começando com o acorde Aperte o botão [SYNC START] e o botão [START/STOP] começará a piscar, indicando que o modo de começo synchro foi ativado. O estilo começará a tocar assim que você toque um acorde no alcance de acompanhamento do teclado.
a reprodução do estilo começa quando você toca o acorde
Parando o Synchro Quando esta função é selecionada o estilo de acompanhamento só tocará enquanto você está tocando acordes no alcance de acompanhamento do teclado . A reprodução do estilo parará quando você soltar as teclas. Aperte o botão [SYNC STOP] . O modo de começo synchro será ativado e o botão [START/STOP] começará a piscar. A reprodução de estilo começará assim que você toque um acorde no alcance de acompanhamento do teclado, entretanto a reprodução de estilo parará (modo de começo synchro será reativado) quando você solta as teclas à esquerda. A reprodução de estilo só continuará enquanto você está tocando de fato no alcance de acompanhamento do teclado.
o estilo irá tocar enquanto você tocar as teclas.
modo de espera de início de sincro
indicador de parada de sincro
o estilo irá parar de tocar quando você soltar as teclas
Aperte o botão [SYNC STOP] para desimpedir o modo de final synchro
33
Page 34
Estilos - auto acompanhamento
Começo de tap Você pode ajustar qualquer tempo que você queira começar a reprodução. Simplesmente aperte o botão o [TEMPO/TAP] para qualquer tempo–4 vezes para compassos de tempo em 4, e 3 vezes para compassos de tempo em 3–e o estilo selecionado começará a tocar no tempo batido.
começa com o tempo tap
Modos para parar reprodução de estilo
Podem ser usados três métodos para parar a reprodução de estilo.
Parada imediata A reprodução parará assim que você aperta o botão [START/STOP] .
para imediatamente
Parando com o modo de começo synchro Se você aperta o botão [SYNC START] durante a reprodução do estilo, a reprodução parará imediatamente e o modo de começo synchro será ativado (o botão [START/ STOP] piscará).
para imediatamente e entra no modo Start Synchro
Toque o “ending” e a parada Aperte o botão [INTRO/ENDING/rit.] para começar a tocar a seção ending. A reprodução parará quando a música chegar ao final.
para depois de acabar de tocar
Se você aperta o botão [INTRO/ENDING/rit.] mais uma vez (enquanto o ending está tocando) o ending tocará ritardando (o tempo fica mais lento gradualmente).
Mudando a Voz Durante a reprodução de estilo a voz que você toca no teclado são as vozes de principal/dual/split atualmente selecionadas. Selecione uma voz apropriada para o estilo que você está usando do modo normal (página 23).
34
Page 35
Você também pode apertar e segurar o botão [SONG]por mais de um segundo, e então selecione uma música da lista
que aparece.
Além do dial pode ser usado também os botões [+] e [-] os botões de número [0]–[9] para selecionar as músicas
diratamente.
Este instrumento tem 30 músicas embutidas que você simplesmente pode escutar para ouvir, ou usar com um alcance de outras características. Use as músicas com as características de aula descritas na página 39 aonde você tem uma ferramenta de aprendizagem avançada que o deixará aprender tocando . As músicas internas não são o único que você pode usar, porém. músicas que você criou ou que você carregou da Internet também podem ser usados com muitas das características do instrumento.
O termo “SONG” se refere a um arquivo de dados que inclui melodia e dados de auto­acompanhamento.
Selecionar e ouvir uma música
Selecione uma música depois de se referir à lista de categoria de músicas encontrada na página 36.
Se você quer escutar um arquivo de música externo que foi transferido de um computador (036–), use a função “Media Select” (página 67)para selecionar a mídia que contêm a música que você quer escutar (memoria/SmartMedia ) antes de executar o seguinte passo.
Usando músicas
1. Aperte o botão [SONG]. A música é destacada. Serão destacados o número e o nome da música. Você pode usar o dial agora para selecionar uma música diferente.
a música fica iluminada. o número e o nome da música atualmente selecionada ficam iluminados.
2. Selecione uma música Gire o dial para selecionar a música que você quer escutar.
a música exibida aqui pode ser tocada
3. Escute a música Aperte o botão [START/STOP] para começar a reprodução da música selecionada. Você pode parar a reprodução qualquer hora apertando o botão [START/STOP] novamente.
começa a música
35
Page 36
Usando músicas
• Músicas de usuário não podem ter tela de partitura. Se você converte um arquivo de música de usuário para SMF e salva isto para a memória de SmartMedia,você que consegue ter uma tela de partitura podendo ser usado com as características de lição.
• São usadas áreas da memória diferentes para armazenar músicas de usuário e arquivos de músicas externos transferidos de um computador. Não podem ser transferidas músicas de usuário diretamente à para uma memória externa, e vice-
versa.
Tipos de músicas
Há três tipos de músicas que podem ser usadas pelos DGX-505/305.
Músicas internas
(as 30 músicas embutidas no instrumento) ........................... Números 001–030.
Músicas de usuário
(gravações do seu próprio desempenho) .............................. Números 031–035.
Músicas de arquivos externos
(dados de música transferidas de um computador *) ............ Números 036–.
*O CD-ROM adicional inclui uma seleção de 70 músicas MIDI. Veja página 82 de como transferir as músicas para o instrumento.
Podem ser salvados os tipos diferentes de músicas em números . O quadro abaixo mostra o fluxo de processos básicos para usar as músicas internas, de usuário e arquivos externos no DGX-505/305 .
computador
sua performance
Dica!: você pode ter alguém tocando uma peça e temporariamente salvá-la no banco de usuários, então salve a música na memoria smartMedia no formato SMF de onde poderá usá-la como uma lição.
as 30 músicas internas do instrumento.
armazenadas na memória flash interna.
gravar (página 46)
tocar
arquivo externo de música
selecionar mídia (página 67)
salvar em SmartMedia. atualmente disponível.
selecionar mídia
transferir (página 82)
arquivos de músicas externas podem ser salvos tanto na memória SmartMdia (036 - ) como na memória flash (036 - ). Use a função Media Select para escolher a mídia.
salve na memória flash interna. atualmente disponível.
Categorias das músicas internas As 30 músicas internas foram organizadas em 8 categorias que fazem ser mais fácil selecionar as músicas apropriadas para as lições. Se refira a este quadro quando selecionae músicas..
Categoria Favorites Easy Play Pianist Organist Advanced Band Play Duet Holidays
36
Número 001 – 003 004 – 008 009 – 013 014 – 016 017 – 021 022 – 024 025 – 027 028 – 030
Ideal para Músicas populares, para pessoas que querem tocar músicas conhecidas. Música de melodia da mão direita. Ideal para lições de iniciantes Baladas populares arranjadas para piano. Para pessoas que querem tocar em um estilo clássico. Músicos que desfrutam da ressonância rica do orgão. Melodias alegres… quando for para avançar nas lições de uma mão. Balada lenta. Experimente o papel do pianista em um conjunto. Músicas compostas de duas melodias para a mão direita. Músicas para qualquer um que quer ampliar o repertório .
Page 37
Exibindo a partitura das músicas
• Serão mostradas os acordes e letras na tela de partitura single-staff de uma música que inclui dados de acorde e letras.
• Quando há muitas letras eles podem ser exibidos em duas filas no compasso.
• Algumas letras podem ser abreviadas se a música selecionada tem muitas letras.
• Notas pequenas que são díficeis de ler podem ser lidas mais fáceis depois que você usa a função quantize .(página
72).
Nenhuma letra é mostrada no
tipo double-staff.
Este instrumento é capaz de mostrar as partituras das músicas São exibidas partituras para as 30 músicas internas como também músicas armazenadas no SmartMedia ou na memória . E embora as músicas de usuário que você grava você não pode exibir uma partitura, elas podem ser convertidss ao formato SMF (Arquivo de MIDI Standard) e armazenadas na memória de SmartMedia, donde eles podem ser tocados com tela de partitura.
1. Selecione uma música. Siga os passos 1 e 2 do procedimento descrito na página 35.
2. Aperte o botão [SCORE] e uma partitura aparecerá. Há dois tipos de tela de partirua: single-staff and double-staff. Estes são selecionados para cada tempo que o botão [SCORE] é apertado.
Usando músicas
pentagrama simples
pentagrama duplo
marca
partitura da melodia
acordes
letras
3. Aperte o botão [START/STOP]. A música começará a tocar. O triângulo moverá pelo topo da partitura para indicar a localização atual.
37
Page 38
Usando músicas
Músicas carregaradas da Internet ou arquivos de música comercialmente disponíveis, inclusive arquivos no formato XF(página 6), são compatíveis com as características de tela de letra contanto que eles sejam que arquivos MIDI contendo dados de letra. A tela de letra pode não ser visualizada em alguns
arquivos.
Se tela de letras exibem caracteres adulterados, tente mudar o idioma de tela (página
22).
Exibir as letras
Se uma música contém dados de letra, as letras podem aparecer na tela. Nenhuma letra será exibida para uma música que não contém nenhum dados de letra se o botão [LYRICS] é apertado.
1. Selecione uma música Selecione uma música entre 001–003 executando os passos 1 e 2 descruitos na página 35.
2. Aperte o botão [LYRICS]. O título e compositor da música aparecerão na tela.
título da música, letras e compositor.
3. Aperte o botão [START/STOP]. A música tocará s enquanto são mostrados as letras e os acordes na tela. As letras serão destacadas para mostrar a localização atual na música.
tela de letras e acordes
Músicas internas que podem ser usadas para a tela de letra
38
Page 39
Selecione uma canção para uma lição
O botão [SCORE] e o botão [LYRICS] não funcionarão
durante uma lição.
Músicas de número 004–008 (melodias simples) são feitas para lições da mão direita, e não podem ser usado para as lições de mão esquerda ou ambas as
mãos.
Yamaha education módulo 4 Você pode selecionar qualquer música que goste e usar para lições com a mão esquerda, direita ou ambas as mãos. Você também pode usar músicas (só no formato SMF ) carregadas da Internet e salvas na memória/SmartMedia. Durante a lição pode tocar tão lentamente quanto desejado, até pode tocar notas erradas .A reprodução da música reduzirá a velocidade a uma que você possa tocar. Nunca é tarde para começar a aprender!
Veja como é o procedimento das aulas: Selecione a música que você quer aprender
....................................... (Se refira à lista de categoria na página 36)
Selecione a parte que você quer aprender (mão direita, esquerda, ambas as mãos)
....................................... (Se refira no passo 2 abaixo)
Selecione Lição 1 , 2 ou 3.
....................................... (Se refira ao passo 3 na página 40)
Lição 1 ............................ (Aprenda a tocar as notas corretas): A música esperará até
que você toque a nota certa.
Lição 2 ............................ (Aprenda a tocar as notas corretas com o tempo correto): O
tempo de reprodução da música variará para se igualar a velocidade na qual está tocando . A música reduzirá a velocidade quando você toca notas erradas, assim você pode aprender n seu próprio ritmo.
Lição 3 ............................ (Aprenda a tocar as notas corretas no tempo correto junto
com a música): Aqui você aperfeiçoa sua técnica.
As músicas disponíveis para suas aulas estão no formato SMF (página 76). Você precisa especificar quais canais reproduziram as mão esquerda e direita, quando você toca as músicas carregadas da Internet (página 83).
Lição 1: esperar
1. Seleciona uma música para sua aula. Aperte o botão [SONG] da tela principal de forma que o número e o nome da música é destacado. Use o dial para selecionar a música você quer usar para sua lição. Como visto na página 36 há uma variedade de tipos de música. Para este exemplo selecione “011 Londonderr Air” da categoria “PIANIST” (009–013).
normalmente “R” (mão direita) aparece no canto superior direito na tela principal. você pode começar uma lição com a mão direita simplesmente pressionando o botão [LESSON MODE].
2. Selecione a parte que você quer praticar. Aperte o botão [LESSON L/R] para selecionar a parte você quer praticar. Cada vez que você aperta o botão [LESSON L/R] as partes são selecionadas em seqüência: mão esquerda, mão direita e ambos as mãos…. A parte atualmente selecionada é mostrada no canto certo superior da tela.
selecione “R” para uma lição com a mão direita, “L” para uma lição com a mão esquerda ou “LR” para uma lição com ambas as mãos.
39
Page 40
Selecione uma canção para uma lição
• Quando você troca os modos da lição uma explicação da lição selecionada aparecerá na tela durante alguns segundos antes da lição começar.
• Se a tela de partitura não está pronta até que a tela de explicação desapareça, uma mensagem de preparação aparecerá na tela até que a
partitura esteja pronta.
3. Use o botão [LESSON MODE] para selecionar a Lição 1. Aperte o botão [LESSON MODE] para selecionar a Lição 1.
Cada vez que o botão [LESSON MODE] é apertado os modos de lição são selecionados em seqüência: Lição 1 Lição de , 2 Lição ,Lição 3 , Desligado , Lição 1…. O modo atualmente selecionado é mostrado no canto certo superior da tela.
o que a tela no canto superior direito significa:
A reprodução da música começará automaticamente quando você seleciona Lição 1.
Toque a nota mostrada imediatamente abaixo do marcador de partitura triangular ( ). O ponto no gráfico do teclado indica a tecla que você precisa apertar para tocar aquela nota. Quando você toca a nota correta que o marcador moverá à próxima nota que você precisa tocar. A música esperará até que você toque a nota correta.
(no caso de uma lição com a mão direita)
Trocando o teclado para esquerda ou direita As áreas escondidas do teclado ( ) podem ser vistas apertando o botão [+] ou [-].
São mostradas 61 teclas do alcance do teclado na tela. Os DGX-505 na verdade têm 88 teclas, enquanto os DGX-305 têm 76 teclas. Algumas músicas que incluem notas muito altas ou baixas, podem ficar de fora do alcance exibido na tela e podem não ser mostradas na tela. Em tais casos um indicador “over” aparece à esquerda a direita do gráfico do teclado . Use o botão [+] ou [-] para trocar o lado do teclado(esquerdo , direito) assim você pode ver as notas (o marcador de aparecerá na tecla apropriada na tela). Não podem ser usadas notas que de fato estão fora do alcance do teclado na lição.
40
Page 41
Selecione uma canção para uma lição
A característica de avaliação pode ser vdesligada pela tela de função no artigo Grade
(página 72).
Veja como você se saiu
Quando a música da lição tocar o seu desempenho será avaliado em 4 níveis: OK, Good, Very Good, ou Excellent. Excellent!” é a avaliação mais alta.
A avaliação aparecerá depois que você tocar todo o modo da música. Depois que a tela de avaliação aparecesse, a lição começará novamente desde o princípio. Aperte o botão [START/STOP] para sair do modo de lição e voltar à tela PRINCIPAL.
Uma vez que você dominou a Lição 1, passe para a Lição 2.
Lição 2: seu tempo
1. Selecione a música e a parte que você quer praticar (passos 1 e 2 da página 39).
2. Aperte o botão [LESSON MODE] duas vezes para começar a Lição 2 . Cada vez que o botão [LESSON MODE] é apertado os modos da lição são selecionados em seqüência: Lição 1, Lição 2 Lição 3 ,Desligado ,Lição 1…
ícoine representando a parte selecionada e a lição aparece no canto superior direito da tela. neste caso o ícone “R2” indica que a lição 2 com a mão direita está selecionada.
A reprodução da música começará automaticamente quando a Lição 2 for selecionada.
O marcador triangular aparecerá na tela da partirura, e moverá para indicar a nota atual na música. Tente tocar as notas no tempo correto. Quando você aprende tocar as notas certas no tempo certo a velocidade aumentará até eventualmente você estar tocando no tempo original da música.
toque enquanto segue a marca na partitura.
(no caso de uma lição com a mão direita)
A tela de avaliação aparecerá quando a música for tocada inteira
Aperte o botão [START/STOP] para sair do modo de lição e voltar à tela PRINCIPAL.
Uma vez que você dominou a lição 2, passe para a lição 3.
41
Page 42
Selecione uma canção para uma lição
Você pode mudar o número de compassos da função “repita e aprenda” apertando um botão de número [0]–[9] durante a
reprodução.
Lição 3: menos um
1. Selecione a música e a parte que você quer praticar (passos 1 e 2 da página 39).
2. Aperte o botão [LESSON MODE] três vezes para começar a lição 3. Cada vez que o botão [LESSON MODE] é apertado os modos de lição são selecionados em seqüência: Lição 1, Lição 2, Lição 3, desligado, Lição 1…
ícoine representando a parte selecionada e a lição aparece no canto superior direito da tela. neste caso o ícone “R3” indica que a lição 3 com a mão direita está selecionada.
A reprodução da música começará automaticamente quando a Lição 3 é selecionada.
A música tocará no tempo normal, menos a parte que você escolheu tocar. Toque enquanto escuta à música. O marcador da partitura e o marcador do teclado na tela indicarão as notas para tocar.
(no caso de uma lição com a mão direita)
A tela de avaliação aparecerá quando a música acabar de ser tocada. Aperte o botão [START/STOP] b para sair do modo de lição e voltar à tela principal.
A praticar leva a perfeição - repita e aprenda
Use esta característica quando você quer começar novamente uma seção na qual você cometeu um engano, ou para praticar uma seção repetidamente que você acha difícil.
Aperte o botão [LESSON REPEAT & LEARN] durante uma lição. A localização da música moverá quatro compassos atrás do ponto ao qual você apertou o botão, e a reprodução começará depois de um um compasso. A reprodução continuará até o ponto ao qual você apertou o botão [LESSON REPEAT & LEARN] , e então volta quatro compassos e começa novamente. Este processo repetirá, tudo que você tem que fazer é apertar [LESSON REPEAT & LEARN] quando você comete um engano para repetir a prática daquela seção até que você consiga tocar direito.
volte 4 compassos e repita a reprodução
42
direção da reprodução
pressione imediatamente
oops! errei!
Page 43
Mude um estilo de canção
Você não pode usar o arranjador de música diretamente com músicas de usuário (031–035), mas você pode converter músicas de usuário para formato SMF (Arquivo de MIDI ) e os salvar para a memória de SmartMedia (página 76), donde eles podem ser usados com a característica de arranjador de
música.
Quando você tocar uma música de número 022–024 enquanto usa o arranjador de música, serão desligadas as faixas de melodia automaticamente e nenhuma melodia soará. Para ouvir a melodia você precisará apertar os botões de SONG MEMORY
[3]–[5].
Além do estilo padrão de cada música, você pode selecionar qualquer outro estilo para tocar a música com a característica de Arranjador de Música. Isto significa que você pode tocar uma música que normalmente é uma balada, por exemplo, com o jeito de bossa nova, ou como uma melodia de hip-hop, etc. desde que as músicas combinem em melodia e estilo, você pode criar arranjos totalmente diferentes mudando o estilo com que uma música é tocada. Você também pode mudar a voz de melodia para uma mudança completa de jeito.
Usando o fácil arranjador de canções
1. Aperte o botão [EASY SONG ARRANGER]. O número e o nome da música na tela EASY SONG ARRANGER será destacada. Você pode usar o dial agora para selecionar uma música diferente.
o número e o nome da música atualmente selecionada são exibidos aqui.
2. Selecione uma música. Use o dial para selecionar a música que você quer arranjar. Para este exemplo selecione “004 Down By The River.”
3. Escute à música. Aperte o botão [START/STOP] para começar a reprodução da música. Passe para o próximo passo enquanto a música está tocando.
4. Aperte o botão [EASY SONG ARRANGER] O número e o nome do estilo na tela EASY SONG ARRANGER será destacada. Você pode usar o dial agora para selecionar um estilo diferente.
começa a música!
o número e o nome do estilo atualmente selecionado aparecem aqui.
43
Page 44
Mude um estilo de canção
• O arranjador usa dados de música que você não pode especificar acordes tocandos no alcance de acompanhamento do teclado. O botão [ACMP ON/ OFF] não funcionará.
• Se o tempo da música e do estilo é diferente,o tempo da
música será usado.
A diferença entre MELODY R e MELODY L… As músicas são uma combinação de uma melodia e um estilo de auto­acompanhamento. Normalmente a “melodia” se refere à parte da mão direita, mas neste instrumento a “melodia” pode ser da parte direita e esquerda. A MELODY R é a parte de melodia tocada pela mão direita, e a MELODY L é a parte de melodia tocada
pela mão esquerda.
5. Selecione um estilo. Gire o dial e escute como a música soa com estilos diferentes. Se você seleciona estilo diferente a música permanecerá a mesma só mudando o estilo. Quando você selecionar um estilo satisfatório vá para o próximo passo enquanto a música ainda está tocando (se você parou a música, começe novamente apertando o botão [START/STOP]).
6. Aperte e segure o botão [VOICE] por mais de um segundo. Segure o botão [VOICE] até a tela VOICE SELECT (MAIN) aparecer.
cada vez que você aperta o botão [VOICE] as telas voz dual, split, melodia direita e esquerda são selecionadas na sequência.
segure por mais de um segundo
7. Aperte o botão [VOICE] três vezes. A tela VOICE SELECT (MELODY R) aparecerá assim , você pode selecionar a voz da melodia R.
tela VOICE SELECT (melodia R)
a voz da melodia atualmente selecionada irá aparecer.
pressione três vezes
Cada vez que você aperta o botão [VOICE] a seção do título da tela dentro dos parênteses mudará: MAIN DUAL SPLIT MELODY R MELODY L MAIN…. As telas MAIN, DUAL, e SPLIT lhe permitem mudar a voz do teclado, enquanto a tela MELODY R e MELODY L é usada para mudar a voz de melodia da música.
8. Selecione uma voz. Use o dial para mudar a voz de melodia. Se você seleciona uma melodia diferente a música permanecerá a mesma mudando apenas a voz da melodia (se você parou a música, começe novamente apertando o botão [START/STOP]). Você pode salvar as configurações do arranjador de música para a memória de SmartMedia. Se refira a página 78 para mais informações.
44
Page 45
Grave suas próprias performances
• Um máximo de 5 músicas de usuário podem ser gravados. Se você grava uma 6ª canção depois de usar às 5 localizações da música de usuário disponíveis, escolha um número de música (031–
035) contendo uma música que você não se importa em apagar, ou salvar os dados de música de usuário para a memória SmartMedia de forma que você pode sobrescrever a memória de música de usuário interna sem perder seus dados de música permanentemente.
• Aproximadamente 10.000 notas podem ser gravadas se você só grava faixas de melodia. Aproximadamente 5,500 podem ser gravadas se você só grava faixas de esilo.
• Músicas de usuário não podem exibir uma partitura, mas eles podem ser convertidos ao formato SMF (Arquivo de MIDI ) formato e armazenados na memória de SmartMedia (página 76) da qual eles podem ser tocados com a
tela de partitura.
Você pode registrar até 5 de seus próprios desempenhos e pode os salvar como músicas de usuário - 031 - 035. Uma vez seus desempenhos foram salvos como músicas de usuário, eles podem ser convertidos ao formato SMF (Arquivos MIDI) e salvos na memória de SmartMedia (página 76) e usados na tela de paritura . Assim quando a inspiração vem e você cria uma grande melodia, você pode salvar isto e pode escrever na forma de partitura. Você também pode gravar os desempenhos que usam a tecnologia assistente.
Dados de Gravação Você pode gravar um total de 6 faixas: 5 de melodia e 1 de estilo (acorde) . Cada faixa pode ser gravada individualmente.
Faixa de melodia [1]–[5] ........... Grava as partes de melodia.
Faixa de estilo [A] ..................... Grava a parte de acorde.
Dados que podem ser gravados nas faixas [1] – [5] Nota ligada/desligada (teclas apertadas e soltas) Velocidade (dinâmica do teclado) Número da Voz Tipo Reverb * Tipo Chorus * Nota da Harmonia Sustain ligado/desligado Tempo*/configuração do tempo* (somente quando a faixa de estilo não é gravada) Variação da afinação Alcance da variação da afinação Dual voice ligada/desligada Função sustain ligada/desligada Main/Dual voice – volume da voz, Oitava, Pan, Nível do Reverb , Nível do Chorus
Dados gravados na faixa de estilo [A] Mudanças de acorde e de tempo Mudança de estilo Número do estilo* Tipo do Reverb* Tipo do Chorus * Tempo Configuração do tempo* Volume do estilo*
Configurações de faixas
Para gravar seu próprio desempenho, primeiro use os botões do SONG MEMORY [1]–[5] e [A] para especificar a faixas) você quer gravar. A faixa na qual você grava determina a parte que será tocada.
• Faixa [1]–Toca a parte da melodia da mão direita (MELODY R)
• Faixa [2]–Toca a parte da melodia à esquerda (MELODY L)
• Faixas [3]–[5]–Toca os “outros” dados de desempenho.
• Faixa [UM]–Toca a parte do estilo (auto-acompanhamento) .
as partes tocadas por cada faixa quando uma música de usuário é reproduzida.
melodia
acorde
especifica a faixa(s) e gravação
45
Page 46
Grave suas próprias performances
• O acompanhamento de estilo é ligado automaticamente quando você seleciona a faixa de estilo [A] para gravar.
• O acompanhamento de estilo pode não ligado ou desligado enquanto a gravação é feita.
• Se você usa uma split voice para gravar, não serão gravadas as notas tocadas à
esquerda do split point.
• Se acompanhamento de estilo na faixa [A] não tem nada gravado, o faixa de estilo [A] será selecionada automaticamente para gravar quando uma faixa de melodia é selecionada. Se você só quer gravar uma faixa de melodia, esteja seguro antes de desligar a faixa de estilo [A] .
• Para cancelar a gravação de uma faixa selecionada, aperte aquele botão de faixa mais uma vez. O acompanhamento do estilo não pode ser ligado ou desligado enquanto a gravação
é feita.
Se você gravar uma faixa que contém dados previamente gravados, estes serão
sobrescritos e perdidos.
Procedimentos de gravação
1. Na tela pricipal aperte o botão [SONG] , então use o dial para selecionar o número da música do usuário (031–035 )que você quer gravar.
gire o dial para selecionar um número de música entre 031 e
035.
2. Selecione a faixa(s) que você quer gravar e confirmar sua seleção na tela.
Grave a faixa de melodia e a faixa de acompanhamento junto Aperte o botão da faixa de melodia [1]–[5] que você quer gravar enquanto segura o botão [REC] Depois, aperte o botão [A] enquanto segura o botão [REC] . As faixas selecionadas serão destacadas na tela.
pressione e segure
Precauções da seleção das faixas Lembre-se dos pontos seguintes quando for selecionar faixas para gravar.
Se você quer usar a melodia registrada para uma lição da mão direita. Selecione a faixa [1] para gravar. Se você seleciona a faixa [2] a parte será exibida como uma parte da esquerda (MELODY L) e não estará disponível para uso como uma lição da mão direita.
Se você quer exibir a música de usuário com uma partitura Grave a parte da melodia em uma faixa [1]. Só a parte da melodia da mão direita (MELODY R) poderá ser exibido com uma partitura. Partes gravadas na faixa [2] não podem ser exibidas em uma partitura.
Não podem ser usadas músicas de usuário para a tela de partitura ou para lições, mas elas podem ser convertidas ao formato SMF (Arquivo de MIDI ) e armazenadas na memória de SmartMedia da qual eles podem ser tocadas com tela de partitura ou podem ser usadas para lições.
Grave uma faixa de melodia Aperte o botão da faixa de melodia [1]–[5] que você quer gravar enquanto segura o botão [REC] A faixa selecionada será destacada na tela.
46
Page 47
Grave suas próprias performances
Se a memória fica cheia durante a gravação uma mensagem de advertência aparecerá e a gravação parará automaticamente. Use a função de música limpa ou a faixa limpa (página 48) para apagar os dados não desejados e, então faça a gravação
novamente.
3. A gravação começará quando você toca o teclado. Você pode começar também a gravação apertando o botão [START/STOP] . O compasso atual será mostrado na tela durante a gravação.
métrica atual
início da gravação
4. Pare a gravação apertando o botão [START/STOP] ou [REC].
ou
Se você aperta o botão [INTRO/ENDING/rit.] enquanto você grava a faixa de estilo um ending apropriado tocará e a gravação parará. Quando a gravação parar o número do compasso atual voltará a 001 e o o número da faixa gravada será mostrada num canto da tela.
Para gravar outras faixas Repita os passos 2 e 4 para registrar quaisquer das faixas restantes. Selecionando uma faixa não registrada– botões SONG MEMORY [1]–[5], [A]–você pode gravar uma faixa nova enquanto escuta as faixas previamente gravadas (as faixas da reprodução aparecerão na tela). Você também pode desligar as faixas gravadas anteriormente (as faixas desligadas não aparecerão na tela) enquanto grava novas faixas
Para regravar uma faixa Selecione a faixa que você quer regravar para gravar no modo normal. O material novo sobrescreve os dados anteriores.
5. Quando a gravação acabar… Para tocar uma música de usuário São tocadas da mesma maneira músicas de usuário como músicas regulares (página
35).
1. Aperte o botão [SONG] da tela principal.
2. O numéro/nome da música atual serão destacados–use o dial para selecionar a música de usuário (031–035) que você quer tocar.
3. Aperte o botão [START/STOP] para começar a reprodução.
Para salvar uma música de usuário para a memória de SmartMedia - página 75.
Para salvar uma música de usuário para a memória de SmartMedia no formato SMF ­página 76.
47
Page 48
Grave suas próprias performances
Se você só quer apagar uma faixa específica uma música de usuário o use a função de
apagar faixa.
Para executar a função de apagar música aperte o botão [+] . Aperte o botão [-] para
cancelar a função de apagar .
Para executar a função de apagar faixa aperte o botão [+] .Aperte o botão [-] para
cancelar a função de apagar .
Limpar música - apagando músicas de usuário
Esta função apaga uma música de usuário (todas as faixas).
1. Na tela principal selecione a música de usuário (031–035) que você quer apagar.
2. Aperte e segure o botão SONG MEMORY [1] por mais de um segundo enquanto segura o botão SONG MEMORY [A]. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela.
segure por mais de um segundo
pressione e segure
3. Aperte o botão [+] . Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela. Você pode cancelar a operação de apagar apertando o botão [-] .
4. Aperte o botão [+] para apagar a música. A mensagem de clear-in-progress (apagando) aparecerá brevemente na tela enquanto a música
Limpar faixa - apagando faixas específicas de uma música de usuário
1. Na tela principal selecione a música de usuário (031–035)que você quer apagar.
2. Aperte e segure por mais de um segundo o botão da faixa SONG MEMORY ([1]– [5], [A]) correspondendo a faixo que você quere apagar. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela.
segure por mais de um segundo
3. Aperte o botão [+]. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela. Você pode cancelar a operação de apagar apertando o botão [-] .
4. Aperte o botão [+] para apagar a faixa. A mensagem clear-in-progress (apagando) aparecerá brevemente na tela enquanto a faixa está sendo apagada.
48
Page 49
Armazenar e inicializar
Quando você executa a operação de apagar a memória, também serão apagados dados de música que você comprou. Salve os dados que você quer
manter em um computador.
Armazenar
Alguns parâmetros internos do DGX-505/305voltarão ao seu padrão se não forem salvos antes do instrumento ser desligado. Para fazer um backup desses parâmetros aperte e segure o botão [FUNCTION] por mais de um segundo.
segure por mais de um segundo
Os parâmetros do Backup Músicas de usuário. Arquivos de estilo Sensibilidade do toque ligada/desligada. Memória registrada. As configurações da tela de FUNCTION são as seguintes:
Afinando, Split Point, Sensibilidade do Toque, Volume do Estilo, Volume do Música, Metrônomo, Volume, Nível, Cancelamento do Demo, Seleção de Idioma, Seleção de mídia, Sustain.
Inicializar
Esta função apaga todos os dados posteriores na memória do instrumento e restabelece as configurações padrão iniciais. Os procedimentos de inicialização são os seguintes.
Apagando Backup Para apagar os dados de backup da a memória do usuário, memória registrada (página 68), músicas de usuário (página 46), arquivos de estilo (página 60)–ligue o teclado apertando o interruptor [STANDBY/ON] enquanto seguran a tecla branca mais alta do teclado. Serão apagados os dados do backup e os valores iniciais serão restabelecidos.
Apagando a memória Para apagar dados de música que foram transferidos à memória interna de um computador, ligue o teclado apertando o interruptor [STANDBY/ON] enquanto segura a tecla branca mais alta e as três teclas pretas mais altas simultaneamente.
49
Page 50
Operações básicas e telas
Operações básicas
O controle global do DGX-505/305 está baseado nas operações simples seguintes.
1. Apertar um botão para selecionar uma função básica.
2. Usar o dial para selecionar um artigo ou valor.
3. Começar uma função.
3 - inicia a função
Ajuste do volume ajusta o volume do som ouvido através dos auto falantes do instrumento ou fones de ouvido ligados na saída PHONES.
anti-horário ­diminui o volume
horário ­aumenta o volume
1 - selecione uma função
básica
tela (páginas 52,53)
1. Aperte um botão para selecionar uma função básica.
Selecione uma música que você quer escutar ou uma música que você quer usar para uma lição.
2 - selecione um ítem ou valor
Selecione um estilo de auto-acompanhamento.
Selecione uma voz que você quer tocar no teclado.
50
Page 51
Operações básicas e telas
2. Use o dial para selecionar um artigo ou valor. Quando você seleciona uma função básica, o artigo que corresponde àquela função será destacado na tela. Você pode usar o dial então ou os botões [0]–[9] para selecionar o artigo desejado.
o ítem selecionável fica iluminado na tela. neste exemplo o botão [SONG] foi apertado.
Mudando valores Dial Gire o dial à direita para aumentar o valor do artigo selecionado, ou à esquerda para diminuir este valor. Gire o dial continuamente para aumentar continuamente ou diminuir o valor.
Botões [+] e [-] Aperte o botão [+] para aumetar o valor para 1 brevemente, ou aperte botão o [-] para baixar o valor para 1.Aperte e segure qualquer um dos botões para aumentar continuamente ou abaixar o valor na direção correspondente.
Botões de número [0]–[9] Os botões de número podem ser usados para digitar um número de música ou um valor de parâmetro diretamente. Centenas ou dezenas que são “0” podem ser omitidos (veja abaixo).
pressione brevemente para diminuir
pressione brevemente para aumentar
Exemplo: Número da música “003” pode ser digitado de três modos. [0] [0] [3] [0] [3] (“003” aparecerá na tela depois de um tempo) [3] (“003” aparecerá na tela depois de um tempo)
Botões de categoria [ ] e [ ] Quando selecionando uma música, estilo, ou voz, você pode usar estes botões para pular para o primeiro artigo da próxima categoria ou da categoria anterior. Os botões de categoria são úteis para selecionar artigos categorizados, como no exemplo abaixo. Em uma tela na qual uma categoria aparece, a seleção é fácil se você usa os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar a categoria que contém o artigo desejado, então use o dial ou os botões [+] e [-] para selecionar o artigo. Isto pode ser útil quando você tem que selecionar um número grande de vozes. Na maioria dos procedimentos descritos ao longo do manual o dial simplesmente é recomendado para seleção porque é o método de seleção mais fácil e mais intuitivo. Por favor note porém, que a maioria dos artigos ou valores que podem ser selecionados usando o dial que também podem ser selecionados pelos botões[+] e [-].
pressione os botões de número 0, 0, 3
pula o primeiro item da categoria anterior ou próxima
selecione a categoria exibida aqui.
a primeira voz na categoria selecionada.
3. Começando uma função. Aperte o botão [START/STOP]. Aperte o botão [START/STOP] depois de apertar o botão [SONG] ou [STYLE] para começar a reprodução da música ou ritmo selecionado.
51
Page 52
Operações básicas e telas
As telas
Nomes das telas Todas as operações são realizadas em alguma tela. Vários tipos de tela existem para diferentes funções. O nome da tela atual aparece ao topo da tela.
Tela principal
título
Para voltar a tela principal A maioria das operações básicas acontecem na tela principal do instrumento. Você pode voltar de qualquer outra tela para a tela principal apertando o botão [EXIT] para tela mais próxima.
Tela de função (página 70) A tela de função garante acesso para 44 funções úteis. A tela de função aparece quando o botão [FUNCTION] é apertado. Na tela de função você pode usar os botões [ ] e [ ] (página 51) para selecionar 44 grupos diferentes de funções. Aperte os botões de categoria quanta vezes for necessário até a função exigida aparecer. Você pode usar o dial , os botões [+] e [-] , ou os botões de número [0]–[9] para ajustar o valor da função como o exigido.
função do item
valor
O símbolo “aperte e segure”(press & hold)
O símbolo “ ” que aparece próximo a alguns botões indica que o botão pode ser apertado e pode ser segurado por mais um segundo para ir a uma função relacionada. Isto garanate acesso direto conveniente para um alcance de funções.
52
Page 53
Operações básicas e telas
A
A
A
A
A
A
Itens da tela principal
A tela principal mostra todas as configurações básicas atuais: música, estilo, voz. Também inclui um alcance de indicadores que mostram o estado de ligado/desligado de um alcance de funções.
*Ajuste o o contraste da tela no controle do painel traseiro do instrumento .
aparece quando a reprodução está ativada
Aparece quando o botão [ACMP ON/OFF] é apertado para ligar o acompanhamento depois de selecionar um estilo. Quando mostrando o alcance de teclado à esquerda do split point é usado para reconhecimento de acorde de acompanhamento. A reprodução de estilo pode ser começada de vários modos (página 33).
Aparece quando a função de synchro-stop é ativada.
O nome do padrão de estilo.
Exibe o número do banco selecionado.
Exibe os números de memória que contêm dados. Uma borda aparece ao redor do número selecionado.
iluminado durante a gravação de música de usuário
A faixa(s) selecionada para gravar é destacada durante a gravação da música do usuário. São exibidas só faixas que contêm dados. Uma borda aparece ao redor da faixa selecionada que contém dados. Nenhuma borda aparece na faixa Muted.
aparece quando o nível da bateriaestá muito baixo para o funcionamento normal do instrumento. Por favor, troque a bateria assim que possível (depois de salvar os dados mais importantes) (página 10)
pressione o botão [song] para iluminar este item para você poder selecionar uma música diferente.
pressione o botão [style] para iluminar este item para você poder selecionar um estilo diferente.
pressione o botão [voice] para iluminar este item para você poder selecionar uma voz principal diferente.
pressione o botão [voice] repetidamente para selecionar as vozes main - dual - split - melody r ­melody l na sequência depois de segurar o botão [voice] por mais de um segundo
Tecnologia assistente de desempenho
parece quando a tecnologia assistente
de desempenho está ativa.
Resposta ao toque
parece quando a resposta ao toque está ativa. Quando este ícone é exibido você pode controlar a dinâmica do som para quão forte você toca as teclas.
Harmonia
parece quando a harmonia está ativa. Quando este ícone é exibido serão somadas notas de harmonia à voz principal.
Dual
parece quando a Voz Dual está ativa. Quando este ícone e exibido uma segunda voz é “sobreposta” e tocada com a voz principal.
Split
parece quando o split vaice está ativo. Quando este ícone é exibido podem ser tocadas vozes diferentes à esquerda e direito do split point do teclado.
Controle de arquivo
parece quando é possível ter acesso um cartão de memória SmartMedia.
53
Page 54
Recursos de performance convenientes
Adicionando reverb
O reverb lhe deixa tocar com um ambiente de concerto Quando você seleciona um estilo ou música que tem reverb para a voz o tipo de reverb é selecionado automaticamente. Se você quer selecionar um reverb diferente , use o procedimento descrito abaixo. Se refira à Lista de Tipo de Efeito na página 104 para informação sobre os tipos de reverb disponíveis.
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar o artigo de tipo de Reverb.
item tipo reverb
3. Use o dial para selecionar um tipo de reverb. Você pode conferir como o reverb selecionado soa tocando o teclado.
tipo de reverb selecionado
Ajustando o nível de reverb Você pode ajustar a quantia de reverb que é aplicado às vozes principais, duais, e split voices. Se você aperta a botão CATEGORY [ ] ou [ ] várias vezes como no passo 2 do procedimento acima , os artigos listados abaixo aparecerão. Você pode usar o dial então para ajustar o nível de reverb para a voz selecionada (se refira a página 70 para detalhes).
M. Nível do reverb da voz principal D. Nível do reverb da voz dual S. Nível do reverb da split voice
54
Page 55
Recursos de performance convenientes
Adicionando coro
O efeito de chorus cria um som espesso que é semelhante a muitas das mesmas vozes que são tocadas em uníssono. Quando você seleciona um estilo ou música o tipo de chorus para a voz usada é selecionado automaticamente. Se você quer selecionar um tipo de chorus diferente, use o procedimento descrito abaixo.
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar o artigo de tipo de Chorus.
item tipo de coro
3. Use o dial para selecionar um tipo de chorus. Você pode conferir como o chorus selecionado soa tocando o teclado.
tipo de coro selecionado
Ajustando o nível de chorus Você pode ajustar a quantia de chorus que é aplicado às vozes principais, duais, e split voices. Se você aperta a botão CATEGORY [ ] ou [ ] várias vezes como no passo 2 do procedimento acima , os artigos listados abaixo aparecerão. Você pode usar o dial então para ajustar o nível de chorus para a voz selecionada (se refira a página 70 para detalhes).
M. Nível do chorus da voz principal D. Nível do chorus da voz dual S. Nível do chorus da split voice
55
Page 56
Recursos de performance convenientes
Você também pode ter acesso ao artigo Time Signature apertando o botão [FUNCTION] e usando os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para
localizar o artigo (página 70).
O metrônomo
O metrônomo pode ser ajustado para até 15 configurações de tempo. Um carrilhão soará na primeira batida de cada compasso, enquanto um “clique” de metrônomo soará em tudas as outras. Você também pode fixar a configuração de tempo para “00,” nesse caso o carrilhão não soará e o som do “clique” será ouvido em todas as batidas.O metrônomo será fixado para seguir a configuração de tempo , tempo da música selecionada ou do estilo automaticamente, mas você também pode mudar o tempo a configuração do tempo.
1. Aperte o botão [METRONOME] para começar o metrônomo. Você pode parar o metrônomo apertando o botão [METRONOME] mais uma vez.
2. Aperte o botão [TEMPO/TAP] para ir a tela de TEMPO.
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para selecionar um tempo de 032 a 280 batidas por minuto.
4. Aperte e segure o botão [METRONOME] por mais de um segundo de forma que o a tela FUNCTION e artigo Time Signature aparece.
segure por mais de um segundo
5. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para selecionar uma configuração de tempo entre 00 e 15 batidas por compasso.
Ajustando o Volume do Metrônomo
6. Aperte o botão [FUNCTION] para chamar a tela FUNCTION
7. Use os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para selecionar o artigo de Volume do Metrônomo.
8. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para fixar o volume do metrônomo.
56
Page 57
Recursos de performance convenientes
• O ajuste de sensibilidade inicial é “2.”
• Você também pode ter acesso ao artigo de Sensibilidade de Toque apertando o botão [FUNCTION] e usando os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para localizar o artigo
(página 70).
Sensibilidade de resposta ao toque
Quando a sensibilidade do toque está ativada você pode ajustar a sensibilidade do teclado para dar dinâmica ao teclado ,em três passos.
1. Aperte o botão [TOUCH] para ativar a sensibilidade do toque.O ícone de sensibilidade do toque aparecerá na tela quando ele for ativado. (páginas 27, 53).
2. Aperte e segure o botão [TOUCH]por mais de um segundo de forma que a tela FUNCTION e artigo de sensibilidade do toque aparece.
item sensibilidade ao toque
segure por mais de um segundo
3. Use o dial para selecionar uma sensibilidade de toque que se ajusta entre os valores 1 e 3. Valores mais altos produzem maior (mais fácil) variação de volume na dinâmica do teclado( maior sensibilidade).
Configuração de um toque
Às vezes na hora de selecionr a voz ideal para tocar com uma música ou estilo você pode se confundir. A configuração de um toque automaticamente seleciona uma voz bem-equilibrada para você quando você seleciona um estilo ou música. Simplesmente selecione o número de voz “000” para ativar esta característica.
1. Selecione a voz de número “000” (passos 1–2 da página 23).
2. Selecione e toque qualquer música (passos 1–3 da página 35).
3. Toque o teclado e se lembre do som da voz. Se você parou a reprodução a algum ponto durante este procedimento aperte o botão [START/STOP] para começar novamente.
use o dial para selecionar a voz número 000
4. Use o dial para mudar as músicas, então toque o teclado e escute à voz.
Você deveria ouvir uma voz de teclado diferente do que você tocou no passo 3. Veja o nome da voz “000” enquanto troca as músicas e você verá que aquelas vozes diferentes são selecionadas para cada música.
57
Page 58
Recursos de performance convenientes
Algumas vozes não serão afetadas quando o a função de
sustain for ligada.
Ajustando os parâmetros de voz
Nível do reverb ,pan , e uma variedade de outros parâmetros individualmente podem ser ajustados para as vozes principais, duais, e split voices. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela FUNCTION e então use os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para localizar quaisquer um dos parâmetros seguintes. Uma vez que você selecionou um parâmetro apropriado você pode usar o dial para ajustar seu valor.
Parâmetros da Voz Principal (página 71) M. Volume - volume da voz principal. M. Octave - oitava da voz principal. M. Pan - pan da voz principal. M. Reverb Level - nível de reverb da voz principal. M. Chorus Level - nível de chorus da voz principal.
Parâmetros da voz dual (segunda voz) (página 71) D. Volume - volume da voz dual. D. Octave- oitava da voz dual. D. Pan - pan da voz dual. D. Reverb Level - nível de reverb da voz dual D. Chorus Level - nível de chorus da voz dual
Parâmetros da split voice (página 71) S. Volume - volume da split voice. S. Octave- oitava da split voice. S. Pan - pan da split voice. S. Reverb Level - nível de reverb da split voice S. Chorus Level - nível de chorus da split voice
Ajustando o volume da harmonia
O nível de volume da harmonia pode ser ajustado para o tipo de harmonia 01 (Dueto) e 05 (oitava).
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela FUNCTION
2. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar o artigo de Volume de Harmonia.
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para fixar o volume da harmonia de 000 a 127
Painel sustenido
Esta função adiciona sustain às vozes de teclado. Use quando você quer adicionar sustentação às vozes, usando o footswitch. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela FUNCTION , e então use os botões CATEGORIA [ ] e [ ] para localizar o artigo Sustain. Você pode usar então os botões [+] e [-] para ligar ou desligar essa função de sustain.
58
Page 59
Funções Estilo (acompanhamento automático)
A tela FUNCTION e o artigo split point só podem ser acessados apertando e segurando o botão [ACMP ON/ OFF] quando o botão [STYLE] ou o botão[EASY SONG
ARRANGER] for usado.
• Quando você muda o split point o ponto de divisão do auto-acompanhamento também muda.
• O split point não pode ser mudado durante uma lição de música.
• O split voice soará quando a tecla de split point é tocada.
Você também pode ter acesso ao artigo split point apertando o botão [FUNCTION] e usando os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para localizar o artigo
(página 70).
Desde dos números 112 e 124– 135 (o Pianista) não há partes de ritmo, nenhum ritmo tocará quando você começa estes
estilos.
A operação básica do estilo (auto-acompanhamento) é descrita na página 29 do Guia Rápido. Aqui está alguns outros modos que você pode tocar os estilos, o procedimento de ajuste do volume do estilo , como você pode tocar acordes que usam os estilos, e mais.
Configurar o Split Point
Fixando o split point O split point inicial está na tecla 54 (tecla F#2 ), mas você pode mudar isto para outra tecla usando o procedimento descrito abaixo.
1. Aperte o botão [STYLE] ou o botão [EASY SONG ARRANGER].
2. Aperte e segure o [ACMP ON/OFF] por mais de um segundo de forma que a tela de FUNCTION e o artigo spit point aparecem.
segure por mais de um segundo
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para fixar o split point para qualquer tecla de 000 (C-2) a 127 (G8).
Tocar apenas o rítmo do estilo
A reprodução do estilo ligada e desligada cada vez que o botão [ACMP ON/OFF] é apertado. Se você usa o botão [ACMP ON/OFF] para desligar a reprodução do estilo, só as partes de ritmo (percussão) tocarão quando o estilo é começado.
Aperte o botão [STYLE] para mexer na função de estilo.
o indicador ACMP não aparece
59
Page 60
Funções Estilo (acompanhamento automático)
Tocar um estilo com acordes mas sem rítmo (stop accompaniment)
Quando acompanhamento é ligado (o ícone de ACMP é mostrado) e o começo de Synchro está desligado (o botão [START/STOP] não está piscando), você pode tocar acordes no acompanhamento à esquerda do teclado enquanto o estilo está parado e ainda ouvir os acordes de acompanhamento. Isto é “acompanhamento parado,” e quaisquer das digitações de acorde reconhecidas pelo instrumento pode ser usada (página 61). A raiz do acorde e o tipo será mostrado na tela. Você também pode usar o efeito de harmonia com o acompanhamento parado.
Aperte o botão [STYLE] para mexer na função de estilo.
Ajustando o volume do estilo
Aperte o botão [STYLE] para mexer na função de estilo.
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela FUNCTION
2. Use os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para selecionar o artigo de volume do estilo.
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para fixar o volume do estilo entre 000 e 127
Sobre o número de estilo 136
O número de estilo 136 mostrado na lista de estilo do painel é usado com arquivos de estilo externos. “Arquivos de estilo externos” são arquivos de estilo que você pode carregar da Internet ou pode adquirir de outras fontes. Este instrumento pode usar arquivos de estilo que têm a extensão “.sty” de nome de arquivo. Use seu computador para transferir (página 82) o arquivo de estilo para memória de SmartMedia, então o arquivo de estilo pode ser carregado no estilo do instrumento número 136 do cartão de memória SmartMedia (página 77).
60
Page 61
Funções Estilo (acompanhamento automático)
Tocando acordes no acompanhamento automático
Há dois modos de tocar acordes de acompanhamento: Acordes Fáceis Acordes Padrão
O instrumento reconhecerá os tipos de acorde diferentes automaticamente. A função é chamada multi digitação.
O teclado à esquerda do split point (padrão: 54/F#2) é o “alcance de acompanhamento.” Toque os acordes de acompanhamento nesta área do teclado.
notas principais e as teclas correspondentes
Acordes fáceis Este método o deixa tocar acordes facilmente no acompanhamento do teclado , usando um, dois, ou três dedos.
Para tocar um acorde maior Aperte a nota de raiz do acorde.
Para tocar um acorde menor Aperte a nota de raiz junto com a mais próxima tecla preta à esquerda .
Para tocar um acorde com sétima Aperte a nota de raiz à junto com a mais próxima tecla branca à esquerda.
Para tocar um acorde com sétima menor Aperte a nota de raiz junto com o mais próxima tecla branca e preta à esquerda e (três teclas juntas).
Acordes padrão Este método lhe deixa produzir acompanhamento tocando acordes que usam digitações normais no acompanhamento do teclado.
Como tocar Acordes Padrão [Exemplo para acordes “C” ]
* Notas em parênteses ( ) são opcionais; os acordes serão reconhecidos sem elas.
61
Page 62
Funções Estilo (acompanhamento automático)
• Podem ser omitidas notas em
parênteses.
• Duas mesmas teclas de raiz
tocando nas oitavas adjacentes produzem acompanhamento só fundado na raiz.
• Um quinto perfeito (1 + 5)
produz acompanhamento só fundado na raiz que podem ser usados com acordes maiores e menores.
• As digitações de acorde
listadas são tudas da posição da “raiz” , mas podem ser usadas outras inversões—com as exceções seguintes: m7, m7b5, 6, m6, sus4, aug, dim7, 7b5, 6(9), sus2.
• Inversão dos 7sus4 e m7(11)
não são reconhecidos como acordes se são omitidas as notas mostradas em parênteses.
• O acompanhamento às vezes
não mudará quando são tocados acordes relacionados em seqüência (por exemplo alguns acordes menores seguidos pelos menores com sétima).
• Digitações de duas notas
produzirão um acorde baseado no acorde previamente tocado.
Acordes padrão reconhecidos Todos os acordes no quadro são acordes “C”
nome do acorde [abreviatura]
nome da voz
acorde (C)
tela
62
Page 63
Funções Estilo (acompanhamento automático)
Sobre acordes maiores: Acordes maiores simples normalmente são indicados só pela nota de raiz. Por exemplo, “C” se refere a C maior. Porém, quando especificando acordes principais aqui, tenha certeza que “M” (maior) depois de
apertar a nota de raiz.
Esteja atento que os tipos de acorde explicados aqui são as notas à esquerda aplicadas a vários estilos e diferente da característica de tecnologia
assistente.
Procurando acordes usando o dicionário de acordes
A função de Dicionário é essencialmente um “livro de acorde” que lhe mostra as notas individuais dos acordes. É ideal quando você sabe o nome de um certo acorde e quer aprender a tocar isto depressa.
1. Aperte e segure o botão [LESSON MODE]por mais de um segundo. A tela do DICIONÁRIO aparecerá.
segure por mais de um segundo
2. Como um exemplo, nós aprendermos a tocar um acorde GM7 (G maior com sétima). Aperte a tecla“G” na seção do teclado nomeada “RAIZ do ACORDE.” (A nota não soa.) A nota de raiz que você toca é mostrada na tela.
3. Aperte a tecla “M7” (principal sétimo) na seção do teclado nomeada “TIPO de ACORDE.” (A nota não soa.) As notas que você deveria tocar para o acorde especificado (nota de raiz e tipo de acorde) é mostrado na tela, ambos como anotação e no diagrama do teclado.
Para chamar possíveis inversões do acorde, aperte os botões [+] / [-].
4. Teste tocando um acorde na seção de acompanhamento do teclado, conferindo as indicações na tela. Quando você toca o acorde corretamente, sons de sino soaram e o nome do acorde na tela é destacado.
63
Page 64
Funções Estilo (acompanhamento automático)
Acordes Básicos Duas ou mais notas tocadas junto constituem um “acorde.”
O tipo de acorde mais básico é o “tríade” consistindo em três notas: a raiz, a terça, e as de quintos graus da escala correspondente. Um C maior tríade , por exemplo, é composto das notas C (a raiz), E (a terceira nota da escala maior de C ), e G (a quinta nota da escala maior de C ).
No acorde tríade de C maior mostrada acima, a nota mais baixa é a “raiz” do acorde (isto é a posição de raiz do acorde… usando outra nota de acorde para a mais baixa resultará em “inversões”). A raiz é o som central do acorde que apóia s as outras notas do acorde. A distância (intervalo) entre as notas adjacentes de uma tríade na posição da raiz está a terça maior ou menor.
O mais baixo intervalo na tríade da posição da raiz (entre a raiz e a terça) determina se a tríade é um acorde maior ou menor, e nós podemos trocar a nota mais alta para cima ou podemos descer um semitom para produzir dois acordes adicionais, como mostrado abaixo.
As características básicas do acorde permanecem intactas até mesmo se nós mudamos a ordem das notas para criar inversões diferentes. Podem ser conectados acordes sucessivos em uma progressão de acorde suavemente, por exemplo, escolhendo as inversões apropriadas (ou acorde “voicings”).
Lendo nomes de acorde Os nomes de acorde contam quase tudo que você precisa saber sobre um acorde . O nome do acorde conta qual é a raiz do acorde é, se é um maior,menor, ou diminuto , se requer um maior ou umasétima, que alterações ou tensões usa… tudo à primeira vista.
Alguns tipos de acorde (Estes são alguns dos tipos de acordes reconhecidos pelos DGX-505/305.)
64
Page 65
Configurações de canções
• O ponto de começo e fim
podem ser especificados em uma anotação de compasso.
• O número de compasso atual
é mostrado no canto certo superior da tela durante a reprodução.
• Se você quer fixar o ponto de
começo “A” no mesmo começo da música da aperte o
botão [A B] antes de começar a reprodução da
música.
Volume da música
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Use os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para selecionar o artigo de volume da música.
item volume da música
volume da música
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para fixar o volume da música entre 000 e 127
Repetição A-B
Você pode especificar uma seção de uma música–“A” é o ponto de começo e “B” é o ponto do fim–para repitir a reprodução.
1. Toque a música (página 35) e aperte o botão [A B] no começo da seção você que você quer repetir (o ponto “A”).
2. Aperte o botão [A B] mais uma vez ao término da seção que você quer repetir (o ponto “B” ).
3. Os pontos especificados A-B da seção da música tocará agora repetidamente. Você pode parar a repetição da reprodução qualquer hora a apertando o botão [A B] .
Emudecendo partes independantes da música
Cada “faixa” toca uma parte diferente da música–melodia, percussão, acompanhamento, etc. Você pode desligar faixas individualmente e pode tocar a parte desligada no teclado , ou simplesmente escutar somente a faixa desejada. Use os botões de SONG MEMORY [1]–[5] e [A] para ligar ou desligar as faixas correspondentes. A borda ao redor do número da faixa na tela desaparece quando aquela faixa é desligada. Se refira a página 45 para informação sobre a configuração da faixa da música.
sem número da faixa, sem dados
número da faixa sem borda, a faixa contém dados porém está muda
faixa com borda, a faixa contém dados e não está muda.
65
Page 66
Configurações de canções
A afinação dos kits de percurssão não podem ser
mudadas.
A afinação dos kits de percurssão não podem ser
mudadas.
Quando um alcance de A-B é especificado a função de avançar e voltar só funcionará
dentro daquele alcance.
Mudar a tecla de uma música
Mudanças de afinação grandes (Transponha) A afinação global do instrumento pode por trocada para cima ou descer por um máximo de 1 oitava em passos de semitom.
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Uso os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para selecionar o artigo Transpose
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para ajustar o valor da transposição entre -12 e +12.
Mudanças de afinação pequenas (Afinando) A afinação global do instrumento pode ser trocada para cima ou para baixo por um máximo de 100 centésimos (100 centésimos = 1 semitom).
item transposição
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Uso os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para selecionar o artigo de afinação.
item afinação
3. Use o dial ou os botões de número [0]–[9] para ajustar o valor da afinação.
Avançar, retroceder e pausar uma música
Estes controles são como de um tocador de CD ou cassete que e o deixam avançar [ ], voltar [ ] e pausar [ ] a reprodução da música.
pressione o botão PAUSEpara dar uma pausa na reprodução.
66
pressione o botão FAST REVERSE para rapidamente retornar a um ponto anterior na música
pressione o botão FAST FORWARD para rapidamente pular para um ponto posterior na música
Page 67
Configurações de canções
Você não pode mudar a voz de melodia de uma música de
usuário.
Mudar a voz da melodia
Você pode mudar a voz da melodia de uma música para qualquer outra voz que você prefira. Esta configuração pode ser constituída independentemente a melodia da mão direita (MELODIA R) e melodia à esquerda (MELODIA L). Aperte o botão [SONG] para mexer no modo de música.
1. Aperte e segure o botão [VOICE] por mais de um segundo para exibir a lista de voz.
2. Aperte o botão [VOICE] quantas vezes for necessário de forma que “VOICE SELECT (MELODY R)” ou “VOICE SELECT (MELODY L)” aparece como o título de lista de voz. Cada vez que o botão [VOICE] é apertado o título de lista de voz muda em seqüência: MAIN DUAL SPLIT MELODY R MELODY L MAIN …
3. Use o dial ou outra controle de seleção para selecionar uma voz.
segure por mais de um segundo
Selecionar mídia
Os DGX-505/305 podem usar dois tipos diferentes de mídia de memória para armazenar arquivos de música externos transferidos de um computador–SmartMedia e memória (músicas 036–). A função de seleção de mídia determina para qual tipo de mídia os arquivos de música serão armazenados, e qual tipo de mídia armazenando arquivos de música será tocado. Um esboço do processo de como salvar aquivos de música para mídia de memória e os reproduzir está na página 36.
1. Aperte o botão [FUNCTION]para ir a tela de função.
2. Use os botões de CATEGORIA [ ] e [ ] para selecionar as o artigo de seleção de mídia.
item seleção de mídia
3. Uso os botões [+] e [-] para selecionar SmartMedia ou Memória.
Aperte o botão [+] para selecionar SmartMedia quando você quer salvar uma música para SmartMedia ou tocar uma música salva na memória de SmartMedia. Aperte o botão [-] para selecionar a Memória quando você quer salvar uma música na memória ou tocar uma música salva na memória.
4. Aperte o botão [EXIT] para voltar à tela principal.
selecione SmartMedia ou memória Flash
67
Page 68
Coloque na memória suas configurações favoritas de painel
Não podem ser salvos dados no registro de meória durante a
reprodução de uma música.
Este instrumento tem uma característica de Registro de Memória que o deixa salvar suas configurações favoritas para a convocação fácil sempre que você queira usa-las. Até 16 configurações podem ser salvas (8 bancos de duas ligações cada).
mais de 16 preconfigurações (8 bancos de dois tipos) podem ser memorizadas.
Salvando configurações na memória de registro
Configurações que podem ser salvas no registro memória .
• Configurações do estilo * Número do estilo, Acompanhamento Ligado/Desligado, Split Point, configurações de estilo (A/B ), Volume do estilo, Tempo,
• Configurações de voz Configurações da voz principal (número da Voz, Volume, Oitava, Pan,Nível de Reverb, Nível de Chorus), configurações de Voz Duais (Ligado/Desligado Dual, número da Voz, Volume, Oitava, Pan, Nível de Reverb , Nível de Chorus), configurações de Split Voice (Ligado/Desligado , número da Voz, Volume, Oitava, Pan, Nível de Reverb , Nível de Chorus)
• Configurações de Efeito Tipo de reverb, Tipo de Chorus, Sustain Ligado/Desligado
• Configurações de harmonia Harmonia Ligado/Desligado, Tipo de Harmonia, Volume da Harmonia,
• Outras Configuraçõess Transponha, Alcance da variação da afinação
*Configurações de estilo não estão disponíveis para o Registro de Memória quando for usar as características da Música
Salvando no registro de memória
1. Configure os controles do painel–selecione uma voz, estilo de acompanhamento, etc.
2. Aperte o botão (MEMORY/BANK) . Um número de banco aparecerá na tela quando você solta o botão
número do banco
3. Use o dial ou os botões de número [1]–[8] para selecionar um número do banco de 1 a 8.
68
Page 69
Coloque na memória suas configurações favoritas de painel
Se você seleciona um registro de memória que ja foi usado, o dados prévio são apagado e é sobrescrito com os dados
novos.
Você também pode salvar suas configurações de painel do regitro de memória em um
cartãoSmartMedia .
Não desligue o teclado enquanto as configurações estão sendo salvas no registro de memória, caso contrário os dados podem ser danificados
ou podem ser perdidos.
4. Aperte o botão o REGIST. MEMORY [1] ou [2]enquanto segura o botão (MEMORY/BANK) para armazenar as configurações de painel atuais para o registro de memória .
Convocando um registro de memória
1. Aperte o botão (MEMORY/BANK) . Um número do banco aparecerá na tela quando você solta o botão.
número do banco
2. Use o dial ou os botões de número [1]–[8] para selecionar o banco que você quer convocar.
3. Aperte o botão REGIST. MEMORY [1] ou [2], contendo as configurações que você quer convocar. Os controles do painel serão fixados imediatamente adequadamente.
69
Page 70
Configurações de funções
Não desligue o instrumento enquanto salva as configurações, caso contrário os dados podem ser danificados ou podem ser
perdidos.
As páginas de Função que podem ser acessadas pela tela de função incluem configurações detalhadas para as vozes do instrumento, efeitos, split point e afinação, e mais. Podem ser usados atalhos de botão para ter acesso as configurações comumente usadas : segure um botão de atalho por mais de um segundo tendo acesso a tela de configuração relacionada diretamente.
Localizando e editando as configurações de funções
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar o artigo desejado. Para detalhes de configurações individuais se refira à lista de configuração de função na página 71. O nome do artigo anterior na lista aparece à esquerda , e o nome do próximo artigo na lista aparece a direita do artigo atualmente selecionado.
categoria da função
item anterior
próximo item
3. Fixe o valor usando o dial, os botões [+] e [-] , ou os botões de número[0]–[9]. Para configurações de Ligado/Desligado use o botão [+] para ligar a função e o botão [-] para desligar a função. Use o botão [+] para começar a execução das operações, ou o botão [-] para cancelar a operação selecionada.
4. Se necessário, segure o botão [FUNCTION] por mais de um segundo e salve suas configurações para a memória. Embora todas as configurações sejam feitas pela tela de FUNÇÃO elas serão válidas enquanto o instrumento estiver ligado, suas configurações de costume serão perdidas quando o teclado for desligado a menos que você salve na memória. Simplesmente salve as configurações na memória segurando o botão [FUNCTION] por mais de um segundo, e suas configurações serão retidas até mesmo na memória enquanto o instrumento está desligado e será convocada da próxima vez que o mesmo for ligado.
70
• diminui o valor em 1
• desativa uma configuração
• cancela uma operação
item atual
restaura um valor para sua configuração padrão
segure por mais de um segundo
entra diretamente valores numéricos
• aumenta o valor em 1
• ativa uma configuração
• executa a operação
Page 71
Configurações de funções
Lista de funções de tela
categoria configurações título do item alcance / configurações descrição
Determina o volume do estilo. Determina o volume da música.
Configure o alcance da variação da afinação em semitons.
Configure a afinação do som do instrumento em centésimos.
Configure o alcance da variação da afinação em semitons.
Determina a tecla mais alta para a split voice e configura o spit point—em outras palavras, a tecla que separa as vozes Split (abaixo) e o Principal (acima) . O split point e o alcance de acompanhamento são ajustados automaticamente ao mesmo valor.
Quando a sensibilidade do toque está ligada, determina a sensibilidade da característica.
Determina o volume da voz principal. Determina o alcance da oitava para a voz principal.
Determina a posição de pan da voz principal no som estéreo. O valor “0” resulta no som à esquerda ; o valor “127” resulta no som à direita.
Determina quanto de sinal da voz principal é enviada ao efeito de Reverb.
Determina quanto de sinal da voz principal é enviada ao efeito de Chorus.
Determina o volume da segunda voz. Determina o alcance da oitava para a segunda voz.
Determina a posição de pan da segunda voz no som estéreo. O valor “0” resulta no som à esquerda ; o valor “127” resulta no som à direita.
Determina quanto de sinal da segunda voz é enviada ao efeito de Reverb.
Determina quanto de sinal da segunda voz é enviada ao efeito de Chorus.
Determina o volume da split voice
Determina o alcance da oitava para a split voice
Determina a posição de pan da split voice no som estéreo. O valor “0” resulta no som à esquerda ; o valor “127” resulta no som à direita.
Determina quanto de sinal da split voice é enviada ao efeito de Reverb.
Determina quanto de sinal da split voice é enviada ao efeito de Chorus.
Determina o tipo de Reverb , incluindo desligado (10). (Veja a lista na página 104)
Determina o tipo de Chorus ,incluindo o desligadp (05). (Veja a lista na página 104)
Determina se ou não o sustain sempre é aplicado às vozes Pricipal/Dual/split. O sustain é continuamente aplicado quando está ligado, ou não aplicado quando está desligado. (página 58)
Determina o tipo de harmonia. (Veja a lista na página 104)
Determina o nível do efeito de harmonia quando a harmonia do tipo 1-5 é selecionado.
71
Page 72
Configurações de funções
categoria configurações título do item alcance / configurações descrição
Aperfeiçoe as configurações de MIDI quando você conecta a um computador (página 80). A configuração PC1 usa um relógio externo para uso com um seqüenciador externo ou dispositivo semelhante. A configuração PC2 permite ao instrumento usar conteúdo de Caderno de Música Digital no computador conectado. OFF liga os controles locais, desliga o relógio externo ,liga o teclado , liga o estilo, e liga a música.
Determina se o teclado do instrumento controla o gerador de tom interno (ON) ou não (OFF). (página 80)
Determina se o instrumento se sincroniza ao relógio interno (OFF) ou um relógio externo (ON). (página 80)
Determina se dados de desempenho de Teclado do instrumento é transmitido (ON) ou não (OFF).
Determina se os dados de Estilo são transmitidos (ON) por USB ou não (OFF) durante a reprodução do Estilo.
Determina se dados de Música são transmitidos (ON) por USB ou não (OFF) durante a reprodução da música.
Permite enviar os dados das configurações do painel a um computador. Aperte [+] para enviar, ou aperte [-] para cancelar. Use o botão [+] para transmitir os dados. Use o botão [-] para parar a transmissão.
Transfere músicas de usuário e dados do registro da memória do instrumento para um computador. O botão[+] começa a transferência, e o botão [-] aborta a transferência.
Determina a configuração do tempo do metrônomo.
Determina o volume do metrônomo.
Dependendo dos dados de música, você pode fazer a partitura mais legível ajustando o tempo das notas. Isto determina a resolução do tempo mínima usada na música. Por exemplo, se há notas de quarta e oitavas notas na música, você deveria fixar isto em um valor de “e” (oitava nota). Qualquer nota ou restos menores que este valor não será mostrado na partitura
Determina o número da faixa guia para a sua lição de mão direita. A configuração só funciona no cartão Smart-Media ou nas músicas da memória(SMF).
Determina o número da faixa guia para a sua lição de mão esquerda. A configuração só funciona no cartão Smart­Media ou nas músicas da memória(SMF).
Determina se a função de Grau está ligada ou desligada
Seleciona um tipo de mídia para armazenar ou carregar dados.Os tipos de mídia disponíveis são oSmartMedia e a memória.
Determina se o cancelamento do Demo é habilitado ou não. Quando isto é fixado ON, a música Demo não toca, até mesmo se o botão [DEMO] é apertado.
Determina o idioma da tela para as telas demo, nomes de arquivo de música, letras e certas mensagens da tela. São exibidos todas as outras mensagens e nomes em inglês. Quando isto é mudado para o japonês, os nomes de arquivo são exibidos no idioma japonês. A tela da letra segue o idioma configurado originalmente pelos dados de música; porém, quando nenhuma configuração existe, a configuração daqui é usada.
* Todas estas configurações podem ser reajustadas convenientemente para os iniciais apertando os botões [+] e [-] simultaneamente. (A exceção para isto é a Ligação Inicial que é uma operação e não uma configuração.)
72
Page 73
Usando memória SmartMedia
Nenhum som será produzido se você toca o teclado enquanto a tela de CONTROLE de ARQUIVO está sendo acessada. Também, neste estado só botões relacionados as funções do arquivos estarão
ativos.
A tela de controle de arquivos não aparecerá em quaisquer dos casos seguintes:
• Nenhum cartão de SmartMedia for inserido.
• A tela de função e o item de seleção de mídia for configurado para a memória.
• Durante a reprodução do estilo ou da música.
• Durante uma lição.
• Enquanto dados está estão sendo carregados em um
cartão SmartMedia.
SmartMedia é um cartão de memória usado para armazenar dados. Quando um cartão de SmartMedia é inserido na abertura de cartão deste instrumento, dados de MIDI criados no instrumento podem ser salvados ou podem ser carregados do cartão de memória. O SmartMedia também pode ser usado para transferir dados de música carregados da Internet ao instrumento podendo usar as ) características de tecnologia assistente (página 16) e de Lição (página 39). Além disso, músicas de usuário salvadas na memória de SmartMedia em MIDI também pode ser usados com estas características.Nesta seção nós olharemos os procedimentos por montar e formatar cartões de memória SmartMedia ,e também como salvar e armazenar dados.
Se você não tem um cartão de SmartMedia, você precisará comprar um (ou mais, comforme a necessidade ).
Leia as preucações de como manusaeiar o SmartMedia na página 11.
Inserindo um cartão SmartMedia
1. Insira um cartão SmartMedia * na abertura, sendo cuidadoso ao inserir com a orientação formal. Os terminais conectores dourados do cartão SmartMedia devem estar para cima. Cuidadosamente mas firmemente insira o cartão na abertura. Tome cuidado para não inserir o cartão do modo errado.
* este equipamento usa cartões de memória 3,3V SmartMedia
TM
2. Cheque se o ícone de controle do arquivo aparece na tela principal.
O ícone de controle do arquivo aparecerá na tela principal quando um cartão de memória SmartMedia foi inserido e está pronto para uso. O ícone de controle do arquivo irá mostrar que você pode ter acesso a tela de controle dor arquivo apertando o botão [FILE CONTROL] . Por favor não aperte o botão agora.
ícone de controle de arquivo
este ícone aparecerá quando o cartão SmartMedia for colocado propriamente e estiver pronto para ser usado.
73
Page 74
Usando memória SmartMedia
Se você formata um cartão de SmartMedia que já contém dados, tudo os dados serão apagados. Tenha cuidado para não apagar dados importantes quando usar a função de
formatação.
Se o cartão de SmartMedia estiver protegido, uma mensagem apropriada aparecerá na tela e você não
poderá executar a operação.
Uma vez que o processo de formatação tenha iniciado, ele não poderá ser cancelado. Nunca desligue o equipamento ou retire o cartão durante este
processo.
Se o artigo de Formatar não aparece quando você tem acesso a tela de controle do arquivo, use os botões de categoria [ ] e [ ] para
localiza-lo.
TM
Mudando a configuração de seleção da mídia para SmartMedia
Para executar qualquer operação de SmartMedia você precisará ter certeza primeiro que a tela de função e o item de seleção de mídia está configurado para SmartMedia. O procedimento de seleção de mídia é visto na página 67. Se a tela de função e o item de seleção de mídia é configurado para SmartMedia e um cartão de SmartMedia é inserido corretamente na abertura do cartão do instrumento o ícone de controle do arquivo aparecerá na tela principal.
1. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
2. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar o item seleção de mídia.
3. Aperte o botão [+] para selecionar SmartMedia.
Formatando cartões SmartMedia
Devem ser formatados cartões de SmartMedia novos antes de serem usados por este instrumento.
1. Depois de inserir o cartão de SmartMedia para ser formatado , cheque se o ícone de controle de arquivo está aparecendo na tela principal. Se o ícone não está aparecendo tenha certeza que o item de seleção de mídia está ajustado para SmartMedia.
2. Aperte o botão [FILE CONTROL] de forma que a tela de arquivo e o item formatar aparece.A tela pede uma confirmação.
3. Aperte o botão [EXECUTE] e a tela pede a sua confirmação. Você pode apertar o botão [-] para cancelar a operação neste momento.
4. Aperte o botão [EXECUTE] novamente, ou o botão [+] , e a operação de formatação começará.
5. Uma mensagem aparecerá na tela para o informar que a operação terminou.
Aperte o botão [EXIT] para voltar à tela principal.
74
Page 75
Usando memória SmartMedia
• Até 100 arquivos de usuário podem ser salvos a um único cartão de SmartMedia.
• Se o cartão de SmartMedia está priotegido, uma mensagem apropriada aparecerá na tela e você não poderá executar a operação.
• Se não há bastante capacidade livre no cartão para salvar os dados uma mensagem apropriada aparecerá na tela e você não poderá salvar os dados. Apague os arquivos não desejados do cartão para poder ter mais memória disponível (página 77), ou use um cartão diferente.
• Se refira a lista “Mensagens” na página 91 para outros possíveis erros que poderiam lhe impedir de completar a
operação.
Uma vez a mensagem de salvar aparece na tela a operação não pode ser cancelada. Nunca desligue o instrumento ou remova o cartão de SmartMedia durante esta
operação.
• Se um nome de arquivo existente é especificado a tela pede uma confirmação. Aperte [EXECUTE] ou [+] se deseja sobrescrever o nome do arquivo, ou [-] para cancelar.
• A quantia de tempo que levará para executar a operação de salvar dependerá da condição
do cartão de SmartMedia.
Salvando dados
São salvados três tipos de dados a um “Arquivo de Dados do Usuário” por esta operação: música de usuário, arquivo de estilo (estilo número 136), e dados do registro de memória. Quando você salva uma música de usuário o arquivo de estilo e o registro de memória também é salvo automaticamente.
1. Veja se um cartão Smart-Media formatado foi inserido corretamente na abertura do cartão do instrumento, e se o ícone de controle de arquivo está aparecendo na tela principal. Se o ícone não está aparecendo mude configuração da seleção de mídia para SmartMedia.
2. Aperte o botão [FILE CONTROL].
3. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para localizar o item arquivo de usuário para salvar. Um nome de arquivo será criado automaticamente.
TM
Para sobrescrever um arquivo existente Se você quer sobrescrever um arquivo que já existe no cartão de SmartMedia, use o dial ou os botões [+] e [-] para selecionar o arquivo, então vá para o passo 6.
4. Aperte o botão [EXECUTE] . Um cursor aparecerá debaixo do primeiro caractere no nome do arquivo.
5. Mude o o nome do arquivo como necessário. O botão [-] move o cursor à esquerda, e o botão [0] move isto à direita. Use o dial para selecionar um caractere para a localização do cursor atual. O botão [+] apaga o caractere da localização do cursor.
cursor esquerdo
6. Aperte o botão [EXECUTE] . A tela pede uma confirmação. Você pode cancelar a operação de salvar neste momento apertando o botão [-] .
7. Aperte o botão [EXECUTE] novamente, ou o botão [+] , e a operação de salvar começará.
8. Uma mensagem aparecerá na tela para o informar que a operação terminou. Aperte o botão [EXIT] para voltar a tela principal.
apagar caractere
cursor direito
o dial seleciona os caracteres
75
Page 76
Usando memória SmartMedia
• Até 894 músicas podem ser salvadas a um único cartão de SmartMedia.
• Esta operação não pode ser executada se não há nenhum dado em quaisquer das músicas de usuário do instrumento (músicas de
número 031–035).
Uma vez a mensagem de salvar aparece na tela a operação não pode ser cancelada. Nunca desligue o instrumento ou remova o cartão de SmartMedia durante esta
operação.
• Se um nome de arquivo existente é especificado a tela pede uma confirmação. Aperte [EXECUTE] ou [+] se você quer sobrescrever o arquivo, ou [-] para cancelar.
• A quantia de tempo que levará para executar a operação de salvar dependerá da condição
do cartão de SmartMedia.
TM
Converter uma música de usuário para o formato SMF e salvar
Esta operação converte uma música de usuário (músicas de número 031–035) para o formato SMF Format 0 e salva o arquivo para o SmartMedia.
O que é SMF (Arquivo de MIDI )? O formato SMF (Arquivo de MIDI ) é um dos formatos mais comuns e compatíveis usado para armazenar dados de música. Há duas variações: Formate 0 e Formate 1. Um número grande de dispositivos de MIDI são compatíveis com o SMF Format 0, e MIDI dados comercialmente disponíveis estão no formato SMF Format 0.
1. Depois que o cartão SmartMedia formatado foi inserido corretamente na abertura de cartão do instrumento, o ícone de controle de arquivo está mostrando na tela principal. Se o ícone não está aparecendo mude a configuração da seleção de mídia para SmartMedia.
2. Aperte o botão [FILE CONTROL].
3. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para localizar o item SMF Save. O SOURCE FILE–um nome de música de usuário–será destacado.
o nome da música de usuário
4. Selecione a música de usuário de fonte. Você pode apertar os botões [+] e [-] para selecionar a primeira canção de usuário simultaneamente.
5. Aperte o botão [EXECUTE]. O DESTINATION SONG será destacado, e um nome aparecerá para o arquivo de música convertido.
6. Aperte o botão [EXECUTE]. Um cursor aparecerá debaixo do primeiro caractere no nome do arquivo.
7. Mude o nome de arquivo como necessário. Se refira aos “Salve Dados” na página 75 .
o nome do arquivo que será salvo
8. Aperte o botão [EXECUTE] . A tela pede uma confirmação. Você pode cancelar a operação de salvar neste momento apertando o botão[-].
9. Aperte o botão [EXECUTE] novamente, ou o botão [+] e a operação de salvar começará.
10. Uma mensagem aparecerá na tela para o informar que a operação terminou. Aperte o botão [EXIT] para voltar a tela pricipal.
76
Page 77
Usando memória SmartMedia
Se não há nenhum arquivo que pode ser carregado no cartão de SmartMedia, a mensagem apropriada aparecerá na tela e você não poderá continuar com a operação de carregar
arquivos.
Se você carrega um arquivo de usuário de música (031–035), arquivo de estilo (estilo número
136), e dados do registro de memória serão sobrescritos pelos dados recentemente carregados. Se você só carrega um arquivo de estilo, só o arquivo de estilo será sobrescrito. Salve dados importantes para um cartão de SmartMedia antes de carregar dados que sobrescreverão
estes;
Devem ser localizados arquivos de estilo no diretório de raiz. Arquivos de estilo localizados dentro de pastas de papéis não vão ser
reconhecidos.
Uma vez que a mensagem de carregamento aparece na tela a operação não pode ser cancelada. Nunca desligue o instrumento ou remova o cartão de SmartMedia durante
esta operação.
Carregando arquivos de dados de usuário salvos
Este procedimento lhe permite carregar dados de usuário que você salvou previamente do SmartMedia para a memória interna do instrumento.
1. Veja se o cartão de SmartMedia que contém o arquivo(s) que você quer carregar foi inserido corretamente na abertura do cartão do instrumento, e se o ícone de controle de arquivo está aparecendo na tela principal. Se o ícone não está mostrando mude a configuração da seleção de mídia para SmartMedia.
2. Aperte o botão [FILE CONTROL].
3. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para localizar o artigo Load.
TM
4. Selecione o arquivo que você quer carregar. Você pode apertar os botões [+] e [-] para selecionar o primeiro arquivo no cartão de SmartMedia .
5. Aperte o botão [EXECUTE] . A tela pede uma confirmação. Você pode cancelar a operação de carregar arquivos neste momento apertando o botão [-]
6. Aperte o botão [EXECUTE] novamente, ou o botão [+] , e a operação de carga começará.
7. Uma mensagem aparecerá na tela para o informar que a operação terminou. Aperte o botão [EXIT] para voltar a tela principal.
Apagando dados de um cartão SmartMedia
Este procedimento apaga arquivos de dados de usuário (músicas de usuário, arquivo de estilo, e registro de memória), músicas SMF-convertidas, e outro arquivos de música MIDI de um cartão de SmartMedia.
1. Veja se o cartão de SmartMedia que contém o arquivo(s) que você quer carregar foi inserido corretamente na abertura do cartão do instrumento, e se o ícone de controle de arquivo está aparecendo na tela principal. Se o ícone não está mostrando mude a configuração da seleção de mídia para SmartMedia.
2. Aperte o botão [FILE CONTROL].
3. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para localizar o artigo de apagar.
77
Page 78
Usando memória SmartMedia
Uma vez que a mensgem de apagar tenha aparecido, a operação não poderá ser cancelada. Nunca desligue o instrumento ou retire o cartão
durante esta operação.
• Se o cartão de SmartMedia está protegido, uma mensagem apropriada aparecerá na tela e você não poderá executar a operação.
• Se o cartão de SmartMedia não contém dados que podem ser apagados uma mensagem apropriada aparecerá na tela e você não poderá executar a
operação.
TM
4. Selecione o arquivo que você quer apagar. Você pode apertar os botões [+] e [-] para selecionar a primeira música ou arquivos de dados de usuário no cartão SmartMedia.
5. Aperte o botão[EXECUTE]. A tela pede uma confirmação. Você pode cancelar a operação de apagar neste momento apertando o botão [-].
6. Aperte o botão [EXECUTE] novamente, ou o botão [+] e a operação de apagar começará.
7. Uma mensagem aparecerá na tela para o informar que a operação terminou. Aperte o botão [EXIT] para voltar a tela principal.
Tocar músicas salvas no SmartMedia
1. Veja se o cartão de SmartMedia que contém o arquivo(s) que você quer carregar foi inserido corretamente na abertura do cartão do instrumento, e se o ícone de controle de arquivo está aparecendo na tela principal. Se o ícone não está mostrando mude a configuração da seleção de mídia para SmartMedia.
2. Aperte o botão [SONG] .
3. Use o dial para selecionar a música que você quer tocar (036–).
4. Aperte o botão [START/STOP].
Salve sua configuração de arranjos de músicas no SmartMedia
Também podem ser salvas suas configurações do arranjador de música para músicas que foram salvas no SmartMedia para o cartão de SmartMedia.
Aperte o botão [FILE CONTROL] enquanto segura o botão [EASY SONG ARRANGER] para salvar as configurações do arranjador de músicas atuais para o cartão de SmartMedia.
78
configurações do arranjador de música salvas no SmartMedia
Page 79
Conectando a um computador
Quase tudos os instrumentos musicais eletrônicos fazem hoje–particularmente sintetizadores, seqüenciadores e dispositivos relacionados a música de computador –usam MIDI. MIDI é um padrão mundial que permite para estes dispositivos enviar e receber dados. Naturalmente, este instrumento lhe deixa salvar ou envia seu desempenho de teclado em dados de MIDI, como também o das músicas, estilos e configurações de painel. O MIDI segura para seu desempenho ao vivo –simplesmente conectando este instrumento para um computador e transmitindo dados de MIDI. Nesta seção, você aprenderá os fundamentos de MIDI e como o MIDI funciona neste instrumento.
O que é MIDI?
Não há dúvidas de que você já ouviu os termos “instrumento acústico” e “instrumento digital”. No mundo de hoje, estas são as duas categorias principais de instrumentos. Consideremos um piano acústico e um violão clássico como representantes dos instrumentos acústicos. Eles são fáceis entender. Com o piano, você bate numa tecla e um martelo dentro dele dá golpes nos fios e toca a nota. Com o violão, você belisca uma corda e a nota soa. Mas como um instrumento digital toca uma nota?
• produção de nota do violão acústico
Belisque a corda e o corpo ressona o som.
• produção de nota de instrumento digital
Baseado em tocar informações do teclado, um exemplo sa nota é armazenado no gerador de som e é tocada pelos falantes.
Como mostrado na ilustração acima, em um instrumento eletrônico uma amostra da nota (nota previamente gravada) é armazenada na seção de gerador de som (circuito eletrônico) e é tocada baseada na informação recebida do teclado. Então o que é a informação do teclado que se torna a base para a produção da nota? Por exemplo, digamos você toca uma nota “C” quarter usando o som de piano de cauda no teclado do PSR-450. Ao contrário de um instrumento acústico que publica uma nota ressonada, o instrumento eletrônico põe informação do teclado como “com que voz”, “com que tecla”, “quão forte”, “quando foi apertada” e “quando foi liberada”. Então cada pedaço de informação é alterado em um valor numérico e enviado ao gerador de som. Usando estes números como base, o gerador de som toca a nota de amostra guardada.
[Exemplo de Informação de Teclado]
Número de voz (com que voz) Número de nota (com que tecla) Nota ligada (quando apertou) e nota desativada (quando liberou) Velocidade (sobre quão forte)
MIDI é um acrônimo que representa Instrumento Musical Interface Digital que permite que instrumentos musicais eletrônicos comuniquem-se entre si enviando e recebendo notas, controles e programas compatíveis e vários outros tipos de dados MIDI, ou mensagens. O PSR-450 pode controlar um dispositivo MIDI transmitindo dados de notas relacionados e vários tipos de dados de controle. O PSR-450 pode ser controlado por mensagens MIDI que entram automaticamente determinam o gerador de som, selecionam canais MIDI, vozes e efeitos, mudam valores de parâmetros e claro tocam vozes específicas para as várias partes. Mensagens MIDI podem ser divididas em dois grupos: mensagens de canal e de sistema. Abaixo uma explicação dos vários tipos de mensagens MIDI que o PSR-450 pode receber / transmitir.
• Mensagens de canal Os PSR-450 são um instrumento eletrônico que podem manipular 16 canais. Isto normalmente é expresso como “pode tocar 16 instrumentos ao mesmo tempo.” mensagens de Canal transmitem informações como Nota ON/OFF, Mudança de Programa, para cada um dos 16 canais.
Nome de mensagem Note ON/OFF
Program Change Control Change
Operação do PSR-450 / configuração de painel Mensagens que são geradas quando o teclado é tocado. Cada mensagem inclui um número de nota específico que corresponde à tecla que é apertada, mais um valor de velocidade baseado em quão pesado a tecla está tocada. Número de voz (junto com a configuração de seleção de banco MSB/LSB correspondente, se necessário). Mensagens que são usadas para mudar algum aspecto do som (volume, pan, etc.).
001 (piano de cauda) 60 (C3) tempo expresso numericamente (quarter note)
120 (forte)
• Mensagens de sistema Estes dados são normalmente usados pelo sistema MIDI inteiro. Mensagens de sistema incluem mensagens como Mensagens Exclusivas que transmitem dados sem igual para cada fabricante de instrumento e Mensagens Realtime que controlam o dispositivo MIDI.
Nome de mensagem Mensagem Exclusiva Mensagens Realtime
As mensagens transmitidas / recebidas pelos PSR-450 são exibidas no quadro de implementação MIDI na página 80.
Operação do PSR-450 / Configuração do painel Configurações tipo reverb/DSP, etc. Operação de começar e parar
79
Page 80
Conectando a um computador
• Tire o computador de um modo de sleep/suspended/standby antes de conectar o cabo de USB.
• Conecte o cabo de USB do o instrumento para o computador antes de ligar o instrumento.
• Confira os pontos seguintes antes de ligar e desligar o instrumento, e antes de plugar e desplugar o cabo USB.
- Fexe todas as aplicações.
- Tenha certeza que nenhuma transferência de dados está em desenvolvimento (dados são transferido sempre que você toca no teclado ou toca uma música).
• Espere 6 segundos pelo menos entre ligar e desligar o instrumento, e entre plugar desplugar o cabo de USB.
• Diretamente conecte o instrumento para o computador usando um único cabo de USB. Não use um cubo de USB.
• O Musicsoft pode não poder ter acesso ao instrumento nos casos seguintes:
- Quando um catão não formatado de SmartMedia é inserido enquanto a configuração de seleção de mídia está “SmartMedia.”
- Durante uma operação MIDI.
- Enquanto a tela de abertura está aparecendo.
- Durante a reprodução do estilo.
- Durante reprodução da música.
- Durante uma operação de controle de arquivo (enquanto a tela de controle de arquivo está aparecendo).
- Quando a configuração de seleção de mídia está “SmartMedia” mas nenhum cartão de SmartMedia é
inserido.
Se não sai nenhum som do instrumento, esta pode ser a provável causa. Nenhum som será produzido quando o controle local estiver
desligado.
Se Relógio Externo está ligado e nenhum sinal de relógio está sendo recebido de um dispositivo externo, a música, estilo, e as funções do metrônomo não funcionarão.
Conexão USB
Este instrumento pode ser conectado a um computador para permitir transferência de dados MIDI. Conecte um cabo de USB do painel do instrumento no conector de USB do seu computador (cabo de USB vendido separadamente). Também é necessário instalar o driver de USB provido no CD-ROM do seu computador. Se refira o ao“Guia de Instalação do CD-ROM Adicional” na página 84 para detalhes. O CD-ROM provido também inclui um software Musicsoft que lhe permite transferir arquivos de música do seu computador para o SmartMedia do instrumento ou para a memória .
Precauções de USB Por favor observe as precauções seguintes quando conectar o instrumento em um computador por um cabo de USB. Falhas podem causar danos ao instrumento e ao computador. Se o instrumento ou computador desliga, desligue ambos os dispositivos e então e reinicie o computador.
Configurações MIDI
Estas configurações pertencem a os dados de transmissão e recepção MIDI.
Ligado/Desligado local O controle local determina se ou não as notas tocadas no instrumento são soadas pelo seu sistema de gerador de tom interno: o gerador de tom interno é ativo quando o controle local está ligado, e inativo quando controle local está desligado. ON Esta é a configuração normal na qual notas tocam no DGX-505/305 pelo sistema de gerador de tom interno. Os dados recebidos pelo conector de USB do instrumento também serão tocados pelo gerador de tom interno. OFF Com esta configuração o próprio instrumento não produz nenhum som (desempenho do teclado, harmonia, ou reprodução de estilo), mas o dados de desempenho são transmitidos pelo conector de USB. Dados recebidos pelo conector de USB do instrumento também serão tocados pelo gerador de tom interno. O controle local é ligado e desligado pela tela de FUNÇÃO artigo Local (página 72).
Relógio Externo Ligado/Desligado Estas configurações determinam se o instrumento é sincronizado pelo seu próprio relógio interno (desligado), ou para um sinal de relógio de um dispositivo externo (ligado). ON O tempo do instrumento serão sincronizados funções baseadas ao relógio de um dispositivo externo conectado ao conector de USB. OFF O instrumento usa seu próprio relógio interno (configuração inicial). O relógio externo é ligado e desligado pela tela de FUNÇÃO no artigo de Relógio Externo (página 72).
80
Page 81
Conectando a um computador
Ajuste o modo PC para PC2 quando usando Digital Music Notebook * no CD-ROM. * “Digital Music Notebook” é um aplicativo para manipular canções e partituras em seu computador. Veja o arquivo de ajuda online do aplicativo para
mais informações.
Quando a configuração PC2 é selecionada não podem ser usados o estilo do instrumento, música, demo, gravações de música, e
características de lição.
Você também pode ter acesso ao artigo de Modo PC apertando primeiro o botão [FUNÇÃO] e usando os botões de categoria [ ] e [ ] para
localiza-lo (página 70).
O controle remoto de dispositivos de MIDI funcionará independentemente do modo
PC2 .
Configurações MIDI (modo PC) para conexão com computador
Várias configurações de MIDI precisam de ser feitas quando você conecta o instrumento a um computador. O artigo de Modo PC pode fazer configurações múltiplas convenientemente para você fazer uma operação. Três configurações estão disponíveis: PC1, PC2, e OFF. Aperte o botão [PC] para ir a tela de Modo de PC, e selecione PC1 ou PC2, como desejado. A configuração que você escolhe fixará os parâmetros como Ligado/Desligado controle local, Relógio Externo Ligado/Desligado, e outros para operação com uma aplicação de seqüenciador em seu computador, por exemplo. Se refira a página 72 para detalhes sobre as configurações MIDI.
Configurando o Modo de PC
1. Aperte o botão [PC] de forma que a tela de FUNÇÃO e o artigo modo PC aparece.
2. Use o dial ou os botões [+] e [-]para selecionar PC1, PC2, ou OFF.
Controle remoto para dispositivos MIDI
Você também pode usar este instrumento como um dispositivo de controle remoto para a aplicação de Caderno de Música Digital no seu computador (pela conexão de USB)—controlando a reprodução, e funções do painel.
Teclas de controle remoto DGX-505: Para usar as funções de controle remoto, simultaneamente sujeite as duas teclas mais baixas do teclado (A-1 e A#-1) e aperte a tecla apropriada (como mostrado abaixo).
C7: avanço rápido B6: começar A6: parar G6: retornar F6: topo (move para o início da música) E6: ativar/desativar o metrônomo
DGX-305: Para usar as funções de controle remoto , simultaneamente sujeite duas teclas mais baixas do teclado (E0 e F#0) e aperte a tecla apropriada (como mostrado abaixo).
G6: avanço rápido F6: começar E6: parar D6: retornar C6: topo (move para o início da música) B5: ativar/desativar o metrônomo
81
Page 82
Conectando a um computador
• O seguinte é exigido para transferir arquivos de música para as mídias de memória do instrumento:
- Cabo de USB.
- SmartMedia (quando transferindo a memória de SmartMedia).
• Podem ser comprados cabos de USB e cartões de SmartMedia em um lojas de computador ou acessórios
eletrônicos.
Se uma música ou estilo está sendo tocado, a reprodução parará antes do procendimento. Também, se a tela de Controle de Arquivo está aparecendo aperte o botão [EXIT] para voltar à tela
principal.
O instrumento não pode ser operado enquanto o Musicsoft
está aberto.
Transferindo arquivos de música de um computador
Este instrumento pode ter acesso a dois tipos de memória para armazenamento e recuperação de dados de música: SmartMedia e a memória . Quando são transferidos arquivos de música a estas mídias de memória do seu computador eles podem ser usados com o desempenho do instrumento de tecnologia assistente ou funções de Lição. Para transferir músicas entre seu computador e o instrumento você precisará instalar o software Musicsoft e o driver de USB-MIDI incluídos no CD-ROM Adicional em seu computador. Se refira ao Guia de Instalação CD-ROM Adicional da página 84 para detalhes de instalação.
Dados que podem ser transferidos de um computador para este instrumento Capacidade de música (max.)
SmartMedia 894 músicas (Músicas de número 036–929) Memória 512 músicas
(Músicas de número 036–547) Capacidade de dados Memória 875 kb Dados Formatados Formatos SMF 0/1, SFF
Com o software Musicsoft você pode: Transfirir músicas MIDI que você carregou da Internet ou criou no seu computador do computador para o cartão SmartMedia do instrumento ou para a memória. Veja página 82 para o procedimento. O procedimento de transferir músicas incluídas no CD-ROM Adicional do seu computador para o instrumento é determinado como um exemplo.
Use o software Musicsoft com o Internet Explorer 5.5 ou mais avançado. Use o Musicsoft para transferir músicas do CD-ROM Adicional para o SmartMedia/ memória do Instrumento
1. Antes de transferir à memória de SmartMedia do instrumento - Insira um cartão de SmartMedia na abertura de cartão, e tenha certeza que a seleção de mídia (página
67) está ajustado a SmartMedia. Antes de transferir para a memória do instrumento - Tenha certeza que a seleção de mídia está ajustado para a memória.
2. Instale o software Musicsoft e o driver USB-MIDI no seu computador (página 85–
87).
3. Insira o CD-ROM do drive de CD-ROM do seu computador. A janela de começo deverá aparecer automaticamente, e feche a janela.
4. Clique duas vezes o no ícone de atalho Musicsoft que é criado no topo do desktop. Isto abrirá o Musicsoft e a janela principal aparecerá.
5. Clique no botão “Add File” e a janela aparecerá.
6. Clique no botão [ ] à direita de “Look in” e selecione o drive de CD-ROM do menu que aparece. Clique duas vezes na pasta “SongCollection” . Selecione o arquivo que você quer transferir ao instrumento, e clique “Open.”
duplo clique na pasta “song collection”. duplo clique na pasta “for_CD” e clique no arquivo da canção.
82
clique no drice do CD-ROM
clique “open”
Page 83
Conectando a um computador
Não podem ser apagados arquivos transferidos a uma localização diferente de diretório raiz em um SmartMedia, a memória do instrumento, ou outras mídias que usam o Musicsoft da tela de controle de arquivo do instrumento. Use o botão do Musicsoft [Delete] para apagar
estes arquivos.
Fexe o Musicsoft para reproduzir a música transferida
do seu computador.
Não desplugue o cabo de USB durante uma transferência de dados. Não só os dados não serão transferidos e salvos, mas a operação da memória pode ficar instável e seus conteúdos podem desaparecer completamente quando o instrumento é ligado ou
desligado.
• Dados armazenador podem ser perdidos devido ao mau funcionamento de equipamento ou operação imprópria. Para segurança recomendamos que você mantenha uma cópia de todos os dados importantes armazenados em seu computador.
• Nós recomendamos que você use um adaptador no lugar de pilhas quando transferir dados. Os dados podem ser corrompidos se as pilhas
falham durante a transferência.
7. Uma cópia do arquivo de música MIDI selecionado aparecerá na “List of files stored temporarily” ao topo da janela. O tipo de memória atualmente selecionado também será exibido ao fundo da tela para especificar o destino da transferência. Clique no tipo memória.
Quando transferir para a memória de SmartMedia do instrumento, a pasta USER FILES aparecerá na parte mais baixa da janela. Esta pasta contém dados de usuário (arquivos com a extensão “.USR” ) salvos usando a função de Controle de Arquivo do instrumento (página 75), e músicas de usuário (arquivos com a extensão “.MID” ) salvos usando a função de converção SMF (página
76). A pasta USER FILES éuma área de armazenamento reservada para arquivos usados pela função de Controle de Arquivo do instrumento.
clique a memória média
8. Depois de selecionar o arquivo na “List of files stored temporarily”, clique e mova o botão descendente [Move]e uma mensagem de confirmação aparecerá. Clique [OK] e a música será transferida da “List of files stored temporarily” para a memória do instrumento. Quando transferir à memória de SmartMedia do instrumento, se você clica o botão [Move] o enquanto a janela está como mostrado no passo 7, o arquivo de música será transferido ao diretório raiz SmartMedia. O arquivo de música transferido pode ser tocado no instrumento como música de número 036 ou mais.
9. Fexe a janela para sair do Musicsoft .
10. Para reproduzir uma música armazenada na memória/SmartMedia , aperte o botão [SONG] . Use o dial para selecionar a música que você quer tocar, então aperte o botão [START/STOP] para começar a reprodução.
Arquivos de estilo Arquivos de estilo (arquivos com a extensão “.STY” ) podem ser transferidos a SmartMedia que usa o mesmo procedimento como descrito acima. Podem ser carregados arquivos de estilo transferidos ao diretório raiz SmartMedia do estilo de número 136 da tela de controle de arquivo do instrumento e então podem ser tocados.
Para usar músicas transferidas para lições ou tela de partitura… Para usar músicas (só no formato SMF 0) transferidas de um computador para lições é necessário especificar quais canais serão tocados com as partes da mão direita e à esquerda. O procedimento para ajustar o “faixa de guia” está abaixo:
1. Aperte o botão [SONG] e selecione a música (036–) do SmartMedia ou da memória para as quais você quer fixar a faixa de guia.
2. Aperte o botão [FUNCTION] para ir a tela de função.
3. Use os botões de categoria [ ] e [ ] para selecionar a parte R ou L.
4. Use o dial para selecionar o canal que você quer tocar a parte direita ou esquerda especificada.
Nós recomendamos que você selecione o canal 1 para a parte da mão direita e o canal 2 para a parte à esquerda.
83
Page 84
Guia de instalação do acessório CD-ROM
Não tente colocar este CD num Cdplayer. Ouvir som muito alto pode causar danos
pernamentes à audição
Avisos Importantes
• O software e este Guia de Instalação é dos direito autorais exclusivos da Corporação Yamaha.
• O uso do software e deste guia é administrado pelo ACORDO DE LICENSA DO SOFTWARE que o comprador concorda completamente ao quebrar o selo do software. (Por favor leia o ACORDO cuidadosamente ao término deste guia antes de instalar o software)
Copia do software ou da reprodução deste guia em todo ou em parte por qualquer dos meios é proibido expressamente sem
o consentimento escrito do fabricante.
• A Yamaha faz nenhuma representação ou garantia com respeito ao uso do software e a e não pode ser segurado responsável para os resultados do uso deste guia e o software.
• Este disco é um CD-ROM. Não tente tocar o disco em um tocador de CD auditivo. Isso pode resultar em danos irreparáveis ao seu tocador de CD auditivo.
• Copiar os dados de música comercialmente disponíveis é proibido estritamente com exceção de seu uso pessoal.
• O nome da companhia e do produtoneste Guia de Instalação são as marcas registradas das companhias respectivas.
• Serão anunciadas versões aperfeiçoadas futuras de aplicação e softwares de sistema e qualquer mudança nas especificações e funções separadamente.
• Softwares como o driver de USB MIDI pode ser revisado e pode ser atualizado sem advertência anterior. Carregue a mais recente versão do software do local seguinte. http://music.yamaha.com/download /
• Dependendo da versão de seu sistema operacional, as mensagens mostradas neste guia pode diferir desses que você vê em sua tela de computador.
Conteúdo do CD-ROM
O dados deste CD-ROM são compatível com computadores que usam o sistema operacional Windows®.
Nome da pasta MSD_
DMN_
USBdrv_ USBdrv2k_ Acroread_
SongCollection
* 1 O software não pode ser usado quando o instrumento está no seguinte estado:
• Nenhum cartão SmartMedia foi inserido até mesmo quando na tela Função o ítem Media Select está ajustado para SmartMedia.
• Durante estilo ou reprodução de música.
• Durante uma lição.
• Enquanto dados estão sendo carregados de um cartão SmartMedia.
• Enquanto a tela de abertura é exibida (a tela de abertura é a tela que aparece durante alguns segundos quando o instrumento é ligado). * 2 este software inclui um manual online. * 3 este software não tem suporte através da Yamaha.
Usando o CD-ROM Por favor leia o Acordo de Licença do Software na página 88 antes de abrir o pacote de CD-ROM.
1. Cheque os requerimentos do sistema para ter certeza que o software abrirá no seu computador.
2. Insira o CD-ROM Adicional no drive de CD-ROM do seu computador. A janela de começo deverá aparecer automaticamente.
3. Conecte o instrumento no computador. O procedimento de conexão é descrito na página 80.
4. Instale o driver em seu computador e faça as configurações necessárias. Se refira “Instalando o driver USB-MIDI” na página 85 para instalação e instruções de ligação.
84
Nome do aplicativo/dados Musicsoft Downloader *1 *2
Digital Music Notebook *2
USB Driver For Windows 98/Me USB Driver For Windows 2000/XP Acrobat Reader 5.1 *2 *3
MIDI Songs (70 songs)
Song Book (pdf file)
Conteúdo Esta aplicação pode ser usada para carregar dados de músicas MIDI da Internet e transferir isto do computador para mídia de memória apoiada pelo instrumento (SmartMedia ou memória ). Caderno de Música digital é uma plataforma multimídia nova para a instrução de música. Este software de driver é necessário para conectar dispositivos de MIDI para seu computador via USB. Esta aplicação lhe permite ler manuais de software no formato pdf em seu computador. Estas músicas podem ser transferidas ao instrumento para serem escutadas, tela de partitura, lições . Um arquivo de pdf contém as partituras para as músicas internas do instrumento como também as 70 músicas de MIDI incluidas no CD-ROM (não incluindo músicas gravadas).
Page 85
Guia de instalação do acessório CD-ROM
Os nomes atuais dos artigos do menu e dos botões dependerão da versão do OS
que você está usando.
Se uma versão prévia do Acrobat Reader já está instalada em seu computador, esteja desinstale a versão anterior antes de instalar a
versão nova.
5. Instale o software.
• Caderno de Música Digital e Musicsoft : Se refira a página 87.
• Acrobat reader e driver YAMAHA USB-MIDI : Se refira a página 85.
6. Abra o software. Para operação de software l se refira à ajuda online provida com o software.
Sistema requerido
Instalação do programa
Desinstale (Removendo o Software) O software instalado pode ser removido do seu computador : Da janela de início selecione Start - Settings - Control panel - Add or Remove Applications - Install and Uninstall. Selecione o artigo você que quer remover e clique [Add or Remove]. Siga as instruções da tela para remover o software selecionado.
Instalando o Acrobat Reader Esta aplicação é exigida para ler os manuais de pdf providos com as aplicações do software.
1. Clique o botão [Acrobat Reader] . Quatro botões de idioma diferentes aparecerão.
2. Clique o botão [INSTALL] para seu idioma.
3. Siga as instruções da tela para instalar o software. Depois da instalação a pasta do Acrobat aparecerá na pasta Arquivos de Programa do seu computador. Veja a ajuda do leitor no menu Ajuda para instruções operacionais.
Instalando o driver USB-MIDI Para ser capaz de comunicar e usar dispositivos de MIDI conectados ao seu computador, o software de driver apropriado deve ser instalado corretamente no seu computador. O driver USB-MIDI permite que o software de sucessão e as aplicações semelhantes do seu computador possam transmitir e receber dados MIDI e de dispositivos de MIDI por um cabo de USB.
Confira o nome do drive do drive de CD-ROM que você estará usando (D:, E:, Q: etc.) O nome do drive é exibido ao lado do ícone de CD-ROM na sua pasta “Meu Computador” . O diretório de raiz do drivre de CD-ROM será D :\, E :\, ou Q :\, respectivamente.
Instalação no Windows 98/Me - página 86. Instalação no Windows 2000 - página 86. Instalação no Windows XP - página 87.
85
Page 86
Guia de instalação do acessório CD-ROM
Se você está usando o Windows Me, pule os passos
4–7.
Alguns computadores podem levar aproximadamente dez segundos para mostrar esta tela depois da instalação estar
completa.
O sistema pode lhe pedir que insira um CD-ROM Windows enquanto confere o driver. Especifique o “USBdrv2k_” diretório do drive de CD-ROM (como D:\USBdrv2k_ \) e
continue a instalação.
Alguns computadores podem levar aproximadamente dez segundos para mostrar esta tela depois da instalação estar
completa.
Instalando o driver Windows 98/Me
1. Ligue o computador.
2. Insira o CD-ROM provido no drive de CD-ROM. Uma janela de começo aparecerá automaticamente. Feche a janela.
3. Primeiro, tenha certeza que o interruptor de poder do instrumento está desligado, e então use um cabo USB para conectar o terminal USB do computador para o conector de USB do instrumento. Quando o instrumento está ligado, o computador automaticamente mostra o “Add New Hardware Wizard.” Se o Add New Hardware Wizard não aparece, clique no “Adicionando novo Hardware” no Painel de Controle. Para usuários de Windows Me , confira se o botão de rádio à esquerda de “procura automática para um driver melhor (Recomendado)” clique [Próximo]. O sistema automaticamente começará a procurae e instalará o driver. Vá para o passo 8. Se o sistema não descobre o driver, selecione “Especifique a localização do driver (Avançado)” e especifice o drive de CD­ROM e a pasta “USBdrv_” para instalar o driver e clique [Próximo]. Execute a instalação seguindo as instruções da tela e proceda no passo 8.
4. Clique [Próximo]. A janela o permite a selecionar o método de procura.
5. Cheque o botão de rádio à esquerda de “Procurar para o melhor driver para seu dispositivo. (Recomendado).” Clique [Próximo]. A janela o permite selecionar uma localização em qual quer instalar o driver.
6. Marque a caixa “Especifique uma localização” , clique “Procurar..”, então especifique o diretório de USBdrv do drive de CD-ROM (como D:\USBdrv_ \) e continue a instalação.
7. Quando o sistema detecta o driver no CD-ROM e está pronto para a instalação, isto é mostrado com uma mensagem na tela. Tenha certeza que o “YAMAHA USB MIDI driver ” é listado, e clique [Próximo]. O sistema começará a instalação.
8. Quando instalação está completa, uma mensagem que iaparece. Clique [Fim].
Instalando o driver no Windows 2000
1. Ligue o computador e use o “Administrador” para ligar o Windows 2000.
2. Selecione [Meu Computador] - [ Painel deControle ] - [Sistema]- [Hardware] - [Driver] ­[Verificação do Arquivo], e aperte o botão de rádio à esquerda de “Ignore—Instale todos os arquivos, embora a extensão do arquivo” e clique [OK].
3. Insira o CD-ROM no drive de CD-ROM. Uma janela de começo aparecerá automaticamente. Feche a janela.
4. Primeiro, tenha certeza que o interruptor de poder do instrumento está desligado, então use um cabo de USB para conectar o conector de USB do computador para o conector de USB do instrumento. Quando o instrumento é ligado, o computador automaticamente mostrará o “Detectado Hardware Novo.” Clique [Próximo].
5. Clique o botão de rádio à esquerda de “Procurando driver apropriado para o meu dispositivo. (Recomendado).” Clique [Próximo]. A janela que aparece o permite selecionar uma localização em quer qual instalar o driver.
6. Marque a caixs “CD-ROM ” desmarque todos os outros artigos. Clique [Próximo].
7. Quando a instalação está completa, o sistema mostrará “Completando o novo Dirver.” Clique [Fim].
8. Reinicie o computador.
O driver foi instalado.
86
Page 87
Guia de instalação do acessório CD-ROM
Alguns computadores podem levar alguns minutos para
mostrar esta tela.
Alguns computadores podem levar aproximadamente alguns minutos para mostrar esta tela depois da instalação estar
completa.
Se a janela de começo não aparece automaticamente, clique duas vezes sua pasta “Meu Computador” para abrir isto. Clique com o botão direito o ícone de CD-ROM e selecione “Abrir” do . Clique duas vezes em “Start.exe” e procede para
o passo 2.
• Você precisará anotar administrador (raiz) os privilégios para instalar Musicsoft Downloader em um computador com Windows 2000 ou XP.
• Você precisará anotar com administrador (raiz) os privilégios para instalar o Caderno de Música Digital em um computador Windows 2000
ou XP.
Quando instalando o Caderno de Música Digital, tenha certeza que o Internet Explorer
6.0 (com SP1) ou mais avançado está instalado no seu
computador.
A determinação de cartão de crédito é exigida para comprar conteúdo do Caderno de Música Digital. Alguns tipos de cartão de crédito podem não ser possíveis para algumas áreas, por favor confira com suas autoridades locais para ter certeza que seu cartão de
crédito pode ser usado.
Só Musicsoft Downloader pode ser usado para transferir arquivos entre este instrumento e um computador. Nenhuma outra aplicação de transferência de arquivo pode
ser usada.
Instalando o driver no Windows XP
1. Ligue o computador.
2. Selecione [Iniciar] - [Painel deControle ]. Se o painel de controle aparece mostra “Escolha uma categoria”, clique “Interruptor para Visão Clássica” na parte superior da janela. Todo o controle decora com painel e serão exibidos ícones.
3. Vá para [Sistema] - [Hardware] - [Opções de Driver] e aperte o botão de rádio à esquerda de “Ignore” e clica [OK].
4. Clique no botão [OK] para fechar as propriedades de sistema, e então clica “X” na parte superior esquerda da janela para fechar o Painel de Controle.
5. insira o CD-ROM provido no drive de CD-ROM. Uma janela de começo aparecerá automaticamente. Feche a janela.
6. Primeiro, tenha certeza que o interruptor de poder do instrumento está desligado, então use um cabo de USB para conectar o conector de USB do computador para o conector de USB do instrumento. Quando o instrumento é ligado, o computador automaticamente mostrará o “Detectado Hardware Novo.”
7. Aperte o botão de rádio à esquerda de “Instale o software automaticamente. (Recomendado).” Clique [Próximo]. O sistema começará a instalação.
8. Quando a instalação está completa, o sistema mostrará “Completado a instalação do Novo Hardware.” Clique [Fim].
9. Reinicie o computador. O driver foi instalado.
O driver foi instalado.
Instalando o Musicsoft e o caderno de música digital
1. Insira o CD-ROM Adicional no drive de CD-ROM do seu computador. A janela de começo aparecerá mostrando as aplicações de software automaticamente.
2. Clique [Musicsoft Downloader] ou [Digital Music Notebook].
3. Clique no botão [install], e siga as instruções da tela para instalar o software. Para ver as instruções operacionais doCaderno de Música Digital vá ao menu de ajuda: no Caderno de Música Digital clique “Help”.
Para ver as instruções operacionais doCaderno de Música Digital vá ao menu de ajuda: no Caderno de Música Digital clique “Help”.
* Você pode obter a mais recente versão do Musicsoft Downloader na Internet URL na seguinte: http://music.yamaha.com/download /
87
Page 88
Apêndice
Acordo de autorização do software O texto seguinte é um acordo legal entre você, o usuário , e a Corporação Yamaha (“Yamaha”). O software da Yamaha só é autorizado diante disto pela Yamaha ao comprador original para usar nas condições. Por favor leia este acordo com cuidado. Abrindo este pacote que você aceita todas as condições esboçadas . Se você não concorda às condições, devolva este pacote sem abrir , para a Yamaha . No momento que você obteve o software Yamaha como uma parte de um pacote de software com um produto de hardware, você pode não devolver a Yamaha o software .
1. CONCESSÃO DE LICENÇA E DIREITOS AUTORAIS A Yamaha , o comprador original, concede o direito para usar uma cópia do programa de software incluso e dados (“SOFTWARE”) em um sistema de computador de um único usuário. Você pode não usar isto em mais de um computador . O SOFTWARE é da Yamaha e é protegido por leis de direitos autorais japonesas e providências de tratado internacionais . Você é intitulado para reivindicar a propriedade das mídias nas quais o SOFTWARE é incluído. Então, você tem que tratar o SOFTWARE como qualquer outro material registrado.
2. RESTRIÇÕES O SOFTWARE é registrado. Você pode não se ocupar da reprodução do SOFTWARE através de outros métodos concebíveis. Você pode não reproduzir, modifiquar, mudar, revender, ou distribuir o SOFTWARE , ou criar trabalhos derivados do SOFTWARE. Você não pode transmitir SOFTWARE com outros computadores. Você pode transferir a propriedade do SOFTWARE e os materiais escritos acompanhando em uma base permanente contanto que você não retenha nenhuma cópia concordando com as condições de uso.
3. TERMINAÇÃO A condição de uso do programa de software fica efetiva no dia que você recebe o SOFTWARE. Se qualquer uma das leis protegida por direitos autorais ou cláusulas das condições autorizando são violadas, o acordo autorizando será terminado automaticamente sem advertência da Yamaha. Neste caso, você tem que destruir o SOFTWARE autorizado e suas cópias imediatamente.
4. GARANTIA do PRODUTO A Yamaha garante ao comprador original que se o SOFTWARE, quando usado em condições normais, não executará as funções descritas no manual provido por Yamaha, a solução será aquela que a Yamaha substituirá qualquer mídia que esteja defeituosa em . Exceto o que está expressamente ajustado acima, o SOFTWARE é provido “como é,” e nenhuma outra garantia, é feita com respeito a este software e inclui, sem limitação as garantias implícitas .
5. OBRIGAÇÃO LIMITADA Em nenhum evento a Yamaha está sujeita a você ou qualquer outra pessoa para qualquer dano, incluindo sem limitação qualquer dano incidental ou conseqüencia, despesas, lucros perdidos, ou outros danos que surgem fora do uso ou na inabilidade de usar tal SOFTWARE até mesmo se Yamaha ou um negociante autorizado foi aconselhado da possibilidade ou para qualquer reivindicação por qualquer outro problema.
6. GERAL Este acordo de licença será interpretado de acordo com e será administrado através de leis japonesas.
Problemas e soluções
Problema Quando o instrumento é ligado e desligado, um som de estalo é produzido. Quando um celular é usado, um ruído é produzido. Não há nenhum som até mesmo quando o teclado é tocado ou quando uma músiica ou estilo está sendo reproduzido
Teclas tocadas na área da mão direita do teclado não produzem nenhum som. O volume é muito suave. A qualidade do som é muito fraca. O ritmo para inesperadamente ou não toca. Os dados gravados da música, etc. não toca corretamente. A tela de LCD de repente fica escura, e todas as configurações de painel são reajustadas.
Possível Causa e Solução Isto é normal e indica que o instrumento está recebendo força elétrica.
Usando um celular perto do o instrumento pode ser produzido interferência. Para prevenir isto, desligue o celular ou use longe do instrumento. Confira que nada está conectado nas saídas PHONES/OUTPUT no painel traseiro. Quando fones de ouvidos são plugados ali nenhum som sairá dos alto-falantes. Confira se o Controle Local está Ligado/Desligado. (Veja página 80.) É a tela de controle de arquivo? O teclado do instrumento, etc., não produzirá nenhum som enquanto a tela de CONTROLE de ARQUIVO está aparecendo. Aperte o botão [EXIT] para voltar a tela principal. Quando usar a função de Dicionário (página 63), as teclas na área da mão direita só são usadas para digitar a raiz do acorde e o tipo.
As pilhas estão fracas. Substitua todas as seis pilhas , ou use o adaptador de AC incluído.
88
Page 89
Apêndice
Problema O estilo ou música não toca quando o botão [START/ STOP] é apertado. O estilo não soa corretamente.
Nenhum acompanhamento de ritmo toca quando o botão [START/ STOP] é apertado depois de selecionar o estilo de número 112 ou um estilo entre 124 e 135 (Pianista). Nem todas as vozes parecem soar, ou o som parece ser cortado.
O footswitch (para sustain) parece produzir o efeito oposto. Por exemplo, apertando o footswitch corta o som e soltando ele sustenta os sons. O som da voz muda de nota para nota.
A tela Demo é mostrada em japonês, e/ou há caracteres japoneses nas mensagens de tela. A tela de CONTROLE de ARQUIVO não pode ser selecionada, embora um cartão de SmartMedia seja inserido na abertura de cartão. A tela apropriada não aparece quando o botão [[SONG], [EASY SONG ARRANGER], [STYLE], ou [VOICE] é apertado. O som das notas está errado quando o teclado é tocado. O indicador de ACMP não aparece quando o botão [ACMP ON/OFF] é apertado. O número da canção (036–) de um arquivo de música externo transferido a memória de SmartMedia de um computador não aparece. O número de canção (036–) de um arquivo de música externo transferido para a memória de um computador não aparece. Não há nenhum som de harmonia.
Possível Causa e Solução O Relógio Externo está ligado? Desligue o relógio externo; se refira “Relógio Externo” na página 80. Tenha certeza que o Volume do Estilo (página 71) seja ajustado a um nível apropriado. O split point é ajustado a uma tecla apropriada para os acordes que você está tocando? Fixe o split point a uma tecla apropriada (página 59). É o “ACMP” indicador que aparece na tela? Se não está aparecendo aperte o botão [ACMP ON/OFF] de forma que isto aparece. Este não é um mau funcionamento. Estilo número 112 e estilo de número 124–135 ( Pianista) não tem nenhum ritmo separado, assim nenhum ritmo tocará. As outras partes começarão a tocar quando você toca um acorde no alcance de acompanhamento do teclado se reprodução de estilo está ligada. O instrumento é polifônico até um máximo de 32 notas. Se a voz Dual ou split voice está sendo usada e um estilo ou música está sendo tocado ao mesmo tempo, algumas notas/sons podem ser omitidos do acompanhamento ou música. A polaridade do footswitch é invertida. Tenha certeza que a tomada de footswitch é conectada corretamente para a saída SUSTAIN antes de ligar o teclado.
Isto é normal. O AWM método de geração usa gravações múltiplas (amostras) de um instrumento pelo alcance do teclado; assim, o som atual da voz pode ser ligeiramente diferente da nota . Tenha certeza que o Idioma da tela de FUNÇÃO é ajustado ao inglês. (Veja página 22)
A tela de FUNÇÃO e o artigo artigo de seleção de mídia pode ser ajustado para Memória. A seleção de mídia deve ser ajustado para SmartMedia para usar memória de SmartMedia. Outra tela aparece? Tente apertando o botão [EXIT] para voltar a tela principal, e apertando um dos botões mencionados então.
Talveza tecnologia assistente esteja ligada. Aperte o botão [PERFORMANCE ASSISTANT] para desligar isto. É o botão [STYLE] que brilhou? Sempre aperte o botão [STYLE] primeiro quando você vai usar qualquer função relacionada ao estilo. Talvez a seleção de mídia esteja ajustada para Memória. Tenha certeza que a seleção de mídia está ajustada para SmartMedia (página 67).
Talvez a seleção de mídia esteja ajustada para SmartMedia. Tenha certeza que a seleção de mídia está ajustada para a Memória (página 67).
O efeito de harmonia (01–26) se comporta diferentemente de acordo com o tipo . Tipos 01–05 funcionam quando a reprodução está ligada, são tocados acordes no alcance de acompanhamento do teclado, e uma melodia é tocada no alcance da mão direita. Tipos 06–26 funcionarão se a reprodução de estilo está ligada ou desligada. Para digitar 06 = 12 você precisa tocar duas notas ao mesmo tempo.
89
Page 90
Apêndice
Para apagar estes arquivos que usam o Explorer, selecione “Opções da Pasta ” da Ferramenta (Visão)menu, e selecione “Mostrar todos os arquivos .”
• \WINDOWS\INF\OTHER \ * * * .INF
• \WINDOWS\SYSTEM\Xgusb.drv
• \WINDOWS\SYSTEM\Ymidusb.sys
Para o software incluído O driver não pode ser instalado. O cabo de USB é conectado corretamente? Confira a conexão USB .Desconecte o cabo de USB, então conecte novamente.
A função de USB é habilitada no seu computador? Quando você conecta o instrumento pela primeira vez no computador, se o “Detectado Hardware Novo” não aparece, o funcionamento de USB no computador pode ser incapacitado. Execute os seguintes passos.
1. Selecione [Painel de Controle ] - [Sistema] - [-Gerente do Dispositivo] (para Windows 98/ Me), ou selecione [Painel de Controle] * - [Sistema] - [Hardware] - [- Gerente do Dispositivo] (para Windows 2000/XP). * Visão clássica só no Windows XP.
2. Tenha certeza que nenhum “!” ou “x” aparecem no “controlador de via consecutivo Universal” ou “USB Raiz Cubo.” Se você vê um “!” ou “x” , o controlador de USB é inválido.
Qualquer dispositivo desconhecido é registrado? Se instalação de driver falha, o instrumento será marcado como um “dispositivo desconhecido,” e você não poderá instalar o driver. Apague o “dispositivo Desconhecido” seguindo os passos abaixo.
1. Selecione [ Painel de Controle ] - [Sistema] - [ Gerente do Dispositivo] (para Windows 98/ Me), ou Selecione [Painel de Controle] * - [Sistema] - [Hardware] - [ Gerente do Dispositivo] (para Windows 2000/XP). * Visão clássica só no Windows XP.
2. Veja “Outros dispositivos” no menu “vendo dispositivos pelo tipo.”
3. Se você acha “Outros dispositivos,” clique duas vezes nisto para procurar “dispositivo Desconhecido.” Se aparece, selecione isto e clique no botão [Remova] .
4. Remova o cabo de USB do instrumento, e faça a conexão novamente.
5. Instale o drive novamente. Usuários de Windows 98/Me - página 86 Usuários de Windows 2000 - página 86 Usuários de Windows XP - página 87
Quando controlar o instrumento do seu computador via USB, o instrumento não opera corretamente ou nenhum som é ouvido. Você instalou o driver? (página 85) O cabo de USB foi conectado corretamente? As configurações de volume do instrumento, dispositivo de reprodução, e programa de aplicação estão ajustados aos níveis apropriados? Você selecionou uma porta apropriada no software de seqüenciador? Você está usando o mais recente driver USB MIDI? O mais recente driver pode ser carregado no site seguinte. http://music.yamaha.com/download /
A reprodução está atrasada. Seu computador satisfaz os requerimentos do sistema? Qualquer outra aplicação ou funcionamento de driver de dispositivo está aberto?
Não possa suspender ou possa retomar o computador corretamente. Não suspenda o computador enquanto a aplicação de MIDI está aberta. Se você está usando o Windows 2000, você normalmente pode não ser capaz desuspender/ retornar e pode depender do ambiente particular (controlador USB etc.). mesmo assim, simplesmente desconectando e conectando o cabo de USB você poderá usar o instrumento novamente.
Como eu posso apagar ou reinstalar o driver? Windows Me/98
1. Quando o instrumento é reconhecido corretamente, clique duas vezes no “Sistema” no Painel de Controle para abrir a janela de sistema.
2. Clique duas vezes no “Gerente do Dispositivo” e, selecione “YAMAHA USB MIDI driver” e apague isto.
3. Uso o lembrete do MS-DOS ou Explorer para apagar os três arquivos seguintes.
4. Desconecte o cabo USB.
5. Reinicie o computador.
6. Reinstale o driver.
90
Page 91
Mensagens
Apêndice
Mensagem no LCD
Access error! All Memory Clearing...
Are you sure? Backup Clearing... Cancel Clearing...
Com Mode
Completed Create Directory Data Error! Delete File Delete OK ? Delete Directory Deleting... End Error! “File information area is not large enough.” File is not found. “File too large. Loading is impossible.”
Flash Clearing... Format OK ? Formatting... Load OK ? Loading... Media is not inserted. Media capacity is full.
Memory Full “MIDI receive buffer overflow.” Move File “Now Writing... (Don’t turn off the power now, otherwise the data may be damaged.)” Overwrite ? Please Wait... Receive error! Receiving... Rename File Save OK ? Saved data is not found. “Saves the selected melody and style. (Don’t turn off the power now, otherwise the data may be damaged.)”
Comentário Indica a falha da leitura ou da escrita para o SmartMedia ou para a memória. É mostrado enquanto apaga todos os dados na memória . Nunca desligue o instrumento durante uma transmissão de dados. Confirma se a operação de apagar música ou apagar faixa é executada ou não. É mostrado enquanto apga dados da memória . É mostrado quando a transmissão de envio é cancelada. É mostrado enquanto estiver executando a operação de apagar música ou aspagar faixa das músicas de usuário. É mostrado quando o Musicsoft é iniciado no PC conectado ao teclado. Isto não será exibido enquanto o instrumento está em uma reprodução. Indica a conclusão do trabalho especificada como dados que salvam e transmitem dados. É mostrado enquanto cria uma pasta no Musicsoft . É mostrado quando a música de usuário contém dados ilegais. É mostrado enquanto apaga um arquivo de música no Musicsoft . Confirma se a operação de apagar é executado ou não. É mostrado enquanto apaga uma pasta no Musicsoft. É mostrado enquanto a função de apagar é ativada. É mostrado quando a transmissão de dados foi completada. É mostrado quando a função de escrita falha. Indica aqueles dados salvos no SmartMedia e não pode ser executado como o número total de arquivos. Indica que não há nenhum arquivo. Indica que dados carregados não podem ser executados desde que o dados de arquivo são muito grandes. É mostrado enquanto apaga os dados de músicao transmitidos à memória . Confirma se a formatação do SmartMedia é executado ou não. É mostrado enquanto é formatado. Confirma se ele carrega ou não. É mostrado enquanto carrega dados. É mostrado quando for acessado o SmartMedia enquanto não é inserido. É mostrado quando não podem ser executados dados salvos desde que a memória de SmartMedia fica cheia. É mostrado quando a memória interna fica cheia durante a gravação de música. É mostrado quando muito dados de MIDI foram recebidos de uma vez e não foi procedido. É mostrado enquanto se move um arquivo no Musicsoft . É mostrado enquanto escreve dados na memória. Nunca desligue o instrumento enquanto escreve. Isso pode resultar em perda de dados.
Confirma se é sobrescrito ou não. É mostrado quando executa os trabalhos que ocupam algum tempo, como exibir partituras e letras. É mostrado quando um erro acontece durante a recepção de dados. É mostrado enquanto recebe dados. É mostrado enquanto reescreve o nome do arquivo de música no Musicsoft . Confirma se a operação de salvar é executadoa ou não. É mostrado quando os dados a serem salvados não existem. Indica para salvar a voz de melodia selecionada e estilo. Nunca desligue o instrumento enquanto salva. Isso pode resultar em perda de dados.
91
Page 92
Apêndice
Nem todas as mensagens estão na tabela, apenas a que
precisam ser explicadas.
Mensagem no LCD Saving...
Send OK? Sending... “Since the media is in use now, this function is not available.” Sure ?
“The limit of the media has been reached.” The media is not formatted.
“The media is write-protected.”
“The song data is too large to be converted to notation.” There are too many files.
“This function is not available now.” [nnn] “file name”
Comentário É mostrado enquanto dados são salvos na memória. Nunca desligue o instrumento enquanto salva. Isso pode resultar em perda de dados. Confirma se a transmissão de dados é executada ou não. É mostrado enquanto transmite dados. Indica que a função de controle de arquivo é atualmente indisponível desde que o SmartMedia foi acessado. Reconfirma se cada operação é executada ou não.
Indica aqueles dados que forma salvos e não podem ser executados desde que a estrutura de pasta/ diretório ficou muito complicada. Indica que o SmartMedia inserido não foi formatado.
Indica que o SmartMedia inserido não pode ser escrito desde pois é protegido Remova o o selo de proteção antes do uso. Indica que a partitura não pode ser exibida desde que os dados de música são muito grandes.
Indica aqueles dados salvos que não podem ser executados como o número total de arquivos excede a capacidade. Indica que a função designada não está disponível desde que o instrumento está executando outro trabalho. Indica o nome do arquivo da música atualmente transmitinda. “nnn” indica o bloco receptor.
92
Page 93
Montagem da estante do teclado (apenas DGX-505)
Leia estes cuidados cuidadosamente antes de você montar ou usar o suporte do teclado. Estes cuidados irão promover o uso seguro do suporte e prevenir danos Seguindo estes cuidados seu suporte de teclado lhe proporcionará um uso prolongado.
• Tenha cuidado para não confundir as partes, e esteja seguro ao instalar todas as partes na direção correta. Por favor monte conforme a sucessão dada abaixo.
• Esteja seguro ao usar o tamanho de parafuso correto, como indicado acima. Uso de parafusos incorretos pode causar danos.
• Use o suporte depois que o porcesso está completo. Um suporte incompleto pode derrubar o teclado .
• Sempre coloque o suporte em uma superfície lisa, superfície estável. Colocando o suporte em superfícies desiguais podem causar quedas destruindo o teclado.
• Não use suporte para qualquer coisa diferente de seu propósito projetado. Outros objetos colocando no suporte podem resultar na queda do objeto.
• Não aplique força excessiva sovre o teclado isso pode derrubar o suporte.
• Tenha certeza que o suporte está robusto e seguro, e todos os parafusos estam apertados e firmes antes de usar. Se não, o suporte opde cair.
• Para desmontar, inverta o processo abaixo.
Tenha uma phillips-cabeça (+) chave de fenda pronto.
As partes mostradas na ilustração “Partes” será usada. Siga as instruções e selecione as partes como precisou.
partes da montagem (apenas para DGX-505)
Apêndice
parafusos c/ cabeça redonda
6 x 70 mm (4 pçs.)
conectores
(4 pçs.)
tábuas laterais
base da estante
tábua traseira
parafusos c/ cabeça redonda 6 x 30 mm (4 pçs.)
parafusos c/ cabeça redonda
5 x 16 mm (4 pçs.)
1. Prenda as bases do suporte
Tenha certeza que as tábuas estão na
conectores
direção formal (os buracos devem estar
para dentro). A as tábuas são iguais.
Insira os conectores em comum nos
buracos como mostrado. Os conectores
em comum foram instalados
corretamente se você pode ver uma
marca no conector.
parafusos c/ cabeça redonda 6 x 70 mm
Prenda o fundo do suporte nas tábuas
laterais, usando uma tarraxa de 6 x 70
mm . As bases são iguais, e não há
nenhuma diferença entre de orientação
Se você tem dificuldade para fixar os
parafusos, use uma chave de fenda para
girar os conectores em comum para a
posição apropriada–a marca nos
conectores em comum indica a
localização do buraco de parafuso.
93
Page 94
Apêndice
Tenha cuidado para não derrubar a tábua de parte de trás ou tocar nos ajustes de
metal
Tenha cuidado para não derrubar o teclado ou prender seus dedos entre o teclado e
as partes do suporte.
2. Prenda tábua da parte de trás.
parafusos c/ cabeça redonda 6 x 30 mm
Prenda a tábua da parte de trás e usando
uma tarraxa de 6 x 30 mm Isso pode ser
instaldo em qualquer direção vertical.
3. Ponha o teclado no suporte
Cuidadosamente coloque o teclado nas
tábuas laterais. Não há nenhuma
orientação de parte de trás-para-frente
para o suporte, e o teclado pode ser
colocado em qualquer direção.
Lentamente mova o teclado de forma que
os buracos no fundo do teclado se
alinham corretamente com os buracos
nos parênteses de ângulo.
4. Instale o teclado no suporte
Fixe o teclado para o ângulo entre
parênteses e usando parafusos de 5 x 16
mm .
parafusos c/ cabeça redonda 5 x 16 mm
Lista de checagem de após a instalção Uma vez você montou o suporte, confira os pontos seguintes: Há qualquer parte para cima? Nesse caso, leia as instruções do procedimento novamente e corrija qualquer erro que você poderia ter feito.
O instrumento está livre de portas e outras instalações movíveis? Se não, mova o instrumento para uma localização apropriada.
O instrumento faz um ruído de sacudindo quando você toca ele? Nesse caso, corretamente aperte todos os parafusos.
Também, se o teclado faz um ruído rangendo ou parece instável quando você toca i se refira cuidadosamente às instruções do procedimento e aos diagramas e reaperte os parafusos.
94
Page 95
Especificações
Apêndice
Teclados
Tela
configurações
Painel de controles
Controle Tempo Real
Vozes
Efeitos
Músicas
Tecnologia assitente de perfomance
Gravando
MIDI
Saídas auxiliares
Amplificadores
Alto falantes
Consumo (quando usando o adaptador PA-5D)
Estilos
Entrada de cartão
Recursos educativos
Memória de registro
Funções
Energia
Dimensões (largura x profundidade x altura)
Peso
Acessórios fornecidos
Acessórios opcionais
Especificações e descrições neste manual são apenas para propósitos informativos. A Yamaha se reserva o direito de trocar ou modificar os produtos ou especificações a qualquer momento sem notificação prévia. Desde que especificações, equipamentos ou opcionais podem não ser os mesmos em todos os lugares, por favor verifique com seu revendedor.
95
Page 96
Apêndice
• A Lista de Voz inclui mudança de números de programação MIDI para cada voz. Use estes programas quando tocar o PSR-450 através de um dispositivo MIDI externo.
• Numeros de programação 001 a 128 relecionam-se diretamente com mudança de números de programação MIDI 000 a 127. Quer dizer, Números de Programa e Números de Mudança de Programa diferem por um valor de 1. Lembre-se de levar isto em conta.
• Algumas vozes podem soar continuamente ou podem ter uma duração longa depois das notas serem liberadas quando o pedal
sustenido (footswitch) é segurado.
Lista de vozes
Polifonia máxima
O instrumento tem 32-notas de polifonia máxima. Isto significa que pode tocar um máximo de até 32 notas, independente da função usada. O acompanhamento automático usa várias notas disponíveis, assim quando o acompanhamento automático é usado o número total de notas disponíveis por tocar no teclado ficará reduzido. O mesmo se aplica as funções Split Voice e Song. Se o número máximo de polifonia exceder, as primeira notas tocadas serão cortadas e as notas tocadas mais recentemente terão prioridade (prioridade para a última nota).
Lista de vozes do painel
No. Voz
Banco selecionado
programação
Números
MIDI
Nome da voz
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
96
Page 97
Apêndice
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
Lista voz XGlite / XGlite opcional*
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
97
Page 98
Apêndice
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
98
Page 99
Apêndice
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
No. Voz
Banco selecionado
Números
programação
MIDI
Nome da voz
99
Page 100
Apêndice
Lista de kits de percussão
indica que o som de tambor é igual a “Standard Kit 1”.
• Cada voz de percussão usa uma nota.
• A nota # MIDI e a Nota são de fato uma oitava abaixo que Nota # do teclado. Por exemplo, em “136: Standard Kit 1”, o “Seq Click H” (Nota #36/Nota C1) corresponde (Nota #24/Nota C0).
• Tecla desligada: Teclas marcadas “O” param de soar no momento em que são libertadas.
• Vozes com o mesmo Número de Nota Alternado (*1… 4) não podem ser tocadas simultaneamente. (Elas foram projetadas para serem tocadas alternadamente.)
100
Loading...