Toshiba EQUIUM M40, SATELLITE PRO M40, SATELLITE M40 Manual [pt]

0 (0)

Manual do Utilizador

M40

Direitos de autor

© 2005 by TOSHIBA Corporation. Todos os direitos reservados. Sob a lei de direitos de autor, este manual não pode ser reproduzido sob qualquer forma sem a prévia autorização por escrito da TOSHIBA. Não é assumida qualquer responsabilidade de patente, com respeito à utilização da informação aqui contida.

Manual do Utilizador do Computador Pessoal Portátil M40

Primeira edição Setembro de 2005

A autoridade de direitos de autor para música, filmes, programas de computador, bases de dados e outra propriedade intelectual abrangida por leis de direitos de autor, pertence ao autor ou ao proprietário dos direitos de autor. O material sujeito a direitos de autor pode ser reproduzido apenas para utilização pessoal ou no lar. Qualquer outra utilização para além daquela acima estipulada (incluindo a conversão para formato digital, alteração, transferência do material copiado e distribuição numa rede) sem a permissão do proprietário dos direitos de autor, é uma violação dos direitos de autor, e está sujeita a acção civil ou criminal por perdas e danos. Por favor, cumpra as leis de direitos de autor ao efectuar qualquer reprodução deste manual.

Isenção de responsabilidade

Esta manual foi revisto e aprovado para garantir a sua correcção. As instruções e descrições aqui contidas são exactas no que respeita ao Computador Pessoal Portátil M40, à altura da produção deste manual.

Contudo, posteriores computadores e manuais estão sujeitos a alteração sem aviso. A TOSHIBA não assume qualquer responsabilidade por erros resultantes directa ou indirectamente de erros, omissões ou discrepâncias entre o computador e o manual.

Marcas comerciais

IBM é uma marca comercial registada, e IBM PC e PS/2 são marcas comerciais da International Business Machines Corporation.

Intel, Intel SpeedStep, e Pentium são marcas comerciais, ou marcas comerciais registadas da Intel Corporation.

Windows e Microsoft são marcas comerciais registadas da Microsoft Corporation.

Photo CD é uma marca comercial da Eastman Kodak. i.LINK é uma marca comercial da Sony Corporation.

TruSurround XT, WOW XT, SRS e o respectivo símbolo são marcas comerciais da SRS Labs, Inc.

As tecnologias TruSurround XT, WOW XT, TruBass, SRS 3D e FOCUS estão incluídas sob licença da SRS Labs, Inc.

InterVideo e WinDVD são marcas comerciais registadas da InterVideo Inc. WinDVR and WinDVD Creator são marcas comerciais da InterVideo Inc.

Outras marcas comerciais e registadas que não estejam listados acima podem ser utilizadas neste manual.

ii

Manual do Utilizador

Aviso de Licença Macrovision

Este produto inclui tecnologia de protecção de direitos de autor que está protegida por métodos e acções de certas patentes nos EUA e outros direitos intelectuais propriedade da Macrovision Corporation, e outros direitos de propriedade. A utilização desta tecnologia de protecção de direitos de autor tem de ser autorizada pela Macrovision Corporation,

e destina-se só a utilização doméstica e outras utilizações limitadas, excepto se de outra forma autorizado pela Macrovision Corporation. É proibida a utilização de métodos do tipo “reverse engineering” e desmontagem.

Instruções de Segurança

Use as seguintes linhas de orientação para o ajudar a proteger o seu computador e a si próprio.

Quando Usar o Computador

Não use o computador portátil durante muito tempo com a base assente directamente sobre o seu corpo. Com uma utilização prolongada, existe o potencial de se acumular calor na base do computador. A permissão de contacto prolongado com a pele poderá causar desconforto ou, eventualmente, uma queimadura.

Não tente reparar você mesmo o computador. Siga sempre de perto as instruções de instalação.

Não transporte uma bateria no seu bolso, ou noutro local onde objectos metálicos (tais como as chaves duma automóvel) possam provocar um curto-circuito nos terminais da bateria. O fluxo de corrente excessivo daí resultante, poderia provocar temperaturas muito elevadas, as quais poderiam provocar danos por queimaduras.

Certifique-se de que nada esteja sobre o cabo de corrente eléctrica do transformador, e que o cabo não se encontre num local onde possa servir de tropeço, ou possa ser pisado.

Coloque o transformador numa área ventilada, tal como o topo duma secretária, ou no chão, quando o usar para alimentar o computador, ou para carregar a bateria. Não cubra o transformador com papeis, ou com outros itens, que possam reduzir o arrefecimento; para além disso, não use o transformador enquanto este estiver dentro duma mala de transporte.

Use apenas o transformador e baterias aprovadas para utilização com este computador. A utilização de outro tipo de bateria ou transformador, pode provocar risco de incêndio ou explosão.

Antes de ligar o computador a uma fonte de corrente eléctrica, verifique se a tensão do transformador corresponde à da energia eléctrica disponível. 115 V/60 Hz na maior parte da América do Norte e do Sul, e em alguns países do Extremo Oriente, tal como Taiwan. 100 V / 50 Hz no leste do Japão e 100 V / 60 Hz no oeste do Japão. 230 V/50 Hz na maior parte da Europa, no Oriente Médio, e no Extremo Oriente.

Manual do Utilizador

iii

Se usar um cabo de extensão para ligar o transformador, verifique se o consumo total de corrente dos aparelhos ligados ao cabo de extensão não excede a capacidade de corrente do cabo de extensão.

Para privar o computador de corrente eléctrica, desligue-o, retire a bateria, e desligue o transformador da tomada de energia eléctrica.

Para ajudar a evitar o perigo potencial de choque eléctrico, não ligue nem desligue quaisquer cabos, nem execute operações de manutenção nem de reconfiguração deste produto, durante a ocorrência de trovoada.

Quando instalar o computador para trabalhar, coloque-o numa superfície plana.

Declaração de Conformidade da UE

Este produto ostenta a Marca CE em conformidade com as Directivas Europeias relevantes. A responsável pela Marca CE é a TOSHIBA Europe, Hammfelddamm 8, 41460 Neuss, Alemanha.

A Declaração de Conformidade EU completa e oficial encontra-se no sítio da TOSHIBA na Internet, em http://epps.toshiba-teg.com.

Nota de aviso sobre o modem

Declaração de conformidade

O equipamento foi aprovado [Commission Decision “CTR21”] para ligação pan-europeia de terminal único à rede telefónica publica comutada (PSTN).

Contudo, devido a diferenças entre as redes PSTN individuais disponibilizadas em diferentes países ou regiões, esta aprovação não garante incondicionalmente, por si só, o funcionamento correcto em todos os pontos de ligação das redes PSTN.

Na eventualidade de problemas, deve contactar em primeiro lugar o seu fornecedor de equipamento.

Declaração de Compatibilidade com Redes

Este foi concebido para funcionar com, e é compatível com, as seguintes redes. Foi testado e achado compatível com os requisitos adicionais condicionais em EG 201 121,

Alemanha

ATAAB AN005,AN006,AN007,AN009,

 

AN010 e DE03,04,05,08,09,12,14,17

Grécia

ATAAB AN005,AN006 e GR01,02,03,04

Portugal

ATAAB AN001,005,006,007,011 e P03,04,08,10

Espanha

ATAAB AN005,007,012, e ES01

Suiça

ATAAB AN002

Todas as restantes

ATAAB AN003,004

regiões ou países

 

iv

Manual do Utilizador

São necessárias configurações, do modem ou do software, para cada rede; por favor consulte as secções relevantes do guia do utilizador para obter mais pormenores.

A função ligar/desligar rápido está sujeita a aprovação de tipo nacional separada. Esta função do equipamento não foi testada quanto à conformidade com regulamentos de tipo nacional, e não pode ser dada qualquer garantia de funcionamento bem sucedido desta função em redes nacionais específicas.

A informação a seguir destina-se apenas aos estados membros da UE:

A utilização deste símbolo indica que este produto não pode ser tratado como lixo doméstico. Ao assegurar que este produto seja tratado correctamente no final da sua vida útil, estará a ajudar a possíveis consequências negativas para o ambiente e para a saúde humana, as quais poderiam de outra forma ser provocadas pelo tratamento inadequado deste produto juntamente com lixo comum. Para obter informação mais detalhada acerca da reciclagem deste produto, por favor, contacte as suas autoridades locais, o seu serviço de recolha de lixo doméstico, ou a loja onde comprou o produto.

Normas de unidades de discos ópticos

O computador M40 está equipado com uma das seguintes unidades instaladas de origem: Unidade CD-RW/DVD-ROM ou DVD Super Multi com suporte para DVD+R DL.

O computador tem uma das seguintes etiquetas:

PRODUTO LASER DE CLASSE 1 LASER KLASSE 1

LUOKAN 1 LASERLAITE APPAREIL A LASER DE CLASSE 1 KLASS 1 LASER APPARAT

Antes de ser embalado, o Laser da Classe 1 é certificado de forma a cumprir as normas do Capítulo 21 das normas do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (DHHS 21 CFR).

Para qualquer outro país, a unidade está certificada de forma a cumprir as normas IEC825 e EN60825 de laser da Classe 1.

Manual do Utilizador

v

Aviso Importante

As obras protegidas por direitos de autor incluem, mas não se limitam a, música, vídeo, programas de computador, e bases de dados. Excepto se especificamente permitido pelas leis de direitos de autor, não pode copiar, alterar, atribuir, transmitir, ou de outra forma dispor de qualquer obra sujeita a direitos de autor, sem o consentimento do proprietário dos direitos de autor. Queira notar, por favor, que a cópia, alteração, atribuição, transmissão e outra utilização não autorizada podem dar origem a acções judiciais por perdas e danos.

Evite usar o telefone (excepto se for do tipo sem fios) durante uma trovoada. Pode haver o risco remoto de sofrer choque eléctrico causado pela trovoada.

Não use o telefone para participar uma fuga de gás, estando na proximidade dessa fuga.

Use apenas o cabo de corrente indicado neste manual.

Substitua a bateria apenas por outra igual ou de tipo equivalente, recomendada pelo fabricante.

Trate as baterias velhas de acordo com as instruções do fabricante.

Use apenas a bateria que veio com o computador, ou outra opcional.

A utilização de uma bateria inadequado pode causar danos ao computador.

A TOSHIBA não assume quaisquer responsabilidades por qualquer dano causado nessas circunstancias.

Instruções de Segurança da Unidade CD-RW/DVD-ROM

Esta unidade usa um sistema de laser. Para assegurar a correcta utilização deste produto, por favor leia atentamente este manual de instruções, e guarde-o para futura referência.

Caso a unidade alguma vez precise de assistência, contacte um centro de serviço autorizado.

A utilização de controlos, ajustes, ou a execução de procedimentos, diferentes dos especificados, pode resultar em exposição a radiação perigosa.

Para impedir a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa da unidade.

vi

Manual do Utilizador

Matsushita UJDA760

Localização da etiqueta pretendida

CUMPRE AS NORMAS DE

RADIAÇÃO DA FDA,

SUB-Capítulo 21 CFR J.

FABRICADO POR:

Fabricado por

Panasonic Communications Co.,

LTD 1-62, 4-Chome, Minoshima,

Hakata-ku, Fukuoka, JAPÃO

Toshiba Samsung TS-L462A

Localização da etiqueta pretendida

O PRODUTO ESTÁ CERTIFICADO

PELO FABRICANTE COMO

CUMPRINDO AS REGRAS

DHHS 21, SUB-Capítulo CFR J,

APLICÁVEIS À DATA DE FABRICO.

FABRICADO POR:

TOSHIBA SAMSUNG STORAGE TECHNOLOGY CORPORATION 580, HORIKAWA-CHO, SAIWAI-KU, KAWASAKI-SHI, KANAGAWA,

2120013, JAPÃO

Manual do Utilizador

vii

Instruções de segurança da unidade DVD Super Multi (+R Dupla Camada) drive

Esta unidade usa um sistema de laser. Para assegurar a correcta utilização deste produto, por favor leia atentamente este manual de instruções, e guarde-o para futura referência.

Caso a unidade alguma vez precise de assistência, contacte um centro de serviço autorizado.

A utilização de controlos, ajustes, ou a execução de procedimentos, diferentes dos especificados, pode resultar em exposição a radiação perigosa.

Para impedir a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa da unidade.

Matsushita UJ-840B

Localização da etiqueta pretendida

O PRODUTO ESTÁ CERTIFICADO

PELO FABRICANTE COMO

CUMPRINDO AS REGRAS

DHHS 21, SUB-Capítulo CFR J,

APLICÁVEIS À DATA DE FABRICO.

FABRICADO POR:

Fabricado por

Panasonic Communications Co.,

LTD 1-62, 4-Chome, Minoshima,

Hakata-ku, Fukuoka, JAPÃO

viii

Manual do Utilizador

Toshiba EQUIUM M40, SATELLITE PRO M40, SATELLITE M40 Manual

TEAC DV-W28EA

Localização da etiqueta pretendida

A CERTIFICAÇÃO DESTE

PRODUTO CUMPRE AS NORMAS

DHHS, Capítulo 1 CFR 21, SUB-

Capítulo J, APLICÁVEIS À DATA DE

FABRICO

FABRICADO POR:

TEAC CORPORATION

3-7-3 NAKA-CHO, MUSASHINO-SHI, TOKYO, JAPÃO

Toshiba Samsung TS-L632B

Localização da etiqueta pretendida

O PRODUTO ESTÁ CERTIFICADO

PELO FABRICANTE COMO

CUMPRINDO AS REGRAS

DHHS 21, SUB-Capítulo CFR J,

APLICÁVEIS À DATA DE FABRICO.

FABRICADO POR:

TOSHIBA SAMSUNG STORAGE TECHNOLOGY CORPORATION 580, HORIKAWA-CHO, SAIWAI-KU, KAWASAKI-SHI, KANAGAWA, 2120013, JAPÃO

Manual do Utilizador

ix

Instruções de segurança da unidade DVD Super Multi (±R DL)

Esta unidade usa um sistema de laser. Para assegurar a correcta utilização deste produto, por favor leia atentamente este manual de instruções, e guarde-o para futura referência.

Caso a unidade alguma vez precise de assistência, contacte um centro de serviço autorizado.

A utilização de controlos, ajustes, ou a execução de procedimentos, diferentes dos especificados, pode resultar em exposição a radiação perigosa.

Para impedir a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa da unidade.

Matsushita UJ-841B

Localização da etiqueta pretendida

O PRODUTO ESTÁ CERTIFICADO

PELO FABRICANTE COMO

CUMPRINDO AS REGRAS

DHHS 21, SUB-Capítulo CFR J,

APLICÁVEIS À DATA DE FABRICO.

FABRICADO POR:

Fabricado por

Panasonic Communications Co.,

LTD 1-62, 4-Chome, Minoshima,

Hakata-ku, Fukuoka, JAPÃO

x

Manual do Utilizador

TEAC DV-W28EA

Localização da etiqueta pretendida

A CERTIFICAÇÃO DESTE

PRODUTO CUMPRE AS NORMAS

DHHS, Capítulo 1 CFR 21, SUB-

Capítulo J, APLICÁVEIS À DATA DE

FABRICO

FABRICADO POR:

TEAC CORPORATION

3-7-3 NAKA-CHO, MUSASHINO-SHI, TOKYO, JAPÃO

HDLS GSA-4082N

Localização da etiqueta pretendida

CUMPRE AS NORMAS DE

RADIAĒĆO DA FDA,

SUB-Capķtulo 21 CFR J.

FABRICADO POR:

Fabricado por

Panasonic Communications Co.,

LTD 1-62, 4-Chome, Minoshima,

Hakata-ku, Fukuoka, JAPĆO

Manual do Utilizador

xi

Pioneer DVR-K16

Localização da etiqueta pretendida

CUMPRE AS NORMAS DE

RADIAĒĆO DA FDA,

SUB-Capķtulo 21 CFR J.

FABRICADO POR:

Fabricado por

PIONEER CORPORATION 4-1.

Meguro 1-chome, Meguro-ku

TOKYO 153-8654, JAPĆO

CLASS 1 LASTER PRODUCT

LASERSCHUTZKLASSE 1 PRODUKT

TO EN 60825

CUIDADO: Este equipamento contém um sistema de laser e está classificado como um produto do tipo ?CLASS 1 LASER PRODUCT.? Para usar este modelo correctamente, leia o manual de instruções atentamente e guarde este manual para futura referência. Em caso de quaisquer problemas com este modelo, por favor contacte o seu “Centro de serviço AUTORIZADO” mais próximo. Para impedir a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa da unidade.

VORSICHT: Dieses Gerät enthält ein LaserSystem und ist als “LASERSCHUTZKLASSE 1 PRODUKT” klassifiziert. Für den richtigen Gebrauch dieses Modells lesen Sie bitte die Bedienungsanleitung sorgfältig durch und bewahren diese bitte als Referenz auf. Falls Probleme mit diesem Modell auftreten, benachrichtigen Sie bitte die nächste “autorisierte Service-Vertretung”. Um einen direkten Kontakt mit dem Laserstrahl zu vermeiden darf das Gerät nicht geöffnet werden.

xii

Manual do Utilizador

ADVERSEL: USYNLIG

LASERSTRÅLING VED ÅBNING,

NÅR SIKKERHEDSAF-BRYDER ER UDE AF FUNKTION. UNDGÅ UDSÆTTELSE FOR STRÅLING

ADVARSEL: Denne mærking er anbragt udvendigt på apparatet og indikerer, at apparatet arbejder med laserstråler af klasse 1, hviket betyder, at der anvendes laserstrlier afsvageste klasse, og at man ikke på apparatets yderside kan bilve udsat for utilladellg kraftig stråling.

APPARATET BOR KUN ÅBNES AF FAGFOLK MED SÆRLIGT KENDSKAB TIL APPARATER MED LASERSTRÅLER!

Indvendigt i apparatet er anbragt den her gengivne advarselsmækning, som advarer imod at foretage sådanne indgreb i apparatet, at man kan komme til at udsætte sig for laserstråling.

OBS! Apparaten innehåller laserkomponent som avger laserstråining överstigande gränsen för laserklass 1.

VAROITUS. Suojakoteloa si saa avata. Laite sisältää laserdiodin, joka lähetää näkymätöntä silmilie vaarallista lasersäteilyä.

CUIDADO: A UTILIZAÇÃO DE CONTROLOS OU AJUSTES, OU A EXECUÇÃO DE PROCEDIMENTOS, DIFERENTES DOS ESPECIFICADOS NO MANUAL DO UTILIZADOR, PODEM RESULTAR EM EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO PERIGOSA.

VORSICHT: DIE VERWENDUNG VON ANDEREN STEURUNGEN ODER EINSTELLUNGEN ODER DAS DURCHFÜHREN VON ANDEREN VORGÄNGEN ALS IN DER BEDIENUNGSANLEITUNG BESCHRIEBEN KÖNNEN GEFÄHRLICHE STRAHLENEXPOSITIONEN ZUR FOLGE HABEN.

Manual do Utilizador

xiii

xiv

Manual do Utilizador

Precauções Gerais

Os computadores TOSHIBA foram concebidos para optimizar a segurança, minimizar o esforço e suportar os rigores da portabilidade. Contudo, devem ser observadas certas precauções para reduzir mais ainda o risco de danos físicos pessoais, danos no computador, ou desempenho deficiente.

Não se esqueça de ler as precauções gerais a seguir listadas, e note os avisos de cuidado incluídos no texto do manual.

Doença por esforços

Leia atentamente o Manual de Instruções para Segurança e Conforto. Esse manual contém informação sobre a prevenção de ferimentos por esforço das mãos e pulsos, que podem ser causados pela utilização intensiva do teclado. O Capítulo 3, Introdução, inclui também informação sobre a concepção e arranjo do espaço de trabalho, postura e iluminação, que pode ajudá-lo a reduzir o esforço físico.

Danos físicos provocados por calor

Evite o contacto físico prolongado com o computador. Se o computador for usado durante longos períodos, a sua superfície pode ficar muito quente. Enquanto a temperatura não aquecer a mão, se mantiver o contacto físico com o computador durante um prolongado espaço de tempo (por exemplo, se colocar o computador no colo ou mantiver as mãos no descanso para os pulsos) a pele não será afectada pela temperatura.

Se o computador tiver sido usado durante muito tempo, evite o contacto com a placa de metal que suporta as portas de E/S. Poderá estar quente.

A superfície do transformador pode ficar quente quando este estiver a ser usado. Esta condição não indica qualquer avaria. Se precisar de transportar o transformador, desligue-o e deixe-o arrefecer antes de o transportar.

Não pouse o transformador sobre qualquer material que seja sensível ao calor. Esse material poderia ficar danificado.

Danos por pressão ou impacto

Não aplique pressão excessiva sobre o computador nem o sujeite a forte impacto. A pressão ou o impacto excessivo pode danificar os componentes do computador ou dar origem a um funcionamento incorrecto.

Manual do Utilizador

xv

Precauções Gerais

Aquecimento excessivo de placas tipo PC card

Algumas PC Cards podem ficar quentes com a utilização prolongada. O aquecimento excessivo de placas do tipo PC card pode resultar em

erros no funcionamento da placa PC card. Para além disso, tenha cuidado ao retirar uma placa PC card que tenha sido usada durante muito tempo.

Telemóveis

A utilização de telemóveis pode provocar interferências no sistema de áudio. O funcionamento do computador não é perturbado, mas aconselhase a manutenção duma distância mínima de 30 cm entre o PC e o telemóvel em utilização.

Isenção de responsabilidade sobre o desempenho do processador (“CPU - Central Processing Unit”)

O desempenho do CPU no seu computador poderá diferir das especificações, nas seguintes situações:

Utilização de determinados produtos periféricos

Com o uso da alimentação da bateria em vez do transformador

Com o uso de certas aplicações de multimédia, gráficos gerados por computador, ou aplicações de vídeo

Com a utilização de linhas telefónicas normais, ou com ligações de rede de baixa velocidade

Com o uso de software de modelagem complexo, tal como aplicações sofisticadas de ajuda ao desenho (CAD)

Com o uso de várias aplicações ou funções em simultâneo

Com o uso do computador em áreas com baixa pressão de ar (em altitudes elevadas > 1.000 metros ou > 3.280 pés acima do nível do mar)

Utilização do computador em temperaturas fora dos limites de 5°C a 30°C (41°F a 86°C) ou >superior a 25°C (77°F) quando em altitudes elevadas (todas as referências de temperaturas são aproximadas e podem variar consoante o modelo do computador - por favor, consulte o Apêndice A ou visite o website da TOSHIBA em www.pcsupport.toshiba para conhecer mais detalhes).

O desempenho do CPU pode também diferir das especificações, devido à configuração do sistema.

Sob certas condições, o computador poderá desligar-se automaticamente.

Esta é uma função de protecção normal, destinada a reduzir o risco de perda de dados ou de danos do produto, quando usado fora das condições recomendadas. Para evitar o risco de perda de dados, efectue sempre cópias de segurança dos dados, copiando-os periodicamente para um suporte de gravação externo ao computador. Para obter óptimos desempenhos, use o computador só sob as condições recomendadas. Leia restrições adicionais na secção “Requisitos Ambientais” no Apêndice A, ou contacte o Suporte e Assistência da TOSHIBA para obter mais informações.

xvi

Manual do Utilizador

Precauções Gerais

Isenção de responsabilidade sobre o desempenho do processador gráfico (“GPU - Graphics Processing Unit”):

O desempenho da unidade de processamento gráfico (“GPU”) pode variar, dependendo do modelo do produto, configuração, aplicações, definições de gestão de energia e funções utilizadas.

O desempenho da GPU só é optimizado quando o computador funciona ligado ao transformador, e pode diminuir consideravelmente quando funciona só com a bateria do computador.

Isenção de responsabilidade relativa à memória principal

O sistema gráfico do seu computador poderá usar parte da memória principal do sistema para melhorar o desempenho gráfico, e desta forma reduzir o volume de memória de sistema disponível para outras funções informáticas. A quantidade de memória de sistema utilizada para funções gráficas pode variar consoante o sistema gráfico, as aplicações usadas, o volume disponível de memória de sistema, e outros factores.

Ícones não aplicáveis

Certas estruturas de computadores portáteis são concebidas de forma a poderem acomodar todas as possíveis configurações duma inteira linha de produtos. O seu modelo poderá não ter todas as funções e especificações correspondentes a todos os ícones e interruptores da estrutura dum computador portátil, excepto se tiver escolhido um modelo que possua todas essas funções.

LAN Sem Fios/Atheros

Para 802.11a, b e g

A velocidade de transmissão através de uma rede LAN sem fios, e a distância alcançada, pode variar conforme o ambiente electromagnético envolvente, os obstáculos presentes, a concepção e a configuração do ponto de acesso, a concepção do sistema cliente e as configurações do software/hardware.

A velocidade de transmissão real será inferior à velocidade máxima teórica.

Para Atheros

Para usar a função Atheros SuperAG™ ou SuperG™, o seu cliente e ponto de acesso têm de suportar a função correspondente.

O desempenho destas funções pode variar conforme o formato dos dados transmitidos.

LCD

Ao longo do tempo, e dependendo da utilização do computador, o brilho do ecrã LCD irá deteriorar-se. Esta é uma característica intrínseca da tecnologia LCD.

Manual do Utilizador

xvii

Precauções Gerais

Protecção de cópia

A tecnologia de protecção de cópia incluída em certos suportes de dados podem impedir ou limitar a utilização do suporte de dados.

Capacidade do disco rígido

1 GB significa 1000 × 1000 × 1000 = 1.000.000.000 bytes utilizando potências de 10. Contudo, o sistema operativo do computador, reporta uma capacidade máxima utilizando potências de 2 para a definição de 1 GB = 1.024 × 1.024 × 1.024 = 1.073.741.824 bytes, e por isso pode mostrar menos capacidade de armazenamento. A capacidade de

armazenamento disponível também será inferior se o produto incluir um ou mais sistemas operativos instalados de origem, tais como o Sistema Operativo Microsoft e / ou aplicações de software previamente instaladas, ou conteúdos de dados. A capacidade real formatada poderá variar.

SRS

Os melhoramentos sonoros SRS estão disponíveis apenas no sistema operativo Microsoft Windows.

Imagens

Todas as imagens são simuladas, para efeitos de ilustração.

Brilho do LCD e Cansaço Visual

O seu ecrã LCD tem um brilho de imagem idêntico ao de um televisor. Recomendamos que ajuste o brilho do seu LCD para um nível confortável, para impedir possível cansaço da vista.

xviii

Manual do Utilizador

Prefácio

Parabéns pela sua aquisição do computador M40. Este computador portátil potente e leve foi concebido de forma a lhe proporcionar uma experiência de utilização informática de grande desempenho durante anos de fiabilidade.

Este manual diz-lhe como configurar e começar a usar o seu computador M40. Fornece também informação detalhada sobre como configurar as operações básicas e cuidados a ter com o computador, como usar dispositivos opcionais e resolver problemas.

Se for a primeira vez que usa computadores, ou se for a primeira vez que usa computadores portáteis, primeiro leia os capítulos Apresentação e Visita guiada para se familiarizar com as funções, componentes e dispositivos acessórios do computador. Depois leia o Capítulo Introdução para obter instruções passo a passo sobre como configurar o seu computador.

Se for um utilizador de computadores já experiente, por favor continue a ler este prefácio para saber como este manual está organizado, e depois familiarize-se com este manual folheando as suas páginas. Não se esqueça de ler a secção Funções especiais do Capítulo Apresentação, para conhecer funções que não são comuns, ou são únicas nos computadores, e leia com atenção o Capítulo HW Setup e Palavras-passe. Se vai instalar placas tipo PC cards ou ligar dispositivos externos como uma impressora, não deixe de ler o Capítulo 8, Dispositivos Opcionais.

Conteúdo do manual

Este manual é composto por nove capítulos, seis apêndices, um glossário, e um índice remissivo.

O Capítulo 1, Apresentação, é uma perspectiva geral das funções, capacidades e opções do computador.

O Capítulo 2, Visita guiada, identifica os componentes do computador, e explica brevemente como eles funcionam.

O Capítulo 3, Introdução, fornece uma rápida perspectiva de como começar a utilizar o seu computador, e fornece sugestões sobre segurança e concepção da sua área de trabalho.

O Capítulo 4, Princípios Básicos de Utilização, inclui sugestões sobre os cuidados a ter com o computador e sobre a utilização do Touch Pad,

a unidade óptica, a unidade de disquetes externa, os controlos de som e imagem, a rede LAN, a rede LAN Sem Fios, e o modem interno.

O Capítulo 5, O Teclado, descreve funções especiais do teclado, incluindo o teclado de sobreposição e as teclas rápidas.

Manual do Utilizador

xix

Prefácio

O Capítulo 6, Corrente e Modos de Inicialização, fornece detalhes sobre os recursos de corrente eléctrica do computador e sobre os modos de poupança da bateria.

O Capítulo 7, HW Setup e Palavras-passe explica como configurar o computador usando o programa HW Setup. Diz-lhe também como definir uma palavra-passe.

O Capítulo 8, Dispositivos Opcionais, descreve o hardware opcional disponível.

O Capítulo 9, Resolução de problemas, fornece informações úteis sobre a execução de alguns testes de diagnóstico e sugere o que fazer caso o computador pareça não estar a funcionar bem.

Os Apêndices fornecem informação técnica acerca do seu computador.

O Glossário define terminologia geral de informática e inclui uma lista de siglas usadas no texto.

O Índice remissivo dirige-o rapidamente para a informação contida neste manual.

Convenções

Este manual usa os seguintes formatos para descrever, identificar e realçar termos e procedimentos de funcionamento.

Abreviaturas

Na primeira ocorrência, e sempre que necessário por questões de clareza, as abreviaturas estão dentro de parêntesis após a sua definição. Por exemplo: Read Only Memory (ROM). As siglas são também definidas no

Glossário.

Ícones

Os ícones identificam portas, ajustes e outras partes do computador.

O painel de ícones usa ícones para identificar os componentes sobre os quais está a prestar informação.

Teclas

As teclas do teclado são usadas no texto para descrever muitas operações do computador. Um tipo de letra diferente indica os símbolos no topo das teclas tal como aparecem no ecrã. Por exemplo, Enter identifica a tecla Enter.

xx

Manual do Utilizador

Prefácio

Operação de teclas

Algumas operações requerem que use em simultâneo duas ou mais teclas. Identificamos esse tipo de operações pelos símbolos no topo das teclas separados por um sinal de mais (+). Por exemplo, Ctrl + C significa que tem de manter premida a tecla Ctrl e ao mesmo tempo premir a tecla C. Se forem usadas três teclas, mantendo premidas as duas primeiras, prima a terceira.

ABC

Quando os procedimentos requerem uma acção,

 

tal como clicar num ícone, ou introduzir texto, o

 

nome do ícone ou o que introduzir aparecerá

 

com o tipo de letra que vê à esquerda.

Ecrã

S ABC

Nomes de janelas, ícones ou texto gerado pelo

 

computador, e que aparece no ecrã,

 

é representado com o tipo de letra que vê à

 

esquerda.

Mensagens

As mensagens são usadas neste manual para chamar à atenção informação importante. Cada tipo de mensagem é identificado conforme é abaixo mostrado.

Tome atenção! Um aviso de cuidado informa-o de que a indevida utilização do equipamento, ou o não seguimento de instruções, pode causar perda de dados ou danos do equipamento.

Leia por favor. Uma nota é uma sugestão ou conselho que o ajuda a tirar melhor proveito do seu equipamento.

Manual do Utilizador

xxi

Prefácio

xxii

Manual do Utilizador

Índice

Precauções Gerais Prefácio

Capítulo 1 Apresentação

Lista de verificação de equipamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1-1 Funções. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1-3 Funções especiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1-10 Utilitários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1-13 Opções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1-15

Capítulo 2 Visita guiada

Frente com o painel do ecrã fechado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-1 Lado esquerdo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-3 Lado direito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-4 Parte posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-5 Parte inferior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-6 Parte frontal com o ecrã aberto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-7 Indicadores do sistema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-9 Unidade de disquetes USB (opcional) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-11 Unidade de discos ópticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-12 Transformador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2-14

Capítulo 3 Introdução

Instalar-se no seu espaço de trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-1 Ligar o transformador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-5 Abrir o ecrã . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-6 Ligar a corrente eléctrica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-6 Ligar pela primeira vez. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-7 Desligar a corrente eléctrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-7 Reiniciar o computador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-11 Reinstalar o software instalado de origem. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3-11

Manual do Utilizador

xxiii

Capítulo 4 Princípios Básicos de Utilização

Usar o Touch Pad . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-1 Utilização da unidade de disquetes de interface USB opcional . . . .4-2 Utilização de unidades de suportes ópticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-3 Gravar CDs num gravador CD-RW/DVD-ROM . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-7 Gravar CD/DVDs num gravador DVD Super Multi drive (±R DL) . . . .4-9 Gravar CD/DVDs num gravador DVD Super Multi drive (+R DL) . . .4-18 Cuidados com os suportes de dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-27 Modem. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-28 LAN Sem Fios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-31 LAN . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-33 Limpeza do computador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-34 Deslocação do computador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-34 Dispersão de calor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4-35

Capítulo 5 O Teclado

Teclas de máquina de escrever . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5-1 Teclas de função F1 ... F12 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5-2 Teclas programadas: Combinações da tecla Fn . . . . . . . . . . . . . . . . .5-2 Teclas especiais do Windows . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5-6 Teclado numérico de sobreposição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5-6 Produzir caracteres ASCII . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5-8

Capítulo 6 Corrente e Modos de Inicialização

Condições de energia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6-1 Indicadores de energia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6-2 Tipos de bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6-3 Cuidados com a bateria e sua utilização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6-4 Substituição da bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6-11 Ligar o computador por palavra-passe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6-13

Capítulo 7 HW Setup e Palavras-passe

HW Setup . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .7-1

Capítulo 8 Dispositivos Opcionais

Placas PC cards . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-2 Expansão de memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-4 Bateria principal adicional. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-6 Transformador de CA adicional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-6 Unidade de disquetes com interface USB . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-6 Monitor externo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-7 Televisão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-7 i.LINK? (IEEE1394) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-8 Fecho de segurança. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8-10

xxiv

Manual do Utilizador

Capítulo 9 Resolução de problemas

Processo de resolução de problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9-1 Lista de verificação de hardware e sistema. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9-3 Suporte TOSHIBA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9-19

Apêndice A Especificações

Apêndice B Controlador de Imagem e Respectivos Modos Apêndice C Guia do Modem Interno

Apêndice D LAN Sem Fios

Apêndice E Cabo e Fichas de Corrente Alterna Apêndice F Se o seu computador for roubado

Glossário Índice remissivo

Manual do Utilizador

xxv

xxvi

Manual do Utilizador

Capítulo 1

Apresentação

Este Capítulo contém uma lista de verificação de equipamento, e identifica as funções, opções e acessórios do computador.

Algumas das funções descritas neste manual poderão não funcionar adequadamente se usar um sistema operativo que não tenha sido previamente instalado pela TOSHIBA.

Lista de verificação de equipamento

Desembale o computador com cuidado. Guarde a caixa e os materiais de embalagem para futura utilização.

Equipamento

Verifique se recebeu todos os seguintes elementos:

Computador Pessoal Portátil M40

Transformador AC universal e respectivo cabo de alimentação

Cabo modular (opcional)

Manual do Utilizador

1-1

Apresentação

Software

Windows® XP Home Edition ou Professional, com o Pacote de Serviço 2

O seguinte software vem pré-instalado:

Microsoft® Windows XP Home Edition ou Professional

Software de controlo do modem

Controlador de visualização

Utilitários TOSHIBA

Driver de LAN Sem Fios (Só pode ser utilizado em modelos com LAN Sem Fios)

Controlador do som

Leitor de vídeo DVD

Driver de rede LAN

Software de controlo do dispositivo apontador

TOSHIBA Power Saver

Manual do Utilizador Online TOSHIBA

Assistente TOSHIBA

TOSHIBA ConfigFree

TOSHIBA Touch and Launch

Utilitário TOSHIBA de ligar / desligar o Touch Pad

Ferramenta TOSHIBA de Diagnóstico de PCs

Utilitário de ampliação/redução TOSHIBA

Controlos TOSHIBA

Som Virtual TOSHIBA

Silenciador Acústico da Unidade CD/DVD

RecordNow! Básico

DLA para TOSHIBA

Documentação e Suportes de Cópias de Segurança:

Manual do Utilizador do Computador Pessoal Portátil M40

Introdução rápida ao M40

Manual de Instruções para Segurança e Conforto

Informação de garantia

DVD de recuperação do produto

Se algum destes itens estiver em falta ou danificado, contacte o seu revendedor imediatamente.

1-2

Manual do Utilizador

Apresentação

Funções

O computador usa extensivamente as tecnologias Large Scale Integration (LSI) e Complementary Metal-Oxide Semiconductor (CMOS), da Toshiba, de forma a conseguir um tamanho compacto, peso mínimo, reduzido consumo de energia, e elevada fiabilidade. Este computador inclui as seguintes funções e benefícios:

Processador

Integrado

Este computador está equipado com um

 

processador Intel® Celeron® M, com cache de

 

nível 1 com 32 K de instruções, e cache de nível

 

2 com 1 MB de memória.

 

Processador Intel® Celeron® M 350

 

Processador Intel® Celeron® M 360

 

Processador Intel® Celeron® M 370

 

Poderão ser disponibilizados outros

 

processadores.

 

 

Memória

O sistema gráfico do seu computador poderá usar parte da memória principal do sistema para melhorar o desempenho gráfico, e desta forma reduzir o volume de memória de sistema disponível para outras funções informáticas. A quantidade de memória de sistema utilizada para funções gráficas pode variar consoante o sistema gráfico, as aplicações usadas, o volume disponível de memória de sistema, e outros factores.

Slots

Podem ser instalados módulos de memória

 

PC4200 com as capacidades de 256 MB,

 

512 MB ou 1024 MB nas duas ranhuras de

 

memória, para se obter o máximo de 2048 MB

 

de memória do sistema.

 

 

Cache de 2º nível

Existe uma cache de 2º nível, com a capacidade

 

de 1 MB, para maximizar o desempenho.

 

 

RAM de vídeo

O computador dispõe de até 128 MB de RAM

 

para imagens de vídeo (se estiver instalada

 

memória do sistema de 512 MB ou mais).

 

O computador dispõe de até 64 MB de RAM para

 

imagens de vídeo (se estiver instalada memória

 

do sistema de 256 MB).

 

 

Manual do Utilizador

1-3

Apresentação

Discos

Disco rígido

O computador tem um disco rígido de 2,5

 

polegadas integrado, para armazenamento não

 

volátil de dados e de software. Pode ser

 

fornecido com as seguintes capacidades.

 

40,0 GB (37,26 biliões de bytes)

 

60,0 GB (55,89 biliões de bytes)

 

80,0 GB (74,52 biliões de bytes)

 

100,0 GB (93,15 biliões de bytes)

 

120,0 GB (111,78 biliões de bytes)

 

Poderão ser disponibilizados outros discos

 

rígidos.

 

 

Gravador CD-RW/

Alguns modelos estão equipados com um módulo

DVD-ROM

de gravador CD-RW/DVD-ROM de tamanho total,

 

o qual permite usar CD/DVDs sem utilização dum

 

adaptador. Lê discos DVD-ROM à velocidade

 

máxima de 8 Xs, e discos CD-ROM à velocidade

 

máxima de 24 Xs. Grava discos CD-R à

 

velocidade máxima de 24 Xs, e discos CD-RW à

 

velocidade máxima de 24 Xs. Consulte o

 

Capítulo 4, Princípios Básicos de Utilização, para

 

obter mais informações.

 

A unidade suporta os seguintes formatos:

 

CD-R

 

CD-RW

 

DVD-ROM

 

DVD-Video

 

CD-DA

 

CD-Text

 

Photo CD™ (sessão simples/múltipla)

CD-ROM Modo 1, Modo 2

CD-ROM XA Modo 2, (Formato 1, Formato 2) Enhanced CD (CD-EXTRA)

Método de endereçamento 2

1-4

Manual do Utilizador

Loading...
+ 168 hidden pages