Hp LASERJET 4100MFP, LASERJET 8150MFP, LASERJET 8150, LASERJET 9000 User Manual [pt]

hp embedded web server para impressoras LaserJet da hp
guia do usuário
© Copyright Hewlett­Packard Company 2001
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução,
Primeira edição, janeiro de 2001
Garantia
As informações contidas neste documento ou software estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
A Hewlett-Packard não oferece qualquer tipo de garantia relacionada a este material.
A HEWLETT-PACKARD ESPECIFICAMENTE ISENTA­SE DE GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE E ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO EM PARTICULAR.
A Hewlett-Packard não será responsável por qualquer dano direto, indireto, incidental, conseqüencial ou qualquer outro dano supostamente relacionado ao fornecimento ou uso deste material.
Créditos de marcas registradas
Microsoft® é marca registrada da Microsoft Corporation.
Java™ é marca registrada da Sun Microsystems, Inc.
Netscape e Netscape Navigator são marcas registradas da Netscape Communications Corporation.
Windows® é marca registrada da Microsoft Corporation.

Sumário

Apresentando o HP Embedded Web Server .............................................3
Exibindo o status da impressora com as home pages............................. 11
Configurando a impressora com as páginas de dispositivo..................... 19
Gerenciando a rede com as páginas de rede.......................................... 47
Apêndice A: HP Web JetAdmin e HP Embedded Web Server................ 49
Visão geral ........................................................................................... 3
Recursos..............................................................................................5
Recursos adicionais disponíveis com um dispositivo de
armazenamento permanente..........................................................6
Apresentando o ChaiVM (mecanismo virtual incorporado).............7
Utilizando o HP Embedded Web Server............................................... 8
Requisitos do sistema.....................................................................8
Exibindo o HP Embedded Web Server........................................... 8
Navegando o HP Embedded Web Server..........................................10
Visão geral ......................................................................................... 11
Página de status da impressora.........................................................13
Página de configuração......................................................................14
Página de status dos suprimentos ..................................................... 15
Página de log de eventos...................................................................16
Página de utilização ...........................................................................17
Informações sobre o dispositivo.........................................................18
Visão geral ......................................................................................... 19
Configurar a impressora.....................................................................21
Selecionando o tamanho do papel................................................24
Alertas................................................................................................ 25
Configurando notificações de alerta..............................................28
Aperfeiçoando a notificação de eventos ....................................... 32
E-mail................................................................................................. 35
Configurando mensagens de saída ..............................................36
Configurando as mensagens de entrada...................................... 38
Utilizando o comando e resposta Email........................................40
Segurança..........................................................................................42
Outros links ........................................................................................ 43
Adicionando um link......................................................................44
Removendo um link ...................................................................... 44
Informações sobre o dispositivo.........................................................45
Idioma................................................................................................. 46
Visão geral ......................................................................................... 47
PTWW Sumário 1
Apêndice B: Como fazer para...?............................................................. 51
Compartilhar informações da impressora...........................................51
Configurar a impressora para enviar mensagens de e-mail...............52
Configurar a impressora para receber e responder mensagens de
e-mail.................................................................................................. 60
Índice....................................................................................................... 66
2 Contents PTWW

Visão geral

Um servidor da Web fornece um ambiente no qual os programas da Web podem ser utilizados. Essa função é semelhante ao modo como um sistema operacional, como o Windows®, proporciona um ambiente para a execução de programas no seu computador. Um navegador da Web, como o Microsoft® Internet Explorer ou o Netscape Navigator, utiliza o servidor Web incorporado para exibir a saída de programas da Web.
Dizer que um servidor da Web é “incorporado” significa que ele reside em um dispositivo de hardware (como uma impressora) ou em firmware, mas que não existe como software carregado em um servidor de rede.

Apresentando o HP Embedded Web Server

A vantagem de um servidor da Web incorporado é que ele oferece uma interface de impressora que qualquer pessoa com um computador conectado à rede e um navegador da Web padrão pode utilizar. Não existe nenhum software especial para instalar ou configurar.
O HP Embedded Web Server (Servidor da Web Incorporado da HP) ajuda você a exibir informações sobre o status, alterar configurações e gerenciar a impressora remotamente, do seu computador.
PTWW Apresentando o HP Embedded Web Server 3
A parte superior da home page do software é mostrada a seguir:
Nota
As telas do HP Embedded Web Server mostradas neste guia são da impressora HP Color LaserJet série 4550. Se você estiver utilizando outro modelo de impressora, observará pequenas variações na aparência do servidor da Web incorporado e seus recursos.
4 Apresentando o HP Embedded Web Server PTWW

Recursos

O HP Embedded Web Server permite a visualização do status da impressora e da placa de rede, além do gerenciamento de funções de impressão diretamente do seu computador. Com o HP Embedded Web Server, você pode fazer o seguinte:
Visualizar mensagens do painel de controle da impressora e luzes de
Determinar o tempo de duração restante de todos os itens
Encomendar itens consumíveis.
Visualizar e alterar configurações de bandejas.
Visualizar e alterar a configuração da impressora.
Visualizar e imprimir páginas internas.
Receber notificações sobre eventos de impressora.
Adicionar ou personalizar links para outros sites da web.
Selecionar o idioma no qual as páginas do servidor da Web
status.
consumíveis.
incorporado serão apresentadas.
Visualizar e alterar a configuração da placa de rede.
PTWW Apresentando o HP Embedded Web Server 5

Recursos adicionais disponíveis com um dispositivo de armazenamento permanente

Se você tiver um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido) instalado na sua impressora, poderá exibir, configurar e manter informações adicionais.
Usage page (Página de utilização)Com um disco rígido instalado,
é possível exibir a página de utilização. A página de utilização fornece
uma contagem de páginas para cada tamanho de tipo diferente de papel que passa pela impressora, além de mostrar a porcentagem média de cobertura de toner por página para cada cor. Sem o armazenamento extra disponível com o disco rígido instalado, a página de utilização não estará disponível.
Alerts (Alertas)—Com um disco rígido instalado, é possível configurar
quatro listas de notificações diferentes, com até 20 destinatários cada. Sem o armazenamento extra disponível com o disco rígido instalado, você só poderá enviar alertas para dois endereços de e-mail.
Other links (Outros links)—Com um disco rígido instalado, é
possível adicionar até cinco links adicionais para os sites da web de sua escolha. Sem o armazenamento extra disponível com o disco rígido instalado, é possível acrescentar um link adicional.
Um disco rígido pode ter sido fornecido com sua impressora, dependendo do modelo. Para descobrir se há um disco rígido instalado, imprima uma página de configuração. (Também é possível exibir a página de configuração do servidor da Web incorporado. Consulte a página 14.) A página de configuração relaciona todos os acessórios instalados.
Para imprimir uma página de configuração:
1. No painel de controle da impressora, pressione Menu até que o INFORMATION MENU (MENU INFORMAÇÕES) seja exibido.
2. Pressione Item até aparecer PRINT CONFIGURATION (IMPRIMIR CONFIGURAÇÃO).
3. Pressione Select (Selecionar) para imprimir a página de configuração. Depois que o processo for concluído, a impressora retornará para o estado READY (PRONTO).
Se não houver um disco rígido instalado na impressora, você poderá adquirir um. Se desejar obter mais informações, consulte o guia do usuário fornecido com sua impressora ou visite:
http://www.hp.com/go/buy_hp (nos Estados Unidos) ou http://www.hp.com/country/us/eng/othercountriesbuy.htm.
6 Apresentando o HP Embedded Web Server PTWW

Apresentando o ChaiVM (mecanismo virtual incorporado)

A impressora também inclui um mecanismo virtual incorporado chamado ChaiVM, que executa aplicativos Java™. A infra-estrutura contida na impressora permite o desenvolvimento de soluções estendidas, ajuda a solucionar problemas e facilita o gerenciamento da impressora. O mecanismo virtual incorporado foi criado especificamente para simplificar a comunicação de rede e Internet.
Esse sistema operacional de mecanismo virtual genérico oferece a você vários recursos novos:
Os desenvolvedores podem criar recursos personalizados de
impressora de maneira rápida e fácil e podem ter certeza de que os aplicativos serão executados no mecanismo virtual incorporado. Nenhum ambiente de desenvolvimento personalizado é necessário. Um aplicativo Java executado no mecanismo virtual ChaiVM em um ambiente Windows 98 também será executado em um ambiente Macintosh ou em uma impressora.
O firmware de impressora e outros aplicativos podem ser lançados e
atualizados posteriormente.
Os atributos dinâmicos do ChaiVM permitem que um aplicativo seja
executado no mecanismo virtual incorporado (um programa de diagnóstico de autoteste, por exemplo) e, em seguida, excluído quando a tarefa estiver concluída. Os aplicativos não têm que ser armazenados permanentemente na impressora.
Todas as impressoras com o ChaiVM oferecem esses recursos.
PTWW Apresentando o HP Embedded Web Server 7

Utilizando o HP Embedded Web Server

Requisitos do sistema

Para utilizar o HP Embedded Web Server, você deverá ter os seguintes itens:
uma rede baseada em TCP/IP
um navegador da Web instalado no seu computador, de preferência o
Netscape Navigator 4.7x ou o Microsoft Internet Explorer 5.0x ou posterior
Nota
O servidor da Web incorporado pode ser utilizado em qualquer sistema operacional com suporte para o protocolo TCP/IP e um navegador da Web.
O servidor da Web incorporado não oferece suporte para conexões de impressora de rede baseada em IPX. Também pode ser utilizado com um cabo paralelo.
Ninguém pode exibir as páginas do servidor da Web incorporado de fora de uma firewall.

Exibindo o HP Embedded Web Server

1. Inicie seu navegador da Web.
2. No campo Address: (Endereço:) ou Go to: (Visite:), digite o endereço IP atribuído à impressora (por exemplo: http://192.168.1.1) ou o nome do host (por exemplo: http://myprinter).
Você poderá localizar o endereço IP para a impressora relacionado na seção TCP/IP da página de configuração da impressora em Protocol Information (Informações de protocolo)
Para imprimir uma página de configuração:
a. No painel de controle da impressora, pressione Menu até que o
INFORMATION MENU (MENU INFORMAÇÃO) seja exibido.
b. Pressione Item até que a opção PRINT CONFIGURATION
(IMPRIMIR CONFIGURAÇÃO) seja mostrada.
8 Apresentando o HP Embedded Web Server PTWW
c. Pressione Select (Selecionar) para imprimir a página de
configuração. Depois que o processo for concluído, a impressora retornará para o estado READY (PRONTO).
PTWW Apresentando o HP Embedded Web Server 9

Navegando o HP Embedded Web Server

O HP Embedded Web Server tem três conjuntos de páginas da Web internas para exibição de informações sobre a impressora e para alteração das opções de configuração. Você pode visitar essas páginas clicando em Home (Home), Device (Dispositivo) ou na guia Networking (Rede).
As Home pages são páginas de informações relativas à impressora.
Você não pode configurar a impressora com essas páginas. (Se desejar obter mais informações, consulte a página 11.)
As páginas de Device (Dispositivo) permitem a você configurar a
impressora utilizando seu computador. (Se desejar obter mais informações, consulte a página 19.)
As páginas de Networking (Rede) permitem a exibição do status de
rede e a configuração da placa de rede da impressora com seu computador. (Se desejar obter mais informações, consulte a página 47.)
Essas páginas fornecem outros links. Se desejar obter mais informações, consulte Outros links na página 43.
Nota
As telas do HP Embedded Web Server mostradas neste guia são da impressora HP Color LaserJet série 4550. Se você estiver utilizando outro modelo de impressora, observará pequenas variações na aparência do servidor da Web incorporado e seus recursos.
10 Apresentando o HP Embedded Web Server PTWW

Visão geral

As home pages são páginas de informações relativas à impressora. Você não pode configurar a impressora com essas páginas. A tabela a seguir relaciona cada uma das home pages e descreve seus recursos. Se desejar obter mais informações, consulte o número da página relacionado.

Exibindo o status da impressora com as home pages

Home page Recursos
Printer status page (Página de status da impressora) (página 13)
Configuration page (Página de configuração) (página 14)
Supplies status page (Página de status dos suprimentos) (página 15)
Oferece as funções Go (Ir) e Job Cancel (Cancelar trabalho); exibe mensagens do painel de controle e luzes de status (inclusive ajuda); permite a definição da taxa de atualização; e exibe as configurações de bandeja de entrada, tempo de duração de itens consumíveis e acessórios instalados.
Mostra todas as definições de configuração da impressora.
Mostra o tempo de duração restante dos itens consumíveis e ajuda nos pedidos de suprimentos de reposição.
PTWW Exibindo o status da impressora com as home pages 11
Home page Recursos
Event log page (Página de log de eventos) (página 16)
Usage page (Página de utilização) (página 17)
Device information page (Página de informações sobre o dispositivo) (página 18)
Mostra os eventos e erros mais recentes da impressora.
Mostra o nome e o número de série da impressora, fornece uma contagem de páginas para cada tamanho de tipo diferente de papel que passa pela impressora e mostra a porcentagem média de cobertura do toner por página para cada cor. (Essa página só estará disponível se a impressora tiver um dispositivo de armazenamento permanente instalado.)
Mostra a descrição do dispositivo, o número do ativo, o nome da empresa, o nome da pessoa de contato e o endereço IP da impressora, o número do modelo e o número de série.
12 Exibindo o status da impressora com as home pages PTWW

Página de status da impressora

p
Na página de status da impressora, as mensagens atuais e as luzes de status do painel de controle da impressora são mostradas em Control
Panel (Painel de controle). Clique em Control Panel Help (Ajuda do painel de controle) na parte inferior da tela para exibir qualquer ajuda
disponível no momento no painel de controle da impressora.
Clique no botão Go (Ir) da impressora para continuar a imprimir ou para começar a imprimir um trabalho. O botão Job Cancel (Cancelar trabalho) deverá ser ativado na página de segurança. (Na parte superior da tela, clique em Device (Dispositivo), em seguida, na barra de navegação à esquerda, clique em Security (Segurança).)
Digite o número de minutos e clique em Apply (Aplicar) para definir a taxa na qual o servidor Web incorporado verifica o status da impressora.
Mostra o tempo de duração restante para cada item consumível (em percentual).
Mostra o status e as informações de configuração das bandejas de entrada e dos com
Mostra os acessórios instalados na impressora.
Pressione [?] (Tecla Item) para exibir a ajuda atualmente disponível no painel de controle da impressora.
artimentos de saída.
PTWW Exibindo o status da impressora com as home pages 13

Página de configuração

Utilize a página de configuração para exibir as configurações atuais da impressora, resolver problemas de impressão ou verificar a instalação de acessórios opcionais como memória (DIMMs) ou dispositivos de manuseio de papel.
Nota
Utilize o e-mail para enviar a página de configuração para quem você desejar. Se desejar obter mais informações, consulte a página 51.
14 Exibindo o status da impressora com as home pages PTWW

Página de status dos suprimentos

A página de status de suprimentos mostra o tempo de duração restante e o número de fabricação HP de cada item consumível. (É útil ter os números de fabricação disponíveis durante o pedido de novos suprimentos.)
Para encomendar suprimentos pela Internet, clique no link Order Supplies (Encomendar suprimentos).
PTWW Exibindo o status da impressora com as home pages 15

Página de log de eventos

A página de log de eventos mostra os eventos de impressora mais recentes, inclusive atolamentos de papel, erros de serviço e outros erros de impressoras.
Para obter acesso rápido a mais informações sobre mensagens de erro, clique no link Solve A Problem (Resolver um problema) e selecione Error Messages (Mensagens de erro). (O link o levará para a hp.com na World Wide Web. Esse item não faz parte do servidor Web incorporado.)
16 Exibindo o status da impressora com as home pages PTWW

Página de utilização

p
A página de utilização mostra o nome e o número de série da impressora, fornece uma contagem de páginas para cada tamanho de tipo diferente de papel que passa pela impressora e mostra a porcentagem média de cobertura do toner por página para cada cor.
Nota
A página de utilização só estará disponível se a sua impressora tiver um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido instalado).
Totais de utilização são mostrados para cada tamanho de mídia. Os totais mostram o número de páginas impressas em um lado, o número de páginas impressas nos dois lados (duplex) e o total dos dois métodos de
ressão.
im
Descreve a porcentagem média de cobertura de toner por página para cada cor. (Este valor não é separado por páginas coloridas e monocromáticas. É uma combinação de um valor para todas as páginas impressas.)
PTWW Exibindo o status da impressora com as home pages 17

Informações sobre o dispositivo

A página de informações sobre o dispositivo mostra a descrição do dispositivo, o número do ativo, o nome da empresa, o nome da pessoa de contato e o endereço IP da impressora, o número do modelo e o número de série.
Nota
A descrição do dispositivo, o número do ativo, o nome da empresa e o nome do contato devem ser selecionados nas páginas de dispositivo. Na parte superior da tela, clique em Device (Dispositivo) e, em seguida, na barra de navegação à esquerda, clique em Device Information (Informações sobre o dispositivo). Se desejar obter mais informações, consulte a página 45.
18 Exibindo o status da impressora com as home pages PTWW

Visão geral

As páginas de dispositivo permitem a você configurar a impressora utilizando seu computador. A tabela a seguir relaciona cada uma das páginas de dispositivo e descreve seus recursos. Se desejar obter mais informações, consulte o número da página relacionado.

Configurando a impressora com as páginas de dispositivo

Páginas de dispositivo
Configure printer (Configuração da impressora) (página 21)
Alerts (Alertas) (página 25)
E-mail (página 35)
Security (Segurança) (página 42)
Other links (Outros links) (página 43)
Recursos
Oferece uma lista de menus que permitem a você imprimir remotamente as páginas internas da impressora, além de configurá-la.
Permite a configuração da impressora para o envio de status do problema e de alertas por e-mail para quem você desejar.
Permite a configuração de definições de e-mail para as mensagens de entrada e de saída.
Permite a definição de uma senha para controlar quem pode cancelar tarefas remotamente ou utilizar as páginas de dispositivo.
Permite a adição ou personalização de links para os sites da web de sua escolha. Esses links são exibidos na barra de navegação das páginas do servidor da Web incorporado.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 19
Páginas de dispositivo
Recursos
Device information (Informações sobre o dispositivo) (página 45)
Language (Idioma) (página 46)
Permite a nomeação e atribuição de um número de ativo à impressora. Você pode adicionar o nome do contato principal para informações sobre a impressora. Essa página também mostra o endereço IP, o modelo, o número e o número de série da impressora.
Permite a seleção do idioma utilizado para exibição das páginas do servidor da Web incorporado.
20 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW

Configurar a impressora

A página de configuração da impressora oferece o recurso de impressão remota de páginas internas da impressora e de configuração da impressora. Nas páginas internas da impressora, você pode configurar as bandejas de papel e alterar outras configurações de impressora.
Clique no nome do menu para exibir um menu e gerenciar a impressora remotamente. Esses menus são semelhantes aos menus disponíveis no painel de controle da sua impressora. (Alguns dos menus do painel de controle da impressora não estão disponíveis no servidor da Web incorporado.)
Nota
As telas do HP Embedded Web Server mostradas são da impressora HP Color LaserJet série 4550. Se você estiver utilizando outro modelo de impressora, observará pequenas variações na aparência do servidor da Web incorporado e seus recursos disponíveis.
Selecione um nome de menu para configurar os itens nesse menu.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 21
A tabela a seguir descreve cada um desses menus:
Nome do menu Descrição
Menu Information (Informação)
Menu Paper­handling (Manuseio de papel)
Menu Printing (Impressão)
Menu Configuration (Configuração)
Menu I/O Os itens no Menu I/O (entrada/saída) afetam a
Esse menu contém páginas de informações da impressora que descrevem a impressora e sua configuração.
Esse menu permite a definição do tipo de papel em cada bandeja.
Esse menu permite a seleção das opções de impressão, como o número de cópias. Também é possível configurar tamanhos de papel personalizados.
Os itens desse menu afetam o comportamento da impressora. Por exemplo, você pode configurar o PowerSave e as definições de linguagem da impressora desse menu.
comunicação entre a impressora e o computador.
Menu Resets (Reinicialização)
Os itens desse menu limpam a memória da impressora. Use esse menu com cuidado. Você pode perder os dados da página armazenados em buffer ou a configuração das definições da impressora quando utilizar o menu Resets. Somente reinicialize a impressora quando ocorrerem as seguintes situações:
Você quer restaurar as configurações padrão da
impressora.
A comunicação entre a impressora e o
computador foi interrompida.
Você está tendo problemas com uma porta.
Nota
Se a comunicação entre a impressora e seu computador não for estabelecida, você não poderá reinicializar a impressora.
22 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
Nome do menu Descrição
Os itens desse menu limpam a memória da impressora. O botão Cancel Job (Cancelar trabalho) limpa apenas o trabalho atual. É possível acessar o botão Cancel Job na página de segurança. (Se desejar obter mais informações, consulte a página 42.)
Nota
Após realizar uma reinicialização, será necessário configurar o endereço IP da impressora.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 23

Selecionando o tamanho do papel

O procedimento a seguir foi fornecido como exemplo. Outros itens de menu podem ser configurados de forma semelhante.
Nota
Os drivers da impressora e aplicativos de software freqüentemente substituem seleções feitas no menu de impressão e no menu de manuseio de papel. Se desejar obter mais informações, consulte o guia do usuário fornecido com sua impressora.
Siga as próximas etapas para selecionar o tamanho do papel da bandeja 1:
1. Clique em PAPER HANDLING MENU (MENU MANUSEIO DE PAPEL).
2. Selecione LETTER (CARTA), próximo a TRAY 1 SIZE (TAMANHO DA BANDEJA 1),
3. Clique em Apply (Aplicar) para salvar a alteração.
Nota
Qualquer alteração será refletida na página de status da impressora, na página de configuração e no menu de manuseio de papel.
1.
2.
3.
24 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW

Alertas

Na página de alertas, o administrador do sistema pode configurar a impressora para enviar alertas de problemas e status para qualquer pessoa, por e-mail. Várias pessoas podem receber alertas, sendo que cada uma receberá apenas os alertas especificados. Por exemplo, um assistente administrativo poderia ser responsável pela manutenção dos cartuchos de toner em uma impressora ou pela correção de atolamentos de papel e um centro de serviços externo seria responsável pela manutenção dos principais itens consumíveis. Os alertas podem ser configurados para que os assistentes administrativos recebam advertências antecipadas sobre situações de toner baixo e o centro de serviços externo receba alertas sobre fusíveis, tambores de impressão e correias de transferência.
Nota
Para obter instruções detalhadas sobre a configuração da impressora para o envio de um alerta por e-mail, consulte a página 52.
Nota
Alguns dos recursos do servidor da Web incorporados, inclusive o recurso de alertas, necessitam de um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido instalado) para configurar e manter informações específicas permanentemente.
A página a seguir mostra a página de alertas e as opções disponíveis com um dispositivo de armazenamento permanente. Utilizando um disco rígido instalado, você pode configurar quatro listas diferentes com até 20 destinatários para a notificação em cada lista. Se desejar obter mais informações, consulte a página 29.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 25
Abre uma nova janela para a página de e-mail, na qual você pode verificar se o servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) está configurado corretamente. (Os alertas não funcionarão se o servidor SMTP não estiver configurado corretamente.) Saia da página de e-mail para retornar à página de alertas.
Abre uma nova janela para a página de segurança. As mensagens de saída devem ser selecionadas na página de segurança para que os alertas funcionem. Saia da página de segurança para retornar à página de alertas.
Sem um disco rígido instalado, você só poderá definir dois endereços de e-mail. Como não há mais listas para editar, adicione destinatários de e-mail diretamente à página de alertas. A tela a seguir mostra a página de alertas sem um disco rígido instalado. Se desejar obter mais informações, consulte a página 28.
26 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
A tabela a seguir descreve cada link em Select Events (Selecionar eventos). Se desejar obter mais informações, consulte Aperfeiçoando a
notificação de eventos na página 32.
Nome do evento Descrição
Supplies (Suprimentos)
Service (Serviço) Seleciona eventos específicos que requerem
Media Path (Caminho da Mídia)
Advisory (Aviso) Selecione eventos de aviso, como Page too
Seleciona suprimentos específicos, como o cartucho do toner, kit de fusíveis ou o kit de transferência.
serviço, como EIO not functional (EIO não funcional) ou Install drum kit (Instalar kit de tambores).
Seleciona eventos associados ao caminho da mídia, como a remoção de um atolamento ou o carregamento de uma bandeja.
complex (Página complexa demais) ou Insufficient memory (Memória insuficiente).
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 27

Configurando notificações de alerta

Configurando notificações de alerta em impressoras que não têm um dispositivo de armazenamento permanente
Nota
Utilize essas etapas para impressoras que não tenham um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido instalado).
Para configurar a notificação de alerta, siga as próximas etapas:
1. Em Notification Recipients (Destinatários da notificação), digite os endereços de e-mail de dois destinatários.
2. Clique na caixa de seleção próxima a Supplies (Suprimentos),
Service (Serviço), Media Path (Caminho da mídia) e Advisory (Aviso) para cada destinatário que receberá a notificação. (Se desejar
obter mais informações, consulte a tabela na página 27 ouAperfeiçoando a notificação de eventos na página 32.)
3. Clique em Apply (Aplicar) para salvar as informações.
1.
2.
Nota
Você deverá configurar as mensagens de saída de uma forma que permita o funcionamento dos alertas. Para configurar as mensagens de saída, consulte "E-mail" na página 35.
3.
28 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
Depois de configurar suas listas, você poderá aperfeiçoar ainda mais a notificação de eventos selecionando detalhes e opções específicas em cada evento. Consulte “Aperfeiçoando a notificação de eventos” na página 32.
Configurando notificações de alerta em impressoras que têm um dispositivo de armazenamento permanente
Nota
Utilize essas etapas para impressoras que tenham um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido instalado).
Para configurar a notificação de alerta, siga as próximas etapas:
1. Em Notification Recipients (Destinatários da notificação), clique em Edit List1 (Editar Lista1).
1.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 29
2. Em Change List Name (Alterar lista de nomes), digite um nome, como serviço ou suprimentos. (Veja a tela a seguir.)
3.
2.
3. Em Add Recipient Address (Adicionar endereço do destinatário), digite o endereço de e-mail de quem você desejar que receba a notificação. Em ambientes grandes, os administradores de sistema podem rotear endereços de e-mail para relacionar servidores ou URLs para o recurso de notificação expandida.
4. Clique em Apply (Aplicar) para salvar as informações. Repita as etapas 3 e 4 para cada endereço de destinatário. Quando tiver terminado de adicionar destinatários, clique em Back (Voltar) para retornar à página de alertas.
4.
30 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
5. Na página de alertas, marque a caixa de seleção próxima a Supplies (Suprimentos), Service (Serviço), Media Path (Caminho da Mídia)
e Advisory (Aviso) para cada lista em relação à qual você deseja enviar a notificação. (Se desejar obter mais informações, consulte a tabela na página 27 ou “Aperfeiçoando a notificação de eventos” na página 32.)
5.
6.
6. Clique em Apply (Aplicar) para salvar as informações.
7. Repita as etapas 1 a 6 para cada lista adicional.
Nota
Você deverá configurar as mensagens de saída de uma forma que permita o funcionamento dos alertas. Para configurar as mensagens de saída, consulte "E-mail" na página 35.
Depois de configurar suas listas, você poderá aperfeiçoar ainda mais a notificação de eventos selecionando detalhes e opções específicas em cada evento. Consulte “Aperfeiçoando a notificação de eventos” na página 32.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 31

Aperfeiçoando a notificação de eventos

Depois de configurar suas listas, você poderá aperfeiçoar ainda mais a notificação de eventos selecionando detalhes e opções específicas em cada evento. (Consulte a tabela na página 27 para obter uma descrição de cada categoria de evento.)
1. Em Select Events (Selecionar eventos), clique em uma categoria de evento (Supplies (Suprimentos), Service (Serviço), Media Path (Caminho da Mídia), Advisory (Aviso)) para exibir os eventos disponíveis.
1.
32 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
2. Para cada evento, selecione as listas (lista 1 a 4) sobre as quais deseja notificação. (A tela a seguir mostra os eventos de suprimentos.)
2.
3.
Nota
Os eventos com hyperlink (sublinhados com azul) têm detalhes adicionais disponíveis.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 33
3. Depois de aperfeiçoar os eventos, clique em Email Contents (Conteúdo do e-mail) para selecionar as informações que desejar
incluir no alerta de e-mail. Essas informações podem incluir dados do dispositivo, informações de contato, status de suprimentos, página de utilização, recursos de ajuda, página de configuração e log de eventos. Marque a caixa de seleção próxima às informações que deseja incluir.
3.
4.
5.
4. Clique em Apply (Aplicar) para salvar as informações.
5. Clique em Back (Voltar) para retornar à página de alertas.
34 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW

E-mail

q
q
A página de e-mail permite a configuração de definições de e-mail para as mensagens de entrada e de saída. Com isso você poderá utilizar os recursos de enviar e receber da impressora.
Nota
Para obter instruções detalhadas sobre a configuração da impressora para o envio de uma mensagem de e-mail, consulte a página 52. Para obter instruções sobre a configuração da impressora para o recebimento de e-mails e respondê-los com outros e-mails, consulte a página 60.
Outgoing Mail (Mensagens de saída) devem ser configuradas para
alertas e comandos de e-mail, além de responder a funções.
Incoming Mail (Mensagens de entrada) devem ser configuradas
para comando de e-mail, além de responder a funções. (Você não tem que configurar mensagens de entrada para que os alertas funcionem.) Você pode utilizar o comando Email e a resposta para solicitar informações da impressora, como a página de configuração ou uma página de status de suprimentos Se desejar obter mais informações, consulte a página 40.
Configure as mensagens de saída a
ui.
Configure as mensagens de entrada
ui.
a
Abre uma nova janela para a página de segurança. (Saia da página de segurança para retornar à página de alertas.)
Nota
As configurações na página de e-mail e na página de segurança funcionam juntas. Você deverá marcar a caixa de seleção apropriada na página de segurança para fazer com que as mensagens de entrada e de saída funcionem adequadamente. (Se desejar obter mais informações, consulte Segurança” na página 42.)
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 35

Configurando mensagens de saída

Nota
Só será necessário configurar as mensagens de saída se você desejar utilizar alertas ou o comando e resposta Email. Caso deseje utilizar o comando e resposta Email, também será necessário configurar as mensagens de entrada (consulte a página 38).
Os seguintes itens serão necessários para a configuração de mensagens de saída:
o endereço IP do servidor de correio SMTP da sua rede
o sufixo do nome de domínio de e-mail utilizado para endereçar
mensagens de e-mail na sua organização
Nota
A rede ou o administrador de e-mail geralmente fornece as informações necessárias para a configuração das mensagens de saída.
1. Digite o endereço IP do servidor SMTP. A impressora utiliza o endereço IP do servidor SMTP para transmitir mensagens de e-mail para outros computadores.
1.
2.
3.
2. Digite o nome do domínio. O nome do domínio é combinado com o nome do usuário POP3 (ou “impressora” por padrão) no campo From: (De:) nas mensagens de e-mail enviadas da impressora. Geralmente, o nome de domínio da impressora é o mesmo da parte do seu próprio endereço de e-mail que vem após o símbolo de “@.” Por exemplo, se o seu endereço de e-mail for “jon_doe@hp.com,” o nome de domínio da impressora será “hp.com”.
3. Clique em Apply (Aplicar) para salvar as alterações na página de e-mail.
36 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
Nota
Para que as mensagens de saída funcionem adequadamente, você também deverá ativá-las na página de segurança. Se desejar obter mais informações, consulte a página 42.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 37

Configurando as mensagens de entrada

Nota
Só será necessário configurar as mensagens de saída se você desejar utilizar alertas ou o comando e resposta Email. Caso deseje utilizar o comando e resposta Email, também será necessário configurar as mensagens de entrada (consulte a página 36).
1. Em um servidor de mensagens na rede da sua organização, estabeleça uma conta de caixa de correio Post Office Protocol 3 (POP3) para a impressora. Cada conta POP3 requer um nome de usuário e uma senha. O nome de usuário combinado com o nome de domínio da impressora (especificado na configuração de mensagem de saída) será o endereço de e-mail da impressora. Por exemplo, se o nome do usuário da conta da caixa de correio POP3 for “impressora” e o nome de domínio for “hp.com,” o endereço de e-mail da impressora será “impressora @hp.com”.
Nota
Cada impressora configurada para mensagem de entrada deverá ter sua própria conta de caixa de correio POP3 no servidor de e-mail da sua rede.
As contas de caixa de correio POP3 são geralmente configuradas pela sua rede ou pelo administrador de e-mail.
2. Digite o endereço IP do servidor de mensagens POP3 e o nome do usuário e senha da conta da caixa de correio da impressora.
2.
3.
3. Clique em Apply (Aplicar) para salvar as alterações na página de e-mail.
38 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
Nota
Para que as mensagens de entrada funcionem adequadamente, você também deverá ativá-las na página de segurança. Se desejar obter mais informações, consulte a página 42.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 39

Utilizando o comando e resposta Email

Se as mensagens de entrada e de saída forem configuradas, a impressora responderá com uma mensagem de e-mail quando você enviar uma mensagem de e-mail solicitando uma página de configuração ou uma página de status de suprimentos. Utilize essa função para resolver um problema ou verificar o status dos itens consumíveis da impressora.
Nota
Para obter instruções detalhadas sobre a configuração da impressora para o recebimento de e-mails e respondê-los com mensagens de e-mail de saída, consulte a página 60.
Escrevendo uma mensagem para a impressora
É necessário formatar os campos To: (Para:), From: (De:) e Subject: (Assunto:) adequadamente no aplicativo de e-mail quando você for
escrever uma mensagem para a impressora.
1. No campo To: (Para:), digite o endereço de e-mail da impressora. (Para localizar o endereço de e-mail da impressora: na parte superior da tela, clique em Device (Dispositivo) e, em seguida, na barra de navegação à esquerda, clique em Email. Em Outgoing Mail
(Mensagens de saída), você deverá ver o Printer Email Address (Endereço de e-mail da impressora).)
2. O aplicativo de e-mail deverá preencher automaticamente o campo From: (De:) para o endereço de e-mail de resposta.
3. Para o campo Subject: (Assunto:) utilize a tabela a seguir para selecionar o tipo de informações que quiser receber de volta (página de configuração ou página de status de suprimentos) e o formato da mensagem (HTML, XML ou texto).
A tabela a seguir relaciona as entradas suportadas do campo Subject:
(Assunto:)
Formato Página de configuraçãoPágina de status dos
suprimentos
HTML
XML
TEXTO
this.configpage?configpage =email&format=html
this.configpage?configpage =email&format=xml
this.configpage?configpage =email&format=text
this.configpage?suppliespage =email&format=html
this.configpage?suppliespage =email&format=xml
this.configpage?suppliespage =email&format=text
40 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW
4. Clique em Send (Enviar). (Veja a tela a seguir.)
A tela a seguir mostra uma mensagem de e-mail para a impressora solicitando que uma página de configuração seja retornada no formato HTML:
A impressora verifica as novas mensagens de e-mail uma vez a cada três minutos. Quando a impressora recebe a mensagem de e-mail, gera uma resposta e envia as informações solicitadas ao endereço de e-mail do remetente (conforme especificado no campo From: (De:) da mensagem de e-mail original).
Nota
Dependendo dos atrasos na rede e do servidor de mensagens da sua organização, uma resposta pode levar de um minuto a várias horas para retornar à Caixa de entrada do aplicativo de e-mail.
Se os campos To: (Para:), From: (De:) e Subject: (Assunto:) não estiverem adequadamente formatados na sua mensagem de e-mail, a impressora não enviará uma mensagem em resposta.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 41

Segurança

Na página de segurança, você pode definir uma senha para controlar quem pode controlar trabalhos remotamente ou obter acesso às páginas de dispositivo. O nome do usuário já está definido como “laserjet”. Depois que a senha for definida, os usuários deverão digitar uma senha quando tentarem utilizar as páginas de dispositivo ou o link Order Supplies (Encomendar suprimentos).
Marque essas caixas de seleção para exibir os botões Go (Ir) e Cancel Job (Cancelar trabalho) no status da impressora e configurar as
Abre a página de e-mail em uma nova janela para que você possa verificar se as configurações de e-mail estão corretas. (Os alertas e o comando Email e a resposta não funcionarão se o servidor SMTP não estiver configurado corretamente.) Saia da página de e-mail para retornar à página de segurança.
Marque essa caixa de seleção para que o comando Email e a resposta funcionem adequadamente.
Marque essa caixa de seleção para que os alertas e o comando Email e a resposta funcionem adequadamente.
42 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW

Outros links

A página de outros links permite a você adicionar ou personalizar links para os sites da web de sua escolha. Esses links são exibidos na barra de navegação das páginas do servidor da Web incorporado.
Existem três links permanentes:
My Printer (Minha impressora) estabelece conexão com um conjunto
de recursos da Web que ajudam você a resolver problemas específicos e determinar os serviços adicionais disponíveis para sua impressora. (Informações detalhadas, inclusive número de série, condições de erro e status, são enviadas ao Atendimento ao cliente HP. A Hewlett-Packard trata essas informações como confidenciais.)
Order Supplies (Encomendar suprimentos) permite a você
encomendar suprimentos de impressora pela Internet. Para descobrir como definir uma senha para essa página, consulte “Segurança” na página 42.
Solve A Problem (Resolver um problema) fornece acesso à ajuda
específica da impressora do site da HP na web.
Os três links permanentes aparecem aqui com quaisquer links definidos pelo usuário.
Quaisquer links novos adicionados aparecerão aqui.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 43
Nota
Alguns dos recursos do servidor da Web incorporados necessitam de um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido instalado) para configurar e manter informações específicas permanentemente.
Com um disco rígido instalado, você pode acrescentar até cinco links adicionais. Sem o armazenamento extra, apenas um link adicional pode ser acrescentado. (Talvez você queira adicionar um link ao site da sua empresa na web.)

Adicionando um link

1. Em Add Link (Adicionar link), digite o URL e o nome que você deseja que sejam mostrados nas páginas do servidor da Web incorporado.
2. Clique em Add Link (Adicionar link).
A tela a seguir mostra a página de outros links com um URL definido pelo usuário:

Removendo um link

1. Em User-defined Links (Links definidos pelo usuário), selecione o link que deseja remover.
2. Clique em Remove Selected Link (Remover link selecionado).
44 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW

Informações sobre o dispositivo

A página de informações sobre o dispositivo também mostra o endereço IP, o modelo, o número e o número de série da impressora. Além disso, a página de configuração do dispositivo permite a você nomear a impressora e atribuir um número de ativo a ela. Você pode adicionar o nome do contato principal para informações sobre a impressora.
Nota
Clique em Apply (Aplicar) para salvar as alterações feitas na página de informações sobre o dispositivo.
As informações selecionadas serão mostradas na página de informações sobre o dispositivo, disponível na guia Home. As informações também serão mostradas em mensagens de e-mail enviadas da impressora. Isso pode ser útil quando você precisar localizar a impressora e substituir os suprimentos ou corrigir um problema.
PTWW Configurando a impressora com as páginas de dispositivo 45

Idioma

A página de idiomas permite a seleção do idioma para exibir as páginas do servidor da Web incorporado.
Nota
O idioma padrão é o idioma atualmente utilizado pelo navegador da Web. Se o navegador e o painel de controle da impressora utilizarem um idioma que não esteja disponível para o servidor da Web incorporado, o padrão será o idioma inglês.
Os seguintes idiomas estão disponíveis
Inglês Sueco Holandês
Italiano Francês Finlandês
Espanhol Alemão Norueguês
Dinamarquês Português
Detecta o idioma selecionado para o seu navegador e exibe as páginas do servidor Web incorporado no mesmo idioma.
Detecta o idioma selecionado para o painel de controle da sua impressora e exibe as páginas
Exibe as páginas do servidor Web incorporado no idioma especificado.
do servidor Web incorporado no mesmo idioma.
Clique em Apply (Aplicar) para salvar as alterações feitas na página de idioma.
Cuidado
A escolha de uma configuração diferente de View Pages in Browser Language (Exibir páginas no idioma do navegador – a opção padrão) alterará o idioma para todos que navegarem no servidor da Web incorporado.
46 Configurando a impressora com as páginas de dispositivo PTWW

Visão geral

As páginas de rede permitem a exibição do status de rede e a configuração da placa de rede da impressora com seu computador. As páginas de rede não fazem parte do servidor da Web incorporado na sua impressora; elas residem em um servidor da Web incorporado fornecido com sua placa de rede HP JetDirect EIO.
A aparência e os recursos das páginas de rede dependerão da versão da sua placa HP JetDirect. A tela a seguir é semelhante ao que você deverá ver quando clicar em Networking (Rede). Na barra de navegação à esquerda, clique na página de rede que deseja exibir. (A próxima página mostra um exemplo da página de configurações de rede.)

Gerenciando a rede com as páginas de rede

PTWW Gerenciando a rede com as páginas de rede 47
A seguir são apresentadas algumas tarefas que podem ser realizadas nas páginas de rede:
Alterar as definições de configuração de rede para vários tipos de
conexões de rede.
Ativar ou desativar protocolos de rede.
Configurar um contato e URLs de suporte.
Configurar uma senha para controlar o acesso às páginas de rede.
Exibir informações gerais de status de rede, inclusive estatísticas de
rede armazenadas no servidor de impressão.
Exibir informações de protocolo para todas as conexões de rede
suportadas.
Exibir a HP JetDirect Configuration Page (Página de configuração
HP JetDirect).
Definir a freqüência na qual o servidor da Web incorporado verifica o
status da rede.
Se desejar obter mais informações sobre as páginas de rede, consulte os seguintes itens:
Help (Ajuda)—Em cada página Networking, um link de Help (Ajuda)
em Other Links (Outros links) fornece uma descrição dos recursos de rede e dicas úteis para sua utilização. Na página de ajuda, você pode acessar itens de auxílio adicionais do site da HP na web.
Guia do administrador do servidor de impressão HP JetDirect
Esse guia poderá estar disponível no CD do software fornecido com sua impressora. Para fazer download da versão mais recente do guia, visite: http://www.hp.com/support/net_printing.
48 Gerenciando a rede com as páginas de rede PTWW

Apêndice A: HP Web JetAdmin e HP Embedded Web Server

Como o HP Web JetAdmin funciona com o HP Embedded Web Server?
HP Web JetAdmin é uma ferramenta de gerenciamento de sistema baseada na Web que permite a instalação eficiente e o gerenciamento de periféricos de rede com um navegador da Web. Ela permite que os administradores de rede gerenciem as impressoras de rede praticamente de qualquer lugar.
O HP Embedded Web Server e o Web JetAdmin funcionam em conjunto para atender todas as necessidades de gerenciamento da sua impressora.
O HP Embedded Web Server fornece uma solução simples e de fácil utilização para o gerenciamento de impressora um-para-um em ambientes com um número limitado de impressoras. Entretanto, no caso de ambientes com diversas impressoras a utilização do HP Web JetAdmin poderá ser mais eficiente para o gerenciamento de grupos de impressoras. Com o HP Web JetAdmin, você pode descobrir, gerenciar e configurar vários dispositivos ao mesmo tempo.
O HP Web JetAdmin está disponível no Atendimento ao cliente HP on-line (http://www.hp.com/support/net_printing).
PTWW Apêndice A: HP Web JetAdmin e HP Embedded Web Server 49
50 Apêndice A: HP Web JetAdmin e HP Embedded Web Server PTWW

Apêndice B: Como fazer para...?

Compartilhar informações da impressora

Como posso compartilhar as informações da minha impressora sem configurar alertas de e-mail?
O navegador da Web tem um recurso útil para o compartilhamento de informações da impressora.
1. Navegue para a página do servidor da Web incorporado que deseja compartilhar.
2. Siga as instruções do seu navegador:
Para o Microsoft Internet Explorer: No menu File (Arquivo), clique
em Send (Enviar) e em Page by E-mail (Página por correio eletrônico).
Para o Netscape Navigator: No menu File (Arquivo), clique em
Send Page (Enviar Página).
Uma janela de composição de e-mail será mostrada, com a página do servidor da Web incorporado selecionada anexada. Você poderá enviar o e-mail para quem quiser.
Por exemplo, talvez você queira enviar a página de configuração para o Atendimento ao cliente HP para ajudar a resolver um problema de impressora.
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 51
Configurar a impressora para enviar mensagens de e-mail
Como configurar o servidor da Web incorporado para que a impressora possa enviar uma mensagem de e-mail de saída?
O exemplo a seguir mostra como configurar a impressora HP Color LaserJet 4550 para o envio de um alerta por e-mail quando a porta ou a tampa da impressora estiver aberta:
1. Inicie o navegador da Web.
2. No campo Address: (Endereço:) ou Go to: (Visite:), digite o endereço IP atribuído à impressora (por exemplo: http://192.168.1.1) ou o nome do host (por exemplo: http://myprinter).
(Se você não souber o endereço IP da impressora, consulte a página 8.)
52 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
3. A home page do servidor da Web incorporado deverá ser mostrada. Na parte superior da tela, clique em Device (Dispositivo) e, em seguida, na barra de navegação à esquerda, clique em Alerts (Alertas).
4. Adicione o endereço de e-mail apropriado (siga as próximas instruções adequadas).
Se a impressora tiver um dispositivo de armazenamento permanente
Nota
Utilize essas etapas para impressoras que tenham um dispositivo de armazenamento permanente (como um disco rígido instalado).
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 53
a. Em Notification Recipients (Destinatários da notificação),
clique em Edit List1 (Editar Lista1).
a.
b. Em Add Recipient Address (Adicionar endereço do
destinatário), digite o endereço de e-mail apropriado (por
exemplo: “nome@empresa.com”).
b.
c.
d.
c. Clique em Apply (Aplicar). d. Clique em Back (Voltar) para retornar à página de alertas.
Se a impressora não tiver um dispositivo de armazenamento permanente
Nota
Utilize essas etapas para impressoras que não tenham um dispositivo de armazenamento permanente (como as que não têm um disco rígido instalado).
54 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
a. Em Notification Recipients (Destinatários da notificação), digite
o endereço de e-mail apropriado (por exemplo: nome@empresa.com).
a.
b.
b. Clique em Apply (Aplicar).
5. Em Select Events (Selecionar eventos), clique em Media Path
(Caminho da Mídia).
5.
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 55
6. Marque a caixa de seleção List1 (Lista1) próxima a CLOSE DRAWERS/DOORS/ COVERS (FECHAR GAVETAS/PORTAS/TAMPAS).
6.
56 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
7. Clique em Apply (Aplicar). A seguinte tela deverá ser mostrada:
Clique em OK.
8. Na barra de navegação à esquerda, clique em Email.
8.
9.
10.
11.
12.
Nota
A rede ou o administrador de e-mail geralmente fornece as informações necessárias para a configuração das mensagens de saída. Se desejar obter mais informações, consulte a página 36.
9. Em Outgoing Mail (Mensagens de saída), digite o endereço IP do servidor SMTP.
10.Em Outgoing Mail (Mensagens de saída), digite o nome do domínio.
11.Clique em Apply (Aplicar).
12.Clique em Security (Segurança).
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 57
13. Em Security (Segurança), marque a caixa de seleção Outgoing Mail (Mensagens de saída).
13.
14.
14.Clique em Apply (Aplicar).
15.Para testar a configuração, abra a tampa superior da impressora e verifique no seu computador se você recebeu um e-mail da impressora. (Veja o exemplo a seguir.)
58 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 59
Configurar a impressora para receber e responder mensagens de e-mail
Como configuro o servidor da Web incorporado para que a impressora possa receber uma mensagem de e-mail de entrada e responder com uma mensagem de saída?
O exemplo a seguir mostra como configurar a impressora HP Color LaserJet 4550 para que você possa enviar uma mensagem de e-mail para a impressora solicitando uma página de configuração, e fazer com que a impressora responda com uma mensagem de e-mail.
1. Inicie o navegador da Web.
2. No campo Address: (Endereço) ou Go to: (Visite:), digite o endereço IP atribuído à impressora (por exemplo: http://192.168.1.1) ou o nome do host (por exemplo: http://myprinter).
(Se você não souber o endereço IP da impressora, consulte a página 8.)
3. A home page do servidor da Web incorporado deverá ser mostrada. Na parte superior da tela, clique em Device (Dispositivo) e, em seguida, na barra de navegação à esquerda, clique em Email.
60 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
Nota
A rede ou o administrador de e-mail geralmente fornece as informações necessárias para a configuração das mensagens de saída e de entrada. Se desejar obter mais informações, consulte as páginas 36 e 38.
4. Em Outgoing Mail (Mensagens de saída), digite o endereço IP do servidor SMTP.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
5. Em Outgoing Mail (Mensagens de saída), digite o nome do domínio.
6. Em Incoming Mail (Mensagens de entrada), digite o endereço IP do servidor POP3.
7. Em Incoming Mail (Mensagens de entrada), digite o nome do usuário da conta da caixa de correio da impressora (por exemplo, impressora).
8. Clique em Apply (Aplicar).
9. Clique em Security (Segurança).
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 61
10.Em Security (Segurança), marque as caixas de seleção Outgoing Mail (Mensagens de saída) e Incoming Mail (Mensagens de entrada).
10.
11.
11.Clique em Apply (Aplicar).
12.No seu aplicativo de e-mail, escreva uma mensagem para a impressora, seguindo as próximas etapas:
a. No campo To: (Para:) digite o endereço de e-mail da impressora.
(Para localizar o endereço de e-mail da impressora: na parte superior da tela, clique em Device (Dispositivo) e, em seguida, na barra de navegação à esquerda, clique em Email. Em Outgoing
Mail (Mensagens de saída), você deverá ver o Printer Email Address (Endereço de e-mail da impressora).)
b. O aplicativo de e-mail deverá preencher automaticamente o campo
From: (De:) para o endereço de e-mail de resposta.
c. No campo Subject: (Assunto:), digite:
this.configpage?configpage=email&format=html
62 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
Nota
Se desejar obter mais informações sobre como redigir mensagens para a impressora, consulte a página 40.
13.Clique em Send (Enviar).
14.Você deverá receber um e-mail da impressora na caixa de correio do seu aplicativo de e-mail. (Veja a tela a seguir.)
Nota
Dependendo dos atrasos na rede e do servidor de mensagens, uma resposta pode levar de um minuto a várias horas para retornar à caixa de entrada do aplicativo de e-mail.
Se os campos To: (Para:), From: (De:) e Subject: (Assunto:) não estiverem adequadamente formatados na sua mensagem de e-mail, a impressora não enviará uma mensagem em resposta.
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 63
64 Apêndice B: Como fazer para...? PTWW
PTWW Apêndice B: Como fazer para...? 65

Índice

acessórios, status, 12, 13 ajuda, 12, 42
rede, 48
ajuda on-line, 12, 42
rede, 48
Alertas, 24
aperfeiçoar notificação
de, 26, 27, 28, 30, 31 configurando, 52 configurar notificação
de, 27, 28
Aplicativos Java ™, 6 armazenamento PJL, 12 armazenamento RAM
DISK, 12, 13
bandeja de saída, 12, 13 bandejas, 12, 13 bandejas de papel, 12, 13 botão Cancel Job, 12, 41 botão Go, 12, 41 botão Job Cancel, 12, 41 cartucho de toner
alertas, 24 reciclando, 14 status, 12, 14
ChaiVM, 6 cobertura de toner, 16 código de data de
firmware, 13
compartilhar informações
da impressora, 51
conexão paralela, 7 configuração mopier, 13 configurações da
impressora, 20
Configurar a
impressora, 20
contagem de páginas, 14,
16 contato, 17, 44 definições de
densidade, 13 DIMMs
encomendando, 42
status, 12, 13 disco rígido, 5, 12
encomendando, 5, 42
recursos com, 25 DWS, 13 e-mail
alertas, 24
configurando
mensagens de entrada e de saída, 59
configurando
mensagens de saída, 52
página do servidor da
Web incorporado, 51
encomendando
armazenamento
adicional, 5
suprimentos, 42 endereço IP, 7, 13, 17, 52,
59 firewall, 7 gerenciamento de grupos
de impressoras, 49
Guia do administrador do
servidor de impressão
HP JetDirect, 48
Home pages, 9, 10–17 host name, 52, 59 HP Web JetAdmin, 49
66 Índice PTWW
idiomas, 45. Consulte
também idiomas da impressora
impressora
configuração, 12 descrição, 17 idiomas, instalados, 13 informações, 17 modelo, 17 nome, 13, 16 número, 13, 17
impressoras
informações, 13 imprimir erros PS, 13 itens consumíveis
encomendando, 42
status, 12 kit de fusíveis
encomendando, 42
status, 12, 14 kit de tambores
encomendando, 42
status, 12, 14 kit de transferência
encomendando, 42
status, 12, 14 kits de manutenção
encomendando, 42
status, 12, 14 linguagens, instaladas, 13 links, 42 Log de eventos, 15 luzes, 12 mecanismo virtual, 6 mecanismo virtual
incorporado, 6 memória
encomendando, 42
status, 12, 13 mensagens
erro, 15
painel de controle, 12 mensagens de erro, 15 menu Calibration
(Calibração), 20
menu Configuration
(Configuração), 20 menu I/O (E/S), 20 menu Information, 20 menu Paper Handling
(Manuseio de papel), 20 menu Printing
(Impressão), 20 menu Private/Stored Jobs
(Trabalhos particulares/
armazenados), 20 menu Quick Copy Jobs
(Trabalhos de cópia
rápida), 20 menu Resets
(Reinicialização), 20 menus, 20 menus da impressora, 20 mídia
encomendando, 42
status, 12 navegador da Web,
necessário, 7 navegador, necessário, 7 nome da empresa, 17 nome do host, 7 número de fabricação
impressora, 44
suprimentos, 14 número de série, 13, 14,
16, 17 número do ativo, 17 número do modelo, 13 page count, 13 Página de
configuração, 13 página de configuração,
imprimindo, 5, 7 Página de e-mail, 34
comando e resposta, 34
configurando um
servidor de correio, 34, 39
mensagens de
entrada, 37
mensagens de saída, 35
PTWW Índice 67
página de idioma, 45 página de informações
sobre o dispositivo, 44
Página de informações
sobre o dispositivo, 17 página de outros links, 42 Página de segurança, 41 Página de status dos
suprimentos, 14 Página de utilização, 16 páginas de dispositivo, 9 páginas de rede, 9 Páginas de rede, 46–48 Páginas sobre
dispositivos, 18–45 painel de controle
segurança, 13
status, 12 PCL, 13 placa EIO
status, 13 Placa EIO
encomendando, 42
status, 46–48 Placa HP JetDirect, 46–48 problema
alertas, 24 problemas
resolvendo, 42 proteção contra
gravação, 13 PS, 13 reciclar cartucho de
toner, 14 recuperação de
atolamento, 13 rede
endereço, 13, 17
necessária, 7
status, 46–48 rede baseada em IP, 7 rede baseada em IPX, 7 requisitos de sistema, 7 resolução, 13 segurança, 13 senha, criar, 41 servidor da Web
incorporado, 2
acessando, 7
navegando, 9
recursos, 4 sistema operacional, 7 status, 12, 14
alertas, 24
rede, 46–48 status da impressora, 12 suprimentos
encomendando, 42
status, 12, 14 tamanhos das páginas
impressas, 16 tamanhos impressos, 16 taxa de atualização, 12
rede, 48 total de páginas
impressas, 16 trabalhos de impressão
bilaterais, 16 trabalhos de impressão
duplex, 16 trabalhos de impressão
simplex, 16 trabalhos de impressão
unilaterais, 16
68 Índice PTWW
Loading...