Delonghi VVX 360, VVX 320, PRO 360, PRO 380, VVX 380 Instructions Manual [pt]

...
4 (1)

PT

IMPORTANTE

Leia atentamente este manual de instruções antes de utilizar o aparelho. Só assim poderá obter os melhores resultados e a máxima segurança de utilização. Conserve cuidadosamente este manual para eventuais consultas futuras.

ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA

Leia atentamente as seguintes instruções!

Antes de utilizar o aparelho, verifique se a voltagem da rede eléctrica corresponde à que está indicada na chapa de características do mesmo. Ligue o aparelho apenas a instalações e a tomadas com uma capacidade mínima de 10 A e devidamente ligadas à terra.

Em caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do aparelho, providencie a substituição da tomada por outra de tipo adequado, recorrendo a um técnico qualificado.

A segurança eléctrica deste aparelho só é garantida se o mesmo estiver devidamente ligado à terra, conforme previsto pelas normas de segurança eléctrica vigentes. O fabricante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais danos provocados pela falta de ligação à terra do sistema. Em caso de dúvida, contacte um técnico qualificado.

Não deixe o ferro sem vigilância quando este estiver ligado à corrente.

Não deixe água no aparelho se a temperatura ambiente for igual ou inferior a 0°C.

Depois de retirar o aparelho da embalagem, certifique-se da integridade do mesmo. Em caso de dúvida, não utilize o aparelho e contacte um técnico qualificado.

Os elementos que compõem a embalagem (sacos de plástico, esferovite, etc.) não devem ser deixados ao alcance das crianças, pois constituem uma potencial fonte de perigo.

O uso de adaptadores, tomadas múltiplas e/ou extensões não é aconselhável. Se o uso destes elementos se tornar indispensável, utilize apenas adaptadores simples ou múltiplos e extensões que estejam em conformidade com as normas de segurança vigentes. Certifique-se, porém, de que não ultrapassa o limite de potência indicado no adaptador.

Este aparelho foi concebido unicamente para um uso doméstico. Qualquer outra utilização é considerada incorrecta e, portanto, perigosa.

Durante o aquecimento e o arrefecimento da caldeira, podem ouvir-se ruídos devidos às normais dilatações do aço inox com que a mesma foi fabricada.

O fabricante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais danos resultantes de usos impróprios, errados e não razoáveis, e de reparações efectuadas por pessoal não qualificado.

Em caso de danos na tampa e no sistema de segurança hidráulico e eléctrico, proceda à substituição das peças, recorrendo a pessoal técnico qualificado e exigindo a utilização de peças sobresselentes originais.

Em caso de reparações e de substituição do cabo de alimentação, se este estiver danificado, contacte um Centro de Assistência autorizado, de modo a manter inalterada a eficácia do seu aparelho e garantir a validade da garantia. Pelas mesmas razões, é aconselhável utilizar sempre peças sobresselentes originais.

NÃO ABRA A TAMPA DURANTE A UTILIZAÇÃO DO APARELHO E ANTES DE ESTE CONSUMIR TODA A ÁGUA. Tal é visível quando o vapor deixar de sair do ferro. Para adicionar água, retire a ficha da tomada e aguarde cerca de 15 minutos para evitar mudanças bruscas de temperatura. Coloque o pano sobre a tampa e desenrosque-a gradualmente, deixando que o vapor residual saia lentamente.

Utilize única e EXCLUSIVAMENTE a base de apoio do ferro fornecida; em caso de dano, utilize apenas a peça sobresselente original.

O uso de qualquer aparelho eléctrico implica o cumprimento de algumas regras fundamentais.

EM ESPECIAL:

Não toque no aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos. Não mergulhe o aparelho em água.

Não use o aparelho em casas de banho.

Não puxe o cabo de alimentação ou o aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos.

Não permita que o aparelho seja usado por crianças ou pessoas incapacitadas sem vigilância.

Não deixe o aparelho inutilmente ligado sem vigilância, pois ele pode tornar-se uma fonte de perigo.

Antes de efectuar qualquer operação de limpeza ou de manutenção, desligue o aparelho da rede de alimentação eléctrica, retirando a ficha da tomada.

Em caso de avaria e/ou mau funcionamento do aparelho, desligue-o e não tente repará-lo. Para eventuais reparações, contacte unicamente um Centro de Assistência autorizado pelo fabricante e solicite o uso de peças sobresselentes originais. A não observância desta regra pode comprometer a segurança do aparelho.

Quando decidir não utilizar mais o aparelho, inutilize-o, depois de retirar a ficha da tomada, cortando o cabo de alimentação.

Se o cabo de alimentação estiver danificado, deve ser substituído pelo fabricante ou pelo seu serviço de assistência técnica ou, então, por uma pessoa com uma qualificação análoga, de forma a prevenir todo e qualquer risco.

Nunca coloque o aparelho debaixo da torneira para adicionar água.

Evite absolutamente o contacto entre a chapa do ferro de engomar e os cabos eléctricos.

Em caso de intervenção do limitador térmico de segurança, o aparelho deixa de funcionar. Para o reutilizar, será necessário solicitar os serviços de um técnico especializado.

Evite direccionar o jacto de vapor para uma pessoa, pois tal pode tornar-se perigoso.

Evite usar o ferro em tecidos demasiado molhados.

Quando acabar de engomar, deixe arrefecer a chapa antes de arrumar o ferro.

Não faça misturas com tira-nódoas ou outros produtos semelhantes.

Retire a ficha da tomada quando o aparelho não estiver a ser utilizado. Não deixe o aparelho ligado inutilmente.

A caldeira não deve ser deslocada enquanto o aparelho estiver a funcionar.

Em caso de queda do sistema de engomar e de rupturas visíveis no aparelho (caldeira ou ferro), evite a sua utilização e leve-o a um centro de assistência autorizado

Nunca desenrosque a tampa da caldeira com o aparelho ligado à rede de alimentação.

A caldeira deve ser posicionada sobre uma superfície plana e particularmente resistente às temperaturas elevadas.

O sistema de engomar deve ser utilizado sobre uma tábua de engomar estável.

Nunca misture a água introduzida na caldeira com tiranódoas, aditivos ou essências perfumadas.

Isso pode comprometer a segurança do aparelho e danificar irremediavelmente a caldeira, a qual deverá, nesse caso, ser substituída.

Este aparelho está em conformidade com a directiva CEE 89/336 relativa à eliminação das interferências radioeléctricas.

24

Delonghi VVX 360, VVX 320, PRO 360, PRO 380, VVX 380 Instructions Manual

DESCRIÇÃO

1)Cursor de bloqueio do botão de vapor (em alguns modelos)

2)Botão de ejecção de vapor

2A)Gatilho de ejecção de vapor (em alguns modelos) 2B) Roda de ejecção de vapor com activação superior e inferior e fim de curso para ejecção

contínua (em alguns modelos)

3)Botão de regul. do termóstato do ferro

4)Luz piloto de “ferro à temperatura”

5)Tampa da caldeira

6)Base de apoio do ferro

7)Funil

8)Luz piloto de “vapor pronto”

9)Botão de regulação do vapor (em alguns modelos)

10)Tecla + Luz piloto de “ligação do ferro” (em alguns modelos)

11)Tecla + Luz piloto de “ligação da caldeira” (em alguns modelos)

12)Tecla ON/OFF (em alguns modelos)

CONSELHOS ÚTEIS

Para devolver aos tecidos de veludo, lã, etc., assim como a luvas, bolsas, etc., o seu aspecto e suavidade originais, passe lentamente o ferro, a pouca distância da peça, com o vapor em funcionamento.

Para deixar os tapetes como novos e eliminar as marcas deixadas pelos móveis, faça penetrar o vapor nos locais onde o pêlo está calcado e escove-os delicadamente.

Não pouse nem utilize o ferro sobre fechos de correr, ganchos, aros, etc. para não arranhar a chapa do ferro.

A superfície da chapa deve ser mantida limpa: para a limpar, basta passar um pano húmido sobre a superfície quando fria.

O aparelho não deve ser tratado com produtos descalcificantes.

Após o uso, espere sempre que o ferro arrefeça antes de o arrumar.

Arrume o aparelho num local seco.

Quando terminar de engomar, não é necessário eliminar a água que tiver ficado na caldeira.

É, em todo o caso, aconselhável fazê-lo se o aparelho não for utilizado durante longos períodos.

Divida as peças de roupa consoante a temperatura recomendada e comece pelas que requerem uma temperatura mais baixa.

Os tecidos de seda devem ser passados a seco e do avesso.

Os tecidos de lã, algodão e linho fino podem ser passados com vapor, do avesso ou, então, do lado direito, com um pano fino para evitar o efeito de “lustro”.

Os tecidos com goma necessitam de mais humidade.

Passe as cores brancas e claras do lado direito do tecido e as cores escuras e os bordados do avesso para os realçar.

Os tecidos de linho podem ser passados com vapor, vaporizando abundantemente e passando do avesso os tecidos escuros para evitar o efeito de “lustro”.

Passe as lapelas do lado direito para as realçar.

A cada nova utilização (e aquando da primeira utilização) ou, então, após alguns minutos sem utilizar o vapor: prima o botão de ejecção de vapor várias vezes fora da tábua de engomar. Tal permitirá eliminar a água fria do circuito do vapor.

O ferro pode ser pousado, durante o funcionamento, na posição “vertical” (fig. 1); certifiquese, porém, de que a superfície é plana para evitar quedas acidentais do ferro.

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

ENGOMAR COM VAPOR

Antes de engomar com vapor, certifique-se de que o tecido suporta este tipo de passagem a ferro. O aparelho funciona com a normal água da torneira. Caso a água tenha muito calcário (dureza superior a 27°F), sugerimos o uso de água destilada diluída em 50% de água da torneira. Nunca utilize apenas água destilada.

Não utilize substâncias químicas ou detergentes (ex.: águas perfumadas, essências, soluções descalcificantes, etc.).

Enchimento da caldeira e ligação à rede eléctrica

Certifique-se de que a ficha do cabo de alimentação não está inserida na tomada da rede eléctrica doméstica. Desenrosque a tampa da caldeira (15) e encha o reservatório de água, utilizando o respectivo funil

(7). Nas máquinas dotadas de tampa anti-desenro- scamento não é possível desapertar a tampa enquanto a pressão do gerador não tiver sido totalmente descarregada. Enrosque completamente a tampa (5) e insira a ficha na tomada de alimentação.

Atenção: nunca desenrosque a tampa (5) com a caldeira sob pressão.

Funcionamento

Gerador de vapor com interruptores separados:

prima a tecla (11) para alimentar a caldeira. A luz piloto de “ligação da caldeira”, situada no interruptor, e a luz piloto de “vapor pronto” (8) acendem-se.

25

Loading...
+ 2 hidden pages