Eagle CUDA 128, CUDA 168EX, CUDA 128 PORTABLE, CUDA 168 Installation and operation Manual [pt]

0 (0)

Cuda 128, Cuda 128 Portable, Cuda 168, Cuda 168EX

Fishfinding & Depth Sounding Sonars

Instalação eOperação

Instruções

ÍNDICE

 

INTRODUÇÃO:

 

Capacidades e especificações: Cuda

2

Preparação para instalação:

3

Instalando o transdutor

3

Materiais e ferramentas recomendadas

3

Selecionando um lugar para o transdutor

4

Shoot – thru – hull vs. Transom Mouting

5

Linha de montagem do Transom transducer

5

Instalação do Trolling Motor Bracket

7

Orientador do transdutor e da isca

8

Preparação e instalação do Shoot – thru – hull

8

Conexão do cabo e de energia

10

Montando o sonar: painel

11

Instalação do in – dash

11

Instalação do suporte

12

Instalação do Sonar portátil

15

Operação

17

Teclado

17

PWR/CLEAR (power and clear)

17

Menu Up e Menu Down

17

Up and Down Arrows

17

Memória

17

Menus

17

Exibição – abrindo a tela

18

Desenrolar do papel

18

Tela cheia

19

Zoom de profundidade

19

Zoom

20

Sensibilidade

21

Grayline

22

Identificador de peixe

23

Fishtrack

24

Velocidade de rolagem da tela

24

Rejeição de barulho e ASP (advanced Signal Processing)

25

Alarmes

25

Alarme de peixe

25

Alarme de profundidade

25

Alarme raso

26

Alarme profundo

26

Ajustes da exibição

26

Luzes de fundo

26

Medida da profundidade do aparelho

26

Posicionamento

27

Sistema de informação

27

Simulador

27

Tamanho da data digital para profundidade e temperatura

27

1

Introdução

Obrigado por adquirir um Eagle sonar! Seu Aparelho sonar é desenvolvido com uma alta qualidade para profissionais e novatos. Todos os aparelhos Eagle sonar apresentam um automático modo que consta e exibe a superfície, um peixe, estrutura embaixo da água e mais – no lado de fora da caixa. Tudo que você precisa fazer é pressionar PWR.

De qualquer forma, se você desejar colocar som, pressione o MENU UP. O sonar pode ser controlado através da barra de ferramentas e setas do menu.

Antes de manusear seu aparelho Eagle sonar, leia atentamente todas as instruções contidas neste manual para montar o transdutor e o aparelho.

Seguindo os corretos passos de instalação, você terá uma ótima execução com o seu Eagle sonar. Uma inadequada instalação pode trazer problemas futuros, especialmente se o transdutor não estiver montado da forma correta.

Depois de ter lido o manual de instrução, instale o aparelho e seus acessórios. Depois, continue a leitura do manual. Quanto mais você souber sobre seu sonar, melhor será seu proveito.

Aproveite o simulador. Este permite você praticar o uso do seu sonar antes de entrar na água. Finalmente quando você começar com sua aventura predileta, use o manual como referencia.

Capacidades e especificações: Cuda

GERAL

Tamanho da caixa: Cuda 128 e cuda 168 (14.7 cm H x 10.8 cm w x 6.6 cm D). Cuda 168 x: (13.8 cm H X 17.6 cm W x 8.6 cm D).

Selado, prova de água e seguro para uso em água salgada. Display: filme de alto contraste Super Twist LCD.

Visão de área diagonal: Cuda 128 e cuda 168: (10,2 cm). Cuda 168 EX: (11,4 cm).

Resolução: Cuda 128 e Cuda 128 Portátil: resolução de 128 pontos de luz (vrt.) x 65 pontos de luz (horiz), 8320 pontos de luz.

Cuda 168 e Cuda 168 EX: resolução de 168 pontos de luz (vert.) x 132 pontos de luz (horiz), 22176 pontos de luz.

Luz de fundo: equipado para uso noturno. Energia: 10 á 17 volts DC.

Recurso: 110 ma luzes apagadas, 250 ma luzes acesas.

Memória: memórias são armazenadas após ser desligado.

SONAR

Freqüência: 200 khz .

Transdutor: um transdutor skimmer vem junto com seu sonar. Este cone de 20° de ângulo oferece uma grande área de detecção chegando a 60° com alta sensibilidade. Opera nas velocidades dos barcos acima de 70 mph (61 kts).

Transmissor: 800 watts lado a lado. 100 watts RMS.

Profunda capacidade de som: 180 metros. Capacidade atual depende da instalação, superfície e condição da água, e da configuração do transdutor. Todos os aparelhos Sonar lêem mais profundo em água doce do que em água salgada.

Profundo Display: continua informação digital. Alarmes audíveis: profundo / raso / fish.

Toque automático: sim Auto bottom track: sim

Temperatura da superfície da água: sim

2

Observação:

A armazenagem e a escala de temperatura de seu aparelho deve ser de –4 graus a +167 graus Fahrenheit (-20 à +75 graus Celsius). Uma armazenagem ou temperatura diferente dessas mencionadas pode vir a danificar o cristal líquido em seu aparelho. Esse tipo de danificação não é coberto pela garantia.

Preparo para a instalação:

Você pode instalar seu sonar de uma forma diferente se preferir, mas recomendamos os seguintes passos:

ATENÇÃO:

Leia as instruções antes de começar a operação!

1. Determine a proximidade para seu sonar, desta forma você pode planejar como e onde colocar os cabos para o sistema e energia. Isso facilita a certeza de ter cabo suficiente para a configuração desejada.

2. Determine a localização aproximada para o sistema e seus cabos.

3.Determine a localização de sua bateria ou outra fonte de energia junto com os outros cabos.

4.Instale o sistema e os cabos ao seu aparelho.

5. Instale o cabo de energia em direção ao aparelho. 6. Monte o aparelho.

Instalando o transdutor

Estas instruções ajudarão você a instalar seu shimmer transdutor em uma plataforma, em um trolling motor ou dentro de um casco. Favor ler todas as instruções antes de proceder com a instalação. Seu skimmer transdutor vem acompanhado de um suporte de ferro inoxidável para montá-lo junto ao transom de seu barco. A montagem do trolling motor usa um suporte de uma alça plástica ajustável. Eles ajudam a evitar danificação se o transdutor bater em um objeto enquanto o barco está se movendo. Se o transdutor fizer um barulho, o suporte pode facilmente ser empurrado para lugares sem ferramentas.

Leia estas instruções cuidadosamente antes de tentar iniciar a instalação. Determine qual das instalações é melhor para seu barco. Lembre-se, o transdutor é a parte mais crítica de instalação em seu sonar.

Materiais e ferramentas recomendadas

Se você preferir a opção de passar o cabo através do transom, você precisará de uma broca 5/8 “. Os materiais e ferramentas recomendadas não estão incluídos.

Instalação o transom

Ferramentas incluídas: duas chaves inglesas ajustáveis, furadeira, broca #29 ("0.136”), e uma chave de fenda. Materiais: de alta qualidade, uma grade marinha a prova de água acima ou embaixo da água.

Instalando o trolling motor

Ferramentas: duas chaves inglesas ajustáveis, uma chave de fenda: materiais: um cabo plástico.

Instalando Shoot – through hull

Ferramentas: estas irão variar dependendo da composição do seu hull. Consulte seu barco. Materiais: 100 partículas de lixa, epóxi adesiva de boa qualidade.

3

Selecionando um lugar para o transdutor

1. O transdutor deve ser colocado em lugar onde tenha um suave fluxo de água todo o tempo. Se

o transdutor for instalado dentro do hull escolhido deve estar dentro de água todo tempo. Se o transdutor não for colocado em um suave fluxo de água, bolhas e turbulências aparecerão na tela toda vez que o barco se movimentar.

Observação

Alguns barcos de alumínio com vigas fora do hull causam muita turbulência em alta velocidade. Estes barcos apresentam um grande motor no exterior o qual capacita o barco movimentar-se em uma velocidade acima de 35mph. A melhor localização em navios de alumínio é entre as vigas, próximas ao motor.

2.Se possível, o transdutor deve ser instalado com sua face diretamente para baixo.

3.Se o transdutor for instalado no transom, certifique-se que ele não irá interferir com o reboque do barco. Não o monte mais próximo que um pé do motor. Isso evitará bolhas na operação.

4.Instale o cabo do transdutor longe dos outros fios do barco. Barulhos no motor, nas bombas de

água podem ser mostradas na tela de seu sonar. Atenção ao colocar o cabo do transdutor ao redor da instalação.

Atenção: Aperte o cabo do transdutor ao transon perto do transdutor. Isso evitará o transdutor de entrar no barco se este for chocado em alta velocidade.

Quanto profundo você deve ir?

Na maioria das situações, você deve instalar seu skimmer transdutor de forma que ele esteja centralizado com o eixo do casco do barco. Isso dará a você a melhor combinação de suave fluxo de água e proteção contra os choques.

4

De qualquer forma, algumas vezes você precisa ajustar o transdutor acima ou abaixo. (a abertura no suporte permite você afrouxar os parafusos e mover o transdutor para cima ou para baixo.) Se você geralmente perde o sinal da superficie enquanto estiver andando em alta velocidade, há uma possibilidade de o transdutor sair assim que cruzar ondas. Ajuste o transdutor um pouco para baixo para evitar.

Há duas extremidades que você precisa evitar. Nunca permita a borda do suporte se estender abaixo do eixo do casco. Nunca permita o eixo – de frente – o transdutor levantar acima do eixo do casco.

Shoot – thru – hull vs. Transom Mounting

Geralmente: o shoot – thru – hull dá uma excelente operação de alta velocidade e excelente capacidade de profundidade. Não há possibilidade de ser danificado por objetos flutuantes.

De qualquer forma, o shoot – thru – hull tem seus obstáculos. Primeiro alguns danos de sensibilidade podem ocorrer, até mesmo em diferenças no casco, até mesmo em diferentes instalações no mesmo casco. Isso é causado pelas diferenças no casco e suas construções.

Linha de montagem do transom transdutor

A melhor forma de instalar o transdutor é reunir todas as partes primeiro, coloque o suporte do transdutor contra o transom e veja se você pode mover o transdutor paralelamente com o solo.

1. Montando o suporte: Pressione as duas rosquetas de plástico ao lado do suporte de metal. Note que há letras. Coloque cada rosqueta dentro do suporte com a letra “A” alinhando com o ponto marcado no metal. Esta posição fixa o inferior transdutor ajustando para um transom de 14°.

2. Alinhando o transdutor ao transom: Mova o transdutor entre as duas rosquetas. Provisoriamente mova o pino direção da linha de montagem de transdutor e segure-o contra o transom, olhando o transdutor de lado, certifique-se se sua frente será ajustada paralelamente ao solo. Se sim, a posição “A” está correta para seu casco. Se à frente do transdutor não estiver paralelo com o solo, remova o transdutor e a: rosquetas do suporte. Coloque as rosquetas nas aberturas no suporte com a letra “B” alinhando com o ponto marcado no suporte. Reajuste o transdutor e o suporte e coloque-os contra o transom, novamente, observe se você pode mover o Transdutor de forma que este esteja paralelo ao solo. Se você puder prossiga para o passo 3. Se não puder, repita o

Eagle CUDA 128, CUDA 168EX, CUDA 128 PORTABLE, CUDA 168 Installation and operation Manual

passo 2 , mas use um diferente alinhamento até você possa colocar o transdutor e o Transom corretamente.

5 3. Montando o transdutor: uma vez que você determinou as posições corretas para as rosquetas, junto o transdutor. Não aperte a porca.

4. Alinhando os buracos: Segure o transdutor e o suporte alinhados contra o transom. O transdutor deve estar bem paralelo ao solo. O centro do transdutor deve estar alinhado com a superfície do casco. Não permita o suporte se estender abaixo do casco! Marque o centro de cada abertura para encaixar o parafuso. Você parafusará no centro de cada abertura. Parafuse-os usando a broca #29 (para os #10 parafusos)

5. Fixando o transdutor ao transom: Remova o transdutor do suporte e reajuste-o com o cabo passando através do suporte do pino.

o transdutor de forma que ele fique paralelo com o solo aperte o pino até que ele toque a arruela externa em seguida aperte ¼ a mais. Não aperte os pinos demais. Se você apertá-los, o transdutor não fará barulho se bater em um objeto na água

6

6. Direcione o cabo do transdutor através ou sobre o transom do sonar: Certifique-se de deixar uma parte solta no transdutor. Direcione se possível o cabo longe das demais instalações do barco. Sons no motor podem ser identificados pelo sonar. Atenção ao passar o cabo do transdutor ao redor das demais instalações.

Cuidados: se você fizer um furo no transom para o cabo, certifique-se que este esteja localizado acima do nível da água. Depois de instalação, certifique-se de lacrar a abertura com o mesmo grau marinho acima ou abaixo do nível da água use selante para os parafusos.

7. Faça um teste para ver os resultados: se o casco estiver em alta velocidade; ou se o barulho aparecer na tela tente deslizar o suporte do transdutor para baixo. Isso fará com que o transdutor fique profundo para abaixo da superfície do casco.

Instalando Trolling motor bracket :

1.Junte o facultativo TMB – S suporte ao transdutor, usando o material de ferragens com o transdutor.

2.Deslize a alça ajustável com TMB-S através do pino no suporte do transdutor e enrole ao redor do trolling motor. A posição do transdutor deve apontar para baixo quando o motor está na água. Aperte alça corretamente.

3.Encaminhe o cabo do transdutor ao longo da haste do trolling motor. Use fita isolante para juntar o cabo do transdutor à haste do trolling motor. Certifique-se que há suficiente espaço no cabo para o motor rodar livremente. Direcione o cabo do sonar e o transdutor está a ponto para usar.

Fixe o transdutor ao transom. Deslize o transdutor para cima ou para baixo até estar apropriadamente com a superfície do casco. Aperte os parafusos do suporte, fechando-os com ajuste

7

Orientação do transdutor e da isca.

Se você tem uma boa isca em seu aparelho, isso pode ser porque o transdutor não está posicionado paralelamente com o solo quando o barco está em repouso na água ou em baixa isca velocidade.

Se o arco inclina-se para cima mais não retorna para baixo a frente do transdutor está muita alta e precisa estar em uma posição mais baixa. Se apenas a metade de trás é marcada, o barulho do transdutor está pescado muito abaixo do ponto e precisa ser erguido.

Observação: Periodicamente lave a frente do transdutor com água e sabão para remover qualquer óleo. Óleo e sujeira na frente reduzirá a sensibilidade ou até mesmo dificulta a operação.

Preparação shoot – thru – hull:

Uma instalação perfeita do transdutor pode ser feita em cascos com materiais flutuantes (como camadas de madeira ou espuma) entre as camadas de fibras de vidro se o material é removido da área escolhida.

Por exemplo, alguns (não todos) fabricantes usam uma camada de fibra de vidro, depois um cerne de madeira balsa (típica arvore americana), concluindo com uma camada mais externa de fibra de vidro. Removendo a parte interna de uma camada de fibra de vidro e do cerne da madeira balsa mostra a camada externa de fibra de vidro. O transmissor pode ser colado diretamente à camada mais externa da fibra de vidro. Depois da colagem secar, o casco está seguro e estruturado. Lembre, o sinal do sonar deve passar por uma sólida fibra de vidro. Qualquer bolha de ar na fibra de vidro

reduzira ou eliminará o sinal do sonar.

8

Advertência:

Não remova nenhum material da parte interna do deu casco ao menos que você saiba a composição do casco. Qualquer ação sem cuidado ou até mesmo cortar seu casco resulta uma danificação que pode levar seu casco a afundar. Contate seu fabricante para confirmar as especificações sobre seu casco.

Para escolher a localização apropriada para a instalação do seu thru – hull; ancore seu barco 62 pés da água. Acrescente um pouco de água para a fossa do barco. Tampe o transdutor dentro do sonar, ligue-o, depois segure o transdutor sobre o lado do barco. Ajuste a sensibilidade e calibre o controle até uma segunda superfície for vista na tela (você precisara desligar o automático e ASP). Não toque nos controles até que eles tenham sido preparados.

Na seqüência, tire o transdutor da água e coloque-o na fossa do barco. Observe o sinal do sonar para ver se ele esta em um aumento notável de sensibilidade. O segundo sinal da superfície desaparece e o sinal da superfície pode aumentar em intensidade. Mova o transdutor ao redor para achar a melhor localização. Se a sensibilidade do controle estiver alterada para compensar, o transdutor deve ser montado fora do casco do barco.

Instalando o shoot – thru – hull

A instalação do transdutor dentro de um casco de fibra de vidro deve estar em uma área que não tenha bolhas de ar na resina ou separadas por camadas de fibra de vidro.

1. Certifique-se de que as áreas estejam limpas, secas e livre de óleo e graxa, em seguida lixe a face externa do casco e a frente do transdutor com uma lixa. A superfície do casco deve ser plana de forma que toda a frente do transdutor esteja em contato com o casco anterior para vincular.

Loading...
+ 10 hidden pages