Delonghi MW 665 F User Manual [pt]

CAP. 1 - GERAL 1.1 Avisos importantes sobre a segurança .............................pág. 28
1.2 Dados técnicos...............................................................pág. 29
1.3 Instalação e ligação eléctrica ..........................................pág. 29
1.4 Acessórios em dotação...................................................pág. 30
1.5 Recipientes a utilizar.......................................................pág. 31
1.6 Regras e conselhos genéricos para o uso do forno ...........pág. 32
CAP. 2 - USO DOS COMANDOS E INTRODUÇÃO DAS FUNÇÕES
2.1 Como regular o relógio ..................................................pág. 33
2.3 Sequência automática de descongelamento e cozedura....pág. 36
2.4 Como pôr à mostra as receitas pré-memorizadas
(botões "Quick Menu") ...................................................pág. 37
2.5 Aquecimento rápido ("Quick Reheat") .............................pág. 37
2.6 Segurança em relação às crianças ..................................pág. 37
CAP. 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
3.3 Preparação de entradas e primeiros pratos......................pág. 40
3.5 Cozinhar acompanhamentos e verduras ..........................pág. 41
3.7 Cozinhar bolos e tortas ..................................................pág. 42
3.8 Aquecer/cozinhar utilizando os botões de Quick Menu....pág. 43
3.9 Cozinhar duas coisas simultaneamente,
em dois planos diversos..................................................pág. 44
CAP. 4 - MANUTENÇÃO E LIMPEZA
4.1 Limpeza ........................................................................pág. 46
4.2 Manutenção ..................................................................pág. 47
27
ÍNDICE
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 27
PORTUGUÊS
28
CAPÍTULO 1 – GERAL
1.1 AVISOS IMPORTANTES EM MATÉRIA DE SEGURANÇA
Ler com atenção as seguintes instruções e conservar para futuras consultas
1) ATENÇÃO: Se a porta ou as borrachas estiverem danificadas, o forno não deve ser usado até que um técnico especializado (instruído pelo fabricante ou pelo Serviço de Clientes do vendedor) tenha executado a sua reparação.
2) ATENÇÃO: É perigoso para quem não tenha uma preparação específica efectuar trabalhos de manutenção e reparação que obriguem a remoção de protecções contra a exposição às microondas.
3) ATENÇÃO: Não aquecer líquidos ou outros alimentos em recipientes herméticos os quais poderão explodir. Não cozinhar nem aquecer ovos com a casca no microondas pois poderão explodir, mesmo depois de cozinhados.
4) ATENÇÃO. Consentir o uso do forno pelas crianças sem vigilância apenas depois de lhes ter sido ensinado como utilizar o forno em segurança e que as mesmas tenham compreendido os perigos ligados a uma utilização inadequado. Não deixar aproximar as crianças quando o forno está a funcionar (perigo de queimaduras).
5) Não tentar pôr o forno a funcionar com a porta aberta, violando os dispositivos de segurança.
6) Não pôr o forno a funcionar no caso em que tenham ficado objectos entalados entre a parte frontal do forno e a porta. Manter sempre limpa a parte interna da porta (E) usando um pano húmido e detergentes não abrasivos. Não deixar acumular sujidade ou resíduos de alimentos entre a parte frontal do forno e a porta.
7) Não pôr o forno a funcionar se o cabo de alimentação ou a ficha estiverem danificados pois poderão provocar choques eléctricos.
8) Se sair fumo do forno, desligar o aparelho ou desligar a ficha da tomada de corrente sem abrir a porta para sufocar as chamas.
9) Utilizar exclusivamente utensílios para fornos a microondas. Para evitar aquecimento excessivo, com o consequente risco de incêndio, é aconselhável controlar o forno quando si cozinham alimentos em recipientes de usar e deitar fora em plástica, cartão ou noutro material inflamável ou quando se aquecem pequenas quantidades de alimentos.
10) Não colocar o prato giratório em água quando está muito quente. A diferença de temperatura provocaria a sua ruptura.
11) Quando se utilizam as funções “Só MICROONDAS” e “COMBINADA MICROONDAS” não se deve aquecer previamente o forno (sem alimentos) nem acendê-lo quando está vazio pois podem provocar-se faíscas.
12) Antes de utilizar o forno, verificar se os utensílios e os recipientes são específicos para microondas (consultar a secção “Vasilhame a usar”)
13) O aparelho aquece durante o uso. Não tocar nos elementos aquecedores dentro do forno.
14) Durante o aquecimento de líquidos (água, café, leite, etc.) é possível que, por efeito da ebulição retardada, o conteúdo comece repentinamente a ferver e transborde violentamente, provocando queimaduras. Para evitar essa situação, antes de iniciar o aquecimento de líquidos, é necessário introduzir uma colher de plástico ou uma vareta de vidro dentro do recipiente. Pegar sempre com muito cuidado no recipiente.
15) Não aquecer licores com graduação alcoólica elevada nem grandes quantidades
fig. 1
fig. 2
fig. 3
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 28
1
CAPÍTULO 1 – GERAL
1.2 DADOS TÉCNICOS
CONSUMO ENERGÉTICO (Normas CENELEC HD 376) Para alcançar os 200° C 0,3 kWh Para manter uma temperatura de 200° por 1 hora 1,1 kWh Consumo total 1,4 kWh
Para outros dados, consultar a placa das características inserida na parte de trás do aparelho. Este aparelho está conforme com as Directivas CEE 89/336 e 92/31 sobre a Compatibilidade Electromagnética, e com a Directiva 89/109/CEE sobre os materiais em contacto com os alimentos.
1.3 INSTALAÇÃO E LIGAÇÃO ELÉCTRICA
1) Após ter extraído o forno da embalagem, retirar a protecção que cobre o prato rotativo (I), o
respectivo suporte (L) e todos os acessórios. Verificar se o perno do prato giratório (D) está correctamente inserido na cavidade a tal predisposta, ao centro do prato giratório.
2) Limpar o interior com um pano húmido e macio.
3) Certificar-se de que não haja danos devidos ao transporte e, especialmente, de que a porta se abra e feche perfeitamente.
4) Colocar o aparelho sobre uma superfície plana e estável, à altura de pelo menos 85 cm, fora do alcance das crianças, pois a porta pode atingir temperaturas elevadas, durante a cozedura.
5) Após ter colocado o aparelho sobre a superfície em que ficará instalado,
verificar que fique uma folga de cerca de 5 cm entre o aparelho e a parede (ou paredes, se as houver também laterais) e um espaço livre de 20 cm, pelo menos, por cima do forno (fig. 5).
6) Não obstruir as tomadas de ar. Muito particularmente, não colocar nenhum objecto sobre o forno e certificar-se de que as aberturas para a saída do ar e dos vapores (situadas em cima, por debaixo e/ou por detrás do aparelho) se mantenham SEMPRE DESIMPEDIDAS (fig. 6).
7) Colocar o suporte (L) no centro da base circular e inserir o prato giratório (I). O perno (D) deve ser atarrachado, então, no furo a tal predisposto, ao centro do prato giratório.
8) Ao ligar o aparelho pela primeira vez, é possivel que por um período de 10 min. aproximadamente o mesmo produza um odor de “novo” e um pouco de fumo. Isto é completamente normal, e é causado pela presença de substâncias protectivas que foram aplicadas às resistências.
20 cm
5 cm
USCITA
ARIA
ENTRATA
ARIA
USCITA
ARIA
fig. 5
fig. 6
29
SAÍDA AR
SAÍDA
AR
ENTRADA
AR
PORTUGUÊS
de óleo pois podem incendiar-se.
16) Após o aquecimento de alimentos para recém-nascidos (contidos em biberões ou em boiões), agitar ou mexer o conteúdo e verificar a temperatura antes do consumo, para evitar queimaduras. Também é aconselhável agitar ou mexer os alimentos para garantir una temperatura homogénea.
Quando se utilizam esterilizadores para biberões adquiridos no comércio, antes de acender o forno deve-se verificar SEMPRE se o recipiente tem a quantidade de água indicada pelo fabricante.
NOTE BEM: Quando se liga o aparelho pela primeira vez, é possível que durante cerca de 10 minutos, se sinta um cheiro de "novo" e algum fumo. Isso é provocado somente pela presença de substâncias de protecção aplicadas às resistências.
fig. 4
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 29
PORTUGUÊS
1
NOTE BEM: não colocar o forno sobre alguma outra fonte de calor, e nem
sequer perto dela (por exemplo, sobre o frigorífero) (fig. 7).
9) Ligar o aparelho apenas a tomadas com uma potência mínima de 16A. Verificar ainda se o interruptor geral da casa tem uma potência de pelo menos 16A, a fim de impedir que o mesmo se desligue repentinamente durante o funcionamento do forno.
10) Antes de passar à utilização do seu microondas, certificar-se de que a tensão de rede seja idêntica àquela gravada na placa de características técnicas do aparelho, e de que a tomada de corrente possua uma eficiente ligação à terra:
o Fabricante declina qualquer responsabilidade consequente à falta de cumprimento desta norma de segurança.
1.4 ACESSÓRIOS INCORPORADOS
30
CAPÍTULO 1 – GERAL
GRELHA BAIXA Função de uso exclusivo do forno ventilado:
para todos os tipos de operações culinárias tradicionais e, em especial, para a preparação de bolos.
GRELHA ALTA Função de uso exclusivo do grill:
para todos os tipos de grelhados.
PRATO GIRATÓRIO
O prato giratório é utilizado em todas as funções.
GRELHA MÉDIA SEPARADORA
Para todos os tipos de operações culinárias que se desenvolvam SIMULTANEMENTE em dois planos (por exemplo: grandes porções de um alimento, ou de alimentos distintos). Ver instruções na pág. 44.
Função Combinada microondas + forno ventilado:
pÏara cozinhar rapidamente carne, batatas e alguns bolos que levedam.
fig. 7
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 30
PORTUGUÊS
1
31
CAPÍTULO 1 – GERAL
1.5 RECIPIENTES A UTILIZAR
Na função de "Só microondas" e nas outras em que há combinação com microondas, podem-se usar todos os tipos de recipientes de vidro (melhor, se pírex), cerâmica, porcelana ou barro, desde que não tenham decorações ou outros elementos em metal (filetes dourados, pegas, pés). Também é possível utilizar os recipientes de plástico resistentes ao calor mas somente para cozinhar em “Só microondas”. No entanto, se existirem dúvidas sobre a utilização podereis efectuar esta simples prova: introduzir o recipiente vazio no forno durante 30 segundos ao nível máximo de potência (função “Só microondas”). Se o recipiente ficar frio ou se só aquecer ligeiramente quer dizer que é adequado para cozinhar em microondas. Se, pelo contrário, ficar muito quente (ou se provocar faíscas), o recipiente não é adequado. Para aquecimentos rápidos, podem-se utilizar como base de apoio guardanapos de papel, tabuleiros de cartão e pratos de plástico "descartáveis". Quanto a forma e dimensões dos mesmos, é indispensável que permitam a correcta rotação do prato giratório. São inadequados para a cozinha a microondas todos os recipientes em metal, madeira, palhinha e cristal. Convém recordar que, uma vez que as microondas aquecem a comida mas não os recipientes, é possível cozinhar a comida directamente no prato de servir à mesa, evitando assim o uso — e a consequente limpeza — de panelas. Deve-se ter presente, contudo, que é possível que sejam os próprios alimentos, muito quentes, a transmitir o seu calor ao prato, pelo que será conveniente o uso de pegas. Se o forno estiver colocado nas funções de "Só forno ventilado" ou "Só grill", podem-se utilizar todos os tipos de recipientes de levar ao forno. Em qualquer caso, convém ater-se às indicações da seguinte tabela:
Recipietes
metálicos
Papel ou
cartão
Plástico
Folhas de
alumínio
Barro
Cerâmica
vidrada
PyrexVidro
NÃOSIMSIMNÃOSIMSIMSIMSIM NÃONÃONÃONÃOSIMSIMSIMNÃO
SIMNÃONÃOSIMSIMSIMSIMNÃO
Função “Só microondas”
Função “Combinadas”
Travagem do prato giratório, para recipientes de grandes dimensões
Para que se possam utilizar recipientes rectangulares de grandes dimensões (que não poderiam rodar dentro do forno), basta travar a rotação do prato giratório (I) extraindo o perno do mesmo (D), como indicado nas figuras abaixo.
Atenção: esta operação SÓ É POSSÍVEL na função de "Só forno ventilado".
Convém ter também presente que nessas condições, para garantir resultados satisfatórios, é necessário mexer a comida e fazer girar manualmente o recipiente, por várias vezes, durante a operação de cozedura.
I D
Funcionamento com o perno do prato giratório (D).
(Prato giratório em funcionamento).
I
Funcionamento sem o perno do prato giratório (D).
(Prato giratório travado).
Recipiente que não permite a rotação
Funções
“Só ventilado” “Só grill”
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 31
PORTUGUÊS
1
1.6 REGRAS FUNDAMENTAIS PARA UMA CORRECTA COZEDURA A MICROONDAS
32
CAPÍTULO 1 – GERAL
1) Uma das principais operações a efectuar é a de mexer várias vezes os
alimentos durante a cozedura: tornar-se-á, assim, mais homogénea a sua temperatura, reduzindo-se, consequentemente, o tempo de cozedura.
2) É também aconselhável voltar a comida durante a cozedura.
3) Alimentos com pele, invólucro ou casca (por exemplo: maçãs, batatas,
tomates, salsichas, peixe) devem ser picados em vários pontos com um garfo, de modo a que o vapor possa sair e a pele ou casca não estalem (fig. 8).
4) Quando se cozinham simultaneamente várias doses da mesma comida —
por exemplo, de batatas cozidas —, convém dispô-las em anel numa forma de pírex, para obter uma cozedura uniforme (fig. 9).
5) Para reduzir a formação de condensação dentro do forno, sobre a
superfície de apoio do mesmo ou em volta da porta, cobrir a comida com
película transparente, papel plastificado, tampas de vidro ou, simplesmente, um prato virado do avesso. Para mais, os alimentos com
elevado teor de água cozem melhor quando estão cobertos. Cobrir os alimentos permite, ainda, manter o interior do forno mais limpo. Usar película transparente adequada a fornos de microondas.
6) Quando se põem em acção as funções de "Só microondas" ou as
"Combinadas", não se deve de modo algum pré-aquecer ou pôr o forno
em funcionamento sem nada lá dentro, uma vez que tais procedimentos podem dar origem a faíscas e danificar o aparelho.
7) Não cozinhar ovos dentro da casca (fig. 10): a pressão que se forma no
interior poderia fazer rebentar o ovo, inclusivamente após ter-se concluído a operação culinária. Não reaquecer ovos já cozinhados, a não ser que se trate de ovos mexidos.
8) Antes de aquecer ou cozinhar no forno alimentos embalados ou
hermeticamente fechados, não se esquecer de os abrir. Caso contrário a pressão dentro do invólucro tornar-se-ia insustentável, fazendo-o rebentar — o que poderia vir a suceder, inclusivamente, após a conclusão da cozedura.
fig. 8
fig. 9
fig. 10
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 32
2.1 COMO REGULAR O RELÓGIO
Quando o aparelho é ligado à corrente eléctrica doméstica pela primeira vez, ou então após uma quebra de tensão, surgirão no display quatro tracinhos (--:--) Para introduzir a hora do dia, proceder como indicado em seguida:
33
CAPÍTULO 2- USO DOS COMANDOS E DAS FUNÇÕES
PORTUGUÊS
Carregar no botão "Clock" (6).
(No display 1, começam a piscar as horas).
1
Programar a hora desejada, rodando o botão giratório Time Adjust (14).
(No display 1, começam a piscar as horas).
2
Carregar de novo no botão "Clock" (6).
(No display 1, começam a piscar os minutos).
3
Programar os minutos desejados, rodando o botão giratório Time Adjust (14).
(No display 1, começam a piscar os minutos).
4
Carregar de novo no botão "Clock" (6).
(No display aparece a hora programada).
5
Se se pretender mudar a hora previamente programada no mostrador, carregar no botão "Clock" (6) e efectuar, em seguida, uma nova programação da hora, procedendo segundo as instruções fornecidas acima.
•É também possível saber que horas são, mesmo depois de ter posto em função o conta-minutos: para tal basta carregar em "Clock" (6) (a hora é exibida por 3 segundos).
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 33
PORTUGUÊS
2
34
CAPÍTULO 2- USO DOS COMANDOS E DAS FUNÇÕES
só microondas descongelamento automático combinado microondas e forno
ventilado
+
+
Programar a duração da cozedura, em minutos, rodando o botão giratório Time Adjust (14).
Para escolher a duração, consultar as tabelas do Capítulo 3.
2
Nas funções:
só microondas combinado microondas + forno
ventilado combinado microondas + grill
3
seleccionar o nível de potência das microondas, carregando no botão Power Level (5) as vezes que for preciso, até que surja a indicação da potência desejada no display 1. Para escolher a potência conveniente, consultar as tabelas apresentadas no Capítulo 3.
Notas: • não é preciso seleccionar nenhum nível de potência para a função de descongelamento
automático.
• na função de combinado microondas + forno ventilado, a potência máxima seleccionável é
de 650 Watts.
•é possível alterar a potência programada, mesmo que já se tenha entrado na fase de
cozedura dos alimentos: para tal, basta utilizar o botão de Power Level (5).
2.2 COMO PROGRAMAR AS OPERAÇÕES CULINÁRIAS A EFECTUAR
Carregar no botão Function (3) (selecção de funções) e escolher a função pretendida, que será posta em evidência através do aparecimento dos respectivos indicadores no display 1. As funções disponíveis são as seguintes:
1
SÍMBOLO FUNÇÃO ESCOLHIDA SÍMBOLO FUNÇÃO ESCOLHIDA
combinado microondas e grill só forno ventilado só grill
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 34
PORTUGUÊS
2
35
CAPÍTULO 2- USO DOS COMANDOS E DAS FUNÇÕES
Nas funções de:
combinado microondas + forno ventilado só forno ventilado
4
seleccionar a temperatura de cozedura, carregando repetidamente no botão Temperature (4) até que o display 2 (em baixo) indique a temperatura desejada. Para escolher a temperatura, consultar sempre as tabelas do Capítulo 3.
Notas: • uma vez iniciada a cozedura, o display 2 indicará o aumento da temperatura efectiva no
interior do forno.
• uma vez atingida a temperatura programada, será emitido um sinal acústico (5 beeps). O display 2 continuará a exibir, então, a temperatura programada.
•é possível alterar a temperatura programada, mesmo que já se tenha entrado na fase de cozedura dos alimentos: para tal, basta utilizar o botão Temperature (5).
Pôr em marcha o processo de cozedura, carregando no botão Start (13). No display aparecerá a contagem do tempo que falta para a conclusão da cozedura e, se tal estiver previsto na função, a temperatura do forno.
5
Notas: • se, por qualquer motivo, não se devesse dar início ao processo de cozedura, todas as
programações serão automaticamente canceladas após a passagem de dois minutos.
Quando a cozedura chega ao fim, produz-se um sinal acústico (3 beeps) e surge, no display, a palavra END. Abrir a porta e tirar a comida (aparecerá a hora do dia ou, se o forno estiver quente, a palavra "Cool " — vide nota que segue).
6
Notas: •é possível verificar, a qualquer momento, a forma como vai progredindo a cozedura
programada, abrindo a porta e inspeccionando a comida. Interrompe-se, assim, a emissão de microondas e o funcionamento do forno — actividades que serão retomadas quando se voltar a fechar a porta e se carregar de novo no botão Start (13).
• se, por algum motivo, for preciso interromper a cozedura sem que, no entanto, seja necessário abrir a porta, para tal bastará carregar no botão Stop/Clear (12).
•em seguida, para terminar a cozedura, proceder do seguinte modo:
- se a porta do forno estiver aberta, carregar uma vez no botão Stop/Clear (12).
- se a porta estiver fechada e a cozedura em pleno desenvolvimento, carregar duas vezes no
botão Stop/Clear (12). O display voltará a apresentar o relógio.
• este modelo está equipado com um sistema de arrefecimento automático que entra em função sempre que o forno aquece demais (por exemplo, no final de cozeduras de muito longa duração). Quando este sistema está em funcionamento, no display 1 aparece a palavra "COOL ". Os ventiladores, a lâmpada do forno e o prato giratório, estão em funcionamento (apagar-se-ão automaticamente) .
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 35
PORTUGUÊS
2
36
CAPÍTULO 2- USO DOS COMANDOS E DAS FUNÇÕES
2.3 SEQUÊNCIA AUTOMÁTICA DE DESCONGELAMENTO E COZEDURA
Para programar um ciclo automático sequencial de descongelamento e cozedura, proceder como segue:
Introduzir a função descongelamento automático, carregando duas vezes no botão de Function (3) (selecção de funções). No display aparecerá o indicador de descongelamento automático.
1
Programar a duração do descongelamento (em minutos), rodando o botão giratório Time Adjust (14).
2
Programar a cozedura que se pretende fazer seguir ao descongelamento. Selecciona-se a função pretendida carregando no botão de Function (3) (selecção de funções), até que nele compareçam os indicadores desejados.
(por exemplo, os de função combinada microondas + forno ventilado)
3
Regular a duração da cozedura e, se tal estiver previsto na função, o nível de potência das microondas e a temperatura do forno, como indicado no parágrafo precedente (parágrafo
2.2). O indicador "Sequence" começará a piscar.
4
+
Carregar no botão de Start (13). No display 1 pôr-se-á a piscar o indicador Sequence, que assim se manterá ao longo de todo o processo de descongelamento.
A passagem do descongelamento à cozedura será indicada através da emissão de um sinal acústico.
5
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 36
PORTUGUÊS
2
37
CAPÍTULO 2- USO DOS COMANDOS E DAS FUNÇÕES
2.4 COMO PÔR EM EVIDÊNCIA AS RECEITAS PRÉ-MEMORIZADAS (BOTÕES DE "QUICK MENU")
Carregar no botão de "Quick Menu" pretendido. (No display começarão a piscar os indicadores da duração e da temperatura pré-programadas, acendendo-se os indicadores das funções e do nível de potência já pré-memorizados). Para a escolha do menù mais adequado, consultar o parágrafo 3.8.
1
Carregar no botão de Start (13) para pôr em marcha a cozedura.
2
No final do tempo programado, ouvir-se-ão 3 beeps longos e aparecerá no display a palavra "End".
3
2.5 AQUECIMENTO RÁPIDO (QUICK REHEAT)
Esta função é muito útil para aquecer pequenas porções de comida ou bebidas.
Carregar em Start (13): o forno pôr-se-á a funcionar por 30 segundos, à máxima potência. Voltando a
carregar no mesmo botão, o tempo prolongar-se-á por outros 30 segundos (operação que pode ser repetida várias vezes, até um limite máximo de 3 minutos).
Esta função só se activa se for inserida durante o 1.° minuto consecutivo à inserção da comida no
forno. O aquecimento rápido é também útil para afinar as cozeduras.
2.6 SEGURANÇA EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS
O forno está equipado com um dispositivo de segurança que impede a alteração dos tempos de cozedura programados, durante o processo de cozedura, por forma a evitar prolongamentos casuais — e eventualmente perigosos — do tempo de cozedura (pode queimar-se a comida!).
Manter o botão de Stop/Clear (12) sob pressão, por 5 segundos.
Ouvir-se-á um breve beep: não será mais possível a correcção dos tempos, durante as operações de cozedura programadas.
Para anular a medida de segurança precedentemente inserida, manter a pressão sobre o botão de Stop/Clear (12) até ouvir o beep.
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 37
PORTUGUÊS
3.1 DESCONGELAMENTO
• Os alimentos congelados dentro de saquinhos ou películas plásticas, ou então conservados nas suas embalagens originárias, podem ser metidos directamente no forno, desde que não contenham partes metálicas (por ex., cintas ou agrafos).
• Para certos alimentos, como a verdura e o peixe, não é preciso proceder ao seu descongelamento completo antes de iniciar a sua cozedura.
• Alimentos cozidos em molho, ragus e estufados, descongelam melhor e mais depressa se forem mexidos de vez em quando, voltados e/ou separados aos bocados.
• Durante o descongelamento, a carne, o peixe e a fruta largam água: devem ser colocados dentro de um recipiente, para serem descongelados.
•É aconselhável partir aos bocados cada naco de carne, antes de o pôr no congelador. Esse cuidado permitir-lhe-á poupar tempo precioso, aquando da preparação do alimento.
• Logo após o descongelamento e antes de passar à cozedura, é importante respeitar os tempos de repouso: por tempo de repouso (em minutos) entende-se o tempo durante o qual o alimento deve ser deixado em repouso, para permitir uma ulterior difusão da temperatura no seu interior.
38
CARNE
• Assados (porco, vaca,vitela, etc.)
• Bifes, costoletas, escalopes
• Carne guisada, goulasch
• Carne picada
• Hamburger
• Salsichas
AVES
• Pato, peru
• Frango inteiro
• Frango aos bocados
• Peito de frango
VERDURAS
• Beringelas aos cubos
• Pimentos aos bocados
• Ervilhas descascadas
• Corações de alcachofras
• Espargos em pedaços
• Vagens cortadas
• Brócolos inteiros
• Couves de Bruxelas
• Cenouras cortadas
• Couve-flor em pedaços
• Verduras sortidas
• Espinafres cortados
PEIXE
• Filetes
• Postas
• Peixe inteiro
• Camarões
LACTICÍNIOS
• Manteiga
• Queijo
• Natas
PÃO
• 2 pãezinhos médios
• 4 pãezinhos médios
• Pão às fatias
• Pão integral às fatias
FRUTA
Morangos, ameixas, cerejas, groselhas, damascos
• Framboesas
• Amoras
1 kg 200 gr 500 gr 250 gr 500 gr 200 gr 300 gr
1,5 kg 1,5 kg 850 gr 300 gr
500 gr 500 gr 500 gr 300 gr 500 gr 500 gr 500 gr 500 gr 500 gr 450 gr 300 gr 300 gr
300 gr 400 gr 500 gr 400 gr
250 gr
250 gr
200 ml
150 gr 300 gr 250 gr 250 gr
500 gr 300 gr 250 gr
21 - 23
5 - 7
12 - 14
6 - 8
10 - 12
6 - 8
8 - 10
27 - 29 27 - 29 16 - 18 10 - 12
15 - 17 14 - 16 11 - 13
8 - 10 12 - 14 14 - 16 13 - 15 13 - 15 12 - 14 11 - 13
7 - 9
8 - 10
8 - 10
9 - 11 11 - 13
9 - 11
5 - 7
6 - 8
8 - 10
1 - 3 3 - 5 3 - 5 3 - 5
9 - 11
6 - 8 4 - 6
Voltar do avesso, a meio do descongelamento
Ver nota
*
Virar a carne do avesso a meio do descongelamento. No fim do tempo de repouso, lavar em água quente para retirar eventuais restos de gelo.
Para facilitar o descongelamento, mexer as verduras de ve zem quando
Voltar o peixe do avesso, a meio do descongelamento
Retirar o papel de alumínio ou os elementos metálicos O queijo não deve ser completamente descongelado.
Respeitar o tempo de repouso. As natas devem ser tiradas do seu recipiente e colocadas num prato
Colocar o pão directamente sobre o prato giratório
Mexer 2-3 vezes Mexer 2-3 vezes Mexer 2-3 vezes
20
5 10 15 15 10 10
20 20 10 10
5
5
5
5
5
5
5
5
5
5
5
5
7
7
7
7
10
15
5
3
3
3
3
10 10
6
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Nenhuma
Nenhuma
Nenhuma
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Nenhuma Nenhuma Nenhuma
QUANTIDADE
DURAÇÃO
minutos
NOTAS/CONSELHOS
TEMPO DE REPOUSO
GRELHA A
USAR
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO:
SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
TABELA DE TEMPOS DE DESCONGELAMENTO NA FUNÇÃO DE "DESCONGELAMENTO AUTOMÁTICO"
*
Estas indicações são idóneas para levar a cabo os testes de descongelamento de carne picada segundo a Norma IEC 705, Parágr. 18.3 (vide pág. 2). Virar ao contrário a carga, a meio do tempo programado. A carga a descongelar deve ser apoiada directamente sobre o prato giratório. Ulteriores informações, que incidem também sobre outros Testes de Rendimento preconizados pela Norma IEC 705, vêm indicadas na pequena tabela da pág. 2.
TIPO
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 38
PORTUGUÊS
3.2 AQUECIMENTO
O aquecimento da comida é uma função na qual o vosso forno de microondas evidencia toda a sua utilidade e eficácia. Em comparação com os métodos tradicionais, o uso das microondas permite uma evidente poupança de tempo e, portanto, também de energia eléctrica.
• Recomenda-se o aquecimento da comida (especialmente se congelada) a uma temperatura de pelo menos 70°C (deve escaldar!). Não será possível ingerir imediatamente a comida, porque demasiado quente, mas ter-se-á garantido a sua completa esterilização. Para aquecer comida pré-cozinhada ou congelada, observar sempre as seguintes regras:
• retirar a comida de invólucros metálicos;
• cobrir com película transparente (do tipo adequado a fornos de microondas) o papel oleado; deste modo, será preservado todo o sabor natural e o forno manter-se-á mais limpo; também é possível cobrir com um prato virado do avesso;
•se possível, mexer ou virar frequentemente, para acelerar e uniformizar o processo de aquecimento;
• seguir com muita cautela os tempos indicados na embalagem; ter presente que, em certas condições, os tempos indicados devem ser alongados.
• Os alimentos congelados devem ser descongelados antes de iniciar o seu aquecimento. Quanto mais baixa for a temperatura inicial do alimento, maior será o tempo necessário para o aquecer.
Atenção: alguns pratos podem também ser facilmente aquecidos recorrendo às receitas pré-memorizadas "Quick Menu"
(ver tabela na pág. 43).
3
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
QUANTIDADE
FUNÇÃO
NÍVEL DE
POTÊNCIA
DURAÇÃO
minutos
NOTAS/CONSELHOS
100 gr
50-70 gr
125 gr 240 gr
400 gr
400 gr
300 gr
400 gr 400 gr
300 gr
400 gr
400 gr
300 gr
300 gr
400 gr 400 gr
300 gr
180 cc 150 cc 100 cc 300 cc
180 cc 150 cc 100 cc 300 cc
“ “
“ “
“ “
“ “ “ “
“ “ “ “
450 450
850 850
850
850
850
850 850
850
850
850
850
850
850 850
850
850 850 850 850
850 850 850 850
4 - 5
0,5-0,10
0,15-0,20 0,30-0,35
4 - 6
4 - 6
3 - 5
5 - 7 5 - 7
4 - 6
6 - 8
5 - 7
3 - 5
8 - 10
6 - 8 7 - 9
4 - 6
2 - 2,30” 1,30” - 2 1,30” - 2
4 - 5
1,30” - 2 1 - 1,30” 1 - 1,30”
3 - 4
Colocar num prato. Para o chocolate em cubos, não é necessário mexer. Mexer a glace uma só vez.
Retirar a folha metálica da manteiga ou do iogurte. Aquecer o biberon sem a tetina e mexer, para uniformizar a temperatura. Verificar a temperatura do conteúdo antes de o servir ao bebé. Se o leite estiver com a temperatura ambiente, reduzir ligeiramente o tempo indicado. Se usar leite em pó, misturar muito bem, pois o pó residual poderia incendiar-se. Usar leite já esterilizado.
Referimo-nos a embalagens de quaisquer tipos de alimentos pré-cozinhados que se possam encontrar em comércio, que devam ser aquecidas a 70° C. Retirar a comida de eventuais coberturas metálicas e colocá-la directamente no prato sobre o qual se irá comer. Para um resultado óptimo, a comida deve ser sempre coberta.
Referimo-nos a doses de qualquer tipo de comida já cozinhada, a aquecer a 70°C. A comida deve ser colocada sobre o prato em que se irá comer, sempre coberta ou com película transparente ou com um prato virado do avesso.
Referimo-nos a qualquer tipo de comida a aquecer a 70°C, sem a retirar da embalagem; se esta for metálica, pôr a comida directamente sobre o prato em que se irá comer e aumentar os tempos de alguns minutos.
Retirar os alimentos crus das embalagens, colocá-los num recipiente adequado às microondas e cobri-los.
Quanto às doses de qualquer tipo de comida já cozinhada, a aquecer a 70°C, pôr a comida congelada no prato em que se irá comer e cobri-lo com outro prato do avesso, ou com um pírex. Assegurar-se de que a parte central esteja bem aquecida; se possível, mexer a comida.
Todas as bebidas devem ser mexidas após o aquecimento, para uniformizar a temperatura. Para o caldo, aconselhamos que se cubra com um prato virado do avesso.
Todas as bebidas devem ser mexidas após o aquecimento, para uniformizar a temperatura. Para o caldo, aconselhamos que se cubra com um prato virado do avesso.
TABELA DE TEMPOS DE AQUECIMENTO
39
TIPO
AMACIAMENTO DE ALIMENTOS
• Chocolate/glace
• Manteiga
ALIMENTOS À TEMPERATURA DO FRIGORÍFERO (5-8°C) e até 20-30°C
•Iogurte
• Biberon
ALIMENTOS PRÉ-COZINHADOS, À TEMPERATURA DO FRIGORÍFERO (temp. inicial 5-8°C)
• Embalagem de lasanhas ou de massa recheada
• Embalagem de carne com arroz e/ou verduras
• Embalagem de peixe e/ou arroz
• Prato de carne e/ou verduras
• Prato de massa, cannelloni ou lasanhas
• Prato de peixe e/ou arroz
ALIMENTOS CONGEL.S A AQUECER /COZINHAR (temp. inicial -18/-20°C)
• Embalagem de lasanhas ou massa recheada
• Embalagem de carne com arroz e/ou verduras
• Embalagem de peixe e/ou verduras, pré-cozinhados
• Embalagem de peixe e/ou verduras, crus
• Dose de carne e/ou verduras
• Doses de massa, cannelloni ou lasanhas
• Doses de peixe e/ou arroz
BEBIDAS VINDAS DO FRIGORÍFERO (5-8°C) – até cerca de 70°C
• uma tigela de água
• uma tigela de leite
• uma chávena de café
• um prato de caldo
BEBIDAS À TEMPERATURA AMBIENTE – de 20-30°C até cerca de 70°C
• uma tigela de água
• uma tigela de leite
• uma chávena de café
• um prato de caldo
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 39
PORTUGUÊS
3
3.3 - COZINHAR ENTRADAS E PRIMEIROS PRATOS
Os caldos e as sopas requerem, geralmente, uma menor quantidade de líquido porque, no forno a microondas, a evaporação é pouco significativa. O sal deve ser acrescentado só no fim da cozedura ou durante o período de repouso, pois é um desidratante.
Convém dizer, em abono da verdade, que o tempo necessário para cozer o arroz no forno a microondas (como sucede, aliás, também com a massa) é aproximadamente o mesmo que se leva com um fogão tradicional. A vantagem da preparação de um arroz no forno de microondas reside no facto de que não é necessário mexê-lo continuamente (basta fazê-lo 2-' vezes).
40
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
850 850
850
850
850
-
-
-
DURAÇÃO
minutos
8
12 12
8
12-15
30
40
45
•Lasanhas
•Gnocchi à romana
•Macarrão em empada
•Arroz
•Pizza
•Quic he Lorraine fresca
•Quiche Lorraine congelada
QUANTIDADE
FUNÇÃO
NÍVEL DE
POTÊNCIA
TEMPE-
RATURA
NOTAS/CONSELHOS
GRELHA A
USAR
1100 gr
600 gr
1500 gr
300 gr.
de arroz
800 gr
800 gr
550 gr
Tempos idóneos com massa crua. Se a massa é pré-cozida, bastam 8 min. de cozedura combinada MICRO-GRILL
Evitar mexê-los demais.
A massa deve ser cozida previamente, à parte
Os ingredientes devem ser postos, todos juntos, num recipiente adequado às microondas, e cobertos com película transparente (para 300 gr de arroz são precisos 750 gr de caldo, com as microondas à máxima potência por cerca de 12-15 minutos).
Estender a pizza sobre papel de ir ao forno, que por sua vez se deve apoiar a um fundo, liso e amovível, de forma para bolos. Pré-aquecer o forno a 200°C.
Usar uma forma para tartes com cabo (o forno deve ser preaquecido).
Assentar sobre o fundo de uma forma metálica (o forno deve ser preaquecido).
Nenhuma
Nenhuma
Nenhuma
Nenhuma
Baixa
Baixa
Baixa
-
-
-
-
-
200°C
160°C
190°
3.4 - COZINHAR CARNE
A cozedura está em relação directa com a dimensão e a homogeneidade dos alimentos a cozinhar: as espetadas cozinham-se mais depressa do que um assado, porque são constituídas por pedaços de carne mais pequenos e homogéneos. Para que os assados, o frango e as espetadas se mantenham tenros, aconselhamos que se lhes junte 1/2 copo de água no início da cozedura.
450
450
650 650 650 450 850 650
-
-
-
35-40
22-25
20 38-42 25-30 17-20 35-40 13-15 17-19
10-12
10-12
Assado (porco, vaca)
• Empadão
• Empadão
• Frango inteiro
• Frangos aos bocados
• Espetadas
• Goulasch
• Peitos de frango
• Escalopes de vitela ou febras de porco
• Salsichas frescas
• Hamburgers
1000 gr
800 gr
900 gr
1200 gr
850 gr 600 gr
1500 gr
500 gr
3 unidades
3 unidades
3 unidades
Deixar um pouco de gordura à volta, para evitar que seque. Não pôr muito tempero.
Amalgamar 500 gr de carne de vaca picada com ovos, presunto, pão ralado, etc. Acrescentar um fio de azeite e um pouco de vinho branco.
Ver nota
*
Picar a pele para fazer sair a gordura. Ver nota
**
Durante a cozedura, mexer uma vez.
Voltar, a meio da cozedura.
Cozinhar destapado e mexer 2-3 vezes.
Voltar, a meio da cozedura.
Preaquecer o forno por 3 min. Voltar a meio da cozedura, dado que a resistência do grill só irradia da parte de cima do forno.
Preaquecer o forno por 3 min. Voltar a meio da cozedura, dado que a resistência do grill só irradia da parte de cima do forno.
Preaquecer o forno por 3 min. Voltar a meio da cozedura, dado que a resistência do grill só irradia da parte de cima do forno
.
Baixa
Baixa
Nenhuma
Baixa Baixa
Baixa Nenhuma Nenhuma
Alta
Alta
Alta
190°C
180°C
­190°C 190°C 180°C
-
-
-
-
-
+
+
*
Estas indicações são idóneas para executar os Testes de cozedura de carne picada, segundo a Normativa IEC 705, Parágr. 17.3, Teste C. 1. Cobrir o recipiente com película transparente adequada para fornos de microondas e furada em alguns pontos. Ulteriores informações, também concernentes outros Testes de Rendimento segundo a Normativa IEC 705, estão integradas na pequena tabela da pág. 2.
**
Estas indicações são idóneas para executar os Testes de cozedura, segundo a Normativa IEC 705, Parágr. 17.3, Teste F. Ulteriores informações, também concernentes outros Testes de Rendimento segundo a Normativa IEC 705, estão integradas na pequena tabela da pág. 2.
TIPO
DURAÇÃO
minutos
QUANTIDADE
FUNÇÃO
NÍVEL DE
POTÊNCIA
TEMPE-
RATURA
NOTAS/CONSELHOS
GRELHA A
USAR
TIPO
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 40
PORTUGUÊS
3
41
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
850 850 850 850 850 850 850 850 850 850
850 850
­850 850 850 850 850 850 850 450 850
­850 850 850 450 450 850 850
9-10 11-12 11-12
7-8 7-8 7-8 7-8
9-10 11-12
10
8 7-8 6-7
9-11
8 6-7 6-7 5-6 6-7
10-11 12-13
10 9-10 9-11
13
10
8-9
25-30
40
25
7-8
•Espargos
•Alcachofras
•Feijão verde
•Brócolos
•Couves de Bruxelas
•Repolho branco
•Couve roxa
•Cenouras
•Couve-flor
•Couve-flor em bechamel
•Aipo
•Beringela
•Beringelas grelhadas
•Beringelas à parmesã
•Alho-porro
Cogumelos tipo "champignon"
•Cebolas
•Espinafres
•Ervilhas
•Funcho
•Tomates gratinados
•Pimentos
•Pimentos grelhados
•Pimentos recheados
•Batatas
•Batatas assadas (frescas)
•Batatas assadas (congeladas)
•Batatas gratinadas
•Courgettes
500 gr 300 gr 500 gr 500 gr 500 gr 500 gr 500 gr 500 gr 500 gr
1000 gr
500 gr 800 gr
4 fatias
1300 gr
500 gr 500 gr 250 gr 300 gr 500 gr 500 gr 800 gr 500 gr
4 quartos
1400 gr
500 gr 500 gr 900 gr
1100 gr
(totais)
500 gr
Cortar em pedaços de 2cm e cobrir
Cortar o pé e cobrir
Cortar em pedaços e cobrir
Dividir as várias "flores" e cobrir
Deixá-la inteira e cobrir
Deixá-la inteira e cobrir
Deixá-la inteira e cobrir
Cortar em pedaços iguais e cobrir
Cortar em pedaços e cobrir
Tempos para a couve-flor crua. Se for pré-
cozida, bastam 10' de combinado com grill
Dividir em pedaços e cobrir
Cortar em cubos e cobrir
Preaquecer por 3 min. Voltar a meio da cozedura
As beringelas podem ser previamente fritas ou grelhadas
Deixar inteiro e cobrir
Deixar inteiros e cobrir. Não precisam de água
Inteiras, de dimensões iguais. Não precisam de água
Cobrir depois de tê-los lavado e escorrido
Cobrir
Cortar aos quartos e cobrir
É preferível que sejam de dimensões iguais
Cortar aos bocados e cobrir
Preaquecer por 3 min. Voltar a meio da cozedura
Preferíveis, aqueles baixos e largos
Cortar em pedaços iguais e cobrir
Mexer 2-3 vezes
Mexer 2-3 vezes
Ver nota
*
Deixar inteiras e cobrir
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Nenhuma Nenhuma
Alta Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Alta Nenhuma
Nenhuma
Baixa Baixa Baixa
Nenhuma
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
­190°C 200°C 190°C
-
+
+
*
Estas indicações são idóneas para executar o Teste D de cozedura em combinado, segundo o Projecto de Normativa (3.a edição da
IEC 705) contido no documento IEC 53H/69/CD. Ulteriores informações, também a propósito de outros Testes de Rendimento segundo a Normativa IEC 705, são fornecidas na pequena tabela da pág. 2.
+
+
DURAÇÃO
minutos
QUANTIDADE
FUNÇÃO
NÍVEL DE
POTÊNCIA
TEMPE-
RATURA
NOTAS/CONSELHOS
GRELHA A
USAR
TIPO
3.5 - COZINHAR ACOMPANHAMENTOS E VERDURAS
As verduras cozinhadas no microondas conservam melhor a cor e o poder nutritivo do que quando cozinhadas da forma tradicional. Antes de iniciar a cozedura, lavem-nas e limpem-nas. As de maiores dimensões devem ser cortadas em pedaços uniformes. Por cada 500 gr de verdura, juntar cerca de 5 colheres de água (as verduras fibrosas requerem mais água). As verduras devem ser sempre cobertas com película transparente. Mexer pelo menos uma vez, a meio da cozedura, e acrescentar um pouco de sal só no fim. Atenção: os tempos de cozedura da tabela têm um valor meramente indicativo; foram estabelecidos em função do peso, da
temperatura inicial do alimento e, ainda, da sua consistência e estrutura.
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 41
PORTUGUÊS
3
42
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
5-7 7-9
8-10
5-7 7-9 7-9
30
3.6 - COZINHAR PEIXE
O peixe cozinha-se muito rapidamente, e com óptimos resultados. Pode-se temperar com uma pequena quantidade de manteiga ou de azeite (ou pode-se, até, não lhe juntar qualquer tempero). Cobrir com uma película transparente. Naturalmente, se se lhe tiver conservado a pele, esta deverá ser retalhada; os filetes devem ser dispostos de maneira uniforme. Não é aconselhável cozinhar-se o peixe panado com ovo.
850 850 850 850 850 850 250
•Filetes
•Postas pequenas
•Inteiro
•Inteiro
•Postas grandes
•Camarões
•Peixe no forno
300 gr 300 gr 500 gr 250 gr 400 gr 500 gr 600 gr
Cobrir com película
Cobrir com película
Cobrir com película
Cobrir com película
Cobrir com película
Cobrir com película
Juntar azeite, um dente de alho e uma gota de vinho branco. Não cobrir
Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma Nenhuma
Baixa
-
-
-
-
-
-
190°
3.7 - COZINHAR BOLOS E TORTAS
Para todo o tipo de preparação de bolos, é requerido o preaquecimento do forno até à temperatura indicada na tabela. Só depois de ter alcançado a temperatura pré-programada (assinalada por 5 beeps) é que se poderá inserir o
bolo no forno.
25-30
35-40
55
90
40
40
16
8
30
250
450
-
-
-
-
850
850
150
•Torta de amêndoas
•Torta Quark
•Tarte de compota
•Plum cake
•Torta margherita
•Torta de nozes
•Egg custard
•Sponge cake
•Sponge cake
1100 gr
1500 gr
700 gr
950 gr
700 gr
650 gr
750 gr
475 gr
710 gr
Usar uma forma tipo pírex
Usar uma forma tipo pírex
Usar uma forma metálica
Usar um molde rectangular
Usar uma forma metálica
Usar uma forma metálica
Ver notas
*
Ver notas
*
Ver notas
**
Baixa
Baixa
Baixa
Baixa
Baixa
Baixa
Nenhuma
Baixa
Baixa
170°C
170°C
160°C
160°C
160°C
160°C
-
-
170°C
*
Estas indicações são idóneas para a execução dos Testes de Cozedura preconizados pela Normativa IEC 705, parágr. 17.3 — respectivamente, os Testes A e B. Ulteriores informações, também a propósito de outros Testes de Rendimento segundo a Normativa IEC 705, são fornecidas na pequena tabela da pág. 2.
**
Estas indicações são idóneas para a execução do Teste E de cozedura em combinado, de acordo com o Projecto de Normativa (3.a edição da IEC 705) contido no Documento IEC59H/69/CD. Recordar-se de preaquecer o forno na função de “só ventilado”, com a grelha baixa inserida. Ulteriores informações, também a propósito de outros Testes de Rendimento segundo a Normativa IEC 705, são fornecidas na pequena tabela da pág. 2.
DURAÇÃO
minutos
QUANTIDADE
FUNÇÃO
NÍVEL DE
POTÊNCIA
TEMPE-
RATURA
NOTAS/CONSELHOS
GRELHA A
USAR
TIPO
DURAÇÃO
minutos
QUANTIDADE
FUNÇÃO
NÍVEL DE
POTÊNCIA
TEMPE-
RATURA
NOTAS/CONSELHOS
GRELHA A
USAR
TIPO
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 42
PORTUGUÊS
CONSELHOSQUE SE PODE FAZER
3
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
3.8 - AQUECER/COZINHAR USANDO OS BOTÕES DE "QUICK MENU"
Os botões de "Quick Menu" são cinco programas diversos, com tempos de cozedura, nível de potência do forno e temperatura "pré-memorizados"; permitem obter óptimos resultados para os pratos descritos na tabela que segue.
BOTÃO
(10)
Beverages
• Carregar 1 vez
• Carregar 2 vezes
• Carregar 3 vezes
• Carregar 4 vezes
• Aquecer uma chávena de café (60 cc) partindo da temperatura ambiente
• Aquecer 2 chávenas de café ou uma tigela (120 cc), partindo da temperatura ambiente
• Aquecer uma tigela grande (200 cc) partindo da temperatura do frigorífero
• Aquecer um prato de sopa (300 cc) partindo da temperatura do frigorífero
Depois de ter aquecido o líquido, mexer bem para uniformizar a temperatura
(8) Jacket potatoes
• Carregar 1 vez
• Carregar 2 vezes
• Carregar 3 vezes
• Cozinhar 200 gr de batatas
• Cozinhar 400 gr de batatas
• Cozinhar 600 gr de batatas
Lavar bem as batatas com a casca, picá-las e pô-las então sobre o prato giratório. Servem-se temperadas com queijo ou manteiga.
Atenção: no fim destes aquecimentos, a comida e os recipientes podem estar muito quentes. Usar pegas ou luvas de ir ao forno.
• Aquecer 100 gr de comida, a partir da temp. do frigorífero
•Aquecer 250 gr de carne, ou de carne + verdura, a partir da temp. do frigorífero
Indicado para doses de comida já cozinhada, conservada no frigorífero no prato em que depois se comerá. A
comida não deve nunca ser coberta.
No caso de pratos pré-cozinhados embalados, tirar a comida das formas/embalagens e colocá-la numa travessa.
Atenção: no fim destes aquecimentos, a comida e os recipientes podem estar muito quentes. Usar pegas ou luvas de ir ao forno.
• Aquecer 1 pizza congelada de 300 gr
• Aquecer uma embalagem (máx. 300 gr) de comida pronta congelada, ou um máx. de 300 gr de comida pré-cozinhada congelada (por ex., carne ou acompanhamentos)
• Aquecer uma embalagem (máx. 550 gr) de comida pronta congelada, ou um máx. de 550 gr de comida pré-cozinhada congelada (por ex., carne ou acompanhamentos)
Colocar a pizza directamente sobre a grelha baixa Colocar a embalagem sobre o prato giratório, tendo o cuidado de remover eventuais coberturas (papel de celofane, saquinhos). Se a embalagem não for apropriada para microondas (por ex., formas metálicas), tirar a comida da embalagem e pô-la numa travessa. Aquecer pondo-a sobre o prato giratório, não coberta.
(7) Pop corn
• Carregar 1 vez • Cozinhar uma embalagem de pop corn para
microondas, de 100 gr.
Seguir atentamente as instruções impressas na embalagem e colocar esta sobre o prato giratório.
(11) Ready meals - comida pronta, vinda da temperatura do frigorífero (5-8°C)
43
• Carregar 1 vez
• Carregar 2 vezes
(9) Pizza e pratos pré-cozinhados congelados
• Carregar 1 vez
• Carregar 2 vezes
• Carregar 3 vezes
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 43
PORTUGUÊS
NOTAS/CONSELHOS
Voltar a carne, após 15 minutos. No final, deixar a repousar 15 minutos.
Separar os pedaços de carne durante o descongelamento. No final, deixar em repouso por 15 minutos.
No fim, deixar a repousar 5-10 minutos. No fim, deixar a repousar 5-10 minutos.
3
3.9 COZINHAR SIMULTANEAMENTE EM DOIS PLANOS
Utilizando a grelha separadora média (H) na função de "só microondas" ou de descongelamento automático, é possível descongelar, aquecer e cozinhar ao mesmo tempo diversos tipos de comida,
colocados em dois planos distintos. O especial sistema de dupla emissão das microondas permite, na verdade, a optimização na distribuição da energia. Quando se quiser cozinhar dois pratos ao mesmo tempo, bastará ter presentes estas simples regras básicas:
44
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
1. Os tempos de cozedura dos pratos cozinhados ao mesmo tempo são diversos dos dos pratos cozinhados isoladamente. Verificar sempre, portanto, a seguinte tabela de referência.
2. Ter o cuidado de colocar sempre sobre a grelha separadora média (H) a comida que precisa de menos tempo de cozedura: será, assim, mais fácil tirar primeiro o recipiente que está na parte de cima, tirar em seguida a grelha e completar, por fim, a cozedura da comida do plano inferior.
3. Respeitar ss indicações e os conselhos das tabelas; em especial, ver se os alimentos a aquecer foram efectivamente bem aquecidos, antes de os tirar do forno.
Batatas
(por cima)
Goulash
(por baixo)
24 min
48 min
Tempos de cozedura simultânea
Batatas
Goulash
10 - 14 min 35 - 40 min
Tempos de cozedura para pratos isolados
Prato superior (tempo menor)
Prato inferior (tempo mais longo)
Grelha separadora média
Prato giratório
QUANTIDADE
gramas
500 500
500 500
450 500
22 22
26 26
24 24
•Carne picada
•Carne picada
•Frango em pedaços
•Jardineira
•Couve-flor
•Peixe inteiro
TIPO
POS. DO RECIPIENTE
FUNÇÃO
DURAÇÃO
minutos
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
TEMPOS DE DESCONGELAMENTO
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 44
PORTUGUÊS
3
45
CAPÍTULO 3 - USO DO FORNO: SUGESTÕES E TABELAS DE TEMPOS
Cobrir o alimento com película transparente. Cobrir o alimento com película transparente.
Cobrir o alimento com película transparente. Cobrir o alimento com película transparente.
Cobrir o alimento com película transparente. Cobrir o alimento com película transparente.
150 250
500 500
150
50
850 850
850 850
850 850
8 8
11 11
8
10
•Dose de carne
•Dose de verdura
• Prato de lasanhas
•Prato de lasanhas
•Dose de carne
•Prato de lasanhas
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
Cortar em pedaços iguais e cobrir com película Cortar em pedaços iguais e cobrir com película
Cortar em pedaços iguais e cobrir com película Cortar em pedaços iguais e cobrir com película
Cobrir com película. Após 15', tirar a grelha. Deixá-las inteiras e cobrir com película
Cobrir com película. Após 13', tirar a grelha. Deixá-las inteiras e cobrir com película
Cobrir com película. Cobrir com película.
Cortar em pedaços iguais e cobrir com película Após 24', tirar a grelha. Mexer 2-3 vezes
Cobrir com película e mexer 2 vezes Deixá-la inteira e cobrir com película
Cobrir com película Cobrir com película
Se necessário, voltar a meio da cozedura Cobrir com película
Mexer 1-2 vezes Mexer 1-2 vezes
Mexer 2-3 vezes Virar a meio da cozedura
500 500
500 500
400 475
200 475
200 200
500
1500
300 500
500 500
500 500
300 300
700 700
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
850 850
24 24
20 20
15 18
13 17
13 13
24 48
24 24
22 22
34 34
24 24
40 40
•Batatas
•Batatas
•Cenouras
•Cenouras
•Peixe às postas
•Courgettes
•Peixe inteiro
•MANCA
•Peixe inteiro
•Peixe inteiro
•Batatas
•Goulash
•Arroz
• Repolho branco
•Ervilhas
•Couves de Bruxelas
•Empadão
•Batatas
•Salsichas frescas
•Salsichas frescas
•Jardineira
•Lombo de porco
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
por cima
por baixo
NOTAS/CONSELHOS
QUANTIDADE
gramas
TIPO
POS. DO RECIPIENTE
FUNÇÃO
DURAÇÃO
minutos
NOTAS/CONSELHOS
QUANTIDADE
gramas
TIPO
POS. DO RECIPIENTE
FUNÇÃO
DURAÇÃO
minutos
TEMPOS DE COZEDURA
TEMPOS DE AQUECIMENTO
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 45
PORTUGUÊS
46
CAPÍTULO 4: MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Antes de qualquer operação de limpeza, retirar sempre a ficha da tomada e esperar que o aparelho arrefeça.
Graças ao esmalte especial com que foi revestido o interior do vosso forno, o qual não retém salpicos ou bocados de comida, a limpeza demonstra-se particularmente simples. Manter, também, sempre limpo de gorduras ou salpicos de unto o tampo de saída das microondas (C).
Não usar detergentes abrasivos, palha de aço ou utensílios de metal aguçados, quando se limpa a superfície externa do forno. Além disso, ter muito cuidado para que a água ou o detergente líquido não penetrem nas aberturas de saída do ar e dos vapores, situadas na parte superior do aparelho. Recomenda-se ainda que não se use álcool, detergentes abrasivos e detergentes à base de amoníaco, na limpeza das superfícies interna e externa da porta.
Para assegurar um fechamento perfeito, manter sempre limpo o lado interno da porta, evitando que sujidade e restos de comida fiquem entalados entre a porta do forno e o seu batente.
Limpar regularmente os orifícios de entrada do ar, situados na parte posterior do aparelho, de modo que, com o passar do tempo, não fiquem obstruídos pelo pó e por depósitos de sujidade.
Periodicamente, será necessário extrair o prato giratório (I) e o seu respectivo suporte (L) para os limpar, e para limpar também o fundo do forno.
Lavar o prato giratório em água misturada com um sabão neutro (o que também se pode fazer na máquina de lavar louça).
Não mergulhar o prato giratório em água fria, logo após este ter sofrido um aquecimento prolongado: o elevado choque térmico poderia rachá-lo.
O motor do prato giratório está hermeticamente fechado. No entanto, quando se procede à limpeza do fundo, convém prestar atenção a que a água não se infiltre por debaixo do perno do prato giratório (D).
4.1 LIMPEZA
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 46
4.2 MANUTENÇÃO
Se algo parece não funcionar, ou se se verificar algum defeito no funcionamento do aparelho, dirigir-se ao Serviço de Assistência autorizado pelo fabricante. Em qualquer caso, antes de consultar os nossos técnicos, convém efectuar os seguintes controlos, extremamente simples:
4
47
CAPÍTULO 4: MANUTENÇÃO
PORTUGUÊS
CAUSA/SOLUÇÃO
•A porta não está devidamente fechada
•A ficha não está bem inserida na tomada
•A tomada não transmite corrente (inspeccionar os fusíveis da casa).
Quando se cozinham alimentos que contêm água, é inteiramente normal que o vapor que se produz dentro do forno saia e se condense no interior do forno, na prateleira de cozedura ou na ombreira da porta.
•Não acender o forno sem comida lá dentro, nas cozeduras a microondas e combinadas.
Não usar recipientes metálicos nas cozeduras acima referidas, nem saquinhos ou embalagens com grampos metálicos.
Seleccionar a função correcta, ou aumentar o tempo de cozedura
•A comida não foi descongelada completamente, antes da cozedura.
Seleccionar a função correcta, ou diminuir o tempo de cozedura.
Mexer a comida durante a cozedura. Ter presente que a comida se cozinha melhor se for cortada em bocados de dimensões uniformes.
•O prato giratório ficou bloqueado.
PROBLEMA
O aparelho não funciona
Condensação na superfície de apoio, dentro do forno ou à volta da porta
Faíscas no interior do forno
Os alimentos não aquecem, ou não se cozem o bastante
A comida queima-se
A comida não se coze toda por igual
NOTA: Caso se avarie a lâmpada de iluminação do forno, é possível continuar a utilizar o aparelho sem
problemas. Para a substituição da lâmpada, dirigir-se a um Centro de Assistência autorizado.
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 47
48
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 48
1.2 DADOS TÉCNICOS
CONSUMO ENERGÉTICO (Normas CENELEC HD 376) Para alcançar os 200° C 0,3 kWh Para manter uma temperatura de 200° por 1 hora 1,1 kWh Consumo total 1,4 kWh
Para outros dados, consultar a placa das características inserida na parte de trás do aparelho. Este aparelho está conforme com as Directivas CEE 89/336 e 92/31 sobre a Compatibilidade Electromagnética, e com a Directiva 89/109/CEE sobre os materiais em contacto com os alimentos.
1
49
CAPÍTULO 1 – GERAL
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 49
1.3 INSTALAÇÃO E LIGAÇÃO ELÉCTRICA
1) Após ter extraído o forno da embalagem, retirar a protecção que cobre o prato rotativo (I), o
respectivo suporte (L) e todos os acessórios. Verificar se o perno do prato giratório (D) está correctamente inserido na cavidade a tal predisposta, ao centro do prato giratório.
2) Limpar o interior com um pano húmido e macio.
3) Certificar-se de que não haja danos devidos ao transporte e, especialmente, de que a porta se abra e feche perfeitamente.
4) Colocar o aparelho sobre uma superfície plana e estável, à altura de pelo menos 85 cm, fora do alcance das crianças, pois a porta pode atingir temperaturas elevadas, durante a cozedura.
5) Após ter colocado o aparelho sobre a superfície em que ficará instalado, verificar que fique uma folga de
cerca de 5 cm entre o aparelho e a parede (ou paredes, se as houver também laterais) e um espaço livre de 20 cm, pelo menos, por cima do forno (fig. 5).
6) Não obstruir as tomadas de ar. Muito particularmente, não colocar nenhum objecto sobre o forno e certificar-se de que as aberturas para a saída do ar e dos vapores (situadas em cima, por debaixo e/ou por detrás do aparelho) se mantenham SEMPRE DESIMPEDIDAS (fig. 6).
7) Colocar o suporte (L) no centro da base circular e inserir o prato giratório (I). O perno (D) deve ser atarrachado, então, no furo a tal predisposto, ao centro do prato giratório.
8) Ao ligar o aparelho pela primeira vez, é possivel que por um período de 10 min. aproximadamente o mesmo produza um odor de “novo” e um pouco de fumo. Isto é completamente normal, e é causado pela presença de substâncias protectivas que foram aplicadas às resistências.
NOTE BEM: não colocar o forno sobre alguma outra fonte de calor, e nem sequer perto dela (por exemplo, sobre o frigorífero) (fig. 7).
9) Ligar o aparelho apenas a tomadas com uma potência mínima de 16A. Verificar ainda se o interruptor geral da casa tem uma potência de pelo menos 16A, a fim de impedir que o mesmo se desligue repentinamente durante o funcionamento do forno.
10) Antes de passar à utilização do seu microondas, certificar-se de que a tensão de rede seja idêntica àquela gravada na placa de características técnicas do aparelho, e de que a tomada de corrente possua uma eficiente
ligação à terra: o Fabricante declina qualquer responsabilidade consequente à falta de cumprimento desta norma de segurança.
1.4 ACESSÓRIOS INCORPORADOS
GRELHA BAIXA Função de uso exclusivo do forno ventilado:
para todos os tipos de operações culinárias tradicionais e, em especial, para a preparação de bolos.
GRELHA ALTA Função de uso exclusivo do grill:
para todos os tipos de grelhados.
1
50
CAPÍTULO 1 – GERAL
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 50
PRATO GIRATÓRIO
O prato giratório é utilizado em todas as funções.
GRELHA MÉDIA SEPARADORA
Para todos os tipos de operações culinárias que se desenvolvam SIMULTANEMENTE em dois planos (por exemplo: grandes porções de um alimento, ou de alimentos distintos). Ver instruções na pág. 44.
1
51
CAPÍTULO 1 – GERAL
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 51
Função Combinada microondas + forno ventilado:
pÏara cozinhar rapidamente carne, batatas e alguns bolos que levedam.
1
52
CAPÍTULO 1 – GERAL
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 52
1.5 RECIPIENTES A UTILIZAR
Na função de "Só microondas" e nas outras em que há combinação com microondas, podem-se usar todos os tipos de recipientes de vidro (melhor, se pírex), cerâmica, porcelana ou barro, desde que não tenham decorações ou outros elementos em metal (filetes dourados, pegas, pés). Também é possível utilizar os recipientes de plástico resistentes ao calor mas somente para cozinhar em “Só microondas”. No entanto, se existirem dúvidas sobre a utilização podereis efectuar esta simples prova: introduzir o recipiente vazio no forno durante 30 segundos ao nível máximo de potência (função “Só microondas”). Se o recipiente ficar frio ou se só aquecer ligeiramente quer dizer que é adequado para cozinhar em microondas. Se, pelo contrário, ficar muito quente (ou se provocar faíscas), o recipiente não é adequado. Para aquecimentos rápidos, podem-se utilizar como base de apoio guardanapos de papel, tabuleiros de cartão e pratos de plástico "descartáveis". Quanto a forma e dimensões dos mesmos, é indispensável que permitam a correcta rotação do prato giratório. São inadequados para a cozinha a microondas todos os recipientes em metal, madeira, palhinha e cristal. Convém recordar que, uma vez que as microondas aquecem a comida mas não os recipientes, é possível cozinhar a comida directamente no prato de servir à mesa, evitando assim o uso — e a consequente limpeza — de panelas. Deve-se ter presente, contudo, que é possível que sejam os próprios alimentos, muito quentes, a transmitir o seu calor ao prato, pelo que será conveniente o uso de pegas. Se o forno estiver colocado nas funções de "Só forno ventilado" ou "Só grill", podem-se utilizar todos os tipos de recipientes de levar ao forno. Em qualquer caso, convém ater-se às indicações da seguinte tabela:
1
53
CAPÍTULO 1 – GERAL
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 53
Travagem do prato giratório, para recipientes de grandes dimensões
Para que se possam utilizar recipientes rectangulares de grandes dimensões (que não poderiam rodar dentro do forno), basta travar a rotação do prato giratório (I) extraindo o perno do mesmo (D), como indicado nas figuras abaixo.
Atenção: esta operação SÓ É POSSÍVEL na função de "Só forno ventilado".
Convém ter também presente que nessas condições, para garantir resultados satisfatórios, é necessário mexer a comida e fazer girar manualmente o recipiente, por várias vezes, durante a operação de cozedura.
1.6 REGRAS FUNDAMENTAIS PARA UMA CORRECTA COZEDURA A MICROONDAS
1) Uma das principais operações a efectuar é a de mexer várias vezes os alimentos durante a cozedura:
tornar-se-á, assim, mais homogénea a sua temperatura, reduzindo-se, consequentemente, o tempo de cozedura.
2) É também aconselhável voltar a comida durante a cozedura.
3) Alimentos com pele, invólucro ou casca (por exemplo: maçãs, batatas, tomates, salsichas, peixe) devem
ser picados em vários pontos com um garfo, de modo a que o vapor possa sair e a pele ou casca não estalem (fig. 8).
4) Quando se cozinham simultaneamente várias doses da mesma comida — por exemplo, de batatas
cozidas —, convém dispô-las em anel numa forma de pírex, para obter uma cozedura uniforme (fig.
9).
5) Para reduzir a formação de condensação dentro do forno, sobre a superfície de apoio do mesmo ou em
volta da porta, cobrir a comida com película transparente, papel plastificado, tampas de vidro ou, simplesmente, um prato virado do avesso. Para mais, os alimentos com elevado teor de água cozem melhor quando estão cobertos. Cobrir os alimentos permite, ainda, manter o interior do forno mais limpo. Usar película transparente adequada a fornos de microondas.
6) Quando se põem em acção as funções de "Só microondas" ou as "Combinadas", não se deve de
modo algum pré-aquecer ou pôr o forno em funcionamento sem nada lá dentro, uma vez que tais procedimentos podem dar origem a faíscas e danificar o aparelho.
7) Não cozinhar ovos dentro da casca (fig. 10): a pressão que se forma no interior poderia fazer
rebentar o ovo, inclusivamente após ter-se concluído a operação culinária. Não reaquecer ovos já cozinhados, a não ser que se trate de ovos mexidos.
8) Antes de aquecer ou cozinhar no forno alimentos embalados ou hermeticamente fechados, não se esquecer
de os abrir. Caso contrário a pressão dentro do invólucro tornar-se-ia insustentável, fazendo-o rebentar — o que poderia vir a suceder, inclusivamente, após a conclusão da cozedura.
1
54
CAPÍTULO 1 – GERAL
PORTUGUÊS
mw 665 portoghese copia 18-01-2002 15:03 Pagina 54
Loading...