Delonghi MW 533 User Manual [pt]

4
Ler com atenção as seguintes instruções e conservar para futuras consultas. N.B. : Este forno foi concebido para descongelar, aquecer e cozinhar alimentos em casa.
Não deve ser utilizado para outros fins, nem deve ser modificado ou manuseado de nenhuma maneira.
1) ATENÇÃO: Se a porta ou as borrachas estiverem danificadas, o forno não deve ser usado até que um técnico especializado (instruído pelo fabricante ou pelo Serviço de Clientes do vendedor) tenha executado a sua reparação.
2) ATENÇÃO: É perigoso para quem não tenha uma preparação específica efectuar trabalhos de manutenção e reparação que obriguem a remoção de protecções contra a exposição às microondas.
3) ATENÇÃO: Não aquecer líquidos ou outros alimentos em recipientes herméticos os quais poderão explodir. Não cozinhar nem aquecer ovos com a casca no microondas pois poderão explodir, mesmo depois de cozinhados.
4) ATENÇÃO: Sem adequada supervisão, o uso deste aparelho não deveria ser permitido a crianças ou pessoas inábeis. Não deixar as crianças brincarem com o aparelho Consentir o uso do forno pelas crianças sem vigilância apenas depois de lhes ter sido ensinado como utilizar o forno em segurança e que as mesmas tenham compreendido os perigos ligados a uma utilização inadequado.
5) Não tentar pôr o forno a funcionar com a porta aberta, violando os dispositivos de segurança.
6) Não pôr o forno a funcionar no caso em que tenham ficado objectos entalados entre a parte frontal do forno e a porta. Manter sempre limpa a parte interna da porta (C) usando um pano húmido e detergentes não abrasivos. Não deixar acumular sujidade ou resíduos de alimentos entre a parte frontal do forno e a porta.
7) Não pôr o forno a funcionar se o cabo de alimentação ou a ficha estiverem danificados pois poderão provocar choques eléctricos. Se o cabo de alimentação estiver danificado, o mesmo deve ser substituído pelo Fabricante ou pelo seu Serviço de Assistência Técnica ou, como quer que seja, por uma pessoa que possua uma qualificação análoga, de forma a prevenir qualquer risco.
8) Se sair fumo do forno, desligar o aparelho ou desligar a ficha da tomada de corrente sem abrir a porta para sufocar as chamas.
9) Utilizar exclusivamente utensílios para fornos a microondas. Para evitar aquecimento excessivo, com o consequente risco de incêndio, é aconselhável controlar o forno quando si cozinham alimentos em recipientes de usar e deitar fora em plástica, cartão ou noutro material inflamável ou quando se aquecem pequenas quantidades de alimentos.
10)Não colocar o prato giratório em água quando está muito quente. A diferença de temperatura provocaria a sua ruptura.
11)Quando se utilizam as funções “Só MICROONDAS” não se deve aquecer previamente o forno (sem alimentos) nem acendê-lo quando está vazio pois podem provocar-se faíscas.
12)Antes de utilizar o forno, verificar se os utensílios e os recipientes são específicos para microondas (consultar a secção “RECIPIENTES A SEREM USADOS”)
PRECAUÇÕES
P
13)O aparelho aquece durante o uso. Não tocar nos elementos aquecedores dentro do forno.
14)Durante o aquecimento de líquidos (água, café, leite, etc.) é possível que, por efeito da ebulição retardada, o conteúdo comece repentinamente a ferver e transborde violentamente, provocando queimaduras. Para evitar essa situação, antes de iniciar o aquecimento de líquidos, é necessário introduzir uma colher de plástico ou uma vareta de vidro dentro do recipiente. Pegar sempre com muito cuidado no recipiente.
15)Não aquecer licores com graduação alcoólica elevada nem grandes quantidades de óleo pois podem incendiar-se.
16)Após o aquecimento de alimentos para recém-nascidos (contidos em biberões ou em boiões), agitar ou mexer o conteúdo e verificar a temperatura antes do consumo, para evitar queimaduras. Também é aconselhável agitar ou mexer os alimentos para garantir una temperatura homogénea. Quando se utilizam esterilizadores para biberões adquiridos no comércio, antes de acender o forno deve-se verificar SEMPRE se o recipiente tem a quantidade de água indicada pelo fabricante.
5
Podem-se utilizar todos os recipientes de vidro (melhor se pirex), cerâmica, porcelana, terracota, à condição que não tenham decorações ou partes em metal (filetes dourados, asas, pezinhos). Também é possível utilizar os recipientes de plástico resistentes ao calor mas somente para cozinhar em “Só MICROONDAS”. No entanto, se existirem dúvidas sobre a utilização podereis efectuar esta simples prova: introduzir o recipiente vazio no forno durante 30 segundos ao nível máximo de potência (função “Só MICROONDAS”). Se o recipiente ficar frio ou se só aquecer ligeiramente quer dizer que é adequado para cozinhar em microondas, Se, pelo contrário, ficar muito quente (ou se provocar faíscas), o recipiente não é adequado. Para aquecimentos breves podem ser usados como base guardanapos, bandejas de papelão e pratos de plástico descartáveis. No que diz respeito à forma e dimensão, é indispensável que estas permitam a correcta rotação. Para utilizar recipientes rectangulares
de grandes dimensões (que não poderiam girar no interior da cavidade), basta bloquear a rotação do prato rotativo (D) retirando o pino do prato (B) da sua sede. Lembrar-se que nestas condições, para garantir resultados satisfatórios, é necessário misturar o alimento e girar o recipiente várias vezes durante a cozedura.
Não são apropriados para a cozedura a microondas os recipientes de metal, madeira, junco e cristal.
É oportuno recordar que, visto que as microondas aquecem o alimento e não o recipiente, é possível cozer o alimento directamente no prato rotativo e evitar, assim, o uso e a limpeza de panelas.
Deve-se ter presente, contudo, que é possível que sejam os próprios alimentos, muito quentes, a transmitir o seu calor ao prato, pelo que será conveniente o uso de pegas. Em qualquer caso, convém ater-se às indi­cações da seguinte tabela:
RECIPIENTES A SEREM USADOS
Recipientes de plástico
para
microondas
SIM SIM SIM
Cháven
as de
papel*
SIM SIM
NÃO
Pratos
de
papel*
SIM SIM
NÃO
Papel de
perga­minho*
SIM SIM
NÃO
Bandeja
de
papel*
SIM SIM
NÃO
Recipien­tes metá-
licos
NÃO NÃO NÃO
Recipientes
com
detalhes
em metal
NÃO NÃO NÃO
Folhas
especiais
para
assados
SIM SIM SIM
Descongelação
Aquecimento
Cozedura
Recipien-
tes de
terracota
SIM SIM SIM
Porce-
lana
SIM SIM SIM
Cerâ-
mica
SIM SIM SIM
Vidro
SIM SIM SIM
* Se o tempo for muito longo, é possível que se incendeiem.
6
INSTALAÇÃO
Conectar o aparelho somente em tomadas de corrente com capacidade de pelo menos 10A. Antes de utilizar o aparelho, verificar que a ten­são da rede seja aquela indicada na placa do aparelho e que a tomada de corrente seja
conectada a uma ligação à terra eficiente: o Fabricante declina toda e qualquer responsa­bilidade derivante da inobservância desta norma.
1) Depois de ter retirado o forno da embalagem, verificar que o pino do prato rotativo (B) esteja encaixado correctamente na sua sede. Posicionar a base do prato rotativo (E) na parte central do fundo da cavidade do forno e apoiar sobre esta o prato rotativo (D). O pino (B) deve encaixar-se na respectiva sede do prato rotativo.
2) Verificar que não existam danos causados pelo transporte e, especialmente, que a porta se abra e se feche perfeitamente.
3) Posicionar o aparelho sobre um plano de modo que
permaneça um espaço de aproximadamente 5 cm entre as superfícies do aparelho e as paredes laterais e a parte posterior, e um espaço livre de pelo menos 20 cm sobre o forno (ver fig. 1).
4) Nunca obstruir as grelhas de entrada de ar. Em particular, não apoiar nada sobre o forno e verificar que as grelhas de saída de ar e vapores (que se encontram sobre, sob ou atrás do aparelho) estejam SEMPRE LIVRES (ver Fig. 2 e Fig.
3).
5) NÃO remover a película transparente colada no interior da porta
20 cm
5 cm
fig. 1
CONEXÃO ELÉCTRICA
MODELO COM CAVIDADE DE 23 L
Dimensões externas (LxAxP) 508x305x414 Dimensões internas (LxAxP) 350x215x330 Peso aproximativo 16 kg. Diâmetro do prato rotativo 31,4 cm Lâmpada do forno 20 W
MODELO COM CAVIDADE DE 17 L
Dimensões externas (LxAxP) 458x295x380 Dimensões internas (LxAxP) 300x206x284 Peso aproximativo 14 kg. Diâmetro do prato rotativo 24,5 cm Lâmpada do forno 20 W
DADOS TÉCNICOS
AMBOS OS MODELOS
Para ulteriores dados técnicos, consultar a placa de características anexada na parte posterior do aparelho. Este aparelho está em conformidade com as Directivas CEE 89/336 e 92/31 em relação à Compatibilidade
Electromagnética.
fig. 2
fig. 3
saída de ar
entrada de ar
saída de ar
entrada de ar
saída de ar
7
DESCRIÇÃO DOS COMANDOS
BOTÃO POTÊNCIA MICROONDAS
girar o botão de acordo com a potência desejada.
BOTÃO DO TIMER
ESTE BOTÃO DÁ INÍCIO A TODAS AS OPERAÇÕES. Girar no sentido horário de 1 a 30 minutos, ao terminar o tempo, o forno se desliga e emite um sinal acústico.
COMO OBTER OS MELHORES RESULTADOS DO SEU FORNO
Que potência escolho?
O que quero fazer ?
Potência
• Descongelar
Potência
• Derreter manteiga e amaciar queijos
• Cozer doces
Potência
• Cozer carne
Potência
• Cozer fruta
• Cozer verdura
• Cozer peixe
• Cozer arroz, sopa
• Aquecer todos os alimentos já cozidos ou congelados
Potência
•Manter quentes os alimentos
Pag.
9
12
9
12
9 14 18
9
16
9 18 17 16 18 14
ou
POTÊNCIA
• Descongelar, aquecer, cozer em duas alturas simultaneamente
Somente microondas com PRATO DISTANCIADOR (Não para todos os modelos).
10 11
Em alguns modelos a potência fornecida máxima em Watt é indicada também no símbolo ao lado, presente na portinha.
A potência desenvolvida em watt do seu forno encontra-se na placa de dados na parte posterior do aparelho, no item MICRO OUTPUT. Ao consultar as tabelas, tomar como referência a potência do seu forno. Vai ser útil ao consultar as receitas para o forno de microondas disponíveis no comércio.
Os níveis de potência intermediários disponíveis estão indicados na página. Estas informações lhes serão úteis para consultar os livros de receitas para microondas que se encontram no comércio.
23 lt 17 lt
90w
135w
315w
450w
650w
900w
70w
105w
245w
350w
490w
700w
8
1) A cozedura é extremamente ligada ao tamanho e homogeneidade dos alimentos a serem cozidos:
carne à jardineira coze mais rapidamente que um assado porque tem pedaços de carne menores e homogéneos. Para programar correctamente os tempos, lembrar-se que tendo como referência as tabelas das páginas seguintes, aumentando a quantidade de alimento, o tempo de cozedura também aumenta em proporção e vice-versa. É importante respeitar os tempos de “repouso”: por tempo de repouso entende-se o tempo durante o qual o alimento deve ser deixado repousar depois da cozedura para permitir uma ulterior difusão da temperatura no interior do mesmo. A tempera­tura das carnes, por exemplo, aumentará de aproximadamente 5 - 8°C durante o tempo de repou­so. Os tempos de repouso podem ser obtidos mesmo fora do forno.
2) Uma das principais operações a ser feita é misturar várias vezes durante a coze­dura: serve para tornar as temperaturas mais uniformes e, consequentemen­te, reduzir o tempo de cozedura.
3) É aconselhável também virar o alimento durante a cozedura: isto vale principalmente para a carne tanto em pedaços grandes (assados, fran­gos inteiros,...) como em pedaços pequenos (bifes, peito de frango,...).
4) Alimentos com pele ou casca (por exemplo: maçãs, batatas, tomates,
salsicha, peixe) devem ser furados em vários pontos com um garfo de modo que o vapor possa sair e a pele ou a casca não rebente (Fig. 4).
5) Se se cozem várias porções do mesmo alimento, por exemplo, batatas cozidas, colocá-las em forma de anel em um prato de pirex para ter uma cozedura uniforme (fig. 5).
6) Menor é a temperatura na qual o alimento é colocado no forno a microon­das e maior é o tempo necessário. O alimento com temperatura ambiente cozerá mais rapidamente que o alimento com temperatura de frigorífico.
7) Efectuar as cozeduras colocando sempre o recipiente no centro do prato rotativo.
8) A formação de condensação no interior do forno e na zona de saída de ar é perfeitamente nor­mal. Para reduzi-la, cobrir o alimento com película transparente, papel plastificada, tampas de vidro ou simplesmente um prato virado para baixo. E os alimentos com grande conteúdo de água cozem melhor se estiverem cobertos. Cobrir os alimentos possibilita também manter limpo o interior do forno. Usar película transparente apropriada para fornos a microondas.
As microondas são radiações electromagnéti­cas também presentes na natureza sob forma de ondas luminosas (exemplos: luz solar) que, no interior do forno, penetram no alimento por todas as direcções e aquecem as moléculas de água, gordura e açúcar. O calor se produz muito rapidamente somente no alimento, e o recipiente se aquece só indi­rectamente por transferência do calor do ali­mento quente. Isto impede que o alimento grude no recipiente; por isso é possível usar (ou, em
alguns casos, mesmo não usar) pouquíssima gordura durante o processo de cozedura. Sendo pobre em gorduras, a cozedura a microondas é considerada muita saudável e dietética. E também, em comparação com os sistemas tradicionais, a cozedura acontece a uma tem­peratura mais baixa e, por isso, os alimentos, desidratando-se menos, não perdem os seus princípios nutritivos e conservam mais sabor.
CONSELHOS PARA UMA UTILIZAÇÃO CORRECTA DO FORNO
Regras fundamentais para uma correcta cozedura a microondas
fig. 5
fig. 4
Loading...
+ 11 hidden pages