Pioneer VSX-C502 User Manual [pt]

RECEPTOR MULTICANAL DE ÁUDIO/VÍDEO
VSX-C502
Manual de instruções
IMPORTANTE
O símbolo constituído por um relâmpago terminando em seta, enquadrado por um triângulo equilátero, destina-se a alertar o utilizador para a presença de “voltagem perigosa” não isolada no interior do aparelho cuja magnitude pode ser suficiente para constituir perigo de choque eléctrico para pessoas.
CAUTION
RISK OF ELECTRIC SHOCK
DO NOT OPEN
CUIDADO:
PARA PREVENIR O PERIGO DE CHOQUE ELÉCTRICO, NÃO REMOVA A COBERTURA (NEM A PARTE POSTERIOR). NÃO EXISTEM NO INTERIOR PEÇAS REPARÁVEIS PELO UTILIZADOR. A MANUTENÇÃO DEVE SER EFECTUADA POR PESSOAL QUALIFICADO.
O ponto de exclamação enquadrado por um triângulo equilátero destina-se a alertar o utilizador para a existência de instruções importantes de funcionamento e manutenção (assistência) nos documentos que acompanham o aparelho.
D3-4-2-1-1_Po
Agradecemos-lhe a aquisição deste produto Pioneer. Leia este manual de instruções na íntegra para saber como deve funcionar adequadamente com o aparelho. Depois de lido, guarde-o em lugar seguro para futuras consultas. Nalguns países ou regiões, a forma da ficha do cabo de alimentação de energia pode diferir da mostrada nos desenhos explicativos. No entanto, o método de ligação e funcionamento do aparelhoéomesmo.
AVISO
Este aparelho não é à prova de água. Para prevenir o perigo de incêndio ou choque eléctrico, não coloque perto dele recipientes contendo líquidos (tais como uma jarra ou um vaso de flores) nem o exponha a pingos, salpicos, chuva ou humidade.
D3-4-2-1-3_A_ Po
Este produto está em conformidade com a directiva de baixa voltagem (73/23/CEE, alterada pela directiva 93/68/CEE) e com a directiva CEM (89/336/CEE, alterada pelas directivas 92/31/CEE e 93/68/CEE).
D3-4-2-1-9a_Po
AVISO
Antes de ligar o aparelho à electricidade pela primeira
vez, leia atentamente a secção seguinte.
A voltagem da rede de fornecimento de energia disponível varia de país para país ou de região para região. Certifique-se de que a voltagem da rede de fornecimento de energia da área onde o aparelho irá ser utilizado corresponde à voltagem requerida (por exemplo, 230V ou 120V), indicada no painel posterior.
D3-4-2-1-4_A_Po
AVISO
Para prevenir o perigo de incêndio, não coloque fontes de chamas nuas (tais como uma vela acesa) sobre o aparelho.
D3-4-2-1-7a_A_Po
CUIDADOS COM A VENTILAÇÃO
Ao instalar o aparelho, certifique-se de que deixa espaço ao seu redor para que a ventilação melhore a dispersão do calor (pelo menos 20 cm em cima, 50 cm atrás e 10 cm de cada lado).
AVISO
As ranhuras e as aberturas da caixa destinam-se a ventilação, para garantir o funcionamento fiável do aparelho e evitar o seu sobreaquecimento. Para prevenir o perigo de incêndio, nunca se deve bloquear nem cobrir as aberturas com objectos (tais como jornais, toalhas de mesa, cortinas), nem utilizar o aparelho sobre uma carpete espessa ou uma cama.
D3-4-2-1-7b_A_Po
CUIDADO
O botão STANDBY/ON do aparelho não o desliga completamente da energia fornecida pela tomada CA. Uma vez que o cabo de alimentação funciona como o principal dispositivo de desconexão da alimentação de energia, terá de o desligar da tomada CA para desligar completamente a alimentação de energia. Por conseguinte, certifique-se de que o aparelho está instalado de forma a poder desligar-se facilmente o cabo da tomada CA, em caso de acidente. Para prevenir o risco de incêndio, deverá desligar-se igualmente o cabo de alimentação de energia da tomada CA quando o aparelho não for utilizado durante um período prolongado (por exemplo, durante um período de férias).
D3-4-2-2-2a_A_Po
Este produto destina-se a utilização doméstica. A reparação de qualquer avaria devida a utilizações fora desse âmbito (como, por exemplo, utilização prolongada num restaurante, para efeitos comerciais, ou utilização num automóvel ou num barco) será cobrada, ainda que dentro da garantia.
K041_Po
Ambiente de funcionamento
Temperatura e humidade do ambiente de funcionamento: +5a+35°C; humidade relativa inferior a 85% (respiradouros de refrigeração não bloqueados) Não instale o aparelho num espaço insuficientemente arejado ou em locais expostos a uma humidade elevada ou a luz solar directa (ou a iluminação artificial intensa).
Se a ficha CA do aparelho não corresponder à tomada CA que pretende usar, é necessário removê-la e instalar uma ficha apropriada. A substituição e a instalação de uma ficha CA no cabo de alimentação de energia do aparelho devem ser realizadas exclusivamente por pessoal técnico qualificado. Se introduzida numa tomada CA, a ficha removida pode causar forte choque eléctrico. Certifique-se de que ela édeitada fora após a remoção. O aparelho deve ser desligado retirando a ficha de rede da tomada de corrente quando não for utilizado durante um período prolongado (por exemplo, durante um período de férias).
D3-4-2-1-7c_A_Po
D3-4-2-2-1a_A_Po
Antes de começar
Antes de começar
Verificar os acessórios fornecidos
Verifique se recebeu os seguintes acessórios fornecidos:
•Microfone
• Suporte de microfone
• Cabo mini-ficha SR+
• Antena de quadro AM
• Antena de fio FM
• Cabo de alimentação de energia
• Duas pilhas (tamanho AA / IEC R6P)
• Unidade de telecomando
• Manual de instruções
•Etiquetas para cabos de coluna
• Cartão de garantia
Introduzir as pilhas
O telecomando funciona com duas pilhas AA (fornecidas).
1
2
01
Ventilação
• Ao instalar a unidade, certifique-se de que deixa espaço ao seu redor para que a ventilação melhore a dispersão do calor (pelo menos 20 cm em cima, 50 cm atrás e 10 cm de cada lado). Se não houver espaço suficiente entre a unidade e as paredes ou outros equipamentos, o calor acumular-se-á no interior, interferindo com o desempenho e/ou causando avarias. Veja abaixo as excepções a esta regra.
• Não coloque nada sobre o receptor, a não ser que se trate de um leitor de DVD DV-464, 360, 454, 350, 444, 470, 545, 565A ou 575A da Pioneer. Se colocar um destes equipamentos sobre o receptor, certifique-se de que, acima dele, deixa o espaço de ventilação acima prescrito.
•Se colocar o receptor numa prateleira, certifique-se de que a prateleira tem a parte de trás e o lado esquerdo abertos.
• Analogamente, se utilizar um móvel com portas, deixe-as abertas quando utilizar o receptor.
•Não coloque o aparelho sobre uma carpete espessa, uma cama, um sofá ou tecido de pêlo denso. Não cubra o receptor com tecido ou outra cobertura. Tudo o que bloquear a ventilação fará com que a temperatura interna suba, o que pode causar uma avaria ou um incêndio.
3
•A utilização incorrecta das pilhas pode provocar danos, tais como derrame e explosão. Tome as seguintes precauções:
• Nunca utilize conjuntamente pilhas novas e antigas.
• Coloque os pólos positivos e negativos das pilhas correctamente, de acordo com as marcas existentes no interior do compartimento das pilhas.
•Pilhas com o mesmo formato podem ter voltagens diferentes. Não utilize conjuntamente pilhas diferentes.
•Ao desfazer-se de pilhas gastas, observe as disposições governamentais ou as regras ambientais de instituições públicas em vigor no seu país ou na sua zona.
•O receptor pode aquecer durante a utilização. Tenha cuidado.
Manutenção das superfícies exteriores
•Utilize um pano de polir ou um pano seco para limpar o pó ou outra sujidade.
•Se as superfícies estiverem sujas, lave-as com um pano macio embebido num detergente neutro diluído em água, na proporção de uma parte de detergente para cinco ou seis de água, e bem torcido; em seguida, limpe-as com um pano seco. Não utilize ceras nem produtos de limpeza para madeiras.
• Nunca use diluentes, benzina, insecticidas em aerossol ou outras substâncias químicas no aparelho ou perto dele, uma vez que estes produtos são corrosivos para as superfícies.
3
Po
Índice
Antes de começar
Verificar os acessórios fornecidos . . . . . . . . . . . . . . . 3
Introduzir as pilhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Ventilação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
Manutenção das superfícies exteriores . . . . . . . . . . . 3
01 Guia de inicialização rápida
Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Configuração fácil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Ligar as colunas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Ligar o televisor e o leitor de DVD . . . . . . . . . . . . . . . 7
Activar os componentes e reproduzir um DVD . . . . . . 7
02 Informação introdutória
Introdução ao cinema em casa . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Características . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
03 Ligar o equipamento
Painel posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
O modo AV Direct . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Instalar o receptor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Ao fazer ligações de cabos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Ligar um leitor de DVD . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
Ligar o televisor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Ligar um receptor de satélite/cabo ou outra
set-top box . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
Ligar outros componentes de vídeo . . . . . . . . . . . . . 14
Ligar equipamentos às entradas do painel frontal
Instalar o sistema de colunas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
Ligar as colunas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
Colocar as colunas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
Ligar as antenas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Antena de quadro AM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Antena de fio FM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Ligar antenas exteriores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Utilizar o receptor com um ecrã de plasma Pioneer Operar outros componentes Pioneer com o sensor do aparelho
Ligar o receptor à corrente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
04 Comandos e visores
Painel frontal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
Visor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
Telecomando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Alcance do telecomando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23
05 Como começar
Calibrar automaticamente a sua área de audição
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24
(MCACC)
Mensagens de erro MCACC . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
Outros problemas na utilização do MCACC . . . . . . 25
Verificar as definições do leitor de DVD (ou outro)
Reproduzir uma fonte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
06 Som de cinema em casa
Reproduzir fontes multicanal . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
Reproduzir fontes estéreo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
Ouvir com auscultadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
Utilizar os efeitos Advanced Surround (Som envolvente avançado)
Utilizar os modos de som . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
Realçar o diálogo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
Utilizar o canal posterior de som envolvente . . . . . . . 29
Ouvir com colunas posteriores de som envolvente virtuais
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29
07 Utilizar o sintonizador
Procurar uma estação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Modo de atenuador RF . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Modo MPX . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Sintonizar directamente uma estação . . . . . . . . . . . 30
Memorizar pré-sintonias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Designar pré-sintonias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
Ouvir pré-sintonias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
Radio Data System (RDS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
Apresentar informação RDS . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
Pesquisar programas RDS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
Enhanced Other Network (EON) . . . . . . . . . . . . . . . . 33
Função de identificação de programa . . . . . . . . . . 33
08 Utilizar outras funções
Seleccionar o tipo de sinal de entrada . . . . . . . . . . . 34
Utilizar o temporizador de desactivação . . . . . . . . . . 34
Reiniciar o sistema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
Predefinições do receptor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
09 O menu System Setup (Configuração do sistema)
Proceder a definições do receptor a partir do menu System Setup
Opções do menu de configuração . . . . . . . . . . . . . 36
Controlo SR+ para ecrãs de plasma Pioneer . . . . . 39
Utilizar o modo SR+ com um ecrã de
plasma Pioneer
Definir níveis de canais individuais . . . . . . . . . . . . 40
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
10 Operar outros equipamentos
Utilizar o telecomando com outros componentes . . . 41
Invocar códigos predefinidos . . . . . . . . . . . . . . . . . 42
Restaurar todas as definições do telecomando . . . 42
Comandos de leitor de VCR / DVD / LD e de gravador de
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43
DVD
Comandos de TV / TV por cabo / TV por satélite / TV
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
digital
Lista de códigos predefinidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45
4
Po
11 Informações adicionais
Resolução de problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
Formatos de som envolvente . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Dolby Digital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Dolby Digital Surround EX . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Dolby Pro Logic IIx e Dolby Surround . . . . . . . . . . 49
DTS Digital Surround . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
DTS-ES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
DTS Neo:6 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
DTS 96/24 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50
PCM (Pulse Code Modulation) . . . . . . . . . . . . . . . 50
5
Po
01
Guia de inicialização rápida
Capítulo 1
Guia de inicialização rápida
Introdução
Este ‘Guia de inicialização rápida’ mostra-lhe como ligar as colunas, o televisor e o leitor de DVD ao receptor, e também como activá-los e reproduzir um disco DVD.
Configuração fácil
Esta secção mostra-lhe como ligar as colunas, altifalante de graves, leitor de DVD e televisor ao receptor, para que possa começar a desfrutar de som de cinema em casa imediatamente.
Antes de começar, certifique-se de que todos os equipamentos que vai ligar estão desactivados e desligados da corrente.
Ligar as colunas
O receptor tem terminais de coluna para colunas frontais esquerda e direita (L (E) e R (D) no desenho), uma coluna central (C), duas colunas de som envolvente (RS (SED) e LS (SEE)) e uma coluna posterior de som envolvente (SB (SEP)). A configuração mínima corresponde às colunas frontais esquerda e direita, mas recomendamos a ligação das cinco, se for possível. Note que as colunas de som envolvente devem sempre ser ligadas enquanto par; não ligue apenas uma coluna de som envolvente. Todas as colunas que utilizar devem ter uma impedância nominal entre 6 e 16Ω.
1 Ligue as colunas ao receptor conforme indicado no desenho abaixo.
Prepare o cabo da coluna retirando cerca de 1 cm do revestimento plástico de cada fio.
Ligue as colunas frontais aos terminais FRONT L/R, a coluna central aos terminais CENTER; as colunas de som envolvente aos terminais SURROUND L/R; e a coluna posterior de som envolvente aos terminais SURROUND BACK.
Empurre uma patilha para abrir um terminal; insira o fio exposto e, em seguida, solte a patilha para o prender.
Para obter um som correcto, é importante que os terminais positivo e negativo do receptor e de cada coluna condigam. Para o ajudar a fazê-lo, cole as etiquetas coloridas autocolantes a metade de cada cabo de coluna.
2 Ligue um altifalante de graves activo à ficha tipo jack SUBWOOFER OUT, conforme mostra o desenho abaixo.
Utilize um cabo de áudio comum com fichas RCA/ phono.
Veja os detalhes de ligação na página seguinte.
R CENTER
LRL
FRONT
SPEAKERS
ANTENNA
AM LOOP
FM UNBAL 75
+
DIGITAL IN
SURROUND
STB
DVR/TV
SUB
SURROUND
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OPT2
OUT
DVD
SUB WOOFER (STB) COAX
OUT
IN
CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
AC IN
VSX-C502
LINE LEVEL
INPUT
R(D)
6
Po
L(E)
C
RS(SED)
LS(SEE)
SW(AG)SB(SEP)
Guia de inicialização rápida
01
Ligar o televisor e o leitor de DVD
1 Ligue o leitor de DVD ao receptor.
Ligue um cabo SCART de 21 pinos (não fornecido) entre a saída AV do leitor de DVD e o conector AV DVD IN do receptor para vídeo e áudio analógico. (Consulte Afectação dos pinos SCART, na página 50, para mais informações sobre a afectação dos pinos.)
Para áudio digital, ligue um cabo de áudio digital coaxial (não fornecido) entre a saída digital coaxial do leitor de DVD e a ficha tipo jack DVD(STB) COAX do receptor.
•Se o leitor de DVD não tiver uma saída digital coaxial, pode utilizar um cabo óptico ligado entre a ficha tipo
jack de saída óptica do leitor de DVD e a ficha tipo jack STB(DVD) OPT1 do receptor. No entanto, poderá
VSX-C502
COAXIAL
OPTICAL
DIGITAL AUDIO OUT
R CENTER
LRL
FRONT
SPEAKERS
SURROUND
AM LOOP
+
SURROUND
STB
SUB
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OUT
AV CONNECTOR (RGB) - TV/AV Receiver
ANTENNA
FM UNBAL 75
DIGITAL IN
DVR/TV
OPT2
ter de afectar a entrada a DVD antes de a utilizar pela primeira vez. Consulte Definição de entrada óptica, na página 38, para se inteirar de como proceder.
•Se ligar um cabo digital óptico, tenha cuidado, ao inserir a ficha, para não danificar a tampa que protege a tomada óptica.
2 Ligue o televisor ao receptor.
Utilize um cabo SCART de 21 pinos (não fornecido) para ligar o conector AV DVR/TV IN/OUT do receptor a uma entrada SCART do televisor.
3 Ligue o cabo de alimentação de energia CA fornecido à tomada AC IN do receptor e insira a outra extremidade numa tomada de corrente.
DVD
SUB WOOFER
(STB)
COAX
OUT
IN
CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
AC IN
AV CONNECTOR IN
Leitor de DVD
Activar os componentes e reproduzir um DVD
Quando activar o receptor, ele detectará automaticamente as colunas que ligou. Embora existam várias definições mais detalhadas a que pode proceder para optimizar o som envolvente, deverá conseguir obter de imediato um desempenho de som envolvente aceitável.
1 Ligue o televisor e o altifalante de graves activo.
Certifique-se também de que o televisor está definido para a entrada AV a que ligou o receptor.
2Prima RECEIVER no telecomando ou STANDBY/ON no painel frontal para activar o
receptor. 3Prima DVD no telecomando ou rode o botão
INPUT SELECTOR no painel frontal para seleccionar a entrada DVD.
4Active o leitor de DVD.
Televisor
5Introduza um DVD e inicie a reprodução.
O receptor descodifica automaticamente discos DVD­Vídeo Dolby Digital, DTS ou Dolby Surround, consoante a configuração das colunas. Na maior parte dos casos, não terá de proceder a alterações para obter um som envolvente realista.
Outras possibilidades (como ouvir um CD com som envolvente multicanal) encontram-se descritas em Som de cinema em casa, na página 27.
6Utilize o comando MASTER VOLUME (painel frontal ou telecomando) para ajustar o volume.
• Baixe o volume do televisor para só ouvir som a partir deste sistema.
7
Po
02
Informação introdutória
Capítulo 2
Informação introdutória
Introdução ao cinema em casa
É provável que esteja familiarizado com a utilização de equipamento estéreo para ouvir música, mas talvez os sistemas de cinema em casa, que lhe oferecem muito mais opções (como o som envolvente, por exemplo) para a audição de faixas de som, não lhe sejam tão familiares.
O conceito de cinema em casa refere-se à utilização de várias faixas de áudio para gerar um efeito de som envolvente, fazendo-o sentir-se como se estivesse no meio da acção ou do concerto. O som envolvente que obtém de um sistema de cinema em casa depende não só das colunas instaladas na divisão, mas da fonte e das definições de som do receptor.
O DVD-Vídeo tornou-se a fonte básica do cinema em casa devido às suas dimensões, qualidade e facilidade de utilização. O verdadeiro áudio multicanal que a utilização de DVD possibilita é o que gera um efeito de som envolvente convincente e lhe dá a sensação de ‘estar lá’.
Características
Descodificação Dolby Digital e DTS, incluindo Dolby Digital EX, DTS 96/24 e DTS-ES
49 e 50)
A descodificação Dolby Digital e DTS traz o som de uma sala de cinema para a sua casa, com até seis canais de som envolvente, incluindo um canal de LFE (Low Frequency Effects – efeitos de baixas frequências) especial para proporcionar efeitos de som com profundidade e realismo.
Acrescentando uma coluna posterior de som envolvente, pode tirar partido dos descodificadores incorporados Dolby Digital EX e DTS-ES para obter som envolvente de sete canais.
Entradas analógicas multicanal
A inclusão de entradas analógicas multicanal significa compatibilidade total com DVD-Áudio e outros formatos de alta resolução, dando-lhe também a opção de utilizar um descodificador externo para fontes Dolby Digital e DTS.
Descodificadores Dolby Pro Logic IIx e DTS Neo:6
(páginas 27, 49 e 50)
Os descodificadores Dolby Pro Logic IIx e DTS Neo:6 incorporados não só proporcionam descodificação integral de som envolvente para fontes Dolby Surround como geram um som envolvente convincente para qualquer fonte estéreo.
8
Po
(página 11)
(páginas 27,
Operação SR+ com ecrãs de plasma Pioneer
(página 18)
Se possuir um ecrã de plasma Pioneer, pode tirar partido das funções SR+, tais como a comutação automática de entradas com o receptor e visores em ecrã para informações sobre o receptor.
Modos Surround (som envolvente) e Advanced Surround (som envolvente avançado)
e 28)
Utilizados conjuntamente com os modos Dolby Digital, DTS ou Dolby Pro Logic IIx, os modos Surround e Advanced Surround destinam-se a valorizar determinados tipos de material de programa por meio da reprodução, por exemplo, do espaço acústico de uma sala de concertos para material à base de música.
Realce do diálogo
Utilize a função de realce do diálogo para acentuar o diálogo e o canto numa fonte de programa e harmonizar a colocação vertical do canal central com os canais frontais esquerdo/direito.
Modos de som
Os modos de som oferecem efeitos úteis para várias situações. Por exemplo, o modo Midnight (nocturno) é útil quando tem de ouvir a um volume baixo mas pretende ainda assim um som envolvente efectivo.
(página 28)
(página 28)
(páginas 27
Telecomando de fácil utilização
O telecomando proporciona-lhe não só um controlo total sobre todas as funções do receptor como sobre outros componentes do seu sistema de cinema em casa. Utilizando um sistema de códigos predefinidos, pode programar o telecomando para operar uma vasta gama de outros equipamentos.
Configuração fácil
Configurar o som de cinema em casa é tão fácil como ligar as colunas, um leitor de DVD ou outra fonte e o televisor. O sistema MCACC (Multichannel Acoustic Calibration – calibração acústica multicanal) proporciona-lhe uma configuração rápida mas precisa do som envolvente, enquanto continua a ter acesso a todas as definições de som envolvente para um controlo total do mesmo.
(página 24)
Desenho economizador de energia
O aparelho foi concebido para consumir menos de 0,4 W de energia quando está em modo de espera.
Fabricado sob a licença da Dolby Laboratories. “Dolby”, “Pro Logic”, “Surround EX” e o símbolo DD são marcas comerciais da Dolby Laboratories.
“DTS”, “DTS-ES Extended Surround”, “Neo:6” e “DTS 96/24” são marcas comerciais da Digital Theater Systems, Inc.
Ligar o equipamento
Capítulo 3
Ligar o equipamento
Painel posterior
03
1 2
+
SURROUND
SURROUND
BACK
R CENTER
FRONT
LRL
SPEAKERS
R CENTER
LRL
FRONT
SPEAKERS
VSX-C502
5 6 7
ANTENNA
AM LOOP
FM UNBAL 75
ANTENNA
AM LOOP
FM UNBAL 75
+
DIGITAL IN
SURROUND
STB
DVR/TV
SUB
SURROUND
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OPT2
OUT
DIGITAL IN
SUB
WOOFER
OUT
STB
DVR/TV (DVD) OPT1
OPT2
Importante
• Antes de proceder às ligações ou de as alterar, desligue a alimentação de energia e retire o cabo de alimentação da tomada de corrente.
1 Terminais SPEAKERS (página 15) Terminais de coluna FRONT L/R, CENTER, SURROUND
L/R e SURROUND BACK. 2 Tomadas de antena
AM LOOP (página 17)
Ligue a antena de quadro AM fornecida ou uma antena exterior se a recepção for má.
Terminal de antena FM UNBAL 75 (página 17) Ligue a antena de fio FM fornecida ou uma antena exterior se a recepção for má.
3 Ficha tipo jack CONTROL IN / Ficha tipo jack CONTROL OUT
Utilize para ligar componentes Pioneer entre si, para que todos os componentes da rede possam utilizar um único sensor de telecomando (página 19).
Também utilizadas para controlo especial SR+ de ecrãs de plasma Pioneer (página 18).
4 Conectores AV SCART
Os quatro conectores AV tipo SCART transmitem vídeo e áudio analógico.
OUT
IN
CONTROL
OUT
IN
CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
SUB WOOFER
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
4
VIDEO IN/OUT
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
CENTER SURROUND
L
R
SUB WOOFER
AUDIO IN (5.1CH)
AV CONNECTOR
DVR/TV IN/OUT
STB INDVD IN
AC IN
AC IN
8
3
DVD
(STB)
COAX
DVD (STB)
COAX
AV VIDEO IN/OUT (página 14) Conector AV para a entrada VIDEO. Quando o receptor está configurado para qualquer outra entrada, este sinal é emitido pelo conector AV VIDEO
IN/OUT. Conector AV DVR/TV IN/OUT (páginas 12 e 14)
Conector AV para a entrada DVR/TV. Quando o receptor está configurado para qualquer outra entrada, este sinal é emitido pelo conector AV DVR/
TV IN/OUT. Conector AV DVD IN (página 11)
Conector AV para a entrada DVD. Conector AV STB IN (página 13)
Conector AV para a entrada STB.
A tabela abaixo mostra os formatos de vídeo de entrada e saída disponíveis para cada conector AV.
Conector Entrada Saída
DVD
STB
VIDEO Composto, S-Vídeo,
Composto, S-Vídeo,
RGB
Composto, S-Vídeo,
RGB
Composto
RGB
9
Po
03
Ligar o equipamento
Conector Entrada Saída
DVR/TV
Nota
Composto Composto, S-Vídeo,
RGB
•Todos os conectores AV também têm entrada de áudio. Os conectores
saída de áudio.
•Os conectores VIDEO e DVR/TV são compatíveis com
i/o-Link.A, T-V Link, Easy Link, MegaLogic, SMARTLINK, Q-Link, DATALOGIC, NextTView Link, etc.
VIDEO e DVR/TV também têm
5 Ficha tipo jack SUBWOOFER OUT (página 15)
Ligue um altifalante de graves activo.
6 Ligações digitais
As três fichas tipo jack de áudio digital são todas entradas. Ligue às saídas digitais de componentes de fonte digitais como leitores de DVD e CD, receptores de satélite, etc.
Ficha tipo jack STB (DVD) OPT1 (página 13) Ficha tipo jack de áudio digital óptica para a entrada
STB (embora seja possível afectá-la à entrada DVD) Ficha tipo jack DVR/TV OPT2 (página 14)
Ficha tipo jack de áudio digital óptica para a entrada
DVR/TV
• Ao ligar cabos ópticos, tenha cuidado, ao inserir a ficha, para não danificar a tampa que protege a tomada óptica.
• Ao guardar cabo óptico, enrole-o sem apertar. O cabo pode danificar-se se fizer ângulos apertados.
Ficha tipo jack DVD(STB) COAX (página 11) Ficha tipo jack de áudio digital coaxial para a entrada
DVD (embora seja possível afectá-la à entrada STB)
7 Fichas tipo jack AUDIO IN (5.1CH) (página 11)
Entradas de áudio analógico multicanal, essencialmente para utilização com discos DVD-Áudio multicanal e alguns discos DVD-Vídeo que não permitem saída digital multicanal
8 AC IN (página 19)
• Ligue o cabo de alimentação CA fornecido.
estivessem ligados directamente entre si e sem que o receptor esteja activado. Uma aplicação possível desta função é a gravação a partir do receptor de satélite para o videogravador (ambos ligados ao receptor) sem que o receptor esteja activado. Também pode usar o modo AV Direct para visionar um vídeo, utilizando as colunas do televisor para o áudio, sem activar o receptor.
Pode comutar para o modo AV Direct (com o receptor em modo de espera ou activado) utilizando o botão AV DIRECT do telecomando. Todavia, também é possível configurar o receptor para activar a função AV Direct automaticamente quando é detectado um sinal de entrada. Consulte também Definição AV Direct, na página 38.
O desenho abaixo mostra como os botões AV DIRECT e STANDBY/ON comutam o receptor entre os modos de espera, AV Direct e activado.
Standby
AV DIRECT
AV Direct On
Standby
RECEIVER
AV Direct On
Instalar o receptor
•Ao instalar o aparelho, certifique-se de que o coloca numa superfície plana, estável e segura.
• Não o coloque nos seguintes locais: – sobre um televisor a cores (as imagens podem ficar distorcidas); – perto de um leitor de cassetes (ou perto de um dispositivo que emita um campo magnético), pois isso poderá interferir com o som; – directamente exposto ao sol; – em áreas húmidas ou molhadas; – em áreas extremamente quentes ou frias; – em locais onde exista vibração ou outro movimento; – em locais com muito pó; – em locais com fumos ou óleos quentes (como uma cozinha, por exemplo).
Ao fazer ligações de cabos
Tenha o cuidado de não dispor os cabos de forma a que fiquem dobrados sobre o aparelho. Se os cabos ficarem em cima do aparelho, o campo magnético produzido pelos seus transformadores pode fazer com que as colunas emitam um zumbido.
O modo AV Direct
O modo AV Direct permite que o receptor transmita sinais de áudio/vídeo que chegam a uma das entradas de conector AV às saídas de conector AV sem que o som seja emitido através das colunas ligadas ao receptor. Isto permite-lhe operar os outros componentes como se
10
Po
Ligar o equipamento
03
Ligar um leitor de DVD
Siga as instruções abaixo, consultando o desenho, para ligar um leitor de DVD.
Se o leitor de DVD tiver saídas de áudio analógico multicanal, pode ligá-las às fichas tipo jack AUDIO IN (5.1CH) do receptor. Esta ligação pode ser útil porque alguns discos não permitem saída digital a partir do leitor, e também se pretender utilizar uma unidade de descodificação digital externa.
1Utilize um cabo SCART para ligar o conector AV DVD IN a um conector AV do leitor de DVD.
2 Se o leitor de DVD tiver saídas analógicas multicanal, ligue-as às fichas tipo jack SURROUND L / R, CENTER e SUBWOOFER do receptor.
Estas ligações estão ilustradas no número 2 do diagrama abaixo.
VSX-C502
R CENTER
3
COAXIAL
OPTICAL
DIGITAL AUDIO OUT
LRL
FRONT
SPEAKERS
SURROUND
ANTENNA
AM LOOP
+
SURROUND
STB
SUB
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OUT
2
3Utilize um cabo de áudio digital coaxial para ligar a ficha tipo jack DVD(STB) COAX a uma saída de áudio digital coaxial do leitor de DVD.
Esta ligação transmite áudio digital estéreo e multicanal. Se o leitor de DVD não possuir uma ficha tipo jack de
saída de áudio digital coaxial, é possível fazer uma ligação óptica à ficha tipo jack STB(DVD) OPT1. No entanto, uma vez que esta entrada está afectada por predefinição à entrada STB, terá de afectá-la à entrada DVD antes de poder utilizá-la. Uma vez ligados todos os outros equipamentos, consulte Definição de entrada óptica, na página 38, para se inteirar de como proceder.
Nota
• Para ouvir áudio analógico multicanal terá de comutar o selector de sinal de entrada para DVD
5.1ch (analógico multicanal). Consulte Seleccionar o tipo de sinal de entrada,na página 34.
DVD
SUB WOOFER
(STB)
COAX
CENTER
OUT
IN
CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
VIDEO
FRONTSURR.SUB W.
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
L
R
AV CONNECTOR (RGB) - TV/AV Receiver
AC IN
1
FM UNBAL 75
DIGITAL IN
DVR/TV
OPT2
Leitor de DVD
11
Po
03
Ligar o equipamento
Ligar o televisor
Esta página mostra-lhe como ligar o televisor ao receptor. Se o televisor tiver um descodificador digital incorporado, pode ligar a saída de áudio digital ao receptor para desfrutar de som Dolby Digital e DTS de emissões de televisão digital.
1Utilize um cabo SCART para ligar o conector AV DVR/TV IN/OUT a um conector AV do televisor.
VSX-C502
R CENTER
LRL
FRONT
SPEAKERS
OPTICAL
DIGITAL AUDIO OUT
SURROUND
COAXIAL
AM LOOP
+
SURROUND
STB
SUB
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OUT
Televisor
2Utilize um cabo de áudio digital óptico para ligar a ficha tipo jack STB (DVD) OPT1 a uma saída de áudio digital óptica do televisor.
Se o televisor não possuir uma ficha tipo jack de saída de áudio digital óptica, é possível fazer uma ligação coaxial à ficha tipo jack DVD(STB) COAX. No entanto, uma vez que esta entrada está afectada por predefinição à entrada DVD, terá de afectá-la à entrada STB antes de poder utilizá-la. Uma vez ligados todos os outros equipamentos, consulte Definição de entrada óptica, na página 38, para se inteirar de como proceder.
ANTENNA
FM UNBAL 75
DIGITAL IN
DVR/TV
OPT2
DVD (STB)
COAX
OUT
IN CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
SUB WOOFER
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
AV CONNECTOR OUT
AC IN
12
Po
Ligar o equipamento
03
Ligar um receptor de satélite/cabo ou outra set-top box
Quer os receptores de satélite e de cabo quer os sintonizadores de televisão digital terrestre são exemplos das chamadas ‘set-top boxes’.
1Utilize um cabo SCART para ligar o conector AV STB IN a um conector AV do componente set-top box.
Esta ligação transmite sinais de vídeo e áudio estéreo analógico do componente set-top box ao receptor.
2Utilize um cabo de áudio digital óptico para ligar a ficha tipo jack STB (DVD) OPT1 a uma saída de áudio digital óptica do componente set-top box.
Esta ligação transmite áudio digital estéreo e multicanal.
+
SURROUND
LRL
SURROUND
SPEAKERS
SUB
BACK
WOOFER
OUT
VSX-C502
R CENTER
FRONT
Se o componente set-top box não possuir uma ficha tipo jack de saída de áudio digital óptico, é possível fazer uma
ligação coaxial à ficha tipo jack DVD(STB) COAX. No entanto, uma vez que esta entrada está afectada por predefinição à entrada DVD, terá de afectá-la à entrada STB antes de poder utilizá-la. Uma vez ligados todos os outros equipamentos, consulte Definição de entrada coaxial, na página 38, para se inteirar de como proceder.
Nota
•Se o seu receptor de satélite/cabo não tiver uma saída de áudio digital, omita o passo 2 acima.
ANTENNA
AM LOOP
FM UNBAL 75
DIGITAL IN
STB
DVR/TV (DVD) OPT1
OPT2
DIGITAL OUT AV CONNECTOR OUT
DVD (STB)
COAX
OUT
IN
CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
SUB WOOFER
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
AC IN
Set-top box
13
Po
03
Ligar o equipamento
Ligar outros componentes de vídeo
O conector AV VIDEO IN/OUT pode ser utilizado para um videogravador ou outro leitor ou gravador de vídeo com áudio analógico. O conector AV DVR/TV IN/OUT e ligação de áudio digital associada (a ficha tipo jack DVR/ TV OPT2) podem ser utilizados com componentes de vídeo digital, como um gravador de DVD, que possam reproduzir faixas de som digitais.
1Utilize um cabo SCART para ligar o conector AV VIDEO IN/OUT a um conector AV do videogravador (ou outro componente de vídeo).
Esta ligação permite a reprodução a partir do videogravador e a gravação para o videogravador (ou outro componente).
AV CONNECTOR OUT
Videogravador, etc.
ANTENNA
AM LOOP
FM UNBAL 75
+
DIGITAL IN
LRL
FRONT
SPEAKERS
SURROUND
STB
DVR/TV
SUB
SURROUND
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OPT2
OUT
R CENTER
VSX-C502
2Utilize um cabo SCART para ligar o conector AV DVR/TV IN/OUT a um conector AV do gravador de DVD (ou outro componente de vídeo).
Esta ligação permite a reprodução a partir do gravador de DVD e a gravação para o gravador de DVD (ou outro componente), incluindo de vídeo RGB.
3Utilize um cabo de áudio digital óptico para ligar a ficha tipo jack DVR/TV OPT2 a uma saída de áudio digital óptica do gravador de DVD (ou outro componente de vídeo).
Esta ligação transmite áudio digital estéreo e multicanal.
DVD (STB)
COAX
OUT
IN
CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
SUB WOOFER
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
AC IN
14
Po
OPTICAL COAXIAL
DIGITAL OUT
VIDEO IN/OUT VIDEO IN/OUT
AV CONNECTOR
Gravador de DVD, etc.
Nota
•Alguns televisores possuem conectores compatíveis com RGB e com i/o-Link.A, ou um único conector AV comutável. Consulte as instruções fornecidas com o televisor para mais detalhes. O receptor é compatível com ambos os formatos, sem necessidade de comutação.
AV CONNECTOR IN
Televisor
• Quando o gravador de DVD está activado, certifique-se de que está configurado para a entrada correcta, para que o áudio/vídeo do receptor seja transmitido ao televisor.
• Quando o receptor está desligado da corrente ou em modo de espera (com o modo AV Direct desactivado), é possível que ouça som distorcido do conector AV VIDEO IN/OUT e do conector AV DVR/ TV IN/OUT se um componente ligado estiver a reproduzir uma fonte.
Ligar o equipamento
03
Ligar equipamentos às entradas do painel frontal
As fichas tipo jack FRONT INPUT incluem uma ficha de vídeo padrão (composto) (VIDEO), entradas de áudio analógico estéreo (AUDIO L/R) e uma entrada de áudio digital óptica (DIGITAL). Pode utilizar estas ligações para qualquer tipo de componente de áudio/vídeo, mas elas são particularmente convenientes para equipamentos
VSX-C502
2
DIGITALAV DIRECT
Leitor de DVD portátil, etc.
PHONES/SETUP MIC
STANDBY/ON
FRONT INPUT
DIGITAL IN VIDEO AUDIOLR
VIDEO IN/OUT
AUDIO IN/OUT
portáteis como câmaras de vídeo, jogos de vídeo e equipamento de áudio/vídeo portátil.
•Retire a cobertura para aceder às fichas tipo jack do
painel frontal (ver desenho abaixo).
•O desenho abaixo mostra um exemplo de ligações a um leitor de DVD portátil.
PHONES
NEO:6
2
PRO LOGIC
II
DTS
COLOR BRIGHT MONITOR
DIGITAL OUT (OPTICAL)
ADVANCED
2
PRO LOGIC
IIX
PHONES
HOLDON/OFF
INPUT SELECTOR
DIGITAL IN
P U O
PHONES/SETUP MIC
Empurre onde indicado e, em seguida, puxe do outro lado.
Instalar o sistema de colunas
Para retirar o melhor partido das capacidades de som envolvente do receptor, ligue colunas frontais, central, de som envolvente e posterior de som envolvente, bem como um altifalante de graves. Embora esta seja a configuração ideal, outras são possíveis – sem altifalante de graves ou sem coluna central, ou sem colunas de som envolvente,
ou mesmo sem coluna posterior de som envolvente. No mínimo, são necessárias as colunas frontais esquerda e direita. Note que as colunas de som envolvente devem sempre ser ligadas enquanto par; não ligue apenas uma coluna de som envolvente. Todas as colunas que utilizar devem ter uma impedância nominal entre 6 e 16Ω.
MASTER VOLUME
DOWN
UP
STANDBY/ON
S
H P E
N
2
FRONT INPUT
VIDEO AUDIO RL
DIGITALAV DIRECT
VSX-C502
R(D)
L(E)
R CENTER
FRONT
SURROUND
LRL
SURROUND
SPEAKERS
C
Veja os detalhes de ligação na página seguinte.
ANTENNA
AM LOOP
FM UNBAL 75
+
DIGITAL IN
STB
DVR/TV
SUB
BACK
(DVD)
WOOFER
OPT1
OPT2
OUT
RS(SED)
DVD (STB)
COAX
OUT
IN CONTROL
CENTER SURROUND
L
R
SUB WOOFER
AUDIO IN (5.1CH) STB INDVD IN
LS(SEE)
VIDEO IN/OUT DVR/TV IN/OUT
AV CONNECTOR
LINE LEVEL
SW(AG)SB(SEP)
AC IN
INPUT
15
Po
03
Ligar o equipamento
Ligar as colunas
Antes de poder começar a ligar as colunas, certifique-se de que o cabo de coluna que vai utilizar está devidamente preparado, com cerca de 10 mm de isolamento retirado de cada fio e os fios expostos torcidos juntos.
Cada ligação de coluna ao receptor compreende um terminal colorido positivo (+) e um terminal preto negativo (–). Para obter um som correcto, deve ter o cuidado de os fazer corresponder aos terminais das próprias colunas. Para facilitar a tarefa, utilize as etiquetas autocolantes coloridas fornecidas, fixando uma etiqueta a cada extremidade de metade de cada cabo. Utilize o fio com a etiqueta para o terminal colorido/positivo; utilize o fio sem etiqueta para o terminal preto/negativo. Use as várias cores para o ajudar a identificar que cabo é ligado a que coluna.
•Certifique-se de que os fios expostos estão bem torcidos e totalmente inseridos no terminal da coluna. Se algum dos fios expostos tocar no painel posterior, a alimentação de energia pode ser cortada, como medida de segurança.
•Estes terminais de coluna podem estar sob VOLTAGEM PERIGOSA. Ao ligar ou desligar os cabos de coluna, não toque nas partes não revestidas antes de desligar o cabo de alimentação, para evitar o risco de choque eléctrico.
1 Ligue as colunas frontais esquerda e direita aos terminais de coluna FRONT L/R.
Solte cada patilha conforme indicado, insira o fio de coluna e, em seguida, reponha a patilha na sua posição original, para prender os fios.
5 Ligue o altifalante de graves à ficha tipo jack SUBWOOFER OUT.
Colocar as colunas
A localização das colunas na sala tem uma grande influência na qualidade do som. As orientações seguintes deverão ajudá-lo a obter o melhor som do seu sistema.
•O altifalante de graves pode ser colocado no chão. Idealmente, as outras colunas devem estar aproximadamente ao nível dos ouvidos durante a reprodução. Não se recomenda a sua colocação no chão (à excepção do altifalante de graves) ou a sua montagem numa parede, a um nível bastante alto.
• Para obter o melhor efeito estéreo, coloque as colunas frontais a 2–3 metros uma da outra e a igual distância do televisor.
•Instale a coluna central acima ou abaixo do televisor, para que o som do canal central se localize no ecrã.
•Se as colunas forem colocadas perto do televisor, utilize colunas com blindagem antimagnética para evitar possíveis interferências, como a descoloração da imagem, quando o televisor estiver ligado. Se as colunas não possuírem blindagem antimagnética e notar descoloração na imagem do televisor, afaste-as mais do televisor.
•Se possível, coloque as colunas de som envolvente ligeiramente acima do nível dos ouvidos.
Altifalante
Frontal E
Som envolvente
E
de graves
som envolvente
Central
Posterior de
Frontal D
Som envolvente
D
2 Ligue a coluna central aos terminais de coluna CENTER.
3 Ligue as colunas de som envolvente esquerda e direita aos terminais de coluna SURROUND L/R.
4 Ligue a coluna posterior de som envolvente aos terminais de coluna SURROUND BACK.
16
Po
•Certifique-se de que todas as colunas estão seguramente instaladas. Isso não só melhora a qualidade do som como reduz o risco de danos ou ferimentos resultantes do derrube ou da queda das colunas em consequência de choques externos como tremores de terra.
Loading...
+ 35 hidden pages