Honda CBR900RRy Manual de Serviços CARACTER [pt]

21. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

21-1
CBR900RRY

H-VIX (Sistema de Controle Variável de Admissão-Escapamento Honda)

DESCRIÇÃO

O H-VIX é a mais nova tecnologia que proporciona alto desempenho em todas as faixas de rotação do motor. Este sistema apresenta uma válvula de controle variável de escapamento, uma válvula de controle variável de admissão e um servo-motor, o qual é controlado pelo ECM. Ambas as válvulas variáveis de admissão e escapamento são controladas pelo mesmo servo-motor.

CONTROLE DA VÁLVULA DE ESCAPAMENTO

Geralmente, a construção do coletor de escapamento a 180° é utilizada para altas rotações, enquanto a construção a 360° é utilizada em baixas e médias rotações. A válvula variável de escapamento possibilita o fluxo dos gases no coletor tanto a 180° quanto a 360° no mesmo sistema de escapamento. Em baixas e médias rotações, o fluxo de gases no coletor de escapamento é feito a 360° devido ao posicionamento da válvula de escapamento, o que produz maior torque. Em altas rotações, o fluxo de gases no coletor é feito a 180° devido ao posicionamento da válvula de escapamento, o que gera maior potência.

CONTROLE DA VÁLVULA DE ADMISSÃO

A válvula de admissão é controlada pelo mesmo servo-motor que controla a válvula de escapamento, o que permite controlar o volume do ar de admissão. Na faixa de baixas e médias rotações, a válvula de admissão é fechada produzindo torque máximo a partir da relação mútua com a válvula de escapamento. Em altas rotações, a válvula de controle de admissão é aberta pelo servo-motor, o que produz potência máxima a partir da relação mútua com a válvula de escapamento.
21
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
21-2
Quando as rotações do motor se encontram abaixo de 3.000 rpm, a polia do cabo da válvula de escapamento é posicionada a 90° (virada para a frente) pelos cabos de controle do servo-motor.
Nessa posição, os gases do tubo de escapamento no. 1 são direcionados para o tubo no. 2, e os gases do tubo no. 4 são direcionados para o tubo no. 3 pela válvula de escapamento.
Caso as rotações do motor sejam aumentadas e excedam
8.000 rpm, a polia do cabo da válvula de escapamento é movida para a posição de 180° (linha de referência virada para baixo) pelos cabos de controle do servo-motor.
Nessa posição, os gases presentes nos tubos de escapamento no. 1 e 2 e no. 4 e 3 têm seu fluxo invertido pela válvula de escapamento (fluxo no coletor a 180°).
Quando as rotações do motor ultrapassam 3.000 rpm, a polia do cabo da válvula de escapamento é movida para a posição de 0° (linha de referência da polia virada para cima) pelos cabos de controle do servo-motor.
Nessa posição, os gases de cada tubo de escapamento são conduzidos diretamente pela válvula de escapamento (fluxo no coletor a 360°).
CBR900RR
Y
Nº 4
Nº 1
Nº 3
Nº 2
Nº 4
Nº 1
Nº 3
Nº 2
Nº 4
Nº 1
Nº 3
Nº 2
Loading...
+ 3 hidden pages