Electrolux TRW10 Schematic

5 (1)

MANUAL DE SERVIÇOS

SERVICE MANUAL

LAVADORA DE ROUPAS

FRONT LOAD TRW10

TRW10 FRONT LOAD WASHING MACHINE SERVICE MANUAL

MÓDULO II

FUNCIONAMENTO DOS COMPONENTES

DESMONTAGEM/MONTAGEM

REVISÃO 0

REVISION 0

ÍNDICE

1. FUNCIONAMENTO DOS COMPONENTES ..............................................................................................

3

2. PARTES DA LAVADORA ..........................................................................................................................

11

3. TERMINAIS E PLUGUES DOS COMPONENTES ELÉTRICOS ................................................................

12

4. DESMONTAGE/MONTAGEM ....................................................................................................................

13

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

2

1. FUNCIONAMENTO DOS COMPONENTES

1.1 PLACA DE CONTROLE

A placa de controle está localizada atrás do painel de controle. Suas funções são:

1.Fornecer energia para o dispenser, motor, trava da porta, eletrobomba de drenagem e placa de controle de velocidade.

2.Enviar sinais à placa de controle de velocidade para acioná-la e à placa de controle da resistência para controlar o aquecimento.

3.Verificar a situação dos interruptores da porta, do interruptor da lâmpada da porta, do sensor de entrada de água e do sensor de água no cesto.

Figura 1

1.2 CONJUNTO LÂMPADA DO CESTO

O conjunto lâmpada do cesto é composto de uma lâmpada de 12V / 5W embutida na gaxeta (Figura 2), um interruptor de acionamento que é fechado quando a porta é aberta (Figura 3), um transformador que reduz a voltagem de 120V para 12V (Figura 4). Um circuito na placa eletrônica de controle apaga a luz quando a porta é deixada aberta por mais de três minutos.

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Trava

1.3 CONJUNTO INTERRUPTOR DA PORTA

O conjunto interruptor da porta, localizado atrás do painel frontal do gabinete, é um sistema de segurança que evita que a máquina entre em funcionamento quando a porta está aberta e trava a porta durante a centrifugação.

Atuador do interruptor

Braço trava

da centrifugação

Contatos auxiliares

O conjunto interruptor da porta é composto de uma

 

Bobina

bobina, interruptor da porta, atuador do interruptor,

Contato

Motor

trava, motor, interruptor auxiliar e braço trava da

 

 

 

centrifugação (Figura 5).

 

 

Figura 5

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

3

Quando um programa é selecionado e a tecla Inicio/Pausa é pressionada, a placa de controle fornece energia para a bobina. O campo magnético da bobina puxa a trava para baixo e tenta manter os contatos do interruptor da trava da porta fechados. Se a porta da lavadora é aberta, uma aba no interruptor do atuador evita que os contatos fechem e a trava não permite que a porta seja travada até que a tecla Cancela seja acionada, cortando a corrente da bobina. Quando a porta da lavadora é fechada, a batida da porta move o atuador do interruptor, permitindo ao campo magnético da bobina que feche os contatos do interruptor da trava e que a trava trave a porta. O motor e o braço trava da centrifugação são usados para evitar que a porta seja aberta enquanto o cesto ainda está centrifugando. É fornecida energia ao motor enquanto a lavadora está centrifugando. Quando a energia é enviada ao motor, ele expande seu pistão dentro de 30 a 40 segundos, movendo o braço trava da centrifugação entre a trava e o atuador do interruptor, segurando a trava para baixo. Ao mesmo tempo, o pistão fecha o interruptor auxiliar de trava da porta, permitindo que a lavadora comece a centrifugação. Quando a energia é cortada do motor, leva cerca de 90 segundos para o motor esfriar e recolher o pistão, puxando o braço trava da centrifugação para trás da trava e do interruptor auxiliar. Isto dá tempo suficiente ao cesto para diminuir sua rotação para a velocidade de lavagem antes que porta possa ser aberta.

1.4 PRESSOSTATO

O pressostato está localizado do lado direito da parte interna do gabinete, embaixo do topo da lavadora, e controla o nível de água na lavadora (Figura 6).

O pressostato é composto de um interruptor de dois pólos simples, mas apenas os contatos 1 e 2 são usados. Os contatos são controlados por um respiro dentro de uma câmara fechada. A câmara é conectada por uma mangueira ao bulbo localizado no fundo da lavadora, fixado no tanque. L 1 é aplicada ao pressostato pela placa de controle. Se o nível de água estiver abaixo de 10 mm do fundo do cesto, os contatos 1 e 2 do pressostato fecham, fornecendo energia para um lado dos (3) solenóides do conjunto da válvula

d'água. O outro lado dos solenóides é conectado ao neutro

Figura 6

pelos contatos do relé na placa de controle.

Quando o programa precisa de água, dependendo da temperatura da água selecionada e do desenvolvimento do programa, a placa de controle conecta uma ou duas das três bobinas do solenóide ao neutro, ativando os solenóides da válvula d'água. Quando o nível de água selecionado é atingido, os contatos 1 e 2 abrem, sinalizando ao controle para retirar o neutro dos solenóides.

1.5 CONJUNTO VÁLVULA ENTRADA DE ÁGUA

O conjunto válvula entrada de água é composto de um alojamento plástico, 2 tubos, aos quais as mangueiras de entrada de água são conectadas, 3 solenóides e um sensor térmico (Figura 7).

O solenóide quente é conectado à entrada de água quente. Os solenóides de lavagem e alvejante dividem uma cavidade comum, que é conectada ao fornecimento de água fria (Figura 8).

Os solenóides quente e de lavagem dividem uma cavidade comum de saída, enquanto o solenóide de alvejante possui uma cavidade de saída separada (Figura 9).

Quente

Lavagem

Alvejante

Figura 7

Figura 8

Figura 9

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

4

Funcionamento da Válvula

Os três solenóides da válvula de entrada têm a mesma forma e funcionamento. O corpo da válvula possui uma passagem de ar com um grande orifício e uma base onde a água pode ser retida. A saída do corpo da válvula drena para dentro de uma câmara. Um diafragma móvel de borracha opera contra a base da válvula para iniciar e parar o fluxo de água. O diafragma é acionado pela pressão da água. Ele possui um pequeno orifício do lado de fora da área de contato da base e um orifício principal maior em seu centro. A bobina do solenóide serve para abrir e fechar o orifício principal. A bobina funciona dentro de um tubo de metal (guia da válvula) o qual é unido ao corpo da válvula pela extremidade externa do diafragma. Uma mola segura a bobina para baixo, contra o orifício principal do diafragma quando o solenóide não está energizado.

As próximas figuras explicam o funcionamento básico da válvula.

 

Mola

Solenóide

 

 

Quando a válvula está na posição fechada, o

 

Bobina

solenóide não está energizado. A água escoa

 

 

através do orifício de escoamento do diafragma

Guia da

Orifício do

aplicando a pressão de entrada no topo do

válvula

diafragma

diafragma. O fundo do diafragma está

 

 

essencialmente a pressão atmosférica (aberto

Diafragma

 

para a vazão) e a pressão diferencial mantém a

 

 

 

válvula fechada.

 

 

 

 

Orifício principal do diafragma

 

 

VÁLVULA D'ÁGUA FECHADA

Quando o solenóide é energizado, o campo magnético resultante puxa a bobina para dentro da guia da válvula, comprimindo a mola. Quando a bobina se move, ela permite que a água no topo do diafragma seja drenada através do orifício principal.

O orifício de escoamento do diafragma é bem menor que o orifício principal e não admitirá água suficiente para manter a pressão na parte superior do diafragma. Assim, como a pressão no topo do diafragma é reduzida a quase zero, a pressão no fundo levanta o diafragma da base da válvula, permitindo uma passagem do fluxo de água.

SOLENÓIDE ACIONADO VÁLVULA ABERTA E

DIAFRAGMA PARA CIMA

Quando o solenóide é desenergizado, a bobina desce, fechando o orifício principal do diafragma. A água continua a fluir através do orifício de escoamento do diafragma, igualando a pressão e permitindo que a mola empurre o diafragma para baixo contra a base da válvula.

VÁLVULA FECHADA

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

5

1.6 TEMPERATURA DA ÁGUA

Quando o interruptor AUTO TEMP é selecionado para Quente/Fria no programa de lavagem, os solenóides quente e Alvejante são ativados para todos os enxágues, exceto para o último enchimento. Para o último enchimento do enxágüe, os solenóides de lavagem e alvejante são acionados. Quando o interruptor AUTO TEMP é selecionado para Morna/Fria no programa de lavagem, os solenóides quente, lavagem e alvejante são acionados para todos os enxágues, exceto para o último enchimento. Para o último enchimento do enxágüe, os solenóides de lavagem e alvejante são acionados. Quando o interruptor AUTO TEMP é selecionado para Morna/Morna no programa lavagem, os solenóides quente, lavagem e alvejante são acionados para todos os enxágues, exceto para o último enchimento. Para o último enchimento do enxágüe, os solenóides quente e alvejante são acionados. Quando o interruptor AUTO TEMP é selecionado para Fria/Fria, o solenóide lavagem é acionado e o solenóide quente cicla para aquecer a água a 65º. Para o último enchimento do enxágüe, os solenóides de lavagem e alvejante são acionados. Quando o interruptor de TEMPERATURA é selecionado para Fria/Fria no programa de lavagem, os solenóides de alavagem e algejante são acionados para todos os enxágues, exceto para o último enchimento. Para o último enchimento do enxágüe, os solenóides de lavagem e alvejante são acionados.

Sistema AUTO TEMP (Temperatura AUTOMÁTICA)

 

O sistema AUTO TEMP controla a temperatura mínima de água

 

fria selecionada (aproximadamente 18ºC) e a temperatura da

 

água quente e morna selecionada (aproximadamente 49ºC e

 

32ºC). Quando o controle é programado para uma Limpeza

 

Profunda, a temperatura da água aumenta para 66ºC no

 

programa de lavagem. O sistema AUTO TEMP é formado por

 

uma placa de controle e um sensor térmico localizado no

Figura 10

conjunto válvula de entrada d´água (Figura 10).

 

O sensor térmico (sensor do cesto - Figura 11), a placa de controle da resistência (Figura 12) e a resistência de aquecimento de 1000W (Figura 12), localizada na parte inferior traseira do tanque, fazem parte do sistema AUTO TEMP.

Figura 13

Figura 11

Figura 12

Se a temperatura do fornecimento de água quente da residência é inferior ao do sistema AUTO TEMP, a resistência do cesto aquece a água no programa de lavagem.

Quando uma temperatura morna ou quente é selecionada no programa lavagem, a placa de controle conecta o solenóide de água quente ao neutro e cicla o solenóide central de água fria, ligando e desligando, para regular a temperatura. Quando uma temperatura fria é selecionada, a placa de controle conecta o solenóide central de água fria ao neutro e cicla o solenóide central de água quente, ligando e desligando, para regular a temperatura. Quando um enxágüe morno é selecionado para o enxágüe final, o controle conecta o solenóide frio externo ao neutro e cicla o solenóide quente.

N L1

GRAFITA

 

 

ÁGUA DO CESTO

 

 

 

 

+T NTC

 

 

C6.1

 

 

 

 

 

AMARELO

 

 

 

 

 

C6.2

 

 

BRANCO/VERM RESISTÊNCIA

 

J11

ROXO

J3

C3.1

 

C6.3

C3.3 J2

PRETO/BRANCO

 

 

OCRE

 

C3.3

 

 

C3.2

 

 

 

C6.4

C2.2

 

 

 

CINZA

C3.1 J1

 

 

 

C6.5

C2.1

 

 

 

 

 

 

 

PLACA DE CONTROLE DA RESISTÊNCIA

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

6

1.7 DISPENSER AUTOMÁTICO (GAVETA DE SABÃO)

O dispenser automático para sabão, alvejante e amaciante de roupas é formado pelo alojamento do dispenser (Figura 14) e uma gaveta removível com três cavidades: uma para sabão, uma para alvejante e uma para amaciante de roupas (Figura 15).

Figura 14

Figura 15

Um condutor plástico fica encaixado no fundo da gaveta para direcionar a saída das câmaras do alvejante e amaciante para o canal de saída do alojamento do dispenser (Figura 16). Isso evita que os resíduos saiam pela parte frontal da gaveta.

Figura 16

As duas saídas do conjunto válvula de entrada d´água estão inseridas na parte traseira do dispenser automático. Durante os ciclos de enchimento, a água é direcionada para dentro do topo do alojamento através de duas entradas. A entrada à direita, conforme visto da frente da lavadora, é conectada à combinação de saída dos solenóides de água quente e o central de água fria.

A entrada à esquerda, conforme visto da frente da lavadora, é conectada ao solenóide de água fria (Figura 17).

No ciclo de enchimento, a água entra no topo do alojamento e é direcionada através dele por 4 canais: o canal de desvio do dispenser, o canal do sabão, o canal do alvejante e o canal do amaciante. O canal que recebe a água é determinado pela passagem que abastece a água ou se ambas passagens abastecem a água.

O dispenser com canais de avançada tecnologia de enxágue recebe a água sempre que a passagem à direita, conforme visto da frente da máquina, é acionada (Figura 18).

Este procedimento permite que a água passe pelo dispenser e entre no tanque pela mangueira de enxágüe conectada entre o alojamento e a gaxeta (Figura 19).

Figura 17

Figura 18

Figura 19

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

7

O canal distribuidor de sabão recebe a água da entrada direita, conforme visto da frente da máquina. O canal de sabão forma uma curva que permite que a água passe por cima da divisão do sabão da gaveta (Figura 20).

Como a água passa por cima da divisão do sabão, os furos no alojamento permitem que um pouco da água entre e lave a cavidade do sabão (Figura 21).

Como o fluxo de entrada d´água é superior à quantidade que os furos podem dispensar, o excesso de água volta por dentro de um canal através da parte traseira do dispenser (Figura 22).

Figura 20

Figura 21

Figura 22

A água neste canal e os produtos da gaveta de sabão escoam para dentro do tanque através da mangueira gaveta/ tanque localizada na parte posterior do dispenser (Figura 23).

O sabão é distribuído no início do ciclo, mas o alvejante e o amaciante são distribuídos mais tarde no ciclo. As cavidades do alvejante e do amaciante na gaveta possuem pequenos tubos moldados no fundo delas (Figura 24).

Estes tubos permitem que o alvejante e o amaciante sejam adicionados às suas cavidades sem que sejam dispensados logo que a água estiver abaixo do topo dos tubos. No momento certo do ciclo, quando o alvejante ou o amaciante será distribuído, a água entra na cavidade e levanta o produto acima do topo do tubo e o alvejante ou o amaciante começa a escorrer para dentro do tanque.

Amaciante

Alvejante

Figura 23

Figura 24

 

Para permitir que as cavidades esvaziem o complemento da gaveta de sabão, o complemento possui tubos moldados que se encaixam nos tubos das cavidades da gaveta (Figura 25).

Estes tubos são maiores que os tubos na gaveta e são desenhados para se ajustar acima dos tubos, mas não tocam o fundo da cavidade quando o complemento é instalado. Quando a água é adicionada ao alvejante ou ao amaciante, o nível da mistura sobe entre os tubos acima dos tubos na gaveta e escorre para dentro do tanque da lavadora. Como a extremidade do tubo no complemento não toca o fundo da gaveta, um efeito sifão irá ocorrer quando o solenóide atua e permite que a água entre na gaveta. A água adicionada cria uma condição de inundação e começa o efeito sifão. A gaveta esvaziará quando a água for retirada pelo solenóide (Figura 26).

Figura 26

Figura 25

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

8

O canal distribuidor do alvejante recebe água da entrada do lado esquerdo, conforme visto da frente da máquina. O canal do alvejante forma um caminho que permite que a água passe por cima da cavidade do alvejante(Figura 27).

Conforme a água passa por cima da cavidade do alvejante, os furos na gaveta permitem que um pouco da água entre e se misture com o alvejante (Figura 28).

Figura 27

Figura 28

Isso faz com que aumente o nível da mistura acima dos tubos na cavidade da gaveta do alvejante, permitindo que a mistura escorra para dentro do tanque.

Como o canal do detergente, o fluxo da entrada da água é maior do que os furos podem distribuir, permitindo que a água em excesso retorne para dentro do canal pela parte traseira do dispenser e escorra para dentro do tanque.

Para que a água entre no canal do amaciante, ambas as entradas, esquerda e direita, devem estar ativadas. Conforme a água da entrada esquerda passa pelo canal, ela colide com a água da entrada direita. Esta colisão muda a trajetória da água, conduzindo-a para a frente da cavidade e para dentro do canal do amaciante. O canal do amaciante forma uma curva que permite que a água passe sobre a divisão da cavidade do amaciante na gaveta Figura 29).

Conforme a água passa sobre a divisão do amaciante, furos na cavidade permitem que um pouco de água entre e se misture com o amaciante (Figura 30).

Figura 29

Figura 30

Isso faz com que aumente o nível da mistura acima dos tubos na cavidade da gaveta do amaciante, permitindo que a mistura escorra para dentro do tanque. Como o canal do sabão, o fluxo da entrada de água é maior do que os furos podem distribuir, permitindo que o excesso de água retorne para dentro do canal pela parte traseira do dispenser escorra para dentro do tanque.

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

9

1.8 ELETROBOMBA DE DRENAGEM

A eletrobomba de drenagem está localizada na base da lavadora, atrás da tampa traseira. Ela funciona em 120 VAC e é controlada pela placa de controle e pelo pressostato. As especificações da eletrobomba variam de 12 G.P.M. com uma mangueira de saída com 90 cm de comprimento a 5 G.P.M. com uma mangueira de saída com 150 cm de comprimento (Figura 31).

 

Figura 31

 

1.9 PLACA DE CONTROLE DE VELOCIDADE

 

A placa de controle de velocidade está localizada na base da

 

lavadora, no canto posterior direito da lavadora (Figura 32). A placa

 

de controle de velocidade controla as seguintes operações:

 

Nota: A placa de controle é a placa que é montada no painel

 

de controle e a placa de controle de velocidade é a placa que

Figura 32

está na base lavadora.

 

1.A velocidade do motor através da conversão da linha de entrada para fase simples com freqüência de 60Hz, para uma freqüência variada, trifásica com tensão de saída de zero a 300 VAC. Ao variar a quantidade, freqüência e polaridade da voltagem e comparando a entrada do tacômetro no motor, a placa de controle de velocidade pode acionar o motor numa velocidade e direção pré-programadas.

2.O equilíbrio da carga na lavadora durante o programa de centrifugação, ao converter a onda senoidal do tacômetro em ondas quadradas e comparando a distância entre as ondas quadradas.

1.10 MOTOR

O motor está localizado no fundo do tanque (Figura 33). É um motor de indução, trifásico AC que varia a velocidade quando a tensão da placa de controle de velocidade varia em freqüência e quantidade. O motor tem um tacômetro que admite a velocidade do motor na placa de controle de velocidade.

Figura 33

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

10

2. PARTES DA LAVADORA

A lavadora front load que trabalha por tombamento, consiste de um cesto giratório cilíndrico perfurado, suspenso horizontalmente em seu eixo dentro de um tanque cilíndrico maior. O conjunto é suspenso por molas dentro de um gabinete de aço de quatro partes. Uma porta frontal com visor e uma gaxeta flexível permite acesso para colocar e retirar roupas da máquina.

2.1 GABINETE

O gabinete é feito de aço e é dividido em quatro partes. Os lados e fundo são rebitados nos cantos posteriores e na base. O fundo do gabinete é de aço galvanizado com uma tampa traseira.

2.2 PAINEL FRONTAL DO GABINETE E CONJUNTO PORTA

O painel frontal do gabinete é fixado com parafusos ao suporte de montagem do painel de controle e à base.

2.3 GAXETA

A gaxeta é uma vedação de borracha que fixa o tanque suspenso ao gabinete frontal, na abertura do tanque. Sua finalidade é fornecer uma abertura que retém a água dentro do tanque e que pode que pode ser selado pela porta do gabinete, e ainda permitir flexibilidade para a oscilação do tanque durante os programas de lavagem e centrifugação.

2.4 CONJUNTO TANQUE

O conjunto tanque é sustentado por duas molas de suspensão e estabilizado por dois conjuntos de amortecedores. Um contra-peso de cimento é fixado na parte frontal do tanque. Outro contra-peso é moldado dentro do corpo traseiro do tanque. Esses contra-pesos evitam trepidação excessiva de todo o conjunto durante um ciclo de centrifugação desequilibrado.

2.5 CONJUNTO CESTO

O cesto é construído de aço inoxidável. A circunferência do cesto é perfurada para permitir que a água flua através dele conforme ele gira. Um eixo em aço é prensado contra o suporte do cesto e é, então, fixado ao cesto. O conjunto cesto é inteiramente sustentado por dois conjuntos de rolamentos fixados no fundo do tanque.

Uma polia grande, localizada na extremidade livre do eixo, se estende através do fundo do tanque.

Há três aletas plásticas montadas no cesto para auxiliar a ação da lavagem durante o programa de lavagem. A rotação do cesto permite a ação da lavagem durante o programa de lavagem e retirada da água durante o programa de centrifugação.

Gaxeta

Mola de fixação

Corpo traseiro do tanque

Cesto

Corpo frontal do tanque

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

11

3. TERMINAIS E PLUGUES DOS COMPONENTES ELÉTRICOS

3.1 PAINEL DE CONTROLE

Circuitos da placa de controle:

J1

Energia para placa de controle de velocidade

J13 J7 J9 J6 J8 J11 J10 J3 J4 J12 J2 J1

J2 & J3

Circuitos do conjunto interruptor da porta

 

 

J4, J9 e J12 Circuitos da entrada de água e da

 

 

 

eletrobomba de drenagem

 

 

J6

Códigos para a placa de controle de velocidade

 

 

J7

Circuito do sensor térmico

 

 

J10

Circuito da lâmpada do cesto

 

 

J13

Placa de interface

 

 

3.2 PLACA DE INTERFACE

3.3 PLACA DE CONTROLE DE VELOCIDADE

 

 

J3

J5

 

 

 

J1

Circuitos da placa de controle de velocidade:

J1 Tensão da linha para o neutro da placa de controle

J3 Entrada de códigos da placa de controle

J5 Saídas para os enrolamentos do motor e tacômetro

3.4 PLUGUE DO MOTOR 3.5 PLACA DE CONTROLE DA RESISTÊNCIA

J 1

J 3

 

C5.5

C5.1

Conexões do motor:

J 2

C5.1, C5.2 & C5.3

Conexões do motor

C5.4 & C5.5

Conexões do tacômetro

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

12

4. DESMONTAGEM/MONTAGEM

Esta seção descreve como retirar os componentes da lavadora. Use os mesmos procedimentos na ordem inversa para reinstalar o componente.

ATENÇÃO: Sempre retire o cabo elétrico da tomada quando for preciso efetuar qualquer reparo.

4.1 RETIRADA DA GAVETA DE DISTRIBUIÇÃO

1.Puxe a gaveta para fora até que ela trave (Figura 1).

2.Pressione na aba em que escrita a palavra PUSH e puxe a gaveta para fora (Figura 2).

Figura 1

Figura 2

4.2 DESMONTAGEM DA GAVETA DE DISTRIBUIÇÃO

1.Retire a gaveta da lavadora.

2.Para retirar o complemento da gaveta sabão basta levantá-lo. Quando reinstalar a gaveta, certifique-se de posicionálo de corretamente (Figura 3).

3.Para retirar o puxador da gaveta, solte as três travas e puxe o puxador da gaveta para fora (Figura 4).

4.Para retirar o condutor, solte-o das travas e retire-o (Figura 5).

Figura 3

Figura 4

Figura 5

4.3 PARA RETIRAR A TRAVA DA PORTA

1. Abra a porta e retire os dois parafusos que prendem a trava à estruturada porta (Figura 6).

Figura 6

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

13

4.4 PARA RETIRAR A PORTA

1.Retire os três parafusos que prendem a dobradiça da porta ao painel frontal do gabinete (Figura 7).

2.Levante a porta para cima e para fora para desencaixar o gancho da dobradiça da fenda do painel frontal do gabinete (Figura 8).

Figura 7

Figura 8

4.5 PARA DESMONTAR A PORTA

1.Retire a porta da lavadora e a coloque sobre uma superfície lisa, tomando cuidado para não riscá-la.

2.Retire a trava da porta e os 8 parafusos que prendem a estrutura da porta à moldura da porta e levante a estrutura para retirá-la (Figura 9).

3.Com a moldura da porta retirada, a dobradiça pode ser retirada (Figura 10).

4.Com a moldura da porta removida, o vidro interno pode ser retirado.

5.A moldura que prende o visor à moldura interna é fixada por três abas. Solte as abas e para soltar a moldura (Figura 11).

6.Com a moldura retirada é possível retirar o visor da porta..

Figura 9

Figura 10

Figura 11

4.6 RETIRANDO O TOPO DA LAVADORA

1.Retire o cabo elétrico da tomada.

2.Retire os dois parafusos da parte traseira do topo, deslize a topo para trás e levante-o para retirá-lo (Figura 12).

Figura 12

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

14

4.7 PARA RETIRAR O INTERRUPTOR DA LÂMPADA

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o topo e abra a porta.

2.Desconecte os dois fios do interruptor da lâmpada (Figura 13).

3.Aperte as abas nas laterais do interruptor e empurre o interruptor para fora do painel frontal (Figura 14).

Figura 13

Figura 14

4.8 SOLTANDO A GAXETA DO PAINEL FRONTAL DO GABINETE

A gaxeta está instalada sobre da borda da abertura porta no painel frontal e é presa por uma mola metálica redonda (Figura 15).

1.Abra a porta da lavadora.

2.Usando um alicate de ponta fina, comece a retirar a mola pela parte inferior da gaxeta puxando-a para fora do encaixe da gaxeta (Figura 16)

3. Puxe a gaxeta para fora da borda do painel frontal (Figura 17).

Figura 15

Figura 16

Figura 17

4.9 RETIRANDO O INTERRUPTOR DE SEGURANÇA DA PORTA

1.Retire o cabo elétrico da tomada.

2.Solte a gaxeta do painel frontal.

3.Retire os dois parafusos que fixam o conjunto do interruptor ao painel frontal (Figura 18).

4.Puxe o conjunto interruptor para dentro da abertura da porta e desconecte os conectores elétricos (Figura 19).

Figura 18

Figura 19

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

15

4.10 SOLTANDO O PAINEL DE CONTROLE

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o topo e a gaveta de distribuição.

2.Retire os dois parafusos, um em cada lado, que fixam o painel de controle na parte superior das laterais do gabinete (Figura 20).

3.Retire os três parafusos localizados atrás do painel da gaveta de distribuição (Figura 21).

4.Levante as três abas para soltar a parte superior do painel de controle do seu suporte (Figura 22).

Figura 22

Figura 20

Figura 21

 

5.Puxe o painel de controle para frente com cuidado, enquanto o levanta para desencaixar as abas inferiores do painel frontal (Figura 23).

6.Desconecte a rede elétrica do painel de controle e levante o painel para retirá-lo (Figura 24).

Figura 23

Figura 24

4.11 RETIRANDO A PLACA ELETRÔNICA DE CONTROLE

1. Retire o cabo elétrico da tomada e retire o painel de controle.

2. Coloque o painel de controle sobre uma superfície lisa. Retire os cinco parafusos que a placa de controle ao painel de controle (Figura 25).

3. Retire a placa de controle do painel de controle.

Figura 25

4.12 RETIRANDO A TECLA DO INÍCIO PROGRAMADO

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire a placa de controle.

2.Com a retirada da placa de controle a tecla do Início Programado ficará solta (Figura 26).

Figura 26

4.13 RETIRANDO A PLACA DE INTERFACE

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire a placa de controle.

2.Com a retirada da placa de controle a a placa de interface ficará solta (Figura 27).

Figura 27

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

16

4.14 RETIRANDO O BOTÃO SELETOR

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire a placa de controle.

2.Usando um alicate pressione o eixo do botão e puxe o botão para fora parte frontal do painel de controle (Figura 28).

Figura 28

4.15 RETIRANDO O PAINEL FRONTAL DO GABINETE

1.Retire o cabo elétrico da tomada e solte o painel de controle.

2.Solte a gaxeta do painel frontal e remova os dois parafusos que fixam o interruptor de segurança da porta ao painel frontal.

3.Desconecte os fios do interruptor da lâmpada.

4.Levante a frente da lavadora e remova os quatro parafusos que fixam o painel frontal à base da lavadora (Figura 29).

5.Retire os quatro parafusos que fixam a parte superior do painel (Figura 30).

6.Levante para cima e para fora o painel frontal para desencaixtá-lo dos quatro pinos de nylon, dois na parte frontal de cada lado do painel, e retire o painel frontal (Figura 31).

 

 

 

 

 

Figura 29

 

 

 

Figura 30

Figura 31

4.16 RETIRANDO O CONJUNTO ELETROBOMBA DE DRENAGEM

 

1. Retire o cabo elétrico da tomada e retire o painel frontal.

Nota: um pouco de água escorrerá nas mangueiras e na eletrobomba.

2.Solte a abraçadeira da mangueira tanque/bomba (Figura 32).

3.Solte a mangueira de drenagem da eletrobomba (Figura 33).

4.Retire os dois parafusos, um em cada lado, que fixam o alojamento da eletrobomba à base da lavadora (Figura 34).

5.Desfaça as ligações elétricas da eletrobomba e retire o conjunto eletrobomba.

Figura 32

Figura 33

Figura 34

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

17

4.17 DESMONTANDO A ELETROBOMBA DE DRENAGEM

1.A válvula da eletrobomba de drenagem está localizada na saída da eletrobomba (Figura 35).

2.Retire a proteção da eletrobomba soltando a aba e puxando-a de volta (Figura 36).

Figura 35

Figura 36

3.Solte a presilha de cada lado do motor e puxe para trás para retirar a carcaça da eletrobomba (Figura 37).

4.Retire os quatro parafusos para soltar o alojamento da eletrobomba (Figura 38).

Figura 38

Figura 37

4.18 RETIRANDO O PRESSOSTATO

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire o topo.

2.Desconecte os fios do pressostato (Figura 39).

3.Gire o sensor ¼ de volta da lateral do gabinete e puxe o pressostato (Figura 40).

4.Desconecte o tubo do pressostato.

Figura 39

Figura 40

 

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

18

4.19 RETIRANDO A PLACA DE CONTROLE DA RESISTÊNCIA

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire o topo.

2.Desconecte os fios da placa de controle da resistência.

3.Retire o parafuso que fixa a placa de controle da resistência ao seu suporte (Figura 41).

4.Solte as duas presilhas do fundo da placa e retire a placa (Figura 42).

Figura 41

Figura 42

4.20 RETIRANDO O TRANSFORMADOR DA LÂMPADA

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire o topo.

2.Desconecte os fios do transformador.

3.Retire os dois parafusos que fixam o transformador ao seu suporte e retire o transformador (Figura 43).

Figura 43

4.24 RETIRANDO O SOQUETE DA LÂMPADA

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire o topo.

2.Desconecte os dois fios do lado da saída do transformador.

3.Solte a gaxeta do painel frontal.

4.Empurre o fixador do soquete da lâmpada para fora da gaxeta (Figura 44).

Nota: Quando reinstalá-lo, certifique-se de que o soquete esteja completamente encaixado dentro da gaxeta.

Figura 44

4.25 RETIRANDO O SUPORTE DO TRANSFORMADOR E DA PLACA DE CONTROLE DA RESISTÊNCIA

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o topo e solte o painel de controle.

2.Retire o transformador e placa de controle da resistência.

3.Usando um alicate de ponta, solte a presilha do suporte dos controles (Figura 45).

Figura 45

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

19

Electrolux TRW10 Schematic

4.26 RETIRANDO O SUPORTE DO PAINEL DE CONTROLE

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o painel de controle e o painel frontal.

2.Solte os fios de da parte traseira do suporte e retire o transformador e o suporte da placa de controle da resistência. Retire os seis parafusos, um no topo e dois na parte frontal de cada lado, que fixam o suporte nas laterais do gabinete (Figura 46).

3.Solte as duas abas na gaveta de distribuição, uma de cada lado do alojamento, e puxe o suporte para frente (Figura 47).

Figura 46

Figura 47

 

4.27 RETIRANDO A GAXETA

1.Retire o cabo elétrico da tomada e retire o painel frontal.

2.Solte a abraçadeira da mangueira e retire a mangueira do topo da gaxeta (Figura 48).

3.Retire o soquete da lâmpada (Figura 49).

Figura 48

Figura 49

4. O encaixe da gaxeta (Figura 50) encaixa na borda do tanque (Figura 51) e é fixado por uma mola (Figura 52).

Figura 52

Figura 50

Figura 51

5.Retire a gaxeta colocando sua mão por dentro da gaxeta, na parte superior da abertura e a levante, enquanto a puxa para fora (Figuras 53 e 54).

Figura 54

Figura 53

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

20

4.28 REINSTALANDO OU SUBSTITUINDO A GAXETA

1.Use detergente líquido para lubrificar os encaixes na gaxeta. Isso tornará mais fácil o deslize no encaixe da gaxeta dentro da borda do tanque.

2.Há uma aba e uma seta a parte superior da borda do tanque (Figura 55) e uma fenda e uma seta na parte superior da gaxeta (Figura 56).

3.Posicione a fenda em cima da aba e, enquanto segura a gaxeta no local com uma mão, coloque a outra mão dentro da gaxeta e force a ranhura da gaxeta acima da moldura do tanque com seu polegar (Figura 57).

Figura 55

Figura 56

Figura 57

4.Gire cerca de 1/3 do tanque e puxe para dentro da borda da gaxeta para assentá-la dentro da moldura do tanque (Figura 58).

5.Usando seu polegar, comece do outro lado do topo do tanque e force a gaxeta para dentro, em outra direção. Novamente gire cerca de 1/3 do tanque e assente a gaxeta dentro da moldura do tanque. Force o restante da gaxeta com seu polegar e a assente completamente.

6.Para instalar a mola, dobre a frente da gaxeta para dentro do tanque (Figura 59).

7.Posicione a mola no encaixe na parte superior da gaxeta e faça uma abertura com um objeto redondo, de cerca de ¾” de diâmetro, entre o contra-peso e a gaxeta para segurar a mola no local de encaixe (Figura 60).

Figura 60

Figura 58

Figura 59

8.Empurre a mola com uma mão enquanto a encaixa na borda com a outra (Figura 61).

9.Retire o calço, volte a gaxeta para a posição normal e coloque a mangueira e o soquete da lâmpada.

Figura 61

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

21

4.29 RETIRANDO O CONTRA-PESO

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o painel frontal e desconecte a mangueira e o soquete da lâmpada da gaxeta.

2.Usando uma chave de 7/16", retire os 5 parafusos que fixam o contra-peso ao tanque e retire o contra-peso do tanque (Figura 62).

Figura 62

4.30 ISOLAÇÃO DA ENTRADA DE ÁGUA E DO TUBO ANTI-TRANSBORDAMENTO

Nota: A isolação da entrada de água e do tubo anti-transbordamento, conectada para facilitar a instalação durante a fabricação, pode ser separada cortando a divisão de fina camada para remoção no campo.

Retirando a isolação da entrada de água

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o topo e corte a divisão da passagem de água e o tubo anti-transbordamento

2.Usando uma chave de fenda pequena, solte as 8 presilhas em volta dos tubos da entrada de água, enquanto empurra a borda da isolação para dentro da lavadora (Figura 63).

Figura 63

Retirando a isolação do tubo anti-transbordamento

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o topo e corte a divisão da passagem de água e o tubo anti-transbordamento

2.Usando uma chave de fenda pequena, solte as 3 presilhas em volta do tubo anti-transbordamento, enquanto empurra a borda da isolação para dentro da lavadora (Figura 64).

Figura 64

4.31 RETIRANDO O TUBO ANTI-TRANSBORDAMENTO

1.Retire o cabo elétrico da tomada, retire o topo e a isolação do tubo anti-transbordamento (Figura 65).

2.Gire o tubo no sentido anti-horário cerca de 1/16 de uma volta do tanque para destravá-lo. Puxe o tubo para trás para desencaixá-lo do alojamento da gaveta de distribuição (Figura 66).

Figura 65

Figura 66

Este documento não pode ser reproduzido ou fornecido a terceiros sem a autorização da Electrolux do Brasil S.A.

22

Loading...
+ 50 hidden pages