Acer VERITON M410, VERITON M464, VERITON T661, VERITON S461, VERITON M661 Manual [pt]

...
0 (0)

Série Veriton

Manual do Utilizador

Copyright © 2007 Acer Incorporated

Todos os direitos reservados.

Série Veriton Manual do utilizador

Edição Original: 05/2007

Poderá haver alterações periódicas às informações contidas na presente publicação sem qualquer obrigação de notificação sobre tais revisões ou alterações. As eventuais alterações serão incorporadas nas novas edições deste manual ou de documentos e publicações suplementares. A empresa não faz quaisquer afirmações nem garantias, sejam elas expressas ou implícitas, relativamente aos conteúdos do presente e rejeita especificamente as garantias implícitas relativamente à comerciabilidade ou à aptidão para um fim específico.

Escreva o número de modelo, número de série, data da compra e local de aquisição no espaço em baixo. O número de série e o número de modelo encontram-se na etiqueta afixada no computador. Toda a correspondência relativa à sua unidade deve incluir o número de série, o número de modelo e as informações relativas à aquisição.

Nenhuma parte da presente publicação pode ser reproduzida, guardada em sistemas de armazenamento de dados ou transmitida, de qualquer forma ou através de qualquer meio, seja ele electrónico, mecânico, por fotocópia, gravação ou de outra forma, sem a autorização prévia e por escrito da Acer Incorporated.

Computador desktop da série Veriton

Número de modelo:

Número de série:

Data da compra:

Local de aquisição:

Acer e o logotipo da Acer são marcas registadas da Acer Inc. Outros nomes de produtos ou marcas comerciais de empresas são aqui utilizados apenas para fins de identificação e pertencem às respectivas empresas.

i

Informações relativas à sua segurança e conforto

Instruções de segurança

Leia este manual com atenção. Guarde este documento para futuras consultas. Siga todas as advertências e instruções marcadas no produto.

Desligar o produto antes de limpar

Desligue este produto da tomada de parede antes de limpá-lo. Não use produtos de limpeza líquidos nem aerossóis. Para limpeza, utilize um tecido humedecido com água.

Avisos

Não use este produto próximo de água.

Não coloque este produto numa mesa, carrinho ou estante instável. Este produto pode cair e sofrer sérios danos.

As ranhuras e aberturas existem para ventilação; para garantir uma operação fiável do produto e para protegê-lo contra superaquecimento estas aberturas não devem ser bloqueadas nem cobertas. As aberturas não devem nunca ser bloqueadas colocando este produto sobre uma cama, sofá, tapete ou outra superfície similar. Este produto não deve nunca ser colocado próximo ou sobre um aquecedor ou registro de aquecimento, ou integrado numa instalação sem ventilação adequada.

Nunca introduza objectos de nenhum tipo nas ranhuras deste produto, pois podem tocar pontos de tensão perigosa ou colocar as peças em curto-circuito, o que pode provocar um incêndio ou choque eléctrico. Nunca entorne líquidos de nenhum tipo no produto.

Para evitar danos nos componentes internos e fugas na bateria, não coloque o aparelho numa superfície oscilatória.

Utilizar energia eléctrica

Este produto deve ser alimentado com o tipo de alimentação eléctrica descriminado na etiqueta de marcação. Se não tiver certeza do tipo de alimentação disponível, consulte o revendedor ou a companhia de energia eléctrica local.

Não permita que nada se apoie no cabo de alimentação. Não coloque este produto onde outras pessoas possam calcar o cabo.

ii

Ao usar uma extensão eléctrica com este produto, certifique-se de que a amperagem total dos equipamentos ligados não excede a tensão nominal da extensão. Certifique-se também de que a tensão total de todos os produtos ligados à tomada da parede não excede a tensão do fusível.

Não ligue demasiados dispositivos a uma só tomada eléctrica, extensão eléctrica ou tomada eléctrica múltipla, pois poderá provocar uma sobrecarga. A carga total do sistema não deve ultrapassar 80% da taxa do circuito de derivação. Ao utilizar uma extensão eléctrica, a carga não deve ultrapassar 80% da potência de entrada da extensão.

O adaptador de CA deste aparelho está equipado com uma ficha tripolar com condutor de terra. A ficha encaixa apenas em tomadas de electricidade ligadas à terra. Certifique-se de que a tomada de electricidade está ligada à terra de forma adequada antes de inserir a ficha do adaptador de CA. Não insira a ficha numa tomada de electricidade não ligada à terra. Consulte o seu electricista para obter informações mais detalhadas.

Atenção! O pino de ligação à terra é uma característica de segurança. Utilizar uma tomada eléctrica que não tenha uma ligação de terra adequada poderá resultar em choque eléctrico e/ou ferimentos pessoais.

Nota: O pino de ligação à massa proporciona também boa protecção em relação a ruídos inesperados provocados por dispositivos eléctricos próximos que possam interferir com o desempenho deste aparelho.

Use apenas o tipo adequado de cabo de fonte de alimentação (fornecido na caixa de acessórios) para esta unidade. Deve ser do tipo destacável: Relação UL/certificação CSA, tipo SPT-2, capacidade mínima de 7A 125 V, aprovada por VDE ou equivalente. Comprimento máximo de 4,6 metros (15 pés).

Assistência ao produto:

Não tente reparar este produto por si próprio, pois a abertura ou a remoção das tampas podem expô-lo a pontos de tensão perigosa ou outros riscos. Todos os serviços de assistência devem ser prestados por pessoal técnico qualificado.

Desligue este produto da tomada eléctrica e entregue-o a pessoal de assistência qualificado, nas seguintes condições:

Quando a ficha ou o cabo de alimentação estiver danificado ou descarnado.

Se algum líquido entrar no produto.

iii

Se o produto for exposto à chuva ou água.

Se o produto cair ou o seu exterior tiver sido danificado.

Se o produto demonstrar uma perda de desempenho, indicando a necessidade de reparo.

Se o produto não funcionar normalmente quando as instruções de utilização forem seguidas.

Nota: Ajuste apenas os controlos que estão descritos nas instruções de utilização, uma vez que o ajuste incorrecto de outros controlos pode provocar danos que exijam trabalho especializado por parte de um técnico qualificado para restaurar a condição normal do produto.

CUIDADO: Perigo de explosão se as pilhas não forem substituída correctamente. Substitua apenas pelo mesmo tipo ou outro equivalente recomendado pelo

fabricante. Elimine as pilhas usadas de acordo com as instruções do fabricante. Segurança da linha telefónica

Desligue sempre todas as linhas telefónicas da tomada da parede antes de reparar ou desmontar este equipamento.

Evite usar um telefone (que não seja do tipo sem fios) durante uma tempestade. Pode haver o risco de uma descarga eléctrica proveniente de um raio.

Instruções de eliminação

Não deite ao lixo este dispositivo electrónico quando pretender desfazer-se dele. Para minimizar poluição e garantir uma protecção máxima do meio ambiente global, recicle, por favor. Para mais informações relativas às regulamentações de resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (WEEE) visite http://global.acer.com/about/sustainability.htm.

Aconselhamento relativo a mercúrio

Para projectores ou produtos electrónicos que possuam um monitor ou ecrã LCD/CRT: A(s) lâmpada(s) incluída neste produto contém mercúrio e deve ser reciclada ou destruída de acordo com as leis locais, estaduais ou federais. Para mais informações contacte a Aliança das Indústrias Electrónicas em

Acer VERITON M410, VERITON M464, VERITON T661, VERITON S461, VERITON M661 Manual

iv

www.eiae.org. Para obter mais informações acerca de eliminação de lâmpadas, consulte www.lamprecycle.org.

ENERGY STAR é um programa governamental (parceria pública/privada) que dá a cada indivíduo a capacidade de proteger o ambiente de um modo económico e sem sacrifício da qualidade ou das características existentes de um produto. Os produtos que obtêm o símbolo ENERGY STAR impedem a emissão de gases de estufa através do cumprimento de directrizes eficazes definidas pela Agência Americana de Protecção Ambiental (EPA) e pelo Departamento Americano de Energia (DOE). Num lar típico, 75% de toda a electricidade utilizada para alimentar os electrodomésticos é consumida enquanto os aparelhos estão desligados. Os electrodomésticos qualificados pela ENERGY STAR consomem 50% menos energia quando desligados do que os aparelhos tradicionais. Para mais informações, consulte http://www.energystar.gov e http://www.energystar.gov/powermangement.

Nota: A declaração acima só se aplica ao AcerSystem com um autocolante ENERGY STAR.

Como parceira da ENERGY STAR, a Acer Inc. determinou que este produto cumpre as normas ENERGY STAR relativas a eficácia energética.

Este produto é fornecido com a funcionalidade de gestão de energia activada.

O modo de Suspensão do monitor é activado ao fim de 15 minutos de inactividade.

O modo de Suspensão do computador é activado ao fim de 30 minutos de inactividade.

Retire o computador do modo de Suspensão pressionando o botão de alimentação.É possível configurar mais opções de energia através do Acer ePower Management.

É possível configurar mais opções de energia através do Acer ePower Management.

v

Sugestões e informações para uma utilização confortável

Após uso prolongado, os utilizadores de computadores podem queixar-se de fadiga ocular e dores de cabeça. Os utilizadores podem também sofrer lesões corporais como consequência da passagem de muitas horas seguidas em frente do computador. Longos períodos de trabalho, má postura, maus hábitos de trabalho, stress, condições inadequadas do local de trabalho, saúde pessoal e outros factores aumentam o risco de lesões corporais.

A utilização incorrecta do computador poderá ter como consequência a síndrome do canal cárpico, tendinite, tenossinovite ou outras perturbações músculo-esqueléticas. Os sintomas que se seguem poderão aparecer nas mãos, pulsos, braços, ombros, pescoço ou costas:

entorpecimento ou sensação de queimadura ou formigueiro

dor contínua, sensibilidade ou fragilidade

dor aguda, tumefacção ou latejamento

rigidez ou tensão

sensação localizada de frio ou fraqueza

Se possui estes sintomas, ou qualquer outra sensação recorrente ou persistente de desconforto e/ou dor relacionada com a utilização do computador, consulte imediatamente um médico e informe o departamento de saúde e segurança da sua empresa.

A secção que se segue apresenta sugestões para uma utilização mais confortável do computador.

Encontrar a sua zona de conforto

Encontre a sua zona de conforto ajustando o ângulo de visão do monitor, utilizando um descanso para os pés ou elevando a altura do seu assento para obter o máximo conforto. Cumpra as seguintes sugestões:

vi

não permaneça numa mesma posição por um período de tempo demasiado longo

evite curvar-se para a frente e/ou inclinar-se para trás

levante-se regularmente e ande para eliminar a tensão dos músculos das pernas

faça pequenas pausas para relaxar o pescoço e os ombros

evite fazer tensão nos músculos ou encolher os ombros

posicione o monitor, o teclado e o rato de modo adequado e a uma distância confortável

se olha para o monitor mais do que para documentos físicos, coloque o monitor no centro da sua mesa para minimizar o esforço no pescoço

Cuidados a ter com a sua visão

A visualização prolongada, o uso de óculos ou lentes de contacto não adequados, o brilho intenso, a luz em demasia, os ecrãs mal iluminados, as letras demasiado pequenas e os monitores de baixo contraste podem provocar tensão ocular. As secções que se seguem fornecem sugestões sobre como reduzir a tensão ocular.

Olhos

Descanse os seus olhos com frequência.

Faça intervalos regulares para descansar a visão afastando o olhar do monitor e focando num ponto distante.

Pisque os olhos com frequência para evitar que sequem.

Ecrã

Mantenha o ecrã sempre limpo.

Mantenha a sua cabeça a um nível mais alto do que a extremidade superior do ecrã, de modo a que os seus olhos apontem ligeiramente para baixo ao olhar para o meio do ecrã.

Ajuste o nível de brilho e/ou contraste para um nível confortável de modo a melhorar a capacidade de leitura de texto e a claridade dos gráficos.

Elimine o brilho excessivo e os reflexos:

colocando o ecrã de modo a que a parte lateral fique virada para a janela ou para a fonte de luz

minimizando a luz ambiente através de cortinas, persianas ou venezianas

utilizando uma luz de secretária

mudando o ângulo de visão do ecrã

utilizando um filtro de redução de brilho

utilizando uma pala no ecrã, como um pedaço de cartão posicionado na extremidade superior dianteira do monitor

Evite colocar o monitor num ângulo incómodo de visão.

Evite olhar por longos períodos de tempo para fontes fortes de luz, tais como janelas abertas.

vii

Desenvolver bons hábitos de trabalho

Habitue-se a cumprir os seguintes procedimentos para tornar a utilização do computador mais relaxante e produtiva:

Faça pequenos intervalos regulares.

Execute alguns exercícios de alongamento.

Respire ar fresco sempre que possível.

Faça exercício regular e cuide da sua saúde física.

Atenção! Não é recomendável a utilização do computador no sofá ou na cama. Se for inevitável, trabalhe apenas durante pequenos períodos, faça intervalos regulares e execute alguns exercícios de alongamento.

Nota: Para mais informações, consulte "Avisos de segurança e regulamentações" na página 98 no AcerSystem User's Guide.

Informações relativas à sua segurança e conforto i

Instruções de segurança

i

Instruções de eliminação

iii

Sugestões e informações para uma utilização con-

fortável

v

1 Visita ao sistema

1

Painel frontal

2

Painel traseiro

2

Unidade óptica

4

Cuidados a ter com CDs e DVDs

4

2 Para instalar o computador

5

Para organizar uma área de trabalho confortável 6

Para posicionar o monitor

6

Para posicionar o teclado

6

Para posicionar o rato

7

Para ligar os periféricos

7

Ligacao do rato e do teclado

7

Interface USB

7

Interface PS/2

7

Ligacao do monitor

7

Cabo de alimentação

8

Para ligar o computador

8

Para desligar o computador

8

3 Para actualizar o seu computador

10

Precauções de instalação

11

Precauções contra descargas electrostáticas

11

Instruções de pré-instalação

11

Instruções de pós-instalação

12

Abrir o computador

13

Para retirar a cobertura do computador

13

Para repor a cobertura do computador

13

Actualizar o computador

14

Conteúdo

Para retirar uma DIMM DDR2

14

Para instalar uma DIMM DDR2

14

Para reconfigurar o computador

15

Para substituir o disco rígido

15

Instalar uma placa de expansão

16

4 Perguntas mais frequentes

17

Perguntas mais frequentes

18

Apêndice A:

 

Avisos de segurança e regulamentações

20

Avisos de segurança e regulamentações

21

Declaração FCC

21

Declaração de adequação de laser

22

Aviso de protecção de direitos de autor da

 

Macrovision

23

Aviso regulamentar sobre dispositivo de rádio

23

Geral

23

União Europeia (EU)

24

O requisito de segurança de radiofrequência da FCC25

Canadá – Dispositivos de radiocomunicação

 

de baixa potência isentos de licença (RSS-210)

26

Federal Communications Comission

 

Declaration of Conformity

27

1 Visita ao sistema

Loading...
+ 28 hidden pages