Honda Nx4 Falcon Manual de Treinamento SISTESCA [pt]

6. SISTEMA DE ESCAPE

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 6-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 6-1
DESCRIÇÃO DO SISTEMA 6-2

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

c
• Substitua sempre as juntas e guarnições do tubo de escapamento quando as retirar.
• Durante a montagem do tubo de escapamento, instale inicialmente todos os parafusos e porcas sem apertá-los. Aperte sempre a braçadeira em primeiro lugar e, em seguida, os demais parafusos e porcas de fixação. Se estes forem apertados primeiro, o tubo de escapamento não ficará assentado corretamente.
• Após a instalação, verifique sempre se há vazamentos nas conexões do sistema de escapamento.

DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS

Ruído excessivo no escapamento

• Sistema de escapamento deformado
• Vazamento de gás de escape

Rendimento baixo

• Sistema de escapamento deformado
• Vazamento de gás de escape
• Silencioso obstruído.
Deixe o sistema de escapamento esfriar antes de remover os componentes para manutenção, caso contrário estará sujeito a graves queimaduras.
6-1
6
6-2

DESCRIÇÃO DO SISTEMA

O sistema de escapamento atende a outra função além da descarga dos gases de escape. Como os gases de escape descarregados pelo orifício de escape estão muito quentes e submetidos a pressão, eles se ex­pandem rapidamente e produzem um ruído alto se forem descarregados diretamente para a atmosfera. Isto faz também dimi­nuir o rendimento do escapamento, já que o gás se difunde através do orifício de escape. Para evitar os problemas acima, o gás de escape é aspirado do orifício de escape para dentro do silencioso para ser expandido e descarregado na atmosfera depois que a temperatura e a pressão tiverem baixado. Com a variação do tamanho e do diâmetro das seções do sistema de escapamento, a mistura ar/combustível pode ser aspirada para dentro do cilindro com mais eficiência. Isto é conhecido como EFEITO DE EXPULSÃO DOS GASES POR PULSAÇÃO DO ESCAPE. A utilização deste efeito no sistema de escapamento re­sulta em melhoria no rendimento do motor, especialmente nos motores de 2 tempos.

EFEITO DE EXPULSÃO DOS GASES POR PULSAÇÃO DE ESCAPE

Quando a válvula de escape (ou janela) abre com o motor na fase de escape, os gases do escapamento fluem rapidamente do orifício de escape para o silencioso. No final da fase de esca­pe, o fluxo de gás diminui, mas devido à inércia da massa líqui­da, a pressão no cilindro torna-se menor do que a pressão at­mosférica; em outras palavras, uma pressão negativa é aplicada ao cilindro durante pouco tempo. Quando a válvula de admissão (ou janela de transferência dos gases) abre, a mistura ar/com­bustível é aspirada rapidamente para o cilindro.
Os gases descarregados fluem pelo silencioso, formando uma onda de pressão de alta velocidade. Devido à inércia da massa líquida, uma pressão negativa é aplicada ao orifício de escape, por onde passa a onda de pressão. Quando a válvula de esca­pe (ou janela) abrir na fase de escape subseqüente, os gases de escape serão aspirados para fora pela pressão negativa, me­lhorando a eficiência do sistema de escape.
SISTEMA DE ESCAPE
PRESSÃO NEGATIVA NO ORIFÍCIO DE ESCAPE
VÁLVULA DE ADMISSÃO ABRE
VÁLVULA DE ESCAPE ABRE
ONDA DE PRESSÃO
PRESSÃO NEGATIVA NO FINAL DA FASE DE ESCAPE
Loading...
+ 3 hidden pages