Honda Nx4 Falcon Manual de Treinamento MANUTENC [pt]

2. MANUTENÇÃO

TUBOS DE COMBUSTÍVEL 2-2 TELA DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL 2-2 FUNCIONAMENTO DO ACELERADOR 2-3 BOMBA DE ÓLEO E TUBOS DE ÓLEO 2-4
(para motocicletas de 2 tempos com alimentação de óleo separado)
AFOGADOR 2-5 FILTRO DE AR 2-6 TUBO DE DRENAGEM DA CARCAÇA
DO FILTRO DE AR (motocicletas off-road) 2-7
RESPIRO DO MOTOR 2-7 VELA DE IGNIÇÃO 2-8 FOLGA DAS VÁLVULAS 2-9 ÓLEO DO MOTOR 2-11 FILTRO DE ÓLEO DO MOTOR 2-13 TELA DO FILTRO DE ÓLEO
DO MOTOR 2-14 DESCARBONIZAÇÃO 2-15
(motor de 2 tempos) SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES 2-16 MARCHA LENTA 2-17 LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO DO
RADIADOR 2-17 SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO 2-18 SISTEMA DE SUPRIMENTO DE AR 2-19
SECUNDÁRIO (aplicável aos modelos com sistema de controle de emissões)
SISTEMA DE CONTROLE DE EMISSÃO 2-19 EVAPORATIVA (aplicável aos modelos com controle de emissões)
ÓLEO DE TRANSMISSÃO 2-20 (motor de 2 tempos)
CORRENTE DE TRANSMISSÃO 2-21 CURSOR DA CORRENTE DE
TRANSMISSÃO/GUIA DA CORRENTE/ CURSOR DA GUIA E ROLETES 2-24
CORREIA DE TRANSMISSÃO 2-24 FILTRO DE AR DA CARCAÇA
DA CORREIA 2-25 NÍVEL DE ÓLEO DA TRANSMISSÃO
FINAL 2-25 BATERIA 2-26 FLUIDO DO FREIO 2-27 DESGASTE DA SAPATA DO FREIO 2-28 DESGASTE DAS PASTILHAS DO FREIO 2-28 SISTEMA DO FREIO 2-29 INTERRUPTORES DA LUZ DO FREIO 2-30 FACHO DE LUZ DO FAROL 2-31 SISTEMA DE EMBREAGEM 2-31 CAVALETE LATERAL 2-33 SUSPENSÃO 2-34 PARAFUSOS/PORCAS/ELEMENTOS
DE FIXAÇÃO 2-35 RODAS/PNEUS 2-36 ROLAMENTOS DA COLUNA
DE DIREÇÃO 2-38 ALINHAMENTO DAS RODAS (TRX) 2-38
NOTA
Este capítulo descreve os serviços de inspeção e ajustes normais necessários para manter o veículo em ótimas condições de uso. Efetue esta manutenção de acordo com o período estabelecido na tabela de manutenção. Consulte o manual de serviços do modelo específico para obter o período correto de manutenção e os itens aplicáveis.
2-1
2
2-2

TUBOS DE COMBUSTÍVEL

Verifique o tubo de combustível quanto a: – Vazamento de combustível. – Presilha do tubo solta ou posicionamento incorreto. – Tubos deteriorados ou danificados. Substitua as peças com defeito.

TELA DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL

Coloque a válvula de combustível na posição OFF. Remova o copo do filtro da válvula de combustível e drene o combustível em um recipiente.
c
Trabalhe em uma área bem ventilada. Mantenha os cigarros acesos, chamas ou faíscas distantes da área de trabalho ou qualquer área onde a gasolina é armazenada.
Remova o anel de vedação e a tela do filtro de combustível. Limpe o copo e a tela do filtro com solvente não inflamável ou
com baixo ponto de inflamação. Substitua o anel de vedação por um novo. Reinstale a tela do filtro, o anel de vedação e o copo e em segui-
da aperte o copo de acordo com o torque especificado.
a
Coloque a válvula de combustível na posição “ON” e certifique­se de que não há vazamentos.
Apertar excessivamente o copo de combustível pode da­nificar ou deformar o anel de vedação causando o vaza­mento de combustível.
A gasolina é extremamente inflamável e até explosiva sob certas condições.
MANUTENÇÃO
COPO DO FILTRO
TUBOS DE COMBUSTÍVEL
VÁLVULA DE COMBUSTÍVEL
ANEL DE VEDAÇÃO
TELA DO FILTRO
NOVO
MANUTENÇÃO
2-3

FUNCIONAMENTO DO ACELERADOR

Verifique se há deterioração ou danos no cabo do acelerador. Certifique-se de que a manopla do acelerador retorna automati-
camente para a posição completamente fechada em todas as posições de manobra.
Se a manopla do acelerador não retornar corretamente, lubrifi­que o cabo do acelerador, inspecione e lubrifique a carcaça da manopla do acelerador. Se a manopla do acelerador ainda não retornar corretamente, o cabo deve ser substituído.
Mantenha o motor em marcha lenta e vire o guidão para direita e esquerda para certificar-se de que a rotação da marcha lenta não se altera em todas as posições de manobra. Se a rotação de marcha lenta aumentar, verifique a folga da ma­nopla do acelerador e a conexão do cabo.
c
A folga da manopla do acelerador deve ser verificada e ajusta­da como segue:
A folga da manopla do acelerador está correta se houver uma quantidade especificada de folga no movimento circunferencial do flange da manopla do acelerador.
A reutilização do cabo do acelerador danificado, com tor­ção anormal ou dobrado pode interferir no curso normal de funcionamento do cabo e pode provocar a perda de controle do acelerador durante a rodagem.
A folga da alavanca do acelerador está correta se houver uma quantidade especificada de folga na extremidade da alavanca.
Os ajustes menores da folga podem ser obtidos por meio do ajustador superior localizado na proximidade da manopla.
Solte a contraporca e gire o ajustador no sentido desejado até obter a folga correta. Aperte a contraporca em seguida. Se o ajustador tiver uma capa, recoloque-a corretamente após o ajuste.
Os ajustes maiores são obtidos no carburador, na extremidade do cabo.
No carburador com o acelerador do tipo abertura/fechamento forçado, o ajuste da folga deve ser feito no cabo de tração, afrouxando a contraporca e girando o ajustador.
Aperte a contraporca após o ajuste da folga.
ACELERADOR DO TIPO MANOPLA
ACELERADOR DO TIPO ALAVANCA
FOLGA
CONTRAPORCA AJUSTADOR
AJUSTADOR AJUSTADOR
CONTRA PORCA
FOLGA
2-4
Se o cabo do acelerador tiver um ajustador na posição interme­diária entre a manopla e o carburador, os ajustes maiores de­vem ser feitos neste ajustador.
Ajuste a folga soltando a contraporca e girando o ajustador. Após efetuar o ajuste, aperte a contraporca. Se o ajustador tiver uma capa, recoloque-a corretamente após
efetuar o ajuste.

BOMBA DE ÓLEO E TUBOS DE ÓLEO

(para motores de 2 tempos com alimentação de óleo separado)
A alimentação de óleo, em alguns motores de 2 tempos, é con­trolada por um cabo do acelerador que está acoplado a uma bomba de óleo. A passagem de óleo é regulada, na relação direta com o movi­mento e a posição do acelerador, por um cabo combinado de controle de óleo/ acelerador que movimenta simultaneamente o cursor de aceleração no carburador e o braço de controle na bomba de óleo.
Quando o cabo interno de controle de óleo estica, altera a quan­tidade de fluxo de óleo em relação à abertura do acelerador e portanto há necessidade de inspecionar e reajustar o cabo pe­riodicamente.
Na bomba de óleo há marcas de referência no braço de contro­le e na carcaça da bomba para efetuar o ajuste do cabo. Con­sulte o manual de serviços do Modelo Especifico (para casos específicos).

Tubo de óleo

Verifique se há vazamentos no tubo de óleo, ou deterioração ou danos. Substitua a peça se for necessário.

Filtro de óleo

Solte a presilha do tubo localizado na parte inferior do tanque de óleo.
Drene o óleo em um recipiente apropriado. Remova a junção do filtro de óleo da parte inferior do tanque de
óleo. Remova a tela do filtro de óleo.
MANUTENÇÃO
JUNÇÃO
CABO DO ACELERADOR
CARBURADOR
AJUSTADOR
CONTRAPORCA
CABO DO ACELERADOR
CAIXA DE JUNÇÃO
BRAÇO DE CONTROLE
CABO DE CONTROLE DE ÓLEO
BOMBA DE ÓLEO
FILTRO DE ÓLEO
JUNÇÃO DO FILTRO DE ÓLEO
PRESILHA
TUBO DE ÓLEO
MANUTENÇÃO
2-5
Limpe a tela do filtro de óleo com ar comprimido. Para instalar a tela do filtro, siga a ordem inversa da remoção. Após abastecer o tanque de óleo do motor 2 tempos, não es-
queça de retirar o ar do tubo e da bomba de óleo (veja a página 4-11).
NOTA

AFOGADOR

AFOGADOR MANUAL

No sistema de afogador manual, verifique se a alavanca (ou bo­tão) do afogador abre e fecha completamente.
Verifique se o cabo do afogador está torcido ou danificado e toda sua extensão.
c
Certifique-se de que o movimento do cabo está correto, operan­do o afogador manualmente.
Verifique se há uma folga de no máximo 1-2 mm no cabo interno do afogador empurrando a extremidade inferior do cabo com o dedo e com a alavanca do afogador na posição OFF.
Se a folga não for suficiente, solte o parafuso da presilha do cabo e ajuste a folga do cabo interno alterando a posição do cabo externo. Após efetuar o ajuste, aperte o parafuso da presi­lha firmemente.

AFOGADOR BYSTARTER

O funcionamento do afogador de uma motocicleta equipada com o sistema de afogador automático bystarter pode ser inspe­cionado, verificando as condições de partida e o rendimento do motor.
NOTA
Quando ocorrerem os sintomas mencionados acima, inspecio­ne, o sistema de afogador de acordo com o procedimento des­crito no Manual de Serviços Específicos. Não encontrando qual­quer anormalidade, inspecione os outros itens descritos na lista de diagnóstico de defeitos.
• Dificuldade em dar a partida com motor frio (com o motor aquecido a partida é fácil): a válvula de partida não está completamente aberta (OFF)
• A marcha lenta é irregular mesmo após o aquecimento do motor (combustão imperfeita): a válvula de partida não está completamente fechada (ON).
A reutilização do cabo do acelerador danificado, com tor­ção anormal ou dobrado pode interferir no curso normal de funcionamento do cabo e pode provocar a perda de controle do acelerador durante a rodagem.
Verifique cada peça quanto a vazamento após terminar a lim­peza do filtro de óleo e o procedimento de sangria do ar do tubo e da bomba de óleo.
CABO INTERNO DO AFOGADOR
TELA DO FILTRO DE ÓLEO
ALAVANCA DO AFOGADOR
OFF
ON
PRESILHA DO CABO
2-6

FILTRO DE AR

Quando o elemento do filtro de ar estiver sujo, a mistura ar/com­bustível se torna muito rica.
A limpeza ou substituição periódica do elemento do filtro é ne­cessária. Veículos utilizados nas áreas com muita poeira reque­rem os serviços de manutenção com mais freqüência.
Ao substituir o elemento do filtro de ar, tome cuidado nos se­guintes pontos:
NOTA
• Para os filtros de ar que dispõem de um vedador de borra­cha na sua junção, aplique uma pequena camada de graxa no vedador para melhorar a vedação do sistema.
• Certifique-se de que o filtro de ar e o suporte estão fixados firmemente e que não há sujeira ou pó.

Elemento de espuma poliuretano banhado em óleo

Remova o elemento do filtro de ar do suporte e lave-o com sol­vente não inflamável e deixe-o secar bem.
c
a
Certifique-se de que o elemento está completamente seco antes de aplicar óleo. Caso contrário, o óleo será diluído por solvente e diminuirá a capacidade de filtração.
Aplique óleo de transmissão (SAE 80-90) no elemento até satu­rá-lo e retire o excesso de óleo espremendo-o.
a
O uso de óleo no filtro de ar é muito importante para evi­tar o desgaste prematuro do motor quando a motocicleta é utilizada em áreas com muita poeira. Aplique o óleo em toda superfície do elemento do filtro de ar e esfregue-o com as mãos até saturar o elemento com óleo. Retire o excesso de óleo.
Limpar o elemento do filtro de ar com gasolina ou qual­quer substância ácida, alcalina ou orgânica, óleo tipo vo­látil pode causar ignição incorreta, deterioração do ele­mento ou então pode soltar os elementos adesivos.
O uso de gasolina ou solventes inflamáveis para limpar as peças pode resultar em incêndios ou explosões.
MANUTENÇÃO
(óleo para transmissão SAE # 80 - 90 para 4 tempos
e óleo de 2 tempos HONDA para motor de 2 tempos)
TAMPA DO FILTRO DE AR
CARCAÇA DO FILTRO DE AR
CARBURADOR
TUBO DE CONEXÃO
ELEMENTO
LAVE COM SOLVENTE
DEIXE SECAR
APLIQUE ÓLEO
RETIRE O EXCESSO
ESPREMA
ÓLEO
MANUTENÇÃO
2-7

Elemento de papel

Se a superfície do elemento estiver suja, remova o pó primeira­mente batendo-o levemente. Em seguida retire as sujeiras res­tantes nas superfícies do elemento aplicando o jato de ar com­primido pela parte de dentro (lado do carburador).

Elemento de papel viscoso

Este tipo de elemento de papel não pode efetuar a limpeza pois contém adesivo de pó. O elemento do filtro de ar deve ser subs­tituído periodicamente.

TUBO DE DRENAGEM DA CARCAÇA DO FILTRO DE AR

(motocicleta off-road)

Solte a presilha, remova o tubo de drenagem e retire em um re­cipiente apropriado as sujeiras ou fluidos acumulados da carca­ça do filtro de ar.
Verifique se o tubo de drenagem está danificado e substitua-o se for necessário. Reinstale o tubo de drenagem e fixe-o com a presilha.

RESPIRO DO MOTOR

Em algumas motocicletas, os motores são equipados com o sis­tema de respiro fechado para evitar a descarga de emissão de gases na atmosfera. Os gases do cilindro são devolvidos para a câmara de combustão através do filtro de ar e do carburador.
Dentro do sistema é necessário um separador de respiro para evitar a entrada de umidade no motor. O vapor passa pelo filtro de ar e volta para o motor para ser queimado. A umidade é cole­tada no tubo fechado. Periodicamente, é necessário remover o bujão de drenagem do tubo e drenar os depósitos em um reci­piente apropriado. Reinstale o bujão de drenagem.
Uma parte do tubo de drenagem é transparente para que a acu­mulação de depósitos seja visível.
ELEMENTO
CARCAÇA DO FILTRO DE AR
TUBO DE DRENAGEM
PRESILHA
CARBURADOR FILTRO DE AR
SEPARADOR
TUBO DE DRENAGEM
BUJÃO DE DRENAGEM
2-8

VELA DE IGNIÇÃO

NOTA
Retire o supressor de ruídos, remova a vela de ignição e inspe­cione ou substitua de acordo com a descrição da tabela de ma­nutenção do Manual de Serviço do Modelo Específico.

Inspeção

Verifique os itens abaixo e substitua-os se for necessário
• Isolador danificado
• Desgaste dos eletrodos
• Verifique a condição de combustão pela cor: – Uma cor entre escuro e marrom claro indica boas condições. – Uma cor excessivamente clara indica o ponto de ignição in-
correto ou mistura pobre.
Limpe as proximidades do assento da vela de ignição com ar comprimido antes de removê-lo, para evitar que entre sujeira na câmara de combustão.

REUTILIZAÇÃO DE UMA VELA DE IGNIÇÃO

Limpe os eletrodos da vela de ignição com escova de aço ou jato de areia.
Verifique a folga entre os eletrodos central e lateral com lâmina calibradora. Se a folga estiver incorreta, ajuste-a dobrando o eletrodo lateral.
Reinstale a vela de ignição no cabeçote e aperte-a com a mão. Em seguida dê o aperto final com a chave de vela.
a

SUBSTITUIÇÃO DE UMA VELA DE IGNIÇÃO

No caso de uma vela de ignição nova, ajuste a folga com cálibre de lâminas. Instale a vela de ignição e aperte-a manualmente e em seguida aperte-a com a chave de vela aproximadamente 1/4 de volta após a arruela de vedação encostar no assento do orifí­cio da vela. As velas usadas devem ser apertadas até o torque especificado.
Não aperte excessivamente a vela de ignição.
a
O aperto excessivo na vela de ignição pode danificar o cabeçote. Certifique-se de que o torque aplicado à vela de ignição esteja correto.
• Certifique-se de que não há sujeira no assento da vela de ignição antes de instalá-la.
• Para evitar danos no cabeçote, aperte a vela de ignição com a mão antes de utilizar a chave de vela para dar o aperto final até o torque especificado.
MANUTENÇÃO
ARRUELA DE VEDAÇÃO
ELETRODO CENTRAL
ELETRODO LATERAL
ISOLADOR
ELETRODO LATERAL
FOLGA
MANUTENÇÃO
2-9

FOLGA DAS VÁLVULAS

As motocicletas equipadas com os ajustadores hidráulicos auto­máticos (tucho hidráulico) não necessitam de ajuste de folga das válvulas. Entretanto, é necessário uma folga adequada entre as válvulas de admissão e escape e os mecanismos de abertura e fechamento das válvulas em todos os motores de 4 tempos restantes. Essa folga tolera a alteração de tamanho da válvula devido à dilatação térmica provocada pelo calor transmitido da câmara de combustão para a válvula.
Se a folga for excessiva, isto pode resultar em ruídos no motor. Se a folga for muito pequena, a válvula será empurrada durante o período em que o motor estiver com a temperatura elevada, pro­vocando a queda de pressão de compressão e resultando em marcha lenta irregular ou eventualmente queima das válvulas.
NOTA
A inspeção e o ajuste da folga das válvulas devem ser efetua­dos com o pistão no ponto morto superior na fase de compres­são. Esta posição pode ser determinada verificando se os ba­lancins estão soltos quando a marca “T” do rotor do alternador estiver alinhada com a marca de referência fixa da tampa da carcaça do motor. Se estiverem presos, é porque o pistão está movendo da fase de escape para o ponto morto superior. Gire o rotor uma volta completa e faça coincidir novamente a marca “T” com a marca de referência fixa. O pistão estará na fase de com­pressão. Nos motores de 4 cilindros em linha com a ordem de ignição 1-2-4-3, a inspeção da folga das válvulas pode ser realizada gi­rando a árvore de manivelas duas vezes. Depois de efetuar os procedimentos acima corretamente, a inspeção e o ajuste de to­dos os cilindros estão completos.
(Nos motores de 4 cilindros em linha são numerados os cilindros 1-2-3-4 começando pelo lado esquerdo)
Nos motores V-twin e V-4, a inspeção e o ajuste são efetuados colocando cada cilindro na fase de compressão, no ponto morto superior.
Pistão no ponto
morto superior Número do cilindro
na fase de
compressão
# 1 # 2 # 3 # 4 # 1 ADM/ESC ESC ADM — # 4 ADM ESC ADM/ESC
Inspecione e ajuste a válvula com o motor frio (abaixo de 35° C)
PARAFUSO DE AJUSTE
FOLGA DA VÁLVULA
CONTRA PORCA
FOLGA DA VÁLVULA
MARCA DE REFERÊNCIA
ÁRVORE DE MANIVELAS
ÁRVORE DE MANIVELAS
MARCA DE REFERÊNCIA
MARCA “T”
MARCA “T”
2-10
O ajuste da folga das válvulas está correto quando o cálibre de lâ­minas de espessura especificada penetra entre o parafuso de ajuste e a haste da válvula e outras lâminas maiores não penetram.
NOTA
A inspeção da folga das válvulas nos motores com ajustadores comuns do tipo parafuso é efetuada introduzindo o cálibre de lâ­minas diretamente entre a extremidade da haste da válvula e o parafuso de ajuste.
Nas motocicletas que têm um mecanismo de descompressor que suspende a válvula quando dá a partida no motor, deve­se efetuar o ajuste do mecanismo de descompressor primeiro para proporcionar uma inspeção de folga das válvulas correta.
Nos motores do tipo junta articulada em um lado, a folga é ins­pecionada introduzindo-se o cálibre de lâminas entre o balancim e o comando.
Nos motores do tipo empuxo direto com tucho de válvulas, a fol­ga entre o ressalto do comando e o tucho ou pastilha é inspecio­nada com um cálibre de lâminas.
Se necessitar de ajuste, solte a contraporca e o parafuso de ajus­te e introduza o cálibre de lâminas com espessura especificada. O valor correto das folgas das válvulas de admissão e escape está descrito no Manual de Serviços do Modelo Específico.
Gire o parafuso de ajuste até que haja uma pequena pressão sobre o cálibre de lâminas.
Com o cálibre de lâminas introduzido e tomando o cuidado de não girar o parafuso de ajuste, aperte a contraporca até o torque especificado.
a
Utilize sempre as ferramentas especiais especificadas para o ajuste da válvula.
Uma contraporca apertada incorretamente pode soltar-se e causar danos ao motor.
MANUTENÇÃO
CÁLIBRE DE LÂMINAS
PARAFUSO DE AJUSTE
RESSALTO DO COMANDO
CÁLIBRE DE LÂMINAS
CÁLIBRE DE LÂMINAS
HASTE DA VÁLVULA
BALANCIM
TUCHO
RESSALTO DO COMANDO
PARAFUSO DE AJUSTE
CONTRAPORCA
AJUSTADOR
FERRAMENTA
PASTILHA DE AJUSTE
F. E.
F. E.
MANUTENÇÃO
2-11
Durante o aperto da contraporca poderá haver alterações na fol­ga das válvulas. Portanto verifique novamente a folga depois de apertar a contraporca.
O ajuste está correto se houver uma pequena dificuldade para retirar o cálibre de lâminas. Se a pressão sobre o cálibre de lâ­minas for muito grande ou muito pequena, reajuste a folga das válvulas.
Nos casos dos tuchos de válvulas dos motores do tipo empuxo direto, substitua a pastilha e ajuste a folga da válvula. Consulte o Manual de Serviços do Modelo Específico para obter um proce­dimento correto para ajustar a folga das válvulas.

ÓLEO DO MOTOR

NOTA

Motores de 4 tempos com cárter banhado de óleo:

Ligue o motor e deixe-o na rotação de marcha lenta por alguns minutos.
Desligue o motor, remova o medidor de nível de óleo e limpe-o com um pano seco.
Dois ou três minutos após a parada do motor, com a motoci­cleta em posição vertical, introduza o medidor no motor sem rosqueá-lo.
O motor contém a quantidade suficiente de óleo se o nível esti­ver entre as marcas superior e inferior do medidor.
Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione o óleo recomendado até a marca superior do medidor.
Consulte o Manual de Serviços do Modelo Específico para obter o óleo recomendado.
• Não rosqueie o medidor do nível de óleo durante a inspeção do nível de óleo.
• Apóie a motocicleta na posição vertical em local plano para inspecionar o nível de óleo, caso contrário não obterá o ní­vel de óleo correto.
• Como o óleo é consumido gradualmente, é necessário veri­ficar periodicamente o nível de óleo e completar até o nível correto.
• Se o nível de óleo estiver muito alto, o rendimento do motor e a atuação da embreagem podem ser afetados. Nível de óleo muito baixo pode causar superaquecimento no motor e desgaste prematuro em várias peças.
• Não misture óleo de marcas e viscosidades diferentes ou óleo de baixa qualidade; isso reduzirá a capacidade de lubri­ficação.
• Verifique o nível de óleo só após ligar o motor e circular to­talmente o óleo no motor. Este procedimento é importante principalmente para os motores com cárter seco devido à variação muito grande no nível do óleo.
TIPO EMPUXO DIRETO
PASTILHA
MEDIDOR DO NÍVEL DE ÓLEO
NÃO ROSQUEIE
MARCA SUPERIOR
MARCA INFERIOR
2-12

Motores de 4 tempos com cárter seco:

Dê a partida no motor e deixe o óleo aquecer totalmente.
NOTA
Não acelere o motor antes de inspecionar o nível de óleo no tanque, a medição da quantidade de óleo será incorreta.
Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 3 minutos e desligue o motor. Remova o medidor de nível de óleo imediata­mente e limpe-o com um pano. Com a motocicleta na posição vertical em local plano, verifique o nível de óleo introduzindo o medidor no tanque de óleo sem rosqueá-lo.
O motor contém a quantidade suficiente de óleo se o nível de óleo estiver entre as marcas superior e inferior do medidor.
Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione o óleo recomendado até a marca superior.
Consulte o Manual de Serviços Específico do modelo para obter o óleo recomendado.

Inspeção do vazamento:

Certifique-se de que não há vazamento de óleo em nenhuma parte do motor, nos tubos e mangueiras, etc. Se detectar vazamento de óleo, efetue o serviço de manutenção para eliminar o problema.

Troca de óleo:

Nos motores de 4 tempos depósitos podem ser formados devi­do em parte ao gás que passa pelos anéis do pistão e como os compostos da gasolina contaminam o óleo, enfraquecem a ca­racterística do óleo. Para aliviar este problema de contaminação, troque o óleo periodicamente.
Nos motores novos, pelo fato de as superfícies das peças se friccionarem entre si pela primeira vez, uma quantidade notável de partículas metálicas circula com óleo no motor durante os pri­meiros períodos de uso. Portanto, é extremamente importante trocar o óleo e o filtro de óleo ou limpar a tela do filtro de óleo no primeiro intervalo de ma­nutenção para prolongar a vida útil do motor.
Consulte o Manual de Serviços Específicos do modelo para ob­ter intervalos corretos para trocar o óleo.
NOTA
Drenar o óleo do motor enquanto este está quente é o méto­do mais eficiente e rápido.
MANUTENÇÃO
TANQUE DE ÓLEO
MEDIDOR
MANUTENÇÃO
2-13
Remova o medidor de nível de óleo ou a tampa de abastecimen­to para permitir uma drenagem rápida.
Remova o parafuso de drenagem de óleo da parte inferior da carcaça do motor e drene o óleo.
c
Após a drenagem completa de óleo, limpe e instale o parafuso de drenagem e a arruela de vedação e aperte-o até o torque es­pecificado.
NOTA
Substitua a arruela de vedação se estiver danificada.
O óleo do motor usado causa câncer na pele se permane­cer em contato com a pele por tempo prolongado, em­bora esta possibilidade seja remota se o óleo for usado diariamente. Mesmo assim, é aconselhável lavar as mãos completamente com sabão e água o mais rápido possível após manusear o óleo usado.
Abasteça o motor com óleo recomendado através do orifício do medidor de nível de óleo. Em alguns motores o orifício de abas­tecimento de óleo e a tampa são separados do medidor de nível de óleo.
Abasteça o motor com óleo, verificando o nível com o medidor até o óleo atingir a marca superior. Instale e aperte firmemente o medidor de nível de óleo após o reabastecimento.

FILTRO DE ÓLEO DO MOTOR

Partículas de sujeira ou limalhas de metal, que não foram filtra­das pela tela do filtro de óleo, são retidas no filtro de óleo de pa­pel. Quando o filtro está obstruído, o fluxo de óleo é reduzido e os contaminantes podem alcançar várias partes do motor pela passagem de alívio, causando desgastes prematuros e possí­veis danos.
CHAVE DO FILTRO DE ÓLEO
MEDIDOR DE NÍVEL DE ÓLEO
ARRUELA DE VEDAÇÃO
PARAFUSO DE DRENAGEM
MEDIDOR DO NÍVEL DE ÓLEO
MARCA SUPERIOR
PARAFUSO DE DRENAGEM
FILTRO DE ÓLEO
F. E.
Loading...
+ 28 hidden pages