Delonghi PACS 120HP, PACS 90HP User manual [pt]

94
Advertências
• Este aparelho foi fabricado para climatizar os ambientes domésticos e não deve ser usado para outros fins.
•É perigoso modificar ou alterar as características do aparelho.
•O aparelho deve ser instalado segundo as normas de instalação nacionais.
• Para eventuais reparações, contacte apenas os Centros de Assistência Técnica autorizados pelo Fabricante. As reparações efectuadas por pessoal não experiente podem ser perigosas.
• Este aparelho apenas deve ser utilizado por adultos; não permita que as crianças brinquem com o mesmo.
• Este aparelho deve ser ligado a um sistema eficaz de ligação de terra. Solicite a verificação do sistema eléctrico a um electricista qualificado.
• Sem a adequada supervisão, o uso deste aparelho não deverá ser permitido a crianças ou pessoas incapacitadas.
• Em caso de dano no cabo de alimentação, este apenas deve ser substituído por pessoal especializado e autorizado pelo fabricante.
• Evite a utilização de extensões para o cabo de alimentação eléctrica.
• Antes de cada operação de limpeza ou manutenção, retire sempre a ficha da tomada de alimentação.
• Não puxe o cabo de alimentação eléctrica para deslocar o aparelho.
• Não instale o aparelho em ambientes cujo ar possa conter gases, óleos ou enxofre, nem junto a fontes de calor.
• Não pouse objectos pesados ou quentes em cima do aparelho.
• Limpe os filtros anti-pó todas as semanas.
• Evite utilizar aparelhos de aquecimento junto ao aparelho de ar condicionado.
•Em caso de transporte, o aparelho deve permanecer na posição vertical ou pousado de lado, apenas em trajectos curtos. Antes de um transporte, esvazie o reservatório interno de água de condensação da unidade interna e a base da unidade externa.
• Após o transporte do aparelho, aguarde pelo menos 1 hora antes de o ligar.
• Os materiais utilizados para a embalagem são recicláveis. Recomendamos, portanto, que os deposite nos respectivos contentores de recolha diferenciada.
•O R410A é um gás refrigerante que respeita as normativas da CE de protecção do meio ambiente. Recomendamos que não perfure o circuito de refrigeração do aparelho. No fim da vida útil do mesmo, deposite-o em centros de recolha especializados.
ADVERTÊNCIAS PARA A ELIMINAÇÃO CORRECTA DO PRODUTO NOS TERMOS DA DIRECTIVA EURO­PEIA 2002/96/EC.
No fim da sua vida útil, o produto não deve ser eliminado juntamente com os resíduos urbanos. Pode ser depositado nos centros especializados de recolha diferenciada das autoridades locais ou, então, nos revendedores que forneçam este serviço. Eliminar separadamente um electrodoméstico permite evitar possíveis consequências negativas para o ambiente e para a saúde pública resultantes de uma eliminação inadequada, além de que permi­te recuperar os materiais constituintes para, assim, obter uma importante poupança de energia e de recursos. Para assinalar a obrigação de eliminar os electrodomésticos separadamente, o produ­to apresenta a marca de um contentor do lixo com uma cruz por cima.
95
PORTUGÛES
D
urante o verão, as condições de bem-estar são alcançadas com uma temperatura com­preendida entre os 24 e os 27ºC e com uma humidade relativa de cerca 50%. O aparelho de ar condicionado retira a humidade e o calor do ambiente em que se encontra colocado. Em relação aos modelos que devem ser instalados, os aparelhos de ar condicionado portáteis têm a vantagem de poderem ser deslocados de uma divisão para a outra e de poderem ser transferidos de um edifício para o outro. O ar quente da divisão passa através de uma bateria arrefecida por um gás refrigerante. Perde, assim, o calor e a humidade em excesso antes de ser novamente expelido para o ambiente. Nos modelos monobloco, uma pequena parte deste ar é utilizada para arrefecer o gás refrige­rante, sendo enviada para o exterior quando se torna quente e húmida. Nos modelos com mala, o circuito é arrefecido aproveitando o ar exterior. Cada aparelho também pode ser utilizado só com a função de ventilação.
DESCRIÇÃO
1 Unidade interna 2 Pega da unidade interna 3Grelha de saída de ar frio 4 Led indicador do estado de funcionamento 5 Filtro 6 Grelha de entrada de ar 7 Cabo de alimentação 8 Botão de esvaziamento do reservatório 9Tubo de ligação 10 Rodas 11 Unidade externa 12 Pegas da unidade externa 13 Grelhas de saída do ar 14 Luz vermelha (função de calefação/desumidificação) 15 Luz amarela (função de ventilação) 16 Luz verde (função de ar condicionado/desumidificação) 17 Botão de funcionamento manual 18 Receptor de sinal do telecomando 19 União 20 Ventosas 21 Travões das rodas 22 Tampa estética 23 Suportes 24 Extensão suplementar para uniões rápidas
O que é o Pinguino
96
Preparação para a utilização
NOTA: A distância do aparelho em relação às paredes deve ser de pelo menos 20/30 cm.
DISPOSIÇÃO DA UNIDADE INTERNA
Instale o aparelho no local que deseja climatizar. Em geral, junto a uma janela ou uma porta. Em todo o caso, junto a uma parede perimetral. A unidade interna deve ser posicionada numa superfície “plana”, possivelmente sobre uma mesa ou um pequeno móvel (ver figuras 1 e 2). A unidade interna não deve ter obstáculos na zona de aspiração (grelhas posteriores ) e na zona de emissão (grelha de saída superior
).
3
6
DISPOSIÇÃO DO TUBO DE LIGAÇÃO
O tubo que liga a unidade externa à uni­dade interna pode passar por uma fissura na janela ou por uma porta entreaberta; utilize as ventosas para que não fiquem escancara­das. Para além dos métodos anteriormente descritos, o tubo que liga a unidade externa à interna pode passar através de um orifício com cerca de 9 cm de diâmetro, feito numa parede que comunique com o exterior.
É possível fazer uma instalação fixa da unidade interna utilizando os suportes acessórios
(consulte as instruções de montagem fornecidas
23
20
9
OPERAÇÃO DE DESCONEXÃO DAS DUAS UNIDADES
Para desligar a unidade interna da unidade externa, proceda da seguinte forma:
1) Desaperte os dois parafusos da tampa de protecção das uniões situadas na unida­de externa. (Fig. 3).
2) Retire a protecção da ligação eléctrica situada na unidade externa, desapertan­do o respectivo parafuso. (Fig. 4)
Efectue esta operação com a ficha desli­gada.
3) Retire a união da água de condensação do respectivo alojamento premindo o anel A e recuando o tubo. (Fig. 5)
fig. 1
fig. 2
Antes de fazer passar o tubo através do orifí­cio da parede, é aconselhável proteger a extremidade da união rápida com os tampões fornecidos ou com uma fita de papel.
com o kit de suportes incluído).
Também é pos­sível efectuar uma instalação fixa da unidade externa adquirindo, como acessórios, os respectivos suportes de parede, disponíveis num centro de assistência ou revendedor De’Longhi.
fig. 5
fig. 3
fig. 4
A
2
1
8) Desengate a união rápida macho da
união rápida fêmea recuando o anel e puxe. (Fig. 10).
Para evitar danificar as uniões, antes de fazer passar o tubo através do orifício da parede, recomendamos que proteja a extremidade das uniões rápidas com os tampões fornecidos ou com fita de papel adesivo (Fig. 11).
97
PORTUGÛES
4) Desaperte o parafuso direito do fixador do cabo eléctrico. (Fig. 6).
5) Desengate o conector eléctrico premin­do as aletas B e, de seguida, retire o conector (fig. 7)
6) Retire a ficha de segurança do lugar (Fig.
8).
7) Abra a alavanca de bloqueio da união rápida. Para facilitar a abertura, utilize a extensão suplementar inserindo-a na alavanca e rode-a até abrir (Fig. 9).
24
Evite que o tubo de ligação descreva cur­vas demasiado pronunciadas.
Atenção
Efectue as operações de remoção e inserção das uniões rápidas ao ar livre ou em locais com uma ventilação suficiente.
Preparação para a utilização
fig. 8
fig. 6
fig. 7
fig. 9
fig. 10
fig. 11
B
1
2
1
2
98
Bloqueie sempre as 2 rodas mais externas com os travões fornecidos. A De’Longhi não responde por danos a pes­soas ou coisas causados por um posiciona­mento que não esteja em conformidade com as mais básicas normas de segurança.
Preparação para a utilização
COMO LIGAR O TUBO
Para ligar o tubo de conexão, devem repetir­se na ordem inversa as operações previa­mente descritas. Ao ligar novamente o tubo de escoamento da água, certifique-se de que o pressiona devidamente.
DISPOSIÇÃO DA UNIDADE EXTERNA
A unidade externa pode ser colocada num terraço ou numa varanda (fig. 12).
fig. 12
fig. 13
fig. 14
É possível posicionar a unidade externa no peitoril da janela, se esta última der para um terraço (fig. 13)
A unidade externa pode ser instalada sobre ou ao mesmo nível da unidade interna, desde que o desnível não seja superior a 1,5 m. A unidade externa não deve ter quai­squer obstáculos nem na aspiração, nem na descarga de ar. A distância mínima entre o espaldar e a parede deve ser de 6 cm. A água de condensação que se forma durante o funcionamento no modo de ar condicionado (funcionamento de Verão) é quase totalmente eliminada por evapo­ração pela unidade externa. Em casos particulares e se a humidade for excessiva, a condensação é eliminada por um orifício situado sob a base. Para canalizar a água produzida, é necessá­rio utilizar a união de drenagem da conden­sação fornecida, a qual deve ser monta­da na base da unidade externa (ver figura
14) e à qual se pode aplicar um tubo de bor­racha. Nota: Se o considerar conveniente, pode aplicar a tampa estética , fixando-a com o respectivo parafuso, para proteger a uni­dade externa. É aconselhável proteger a unidade externa contra a chuva, a neve, os gotejamentos dos tectos e o sol.
22
19
Loading...
+ 10 hidden pages