Delonghi F959V, F956V Instructions Manual [pt]

Page 1
48
• Como em todos os aparelhos eléctricos, as instruções destinam-se a abranger o maior número de situações que se possam vir a verificar; qualquer modo deve-se ter o máximo cuidado e bom senso na utilização da fritadeira, especialmente quando se encontra próxima de crianças.
• Antes de usar o aparelho, verificar se a tensão da rede corresponde à da placa de identificação do aparelho.
• Ligar o aparelho somente a tomadas de corrente com uma capacidade mínima de 10A e com uma ligação à terra eficiente. (Se a tomada e a ficha do aparelho forem incompatíveis, é necessário substituir a tomada por uma mais adequada pelo que se deve contactar um electricista).
•Não colocar o aparelho junto a fontes de calor.
• Não mergulhar a fritadeira em água. Infiltrando-se, a água provoca choques eléctricos.
•O aparelho está quente durante o funcionamento. NÃO DEIXÁ-LO AO ALCANCE DAS MÃOS DAS CRIANÇAS.
•O óleo quente pode provocar queimaduras graves. Não deslocar a fritadeira quando o óleo está quente.
• Não tocar na janela durante o funcionamento, pois estará muito quente.
Para deslocar o aparelho, usar as respectivas asas. (J). (Nunca levantar o aparelho pelo punho do cesto). Não deslocar a fritadeira quando o óleo estiver quente, pois corre-se o risco de sofrer graves queimaduras.
A fritadeira só deve ser ligada depois de ter sido enchida com óleo ou gordura. Se for aquecida a vazio, intervém um dispositivo de segurança térmico que interrompe o funcionamento. Neste caso é necessário contactar um Centro de Assistência Técnica autorizado mais próximo para substituir o dispositivo.
•Verificando-se fugas de óleo, contactar o Centro de Assistência Técnica.
• Antes de usar a fritadeira pela primeira vez, devem-se lavar bem as seguintes partes:
A cuba da fritadeira, o cesto e a tampa
(retirar os filtros) com água quente e detergente líquido para pratos. Depois enxugar muito bem.
•Os materiais e os objectos destinados ao contacto com os alimentos estão em conformidade com a directiva CEE.
• Durante a primeira utilização o aparelho pode libertar fumo. É um facto normal e o fumo desaparece após alguns minutos. Arejar a cozinha.
• Não permitir que crianças ou pessoas doentes possam utilizar o aparelho sem a necessária vigilância.
• Não permitir que as crianças possam brincar com este aparelho.
• Não deixar que o cabo fique pendurado da zona onde está colocado o aparelho pois poderá ser facilmente agarrado por uma criança ou ser um obstáculo para o utilizador. Não usar extensões.
• Se for necessário substituir o cabo de alimentação, certificar-se que esse seja do tipo H05VVF composto por três condutores de 1 mm
2
. O cabo de substituição deve estar em conformidade com as leis sobre a segurança em vigor e deve ter o mesmo diâmetro do cabo original.
•A cuba extraível (K) deve ser introduzida e retirada com o maior cuidado (fig. 8). Efectuar estas operações quando o óleo e o aparelho estiverem frios. Uma vez que a cuba extraível (K) foi introduzida em seu alojamento (S), certificar-se que a mesma esteja completamente introduzida, caso contrário, em fase de fechamento da tampa (D), poderia danificar-se.
IMPORTANTE
P
P 20-01-2003 13:45 Pagina 48
Page 2
49
A. Furo para controlo do filtro B. Punho do cesto C. Cursor do punho D. Tampa E. Janela (nem todos os modelos) F. Cobertura do filtro G. Cesto H. Gancho da cobertura do filtro I. Alojamento para o cabo de alimentação J. Asa para levantar o aparelho K. Cuba extraível
L. Pé M. Visor do contador de minutos (nem todos
os modelos)
N. Botão do contador de minutos (nem em
todos os modelos) O. Asas da cuba extraível P. Lâmpada-piloto Q. Botão do termóstato e ON/OFF
(aceso/desligado) R. Botão de abertura da tampa S. Recipiente da cuba extraível
INSTRUÇÕES DE USO
•Antes de usar o aparelho, verificar se a alimentação corresponde à voltagem indicada no aparelho.
•Antes de usar, lavar a cuba, a tampa (retirar os filtros) e o cesto com água quente e depois enxugar muito bem a cuba.
• Nunca ligar a fritadeira antes de se ter deitado o óleo ou a gordura. Se a fritadeira for usada sem óleo ou gordura, um dispositivo de segurança térmico interrompe o funcionamento. Neste caso é necessário contactar um dos nossos Centros de Assistência autorizados antes de utilizar novamente o aparelho.
ENCHIMENTO COM ÓLEO OU GORDURA
• Levantar o cesto para a posição mais alta puxando o respectivo punho (B) para cima (fig.
1). A tampa deve estar SEMPRE fechada quando o cesto é levantado ou abaixado.
• Abrir a tampa (D) premindo o botão (R) (fig. 2).
• Extrair o cesto puxando-o para cima (fig. 3).
• Deitar 2,2 litros de óleo (ou 2 kg de gordura).
ADVERTÊNCIAS
Respeitar o sentido de introdução da cuba. Se a tampa apresentar dificuldades em fechar, certificar-se que a cuba tenha sido introduzida completamente e em modo correcto.
O nível deve estar sempre entre as marcas de máximo e mínimo indicadas. Nunca usar a fritadeira quando o óleo está abaixo do nível “mín”: pode-se activar o dispositivo térmico de segurança; para o substituir contactar um dos nossos Centros de Assistência. Não superar a quantidade máxima de óleo prevista para evitar a saída de óleo em fase de cozedura.
Obtêm-se os melhores resultados utilizando um óleo de boa qualidade. Evitar de misturar óleos de tipos diferentes. Utilizando barras de gordura sólida, é necessário cortá-las em cubos de modo que a fritadeira não aqueça nos primeiros minutos sem que a gordura se tenha distribuído uniformemente. A temperatura deve ser programada para 150°C até à completa liquefacção da gordura. Só posteriormente é que se deverá passar à temperatura desejada.
DESCRIÇÃO DO APARELHO
P 20-01-2003 13:45 Pagina 49
Page 3
INÍCIO DA FRITURA
1. Colocar os alimentos a fritar no cesto sem sobrecarregar (máximo 1,25 kg de batatas cruas). Para os alimentos congelados, certificar-se que tenham pouco gelo (ver: fritura de alimentos congelados).
2. Colocar o cesto na cuba na posição em cima (fig. 3) e fechar a tampa empurrando ligeiramente para baixo até sentir o clique do gancho. Fechar sempre a tampa antes de baixar o cesto para evitar que possa sair óleo quente.
3. Regular o botão do termóstato (Q) para a temperatura desejada (fig. 4). Quando alcança a temperatura desejada, a lâmpada piloto (P) apaga-se.
4. Nunca tocar na janela durante a fritura, pois está muito quente.
5. Logo que a lâmpada piloto se apaga, mergulhar o cesto no óleo, baixando o punho lentamente depois de se ter deslocado o cursor (C) para trás.
•É absolutamente normal que pela cobertura do filtro (F) possa sair uma quantidade de vapor quente logo após esta operação.
•No início da cozedura, logo depois de se terem mergulhado os alimentos no óleo, a parte interna da janela (E) (nos modelos em que está prevista) cobre-se de vapor, que desaparecerá progressivamente.
•É normal que se formem gotas de condensação no punho do cesto quando o aparelho está a funcionar.
Nos modelos dotados de contador de minutos electrónico
Regular o tempo de cozedura premindo o botão (N); o visor (M) indicará os minutos programados. Os números começarão a piscar imediatamente, indicando que o tempo de cozedura iniciou. O último minuto será visualizado em segundos. Em caso de erro, é possível programar o novo tempo mantendo o botão premido por mais de dois segundos. O visor passa a zeros e então pode-se repetir a operação inicial. O contador de minutos assinalará o final da cozedura com duas séries de bip à distância de aproximadamente 20 segundos. Para interromper o sinal acústico basta premir o botão do contador de minutos (N). É possível aplicar o contador de minutos na roupa usando o respectivo gancho.
ADVERTÊNCIA: o contador de minutos não desliga o aparelho.
Substituição da pilha do contador de minutos
• Retirar o contador de minutos da sua base (fig. 5).
• Retirar a tampa traseira com a chave de fendas (fig. 6).
• Girar a cobertura da pilha (fig. 7) para a esquerda até se soltar.
• Substituir a pilha por outra do mesmo tipo.
• Montar novamente o contador de minutos.
Se o aparelho for substituído ou deitado fora, a pilha deve ser retirada e eliminada de acordo com as leis em vigor, pois representa um perigo para o meio ambiente.
50
P 20-01-2003 13:45 Pagina 50
Page 4
APÓS A FRITURA
Ao terminar o tempo de cozedura, levantar o cesto e verificar se os alimentos têm o aspecto dourado desejado. Nos modelos com janela, pode-se efectuar o controlo através do vidro sem ser necessário abrir a tampa Se tiver terminado a cozedura, desligar o aparelho girando o botão do termóstato para a posição “
O” até se sentir o clique do interruptor interno.
Deixar escorrer o óleo em excesso mantendo o cesto na fritadeira na posição levantada. Nota: se a cozedura deve ser efectuada em duas fases (por ex.: batatas), levantar o cesto no final da primeira fase e aguardar que a lâmpada-piloto se apague novamente. Depois mergulhar o cesto no óleo pela segunda vez (ver as tabelas mais adiante).
FILTRAGEM DO ÓLEO OU DA GORDURA
Recomenda-se executar esta operação após cada fritura, especialmente quando os alimentos foram panados ou enfarinhados. As partículas de alimento, que ficam no líquido, tendem a queimar e provocam a deterioração mais rápida do óleo ou da gordura.
ATENÇÃO Nunca esvaziar a fritadeira inclinando-a ou invertendo-a (fig. 10) mas deitar o óleo da cuba depois de ter procedido à sua extracção.
Verificar se o óleo está suficientemente frio, (aguardar cerca de duas horas).
1. Retirar a tampa e a cuba extraível (K) pegando-a pelos punhos (O) (fig. 8) e esvaziar a cuba (fig. 9).
2. Retirar eventuais depósitos da cuba com o auxílio de uma esponja ou de papel absorvente. Introduzir novamente a cuba extraível (K) em seu alojamento (S).
3. Recolocar o cesto na posição superior e colocar no fundo do cesto um dos filtros entregues com o aparelho (fig. 11). Os filtros podem ser encontrados nos revendedores ou nos nossos centros de assistência.
4. Deitar novamente o óleo ou a gordura na fritadeira bem devagar para que não transborde do filtro (fig. 12). N.B.: O óleo assim filtrado pode ser conservado dentro da fritadeira. Todavia, se entre uma cozedura e a seguinte decorrer muito tempo, recomenda-se conservar o óleo num recipiente fechado para evitar a sua deterioração. Recomenda-se conservar separadamente o óleo usado para fritar peixe daquele usado para fritar outros alimentos.
No caso de utilização de gordura líquida ou toucinho, não deixar que arrefeça demasiado para evitar que solidifique
SUBSTITUIÇÃO DOS FILTROS DE CHEIROS
Com o tempo, os filtros de cheiros alojados dentro da tampa perdem a sua eficácia. Uma mudança da cor do filtro, que se pode observar através do furo (A) da fig. 13 no interior da tampa, indica que o filtro deve ser substituído. Para o substituir, retirar a cobertura em plástico do filtro (F) (fig. 14) carregando no gancho (H) na direcção da seta 1, depois levantá-lo na direcção da seta 2. Substituir os filtros. N.B.: o filtro branco deve ser apoiado na parte metálica (fig. 15) e a área colorida deve ficar virada para cima (na direcção do filtro preto). Montar a cobertura do filtro, tomando atenção para encaixar bem os ganchos frontais (como ilustrado na figura 15).
Não pôr o aparelho a funcionar com os filtros sujos; podem, formar maus cheiros e obstruir a saída do vapor.
51
P 20-01-2003 13:45 Pagina 51
Page 5
LIMPEZA
Antes da limpeza, desligar sempre a ficha da tomada de corrente.
Nunca mergulhar a fritadeira em água nem nunca a colocar por baixo do jacto da torneira. A água, penetrando, pode causar um curto-circuito ou choques eléctricos.
Depois de se ter deixado arrefecer o óleo durante cerca de duas horas, esvaziar o óleo ou a gordura como descrito anteriormente no parágrafo “filtragem do óleo ou da gordura”.
Nunca esvaziar a fritadeira inclinando-a ou invertendo-a (fig. 10).
Retirar a tampa puxando-a para a frente com atenção (ver a seta “1” fig. 13) e puxando para cima (ver a seta “2” fig. 13). Não mergulhar a tampa em água antes de se terem retirado os filtros. Proceder do seguinte modo para a limpeza da cuba extraível (K):
• Extrair a cuba de seu alojamento (S) e lavá-la com água quente e detergente líquido para pratos, ou na máquina de lavar loiça.
• Depois enxaguar, enxugar com cuidado: se for lavada na máquina de lavar loiça, posicioná-la de modo a não arranhar o revestimento anti-aderente.
• Aconselhamos uma limpeza regular do cesto, tendo o cuidado de eliminar possíveis depósitos.
• Depois de ter retirado a cuba extraível (K), enxugar o interior do suporte da cuba (S) e a parte externa da fritadeira com um pano macio e húmido para eliminar os salpicos e eventuais gotinhas de óleo e de condensação.
• Limpar e enxugar também o vedante para evitar que se cole à cuba da fritadeira quando o aparelho não está a ser utilizado. (Para abrir a tampa, em caso de bloqueio, basta levantá-la com a mão carregando ao mesmo tempo no botão de abertura.
•O cesto pode ser lavado na máquina de lavar loiça.
Modelo com cuba anti-aderente
Para limpar a cuba anti-aderente, usar um pano macio com um detergente neutro; nunca usar detergentes abrasivos.
52
P 20-01-2003 13:45 Pagina 52
Page 6
53
CONSELHOS PARA A COZEDURA
QUANTO DURA O ÓLEO OU A GORDURA
O óleo ou a gordura nunca devem descer abaixo do nível mínimo. De vez em quando é
necessária uma substituição completa. A duração do óleo ou da gordura depende do que se frita. Os alimentos panados, por exemplo, sujam mais do que uma simples fritura. Como em todos os tipos de fritadeiras, o óleo deteriora-se quando é aquecido muitas vezes! Portanto, mesmo quando é usado e filtrado correctamente, deve ser completamente substituído com uma certa frequência. Aconselhamos a mudança total do óleo após 5/8 usos ou nos seguintes casos:
• mau cheiro
• fumo durante a fritura
•o óleo torna-se escuro
PARA FRITAR CORRECTAMENTE
•É importante seguir a temperatura aconselhada para cada receita. Se a temperatura for muito baixa, o alimento a fritar absorve óleo. Se a temperatura for muito alta, forma-se rapidamente uma crosta exterior e o interior fica cru.
Os alimentos a fritar só devem ser mergulhados quando o óleo tiver alcançado a temperatura correcta, isto é quando a lâmpada-piloto se apaga.
• Não sobrecarregar o cesto. Isso provoca um abaixamento repentino da temperatura do óleo e portanto uma fritura muito oleosa e não uniforme.
• Se fritar uma quantidade reduzida de alimentos, programe a temperatura do óleo para uma temperatura mais baixa do que a indicada para evitar que o óleo ferva excessivamente.
• Cortar os alimentos finos e com espessura regular, pois se forem cortados muito grossos cozem mal no seu interior, mesmo se parecem cozinhados; os alimentos de espessura regular alcançam o ponto de cozedura de modo uniforme.
Enxugar completamente os alimentos antes de mergulhá-los no óleo ou na gordura, pois os alimentos muito húmidos ficam moles depois de fritos (especialmente as batatas). É aconselhável empanar ou enfarinhar os alimentos ricos de água (peixe, carne, legumes), tendo o cuidado de eliminar o pão ou a farinha em excesso antes de os mergulhar no óleo.
BATATAS FRITAS meia porção 600 170 1° fase 7-9
2° fase 3-5
Quantidade MÁXIMA (limite de segurança)
1250 190 1° fase 11-13
quantidade inteira 2° fase 3-4
PEIXE Lulas 550 160 9-10
Gambas 600 160 8-11 Sardinhas 450 160 10-12 Solha (2 peças) 400 160 7-9
CARNE
Panados de porco (3-4 peças) 350 170 7-9
Panados de frango (3-4 peças) 350 180 6-8 Croquetes (15 peças) 600 170 7-9
LEGUMES Cebola às rodelas 400 170 6-8
Couve-flor 450 150 7-9 Cogumelos 450 150 7-9 Beringelas 350 150 8-10 Aboborinhas 400 150 9-11
Tipo de alimento
Quantidade
máxima
Temperatura
°C
Tempo em minutos
Ter em consideração que os tempos e as temperaturas de cozedura são aproximativas e devem ser adequadas ao apetite e ao gosto pessoal.
FRITURA DE ALIMENTOS NÃO CONGELADOS
P 20-01-2003 13:45 Pagina 53
Page 7
• Os alimentos congelados têm temperaturas muito baixas. Consequentemente provocam uma sensível diminuição da temperatura do óleo ou da gordura. Para se obterem bons resultados, aconselhamos de não ultrapassar as quantidades recomendadas na seguinte tabela.
Os alimentos congelados estão muitas vezes cobertos de cristais de gelo que devem ser eliminados antes de fritar. Para tal basta agitar o cesto. Depois mergulhar o cesto muito lentamente no óleo de fritar para evitar a fervura do óleo
.
Os tempos de fritura são aproximativos e devem se modificados em base à temperatura inicial dos alimentos a fritar e à temperatura recomendada pelo produtor do alimento congelado.
BATATAS FRITAS Quantidade recomendada para 330 (*) 190 5-6
uma fritura excelente
CROQUETES 600 190 6-7
DE BATATA
PEIXE Filetes de pescada 400 190 5-6
Gambas 400 190 4-5
CARNE Panados de frango (3) 300 190 4-5
Tipo de alimento
Quantidade
máxima
Temperatura
°C
Tempo em minutos
ANOMALIAS DE FUNCIONAMENTO
ANOMALIA
Mau cheiro
O óleo transborda
Os alimentos não ficam dourados durante a fritura
O óleo não aquece
CAUSA
O filtro dos cheiros está sujo. O óleo deteriorou-se. O líquido de fritura não é o adequado.
O óleo deteriorou-se e por isso forma­se muita espuma Mergulharam-se alimentos pouco enxutos no óleo quente. O cesto foi mergulhado muito rapidamente. O nível do óleo ultrapassa o nível máximo.
A temperatura do óleo está muito baixa O cesto está muito carregado.
A fritadeira foi usada sem óleo na cuba, provocando a ruptura do dispositivo térmico de segurança.
A cuba não está correctamente introduzida.
SOLUÇÃO
Substituir os filtros. Substituir o óleo ou a gordura. Usar óleo de sementes de girassol ou óleo vegetal de boa qualidade
Substituir o óleo ou a gordura
Enxugar bem os alimentos.
Mergulhá-los lentamente. Diminuir a quantidade de óleo na cuba.
Seleccionar uma temperatura mais alta. Reduzir a quantidade dos alimentos.
Contactar o Centro de Assistência (o dispositivo tem que ser substituído)
Verificar o sentido de introdução da cuba e se a mesma está completamente introduzida
ADVERTÊNCIA: antes de mergulhar o cesto, verificar se a tampa está bem fechada.
(*) Esta é a quantidade recomendada para se obter uma fritura excelente. Naturalmente é possível fritar
uma quantidade maior de batatas, mas deve-se ter presente que nesse caso ficarão mais oleosas devido ao abaixamento repentino da temperatura do óleo no momento da imersão.
FRITURA DE ALIMENTOS CONGELADOS
54
P 20-01-2003 13:45 Pagina 54
Loading...