Behringer DX100 User Manual [pt]

Instruções breves
DX100
PORTUGUEIS
Versão 1.0 Abril 1999
PRO MIXER
www.behringer.com
INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA
PRECAUÇÃO: Para reduzir o risco de descargas eléctricas, não retire a
ADVERTÊNCIA: Para reduzir o risco de incêndios ou de descargas eléctricas
cobertura (ou a parte posterior). No interior do aparelho não existem peças que possam ser reparadas pelo utilizador; em caso de necessidade de reparação dirija-se a pessoal qualificado.
não exponha este aparelho à chuva ou à humidade.
Este símbolo, sempre que aparece, alerta­o para instruções de utilização e de manutenção importantes nos documentos fornecidos. Leia o manual.
um risco de choque.
INSTRUÇÕES DET ALHADAS DE SEGURANÇA:
T odas as instruções de segurança e de utilização devem ser cuidadosamente lidas antes de utilizar o aparelho.
Conservação das instruções:
As instruções de segurança e de utilização devem ser conservadas para referências futuras. Cuidado com as advertências: T odas as advertências sobre o aparelho e sobre as instruções de utilização devem ser rigorosamente observadas.
Seguir as instruções:
T odas as instruções de utilização e do utilizador devem ser seguidas.
Água e humidade:
O aparelho não deve ser utilizado na proximidade de água (p. ex. junto de uma banheira, lavatório, banca de cozinha, tanque de lavar, sobre pavimento molhado ou junto de uma piscina, etc.).
Ventilação:
O aparelho deve ser posicionado de forma a que a sua localização ou posição não interfira com uma ventilação adequada. Por exemplo, o aparelho não deve ser colocado numa cama, sobre um sofá ou sobre uma superfície similar que possa bloquear as aberturas de ventilação ou ainda ser colocado numa instalação embutida, tal como numa estante ou num armário que possa impedir o fluxo de ar através das aberturas de ventilação.
Calor:
O aparelho deve ser colocado afastado de fontes de calor, tais como radiadores, aquecedores, fornos e outros aparelhos (incluindo amplificadores) que possam produzir calor.
Fonte de energia:
O aparelho só deve ser ligado a uma fonte de energia do tipo descrito nas instruções de utilização ou conforme indicado no próprio aparelho.
Ligação terra ou polarização:
Devem ser tomadas precauções, de forma a não anular os meios de ligação terra ou de polarização.
Protecção do cabo de alimentação:
Os cabos de alimentação de energia devem ser posicionados, de forma a não poderem ser pisados ou esmagados por elementos colocados sobre ou contra eles, dando especial atenção aos cabos e fichas, tomadas de corrente e aos pontos em que estas saem do aparelho.
Limpeza:
O aparelho só deve ser limpo em conformidade com as instruções fornecidas pelo fabricante.
Períodos de não utilização:
O cabo de alimentação de energia do aparelho deve ser desligado da tomada quando este não for utilizado durante um longo período de tempo.
Entrada de objectos e líquidos
Deve-se ter cuidado para que não caiam objectos, nem se derramem líquidos na caixa através das aberturas.
Danos que requerem reparação:
O aparelho deve ser reparado pelo pessoal técnico qualificado, quando:
- o cabo de alimentação de energia ou a ficha estiverem danificados; ou
- tenham caído objectos ou se tenham derramado líquidos para dentro do aparelho; ou
- o aparelho tenha sido exposto à chuva; ou
- parecer que o aparelho não está a funcionar normalmente ou apresenta uma clara alteração do rendimento; ou
- o aparelho tenha sido deixado cair ou a caixa esteja danificada.
Reparação:
O utilizador não deve tentar realizar a reparação do aparelho, para além do descrito nas Instruções de Utilização. T odas as outras reparações deverão ser realizadas por pessoal qualificado.
Estas instruções estão protegidas pelos direitos de autor. T oda a reprodução ou reimpressão, tanto integral como parcial, e toda a reprodução das figuras, mesmo quando alteradas, está proibida, excepto quando especificamente autorizada por escrito pela empresa BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH. BEHRINGER é uma marca registrada.
2
BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH, Hanns-Martin-Schleyer-Str. 36-38, 47877 Willich-Münchheide II, Deutschland
© 2000 BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH.
T el. +49 (0) 21 54 / 92 06-0, Fax +49 (0) 21 54 / 92 06-30
1. O MANUAL
Todos sabemos que a leitura de instruções pode ser bastante aborrecida e provavelmente está impaciente para começar a utilizar a sua nova mesa de mistura DX100, se é que ainda não o fez! Naturalmente que é possível montar e utilizar a mesa com um determinado conhecimento básico no campo dos equipamentos audio, mas sem uma descrição das suas funções “avançadas”, é muito provável que não possa aproveitar todo o potencial da sua DX100 (e talvez nem o seu!). Por isso, leia atentamente pelo menos o parágrafo seguinte com as indicações de segurança mais importantes, para que nem você, nem o seu valioso equipamento sofram danos.
+ Os requisitos básicos para a utilização da sua DX100 são a ligação correcta às fontes de sinais,
transformadores de saída, aparelhos de gravação, etc. Daí que desaconselhamos vivamente a utilização de fichas baratas para a transmissão de sinais audio. Utilize apenas fichas revestidas com ouro, uma vez que são as mais resistentes à corrosão. Os microfones devem ser sempre ligados com cabos simétricos para minimizar as interferências indesejadas. E, por favor, verifique regularmente todas as tomadas com alimentação eléctrica para se assegurar que estão bem fixadas e com um bom contacto eléctrico.
As fichas de alta qualidade são especialmente importantes quando se instala uma ligação, uma vez e depois não se lhes prestar atenção durante muito tempo (através do desligar e voltar a ligar, os pontos de contacto permanecem limpos devido à fricção produzida). A humidade (p. ex. num clube) também pode favorecer a formação de ferrugem nas fichas metálicas.
+ Nunca ligue o aparelho com um nível de linha às entradas fonográficas altamente sensíveis!
A potência de saída do sistema do fonocaptador mede-se em milivolts, enquanto que o nível do leitor de CD e do deck de cassetes é medido em volts, ou seja, o nível dos sinais de linhas é 100 vezes mais alto que o das entradas fonográficas.
+ Antes de ligar o aparelho deve assegurar-se sempre que a fonte de alimentação da mesa de
mistura está correctamente ligada à mesa. Ligue os transformadores de saída sempre em último lugar para evitar a ocorrência de picos de ligação, que podem facilmente provocar danos no seu altifalante. Antes de ligar o transformador de saída, verifique que não existe um sinal na DX100, de forma a evitar surpresas repentinas e desagradáveis para os ouvidos. O melhor é regular todos os comandos de volume para baixo, ou seja, rodar todos os comandos rotativos para a posição zero.
2. GENERALIDADES DA DX100
2.1 Fonte de alimentação
Por favor ligue a fonte de alimentação com o PSU (Power Supply Unit) fornecido, utilizando o interruptor POWER ON situado na parte posterior da sua DX100.
+ Nunca ligue o PRO MIXER à fonte de alimentação quando este já estiver ligado à rede! Em vez
disso, ligue primeiro a mesa apagada com a fonte de alimentação e somente depois à rede.
2.2 Garantia
Gaste um pouco do seu tempo e envie-nos o cartão da garantia completamente preenchido pelo distribuidor no prazo de 14 dias a contar a partir da data de aquisição, pois caso contrário perde o direito à garantia. Encontrará o número de série da sua DX100 na parte posterior da mesa de mistura. Em alternativa, também é possível efectuar um registo on-line através da nossa página de Internet (www.behringer .com).
1. O MANUAL
3
2.3 Fornecimento
A PRO MIXER foi cuidadosamente embalada na fábrica, de forma a garantir um transporte seguro. Se no entanto a caixa apresentar danos, verifique, por favor , imediatamente o aparelho relativamente a danos exteriores.
+ No caso de eventuais danos NÃO nos devolva o aparelho, mas informe previamente o
distribuidor e a empresa de transportes, uma vez que de outra forma poder-se-á perder o direito a um pedido de substituição.
3. CANAIS DE ENTRADA 1 E 2
Ligue uma fonte de sinal ao microfone ou ao nível de linha (deck de cassetes, leitor de CD, etc.) na correspondente entrada ou . Ponha uma música a tocar com o volume normal.
3.1 Selecção do sinal de entrada
As entradas e encontram-se na parte posterior . Com o interruptor pode comutar entre a fonte de sinal PHONO e LINE.
+
Nunca ligue o aparelho com nível de linha às entradas fonográficas altamente sensíveis! A potência de saída do sistema do fonocaptador mede-se em milivolts, enquanto que o nível do leitor de CD e do deck de cassetes é medido em volts, ou seja, o nível dos sinais de linhas é 100 vezes mais alto que o das entradas fonográficas.
, Quando o seu gira-discos dispuser de um amplificador prévio RIAA, deve ligar o aparelho a
uma entrada de linha.
3.2 Nível de entrada
Se seleccionar PHONO ou LINE no canal de entrada da sua DX100, a amplificação típica para aparelhos de nível audio ou em linha (leitor de CD, gravador DA T, etc.) regula-se automaticamente. Se a fonte de música dispuser de uma regulação do nível de saída, então pode adaptar exactamente o nível à sua DX100. Para isso utilize o interruptor PFL , de forma a adaptar o sinal de entrada em função da indicação de percentagem de modulação. A regulação do nível através da função PFL (Pre Fader Listening – audição prévia atenuada) é o método mais profissional de assegurar uma relação de nível correcta. Um indicador luminoso LED acende-se quando a função PFL estiver activada.
+
Normalmente só poderá ouvir previamente um canal através da PFL.
3.3 Sinal de saída
A intensidade sonora do canal é regulada através de um comando de volume estéreo de 60 mm de alta precisão .
4. CANAL DJ MIC
Ligue um microfone dinâmico ao jaque da ligação DJ MIC no painel frontal.
, O amplificador prévio do microfone tem um design parecido com a nossa mesa de mistura de
estúdio premiada da série EURODESK e proporciona um som sem ruídos, claro e quente. A entrada Mic está montada com um jaque simétrico de 6,3 mm.
Para o micrófone DJ não existe um interruptor PFL - desligue simplesmente a música e regule o nível do microfone no início da sua produção através do comando DJ MIC . Para isso, a indicação da percentagem
4
3. CANAIS DE ENTRADA 1 E 2
de modulação irá ajudá-lo. O interruptor MIC ON activa o canal do microfone, enquanto que quando o LED
Á
PEAK se acende, assinala uma sobremodulação.
5. SECÇÃO MASTER (SOMA)
5.1 Crossfader
Os canais 1 e 2 são misturados com um crossfader , que designamos modestamente de UL TRA-HIGH QUALITY FADER (COMANDO DE QUALIDADE UL TRA ELEV ADA). Se puxar o crossfader totalmente para a esquerda, ouvirá apenas o sinal do canal 1 e se o puser completamente para a direita ouvirá apenas o sinal do canal 2. Sabemos o importante que é para si este comando de volume e por isso utilizámos um componente linear e muito duradouro, que não tem nada a ver com os comandos de volume de produtos baratos.
+
No caso do crossfader trata-se de um design monocarril. A sua construção assegura que você o possa mover 100 000 vezes antes de ouvir a palavra “desgaste”.
5.2 “Transforming” com “Punch”
Com “Transforming” os DJ designam a elevação do volume de um som para produzir efeitos dramáticos. Tradicionalmente, neste técnica movimenta-se um crossfader para a frente e para trás para conseguir um efeito de “gaguejo” ou “comporta”. Esta transição rápida produz-se entre dois sinais musicais ou entre um sinal musical e um “silêncio”. Outro truque de DJ é aplicar o comando de volume do canal de forma a que soe como que uma pista de música “cortasse” outra. Actualmente, estas técnicas ainda são utilizadas, mas se procura uma alternativa ergonómica para o “transforming”, deve experimentar a tecla PUNCH da sua DX100, que está disponível para os canais 1 e 2. A operação rápida e simples irá sem dúvida convencê-lo.
+ Com isto, lidamos pela primeira vez com teclas realmente GRANDES. Neste momento,
queremos salientar o facto de todas as outras teclas pequenas da DX100 se encaixarem, ou seja ficarem momentaneamente posicionadas até que sejam novamente acionadas. Nunca ligue aparelhos com nível de linha às entradas fonográficas altamente sensíveis! na correspondente entrada ou . Daí que sejam as mais adequadas para o transforming ou para a activação de amostragem, sendo certo que rapidamente se familiarizará com o seu funcionamento.
J Coloque então uma pista de ritmo no canal 1 (crossfader totalmente para a esquerda).
Seguidamente, tente sobrepor por transforming manual um sinal de fundo (música de orquestra, música ambiente, ruidos, etc.) através da tecla PUNCH 2.
5.3 Equalizador
A secção do equalizador é composta por três comandos, com os quais pode aumentar ou reduzir a gama de frequência TREBLE (AGUDOS), MID (MÉDIOS) e BASS (GRAVES) (ver os dados técnicos em baixo). Com o equalizador pode afinar o som de uma pista, favorecendo a activação ou a supressão de determinadas zonas de frequência.
Característica Frequência
Trebl e Shelving EQ 10 kHz +/ - 15 dB OFF
Mid Peak i ng E Q 650 Hz +/ - 10 dB OFF
Bas s Shelving EQ 50 Hz +/ - 10 dB OFF
rea Pos i ção central
T ab. 5.1: O equalizador da DX100
5. SECÇÃO MASTER (SOMA)
5
J O equalizador tem uma grande influência. Por um lado pode melhorar o seu som, mas por
outro também o pode arruinar. O equalizador é um meio criativo de organização do som quando o utilizar tanto para aumentar, como para diminuir determinadas gamas de frequência.
5.4 Saídas
As saídas da DX100 são realizadas através de MAIN OUT e T APE OUT . O nível de saída regula-se através do comando MAIN OUT e é apresentado através da indicação de percentagem de modulação
, quando o PFL não estiver pressionado.
+ T enha em conta a indicação de percentagem de modulação! As distorções não são sinónimas
de intensidade de som. Quando se carrega o transformador de saída e o altifalante com distorções terá tendência para sobremodular mais cedo.
O MAIN OUT deve ser utilizado normalmente para alimentar o sistema P A (ou a instalação Hi-Fi doméstica). O T APE OUT é adequado para fins de gravação, mas também pode ser utilizado para fornecer música a uma sala separada da sala de baile.
6. FUNÇÃO PFL E AUSCULTADORES
6.1 PFL: Audição prévia atenuada
Quando pressionar um interruptor PFL qualquer, a indicação da percentagem de modulação indica o nível PFL. Com PFL retém-se o sinal do comando de volume, de forma a poder ouvir uma peça de música e cronometrar a sua duração, antes de poder ouvir a mistura real.
J Num clube, a situação acústica é frequentemente difícil. É impossível ouvir um som isolado,
nem através do monitor, nem através dos auscultadores porque o sistema audio principal cobre tudo. No entanto, deve poder ouvir o sinal PFL o suficiente para ouvir uma aberta e adaptá-lo à sua medida, etc. É totalmente impossível avaliar o nível da pista seguinte apenas por ouvido. Isto deve ser realizado por via óptica, sendo efectuado com a ajuda da indicação de percentagem de modulação muito rigorosa da DX100.
J Se tem o costume de subir o comando do canal sempre até +6 dB, deve recuar um pouco o
comando para a soma (MAIN OUT) para prevenir uma saturação. Para isso, pressione e solte alternadamente o interruptor PFL do canal que está a ser tocado nesse momento. Regule o MAIN OUT de forma a que o indicador de PFL e MAIN fiquem idênticos. Com o comando do canal em +6 dB e o nível de saída principal em -6 dB tem lugar um reforço zero (aumento unidade) entre a entrada e a saída da DX100. Os indicadores PFL e MAIN devem apresentar o mesmo nível agora, o que permite uma comparação óptica directa entre a pista que acabou de ser tocada e a seguinte.
+ Se utilizar o equalizador , deve controlar novamente o nível de MAIN OUT , conforme anteriormente
indicado.
6.2 Auscultadores – leia atentamente!
A área dos ausculatadores PHONES encontra-se totalmente à esquerda da DX100, exactamente por baixo do comando DJ MIC. Com o comando PHONES regule o volume dos auscultadores. Bem, até aqui foi o curso básico. Agora mais detalhadamente. O comando BALANCE determina em que relação se misturam os sinais PFL e MAIN. Com isso, tem a interessante possibilidade de ouvir, à vez, por uma única saída (o seu auscultador) tanto a pista real (MAIN), como a seguinte (PFL).
6
6. FUNÇÃO PFL E AUSCULTADORES
Fig. 6.1: Cablagem para as ligações dos auscultadores
Fig. 6.2: Comparação dos diferentes tipos de ficha
6. FUNÇÃO PFL E AUSCULTADORES
7
7. DADOS TÉCNICOS
LIGAÇÕES AUDIO
Entrada Mic comutação de entrada electrónica, simétrica, discreta
Amplificação +20 a +40 dB Resposta de frequência 10 Hz a 35 kHz, +/- 3 dB Distorções (THD) 0,006 % tipo @ -20 dBu, 1 kHz Relação sinal/ruído > 78 dB
Entrada Phono entrada assimétrica
Amplificação 40 dB Resposta de frequência 20 Hz a 20 kHz, RIAA Distorções (THD) 0,01 % tipo @ -20 dBu, 1 kHz Relação sinal/ruído > 75 dB Diafonia < -76 dB
Entrada Line entrada assimétrica
Amplificação 0 dB Resposta de frequência 10 Hz a 62 kHz, +/- 3 dB Distorções (THD) 0,005 % tipo @ +10 dBu, 1 kHz Relação sinal/ruído > 83 dB Diafonia < -77 dB
Equalizador
Baixo 50 Hz, +/- 10 dB Médio 650 Hz, +/- 10 dB Alto 10 kHz, +/- 15 dB
LIGAÇÕES
Main Out 0 dB T ape Out 0 dB
ALIMENT AÇÃO ELÉCTRICA
Alimentação de rede EUA/Canadá 120 V ~, 60 Hz, Fonte de alimentação MXUL 2
Reino Unido/Austrália 240 V ~, 50 Hz, Fonte de alimentação MXEU 2 Europa 230 V ~, 50 Hz, Fonte de alimentação MXEU 2 Modelo geral de exportação 100 - 120 V ~, 200 - 240 V ~, 50 - 60 Hz
Fonte de alimentação
Modelo MXEU 2 Entrada: 230 V ~ / 50 Hz (100 mA)
Saída: 2 * 18,5 V ~ (500 mA)
Modelo MXUL 2 Entrada: 115 V ~ / 60 Hz (100 mA)
Saída: 2 * 18,5 V ~ (500 mA)
DIMENSÕES/PESO
Dimensões (A * L * P) ca. 2,75" (70 mm) * 10" (254 mm) * 8" (203 mm) Peso (sem fonte de alimentação) ca. 1,7 kg
A empresa BEHRINGER está fortemente empenhada em garantir os mais elevados padrões de qualidade. As alterações consideradas necessárias serão realizadas sem aviso prévio. Desta forma, os dados técnicos e a aparência do aparelho podem diferir das presentes indicações ou ilustrações constantes neste manual.
8
7. DADOS TÉCNICOS
Loading...