AIWA TPs Service Manual

0 (0)

Ajustando a unidade do som aiwa com o multi teste

Encontre os seguintes TPs.

TP RF

TP EF

TP TEO

TP VC ou VRF.

Ponha os trimpotes em um ponto que o aparelho consiga tocar uma faixa no meio do disco. USE DISCO ORIGINAL SE NÃO, NÃO ADIANTA O QUE VOU ESPLICAR.

Solde uns pequenos fios nos TPs.

Desligue o aparelho da tomada.

Agora tecle CD e ligue o cabo na tomada, o aparelho vai vir no modo de ajuste do CD.

Todos os dígitos estão iluminados agora abra a gaveta do CD e ponha o Voltímetro digital no entre os TPs VC e TP RF, escolha em play uma musica no centro do CD, e devagar ajuste o trim pot RF Gain(FOCUS BIAS em alguns) para um lado e outro vc notara que quando vc gira para a direita o sinal sobe ate um ponto que ele começa a cair então levemente volte o curso ate um pouco antes de ele começar a cair,.(Voltímetro AC)

Agora ligue entre TP VC e TP TEO, continue no centro do disco ajuste o Trim pot TB gain muito devagar, e procure zerar a tensao neste ponto.(Voltimetro DC)

Agora chegou a hora do Tracking gain neste caso faça o seguinte ajuste ale da seguinte maneira, va aumentando o ganho devagar vc notara que o barulho da unidade sobe no ritimo do seu aumento, não deixe nem muito barulhento nem pouco, neste ajuste vc pode dar umas batidinhas no chassis do aparelho para notar a sensibilidade a vibrações, e o ganho de tracking e o que mais atua na sensibilidade para pular atoa.

O ajuste de tracking tem duas versões.

Se vc Poe ele muito alto seu aparelho fica mais resistente a vibrações, mas fica lento para achar trilhas durante a troca de musicas, este ajuste geralmente e usado em aparelhos portáteis.

Se vc Poe ele baixo ele acha as musicas rápido, mas fica sensível a vibrações.

Este método eu já fiz como experiência para passar a pessoas que não tem oscilo, já deve ter uns 10 anos que não faço assim pois deste iniciante como profissão sempre tive Osciloscópio, e só uso com o oscilo.Mas que funciona muito bem.

No seu Caso eu não entendi se vc fez a troca do PICK UP completo, se não um dos maiores culpados são os motores, que consomem muito e faz o CI driver esquentar.

A altura do motor disc e muito critica.

Sinto se não ajudar, mas eu tenho uma pasta com praticamente todos os esquemas da parte de CDs aiwas , vou ver se tenho algum macete anotado, pois faz tempo que quem repara soms e meu funcionário, eu só faço ajustes.

Agora ligue entre TP VC e TP TEO, continue no centro do disco ajuste o Trim pot TB gain muito devagar, e procure zerar a tensao neste ponto.(Voltimetro DC)

Você tem que teclar Pause antes de fazer este ajuste.

Leandro Palmeira eletronicagaucho@hotmail.com

Loading...