Hp STORAGEWORKS ULTRIUM 960, STORAGEWORKS ULTRIUM 460, STORAGEWORKS ULTRIUM 230 User Manual [pt]

guia de primeiros
passos
unidade de fita
hp StorageWorks
Ultrium
modelo externo
Ultrium 230e, 460e, 960e
1 2
Unidades externas - conteúdo
Pré-instalação
Antes de começar página 3
Software de backup e drivers página 5
Modelos de uso página 7
Usar o CD-ROM página 9
Instalar a unidade de fita
Passo 1: Verificar a conexão SCSI página 11
Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade página 13
Passo 3: Conectar o cabo SCSI página 15
Passo 4: Conectar o cabo de alimentação página 17
Passo 5: Verificar a instalação página 19
Usar a unidade de fita
Unidade de fita HP StorageWorks Ultrium página 21
Usar a mídia correta página 23
Registrar a unidade de fita página 25
Usar o HP OBDR página 27
Ferramentas de diagnóstico página 29
Otimizar o desempenho página 31
Solução de problemas página 33
Compreender os LEDs página 38
Problemas com cartuchos página 42
Outras fontes de informação página 44
1
Copyright © 2000-2004 Hewlett-Packard Limited.
Julho de 2004 Número de fabricação: Q1539-90915
A Hewlett-Packard Company não fornece nenhuma garantia relacionada a este material, incluindo mas não se limitando às garantias implícitas de comercialização e adequação a um propósito específico. A Hewlett-Packard não deve ser responsabilizada por erros aqui contidos ou por danos incidentais ou conseqüentes relacionados ao fornecimento, desempenho ou uso deste material.
Este documento contém informações de propriedade protegidas por leis de direitos autorais. Nenhuma parte deste documento pode ser fotocopiada, reproduzida ou traduzida para outro idioma sem o consentimento prévio por escrito da Hewlett-Packard. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso.
Linear Tape-Open, Ultrium, Ultrium Logo, Ultrium and Ultrium Logo são marcas comerciais norte-americanas de HP, IBM e Certance (anteriormente conhecida como Seagate).
Patenteado nos EUA sob um ou mais dos seguintes números: 5,003,307; 5,016,009; 5,463,390; 5,506,580; mantido por Hi/fn, Inc.
Microsoft®, MS-DOS®, MS Windows®, Windows® e Windows NT® são marcas comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos.
UNIX
® é uma marca comercial registrada de The Open Group.
A Hewlett-Packard Company não deve ser responsabilizada por erros, técnicos ou editoriais, ou omissões aqui contidos. As informações são fornecidas “como estão” sem nenhum tipo de garantia e estão sujeitas a alterações sem aviso. As garantias de produtos da Hewlett­Packard Company estão estabelecidas na declaração de garantia expressa limitada desses produtos. Nada neste documento deve ser considerado uma garantia adicional.
Impresso no Reino Unido.
Detalhes do produto
Anote aqui os detalhes da unidade de fita, para que possam ser encontrados facilmente, se for preciso. O nome do modelo está na frente e os números do produto e de série estão em uma etiqueta na base da unidade.
Modelo (tipo de unidade):
Número do modelo:
Número de série:
Data de aquisição/instalação:
ID SCSI:
2
Antes de começar
As unidades de fita HP StorageWorks Ultrium são projetadas para operar em barramento SCSI com diferencial de baixa tensão (LVDS). Elas devem ser ligadas a uma conexão VHD SCSI do servidor de armazenamento.
Este guia descreve como instalar:
Unidades de fita HP StorageWorks Ultrium 960, dispositivos SCSI Ultra 320 de alto desempenho com uma transferência máxima em burst de 320 MB/s.
Unidades de fita HP StorageWorks Ultrium 460, dispositivos SCSI Ultra 160 de alto desempenho com uma transferência máxima em burst de 160 MB/s.
Unidades de fita HP StorageWorks Ultrium 230, dispositivos SCSI Ultra 2 de alto desempenho com uma transferência máxima em burst de 80 MB/s.
Antes de instalar a unidade de fita, leve em consideração o seguinte:
Quais sistemas operacionais são compatíveis?
As unidades HP StorageWorks Ultrium podem ser conectadas a servidores executando Windows®, NetWare, HP-UX, Tru64, Linux e vários outros sistemas operacionais padrão do mercado. Consulte o tópico "Compatibilidade de software da fita HP StorageWorks" em nosso site ( sistema operacional compatíveis.
Como conectar a unidade ao meu servidor?
www.hp.com/go/connect) para obter mais informações sobre versões de
Veja os modelos de uso na página 6. Ele ilustra como a unidade de fita HP StorageWorks Ultrium pode ser usada em diferentes arquiteturas de sistema.
A unidade de fita é fornecida com um cabo SCSI wide, de 68 pinos, VHD-para-HD, para conectar ao servidor host.
Será necessário um adaptador de barramento de bus SCSI (HBA) ou uma controladora SCSI embutida no servidorcom uma porta extra SCSI LVD com um conector extra SCSI wide, de densidade muito alta (VHD), de 68 pinos.
Para o melhor desempenho, a unidade de fita deve ser conectada apenas a um barramento SCSI que possa transferir dados a uma taxa que suporte a velocidade máxima de burst da unidade de fita (consulte Tabela 2, "tipos de barramento SCSI compatíveis," na página 11) e deve ser o único dispositivo no barramento SCSI. Não conecte a unidade ao mesmo barramento SCSI que sua unidade de disco ou controladora RAID.
Como verificar o tipo de barramento SCSI?
Recomendamos enfaticamente que seja usado o HP Library & Tape Tools para verificar a configuração SCSI do servidor (consulte “Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade" na página 13). Serão fornecidas informações sobre o barramento SCSI e as IDs SCSI em uso.
O HP Library & Tape Tools é a ferramenta de diagnóstico e suporte recomendada para o produto de armazenamento de fita HP. Ele está disponível no CD que acompanha o seu produto ou para download gratuito no site da HP na Web e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais mais populares.
Consulte atualizações e a versão mais recente da ferramenta.
www.hp.com/support/tapetools para informações de compatibilidade,
3
São necessários itens adicionais para a instalação?
• Se a unidade de fita não for o único ou o último dispositivo do barramento SCSI, será preciso terminar o barramento com um terminador multimodo. Se a unidade de fita for o único ou o último dispositivo do barramento, então o compartimento da unidade de fita irá oferecer terminação ativa e você não terá que comprar um terminador separado.
• Se você não tiver no servidor um conector SCSI extra adequado, será preciso instalar um novo HBA (também chamado de placa SCSI). A especificação do barramento SCSI deve ser igual ou maior à especificação SCSI da unidade de fita. Consulte Tabela 2, "tipos de barramento SCSI compatíveis," na página 11 para ver os HBAs recomendados. Para obter detalhes específicos relevantes a seu modelo de servidor, consulte
connect
instalá-lo em um slot de expansão PCI de 64 bits não utilizado no servidor. (O kit também pode ser instalado em um slot de expansão PCI de 32 bits, mas isso limitará unidades de alto desempenho, como a Ultrium 960.)
Consulte produtos recomendados, configurações e informações sobre pedidos em nosso site:
. Antes de instalar a unidade de fita, será necessário comprar um novo HBA e
www.hp.com/go/connect ou www.hp.com/support/ultrium.
www.hp.com/go/
4
Software de backup e drivers
Software de backup
Para obter o melhor desempenho, é importante usar um aplicativo de backup adequado à configuração do sistema. Em uma configuração de conexão direta, onde a unidade de fita está conectada a um servidor independente, você pode usar o software de backup projetado para um ambiente de servidor único. Em configurações de rede, será necessário um software de backup compatível com ambientes empresariais. HP, Veritas, Legato, Yosemite e Computer Associates oferecem produtos adequados. Mais detalhes sobre esses e outros produtos podem ser encontrados em nosso site sobre conectividade.
1 Acesse o site sobre conectividade: www.hp.com/go/connect. 2 Selecione software compability (co mpatibilidade de software).
3 Na tabela, selecione sua combinação de sistema operacional e modelo de unidade de fita.
É exibida uma lista de aplicativos de backup compatíveis. Esse recurso também informa se a configuração é compatível com HP One-Button Disaster Recovery, HP OBDR. (Todas as unidades de fita HP StorageWorks Ultrium são compatíveis com HP OBDR. Porém, o recurso só poderá ser usado se a configuração do sistema e o aplicativo de backup também forem compatíveis. Consulte “Usar o HP OBDR" na página 27.)
4 Certifique-se de ter um aplicativo de backup compatível com as unidades de fita
HP StorageWorks Ultrium e faça o download de quaisquer atualizações ou patches, se necessário.
Drivers
Usuários do Windows
Após conectar a unidade de fita, insira o CD-ROM da HP StorageWorks Tape e siga o link para fazer o download do driver da HP em nosso site: “Passo 5: Verificar a instalação" na página 19. Consulte o arquivo LEIAME correspondente para obter instruções específicas sobre a instalação de drivers para Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003.
Nota: Recomendamos a instalação de drivers a partir do link para a web no CD-ROM e não com o Assistente de Instalação de Hardware do Windows, porque o software HP Library & Tape Tools no CD-ROM também pode ser utilizado para verificar se a instalação está correta (consulte “Passo 5: Verificar a instalação" na página 19). Se você não tiver acesso à Internet, poderá instalar os drivers diretamente do CD-ROM da HP StorageWorks Tape, mas a versão desses drivers poderá não ser a mais atual disponível.
www.hp.com/support, consulte
Usuários de UNIX e OpenVMS
Os aplicativos de backup recomendados usam os drivers padrão de dispositivo, embutidos no sistema operacional. Para atualizar os drivers, recomendamos usar o patch da versão mais recente do sistema operacional, seguindo as instruções apresentadas na documentação do patch. Também podem ser encontradas informações sobre arquivos de configuração do dispositivo nos Guias de configuração no CD-ROM.
5
Conexão direta - SCSI
Conexão na rede - SCSI
servidor de armazenamento (A)
subsistema de disco RAID recomendado para Ultrium 960 e 460, consulte a página 7
unidade de fita (B)
Conexão
Através da rede
direta
Ultrium 960 Sim Requer projeto cuidadoso, consulte a
página 7
Ultrium 460 Sim Sim Ultrium 230 Sim Sim
Figura 1: modelos de uso
6
Modelos de uso
A unidade de fita (B) pode ser usada em um ambiente independente ou de rede. Ela deve ser sempre ligada a um conector SCSI VHD no servidor de armazenamento (A), conforme a Figura 1.
Modelos recomendados
A tabela a seguir mostra os modelos de uso recomendados, e “Otimizar o desempenho" na página 31 contém maiores informações sobre fatores que podem afetar o desempenho.
Conexão direta,
servidor único de armazenamento
Ultrium 960 Recomendado
use um subsistema de disco RAID
Ultrium 460 Recomendado Recomendado
Ultrium 230 Recomendado Recomendado
Nota: Para unidades Ultrium 460 e 230, um subsistema de disco RAID também é
aconselhável, mas um disco único pode ser suficiente, se for um disco rápido, como uma unidade de 15000 RPM, dependendo da compressão dos dados. Você pode utilizar nossas ferramentas gratuitas de avaliação de desempenho, que estão disponíveis em versão independente ou integradas ao HP Library & Tape Tools, para verificar a performance da fita e testar se o subsistema do disco pode fornecer dados na maior taxa de transferência. Você também pode usar essas ferramentas para calibrar o desempenho de restauração e o desempenho máximo da fita, com dados mais comprimíveis.
tabela 1: modelos de uso recomendados
servidor único de armazenamento,
Requer um projeto cuidadoso para
mesmo Gigabit Ethernet limitará o
qualquer coisa menor que Gigabit
Ethernet pode limitar o desempenho
Através da rede,
vários clientes
utilizar as capacidades de
desempenho da unidade,
desempenho
Outros modelos
A unidade de fita pode funcionar com outros modelos de uso, como NAS (network attach storage) e SAN (storage area networks), mas a HP não fornece suporte técnico para instalação e uso de unidades de fita Ultrium com estas arquiteturas. Da mesma forma, a conexão com fibre channel pode ser possível, se for adquirida uma ponte fibre channel/ SCSI, mas essa opção não é suportada, no momento.
Consulte www.hp.com/go/connect para as configurações suportadas mais recentes.
7
instalar o produto
conhecer o produto
registrar o produto
comprar mídia online
solucionar problemas com o L&TT
Figura 2: o CD-ROM da
8
HP StorageWorks Tape
Usar o CD-ROM
O CD-ROM da HP StorageWorks Tape é uma fonte central de informações sobre a unidade de fita, com utilitários para obter o melhor desempenho da unidade de fita.
Use o CD-ROM da HP StorageWorks Tape para verificar a instalação, conforme descrito neste guia, e para verificar e solucionar problemas de desempenho após a instalação. Ele o ajuda a:
• Instalar o produto, o que inclui acesso a drivers, uma verificação de instalação e informações e ferramentas de desempenho
• Conhecer o produto, o que inclui um Guia do Usuário online e Guias de configuração para OpenVMS e UNIX.
• Registrar o produto
• Comprar mídia online
• Solucionar problemas com o HP Library & Tape Tools.
9
10
conectar a uma placa
HBA no servidor
Figura 3: verificar a conexão SCSI
Passo 1: Verificar a conexão SCSI
Use as perguntas a seguir para verificar sua conexão SCSI. A maioria dos usuários poderá executar o HP Library & Tape Tools para verificar o barramento SCSI (página 29). Se responder 'Sim' a todas as perguntas, você estará pronto para instalar a unidade de fita. Se responder 'Não', provavelmente você terá que comprar e instalar itens adicionais.
Para obter detalhes sobre produtos, visite
1 Há uma porta SCSI extra no
servidor?
Não?
Sim?
2 O barramento SCSI combina
com a unidade, Ultra 320 para Ultrium 960, Ultra 160 para Ultrium 460 ou Ultra 2 para Ultrium 230?
Sim?
Não?
3 A unidade será o único
dispositivo no barramento? Não conecte a um canal de controladora RAID. Ele é somente para unidades de
Não?
disco.
Sim?
4 O HBA/controladora possui
um conector VHD SCSI?
Não?
www.hp.com/go/connect.
Compre um dos HBAs recomendados e instale-o em um slot de expansão PCI de 64 bits que não esteja em uso. Consulte a tabela abaixo.
O desempenho poderá ser prejudicado. Considere substituir a placa por um dos HBAs recomendados. Consulte a tabela abaixo.
O desempenho pode ser prejudicado, dependendo do modelo de unidade de fita e do barramento SCSI. Unidades Ultrium 960 devem sempre estar em um barramento dedicado. Consulte a tabela abaixo.
Adquira e instale um adaptador VHD-para­HD.
Barramento SCSI Velocidade Recomendado para
960 460 230
Ultra 320 LVD Até 320 MB/s Só uma unidade
por barramento
Ultra 160 LVD Até 160 MB/s Aceitável Só uma unidade por
Ultra 2 LVD Até 80 MB/s Não Aceitável Só uma unidade por
Terminação única, wide
Diferencial de alta voltagem
Até 40 MB/s Não Não Aceitável, mas
Não conecte a um barramento SCSI narrow.
Até 40 MB/s Não. A fita não vai funcionar e você pode danificar a unidade
ou a controladora.
Até duas unidades 460 por barramento
barramento
Sim
Até duas unidades 230 por barramento
barramento
limitará o desempenho.
tabela 2: tipos de barramento SCSI compatíveis
11
3
Figura 4: verificar a ID SCSI da unidade
12
Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade
A unidade HP StorageWorks Ultrium é fornecida com ID SCSI padrão 3, mas pode ter qualquer ID não-utilizada entre 0 e 15. Não use a ID SCSI 7, reservada para a controladora SCSI, ou ID SCSI 0, normalmente designada para o disco de inicialização.
1 Determine se é preciso alterar o valor padrão 3 da ID SCSI.
Para a maioria dos sistemas operacionais, é possível executar o HP Library & Tape Tools a partir do CD-ROM da HP StorageWorks Tape para verificar a configuração do SCSI do servidor. Serão fornecidas informações sobre o barramento SCSI e as IDs SCSI em uso. Para isso, insira o CD-ROM e selecione a opção 'solucionar problemas com o L&TT', no menu. (Consulte também a página 29.)
Para sistemas UNIX, consulte o Guia de Configuração UNIX no CD-ROM da HP StorageWorks Tape, para obter instruções sobre como descobrir as IDs SCSI dos dispositivos existentes.
2 Altere a ID SCSI da unidade de fita, se necessário.
Utilize uma chave de fenda pequena ou uma caneta esferográfica para pressionar os botões de seleção recuados da ID SCSI no painel traseiro (Figura 4) até que o valor desejado seja mostrado. Não use um lápis pois pequenos pedaços de grafite podem contaminar a unidade.
Nota As IDs SCSI do servidor e da unidade de fita são verificadas apenas na inicialização. Para
alterar a ID SCSI após a instalação, desligue tanto o servidor quanto a unidade de fita, mude a ID SCSI da unidade, ligue a unidade de fita e o servidor.
13
Loading...
+ 33 hidden pages