Delonghi VVX 160 R, PRO 260 P, PRO 150, PRO 261 P, VVX 150 Operating instructions [pt]

...
24
LEGENDA
CONSELHOS ÚTEIS
Os tecidos em veludo, lã, etc., como também luvas, bolsas, etc., podem recuperar o seu aspecto e a sua
suavidade original passando lentamente o ferro a curta distância dos mesmos com o vapor em funcionamento.
Os tapetes podem ficar como novos eliminando as marcas dos móveis apoiados nos mesmos, fazendo
Não apoiar, nem usar, o ferro em fechos de correr, ganchos, anéis, etc., para evitar de riscar a placa.A superfície da placa deve ser mantida limpa: para limpá-la basta passar um pano húmido na superfície
fria. O aparelho não deve ser tratado com produtos anti-calcário.
Após o uso, esperar sempre que o ferro arrefeça antes de o guardar.Guardar o aparelho num local seco.Depois de engomar não é necessário esvaziar a água que ficou na caldeira.Separar as peças de roupa de acordo com a temperatura necessária para engomar, iniciando pelas que
requerem temperaturas mais baixas.
Os tecidos em seda devem ser engomados a seco e do avesso.Os tecidos em lã, algodão e linho fino devem ser engomados a vapor e do avesso, ou do direito
colocando por cima uma tela fina para evitar o efeito “lúcido”. Os tecidos com goma necessitam de mais humidade. Engomar os tecidos de cores brancas e claras do direito do tecido e as cores escuras bem como os bordados do avesso para os realçar.
Os tecidos em linho devem ser engomados a vapor, vaporizando abundantemente e engomando do
avesso somente os tecidos escuros para evitar o efeito “lúcido”. Engomar as dobras do direito para dar mais realce.
Em cada utilização (e na primeira utilização), ou se não se utiliza o vapor há alguns minutos: premir
várias vezes o comando do vapor. Isto permitirá eliminar a água fria do circuito do vapor.
1) Tampão da caldeira
A
Ferro de tipo profissional
2) Botão luminoso de ligação da caldeira
B
Ferro de tipo doméstico
3) Botão luminoso de ligação do ferro
4) Manípulo de regulação do vapor (se instalado)
5) Lâmpada de “vapor pronto”
6) Lâmpada de “sem água”
7) Manómetro (somente em alguns modelos)
8) Botão de emissão do vapor
9) Botão de emissão de “vapor em contínuo”
10) Manípulo de regulação do termóstato do ferro
11) Lâmpada de ferro à temperatura
12) Haste porta-monotubo (somente em alguns modelos)
PORTUGUÊS
P 27-11-2001 8:25 Pagina 24
25
Ler com atenção este manual de instruções antes de utilizar o aparelho. Só assim se poderão obter os melhores resultados e a máxima segurança de uso. Conservar bem este manual para futura consulta..
IMPORTANTE
AVISOS DE SEGURANÇA Ler atentamente as seguintes instruções!
• Antes da utilização, verificar se a tensão da rede corresponde à indicada na chapa do aparelho. Ligar o aparelho apenas a instalações e tomadas de corrente com a capacidade mínima de 10 A e com ligação à terra eficiente.
• No caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do aparelho, substituir a tomada por outra do tipo adequado por pessoal especializado.
• A segurança eléctrica deste aparelho só é assegurada quando este está correctamente ligado a um sistema de ligação à terra eficiente e como previsto pelas normas de segurança eléctrica em vigor. O Fabricante não pode ser considerado responsável por eventuais danos causados pela falta de ligação à terra da instalação. Em caso de dúvidas, contactar um electricista especializado.
• Não deixar o ferro sem vigilância quando está ligado à corrente eléctrica.
• Não deixar o aparelho com água num ambiente a temperatura inferior ou igual a 0°C.
• Depois de se ter retirado da embalagem, assegurar-se da integridade do aparelho. Em caso de dúvidas, não utilizar o aparelho e contactar pessoal especializado.
• Os componentes da embalagem (sacos de plástico, esferovite, etc.) não devem ser deixados ao alcance das crianças pois são potenciais fontes de perigo.
• Não é aconselhável o uso de adaptadores, tomadas múltiplas ou extensões. Caso o seu uso se torne indispensável, é necessário utilizar somente adaptadores simples ou múltiplos e extensões que estejam em conformidade com as normas de segurança em vigor, tomando no entanto atenção para não ultrapassar o limite de potência marcado no adaptador.
• Este aparelho só deve ser utilizado para uso doméstico. Qualquer outro uso deve ser considerado impróprio e portanto perigoso.
• Nos modelos com depósito em aço, o aquecimento e o arrefecimento da caldeira podem provocar ruídos devidos a normais dilatações do aço inox com que foi fabricada.
• O Fabricante não pode ser considerado responsável por possíveis danos derivados de usos impróprios, errados e irracionais bem como por reparações efectuadas por pessoal não especializado.
• No caso de danos no tampão, do sistema de segurança hidráulico e eléctrico, mandar substituir as peças por outras originais e por pessoal especializado.
• Para a reparação e em caso de substituição do cabo de alimentação se estiver danificado, contactar o revendedor ou um Centro de Assistência autorizado, de modo a manter inalterada a eficiência do vosso aparelho e para garantir a validade da garantia.
• NÃO ABRIR A TAMPA DURANTE A UTILIZAÇÃO DO APARELHO E ANTES QUE O APARELHO TENHAACABADO TODAA ÁGUA. Isto verifica-se quando não sai vapor pelo ferro ou pelos acessórios. Para encher com água, retirar a ficha, aguardar cerca de 15 minutos para evitar variações bruscas de temperatura. Colocar um pano sobre a tampa e desapertar a
tampa lentamente permitindo que o vapor restante saia lentamente.
• Utilizar só e UNICAMENTE o tapete de apoio do ferro fornecido; se este se perder (ou danificar) utilizar somente um ORIGINAL.
O uso de qualquer aparelho eléctrico implica o respeito por algumas regras fundamentais. EM ESPECIAL:
• Nunca tocar no aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos. Não mergulhar o aparelho na água.
• Não usar o aparelho em locais destinados a banhos.
• Não puxar o cabo de alimentação ou o aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos.
• Não permitir que o aparelho seja usado por crianças ou deficientes, sem vigilância.
• Não deixar o aparelho abandonado com a alimentação ligada pois pode tornar-se numa fonte de perigo.
• Antes de efectuar qualquer operação de limpeza ou de manutenção, desligar o aparelho da rede de alimentação eléctrica, desligando a ficha.
• No caso de avaria ou de mau funcionamento do aparelho, desligá-lo e não tentar reparar. Para possíveis reparações dirigir-se somente a um Centro de Assistência autorizado pelo Fabricante e a exigir a utilização de peças originais. O desrespeito pelas indicações acima pode comprometer a segurança do aparelho.
• Quando se decide de não se utilizar mais o aparelho, depois de se ter desligado a ficha da tomada, recomenda­se de torná-lo inutilizável cortando o cabo de alimentação.
• O cabo de alimentação deste aparelho não deve ser substituído pelo utente. No caso de danos no cabo, ou para a sua substituição, dirigir-se exclusivamente a um Centro de Assistência autorizado pelo Fabricante.
• Nunca colocar o aparelho por baixo da torneira para o encher com água.
• Evitar absolutamente o contacto entre a placa do ferro de engomar e os fios eléctricos.
• No caso de intervenção do limitador térmico de segurança, o aparelho deixa de funcionar. Para o utilizar novamente, é necessário entregar o aparelho a pessoal especializado.
• Evitar de dirigir o jacto de vapor para as pessoas, pois é perigoso.
• Evitar o uso do ferro em tecidos muito molhados.
• Depois de engomar, deixar arrefecer a placa antes de guardar o ferro.
• Não fazer misturas com tira-nódoas ou produtos semelhantes.
• Desligar a ficha da rede de alimentação quando o aparelho não é utilizado. Não deixar o aparelho inutilmente ligado.
• A caldeira não deve ser deslocada durante o funcionamento.
Nunca desapertar o tampão da caldeira com o aparelho
ligado à rede de alimentação.
• A caldeira deve ser colocada em cima de uma superfície plana e muito resistente a temperaturas elevadas.
Este aparelho está em conformidade com as Directivas CEE 89/336 sobre a supressão de interferências de rádio.
P 27-11-2001 8:25 Pagina 25
26
ENGOMAR A VAPOR
Antes de engomar a vapor, assegurar-se que o tecido seja idóneo a este tipo de engomar. O aparelho funciona com água normal da torneira. No caso de água com muito calcário (dureza superior a 27°F) aconselhamos o uso de água destilada.
Enchimento da caldeira e ligação à rede eléctrica
Assegurar-se que a ficha do cabo de alimentação não esteja ligada à tomada de corrente doméstica. Desapertar o tampão da caldeira (1) e encher o depósito com água. Este aparelho está equipado com um tampão de segurança especial. Para se poder desenroscar é necessário premi-lo para baixo e ao mesmo tempo rodá-lo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Enroscar completamente o tampão (1) e ligar a ficha à tomada de corrente.
Atenção: nunca desenroscar o tampão (1) com a caldeira sob pressão. Ligação
Premir o interruptor luminoso (2) para alimentar a caldeira e premir o interruptor luminoso (3) para alimentar o ferro.
N.B.: quando se utiliza o aparelho pela primeira vez, pode-se sentir um cheiro devido ao aquecimento e consequente secagem dos isolantes utilizados na embalagem da caldeira e do ferro.
Funcionamento
Seleccionar a temperatura desejada rodando o manípulo do termóstato (10) para um dos sectores disponíveis (figura 1A/B) de acordo com o tipo de tecido a engomar (fig. 2). Esperar que se acenda a lâmpada de “vapor pronto” (5) e que se desligue a lâmpada de “ferro em temperatura” (11) antes de começar a engomar.
N.B.: ambas as lâmpadas acendem-se e apagam-se enquanto se está a engomar, de acordo com as temperaturas alcançadas pela caldeira e pelo ferro.
Para obter a distribuição do vapor, usar o botão do vapor (8) situado no ferro. P.S. No ferro de tipo B, para uma maior facilidade é possível optar por usar o botão de cima em vez do botão de baixo e vice-versa O ferro é capaz de gerar vapor até mesmo na posição vertical permitindo vaporizar os tecidos com facilidade para lhes nova vida.
Cursor de bloqueio do botão do vapor (9)
Este cursor permite obter uma emissão contínua de vapor mantendo premido mecanicamente o botão do vapor evitando assim de ter que fazê-lo manualmente. Para accioná-lo é suficiente deslizá-lo para trás depois de ter premido o botão (8). Para soltar o botão, levar o cursor para a frente. O manípulo de regulação do vapor (4) permite de variar a quantidade de vapor emitida, reduzindo-a ou aumentando­a. Obs.: Quando acender, aconselhamos manter o manípulo girado na posição de saída máxima de vapor.
ATENÇÃO: o tubo de conexão ferro-caldeira pode ficar quente.
Para interromper a emissão de vapor basta deslocar o cursor para a posição inicial.
Para atestar o nível da água na caldeira
Quando acaba a água que se encontra no depósito, acende-se a lâmpada de “sem água” (6). Para encher novamente com água, proceder do seguinte modo: Desligar a caldeira no interruptor (2). Descarregar o vapor que aí se encontra premindo o botão (8) situado no punho do ferro. Desligar o ferro no interruptor (3). Desligar a ficha da tomada de corrente. Esperar alguns minutos para que o aparelho arrefeça. Desenroscar lentamente o tampão (1) e encher com água, como indicado no parágrafo “Enchimento da caldeira”.
Manómetro (somente em alguns modelos)
O manómetro (7) permite manter controlada a pressão da caldeira. O manómetro é dividido em dois sectores coloridos:
- um azul e um vermelho. Durante o funcionamento normal, o ponteiro estará no sector azul, oscilando quando varia a pressão da caldeira. A permanência constante do ponteiro no sector vermelho indica um mau funcionamento do aparelho. Nesse caso, desligar o aparelho e dirigir-se a um Centro de Assistência autorizado.
P 27-11-2001 8:25 Pagina 26
27
Ligar a ficha na tomada de corrente. Premir o interruptor luminoso (3) para alimentar o ferro, acende-se a lâmpada (11). Colocar o manípulo de regulação do termóstato do ferro (10) numa das áreas à disposição, indicadas na figura 1A/B, de acordo com o tipo de tecido a engomar (fig. 2). Para engomar a seco não premir o comando do vapor (8) (9).
N.B.: quando o ferro atinge a temperatura seleccionada, a lâmpada (11) apaga-se
Com reserva de modificações
ENGOMAR A SECO
P 27-11-2001 8:25 Pagina 27
Loading...