Delonghi IC 8000 Instructions Manual [pt]

ADVERTÊNCIAS IMPORTANTES
Durante a utilização de aparelhos eléctricos, é necessário prestar muita atenção em algumas normas de segu­rança, especialmente:
1. Ler atentamente as instruções para o uso antes de instalar e utilizar o aparelho.
2. Não imergir o motor em água ou em outros líquidos: perigo de choques eléctricos.
3. Prestar muita atenção quando o aparelho for usado por crianças ou próximo a elas. O APARELHO DEVE SER COLOCADO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
4. Retirar a ficha da tomada de corrente quando o aparelho não estiver sendo usado, antes de o desmon­tar e antes de o limpar.
6. Não tocar as partes em movimento. Para evitar riscos de acidentes ou de danos ao aparelho, não tocar com as mãos, cabelos, roupas, espátulas ou outros utensílios quando o aparelho estiver a funcionar. NÃO UTILIZAR OBJECTOS OU UTENSÍLIOS CORTANTES NO INTERIOR DO CESTO. Poderiam riscar ou dani­ficar o interior do mesmo. Uma espátula de borracha ou uma colher de madeira podem ser usadas quan­do o aparelho estiver desligado.
7. Se o cabo de alimentação estiver danificado, deverá ser substituído pelo fabricante ou pelo seu serviço de assistência técnica, de modo a evitar qualquer risco.
8. O uso de acessórios não criados especialmente para este aparelho pode causar incêndio ou choque eléc­trico.
9. Não utilizar ao ar livre.
10. Não deixar que o cabo de alimentação ultrapasse o bordo da mesa ou do plano de trabalho e evitar também que o cabo entre em contacto com superfícies quentes.
11. Este aparelho foi criado para o uso doméstico. Qualquer operação de manutenção que não pertença à normal limpeza deve ser feita pelo Centro de Assistência Autorizado pelo fabricante.
12. Não aquecer o cesto de refrigeração. Por ser um recipiente vedado, uma vez aquecido poderia se que­brar e provocar danos às pessoas.
13. Os materiais e os objectos destinados ao contacto com produtos alimentares estão em conformidade com as prescrições da Directiva CEE 89/109. Este aparelho também está em conformidade com as Directivas
aplicáveis, incluída interferência radioeléctrica.
CONSERVAR AS INSTRUÇÕES PARA O USO
46
FUNCIONAMENTO
O gelado obtém-se introduzindo os ingredientes, oportunamente misturados, no recipiente pre­viamente resfriado e trabalhando-os com a pá misturadora por um tempo variável entre 20 e 40 minutos. O tempo necessário para obter o gelado depende da natureza e da quantidade dos ingre­dientes usados e da temperatura do recipiente.
O RESFRIAMENTO DO RECIPIENTE
Antes de utilizar a máquina de gelado, lavar cuidadosamente todas as partes que entrarão em contacto com o gelado
DESCRIÇÃO
A Corpo do motor B Interruptor ON/OFF C Pulsador de desenganche tapadera D Tampa
E Pá misturadora F Cesto de refrigeração G Pulsador de abertura
P
• Retirar a pá e a tampa.
•Verificar que o recipiente esteja perfeitamente limpo, caso contrário, limpar a parte interna com um pano húmido e secar atentamente depois da limpeza.
• Colocar o recipiente no congelador, o mais próximo possível à fonte do freio (fig. 1). Não colocar nada no interior do recipiente e não cobri-lo. Deixar um espaço suficiente ao redor do recipiente.
ATENÇÃO: O recipiente deve ser levado à temperatura necessária colocando-o em congela­dor qualquer ou na câmara de congelação de um frigorífico de três estrelas ou quatro estrelas.
O congelador deve ser regulado para alcançar ao menos a temperatura de -18°C / 0°F. A não consecução desta temperatura torna impossível a utilização do recipiente para a formação do gelado. O recipiente deve permanecer no congelador pelo tempo indicado na tabela abaixo.
O recipiente pode ser deixado constantemente no congelador para permanecer sempre disponível para o uso.
A PREPARAÇÃO DO GELADO
Escolher uma entre as receitas disponíveis e preparar os ingredientes oportunamente mistura­dos.
•Retirar o recipiente do congelador.
• Engatar o corpo do motor à tampa e introduzir a pá misturadora (fig. 3).
• Fechar o aparelho apoiando a parte acoplada (corpo do motor, tampa e pá misturadora) ao cesto de refrigeração, em seguida, girar até engatá-lo (fig. 4).
• Ligar a máquina premendo o botão ON/OFF.
• Deitar lentamente os ingredientes, através da abertura na tampa, com o motor em funcio­namento, de modo a não deixar tempo aos ingredientes de congelar sobre as paredes do recipiente.
• Deitar os ingredientes no recipiente até ENCHÊ-LO CUIDANDO PARA NÃO IR ALÉM DA METADE, durante a elaboração o preparado aumentará de volume
• Use preferentemente ingredientes na temperatura de frigorífico.
• Durante a preparação, pode-se acrescentar, através da abertura da tampa, chocolate em lascas, uva passa e outros ingredientes (fig. 5). As bebidas alcoólicas deverão ser adicio­nadas somente no final da preparação porque retardam notavelmente o resfriamento. O gelado aumentará de volume até encher o cesto nos últimos minutos da preparação.
Caso se tivesse formado uma camada de gelo demais espessa, com o bloqueio de todos os movimentos da pá, por ter esperado demais para misturar, intervir como indicado a seguir: o desligar o motor o retirar a tampa o utilizar uma espátula ou um utensílio de cozinha para liberar a pá e as paredes do gelo o recolocar em posição a tampa e o motor e colocar a máquina de gelado imediatamente em funcionamento. Uma vez formado, o gelado alcança uma consistência maior se for deixado no recipiente por alguns minutos (não mais de 30 minutos).
ADVERTÊNCIAS
Não fazer o aparelho funcionar mais de quanto devido. Se o gelado não se formou ou apresenta a tendência a derreter-se depois dos primeiros 45 minutos, é inútil continuar.
Temperatura do congelador Tempo mínimo de congelamento do cesto
-30°C / -22°F
-25°C / -13°F
-18°C / 0°F
9-10 horas 12-14 horas 20-22 horas
47
48
Desligar o aparelho somente quando o gelado estiver pronto. Os ingredientes se gelariam sobre as paredes tornando dificultoso ou impossível recolocar a pá em funcionamento.
A CONSERVAÇÃO DO GELADO
Na máquina de gelado
Quando o gelado está pronto, pode-se conservá-lo coberto na mesma máquina de gelado por aproximadamente 30 minutos. Pode-se também colocar a máquina de gelado coberta no fri­gorífico por aproximadamente 30 minutos (não no congelador).
No congelador
É possível conservar (limitadamente) o gelado no congelador, Em qualquer caso, uma longa permanência no congelador certamente não favorece o sabor e a qualidade do gelado. Depois de 1-2 semanas a estrutura do gelado decai e acaba por perder-se o sabor de fresco. o gela­do fresco tem um sabor mais agradável. Mesmo assim, caso se quisesse conservar o gelado no congelador, deve-se observar as seguin­tes regras: Conservar o gelado num recipiente para congelador, perfeitamente limpo e bem fechado. A temperatura de conservação deve ser no mínimo de –18°C. Grave sobre o recipiente a data da preparação e o tipo de gelado.
ATENÇÃO
O gelado é sensível às bactérias. Por esta razão é importante manter a máquina de gelado e os utensílios perfeitamente limpos e secos. Nunca voltar a congelar o gelado descongelado o semi-congelado. Deve-se retirar o gelado do congelador aproximadamente meia hora antes de servi-lo, coloca­do-o no frigorífico. Eventualmente, pode-se deixá-lo por uns 10/15 minutos em temperatura ambiente para obter a temperatura adapta para o seu consumo.
PERÍODO DE CONSERVAÇÃO
Gelado a base de ingredientes não cozidos: ± 1 semana Sorvetes: 1-2 semanas Gelado a base de ingredientes semi cozidos: ± 2 semanas
A LIMPEZA DO APARELHO
A higiene é a coisa mais importante a observar quando se faz o gelado. Antes de proceder à limpeza da máquina de gelado, certificar-se que tenha sido retirada a ficha da tomada de corrente. O cesto de refrigeração, a pá misturadora e a tampa podem ser lavados em água morna com detergente. Para desengatar a tampa, intervir no botão de desengate da tampa, situado sob o corpo do motor (fig. 6). Não lavar nenhuma peça na lava-loiça. O corpo do motor pode ser limpo com um pano húmido. Não imergir o corpo do motor em água, nunca enxaguá-lo sob a torneira. Secar bem todas as partes e nunca colocar o cesto no congelador se o mesmo estiver ainda molhado. Não guardar no congelador a pá misturadora.
CONSELHOS ÚTEIS
• Algumas receitas precisam de cozedura prévia. Prepará-las pelo menos um dia antes para que se resfriem completamente e cresçam. Todavia é sempre aconselhado resfriar o preparado de base.
• Com os preparados frios têm-se resultados melhores batendo os ovos e o açúcar com um batedor eléctrico. Isto contribuirá para que o preparado se torne mais volumoso
•A maior parte dos preparados são o resultado de nata, leite, ovos e açúcar. Pode-se usar toda a nata que se quiser, mas o sabor e a consistência mudarão muito de acordo com a qualidade da nata escolhida. Maior será a percentagem de gorduras contida na nata, mais rico será o gelado. Por exemplo: a nata integral tem no mínimo 36% de gorduras, a nata batida o 30%, a nata para café ou a nata desnatada o 18% e metade nata + metade leite o 10%. Seja como for, o importante é manter sempre a mesma quantidade de líquido. Por
Loading...
+ 4 hidden pages