Delonghi F887, F884 Instructions Manual [pt]

Page 1
36
Ler com atenção este manual de instruções antes de instalar e usar o aparelho. Só assim pode-se obter os melhores resultados e a máxima segurança de uso.
DESCRIÇÃO DO APARELHO
(ver desenho na portinhola)
CONSELHOS
• Antes de usar o aparelho, verificar que a tensão da rede corresponda àquela indicada na plaqueta do aparelho.
• Ligar o aparelho somente a tomadas de corrente que tenham uma intensidade mínima de 10A e com uma eficiente ligação à terra. (Em caso de incom­patibilidade entre tomada e ficha do aparelho, mandar substituir a tomada por outra de tipo apro­priado, por pessoal profissionalmente qualificado).
•Não colocar o aparelho próximo a fontes de calor.
•O cabo de alimentação deste aparelho não deve ser substituído pelo utente, pois a sua substituição necessita do uso de ferramentas especiais. Em caso de avaria, contactar somente um centro de assi­stência autorizado pelo fabricante.
• Durante o funcionamento, o aparelho se aquece. NÃO DEIXAR O APARELHO AO ALCANCE DAS MÃOS DAS CRIANÇAS.
•Não transportar a fritadeira quando o óleo estiver quente, pois há riscos de queimaduras graves.
A fritadeira deve ser ligada somente após ter sido
enchida com óleo ou gordura. Se aquecida quan­do vazia, acciona-se um dispositivo de segurança térmico que interrompe o funcionamento. Neste caso, para recolocar a funcionar o aparelho, é necessário contactar o nosso centro autorizado.
• Se a fritadeira perder óleo, contactar o centro de assi-
stência técnica ou o pessoal autorizado pela empresa.
•O cesto engata-se automaticamente no perno central da recipiente. Portanto, para evitar quebras, não girá­lo manualmente para procurar a posição correcta.
• Antes de usar a fritadeira pela primeira vez, lavar cuidadosamente: a cuba, o cesto e a tampa (retirar os filtros) com água quente e detergente líquido para pratos. Per vasiar a água use o tubinho de drenagem do óleo como indicado na fig. 17. Depois de esva­ziada a água, secar tudo muito bem e retirar também a água que fica no fundo do recipiente e sobretudo dentro do tubo de drenagem do óleo. Isto para evitar que, durante o funcionamento, possam saltar pingos de óleo quente o que pode ser perigoso.
• Durante o funcionamento, o tubinho de descarga deve ficar sempre fechado e posicionado na sua sede.
• Sem adequada supervisão, o uso deste aparelho não deveria ser permitido a crianças ou pessoas inábeis.
• Não deixar as crianças brincarem com o aparelho. Deslocar o aparelho utilizando as respectivas alças (J). (Nunca utilizar a alça do cesto para efectuar esta operação).
• Não deslocar o aparelho quando o óleo ainda está quente.
•É absolutamente normal que na primeira utilização o aparelho deite um cheiro de novo. Arejar o ambiente.
•Os materiais e os objectos destinados ao contacto com os produtos alimentares estão em conformida­de com a directriz CEE 89/109.
INSTRUÇÕES DE USO
Enchimento com óleo ou gordura
• Levantar o cesto (G) até à posição mais alta, puxan­do para cima a respectiva alça "B" (fig. 1).
Ao levantar e abaixar o cesto, a fritadeira deve SEMPRE estar fechada com a sua tampa.
• Abrir a tampa "D" premendo o botão "R" (fig. 2).
• Retirar o cesto puxando-o para cima (fig. 3).
• Deitar no recipiente 1,2 l de óleo (ou 1 kg de gordura).
ATENÇÃO: O nível deve sempre encontrar-se entre as referências máximo e mínimo. Nunca usar a fritadeira com o óleo abaixo do nível "mín", pois pode causar o accionamento do dispositi­vo de segurança térmico; para a sua substituição, é
necessário contactar o nosso centro de assistência autorizado.
Os melhores resultados são obtidos utilizando um bom óleo de amendoim. Evite misturar óleos diferentes. Se for utilizada gordura sólida, cortá-la em pedaços pequenos de modo que a fritadeira não aqueça a seco nos primeiros minutos. A temperatura deve ser progra­mada para 150°C até à completa liquefacção da gor­dura. Só posteriormente é que se deverá passar à tem­peratura desejada.
P
P 16-04-2003 10:16 Pagina 36
Page 2
INÍCIO DA FRITURA
1. Colocar o alimento que deve ser frito no cesto, sem nunca sobrecarregar (máx. 1 kg de batatas fre­scas). Para obter uma fritura mais homogénea, aconselhamos concentrar os alimentos principal­mente no perímetro do cesto, deixando menos car­regada a parte central.
2. Inserir o cesto na cuba na posição levantada (fig. 3) e fechar a tampa fazendo uma pequena pressão na mesma até que os ganchos se engatem. Para evitar jactos de óleo quente, fechar sempre a tampa antes de abaixar o cesto.
3. Colocar o botão do termostato "Q" na temperatura desejada (fig. 4). Ao alcançar a temperatura pro­gramada, a lâmpada piloto (P) apaga-se.
4. Assim que se apagou a lâmpada piloto, imergir imediatamente o cesto no óleo, abaixando lenta­mente a alça depois de ter movido o cursor "C" da mesma para trás.
•É totalmente normal que logo após ter abaixado o cesto, da cobertura do filtro "F" saia uma notável quantidade de vapor muito quente.
•Ao iniciar a cozedura, logo após ter imergido o ali­mento no óleo, a parede interna da abertura "E" (se existente) cobre-se de vapor, que vai desapare­cer progressivamente.
•É normal que, durante o funcionamento, se formem gotas de condensado nas proximidades da alça do cesto.
Nos modelos com conta-minutos eletrónico
1Programar o tempo de cozedura premendo a tecla "N",
no visor "M" vai aparecer os minutos programados.
2 Logo em seguida, as cifras vão começar a lampejar,
isto significa que o tempo de cozedura começou. O último minuto é mostrado em segundos.
3 Em caso de erro, pode-se programar o novo tempo
de cozedura mantendo premida a tecla por mais de 2 segundos. Isto vai zerar o visor, então, repetir as instruções desde o ponto 1.
4O conta-minutos indicará o final do tempo de coze-
dura com duas séries de bip-bip com intervalo de aproximadamente 20 segundos. Para desligar o sinal acústico, basta premer a tecla conta-minutos "N".
ATENÇÃO: o conta-minutos não desliga o aparelho.
Substituição da bateria do conta-minutos (fig. 5)
Retirar o conta-minutos da sua sede, apoiando-se sobre o lado direito, ver fig. 5 A.
Girar no sentido anti-horário a tampa da bateria, fig. 5 B, da parte posterior do mesmo, até que se solte.
Substituir a bateria por uma outra do mesmo tipo.
Tanto em caso de substituição como de eliminação do
aparelho, a bateria deve ser retirada e tratada segun­do as leis vigentes, pois é danosa para o ambiente.
TÉRMINO DA FRITURA
Ao terminar o tempo de cozedura, levantar o cesto e controlar se o alimento está dourado como se deseja. Nos modelos com abertura, este controle pode ser feito olhando através do mesmo, sem abrir a tampa. Se a cozedura terminou, colocar o botão do termosta­to na posição " ", até ouvir o click do interruptor interno, para desligar o aparelho. Escorrer o óleo em excesso deixando um pouco o cesto dentro da fritadeira na posição alta.
N.B.: Se for necessário fazer a cozedura em duas fases (ex. batatas), levantar o cesto ao terminar a pri­meira fase e aguardar que a lâmpada piloto se apa­gue novamente. Então, imergir o cesto no óleo mais uma vez (ver tabelas anexas).
FILTRAGEM DO ÓLEO OU GORDURA
Recomendamos fazer esta operação após cada fritura, pois as partículas dos alimentos, principalmente quan­do empanados ou enfarinhados, que ficam no líquido, têm a tendência de queimar-se e provocam uma alte­ração muito mais rápida do óleo ou gordura.
Controlar que o óleo esteja suficientemente frio, aguardar aproximadamente 2 horas.
Modelos com tubinho de drenagem
Aproximar a parte anterior da fritadeira do bordo da mesa de apoio, prestar atenção para que os pés (L) fiquem sempre sobre a mesa (fig. 6).
1. Abrir a tampa da fritadeira e retirar o cesto (fig. 3).
2. Abrir a portinhola “S” conforme ilustra a fig. 7.
3. Retirar o tubinho de drenagem “O”.
4. Retirar a tampa “K” e, simultaneamente, apertar com dois dedos o tubinho para evitar que o óleo ou a gordura saia, enquanto este último não estiver sido colocado num recipiente (fig. 8).
37
ATENÇÃO
Nunca esvaziar a fritadeira inclinando-a ou
invertendo-a.
P 16-04-2003 10:16 Pagina 37
Page 3
5. Deixar o óleo ou a gordura escorrer num recipiente (fig. 9).
6. Retirar eventuais depósitos da cuba com o auxílio de uma esponja ou com papel absorvente.
7. Terminada a operação, recolocar o tubinho de dre­nagem na sua sede após ter retirado a tampa.
8. Recolocar o cesto na posição superior e colocar no fundo do cesto um dos filtros entregues com o apa­relho (fig. 12). Os filtros podem ser encontrados nos revendedores ou nos nossos centros de assistência.
9. Deitar novamente o óleo ou a gordura na fritadeira bem devagar para que não transborde do filtro (fig. 13).
10.O óleo filtrado pode ser conservado dentro da fri­tadeira. Todavia, se entre uma cozedura e a outra passar muito tempo, recomenda-se conservar o óleo num recipiente fechado para evitar a sua dete­rioração. Recomenda-se conservar separadamente o óleo usado para fritar peixe daquele usado para fritar outros alimentos.
Se for utilizada gordura, prestar atenção para que não arrefeça muito, pois solidifica-se.
Modelos sem tubinho de drenagem
1. Retirar a tampa (fig. 10) e evaziar o recipiente pelo lado indicado pela seta (fig. 11 – bordo anterior do recipiente).
2. Retirar eventuais depósitos da cuba com o auxílio de uma esponja ou com papel absorvente.
3. Recolocar o cesto na posição superior e colocar no fundo do cesto um dos filtros entregues com o apa­relho (fig. 12). Os filtros podem ser encontrados nos revendedores ou nos nossos centros de assi­stência.
4. Deitar novamente o óleo ou a gordura na fritadei­ra bem devagar para que não transborde do filtro (fig. 13).
5. O óleo filtrado pode ser conservado dentro da fri­tadeira. Todavia, se entre uma cozedura e a outra passar muito tempo, recomenda-se conservar o óleo num recipiente fechado para evitar a sua dete­rioração. Recomenda-se conservar separadamente o óleo usado para fritar peixe daquele usado para fritar outros alimentos.
Se for utilizada gordura, prestar atenção para que não arrefeça muito, pois solidifica-se.
SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO CONTRA ODORES
Com o passar do tempo, os filtros contra odores, que se encontram dentro da tampa, perdem a sua eficácia. A mudança de cor do filtro, visível através do orifício "A" (fig. 10) da contra-tampa, indica que o filtro deve ser substituído. Para a substituição, retirar a cobertura do filtro "F" de plástico (fig. 14) premendo o gancho "H" na direcção da seta 1, então levantar na direcção da seta 2. Substituir os filtros.
N.B. O filtro branco deve ficar apoiado na parte metá­lica (fig. 15) e a zona colorida deve ficar girada para cima (ou seja, para o filtro preto). Montar novamente a cobertura do filtro prestando atenção para inserir correctamente os ganchos anterio­res conforme ilustrado na fig. 15.
LIMPEZA
Antes de qualquer limpeza, retirar sempre a ficha da tomada de corrente eléctrica.
Nunca imergir a fritadeira na água e não colocá-la embaixo da torneira. A infiltração de água provoca­ria choques fulminantes. Controlar que o óleo esteja suficientemente frio (aguardar aproximadamente 2 horas), retirar o óleo
ou a gordura conforme descrito no parágrafo "filtra­gem do óleo ou gordura".
Retirar a tampa conforme ilustrado na fig. 10.
Não imergir a tampa na água sem ter retirado antes os filtros.
Para a limpeza da cuba, seguir as instruções abaixo:
• lavar a cuba com água quente e detergente líquido
para loiças, enxaguar e secar bem;
• Lavar la cuba con agua caliente y detergente líqui-
do para platos. Para vaciar el agua usar siempre el tubito de drenaje aceite como indicado en la fig.
15. Luego enjuagar y secar todo con cuidado; sacar el agua que pueda haber quedado en el tubi­to de drenaje.
No vaciar nunca la freidora inclinándola o dán­dola vuelta (fig. 16).
• recomenda-se limpar regularmente o cesto, elimi-
nando todos os resíduos acumulados no anel de guia das rodas do mesmo;
•secar a parte externa da fritadeira com um pano
macio e húmido de modo a eliminar os borrifos, o óleo que escorreu ou o condensado;
• Limpar e secar também a guarnição para evitar
que se cole na cuba durante o uso do aparelho. Se se colou, para abrir a tampa, basta levantá-la com a mão e manter simultaneamente premido o botão de abertura.
Modelo com cuba antiaderente
Para limpar a cuba, não utilizar objectos ponteagudos ou detergentes abrasivos, mas somente um pano macio com detergente neutro.
38
P 16-04-2003 10:16 Pagina 38
Page 4
39
BATATAS FRITAS Quantidade aconselhada 500 190 1a fase 6-7
para uma fritura perfeita 2a fase 1-2 Quantidade MAX 1000 190 1a fase 10-12
(limite de segurança)
2a fase 2-3
PEIXE Lula 500 160 9-10
Moluscos (bivalves) 500 160 9-10 Lagostim 600 160 7-10 Sardinha 500-600 170 8-10 Choco 500 160 8-10 Solha (n. 3) 500-600 160 6-7
CARNE Costoleta de vaca (n. 2) 250 170 5-6
Costoleta de franco (n. 3) 300 170 6-7 Almôndegas (n. 8 - 10) 400 160 7-9
VERDURAS Alcachofras 250 150 10-12
Couve-flor 400 160 8-9 Cogumelo 400 150 9-10 Berinjela 300 170 11-12 Aboborinha 200 170 8-10
Alimento
Temperatura °C
Tempo minutos
Lembrar-se de que o tempo e a temperatura de cozedura são aproximativos e devem ser regulados em função da quantidade de alimento a ser frito e do gosto pessoal.
FRITURA DE ALIMENTOS NÃO CONGELADOS
Quantidade máx. g
CONSELHOS PARA A COZEDURA
DURAÇÃO DO ÓLEO OU GORDURA
O óleo ou a gordura não devem nunca descer abaixo do nível mínimo. De vez em quando, é neces-
sário renová-lo completamente. A duração do óleo ou da gordura depende do alimento. Com alimentos panados, o óleo suja-se mais do que com a fritura simples. Como em qualquer fritadeira, o óleo, se aquecido várias vezes, deteriora-se. Portanto, mesmo se utiliza­do e filtrado correctamente, recomendamos a substi­tuição completa com uma certa frequência. Visto que a fritadeira funciona com pouco óleo, graças ao cesto giratório, tem-se a grande vantagem de eliminar aproximadamente a metade do óleo em relação às outras fritadeiras comercializadas.
COMO FRITAR CORRECTAMENTE
•É importante seguir, para cada receita, a tempe­ratura aconselhada. Com uma temperatura muito baixa, a fritura absorve óleo. Com uma tempera­tura muito alta, forma-se logo a crosta e a parte interna fica crua.
Os alimentos a serem fritos devem ser imersos
somente quando o óleo alcançou a temperatura correcta, isto é, quando a lâmpada piloto se apagou.
• Não sobrecarregar o cesto. Isto provocaria uma abaixamento repentino da temperatura do óleo e a fritura ficaria muito gordurosa e não uniforme.
• Se fritar uma quantidade reduzida de alimentos, programe a temperatura do óleo para uma tem­peratura mais baixa do que a indicada para evi­tar que o óleo ferva excessivamente.
• Controlar que os alimentos sejam finos e de espes­sura igual, pois os alimentos muito grossos cozinham mal na parte interna, apesar do bom aspecto, enquanto que os de espessura uniforme alcançam simultaneamente a cozedura ideal.
Secar perfeitamente os alimentos antes de os imergir no óleo ou na gordura, pois os alimentos húmidos ficam moles após a cozedura (principal­mente as batatas). Recomenda-se panar ou enfa­rinhar os alimentos muito ricos de água (peixes, carnes, verduras), tendo o cuidado de retirar o pão ou a farinha em excesso antes de os imergir no óleo.
P 16-04-2003 10:16 Pagina 39
Page 5
40
PROBLEMAS DE FUNCIONAMENTO
ANOMALIA
Odores ruins
O óleo transborda
O óleo não se aquece
A fritura ficou boa somente em metade do cesto.
CAUSA
O filtro contra odor está saturado. O óleo está velho. O lÌquido de cozedura não é apro­priado.
O óleo está velho e provoca muita espuma. Foram imersos no óleo quente alimen­tos não suficientemente secos. Imersão muito rápida do cesto. O nível do óleo na fritadeira supera o limite máximo.
A fritadeira foi ligada antes sem óleo na cuba, o que causou a quebra do dispositivo de segurança térmica.
O cesto não gira durante a cozedura.
SOLUÇÃO
Substituir o filtro. Substituir o óleo ou a gordura. Utilizar um bom óleo de amen­doim.
Substituir o óleo ou a gordura.
Secar bem os alimentos.
Imergir lentamente. Diminuir a quantidade de óleo dentro da cuba.
Contactar o Serviço de Assistência (o dispositivo deve ser substituÌdo).
Limpar o fundo da cuba. Limpar o anel de guia das rodas do cesto.
• Os alimentos congelados têm temperaturas muito baixas. Consequentemente, provocam inevitavel­mente um notável abaixamento da temperatura do óleo ou gordura. Para obter um bom resultado, recomendamos não superar as quantidades acon­selhadas na tabela abaixo.
Os alimentos congelados ficam geralmente cober-
tos de numerosos cristais de gelo, que devem ser eliminados antes da cozedura agitando o cesto.
Imergir o cesto no óleo de fritura muito lentamente para evitar a fervura do próprio óleo.
FRITURA DE ALIMENTOS CONGELADOS
O tempo de cozedura é aproximativo e deve ser variado em função da temperatura inicial dos alimentos a serem fritos e em função da temperatura aconselhada pelo produtor dos congelados.
BATATAS FRITAS Quantidade aconselhada 180 (*) 190 1a fase 3-4
para uma fritura perfeita 2a fase 1-2 Quantidade MAX 500 190 1a fase 6-7
(limite de segurança) 2a fase 1-2
CROQUETE DE BATATA 500 1 90 7-8 PEIXE Bastõzinhos de bacalhau 300 190 4-6
Camarão 300 190 4-6
CARNE Costeleta de frango (n. 3) 200 180 6-8
Alimento
Quantidade máx. g
Temperatura °C
Tempo minutos
AdvertÍncia: antes de imergir o cesto, certificar-se de que a tampa esteja bem fechada.
(*) Esta È a dose aconselhada para obter uma óptima fritura. É claro que È possÌvel fritar uma quantidade maior de batatinhas congeladas, mas lembrar-se de que neste caso ser„o mais gordurosas por causa do repentino abaixamento da temperatura do óleo ao imergir.
P 16-04-2003 10:16 Pagina 40
Loading...