Delonghi F18436, F18231, F18433 Instructions Manual [pt]

Leia atentamente este manual de instruções antes de instalar e utilizar o aparelho. Só assim poderá obter os melhores resultados e a máxima segurança de utilização.
DESCRIÇÃO DO APARELHO
(ver desenho na página 3)
A. Orifício para controlo do filtro B. Tampa C. Pega do cesto D. Cursor da pega E. Cesto F. Janela (apenas em alguns modelos) G. Tampa do filtro H. Compartimento do cabo I. Lâmpada piloto L. Botão do termóstato e de desligar M. Gaveta para recipiente de óleo (apenas em alguns modelos) N. Tampa do tubo de escoamento (apenas em alguns modelos) O. Tampa do recipiente de óleo (apenas em alguns modelos) P. Recipiente de óleo (apenas em alguns modelos) Q. Filtro de óleo (apenas em alguns modelos) R. Tubo de escoamento do óleo (apenas em alguns modelos) S. Tecla do conta-minutos (apenas em alguns modelos) T. Visor do conta-minutos (apenas em alguns modelos) U. Porta para compartimento do tubo (apenas em alguns modelos) V. Botão de abertura Z. Cuba extraível
RECOMENDAÇÕES
• Antes da utilização, certifique-se de que a tensão da rede corresponde à indicada na chapa de carac­terísticas do aparelho.
• Ligue o aparelho apenas a tomadas de alimentação com uma capacidade mínima de 10A e dotadas de uma ligação de terra eficaz. (Em caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do aparelho, mande substituir a tomada por outra de tipo adequado, recorrendo a pessoal qualificado).
• Não posicione o aparelho junto a fontes de calor.
•O cabo de alimentação deste aparelho não deve ser substituído pelo utilizador, pois a sua substituição exige a utilização de ferramentas especiais. Se o cabo de alimentação estiver danificado, deverá ser substituído pelo fabricante ou pelo seu serviço de assistência técnica ou, então, por uma pessoa com uma qualificação semelhante, de forma a preve­nir todo e qualquer risco.
•O aparelho fica quente durante o funcionamento. NÃO DEIXE O APARELHO AO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
•Não transporte a fritadeira enquanto o óleo estiver quente, pois existe o perigo de queimaduras graves.
Não utilize a fritadeira sem óleo.
• Se a fritadeira perder óleo, contacte o centro de assistência técnica ou o pessoal autorizado pela empre­sa.
•O cesto encaixa-se automaticamente no perno central da cuba.
Assim, para evitar rupturas, não o rode manualmente para procurar a posição correcta.
59
• Antes de utilizar a fritadeira pela primeira vez, lave cuidadosamente: a cuba extraível (Z), o cesto (E),
a tampa (B) (depois de retirar previamente os filtros) e o conjunto de poupança de óleo (O, P e Q) com água quente e detergente líquido da loiça. Para eliminar a água, utilize sempre o tubo de escoamento do óleo (se incluído) conforme indicado na fig. 14. No fim da operação, seque tudo cuidadosamente e elimine eventuais resíduos de água que se acumu­lem no fundo da cuba e, sobretudo, no interior do tubo de escoamento do óleo. Isto para evitar perigosos salpicos de óleo quente durante o funcionamento.
• Durante o funcionamento, o tubo de descarga deve estar sempre fechado e ser sempre colocado no lugar.
• Sem uma vigilância adequada, a utilização deste aparelho não deve ser permitida a crianças ou pes­soas incapacitadas. Não permita que as crianças brinquem com o aparelho.
• Não desloque o aparelho com o óleo ainda quente.
• Desloque o aparelho utilizando as respectivas pegas. (Nunca utilize a pega do cesto para executar esta operação).
•É absolutamente normal que, aquando da primeira utilização, o aparelho liberte um cheiro a novo. Areje a divisão.
•Os materiais e os acessórios destinados ao contacto com alimentos estão em conformidade com a direc­tiva CEE 89/109.
•A cuba extraível (Z) deve ser cuidadosamente retirada e inserida, seguindo a inclinação do alojamento. Realize esta operação só quando o óleo e o aparelho estiverem frios. Uma vez inserida a cuba no alojamento, certifique-se de que ela está devidamente posicionada, senão poderá sofrer danos quando se fechar a tampa (B).
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
INTRODUÇÃO DO ÓLEO OU DA GORDURA
• Levante o cesto e coloque-o na posição mais alta, puxando para cima a respectiva pega (C) (fig. 1).
A operação de levantar e baixar o cesto deve ser SEMPRE efectuada com a tampa fechada.
• Abra a tampa (B) premindo o botão (V) (fig. 2).
• Retire o cesto puxando-o para cima (fig. 3).
• Deite o óleo no recipiente: 1,5 litros de capacidade máxima (ou 1,3 kg de gordura) ou 1 litro de capa­cidade mínima (ou 1 kg de gordura).
ATENÇÃO: O nível do óleo deve ficar sempre entre as marcas de máximo e mínimo. Nunca utilize a fritadeira se o óleo estiver abaixo do nível “min”; tal poderá accionar o dispositivo tér­mico de segurança; para o substituir, contacte um dos nossos centros de assistência autorizados.
Obtêm-se melhores resultados utilizando um bom óleo de sementes de amendoim. Evite misturar óleos diferentes. Se utilizar blocos de gordura sólida, corte-os em pedaços pequenos para que a fritadeira não aqueça em seco nos primeiros minutos. A temperatura deve ser regulada para 150°C até à total liquefacção da gordura. Só depois é que é acon­selhável passar à temperatura desejada.
INÍCIO DA FRITURA
1. Coloque os alimentos a fritar no cesto, sem nunca o sobrecarregar (máx. 1,2 kg de batatas frescas). Para obter uma fritura mais homogénea, recomendamos que concentre os alimentos sobretudo no perí­metro do cesto, deixando a parte central menos carregada.
60
2. Introduza o cesto na cuba na posição levantada (fig.3) e feche a tampa pressionando-a ligeiramente até fazer disparar os ganchos. Para evitar salpicos de óleo quente, feche sempre a tampa antes de baixar o cesto.
3. Coloque o botão do termóstato (L) na temperatura desejada (fig. 4). Ao atingir a temperatura seleccionada, o indicador luminoso (I) apaga-se.
4. Quando o indicador se apagar, mergulhe imediatamente o cesto no óleo, baixando lentamente a pega depois de deslizar o cursor (D) da mesma para trás.
•É absolutamente normal que, logo após esta operação, saia uma assinalável quantidade de vapor muito quente pela tampa do filtro (G).
•No início da cozedura, logo depois de mergulhados os alimentos no óleo, o interior da janela (F) (se incluída) cobre-se de vapor. Este desaparece, no entanto, progressivamente.
•É normal que, durante o funcionamento, se formem gotas de condensação junto à pega do cesto.
NOS MODELOS DOTADOS DE CONTA-MINUTOS ELECTRÓNICO
1. Regule o tempo de cozedura premindo o botão (S); o visor (T) apresentará os minutos programados.
2. Os números começarão a piscar imediatamente, indicando o início do tempo de cozedura. O último minuto será apresentado em segundos.
3. Em caso de erro, é possível regular novamente o tempo de cozedura mantendo premida a tecla duran­te mais de 2 segundos. O visor será reposto a zeros, pelo que poderá repetir o procedimento a partir do ponto 1.
4. O conta-minutos assinalará o fim do tempo de cozedura com duas séries de bips com intervalos de cerca de 20 segundos. Para desactivar o sinal sonoro, prima o botão do conta-minutos (S).
É possível aplicar o conta-minutos ao vestuário mediante a pinça própria.
ATENÇÃO: O conta-minutos não desliga o aparelho.
SUBSTITUIÇÃO DA PILHA DO CONTA-MINUTOS
• Remova o conta-minutos do respectivo compartimento (fig. 16).
• Remova a tampa posterior com uma chave de fendas (fig. 17).
• Rode a tampa da pilha (fig. 18) no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até que ela se solte.
• Substitua a pilha por outra do mesmo tipo.
• Monte novamente o conta-minutos.
Tanto em caso de substituição como de eliminação do aparelho, a pilha deve ser removida e eliminada segundo as leis vigentes, pois é nociva ao meio ambiente.
FIM DA FRITURA
No fim do tempo de cozedura, levante o cesto (E) e verifique se os alimentos já estão suficientemente dou­rados. Nos modelos com janela (F), pode efectuar este controlo através da mesma, sem ser necessário abrir a tampa. Se considerar terminada a cozedura, desligue o aparelho rodando o botão do termóstato (L) para a posição “ 0 ” até ouvir o clique do interruptor interno. Escorra o óleo em excesso deixando durante alguns instantes o cesto na fritadeira na posição elevada.
FILTRAR O ÓLEO OU A GORDURA
Recomendamos que efectue esta operação sempre que acabar de fritar, especialmente se os alimentos forem panados ou enfarinhados. Se permanecerem no líquido, as partículas de comida tendem a queimar, fazendo com que o óleo ou a gor­dura se deteriorem mais rapidamente.
61
Loading...
+ 6 hidden pages