Delonghi EC 8, EC 9 Instructions Manual

30
ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA
•Tenha cuidado para não se queimar com jactos de água ou de vapor ou devido a um uso inadequa­do do aparelho. Não toque nas partes quentes (água, zona de emissão em contacto com o maní­pulo (O) e filtro (P)).
• Nunca toque nas partes quentes.
• Os elementos da embalagem (sacos de plástico, esferovite, etc.) não devem ser deixados ao alcan­ce das crianças, pois constituem potenciais fontes de perigo.
• Este aparelho só deve ser utilizado para fins domé­sticos. Qualquer outra utilização é considerada inadequada e, logo, perigosa.
• O fabricante declina toda e qualquer responsabili­dade por eventuais danos provocados por uma uti­lização inadequada, errada e irracional do apa­relho.
• Nunca toque no aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos.
• Nunca permita que o aparelho seja utilizado sem vigilância por crianças ou pessoas inaptas.
• Certifique-se de que as crianças não brincam com o aparelho.
• Em caso de avaria ou mau funcionamento do apa­relho, desligue-o, retirando a ficha da tomada, e não tente repará-lo. Para eventuais reparações, contacte única e exclusivamente um Centro de Assistência Técnica autorizado pelo fabricante e exija a utilização de peças sobresselentes origi­nais. A não observância desta norma poderá com­prometer a segurança do aparelho.
•O cabo de alimentação deste aparelho nunca deverá ser substituído pelo utilizador, dado que a sua substituição requer a utilização de ferramentas especiais. Em caso de dano do cabo, ou para a sua substituição, contacte única e exclusivamente um Centro de Assistência autorizado pelo fabri­cante de modo a evitar todo e qualquer risco.
INSTALAÇÃO
• Coloque o aparelho sobre uma superfície, longe
de torneiras e bancas.
• Certifique-se de que a tensão da rede eléctrica
corresponde à indicada na chapa de característi­cas do aparelho. Ligue o aparelho apenas a uma tomada de ali­mentação com uma capacidade mínima de 10 A
PORTUGUÊS
Leia atentamente este manual de instruções antes de instalar e utilizar o aparelho e conser­ve-o para eventuais consultas futuras. Só assim poderá obter os melhores resultados e a máxima segurança de utilização.
DESCRIÇÃO DO APARELHO
(Consulte o desenho da pág. 3) A seguinte terminologia e as letras de referência serão continuamente utilizadas nas páginas seguin­tes. A. Selector para café FORTE, MÉDIO ou FRACO e
CAPPUCCINO
B. Tampa da caldeira C. Tampa do reservatório de leite D. Emulsionador E. Reservatório de leite F. Botão do vapor G. Campânula anti-salpicos H. Cabo de alimentação I. Luz OK vapor pronto L. Interruptor luminoso M. Tabuleiro de recolha de gotas N. Colher doseadora O. Manípulo porta-filtro P. Filtro Q. Jarro com tampa R. Adaptador para chávenas
e dotada de uma ligação à terra eficaz. O fabri­cante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais acidentes provocados pela falta de ligação à terra do aparelho.
• Em caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do aparelho, mande substituir a tomada por outra de tipo adequado, recorrendo a pessoal qualificado. Em caso de dano do cabo de ali­mentação (H), ou para a sua substituição, con­tacte única e exclusivamente um Centro de Assi­stência autorizado pelo fabricante, uma vez que são necessárias ferramentas especiais.
• Não instale a máquina num ambiente que possa alcançar uma temperatura inferior ou igual a 0°C (se a água congelar, o aparelho poderá sofrer danos).
PREPARAÇÃO DO CAFÉ
1 Desenrosque a tampa (B) da caldeira rodando-a
para a esquerda.
2 Utilizando o jarro (Q) fornecido (fig. 1), deite a
água na caldeira (fig. 2), respeitando as quanti­dades indicadas na tabela incluída no fim do texto. Não ultrapasse as quantidades indicadas. Caso contrário, poderá provocar anomalias no aparelho. O enchimento da caldeira deve ser efectuado com o interruptor luminoso (L) apaga­do.
3. Insira o filtro no manípulo (fig. 3)
4. Utilizando a colher doseadora, deite o café no fil­tro respeitando as quantidades indicadas na tabela incluída no fim do texto e distribuindo-o uniformemente (fig. 4). Utilize café com um grau de moagem médio, pois se utilizar café com uma moagem demasiado fina, o filtro poderá ficar obstruído (o café para cafeteiras tipo MOKA é perfeitamente adequado).
5. Retire os eventuais excedentes de café do rebor­do do filtro (fig. 5).
6. Para encaixar o manípulo na máquina, coloque­o sob o duche da caldeira (fig. 6). De seguida, empurre o manípulo para cima e, em simultâneo, rode-o para a direita até ao limite máximo. Não tem qualquer importância se o cabo do manípulo porta-filtro não ficar centrado em relação à máquina; é, no entanto, importan­te, que o manípulo fique devidamente inserido.
7 O jarro deve estar posicionado sob o manípulo
porta-filtro de modo a que o bico do manípulo fique no interior da abertura existente na tampa do jarro (fig. 7).
8 Coloque o selector (A) no tipo de café que deseja
obter: "LIGHT" para um café fraco, "MEDIUM" para um café normal, "STRONG" para um café forte (fig. 8).
9 Certifique-se de que o botão (F) do vapor está
bem fechado e prima o interruptor luminoso. A luz piloto acender-se-á (fig. 9).
10 São necessários cerca de 3 minutos para que o
café comece a sair. Após a saída do café, desli­gue o interruptor luminoso.
ATENÇÃO: Antes de retirar o manípulo porta-fil­tro, e para evitar baforadas de vapor, é necessá­rio eliminar sempre o vapor residual existente no interior da caldeira. Faça-o sair completamente rodando o botão do vapor (fig. 10).
NOTA: Quando a caldeira está quente não é pos­sível, por motivos de segurança, abrir a respecti­va tampa, pois esta roda em vazio. Se, por qual­quer motivo, tiver de a retirar, descarregue sem­pre a caldeira através do botão do vapor confor­me descrito no ponto anterior. Para eliminar as borras de café do manípulo, vire-o ao contrário e bata-o repetidamente até que elas saiam (fig.
11). Alternativamente, enxagúe o manípulo e o filtro sob água corrente.
ATENÇÃO: Para eliminar o cheiro a novo carac­terístico de quando se utiliza o aparelho pela pri­meira vez, execute alguns ciclos de café sem uti­lizar pó.
MONTAGEM DO ADAPTADOR
Deve utilizar o adaptador (R) sempre que desejar fazer o café directamente na chávena. Para o mon­tar, basta inseri-lo na parte inferior do manípulo (fig.
12).
PREPARAÇÃO DE CAPPUCCINOS
• Deite no reservatório de leite (E) a quantidade de leite necessária para fazer o cappuccino (cerca de 100cc para cada cappuccino) (fig. 13). Nunca ultrapasse o nível MAX (que corresponde a cerca de 250 cc) impresso no reservatório (fig. 14). Caso contrário, pode acontecer que a máquina continue a pingar leite através do tubo do reser­vatório, mesmo depois de terminada a operação de emulsão. Utilize leite fresco e não fervido, sobretudo leite que não esteja quente. Para a preparação de 4 cappuccinos, é necessá­rio encher o reservatório de leite.
• Prepare o café conforme descrito no parágrafo "PREPARAÇÃO DO CAFÉ", desde o ponto 1 ao
31
Loading...
+ 2 hidden pages