Delonghi EC 710 Instructions Manual [pt]

42
Leia atentamente este manual de instruções antes de instalar e utilizar o aparelho. Só assim poderá obter os melhores resultados e a máxima segurança de utilização.
DESCRIÇÃO DO APARELHO (ver pág. 3)
1 Superfície de aquecimento de chávenas 2 Botão de abertura do vapor 3 Indicador de nível de água 4 Cabo de alimentação 5 Reservatório de água 6 Emulsionador de cappuccinos 7 Tubo de emissão de vapor 8 Tecla On/Off 9 Tecla de extracção de café/água quente 10 Tecla de vapor 11 Luz da tecla On/Off 12 Luz OK de pré-aquecimento efectuado 13 Luz de função de vapor seleccionada 14 Filtro para café com dispositivo emulsionador de
creme
15 Porta-filtro para café 16 Calcador 17 Duche da caldeira 18 Filtro para discos de café (se incluído) 19 Porta-filtro para discos de café (se incluído) 20 Doseador 21 Pingadeira 22 Grelha de apoio para chávenas 23 Moldura de apoio para chávenas (apenas em
alguns modelos)
ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA
• Esta máquina foi concebida para “fazer café expresso” e “aquecer bebidas”: tenha cuidado para não se queimar com jactos de água ou de vapor ou devido a uma utilização inadequada da máquina.
• Nunca toque nas partes quentes.
• Após a remoção da embalagem, certifique-se da integridade do aparelho. Em caso de dúvida, não o utilize. Contacte um técnico qualificado.
•Os elementos da embalagem (sacos de plástico, esferovite, etc.) não devem ser deixados ao alcance das crianças, pois constituem potenciais fontes de perigo.
• Este aparelho só deve ser utilizado para fins domésticos. Qualquer outra utilização é considerada inadequada e, logo, perigosa.
•O fabricante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais danos provocados por uma utilização inadequada, errada e irracional do aparelho.
• Nunca toque no aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos.
• Nunca permita que o aparelho seja utilizado sem vigilância por crianças ou pessoas incapacitadas.
• Certifique-se de que as crianças não brincam com o aparelho.
- Em caso de avaria ou mau funcionamento do aparelho, desligue-o e não tente repará-lo. Para eventuais reparações, contacte única e exclusivamente um Centro de Assistência Técnica autorizado pelo fabricante e exija a utilização de peças sobresselentes originais. A não observância desta norma poderá comprometer a segurança do aparelho.
•O cabo de alimentação deste aparelho nunca deverá ser substituído pelo utilizador, dado que a sua substituição requer a utilização de ferramentas especiais. Em caso de dano do cabo, ou para a sua substituição, contacte única e exclusivamente um Centro de Assistência autorizado pelo fabricante de modo a evitar todo e qualquer risco.
INSTALAÇÃO
• Coloque o aparelho sobre uma superfície, longe de torneiras e de bancadas.
• Certifique-se de que a tensão da rede eléctrica corresponde à indicada na chapa de características do aparelho. Ligue o aparelho apenas a uma tomada de alimentação com uma capacidade mínima de 10 A e dotada de uma ligação à terra eficaz. O fabricante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais acidentes provocados pela falta de ligação à terra do sistema.
• Em caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do aparelho, mande substituir a tomada por outra de tipo adequado, recorrendo a pessoal qualificado.
• Nunca instale a máquina num ambiente que possa alcançar uma temperatura inferior ou igual a 0°C (se a água congelar, o aparelho poderá sofrer danos).
P
COMO PREPARAR O CAFÉ EXPRESSO
ENCHIMENTO DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA
Retire o reservatório puxando-o para o lado e tirando os tubos de imersão da água (fig. 1). Enxagúe-o e encha-o de água fresca (fig. 2). Uma esfera flutuante facilita o controlo do nível de água. Coloque o reservatório no respectivo lugar, tendo o cuidado de voltar a mergulhar os tubos. Mais simplesmente, pode encher o reservatório removendo-o apenas o suficiente para deitar a água directamente com um jarro.
AQUECIMENTO PRÉVIO DO CONJUNTO DE CAFÉ
Para obter um café expresso à temperatura adequada, é necessário aquecer previamente a máquina: recomendamos que prima a tecla On/Off (fig. 3) pelo menos 15 minutos antes de fazer o café. Certifique-se
de que deixa o porta-filtro encaixado na máquina
(certifique-se sempre de que o botão do vapor está fechado). Para encaixar o porta-filtro, coloque-o sob o duche da caldeira com o cabo virado para a esquerda (fig. 4), empurre-o para cima e, ao mesmo tempo, rode o cabo para a direita; para evitar fugas de água, rode-o com força. Decorridos os 15 minutos, faça o café seguindo as instruções descritas no capítulo seguinte. Alternativamente, para efectuar o aquecimento prévio mais rapidamente, proceda da seguinte forma:
1.Prima a tecla On/Off (fig. 3) e encaixe o porta-filtro
na máquina sem o encher com café moído.
2.Coloque uma chávena debaixo do porta-filtro. Utilize a mesma chávena em que preparará o café, de modo a aquecê-la previamente.
3.Aguarde que se acenda a luz piloto OK (fig. 5) e prima, logo depois, a tecla de extracção de café (fig.
6). Deixe sair a água até que a luz piloto OK se apague e, depois, interrompa o fluxo premindo novamente a tecla de extracção (fig. 6).
4.Esvazie a chávena, desencaixe o porta-filtro e elimine a água quente.
(É normal que, durante a operação de desencaixe do porta-filtro, se verifique a ocorrência de um pequeno e inócuo jacto de vapor).
COMO PREPARAR O CAFÉ EXPRESSO COM O PORTA­FILTRO PARA CAFÉ MOÍDO
1.Depois de aquecer previamente a máquina conforme descrito no parágrafo anterior, insira no porta-filtro o filtro para café moído, dotado de dispositivo emulsionador de creme, certificando-se
de que a saliência está correctamente inserida na respectiva sede, conforme indicado na fig. 7. Caso
contrário, depois não é possível encaixar o porta­filtro na máquina.
2.Se desejar preparar um único café, encha o filtro com um doseador raso de café moído, cerca de 7 gramas (fig. 8). Se, no entanto, desejar preparar dois cafés, encha o filtro com dois doseadores que contenham pouco café moído (cerca de 6+6 gramas). Encha o filtro com doses pequenas para evitar que o café moído transborde.
IMPORTANTE: para um funcionamento adequado, antes de deitar o café moído no porta-filtro, certifique-se sempre de que o filtro não contém restos de café moído da infusão anterior.
3.Distribua uniformemente o café moído e pressione-o ligeiramente com o calcador (fig. 9).
NOTA: prensar o café moído é extremamente importante para se obter um bom café expresso. Se o prensar em demasia, o café sairá lentamente e o creme será de cor escura. Se o prensar pouco, o café sairá demasiado rapidamente e obterá pouco creme, de cor clara.
4.Retire os eventuais excessos de café do rebordo do porta-filtro e encaixe-o na máquina: rode-o com
força (fig. 4) para evitar fugas de água.
5.Coloque a chávena ou as chávenas sob os bicos do porta-filtro (fig. 10). É aconselhável aquecer as chávenas, antes de fazer o café, enxaguando-as com um pouco de água quente ou deixando-as a aquecer na superfície superior durante pelo menos 15-20 minutos (fig. 29).
6.Certifique-se de que a luz piloto OK (fig. 5) está acesa (se estiver apagada, aguarde que se acenda) e, depois, prima a tecla de extracção (fig. 6) uma vez obtida a quantidade de café desejada. Para interromper, prima novamente a mesma tecla (fig.
6).
7.Para desencaixar o porta-filtro, rode o cabo da direita para a esquerda.
ATENÇÃO: para evitar salpicos, nunca desencaixe o porta-filtro enquanto o café estiver a sair da máquina.
8.Para eliminar o café usado, mantenha o filtro bloqueado com a respectiva alavanca incorporada no cabo e faça sair o café batendo o porta-filtro virado ao
43
Loading...
+ 4 hidden pages