Behringer MX9000 User Manual [pt]

Instruções breves
Versão 1.0 Setembro 2001
PORTUGUÊSPORTUGUEIS
MX9000
®
EURODESK
www.behringer.com
INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA
PRECAUÇÃO: Para reduzir o risco de descargas eléctricas, não retire a
ADVERTÊNCIA: Para reduzir o risco de incêndios ou de descargas eléctricas
cobertura (ou a parte posterior). No interior do aparelho não existem peças que possam ser reparadas pelo utilizador; em caso de necessidade de reparação dirija-se a pessoal qualificado.
não exponha este aparelho à chuva ou à humidade.
Este símbolo, sempre que aparece, alerta-o para a presença de voltagem perigosa não isolada dentro da caixa que pode ser suficiente para constituir
Este símbolo, sempre que aparece, alerta­o para instruções de utilização e de manutenção importantes nos documentos fornecidos. Leia o manual.
um risco de choque.
INSTRUÇÕES DETALHADAS DE SEGURANÇA:
Todas as instruções de segurança e de utilização devem ser cuidadosamente lidas antes de utilizar o aparelho.
Conservação das instruções:
As instruções de segurança e de utilização devem ser conservadas para referências futuras. Cuidado com as advertências: Todas as advertências sobre o aparelho e sobre as instruções de utilização devem ser rigorosamente observadas.
Seguir as instruções:
Todas as instruções de utilização e do utilizador devem ser seguidas.
Água e humidade:
O aparelho não deve ser utilizado na proximidade de água (p. ex. junto de uma banheira, lavatório, banca de cozinha, tanque de lavar, sobre pavimento molhado ou junto de uma piscina, etc.).
Ventilação:
O aparelho deve ser posicionado de forma a que a sua localização ou posição não interfira com uma ventilação adequada. Por exemplo, o aparelho não deve ser colocado numa cama, sobre um sofá ou sobre uma superfície similar que possa bloquear as aberturas de ventilação ou ainda ser colocado numa instalação embutida, tal como numa estante ou num armário que possa impedir o fluxo de ar através das aberturas de ventilação.
Calor:
O aparelho deve ser colocado afastado de fontes de calor, tais como radiadores, aquecedores, fornos e outros aparelhos (incluindo amplificadores) que possam produzir calor.
Fonte de energia:
O aparelho só deve ser ligado a uma fonte de energia do tipo descrito nas instruções de utilização ou conforme indicado no próprio aparelho.
Ligação terra ou polarização:
Devem ser tomadas precauções, de forma a não anular os meios de ligação terra ou de polarização.
Protecção do cabo de alimentação:
Os cabos de alimentação de energia devem ser posicionados, de forma a não poderem ser pisados ou esmagados por elementos colocados sobre ou contra eles, dando especial atenção aos cabos e fichas, tomadas de corrente e aos pontos em que estas saem do aparelho.
Limpeza:
O aparelho só deve ser limpo em conformidade com as instruções fornecidas pelo fabricante.
Períodos de não utilização:
O cabo de alimentação de energia do aparelho deve ser desligado da tomada quando este não for utilizado durante um longo período de tempo.
Entrada de objectos e líquidos
Deve-se ter cuidado para que não caiam objectos, nem se derramem líquidos na caixa através das aberturas.
Danos que requerem reparação:
O aparelho deve ser reparado pelo pessoal técnico qualificado, quando:
- o cabo de alimentação de energia ou a ficha estiverem danificados; ou
- tenham caído objectos ou se tenham derramado líquidos para dentro do aparelho; ou
- o aparelho tenha sido exposto à chuva; ou
- parecer que o aparelho não está a funcionar normalmente ou apresenta uma clara alteração do rendimento; ou
- o aparelho tenha sido deixado cair ou a caixa esteja danificada.
Reparação:
O utilizador não deve tentar realizar a reparação do aparelho, para além do descrito nas Instruções de Utilização. Todas as outras reparações deverão ser realizadas por pessoal qualificado.
Estas instruções estão protegidas pelos direitos de autor. Toda a reprodução ou reimpressão, tanto integral como parcial, e toda a reprodução das figuras, mesmo quando alteradas, está proibida,
excepto quando especificamente autorizada por escrito pela empresa BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH. BEHRINGER, EURODESK e ULTRA-CURVE são marcas registadas.
BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH, Hanns-Martin-Schleyer-Str. 36-38, 47877 Willich-Münchheide II, Deutschland
© 2001 BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH.
Tel. +49 (0) 21 54 / 92 06-0, Fax +49 (0) 21 54 / 92 06-30
EURODESK MX9000
1. INTRODUÇÃO
Agradecemos a confiança que depositou em nós ao adquirir o EURODESK MX9000.
+ As instruções que se seguem têm como finalidade familiarizá-lo, em primeiro lugar, com a
terminologia específica utilizada para que fique a conhecer o aparelho em todas as funções. Após a leitura cuidadosa do manual, conserve-o para o poder consultar quando necessário.
1.1 Antes de Começar
1.1.1 Fornecimento
O EURODESK foi cuidadosamente embalado na fábrica no sentido de garantir um transporte seguro. Se a caixa apresentar danificações apesar destes cuidados, verifique imediatamente o aparelho quanto a danos exteriores.
+ Em caso de eventuais danos NÃO nos envie o aparelho, mas contacte primeiro o vendedor e
a empresa transportadora. Caso contrário corre o risco de perder o direito a indemnização.
1.1.2 Colocação em Funcionamento
+ Assegure-se de que a instalação e a operação do aparelho sejam efectuadas apenas por
pessoas especializadas. Durante e após a instalação, verifique se as pessoas que trabalham com a máquina estão devidamente ligadas à terra. Caso contrário, as características de funcionamento poderão ser prejudicadas devido a descargas electrostáticas ou similares.
+ Garanta também uma ventilação adequada, tanto do EURODESK como também da fonte de
alimentação, e não posicione o aparelho junto a um estágio final ou similares para evitar um sobreaquecimento.
+ Não se esqueça que tanto a fonte de alimentação como também a mesa de mistura aquecem
muito durante o funcionamento. Isto é perfeitamente normal.
1.1.3 Fonte de Alimentação
A fonte de alimentação do EURODESK encontra-se numa caixa 19" de 2 1/2 unidades de altos e é ligada na parte de trás da mesa de mistura através de um conector multipolarizado. Na fonte de alimentação está previsto um espaço para 3 unidades de altos para assegurar uma circulação de ar desimpedida em torno dos dissipadores de calor.
Em primeiro lugar, ligue a fonte de alimentação ao terminal PSU (Power Supply Unit) na parte de trás do seu EURODESK e só depois estabeleça a ligação com a rede. A ligação com a rede é realizada através do cabo de rede incluído na gama de fornecimento que deverá ligar na parte de trás da fonte de alimentação.
+ Antes de ligar a fonte de alimentação do seu EURODESK à rede eléctrica, verifique atentamente
se a tensão de alimentação disponível está em conformidade com as indicações constantes na parte de trás da fonte de alimentação!
+ Nunca ligue o EURODESK à fonte de alimentação se esta já estiver a funcionar com a rede!
Ligue primeiro a mesa de mistura à fonte de alimentação e estabeleça, de seguida, a ligação com a rede.
+ Para ligar a fonte de alimentação à rede, utilize única e exclusivamente o cabo de rede
fornecido.
1. INTRODUÇÃO
3
EURODESK MX9000
+ Não se esqueça de que todos os aparelhos têm de estar impreterivelmente ligados à terra.
Para a sua própria protecção, nunca retire ou inviabilize a ligação dos aparelhos ou do cabo de rede à terra.
1.1.4 Garantia
Tome algum tempo e envie-nos o cartão de garantia preenchido na totalidade no período de 14 dias após a data da compra, caso contrário perderá o seu direito de garantia alargado. Em alternativa, poderá também fazer o registo Online na nossa página da Internet (www.behringer.com).
1.1.5 Abreviaturas utilizadas
Todos os elementos de comando do EURODESK possuem uma numeração contínua no manual de instruções. Poderá encontrar uma ilustração da secção completa de um canal e de toda a secção Master, incluindo a numeração, no manual de instruções em língua inglesa. São utilizadas as seguintes abreviaturas no texto e nas figuras:
Abrev. Significado
S Interruptor L Díodo emissor de luz (LED) P Potenciómetro F Fader
Tab. 1.1: Significado das abreviaturas utilizadas
Depois de cada abreviatura segue-se o número de função. A numeração começa na extremidade superior da secção do canal e continua através dos grupos estéreo até à secção Master. Os interruptores para a alimentação fantasma e a adaptação do nível da máquina de fita magnética não estão numerados.
2. PERSPECTIVA GERAL DAS FUNÇÕES
2.1 Estrutura do Sistema
O EURODESK assume uma posição intermédia entre o design SPLIT e o design INLINE. A parte maior da mesa, do lado esquerdo, é composta pelos canais de entrada, enquanto que os elementos de comando para as saídas para a máquina de pistas múltiplas se situam na secção Master do lado direito. Ao contrário do design SPLIT convencional, os retornos de fita (retornos de sinal) provenientes da máquina de pistas múltiplas não se situam junto às saídas, mas tal como é habitual no design INLINE, nas secções dos canais das entradas. Deste modo, as funções dos canais de entrada para o retorno do sinal podem também ser utilizadas pela máquina de pistas múltiplas. Para além disso, a via de sinais é curta o que é ideal para a mistura posterior.
A configuração é de 24 em 8 em 24: 24 canais de entrada, oito subgrupos (ou quatro subgrupos estéreo) e 24 entradas de monitorização para controlar as pistas já gravadas. Estão disponíveis 24 faders de canais (100 mm), oito faders de subgrupos e um par de faders estéreo para a soma da mistura principal.
Para a mistura podem assim ser utilizados 48 canais, cada um deles com EQ e acesso às vias de efeitos. Adicionalmente, existem ainda seis entradas estéreo para aparelhos de efeitos, pelo que dispõe de um total de 60 entradas separadas (se os pontos de inserção dos subgrupos forem utilizados como entradas, contam-se ainda mais oito!).
Seis vias de efeitos podem ser atingidas através de quatro potenciómetros; para além disso, existem duas misturas de auscultadores, bem como a possibilidade de gravação, controlo e intercomunicação profissionais. Caso as 24 entradas Line adicionais não sejam necessárias, o transmissor Mix-B ainda poderá ser utilizado com via de efeitos 7 e 8.
4
2. PERSPECTIVA GERAL DAS FUNÇÕES
EURODESK MX9000
O equipamento com entradas e saídas abrange entradas de microfones (com uma alimentação fantasma de 48 V), entradas Line, ligações para gravadores de pistas múltiplas (+4 dBu ou -10 dBV), inúmeros pontos de inserção e todas as ligações necessárias para gravadores DAT, monitores de estúdio, etc.
Para além disso, a porta do expansor, um painel de jacks de 6,3 mm (apenas entradas), permite a alimentação de sinais em todos os transmissores do EURODESK (com excepção de PFL e SOLO). Assim é possível ligar por ex. dois EURODESK ou um EURODESK e uma mesa de mistura à escolha, desde que a outra mesa possua funções idênticas (ver capítulo 8 AMPLIAÇÃO DO EURODESK).
Por último, existem duas tomadas BNC na parte superior do meterbridge integrado que permitem a fixação de lâmpadas omnidireccionais.
2.2 Indicação do Nível
Cada um dos 24 canais de entrada possui dois LEDs para a presença de sinais (-20 dB, L25) e sobremodulação (PEAK, L24).
Para a indicação de informações mais detalhadas sobre cada secção do canal, cada subgrupo e a mistura principal existem as cadeias de LEDs de 12 níveis no meterbridge integrado. O interruptor S100 (modo Display, na parte superior esquerda na secção Master) determina o modo de funcionamento que é indicado através da luz num dos dois LEDs de controlo.
No modo de funcionamento CHANNEL do meterbridge, recomendado para aplicações ao vivo, as cadeias de LEDs recebem o sinal da saída directa do canal, ou seja, uma sinal que é interceptado por detrás do equalizador, do interruptor Mute e do fader. A intercepção pode ser alterada através de uma modificação para Pre-Mute, Pre-Fader.
No modo de funcionamento TAPE, adequada para o modo de gravação, as cadeias de LEDs fornecem ao meterbridge uma imagem exacta da modulação da máquina de pistas múltiplas. O nível de sinais indicado é aquele que existe na entradas do retorno de fita (Mix-B) da mesa. Este sinal é interceptado por detrás do comutador de níveis de trabalho (+4 dBu ou -10 dBV), mas antes de qualquer possível processamento de sinais no interior da secção do canal.
As cadeias de LEDs L/R ordenadas na parte exterior direita podem ser utilizadas não apenas para o controlo da mistura principal, mas em alternativa também para a indicação de PFL mono, SOLO estéreo ou fontes externas.
+ No modo PFL/SOLO, 0 dB corresponde a um nível de trabalho interno de 0 dBu (0,775 V),
enquanto que nos outros casos a indicação está orientada para o nível de saída da saída sumária (+4 dBu). Se existir apenas um sinal na soma, isso significa que a indicação no modo PFL/SOLO terá de ser 4 dB mais alto.
3. ELEMENTOS DE COMANDO
3.1 Secção do Canal
Cada secção de um canal divide-se num canal principal ou canal A e um canal secundário ou canal B. A maior parte de cada secção do canal é ocupada pelo canal A que, de acordo com a posição dos interruptores S1 e S3, tem capacidade para processar sinais de entrada MIC (microfone), LINE (Line) e TAPE (fita). O canal B é conduzido num transmissor Mix-B separado (ver também capítulo 3.7 Canal B e capítulo 6.2 Master Mix­B).
3.2 Comutação de Entradas
Através de S1 é realizada a comutação entre a entrada Mic e a entrada Line (com o interruptor premido encontra-se seleccionada a entrada Line). Com o interruptor PAD S1a é possível diminuir em 20 dB o nível de um sinal de microfone existente, caso seja necessário. O interruptor FLIP S3 determina se, na entrada do canal A, existe a fonte (Input) seleccionada com S1 ou a entrada do gravador de pistas múltiplas (TAPE) (cf. Fig. 3.1). Na entrada do canal B existe sempre o outro sinal: se no canal A estiver o sinal Input, no canal B estará o sinal Tape e vice-versa.
3. ELEMENTOS DE COMANDO
5
EURODESK MX9000
No modo de gravação, o canal A processará, por norma, os sinais de entrada de microfones, caixas DI ou instrumentos, enquanto que o canal B se destina a controlar as pistas já gravadas. Durante a mistura, os canais A e B serão depois trocados por meio de S3, sendo que os canais B ficam livres e podem, por exemplo, ser utilizados como entradas Line adicionais. Obviamente, são possíveis também outros tipos de procedimentos.
No canal B existe ainda o interruptor S23 que permite obter, em vez do sinal seleccionado com S3, uma intercepção do sinal do canal A, nomeadamente depois do interruptor MUTE, mas antes do fader do canal. Deste modo, a soma Mix-B pode ser utilizada como via Aux estéreo adicional ou para uma mistura estéreo separada. No caso desta aplicação, deverá separar-se a soma Mix-B da soma total por meio de S48 (secção Master).
Fig. 3.1: Estrutura da selecção de entradas
+ Os canais B 25 a 48 podem apenas ser comutados em conjunto através de S48, de modo a que
o transmissor Mix-B possa ter apenas uma função num determinado momento, ou como soma auxiliar adicional (S48 aberto) ou como transmissor para a adição das 24 entradas Line ou Tape à soma principal (S48 premido).
3.3 Ajuste do Nível das Entradas
A amplificação das entradas é regulada com o potenciómetro P2. Para efectuar o controlo do nível, utilize a função PFL/SOLO (S26). A indicação é realizada através das cadeias de LEDs da secção Master, sendo o sinal, simultaneamente, dirigido para os altifalantes de controlo. Ao lado do interruptor para a função PFL/ SOLO (S26), existe um LED (L26) para o controlo do estatuto. (Ver também capítulo 6.5 PFL/SOLO.)
+ Para a regulação do nível deverá utilizar a barra colectora Mono-PFL (transmissor) e não a
barra colectora SOLO situada por detrás dos fader e dos potenciómetros panorâmicos (S95 aberto, ou seja, não premido).
+ Quando está a utilizar PFL/SOLO, o sinal nas entradas de gravação não é influenciado e o
mesmo se aplica aos subgrupos e às vias Aux.
Para além do controlo do nível através de PFL/SOLO, cada um dos canais de entrada dispõe de dois LEDs (L24 e L25) que indicam permanentemente se existe um sinal (a partir de -20 dB) e se o canal é sobremodulado (PEAK). O accionamento para estes LEDs é efectuado a partir de três pontos de medição: entrada, depois do EQ e depois do fader, sendo indicado sempre o nível mais elevado. A indicação de sobremodulação não deve acender ou, pelo menos, acender muito raramente.
Uma indicação permanente do sinal na saída do canal (atrás de Mute e Fader) pode ser visualizada no modo CHANNEL no meterbridge.
3.3.1 Preparação para o Ajuste do Nível
1) Rode o regulador GAIN (P2) e todos os reguladores Aux Send (P12 a 15) até ao encosto esquerdo.
2) Desligue o EQ (S10).
3) Ligar o LOW CUT (S11) na entrada de microfone seleccionada, a não ser que pretenda gravar explicitamente sinais de frequência baixa.
4) Na secção SOLO, comute agora o MODO CHANNEL (S95) para PFL.
6
3. ELEMENTOS DE COMANDO
Loading...
+ 12 hidden pages