Behringer DI4000 User Manual [pt]

Instruções breves
Versão 1.1 Junho de 2001
PORTUGUÊS
PRO DI4000
®
ULTRA-DI
www.behringer.com
INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA
PRECAUÇÃO: Para reduzir o risco de descargas eléctricas, não retire a
ADVERTÊNCIA: Para reduzir o risco de incêndios ou de descargas eléctricas não exponha este aparelho à chuva ou à
cobertura (ou a parte posterior). No interior do aparelho não existem peças que possam ser reparadas pelo utilizador; em caso de necessidade de reparação dirija-se a pessoal qualificado.
humidade.
Este símbolo, sempre que aparece, alerta-o para a presença de voltagem perigosa não isolada dentro da caixa que pode ser suficiente para constituir
Este símbolo, sempre que aparece, alerta­o para instruções de utilização e de manutenção importantes nos documentos fornecidos. Leia o manual.
um risco de choque.
INSTRUÇÕES DETALHADAS DE SEGURANÇA:
Todas as instruções de segurança e de utilização devem ser cuidadosamente lidas antes de utilizar o aparelho.
Conservação das instruções:
As instruções de segurança e de utilização devem ser conservadas para referências futuras. Cuidado com as advertências: Todas as advertências sobre o aparelho e sobre as instruções de utilização devem ser rigorosamente observadas.
Seguir as instruções:
Todas as instruções de utilização e do utilizador devem ser seguidas.
Água e humidade:
O aparelho não deve ser utilizado na proximidade de água (p. ex. junto de uma banheira, lavatório, banca de cozinha, tanque de lavar, sobre pavimento molhado ou junto de uma piscina, etc.).
Ventilação:
O aparelho deve ser posicionado de forma a que a sua localização ou posição não interfira com uma ventilação adequada. Por exemplo, o aparelho não deve ser colocado numa cama, sobre um sofá ou sobre uma superfície similar que possa bloquear as aberturas de ventilação ou ainda ser colocado numa instalação embutida, tal como numa estante ou num armário que possa impedir o fluxo de ar através das aberturas de ventilação.
Calor:
O aparelho deve ser colocado afastado de fontes de calor, tais como radiadores, aquecedores, fornos e outros aparelhos (incluindo amplificadores) que possam produzir calor.
Fonte de energia:
O aparelho só deve ser ligado a uma fonte de energia do tipo descrito nas instruções de utilização ou conforme indicado no próprio aparelho.
Ligação terra ou polarização:
Devem ser tomadas precauções, de forma a não anular os meios de ligação terra ou de polarização.
Protecção do cabo de alimentação:
Os cabos de alimentação de energia devem ser posicionados, de forma a não poderem ser pisados ou esmagados por elementos colocados sobre ou contra eles, dando especial atenção aos cabos e fichas, tomadas de corrente e aos pontos em que estas saem do aparelho.
Limpeza:
O aparelho só deve ser limpo em conformidade com as instruções fornecidas pelo fabricante.
Períodos de não utilização:
O cabo de alimentação de energia do aparelho deve ser desligado da tomada quando este não for utilizado durante um longo período de tempo.
Entrada de objectos e líquidos
Deve-se ter cuidado para que não caiam objectos, nem se derramem líquidos na caixa através das aberturas.
Danos que requerem reparação:
O aparelho deve ser reparado pelo pessoal técnico qualificado, quando:
- o cabo de alimentação de energia ou a ficha estiverem danificados; ou
- tenham caído objectos ou se tenham derramado líquidos para dentro do aparelho; ou
- o aparelho tenha sido exposto à chuva; ou
- parecer que o aparelho não está a funcionar normalmente ou apresenta uma clara alteração do rendimento; ou
- o aparelho tenha sido deixado cair ou a caixa esteja danificada.
Reparação:
O utilizador não deve tentar realizar a reparação do aparelho, para além do descrito nas Instruções de Utilização. Todas as outras reparações deverão ser realizadas por pessoal qualificado.
Estas instruções estão protegidas pelos direitos de autor. Toda a reprodução ou reimpressão, tanto integral como parcial, e toda a reprodução das figuras, mesmo quando alteradas, está proibida, excepto quando especificamente autorizada por escrito pela empresa BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH. BEHRINGER e ULTRA-DI são marcas registadas.
BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH, Hanns-Martin-Schleyer-Str. 36-38, 47877 Willich-Münchheide II, Deutschland
© 2001 BEHRINGER Spezielle Studiotechnik GmbH.
Tel. +49 (0) 21 54 / 92 06-0, Fax +49 (0) 21 54 / 92 06-30
ULTRA-DI PRO DI4000
1. INTRODUÇÃO
Agradecemos a confiança que depositou em nós ao adquirir a ULTRA-DI PRO DI4000. Quer seja no palco, quer seja no estúdio: acontece com frequência querermos ligar determinadas fontes
sonoras à mesa de mistura, mas não dispormos de um terminal adequado. Os teclados, por exemplo, raramente possuem saídas simétricas. Os baixos e as guitarras não devem ser ligados directamente a uma mistura de mistura e o posicionamento de um microfone directamente frente ao amplificador também não constitui sempre a solução ideal, uma vez que o microfone transmite sinais indesejados de outros instrumentos. São sobretudo as frequências baixas (por exemplo de uma guitarra baixo) que são difíceis de controlar.
DI é a abreviatura de Direct Injection. Uma caixa de injecção directa permite interceptar um sinal directamente de uma fonte assimétrica de Ohm elevado, por exemplo o sinal entre a guitarra e o amplificador da guitarra. A partir daqui é possível introduzi-lo directamente na entrada da mesa de mistura sem que seja necessário utilizar um microfone. Mas isto ainda não é tudo. Existem muito mais situações nas quais se pretende introduzir o sinal de uma fonte assimétrica directamente na mesa de mistura  e se possível, até sob a forma simétrica. A DI4000 oferece-lhe sempre uma solução adequada nestes casos.
Para continuar a introdução neste tema complicado da potência e da impedância, seguem-se algumas explicações: a impedância designa a dependência da resistência e da curva de fases eléctricas de um aparelho da frequência. Deste modo, a impedância é também um critério com base no qual se consegue distinguir uma boa caixa DI de uma má caixa DI. Tal como acontece em relação a um estágio final e os altifalantes ligados ao mesmo, a impedância de um aparelho é um critério para a potência. No caso de um bom estágio final, a impedância de carga tem apenas influência sobre a potência de saída máxima. No caso de outros aparelhos, a impedância influencia, pelo contrário, características totalmente diferentes. Numa caixa DI passiva, as impedâncias ligadas (entradas e saídas) alteram a largura de banda, a curva de resposta, o grau de distorção, etc.
Existem, aliás, dois tipos básicos de caixas DI: passivas e activas. Ambas são ligadas a uma entrada do microfone da mesa de mistura. Uma caixa DI passiva tem a vantagem de ser mais barata em comparação com uma activa (menos electrónica, sem alimentação de corrente); o seu rendimento depende porém das impedâncias conectadas. Caso a impedância se altere no lado da mesa de mistura numa caixa DI passiva, isto implica também uma alteração da impedância na entrada. E não só: também a curva de resposta depende das condições de impedância. Uma caixa DI apenas funciona correctamente se as impedâncias conectadas estiverem especificadas de forma precisa (elevadas na entrada, baixas na saída), ou seja, em situações padrão.
Pelo contrário, as caixas DI activas, tal como a ULTRA-DI PRO, trabalham sem estas restrições, uma vez que o sinal existente na entrada é amortecido com a ajuda de um amplificador. Dado que a impedância de entrada da ULTRA-DI PRO é também ultra-elevada, a mesma não tem qualquer influência sobre o transporte do sinal pela caixa DI. Para além disso, a impedância de saída da ULTRA-DI PRO é simétrica e muito baixa, sendo o sinal muito menos propenso a zumbidos e ruídos. A impedância da fonte de sinais é, assim, totalmente independente da impedância da mesa de mistura utilizada, aplicando-se também o contrário. Não se verifica uma alteração da tonalidade. No caso do transformador utilizado na ULTRA-DI PRO, trata-se de um OT-1 comprovado da BEHRINGER, o qual assegura uma tonalidade nítida e sem distorção e também uma curva de resposta linear. Para além disso, a ULTRA-DI PRO é alimentada através de uma fonte de alimentação externa.
1.1 Antes de começar
A ULTRA-DI PRO foi cuidadosamente embalada na fábrica no sentido de assegurar um transporte seguro. Se a caixa, mesmo assim, apresentar danificações, verifique de imediato o aparelho quanto a danos exteriores.
+ No caso de eventuais danificações, não nos devolva o aparelho, mas informe de imediato o
revendedor e a empresa transportadora. Caso contrário, poderá cessar qualquer direito de indemnização.
A ULTRA-DI PRO necessita de uma unidade de altos (1 UA) para a montagem num suporte de 19 polegadas. Não se esqueça de reservar um espaço livre adicional de cerca de 10 cm de profundidade para as ligações na parte de trás.
Assegure um abastecimento de ar adequado e não coloque a ULTRA-DI PRO, por exemplo, sobre um estágio final para evitar o sobreaquecimento do aparelho.
1. INTRODUÇÃO
3
ULTRA-DI PRO DI4000
+ Antes de ligar a ULTRA-DI PRO à rede eléctrica, verifique se o seu aparelho está regulado
para a tensão de alimentação correcta:
O porta-fusíveis na tomada de ligação à rede apresenta 3 marcações triangulares. Dois destes triângulos estão frente a frente. A ULTRA-DI PRO está regulada para a tensão de serviço indicada ao lado destas marcações e pode ser alterada, rodando para o efeito o porta-fusíveis em 180°. ATENÇÃO: Isto não se
aplica a modelos exportados que foram concebidos, por exemplo, apenas para uma tensão de rede de 115 V!
A ligação à rede é realizada através do cabo de rede fornecido com ligação a aparelhos frios. A ligação está em conformidade com as disposições de segurança exigidas.
+ Não se esqueça que todos os aparelhos têm de estar impreterivelmente ligados à terra. Para
a sua própria protecção, nunca deverá retirar ou invalidar a ligação à terra dos aparelhos ou dos cabos de rede.
Poderá encontrar mais informações no capítulo 2 LIGAÇÕES ÁUDIO.
1.2 Elementos de comando
A ULTRA-DI PRO da BEHRINGER apresenta quatro canais construídos de forma idêntica. Os elementos de comando aqui descritos são iguais em todos os canais.
Fig. 1.1: Os elementos de comando e de indicação na parte da frente
1
OUTPUT. Trata-se da saída ULTRA-DI PRO simétrica. A ligação deverá ser realizada através de um cabo simétrico convencional de alta qualidade.
2
O interruptor +20 dB aumenta o nível de saída em 20 dB.
3
Com o interruptor HIGH CUT poderá descer os altos a partir de 8 kHz (6 dB/oit.).
4
O interruptor PHASE REVERSE roda a fase do sinal de saída em 180°.
5
Com o interruptor GROUND LIFT poderá ligar ou separar por completo a massa da entrada e da saída. Dependendo da forma como os aparelhos conectados estão ligados à terra, é possível evitar assim zumbidos e o arrastar das massas. Na posição ON, a ligação da massa ficará interrompida.
+ Assegure-se sempre antes da ligação com um terminal de altifalante que o interruptor GROUND
LIFT se encontra na posição ON (sem ligação de massa). Deste modo é impedido um curto-
circuito acidental da saída do amplificador. Para além disso deverá ligar-se a ponta da tomada de entrada com o terminal do altifalante assinalado a vermelho. A caixa metálica da DI4000 não pode ter qualquer outro contacto com outros aparelhos.
6
O medidor do OUTPUT LEVEL indica o nível de saída numa gama de -24 dB a +18 dB.
7
O interruptor POWER destina-se a colocar a ULTRA-DI PRO em funcionamento.
4
1. INTRODUÇÃO
ULTRA-DI PRO DI4000
Fig. 1.2: Os elementos da ULTRA-DI PRO situados na parte de trás
8
LINK. Esta é a saída paralela assimétrica da ULTRA-DI PRO, a qual é ligada à entrada da Backline ou do amplificador do monitor.
9
INPUT. Esta tomada jack de 6,3 mm destina-se à ligação da fonte de sinais.
10
14
e
Os atenuadores -20 dB aumentam consideravelmente a gama de funcionamento da ULTRA-DI PRO, nomeadamente desde o nível de sinais mais baixo de uma guitarra até às ligações de altifalantes de um estágio final PA. Ao premir os dois interruptores, ocorre uma descida em 40 dB.
+ Utilize os interruptores -20 dB apenas se tiver a certeza que a ULTRA-DI PRO está sobremodulada
e não, por exemplo, o pré-amplificador do microfone. Trabalhe sempre com a menor atenuação possível para obter uma relação sinal/ruído adequada.
11
PORTA-FUSÍVEIS / SELECÇÃO DA TENSÃO. Antes de ligar o aparelho com a rede, verifique se a tensão indicada está em conformidade com a sua tensão de rede local. Ao substituir um fusível, deverá utilizar sempre o mesmo tipo de fusível. A ligação com a rede é realizada através de uma TOMADA PARA APARELHOS FRIOS IEC. Um cabo de rede adequado faz parte da gama de fornecimento.
12
NÚMERO DE SÉRIE. Reserve algum do seu tempo e devolva-nos o cartão de garantia preenchido na íntegra pelo revendedor no período de 14 dias após a data da compra, caso contrário perderá o seu direito de garantia alargado. Em alternativa, também poderá realizar o registo Online através da nossa página na Internet (www.behringer.com).
13
Para uma flexibilidade máxima, a ULTRA-DI PRO está também equipada com uma entrada XLR assimétrica para a ligação da fonte de sinais.
1. INTRODUÇÃO
5
ULTRA-DI PRO DI4000
2. LIGAÇÕES ÁUDIO
As saídas áudio da ULTRA-DI PRO da BEHRINGER foram construídas de modo totalmente simétrico e existem sob a forma de ligações XLR. Caso tenha a possibilidade de estabelecer uma condução de sinais simétrica com outros aparelhos, deverá fazê-lo para atingir uma compensação máxima dos sinais de interferência.
Fig. 2.1: Diferentes tipos de fichas
6
2. LIGAÇÕES ÁUDIO
ULTRA-DI PRO DI4000
3. DADOS TÉCNICOS
Entradas áudio
Terminais Ligação de tomadas jack XLR e 6,3 mm Tipo Entrada assimétrica anti-parasitas AF Resistência de entrada máx. 220 kOhm Nível de entrada máx. +20/+40/+60 dBu
Saídas áudio
Terminais XLR Tipo Estágio de saída servo-equilibrado por transformador Impedância 600 Ohm simétrica Nível de saída máx. +20 dBu
Dados do sistema
Curva de resposta (100 kOhm) 23 Hz a 120 kHz (± 3dB) Curva de resposta (600 Ohm) 23 Hz a 27 kHz (± 3dB) Curva de resposta (High Cut) 23 Hz a 8 kHz (± 3dB) Ruído -95 dBu
Alimentação de corrente
Tensão de rede EUA/Canadá 120 V ~, 60 Hz
Grã-Bretanha/Austrália 240 V ~, 50 Hz Europa 230 V ~, 50 Hz Modelo de exportação universal 100 - 120 V ~, 200 - 240 V ~, 50 - 60 Hz
Consumo de potência máx. 10 W Fusível 100 - 120 V ~: T 200 mA H
200 - 240 V ~: T 100 mA H
Terminal de rede Ligação standard para aparelhos frios
Dimensões/Peso
Dimensões 1 ¾" (44,5 mm) x 19" (482,6 mm) x 8 ½" (217 mm) Peso 2,5 kg Peso de transporte 3,5 kg
A empresa BEHRINGER envida esforços contínuos no sentido de assegurar o maior standard de qualidade. Modificações necessárias serão realizadas sem aviso prévio. Os dados técnicos e a imagem do aparelho poderão, por este motivo, apresentar diferenças em relação às indicações e figuras fornecidas.
3. DADOS TÉCNICOS
7
Loading...