Yamaha P3500, P2500, P1500 User Manual [pt]

Page 1
YAMAHA
AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA
P3500 P2500 P1500
MANUAL DE INSTRUÇÕES
Introdução
Page 2
Obrigado por adquirir um amplificador de potência Yamaha da Série P3500/2500/1500. Esta série de amplificadores de áudio combina desempenho de alta potência com confiabilidade. Ao mesmo tempo, a renomada atenção da Yamaha para com os detalhes dos circuitos, assegura uma excelente performance sonora.
As conexões de entrada consistem de conectores tipo XLR balanceados, conectores para fone de ouvido 1/4” balanceados e cinta separadora. As conexões de saída consistem de terminais de retenção de cinco vias e cinta separadora.
Os modos de operação são: Stereo (Estereofônico) e Bridge (Ponte). No modo Stereo (Estereofônico) os canais A e B operam independentemente, exatamente da mesma forma que um amplificador estereofônico comum. No modo Bridge (Ponte), entretanto, os canais A e B são ligados juntos e operam como um amplificador mono proporcionando um desempenho de alta potência real.
Os indicadores LED do painel frontal proporcionam contínua indicação do status com indicadores de SINAL e LIMITE independentes para cada canal. Um LED de PROTEÇÃO mostra o status dos vários sistemas de proteção, incluindo sistema de início-suave de LIGA-DESLIGA, silenciamento do circuito de saída, proteção DC e superaquecimento do dissipador de calor. Silenciosos ventiladores duplos, de duas velocidades, asseguram que estes amplificadores permanecerão operacionais mesmo sob as mais severas condições de exigência.
Observe que este Manual de Instruções cobre os amplificadores de potência Yamaha Série P3500, P2500 e P1500. A única diferença entre esses amplificadores é a potência de saída pois todos os demais aspectos e dispositivos são os mesmos.
Para tirar a máxima vantagem de seu amplificador de potência por favor leia cuidadosamente este manual.
CONTEÚDO Introdução Cuidados Operação Atenção com a conexão de alto-falantes Especificações Dimensões Gráficos de performance
Cuidados
Page 3
1. Evite excesso de calor, umidade, poeira e vibração Mantenha a unidade longe de locais onde possa estar exposta a altas temperaturas ou umidade - tais como radiadores de aquecimento, aquecedores, fornos, etc. Evite também locais sujeitos a excessiva acumulação de poeira ou locais com excessiva vibração que possa causar algum dano físico ao equipamento.
2. Evite batidas Batidas muito fortes na unidade poderão danificá-la. Manuseie sempre o equipamento com cuidado.
3. Não abra a tampa nem tente fazer reparos você mesmo Este produto não contém peças ou componentes que possam ser consertadas ou reparadas pelo cliente/usuário. Para todo e qualquer tipo de manutenção consulte o pessoal de serviços da Yamaha que é altamente qualificado. A abertura das tampas ou alteração dos circuitos internos resultará no cancelamento da garantia.
4. Assegure-se de que a força esteja desligada ao fazer ou remover conexões Desligue sempre o equipamento antes de conectar ou desconectar quaisquer dos cabos. Esta providência é importante para prevenir contra a ocorrência de danos tanto na própria unidade como em outros equipamentos eventualmente conectados.
5. Manuseie os cabos com cuidado Ao plugar ou desplugar cabos - incluindo o cabo AC de força - segure pelo conector e não pelo fio.
6. Limpe com um pano seco e macio Nunca utilize solventes tais como benzina ou tiner para impar a unidade. Se necessitar limpá-la, faça-o com um pano seco e macio, sem utilização de quaisquer outros produtos.
7. Utilize sempre a energia correta Assegure-se de que a voltagem especificada no painel traseiro corresponde à voltagem AC de sua localidade. Certifique-se também de que a fonte de energia de sua localidade pode fornecer corrente suficiente para suprir todos os equipamentos utilizados junto com seu sistema.
Este produto está de acordo com os requisitos sobre interferência de rádio freqüência estabelecidos pelo Conselho Diretivo 82/499/EEC e/ou 87/308/EEC.
Operação
Page 4
Painel Frontal
ILUSTRAÇÃO: Força Liga/Desliga Proteção Força Canal A Sinal Limite Canal B Sinal Limite
1. Botão e indicador de FORÇA Este é o botão principal de FORÇA. Pressione para LIGAR o amplificador. Pressione novamente para DESLIGAR. O indicador POWER (FORÇA) acenderá quando o amplificador estiver LIGADO.
2. Indicador de PROTEÇÃO Este LED vermelho acenderá por aproximadamente seis segundos quando o amplificador for LIGADO, indicando que o sistema de proteção início-suave está funcionando. Nenhum som é emitido durante o processo de início-suave. Se um dos sistemas de proteção for ativado durante o uso normal do equipamento este indicador acenderá e nenhum som será reproduzido. O sistema de alto-falantes é também desconectado das saídas do amplificador quando este indicador se acende. Os sistemas de proteção são ativados quando ocorre um superaquecimento ou uma voltagem DC estiver presente nas saídas do amplificador. Se o problema for corrigido os sistemas de proteção serão automaticamente desativados, o indicador se apagará e a operação normal do equipamento poderá ser retomada.
3. Indicadores de SINAL Estes LEDs verdes acendem quando o sinal de saída do respectivo canal exceder a 2V rms. Isto é equivalente a ½ watt a 8 ohms, 1W a 4 ohms. Esta é uma indicação de que um sinal de entrada está presente.
4. Indicadores de LIMITE Estes LEDs vermelhos acendem quando a distorção do sinal de saída do respectivo canal exceder 1% (ou seja um limite foi excedido). Isto ocorre no sinal de saída, usualmente, devido a um excesso de volume no sinal de entrada.
5. Atenuadores de entrada Estes são os atenuadores de sinal de entrada de 41 posições. A amplitude de atenuação varia entre 0dB e infinito.
Painel Traseiro
ILUSTRAÇÃO: Entrada Canal B Canal A Bridge (Ponte)
Page 5
Modo Stereo (Estereofônico) Bridge (Ponte)
Alto-falante B-2 - CANAL - A-2 4-8 Ohms/Canal Stereo (Estereofônico) 8-16 Ohms Bridge (Ponte)
B-1 - CANAL - A-1 4-8 Ohms/Canal Stereo (Estereofônico) 8-16 Ohms Bridge (Ponte)
1. Terminais de ENTRADA (CANAL A,B) Três tipo de terminais balanceados são disponíveis para os canais A e B. O terminal de entrada do canal A é utilizado no modo Bridge (Ponte).
Conector tipo XLR De três pinos: pino1-terra, pino 2-quente (+) e pino 3-frio (-)
Conector para pino de fone de ouvido Com ponta quente (+), anel frio (-) e luva terra.
Cinta separadora Terra, quente (+) e frio (-)
Terminais de ALTO-FALANTES São fornecidos dois tipos de terminais de saída. Para a polaridade adequada a cada modo consulte o diagrama a seguir.
Modo Stereo (Estereofônico)
Modo Bridge (Ponte) A impedância mínima para o sistema de alto-falantes conectado está especificado na seção “Impedância do Alto-Falante” mais adiante neste manual.
Chave Stereo-Bridge (Estereofônico - Ponte) Esta chave deslizante é utilizada para ajustar o modo de operação do amplificador: STEREO (Estereofônico) ou BRIDGE (Ponte).
Modo Stereo (Estereofônico) e Modo Bridge (Ponte)
Modo STEREO (Estereofônico) Neste modo os canais A e B operam independentemente (como um amplificador estereofônico típico). O sinal de entrada do canal A alimenta o amplificador de potência do canal A e o sinal de entrada do canal B alimenta o amplificador de
Page 6
potência do canal B. Neste modo a impedância mínima do alto-falante é de 4 ohms por canal.
Modo BRIDGE (Ponte) Neste modo os canais A e B são ligados juntos e funcionam como um amplificador monoaural. A impedância mínima do alto-falante, neste modo, é de 8 ohms.
Impedância dos Alto-falantes
O amplificador série P3500/P2500/P1500 possui dois modos de operação: Stereo (Estereofônico) e Bridge (Ponte) e permite que você faça a conexão em paralelo de múltiplos sistemas de alto-falantes. Certifique-se de que a impedância dos alto-falantes estejam de acordo com a impedância especificada.
As ilustrações a seguir demonstram exemplos de conexões nos modos Estereofônico e Ponte e sistemas de alto-falantes conectados em paralelo no modo Estereofônico e a respectiva impedância mínima.
Conexões no modo STEREO (Estereofônico)
ILUSTRAÇÕES
Ajuste para STEREO (Estereofônico) 4 ohms mínimo Sistema de Alto Falantes 8 ohms mínimo Sistema de Alto Falantes
Conexões no modo BRIDGE (Ponte)
ILUSTRAÇÕES
Ajuste para BRIDGE (Ponte) 8 ohms mínimo Sistema de Alto Falantes
Atenção com a conexão de alto-falantes
1. Desligue o botão POWER (Força)
2. Retire os parafusos de fixação da tampa protetora dos terminais dos alto­falantes e remova-a.
Page 7
ILUSTRAÇÃO Parafuso Parafusos
3. Após remover aproximadamente 10mm da isolação nas pontas dos cabos dos alto-falantes, passe a ponta decapada destes cabos através dos orifícios dos terminais correspondentes e aperte os terminais para fixar firmemente os cabos. Consulte a seção anterior sobre Terminais de ALTO-FALANTES para determinar a polaridade correta.
Em seguida certifique-se de que as pontas decapadas dos cabos dos alto-falantes não ultrapassem os terminais de maneira que venham a tocar o chassis do equipamento.
ILUSTRAÇÃO: O cabo decapado não deverá encostar no chassis
4. Recoloque a tampa protetora sobre os terminais dos alto-falantes.
Fusível do alto-falante A capacidade de saída do seu amplificador é muito alta: 350W+350W (8 ohms) em estereofônico e 1000W (8 ohms) em monoaural no P3500; 250W+250W(8 ohms) em estereofônico e 700W (8 ohms) em monoaural no P2500; 150W+150W (8 ohms) em estereofônico e 420W (8 ohms) em monoaural no P1500. Certifique-se de estar utilizando um sistema de alto-falantes que tenha suficiente capacidade de entrada para atender à potência do amplificador. Caso a capacidade de entrada de seu sistema de alto-falantes seja menor do que a saída especificada do amplificador de potência, você poderá proteger seus alto­falantes instalando serialmente um fusível entre os alto-falantes e o amplificador conforme ilustrado a seguir.
ILUSTRAÇÃO Amplificador de potência Fusível Sistema de alto-falantes
Utilize a seguinte fórmula para determinar a capacidade do fusível a ser instalado, de acordo com a capacidade de entrada dos alto-falantes
FÓRMULA NUMÉRICA
P0 [W]: Capacidade de entrada contínua dos alto-falantes (ruído ou RMS) R [ohms]: Impedância nominal dos alto-falantes I [A]: Capacidade requerida do fusível
Page 8
ex. Capacidade de entrada contínua dos alto-falantes: 100W Impedância dos alto-falantes: 8 ohms
FÓRMULA NUMÉRICA
Neste exemplo a capacidade requerida do fusível é calculada como sendo 3.5[A].
Cabo do Alto-falante Se você utilizar um cabo de alto-falante longo, utilize um cabo que seja o mais espesso possível para evitar deterioração do fator de atenuação ou perda de potência dentro do cabo. Os terminais de alto-falantes desta unidade comportam a conexão de cabos de qualquer espessura.
Montagem em Racks (Estantes) Portáteis
O amplificador aspira ar frio através do painel frontal e exaure o ar quente através do painel traseiro. Ao montar amplificadores em estantes portáteis certifique-se de que o painel traseiro esteja em local completamente aberto de modo a permitir uma adequada ventilação.
ILUSTRAÇÃO
Vista Lateral Frente do amplificador Tomada de ar Exaustão de ar
Vista Traseira Completamente aberto
Posicionamento para embutir o amplificador Instale o equipamento de modo que as passagens dos fluxos de ar de ventilação não sejam bloqueadas.
ILUSTRAÇÕES Frente do amplificador NÃO
Menos que 10 cm Frente do amplificador NÃO
Page 9
Solução de Problemas
A tabela a seguir lista as possíveis causas principais de operação anormal e as providências requeridas para saná-las. Lista também a operação do circuito protetivo para cada caso.
Indicador Causa provável Solução Circuito de
Proteção
Indicador de LIMITE acende A carga do
Um terminal de alto­falante ou terminal do amplificador ou um fio está em curto
amplificador está excessiva
Localize o terminal ou o fio e corrija a causa do curto­circuito
Utilize um sistema de alto-falantes com um impedância de pelo
O limitador de circuito PC entra em ação para proteger os transistores de potência Idem acima
menos 4 ohms (estéreo) ou 8 ohms (ponte)
Indicador de PROTEÇÃO acende Uma voltagem DC
A temperatura do dissipador de calor excedeu a 100 graus centígrados
+/-2V ou acima foi gerada no circuito de saída do amplificador de potência
Veja as condições de ventilação do amplificador e aumente o fluxo de ar em torno do amplificador Consulte o seu revendedor ou o centro de serviços da Yamaha mais próximo
O circuito de proteção térmica entra em ação para proteger os transistores de potência. O relé entra em ação para proteger o sistema de alto­falantes
Especificações Gerais P3500, P2500, P1500
P3500 P2500 P1500
Nível de Potência de Saída f=20 Hz~20kHz, THD+N 0.1% Estéreo RL = 8 ohms RL = 4 ohms Ponte RL = 8 ohms f=1 kHz, THD+N 0.1% (Típico) Estéreo RL = 8 ohms RL = 4 ohms RL = 2 ohms* Resposta de Freqüência RL=8 ohms, Po=1W Largura da faixa de Potência
350W + 350W 500W + 500W 1000W
395W + 395W 620W + 620W 1000W + 1000W
0 dB+0.5, -1.5dB; f=10 Hz~50 kHz
250W + 250W 350W + 350W 700W
285W + 285W 430W + 430W 450W + 450W
150W + 150W 210W + 210W 420W
170W + 170W 240W + 240W 280W + 280W
Page 10
Meia Potência, THD+N 0.1%
10 Hz~40 Khz Estéreo RL = 8 ohms Distorção Harmônica Total (THD+N) f=20 Hz~20 kHz, Meia Potência Estéreo RL = 8 ohms RL = 4 ohms Ponte RL = 8 ohms
Distorção Intermodular (IMD) f=60 Hz: 7kHz, 4:1, Meia Potência Estéreo RL = 8 ohms RL = 4 ohms Ponte RL = 8 ohms
Separação de Canal Meia Potência, RL=8 ohms, f=1Khz
0.05% 0.07% 0.07%
0.05% 0.07% 0.07%
80 dB
Entrada máx ATT 600 ohms deriv. Ruído Residual Áudio DIN Razão Sinal/Ruído Áudio DIN, Entrada 600 ohms
-72 dB; min ATT
100 dB
deriv. Fator de Atenuação
100 100 70
RL = 8 ohms, f=1kHz TAXA DE RETORNO 8 ohms Estéreo Ponte SENSIBILIDADE (Max. ATT) Potência Classificada em 8 ohms
+/- 40V/us
+/-40V/us
+4 dBm 1kHz Ganho de Voltagem (Max. ATT)
33 dB 31 dB 20 dB 8 ohms 1kHz Impedância de Entrada (Max. ATT)
15 kohms (Balanço/Deslanço)
Indicadores Força (Vermelho) Proteção (Vermelho)
Limite x2 (Vermelho) Sinal x2 (Verde)
Proteção Chave liga desliga, silenciamento, dissipador de calor à
temperatura superior a 100 graus centígrados (212 F)
Limitador PC RL < 2 ohms
Circuito do Ventilador 50C (122F) - 60C (140F) - Velocidade baixa - variável- alta Controles Frontais: Botão Liga/Desliga
Atenuador 41 posições Traseiros: Chave de Modo
Requisitos de Energia Modelos Norte-Americanos e Canadenses: 120V, 60 Hz
Modelos Gerais: 230V, 50 Hz
Modelos Ingleses: 240V, 50 Hz Consumo de Energia 1000W/1200VA 750W/1000VA 500W/600VA Dimensões L x A x P 480 x 143.1 x 438.1 (mm)
Altura do Painel: 132 mm
Profundidade a partir do Painel Frontal: 395 mm Peso 26 kg 24 kg 18 kg Conectores Entrada Tipo XLR-3-31 x2
Fone de 1/4” (balanço) x2 Cinta separadora x2
Page 11
Saída Terminais de retenção de 5 vias x2 Cinta separadora x2
0 dB = 0.775 Vrms, Meia Potência = ½ Nível de Potência de Saída (Potência Especificada)
* A utilização de alto-falantes reativos de 2 ohms poderá causar superaquecimento, excessivo consumo de energia e desligamentos do aparelho. Observe que abaixo de 2 ohms o limitador PC entrará em ação. Teste o sistema completamente antes de utilizar alto-falantes de 2 ohms em aplicações reais.
Especificações sujeitas a alteração sem aviso prévio.
Diagrama de Bloco
ILUSTRAÇÃO Canal A (Ponte) Entrada Canal B
Canal A Canal B
Ponte Estéreo Modo
Amplificador de Potência Limitador PC Sinal Limite Sensor de Temperatura (Dissipador de Calor) Circuito de Proteção
Sinal Limite Amplificador de Potência Limitador PC
Proteção
Canal A-1 Canal A-2
Alto-falante
Canal B-1 Canal B-2
Loading...