Toshiba QOSMIO F750 User Manual [zh]

Manual do Utilizador
Qosmio F750

Índice

Prefácio Precauções Gerais
Capítulo 1
Como Começar
Lista de verificação de equipamento .................................................. 1-1
Como Começar ...................................................................................... 1-2
Qosmio F750
Capítulo 2
Capítulo 3
Parte da frente com o ecrã fechado .................................................... 2-1
Lado esquerdo ....................................................................................... 2-3
Lado direito ............................................................................................ 2-4
Parte traseira ......................................................................................... 2-6
Parte inferior .......................................................................................... 2-7
Parte frontal com o ecrã aberto ........................................................... 2-9
Controlo remoto .................................................................................. 2-14
Componentes de Hardware Internos ................................................. 2-19
Princípios Básicos de Utilização
Utilizar o Touchpad ............................................................................... 3-1
O Teclado ............................................................................................... 3-2
Unidades de discos ópticos ................................................................. 3-5
LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA .............................................................. 3-17
Utilizar o WinDVD BD para TOSHIBA ................................................ 3-19
Função 3D ............................................................................................ 3-21
Comunicações sem fios ..................................................................... 3-32
LAN ....................................................................................................... 3-36
Dispositivos opcionais ....................................................................... 3-37
Ranhura para suportes de memória .................................................. 3-38
Suportes de memória .......................................................................... 3-39
Cuidados com os suportes de dados ................................................ 3-40
Introduzir um suporte de memória .................................................... 3-41
Remover um suporte de memória ..................................................... 3-42
Módulo de memória adicional ............................................................ 3-43
Sintonizador de TV .............................................................................. 3-47
Monitor externo ................................................................................... 3-49
HDMI ..................................................................................................... 3-50
Bloqueio de segurança ....................................................................... 3-53
Acessórios opcionais da TOSHIBA ................................................... 3-53
Manual do Utilizador ii
Qosmio F750
Sistema de Som ................................................................................... 3-54
Modo de vídeo ..................................................................................... 3-56
Manuseamento do computador ......................................................... 3-57
Dissipação do calor ............................................................................ 3-58
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Utilitários e Utilização Avançada
Utilitários e aplicações ......................................................................... 4-1
Funções especiais ................................................................................ 4-7
Utilizar o utilitário de Suspensão TOSHIBA ........................................ 4-9
Utilizar o TOSHIBA Face Recognition ............................................... 4-12
Utilitário de Palavra-Passe TOSHIBA ................................................ 4-16
HW Setup .............................................................................................. 4-19
Monitorizador de Estado de PC TOSHIBA ........................................ 4-24
Suporte de Botões TOSHIBA ............................................................. 4-25
Recuperação do Sistema .................................................................... 4-27
Energia e Modos de Arranque
Condições de energia ........................................................................... 5-1
Monitorização do estado da alimentação eléctrica ............................ 5-2
Bateria .................................................................................................... 5-3
Modos de inicialização ....................................................................... 5-10
Ligar/desligar pelo painel do ecrã ..................................................... 5-10
Modo de Suspensão/Hibernação automático do sistema ............... 5-11
Resolução de problemas
Processo de resolução de problemas ................................................. 6-1
Lista de verificação de hardware e sistema ....................................... 6-4
Assistência Técnica da TOSHIBA ...................................................... 6-18
Apêndice A
Apêndice B
Apêndice C
Apêndice D
Especificações
Cabo e fichas de corrente alterna
Notas legais
Informação sobre dispositivos de comunicações sem fios
Índice remissivo
Manual do Utilizador iii
Copyright
©2011 TOSHIBA Corporation. Todos os direitos reservados. Nos termos das leis sobre direitos de autor, este manual não pode ser reproduzido sob qualquer forma sem a prévia autorização por escrito da TOSHIBA. Não é assumida qualquer responsabilidade de patente, com respeito à utilização da informação aqui contida.
Primeira edição, Maio de 2011 Os direitos de autor para música, filmes, programas de computador, bases
de dados e outra propriedade intelectual abrangida por leis de direitos de autor pertence ao respectivo autor ou proprietário. O material sujeito a direitos de autor pode ser reproduzido apenas para utilização pessoal ou doméstica. Qualquer outra utilização para além daquela acima estipulada (incluindo a conversão para formato digital, alteração, transferência do material copiado e distribuição numa rede) sem a permissão do proprietário dos direitos de autor, é uma violação dos direitos de autor, e está sujeita a acção civil ou criminal por perdas e danos. Por favor, cumpra as leis de direitos de autor ao efectuar qualquer reprodução deste manual.
Isenção de responsabilidade
Esta manual foi revisto e aprovado para garantir a sua correcção. As instruções e descrições aqui contidas são exactas para o seu computador na altura da produção deste manual. Contudo, computadores e manuais posteriores estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A TOSHIBA não assume qualquer responsabilidade por erros resultantes directa ou indirectamente de erros, omissões ou discrepâncias entre o computador e o manual.
Qosmio F750
Marcas comerciais
Intel, Intel SpeedStep, Intel Core e Centrino são marcas comerciais, ou marcas comerciais registadas da Intel Corporation.
Os logótipos Windows, Microsoft e Windows Vista são marcas comerciais registadas da Microsoft Corporation.
Bluetooth é uma marca comercial detida pelos seus proprietários e usada pela TOSHIBA mediante licença.
HDMI, o logótipo HDMI e High-Definition Multimedia Interface são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da HDMI Licensing LLC.
Fabricado sob licença da Dolby Laboratories. Dolby e o símbolo do duplo D são marcas comerciais da Dolby Laboratories.
WinDVD e Corel Digital Studio são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da Corel Corporations.
Labelflash é uma marca comercial da YAMAHA CORPORATION. Photo CD é uma marca comercial da Eastman Kodak Company. ConfigFree é uma marca comercial da TOSHIBA Corporation.
Manual do Utilizador iv
TouchPad é uma marca da Synaptics, Inc. Wi-Fi é uma marca comercial registada da Wi-Fi Alliance. Secure Digital e SD são marcas comerciais da SD Card Association. Memory Stick, Memory Stick Duo, Memory Stick PRO, Memory Stick PRO
Duo e Memory Stick Micro são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da Sony Corporation.
MultiMediaCard e MMC são marcas comerciais da MultiMediaCard Association.
xD-Picture Card é uma marca comercial da FUJIFILM Corporation. ExpressCard é uma marca comercial da PCMCIA. Blu-ray Disc™, Blu-ray™, BDXL™, Blu-ray 3D™ e os respectivos logotipos
são marcas registadas da Blu-ray Disc Association. Atheros é uma marca comercial registada da Atheros Communication, Inc. Realtek é uma marca comercial registada da Realtek Semiconductor
Corporation. Este manual pode conter referências a outras marcas comerciais ou
marcas comerciais registadas além das referidas acima.
Informação da FCC
Informação de Declaração de Conformidade segundo as normas da FCC Este equipamento foi testado e cumpre os limites estabelecidos para os equipamentos digitais da Classe B, de acordo com a Parte 15 das normas da FCC. Estes limites foram definidos para que exista um nível razoável de protecção contra interferências prejudiciais em instalações domésticas. Este equipamento produz, utiliza e pode irradiar energia de radiofrequência e, se não for instalado e utilizado de acordo com as instruções, pode causar interferência indesejada em comunicações via rádio. Contudo, não há garantias de que não ocorra interferência em alguma instalação em particular. Se este equipamento causar interferência prejudicial à recepção de rádio ou televisão, o que pode ser determinado ligando e desligando o equipamento, o utilizador pode tentar corrigir a interferência através de uma ou mais das seguintes formas:
Mudar a orientação ou a posição da antena receptora. Aumentar a distância entre o equipamento e o receptor. Ligar o equipamento a uma tomada eléctrica de um circuito diferente
daquele ao qual o receptor está ligado. Procurar a ajuda do revendedor ou de um técnico experiente em
rádio/TV.
Apenas periféricos que estejam em conformidade com os limites da Classe B da FCC poderão ser ligados a este equipamento. É provável que a utilização de periféricos que não estejam em conformidade com esses limites, ou outros periféricos não recomendados pela TOSHIBA resulte em
Qosmio F750
Manual do Utilizador v
Qosmio F750
interferências na recepção de rádio e de TV. Devem ser utilizados cabos blindados entre os equipamentos externos e a porta do computador para monitor externo RGB, as portas Universal Serial Bus (USB 2.0 e 3.0), a porta HDMI e a ficha para microfone. Qualquer alteração efectuada neste equipamento, não expressamente aprovada pela TOSHIBA nem por entidades autorizadas pela TOSHIBA, pode invalidar a autoridade do utilizador para operar o equipamento.
Condições da FCC Este dispositivo está em conformidade com os regulamentos FCC, parte
15. A sua utilização está sujeita às seguintes duas condições:
1. Este dispositivo não pode causar interferências indesejadas.
2. Este dispositivo tem de aceitar quaisquer interferências recebidas, incluindo interferências que lhe possam causar algum funcionamento indesejado.
Contacto
Endereço: TOSHIBA America Information Systems, Inc.
9740 Irvine Boulevard
Irvine, California 92618-1697
Telefone: (949) 583-3000
Declaração de Conformidade para a UE
Este produto ostenta a Marca CE em conformidade com as Directivas Europeias relevantes. A entidade responsável pela etiquetagem com a marca CE é a TOSHIBA Europe, Hammfelddamm 8, 41460 Neuss, Alemanha. A Declaração de Conformidade para a UE, completa e oficial, encontra-se no website da TOSHIBA http://epps.toshiba-teg.com na Internet.
Conformidade com as normas CE Este produto tem a marcação CE de acordo com as Directivas Europeias relacionadas, especificamente, de acordo com a Directiva da Compatibilidade Electromagnética 2004/108/CE aplicável a computadores portáteis e acessórios electrónicos, incluindo o adaptador de alimentação fornecido, a Directiva do Equipamento Terminal de Telecomunicações e Rádio 1999/5/CE no caso de acessórios de telecomunicações adicionados, e a Directiva da Baixa Tensão 2006/95/CE aplicável ao adaptador de alimentação fornecido. Além disso, o produto está em conformidade com a Directiva Ecodesign 2009/125/EC (ErP) e as medidas de implementação com ela relacionadas.
Manual do Utilizador vi
Qosmio F750
Este produto e as opções originais destinam-se a cumprir com as normas relacionadas com compatibilidade electromagnética (EMC) e de segurança. Contudo, a TOSHIBA não pode garantir que este produto ainda observe estas normas de EMC se forem ligados cabos ou outros acessórios não produzidos pela TOSHIBA. Nesses casos, quem tiver ligado / ou montado essas opções ou / cabos, terá de se assegurar de que o sistema - o PC / e as opções ou cabos - ainda cumprem as normas apropriadas. Para evitar problemas de EMC em geral, deve observar as seguintes orientações:
Apenas opções com a marcação CE devem ser ligadas ou montadas no sistema
Apenas os cabos com a melhor blindagem devem ser utilizados
Ambiente de trabalho Este produto foi concebido para cumprir os requisitos de EMC (Electromagnetic Compatibility - compatibilidade electromagnética) a serem observados em zonas designadas com “Ambientes residenciais, comerciais e de indústria ligeira”. A Toshiba não aprova a utilização deste produto em ambientes de trabalho diferentes daqueles atrás mencionados “Ambientes residenciais, comerciais e de indústria ligeira”.
Por exemplo, não é aprovada a utilização nos seguintes ambientes:
Ambientes industriais (por exemplo, ambientes onde se utiliza uma corrente trifásica de 380V).
Ambientes médicos Ambientes de automóveis Ambientes de aviões
Quaisquer consequências resultantes da utilização deste produto em ambientes de trabalho que não sejam aprovados, não são da responsabilidade da TOSHIBA.
As consequências da utilização deste produto em ambientes de trabalho não aprovados, poderão ser as seguintes:
Interferência com outros equipamentos ou máquinas na área circundante.
Mau funcionamento, ou perda de dados deste equipamento, causados por interferências geradas por outros equipamentos ou máquinas na área circundante.
Assim sendo, a Toshiba recomenda vivamente que a compatibilidade electromagnética deste produto seja adequadamente testada em todos os ambientes não recomendados, antes da utilização nesses ambientes. No caso de automóveis e aviões, deve pedir autorização ao fabricante ou a companhia aérea, respectivamente, antes de usar este equipamento.
Além disso, por motivos gerais de segurança, a utilização deste produto em ambientes com atmosferas explosivas não é permitida.
Manual do Utilizador vii
Informação VCCI Class B
この装置は、クラスB情報技術装置です。この装置は、家庭環境で使 用することを目的としていますが、この装置がラジオやテレビジョン
受信機に近接して使用されると、受信障害を引き起こすことがあります。
取扱説明書に従って正しい取り扱いをしてください。
VCCI-B
Aviso sobre as normas de vídeo
ESTE PRODUTO ESTÁ AUTORIZADO AO ABRIGO DA LICENÇA DE CARTEIRA DE PATENTES VISUAIS DA AVC, VC-1 E MPEG-4 PARA UTILIZAÇÃO PESSOAL E NÃO COMERCIAL DO CONSUMIDOR COM O FIM DE (I) CODIFICAR VÍDEO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS ANTERIORMENTE DESCRITAS ("VÍDEO") E/OU (II) DESCODIFICAR VÍDEO AVC, VC-1 E MPEG-4 QUE TENHA SIDO CODIFICADO POR UM CONSUMIDOR DURANTE UMA ACTIVIDADE PESSOAL E NÃO COMERCIAL E/OU TENHA SIDO OBTIDO ATRAVÉS DE UM FORNECEDOR DE VÍDEO AUTORIZADO PELA MPEG LA A FORNECER ESSE VÍDEO. NÃO É CONCEDIDA NEM ESTÁ IMPLÍCITA QUALQUER LICENÇA PARA QUALQUER OUTRA UTILIZAÇÃO. PODE OBTER LICENÇAS E INFORMAÇÕES, INCLUINDO INFORMAÇÕES RELACIONADAS COM UTILIZAÇÕES PROMOCIONAIS, INTERNAS E COMERCIAIS, JUNTO DA MPEG LA, L.L.C. NO SITE HTTP:// WWW.MPEGLA.COM.
Qosmio F750
Informação de Regulamentação Canadiana (Só para o Canadá)
Este equipamento digital não excede os limites de emissões de ruído de rádio da Classe B, conforme definido no regulamento de interferências de rádio, do ministério canadiano de comunicações.
Note que segundo os regulamentos do ministério canadiano de comunicações (Canadian Department of Communications - DOC), alterações ou modificações não expressamente aprovadas pela TOSHIBA Corporation podem anular o seu direito de usar este equipamento.
Este equipamento digital da Classe B cumpre todos os requisitos dos regulamentos canadianos sobre equipamentos produtores de interferências.
Cet appareil numérique de la class B respecte toutes les exigences du Règlement sur le matériel brouilleur du Canada.
A informação seguinte é válida apenas para os estados membros da UE:
Manual do Utilizador viii
Eliminação de produtos
O símbolo do caixote do lixo com rodas e uma cruz indica que os produtos não podem ser recolhidos e eliminados juntamente com o lixo doméstico. As pilhas e baterias integradas podem ser eliminadas juntamente com o produto. Serão separadas nos centros de reciclagem.
A barra preta indica que o produto foi colocado no mercado depois de 13 de Agosto de 2005.
Ao contribuir para a recolha separada dos produtos e das pilhas e baterias, o utilizador está a ajudar a garantir a eliminação adequada dos produtos, pilhas e baterias, ajudando a evitar potenciais consequências negativas para o ambiente e para a saúde humana.
Para obter mais informação sobre os programas de recolha e reciclagem disponíveis no seu país, visite o nosso Web site ( ou contacte as autoridades locais ou a loja onde adquiriu o produto.
Eliminação de pilhas e/ou baterias
O símbolo do caixote do lixo com uma cruz indica que as baterias e/ou os acumuladores não podem ser recolhidos e eliminados juntamente com o lixo doméstico.
Se a pilha ou bateria tiver teores de chumbo (Pb), mercúrio (Hg) e/ou cádmio (Cd) superiores aos definidos na Directiva sobre Baterias (2006/66/CE), então os símbolos químicos do chumbo (Pb), mercúrio (Hg) e/ou cádmio (Cd) aparecerão por baixo do símbolo do caixote do lixo com uma cruz.
Ao participar na recolha diferenciada de produtos e baterias, ajudará a assegurar a eliminação adequada dos produtos e baterias e, desta forma, ajudará a evitar potenciais consequências negativas para o ambiente e para a saúde humana.
Para obter mais informação sobre os programas de recolha e reciclagem disponíveis no seu país, visite o nosso Web site ( ou contacte as autoridades locais ou a loja onde adquiriu o produto.
Qosmio F750
http://eu.computers.toshiba-europe.com)
http://eu.computers.toshiba-europe.com)
Estes símbolos poderão não ser aplicáveis, dependendo do país e região onde o produto for adquirido.
GOST
Manual do Utilizador ix
Qosmio F750
Eliminação do computador e das respectivas baterias
A eliminação deste computador deve ser efectuada de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis. Para mais informações, contacte as suas autoridades locais.
Este computador possui baterias recarregáveis. Após utilização repetida, as baterias acabam por perder a sua capacidade de carga e deve proceder à sua substituição. Sob certas leis e regulamentos aplicáveis, poderá ser ilegal eliminar baterias utilizadas colocando-as no lixo.
Seja amigo do ambiente. Consulte as autoridades do governo local para mais detalhes relativamente aos locais onde poderá proceder à reciclagem ou à eliminação das baterias gastas.
REACH - Declaração de conformidade
Os novos regulamentos da União Europeia (EU) para produtos químicos, REACH (Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals), são aplicáveis desde 1 de Junho de 2007. A Toshiba cumprirá todos os requisitos da regulamentação REACH e está empenhada em proporcionar aos clientes todas as informações sobre as substâncias químicas utilizadas nos nossos produtos, tal como disposto na regulamentação REACH.
Consulte o seguinte Web site innovation/generic/environment-greening-of-products/ para obter todas as informações sobre a presença de substâncias nos nossos artigos que estejam incluídas na lista de substâncias candidatas de acordo com o Artigo n.º 59(1) da Regulamentação (CE) n.º 1907/2006 ("REACH") e que utilizemos em concentrações superiores a 0,1 % - peso por peso.
http://eu.computers.toshiba-europe.com/
A informação seguinte destina-se apenas à Turquia:
Em conformidade com os regulamentos EEE: A Toshiba cumpre todos os regulamentos da norma turca 26891 "Restrição do uso de certas substâncias perigosas em equipamento eléctrico e electrónico".
O número possível de pontos ("pixels") anómalos no seu ecrã cumpre a norma ISO 13406-2. Se o número de pontos anómalos for inferior ao especificado nesta norma, não poderão ser considerados como defeito ou falha.
Manual do Utilizador x
SERIAL NO. MANUFACTURED:
CLASS 1 LASER PRODUCT LASER KLASS 1
Panasonic System Networks Co.,Ltd. 1-62, 4-Chome Minoshima,Hakata-Ku Fukuoka, Japan
TOSHIBA SAMSUNG STORAGE TECHNOLOGY KOREA CORPORATION 416, MEATAN-3 DONG, YEONGTONG-GU, SUWON CITY, GYEONGGI, 443-742, KOREA
Qosmio F750
A bateria é um produto de consumo, pelo que o seu tempo de duração depende da utilização do computador. Se não for possível carregar a bateria de todo, então isso será considerado um defeito ou uma falha. A variação do tempo de duração da bateria não é um defeito ou uma falha.
Instruções de segurança da unidade de discos ópticos
Consulte as precauções indicadas na parte final desta secção.
A unidade utiliza um sistema de laser. Para garantir a correcta utilização deste produto, leia atentamente este manual de instruções e guarde-o para futura referência. Caso a unidade alguma vez precise de assistência, contacte um centro de serviço autorizado.
A utilização de controlos e ajustes, ou a execução de procedimentos diferentes dos especificados, pode resultar em exposição a radiação perigosa.
Para impedir a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa da unidade.
1. Panasonic System Networks
DVD SuperMulti com UJ8A0 de Dupla Camada Unidade Blu-ray™ Combo UJ141 Unidade Blu-ray™ Writer UJ240
2. TECNOLOGIA DE ARMAZENAMENTO TOSHIBA SAMSUNG
DVD SuperMulti com Camada Dupla TS-L633J DVD SuperMulti com Camada Dupla TS-L633V
Manual do Utilizador xi
3. Pioneer Digital Design
Unidade Blu-ray™ Writer BDXL™ BDR-TD04
SERIAL NO. MANUFACTURED:
CLASS 1 LASER PRODUCT LASER KLASS 1
PIONEER DIGITAL DESIGN AND
KAWASAKI-SHI, KANAGAWA, 212-0031, JAPAN
MANUFACTURING CORPORATION 1-1, SHIN-OGURA, SAIWAI-KU,
Precauções
Qosmio F750
CUIDADO: Este aparelho usa um sistema de laser e está classificado como sendo um “PRODUTO LASER DE CLASSE 1”. Para utilizar este modelo correctamente, leia o manual de instruções atentamente e guarde-o para futura referência. Se tiver algum problema com este modelo, contacte o Centro de serviço AUTORIZADO mais próximo.” Para impedir a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa da unidade.
Manual do Utilizador xii

Prefácio

Parabéns pela sua aquisição deste computador. Este computador dispõe de excelentes capacidades de expansão, inclui funcionalidade multimédia e foi concebido para garantir anos de funcionamento fiável e de elevado desempenho.
Este manual diz-lhe como configurar e começar a utilizar o seu computador. Fornece também informação detalhada sobre como configurar as operações básicas e cuidados a ter com o computador, como usar dispositivos opcionais e resolver problemas.

Convenções

Este manual utiliza os seguintes formatos para descrever, identificar e realçar termos e procedimentos de funcionamento.

Abreviaturas

Na primeira ocorrência, e sempre que necessário por questões de clareza, as abreviaturas estão dentro de parênteses após a sua definição. Por exemplo: Read Only Memory (ROM). As siglas são também definidas no Glossário.

Ícones

Qosmio F750
Os ícones identificam portas, botões e outras partes do computador. O painel de indicadores também utiliza ícones para identificar os componentes sobre os quais está a fornecer informação.

Teclas

As teclas do teclado são utilizadas no texto para descrever muitas operações do computador. Um tipo de letra diferente indica os símbolos no topo das teclas tal como aparecem no ecrã. Por exemplo, ENTER identifica a tecla ENTER.

Operação das teclas

Algumas operações exigem que use em simultâneo duas ou mais teclas. Identificamos esse tipo de operações pelos símbolos do topo das teclas separados por um sinal de mais (+). Por exemplo, CTRL + C significa que tem de manter premida a tecla CTRL e ao mesmo tempo premir a tecla C. Se forem usadas três teclas, mantenha premidas as duas primeiras, e ao mesmo tempo prima a terceira.
ABC Quando os procedimentos requerem uma acção,
tal como clicar num ícone, ou introduzir texto, o nome do ícone ou o que introduzir aparecerá com o tipo de letra que vê à esquerda.
Manual do Utilizador xiii

Ecrã

Qosmio F750
ABC
Nomes de janelas, ícones ou texto gerado pelo computador, e que aparecem no ecrã, são representados com o tipo de letra que vê à esquerda.

Mensagens

As mensagens são utilizadas neste manual para chamar a atenção para informações importantes. Cada tipo de mensagem é identificado como indicado abaixo.
Indica uma situação potencialmente perigosa, a qual poderia resultar em morte ou em graves ferimentos, se não cumprir as instruções.
Tome atenção! Um aviso de cuidado informa-o de que a utilização indevida do equipamento, ou se não seguir as instruções, pode causar perda de dados ou danos do equipamento.
Leia por favor. Uma nota é uma sugestão ou conselho que o ajuda a tirar melhor proveito do seu equipamento.

Terminologia

Este termo foi definido da seguinte forma neste documento:
Iniciar
HDD ou Hard disk drive (unidade de disco rígido)
Manual do Utilizador xiv
A palavra "Iniciar" refere-se ao botão " " no Windows 7.
Alguns modelos estão equipados com uma unidade de estado sólido (SSD) em vez de uma unidade de disco rígido (HDD). Neste manual, os termos “HDD” e “unidade de disco rígido” também se referem à unidade SSD, excepto se for declarado algo em contrário.

Precauções Gerais

Os computadores TOSHIBA foram concebidos para optimizar a segurança, minimizar o esforço e suportar os rigores da portabilidade. Contudo, devem ser observadas certas precauções para reduzir mais ainda o risco de danos físicos pessoais, ou danos para o computador.
Não se esqueça de ler as precauções gerais a seguir listadas, e tenha em atenção os avisos de cuidado incluídos no texto do manual.

Possibilite uma ventilação adequada

Certifique-se sempre de que o computador e o adaptador de alimentação de CA têm uma ventilação adequada e que estão protegidos contra o sobreaquecimento quando o computador está ligado ou quando o adaptador de alimentação de CA está ligado a uma tomada eléctrica (mesmo que o computador esteja em Modo de Suspensão). Neste caso, observe o seguinte:
Nunca cubra o computador nem o adaptador de alimentação de CA com qualquer objecto.
Nunca coloque o computador nem o adaptador de alimentação de CA perto de fontes de calor, como cobertores eléctricos ou aquecedores.
Nunca cubra nem bloqueie as ranhuras de ventilação, incluindo as que se encontram na base do computador.
Coloque sempre o computador sobre uma superfície plana e rígida. A utilização do computador sobre tapetes ou outros materiais flexíveis, poderá bloquear as aberturas de ventilação.
Proporcione sempre espaço suficiente em volta do computador. O sobreaquecimento do computador ou do adaptador de alimentação
de CA poderá causar anomalias no sistema, danos no computador e no adaptador de alimentação de CA ou incêndio, podendo resultar em ferimentos graves.
Qosmio F750

Criar um ambiente adequado ao computador

Coloque o computador numa superfície plana suficientemente larga para apoiar o computador e outros dispositivos que estiver a utilizar, como por exemplo, uma impressora.
Deixe algum espaço livre à volta do computador e do outro equipamento de forma a haver uma ventilação adequada. Caso contrário, pode haver sobreaquecimento.
Para manter o computador em boas condições de funcionamento, proteja a área de trabalho de:
Pó, humidade e luz directa do sol. Equipamento que gera um forte campo magnético, tal como
altifalantes estereofónicos (sem ser os altifalantes que estão ligados ao computador) ou telefones com sistemas de alta-voz.
Manual do Utilizador xv
Rápidas alterações de temperatura ou de humidade, e fontes de alteração de temperatura, tais como aparelhos de ar condicionado ou aquecedores.
Calor, frio, ou humidade, extremos. Líquidos e produtos corrosivos.

Doença por esforços

Leia atentamente o Manual de Instruções para Segurança e Conforto. Esse manual contém informação sobre a prevenção de ferimentos por esforço das mãos e pulsos, que podem ser causados pela utilização intensiva do teclado. Inclui também informação sobre a concepção e arranjo do espaço de trabalho, postura e iluminação, que pode ajudá-lo(a) a reduzir o esforço físico.

Ferimentos provocados por calor

Evite o contacto físico prolongado com o computador. Se o computador for usado durante longos períodos, a sua superfície pode ficar muito quente. Embora a temperatura possa não parecer muito elevada ao toque, se mantiver o contacto físico com o computador durante um longo período de tempo (por exemplo, se colocar o computador no colo ou mantiver as mãos no descanso para os pulsos), a pele poderá sofrer danos provocados pela temperatura.
Se o computador tiver sido utilizado durante muito tempo, evite o contacto com a placa de metal que suporta as várias portas de interface, pois poderá estar quente.
A superfície do adaptador de alimentação de CA pode ficar quente durante a utilização, mas isso não indica qualquer anomalia. Se precisar de transportar o adaptador de alimentação de CA, deve desligá-lo e deixá-lo arrefecer antes de o transportar.
Não pouse o adaptador de alimentação de CA sobre qualquer material que seja sensível ao calor, pois poderá danificar esse material.
Qosmio F750

Danos por pressão ou impacto

Não aplique pressões elevadas no computador, nem o sujeite a qualquer tipo de impacto forte, pois isso pode danificar os componentes do computador ou causar anomalias no funcionamento.

Telemóveis

Tenha em atenção que a utilização de telemóveis pode provocar interferências no sistema de áudio. O funcionamento do computador não é prejudicado de qualquer forma, mas recomenda-se que mantenha uma distância mínima de 30 cm entre o computador e o telemóvel esteja a utilizar.
Manual do Utilizador xvi

Ligação à terra de protecção

O equipamento ligado à terra de protecção do edifício através da ligação à rede eléctrica ou através de outro equipamento que tenha uma ligação à terra de protecção e a um sistema de distribuição por cabo utilizando cabo coaxial, pode em determinadas circunstâncias constituir um perigo de incêndio. A ligação a um cabo de distribuição deve por isso ser feita através de um dispositivo que proporcione um isolamento eléctrico adequado abaixo de uma determinada gama de frequências (isolamento galvânico, ver a EN 60728-11).

Manual de Instruções para Segurança e Conforto

Todas as informações importantes sobre a utilização correcta e segura deste computador estão descritas no Manual de Instruções para Segurança e Conforto que é incluído. Recomenda-se que o leia antes de utilizar o computador.
Qosmio F750
Manual do Utilizador xvii
Capítulo 1
Como Começar
Este capítulo fornece uma lista de verificação de equipamento e informações básicas para que comece a usar o seu computador.
Algumas das funções descritas neste manual poderão não funcionar adequadamente se usar um sistema operativo que não tenha sido previamente instalado pela TOSHIBA.

Lista de verificação de equipamento

Desembale o computador com cuidado e guarde a caixa e os materiais de embalagem para futura utilização.

Hardware

Verifique se recebeu todos os seguintes elementos:
Computador Pessoal Portátil TOSHIBA Adaptador de alimentação de CA e cabo de alimentação (ficha de 2
ou 3 pinos) Módulo da bateria (Pré-instalado em alguns computadores) Controlo remoto (incluído em alguns modelos)
Qosmio F750

Documentação

Guia de Iniciação Rápida para o Qosmio F750 Manual de Instruções para Segurança e Conforto Informação da garantia
Se algum destes itens estiver em falta ou danificado, contacte o seu revendedor imediatamente.

Software

O computador possui o seguinte sistema operativo Windows® e os seguintes utilitários pré-instalados.
Windows 7 TOSHIBA Recovery Media Creator Assistente TOSHIBA TOSHIBA ConfigFree™ Cartões Flash TOSHIBA TOSHIBA Disc Creator
Manual do Utilizador 1-1
LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA Plug-in TOSHIBA Resolution+ para o Windows Media Player WinDVD BD para TOSHIBA Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA Corel Digital Studio para TOSHIBA Utilitário TOSHIBA eco TOSHIBA Bulletin Board. TOSHIBA ReelTime Utilitário TOSHIBA HW Setup Pacote de Valor Acrescentado TOSHIBA Aplicação TOSHIBA Web Camera Reconhecimento de Face TOSHIBA Estação de Serviço TOSHIBA Monitorizador de Estado de PC TOSHIBA Utilitário de Suspensão TOSHIBA Manual do Utilizador (este manual)
Poderá não ter todos os softwares indicados acima, dependendo do modelo que adquiriu.

Como Começar

Todos os utilizadores devem certificar-se de que lêem a secção Ligar
pela primeira vez.
Não se esqueça de ler o Manual de Instruções para Segurança e Conforto, incluído, para obter informações sobre a utilização correcta e segura deste computador. Este manual destina-se a ajudá-lo a ficar mais confortável e produtivo durante a utilização de um computador portátil. Se seguir as respectivas recomendações poderá reduzir as possibilidades de desenvolver lesões dolorosas ou incapacitantes nas mãos, braços, ombros ou pescoço.
Qosmio F750
Esta secção fornece informação básica para que comece a usar o seu computador. Abrange os seguintes tópicos:
Ligar o adaptador de alimentação de CA Abrir o painel do ecrã Ligar a alimentação eléctrica Ligar pela primeira vez Desligar a alimentação eléctrica Reiniciar o computador
Utilize um programa de verificação de vírus e certifique-se de que é actualizado regularmente.
Manual do Utilizador 1-2
Nunca formate suportes de armazenamento sem verificar os seus conteúdos, pois a formatação destrói os dados armazenados.
É uma boa ideia efectuar periodicamente cópias de segurança do disco rígido interno ou de outro dispositivo de armazenamento principal em suportes externos. Os suportes gerais de armazenamento não são estáveis, nem possuem grande longevidade, e sob determinadas situações poderão ocorrer perdas de danos.
Antes de instalar um dispositivo ou aplicação, guarde para o disco rígido ou para qualquer suporte de armazenamento quaisquer dados que se encontrem na memória. Desta forma poderá evitar perda de dados.

Ligar o adaptador de alimentação de CA

Ligue o adaptador de alimentação CA quando pretender carregar a bateria ou utilizar o computador ligado à tomada eléctrica. Esta é também a forma mais rápida de começar a utilizar o tablet, porque a bateria precisa de ser carregada antes de poder ser utilizada como fonte de energia.
O adaptador de alimentação de CA ajusta-se automaticamente a qualquer tensão entre 100 e 240 volts, e a uma frequência de 50 a 60 hertz, o que permite utilizar o computador em praticamente qualquer país ou região. O adaptador de alimentação de CA converte a corrente alterna em corrente contínua, reduzindo a tensão fornecida ao computador.
Utilize sempre o adaptador de alimentação de CA da TOSHIBA, fornecido com o computador, ou modelos alternativos recomendados pela TOSHIBA, para evitar o risco de incêndio ou outros danos no computador. A utilização de um adaptador de alimentação de CA incompatível poderá provocar um incêndio ou danos no computador, podendo resultar em ferimentos graves. A TOSHIBA não assume quaisquer responsabilidades por danos causados pela utilização de adaptadores de CA incompatíveis.
Nunca ligue o adaptador de alimentação de CA a uma fonte de electricidade que não corresponda à tensão e à frequência indicadas na etiqueta de especificações da unidade. Caso contrário, poderá provocar um incêndio ou choque eléctrico, que podem resultar em ferimentos graves.
Utilize ou adquira sempre um cabo de alimentação em conformidade com as especificações e requisitos de frequência e tensão para o país de utilização. Caso contrário, poderá provocar um incêndio ou choque eléctrico, que podem resultar em ferimentos graves.
Qosmio F750
Manual do Utilizador 1-3
Qosmio F750
O cabo de corrente fornecido cumpre as normas de segurança e regulamentos da região onde o produto é adquirido, e não deve ser usado noutra região. Para utilização noutras regiões, por favor adquira cabos de alimentação que cumpram as normas de segurança e regulamentos da região específica.
Não utilize uma ficha de conversão de 3 para 2 pinos. Quando ligar o adaptador de alimentação de CA ao computador, siga
sempre os passos pela ordem exacta, conforme descritos no Manual do Utilizador. A ligação do cabo de corrente a uma tomada eléctrica deve ser o último passo a executar, pois de outra forma a ficha de saída do adaptador de alimentação de CA pode apresentar carga eléctrica e provocar choque eléctrico ou ferimentos físicos menores ao ser tocada. Como precaução geral de segurança, evite tocar em quaisquer peças de metal.
Nunca coloque o seu computador, nem o adaptador de alimentação de CA, sobre superfícies de madeira, como móveis, ou quaisquer outras superfícies que possam ficar danificadas se forem expostas ao calor, porque as temperaturas da base do computador e do adaptador de alimentação de CA aumentam durante a utilização normal.
Coloque sempre o computador e o adaptador de alimentação de CA sobre uma superfície plana e rígida, que seja resistente aos danos provocados pelo calor.
Consulte o Manual de Instruções para Segurança e Conforto, incluído, para obter detalhes sobre precauções e instruções de manuseamento.
1. Ligue o cabo de alimentação ao adaptador de alimentação de CA.
Figura 1-1 Ligação do cabo de alimentação ao adaptador de alimentação de
Manual do Utilizador 1-4
CA (ficha de 2 pinos)
1
2
Qosmio F750
Figura 1-2 Ligação do cabo de alimentação ao adaptador de alimentação de
CA (ficha de 3 pinos)
Dependendo do modelo, poderá ser incluído com o computador um cabo de alimentação/adaptador de alimentação de CA com uma ficha de 2 ou de 3 pinos.
2. Ligue a saída de CC do adaptador de alimentação de CA à tomada DC IN 19V à parte de trás do computador.
Figura 1-3 Ligar a ficha de saída de CC ao computador
1. Entrada de alimentação DC IN 19V 2. Ficha de saída de CC
3. Ligue o cabo de alimentação a uma tomada eléctrica de parede - os indicadores da Bateria e DC IN, na parte da frente do computador, devem acender.

Abrir o painel do ecrã

O painel do ecrã pode ser aberto numa grande variedade de ângulos para permitir uma óptima visualização.
Segurando o computador com uma mão na zona do apoio para as mãos, para que o corpo principal do computador não se levante, erga lentamente o painel do ecrã. Isto permite-lhe ajustar o ângulo de forma a proporcionar a máxima luminosidade.
Manual do Utilizador 1-5
1
Qosmio F750
Figura 1-4 Abrir o painel do ecrã
1. Painel do ecrã
Tenha cuidados razoáveis ao abrir e fechar o painel do ecrã. A sua abertura ou fecho com violência podem danificar o computador.
Tenha cuidado para não abrir demasiadamente o painel do ecrã, pois poderia exercer demasiada força nas dobradiças do painel e causar danos.
Não pressione nem empurre directamente sobre o painel do ecrã. Não levante o computador pegando pelo painel do ecrã. Não feche o painel do ecrã se estiver alguma esferográfica ou outro
objecto entre o painel do ecrã e o teclado. Quando abrir ou fechar o painel do ecrã, coloque uma mão na zona
do apoio para as mãos, para segurar o computador, e utilize a outra mão para abrir ou fechar lentamente o painel do ecrã (não use força excessiva para abrir ou fechar o painel do ecrã).

Ligar a corrente eléctrica

Esta secção descreve como ligar a alimentação eléctrica - o indicador Energia indicará o estado da alimentação eléctrica. Consulte a secção
Monitorização do estado da alimentação eléctrica no Capítulo 5, Energia e
Modos de Arranque para obter mais informação.
Depois de ligar a alimentação pela primeira vez, não a desligue até ter configurado o sistema operativo.
Não é possível ajustar o volume durante a configuração do Windows.
Manual do Utilizador 1-6
1. Abra o painel do ecrã.
1
2. Mantenha premido o interruptor de corrente do computador durante dois ou três segundos.
Figura 1-6 Ligar a corrente eléctrica
1. Botão para Ligar/Desligar
O aspecto do produto varia consoante o modelo adquirido.

Ligar pela primeira vez

O ecrã inicial do Windows 7 é o primeiro a aparecer quando o computador é ligado. Siga as instruções que aparecerem no ecrã para instalar o sistema operativo correctamente.
Leia com atenção os Termos da Licença de Utilização do Software quando estes lhe forem apresentados.
Qosmio F750

Desligar a alimentação eléctrica

O computador pode ser desligado de uma das seguintes formas: Modo de Encerramento, Modo de Hibernação ou Modo de Suspensão.
Modo de Encerramento
Quando desliga a corrente no Modo de Encerramento, não são gravados dados e, quando voltar a ser ligado, o computador surgirá com o ecrã inicial do sistema.
1. Se tiver introduzido dados, grave-os no disco rígido ou noutro suporte de armazenamento.
Manual do Utilizador 1-7
Qosmio F750
2. Certifique-se de que o disco cessou toda a actividade antes de o remover.
Certifique-se de que o indicador da Unidade de Disco Rígido/ Unidade de Discos Ópticos está apagado. Se desligar a corrente
enquanto um disco estiver a ser usado, pode perder dados ou danificar o disco.
Nunca desligue a alimentação eléctrica enquanto uma aplicação estiver a funcionar. Tal poderá causar perda de dados.
Nunca desligue a alimentação eléctrica ou dispositivos externos de armazenamento, nem retire suportes de armazenamento, durante operações de leitura/escrita. Se o fizer, poderá perder dados.
3. Clique em Iniciar.
4.
Clique no botão Encerrar( ).
5. Desligue a alimentação de todos os periféricos que estejam ligados ao computador.
Não volte a ligar o computador nem os periféricos imediatamente. Aguarde um momento para evitar potenciais danos.
Modo de Suspensão
Se tiver de interromper o seu trabalho, pode desligar a corrente sem sair do software, colocando o computador em Modo de Suspensão. Neste modo, os dados são mantidos na memória principal do computador para que possa continuar a trabalhar a partir de onde interrompeu o trabalho, quando voltar a ligar o computador.
Quando tiver necessidade de desligar o computador, a bordo de um avião ou noutros locais onde exista regulação ou controlo de dispositivos electrónicos, desligue sempre o computador totalmente. Isto inclui desligar todas as funcionalidades de comunicações sem fios e cancelar as configurações que reactivem o computador automaticamente, como a função de gravação por temporizador. Se não encerrar o computador totalmente, o sistema operativo do computador pode reactivar-se para efectuar tarefas pré-programadas ou preservar dados não guardados, podendo interferir com sistemas de aviação ou outros e provocar ferimentos graves.
Antes de entrar no Modo de Suspensão, não se esqueça de guardar os seus dados.
Não instale nem remova um módulo de memória enquanto o computador estiver no Modo de Suspensão. O computador ou o módulo de memória poderiam ser danificados.
Manual do Utilizador 1-8
Qosmio F750
Não retire a bateria enquanto o computador estiver no Modo de Suspensão (excepto se o computador estiver ligado ao adaptador de alimentação de CA). Os dados existentes na memória poderão perder-se.
Quando o adaptador de alimentação de CA está ligado, o computador entra no Modo de Suspensão dependendo da configuração das Opções de Energia (para aceder a estas opções, clique em Iniciar ->
Painel de Controlo -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia).
Para retomar o funcionamento do computador a partir do Modo de Suspensão, prima e mantenha premido o botão de energia ou qualquer tecla do teclado durante um curto período de tempo. Note que as teclas do teclado apenas despertam o computador se a opção Despertar pelo teclado estiver activada no utilitário HW Setup.
Se houver uma aplicação de rede activa quando o computador entrar no Modo de Suspensão, essa aplicação poderá não estar a funcionar quando o computador voltar a ser ligado e despertar do Modo de Suspensão.
Para impedir que o computador entre automaticamente no Modo de Suspensão, desactive esta opção nas Opções de Energia (para aceder a estas opções, clique em Iniciar -> Painel de Controlo -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia).
Para utilizar a função de Suspensão Híbrida, deve configurá-la nas Opções de Energia.
Vantagens do Modo de Suspensão
A função do Modo de Suspensão proporciona as seguintes vantagens:
Repõe o ambiente de trabalho anterior mais rapidamente do que a função do Modo de Hibernação.
Poupa energia ao encerrar o sistema quando não se verificam introduções de dados ou acesso ao hardware durante o tempo determinado na função de Modo de Suspensão do sistema.
Permite a utilização da função de desligar através do painel do ecrã.
Entrar em Modo de Suspensão
Pode também activar o Modo de Suspensão premindo FN + F3 - Consulte a secção sobre as funções das Teclas Rápidas no Capítulo 3, Princípios Básicos de Utilização, para ver mais detalhes.
Pode entrar no modo de suspensão usando uma de três formas:
Clique em Iniciar, aponte para o ícone de seta ( ) e seleccione Suspensão no menu.
Manual do Utilizador 1-9
Qosmio F750
Feche o painel do ecrã. Note que esta função tem de estar activada nas Opções de energia (para aceder a estas opções, clique em
Iniciar -> Painel de controlo -> Sistema e segurança -> Opções de energia).
Prima o botão Ligar/Desligar. Note que esta função tem de estar activada nas Opções de energia (para aceder a estas opções, clique em Iniciar -> Painel de controlo -> Sistema e segurança -> Opções de energia).
Quando voltar a ligar a alimentação eléctrica, pode continuar a partir de onde ficou quando encerrou o computador.
Quando o computador se encontra em Modo de Suspensão, o indicador de energia fica intermitente em cor-de-laranja.
Se estiver a utilizar o computador apenas com a energia da bateria, pode prolongar o tempo total de operacionalidade se o encerrar em Modo de Hibernação - o Modo de Suspensão consome mais energia quando o computador está desligado.
Limitações do Modo de Suspensão
O Modo de Suspensão não funciona nas seguintes condições:
Se o computador for ligado imediatamente após ter sido encerrado. Se os circuitos da memória estiverem expostos a electricidade
estática ou ruído eléctrico.
Modo de Hibernação
A função do Modo de Hibernação guarda o conteúdo da memória no disco rígido quando o computador é desligado, para que possa ser reposto o estado de funcionamento anterior quando o computador voltar a ser ligado. Note que a função do Modo de Hibernação não guarda o estado de quaisquer dispositivos periféricos ligados ao computador.
Guarde os seus dados. Ao entrar no Modo de Hibernação, o computador guarda o conteúdo da memória na unidade de disco rígido. No entanto, por questões de segurança, recomenda-se que guarde os seus dados manualmente.
Perderá dados se retirar a bateria ou desligar o adaptador de alimentação de CA antes da gravação de dados estar concluída. Aguarde até que o indicador de Unidade de Disco Rígido/Unidade de Discos Ópticos se apague.
Não instale nem remova um módulo de memória enquanto o computador estiver no Modo de Hibernação. Perderia dados.
Vantagens do Modo de Hibernação
A função do Modo de Hibernação proporciona as seguintes vantagens:
Manual do Utilizador 1-10
Qosmio F750
Guarda os dados no disco rígido quando o computador é desligado automaticamente devido ao facto da bateria estar com pouca carga.
Pode voltar imediatamente ao seu ambiente de trabalho quando ligar o computador.
Poupa energia ao encerrar o sistema quando não se verificam introduções de dados ou acesso ao hardware durante o tempo determinado na função Hibernação do sistema.
Permite a utilização da função de desligar através do painel do ecrã.
Iniciar o Modo de Hibernação
Pode também activar o Modo de Hibernação premindo FN + F4 - Consulte a secção sobre as funções das Teclas Rápidas no Capítulo 3, Princípios Básicos de Utilização, para ver mais detalhes.
Para entrar no Modo de Hibernação, siga os passos indicados abaixo.
1. Clique em Iniciar.
2.
Aponte para o ícone de seta ( ) e seleccione Hibernar no menu.
Modo de Hibernação Automática
O computador pode ser configurado para entrar automaticamente no Modo de Hibernação quando premir o botão de energia ou fechar o painel do ecrã. Pode seguir os passos descritos abaixo para definir esta configuração:
1. Clique em Iniciar e, em seguida, em Painel de controlo.
2. Clique em Sistema e segurança e, em seguida, em Opções de
energia
3. Clique em Escolher o que os botões de energia fazem ou Escolher o que acontece quando o painel do ecrã é fechado.
4. Active as definições necessárias para o Modo de Hibernação:
Quando eu premir o botão de energia e Quando eu fechar o painel.
5. Prima o botão Guardar alterações.
Gravação de dados no Modo de Hibernação
Quando se encerra o computador no Modo de Hibernação, o computador demora algum tempo a gravar os dados registados na memória para o disco rígido. Durante esse tempo, o indicador da Unidade de Disco Rígido/Unidade de Discos Ópticos acende-se.
Após desligar o computador e os dados da memória serem gravados no disco rígido, desligue a alimentação eléctrica de quaisquer dispositivos periféricos.
Manual do Utilizador 1-11
Não volte a ligar o computador nem os outros dispositivos imediatamente. Aguarde um momento para que todos os condensadores descarreguem por completo.

Reiniciar o computador

Existem certas situações que exigem a reinicialização do computador. Por exemplo:
Alterar certas configurações do computador. A ocorrência de um erro que faça com que o computador deixe de
responder aos comandos do teclado.
Se tiver necessidade de reiniciar o computador, existem três formas de o fazer:
Clique em Iniciar, aponte para o ícone de seta ( ) e seleccione Reiniciar no menu.
Prima CTRL, ALT e DEL simultaneamente (uma vez) para fazer aparecer a janela de menu e, em seguida, seleccione Reiniciar nas Opções de encerramento.
Prima o botão de alimentação (Power) e mantenha-o premido durante cinco segundos. Assim que o computador se tiver desligado, aguarde entre dez e quinze segundos até voltar a ligá-lo premindo o botão de ligar/desligar.
Qosmio F750
Manual do Utilizador 1-12
Capítulo 2
4 5 6 7 8
1
2
3
Descrição geral
Este capítulo apresenta os vários componentes do computador. Recomendamos que se familiarize com cada um deles antes de utilizar o computador.
Nota legal (Ícones não aplicáveis) Para obter mais informações sobre os ícones não aplicáveis, consulte a
secção Notas Legais, no Apêndice C.
Quando utilizar o computador, faça-o com cuidado para evitar riscar ou danificar a superfície.

Parte da frente com o ecrã fechado

A figura seguinte mostra a parte frontal do computador com o painel do ecrã na posição fechada.
Figura 2-1 Frente do computador com o painel do ecrã fechado
Qosmio F750
1. Ranhura para suportes de memória
2. Janela do receptor de infravermelhos*
3. Indicador de comunicações sem fios
4. Indicador DC IN (adaptador de alimentação CA)
* Incluída em alguns modelos. O aspecto do produto varia consoante o modelo adquirido.
Manual do Utilizador 2-1
5. Indicador de energia
6. Indicador da bateria
7. Indicador de Disco Rígido/Unidade de Discos Ópticos
8. Indicador da ranhura para suportes de memória
Qosmio F750
Ranhura para su­portes de memória
Esta ranhura permite utilizar cartões de memória SD™/SDHC™/SDXC™, miniSD™/microSD™, Memory Stick® (Duo™/PRO™/PRO Duo™/ Micro™), xD-Picture Card™ e MultiMediaCard™. Consulte a secção Dispositivos opcionais no Capítulo 3, Princípios Básicos de Operação para obter mais informações.
Mantenha os objectos metálicos estranhos, como parafusos, agrafos e clips, afastados da ranhura para suportes de memória. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito, podendo causar danos ou risco de incêndio de que poderão resultar ferimentos graves.
Janela do receptor de infravermelhos
Esta é uma janela de sensor que recebe sinais do Controlo Remoto que é fornecido com alguns modelos.
Os modelos que não incluem controlo remoto não possuem um receptor de infravermelhos, pelo que não podem ser operados por controlo remoto.
Indicador de comuni­cações sem fios
O Indicador de Comunicações sem fios acende com uma luz de cor laranja quando as funções de Comunicações sem fios estão ligadas.
Alguns modelos estão equipados com funções de comunicações sem fios.
Indicador DC IN (adaptador de alimen­tação de CA)
O indicador DC IN acende-se normalmente com a cor branca quando está a ser fornecida corrente contínua pelo adaptador de alimentação de CA.
Indicador de energia O indicador de Energia normalmente acende-se
com a cor branca quando o computador está ligado. No entanto, se desligar o computador passando para o Modo de Suspensão, este indicador fica intermitente com a cor laranja ­ligado durante dois segundo e desligado durante dois segundos, aproximadamente - tanto durante o encerramento do sistema como durante todo o tempo em que estiver desligado.
Manual do Utilizador 2-2
43 51 2
Qosmio F750
Indicador da bateria O indicador de Bateria indica o estado de carga
da bateria - a cor branca indica uma carga completa, laranja indica que a bateria está a carregar e laranja intermitente indica uma carga reduzida.
Consulte o Capítulo 5, Energia e Modos de
Arranque para obter mais informação sobre esta
função.
Indicador de Disco Rígido/Unidade de Discos Ópticos
Indicador da ranhura para suportes de me­mória

Lado esquerdo

A figura seguinte mostra o lado esquerdo do computador.
1. Porta para monitor RGB externo
2. Ranhuras de ventilação 5. Porta de saída HDMI
3. Porta Universal Serial Bus (USB 2.0)
O aspecto do produto varia consoante o modelo adquirido.
O indicador de Unidade de Disco Rígido/ Discos Ópticos pisca com cor branca sempre que o computador aceder à unidade de disco rígido ou à unidade de discos ópticos incorporada.
O indicador da ranhura para suportes de memória pisca com a cor branca quando o computador está a aceder à ranhura para suportes de memória.
Figura 2-2 O lado esquerdo do computador
4. Porta Universal Serial Bus (USB 2.0 ou 3.0)
Porta de monitor RGB externo
Porta VGA analógica de 15 pinos. Consultar no Anexo A a informação sobre as ligações dos pinos da porta para o monitor RGB externo.
Esta porta permite ligar um monitor RGB externo ao computador.
Ranhuras de ventila­ção
Manual do Utilizador 2-3
As ranhuras de ventilação ajudam a impedir o sobreaquecimento do processador.
Qosmio F750
Porta Universal Serial Bus (USB 2.0)
Porta Universal Serial Bus (USB 2.0 ou 3.0)
Porta de saída HDMI A porta de saída HDMI pode ser ligada a um
Note que não é possível confirmar o funcionamento de todas as funções de todos os dispositivos USB que estão disponíveis. Em face disto, poderá notar que algumas funções associadas a um dispositivo em particular poderão não funcionar correctamente.
O computador possui uma porta Universal Serial Bus, em conformidade com a norma USB 2.0, no lado esquerdo.
O computador possui uma porta Universal Serial Bus, em conformidade com a norma USB 2.0 ou
3.0, no lado esquerdo. O tipo da porta pode variar, dependendo do
modelo que adquiriu. A porta de cor azul é a porta USB 3.0.
A porta USB 2.0 está em conformidade com a norma USB 2.0 e não é compatível com dispositivos USB 3.0.
A porta USB 3.0 está em conformidade com a norma USB 3.0 sendo também compatível com dispositivos que utilizem a norma USB 2.0.
A porta com o ícone de Suspensão e Carregamento).
cabo HDMI com um conector do tipo A.
possui a funcionalidade
Mantenha os objectos metálicos estranhos, como parafusos, agrafos e clips, afastados da porta USB. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito, podendo causar danos ou risco de incêndio no seu , resultando possivelmente em ferimentos graves.
Não bloqueie as ranhuras de ventilação. Mantenha os objectos metálicos estranhos, como parafusos, agrafos e clips, afastados das ranhuras de ventilação. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito, podendo causar danos ou risco de incêndio de que poderão resultar ferimentos graves.

Lado direito

A figura seguinte mostra o lado direito do computador.
Manual do Utilizador 2-4
341 2 3
Qosmio F750
Figura 2-3 O lado direito do computador
1. Tomada para auscultadores 3. Porta Universal Serial Bus (USB 2.0)
2. Entrada para microfone Unidade de discos ópticos
Saída para ausculta­dores
Entrada para micro­fone
Uma ficha mini de 3,5 mm para auscultadores permite a ligação de auscultadores estéreo.
Uma tomada de microfone mini de 3,5 mm permite ligar uma mini ficha de três condutores, para introdução de som estéreo a partir de um microfone. A ficha de microfone tem uma função Dormir e
música.
O sistema de som integrado é compatível com os altifalantes e microfone internos do computador; permite ainda a ligação de um microfone e auscultadores externos através das fichas apropriadas.
Porta Universal Serial Bus (USB 2.0)
Duas portas Universal Serial Bus, em conformidade com a norma USB 2.0, no lado direito do computador.
Note que não é possível confirmar o funcionamento de todas as funções de todos os dispositivos USB que estão disponíveis. Em face disto, poderá notar que algumas funções associadas a um dispositivo em particular poderão não funcionar correctamente.
Mantenha os objectos metálicos estranhos, como parafusos, agrafos e clips, afastados da porta USB. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito, podendo causar danos ou risco de incêndio no seu , resultando possivelmente em ferimentos graves.
Unidade de discos ópticos
O computador pode ser configurado com uma unidade DVD Super Multi, Blu-ray™ Combo ou Blu-ray™ Writer (BDXL™).
Não é possível ler discos DVD-RAM de 2,6 GB e 5,2 GB, nem gravar neles.
Manual do Utilizador 2-5

Parte traseira

213 4
6
5
A figura seguinte mostra a parte traseira do computador.
1. Ranhura para o fecho de segurança 4. Entrada de alimentação DC IN 19V
2. Entrada para sintonizador de TV* 5. Patilha de libertação da bateria
3. Porta de LAN 6. Fecho de segurança da bateria
* Incluída em alguns modelos. O aspecto do produto varia consoante o modelo adquirido.
Qosmio F750
Figura 2-4 Parte traseira do computador
Ranhura para o fecho de segurança
Para dificultar o furto do computador, pode fixar um cabo de segurança a esta ranhura e a uma secretária ou a outro objecto de grandes dimensões.
Entrada para sintoni­zador de TV
Ligue o cabo coaxial a esta porta para ver ou gravar programas de TV no seu computador.
As dimensões e a forma da ficha do sintonizador de TV variam consoante a região.
Alguns modelos estão equipados com um sintonizador de TV.
Ficha para rede LAN Esta entrada permite-lhe ligar-se a uma LAN. O
adaptador possui suporte integrado para LAN Ethernet (10 megabits por segundo, 10BASE-T), LAN Fast Ethernet LAN (100 megabits por segundo, 100BASE-TX) ou LAN Gigabit Ethernet (1000 megabits por segundo, 1000BASE-T). Consulte o Capítulo 3, Princípios Básicos de
Utilização, para obter mais informações.
Não ligue à entrada de LAN qualquer outro cabo que não seja de LAN. Poderia provocar danos ou mau funcionamento.
Não ligue o cabo de LAN a uma fonte de alimentação. Poderia provocar danos ou mau funcionamento.
Manual do Utilizador 2-6
Qosmio F750
Entrada de alimenta­ção DC IN 19V
Trinco de libertação da bateria
Fecho de segurança da bateria
Duração da bateria (nota legal) Para obter mais informações sobre a duração da bateria, consulte a
secção "Notas Legais", no Apêndice C.
O adaptador de alimentação de CA é ligado a esta entrada para alimentar o computador e carregar as baterias internas. Note que apenas deverá utilizar o modelo de adaptador de alimentação de CA que foi fornecido com o computador no momento da compra. A utilização de um adaptador de alimentação de CA desadequado pode danificar o computador.
Deslize este fecho para a posição de desbloquear e mantenha-o nessa posição para libertar o módulo da bateria para o poder remover.
Para obter informação detalhada sobre como remover a bateria, consulte o Capítulo 5, Energia
e Modos de Arranque.
Desloque este fecho para a posição de desbloquear para libertar o módulo de bateria para o poder remover.

Parte inferior

A figura seguinte mostra a parte inferior do computador. Certifique-se de que o ecrã está fechado antes de virar o computador, para evitar causar quaisquer danos.
Manual do Utilizador 2-7
2
4
3
1
Qosmio F750
Figura 2-5 A parte inferior do computador
1. Ranhuras de ventilação 3. Módulo da bateria
2. Ranhura para módulo de memória 4. Patilha de libertação da bateria
Ranhuras de ventila­ção
As ranhuras de ventilação ajudam a impedir o sobreaquecimento do processador.
Não bloqueie as ranhuras de ventilação. Mantenha os objectos metálicos estranhos, como parafusos, agrafos e clips, afastados das ranhuras de ventilação. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito, podendo causar danos ou risco de incêndio de que poderão resultar ferimentos graves.
Para manter o seu computador em excelentes condições de funcionamento, proteja a sua área de trabalho contra poeira, humidade e a incidência directa dos raios solares. Quando utilizar o computador em áreas com poeiras, a sujidade e os detritos poderão acumular-se nas ranhuras de ventilação na parte inferior do computador. Se tal acontecer, a poeira acumulada pode causar má dissipação de calor, o que pode resultar em que o computador se desligue durante a utilização. Limpe com cuidado as poeiras acumuladas nas superfície das grelhas de ventilação utilizando um pano limpo.
Manual do Utilizador 2-8
1112
10
7
8
1
6
5
7
13
4
2 3
9
14
Qosmio F750
Ranhura para módulo de memória
A ranhura para módulo de memória permite a instalação de um módulo adicional ou a substituição/remoção do existente.
Podem ser instalados módulos de memória de 1 GB, 2 GB, 4 GB nas duas ranhuras para memória do computador, para se obter o máximo de 8 GB de memória do sistema. A quantidade real de memória utilizável no sistema será inferior ao total dos módulos de memória instalados.
Consulte a secção Módulo de memória adicional no Capítulo 3, Princípios Básicos de Utilização.
Módulo de bateria O módulo de bateria recarregável de iões de lítio
fornece energia ao computador quando o adaptador de alimentação de CA não está ligado.
Para obter informação detalhada sobre a utilização da bateria, consulte o Capítulo 5,
Energia e Modos de Arranque

Parte frontal com o ecrã aberto

Esta secção apresenta o computador com o painel do ecrã aberto. Para abrir o ecrã, basta levantá-lo e posicioná-lo num ângulo de visão que seja confortável para si.
Figura 2-6 Parte frontal do computador com o painel do ecrã aberto
Manual do Utilizador 2-9
Qosmio F750
Figura 2-7 Parte frontal do computador com o painel do ecrã aberto
1. Antenas da LAN sem fios, antenas da WAN/WiMAX sem fios (não mostradas)*
2. LED da Câmara Web 9. Microfone
3. Câmara web 10. Botões de controlo do Touch Pad
4. Ecrã 11. Touchpad
5. Dobradiça do ecrã 12. Botão para LIGAR/DESLIGAR o
6. Botão para Ligar/Desligar 13. Teclado
7. Altifalantes estéreo 14. Interruptor do sensor do LCD
* Incluída em alguns modelos. O aspecto do produto varia consoante o modelo adquirido.
8. Botões de função*
Touch Pad
(não mostrado)
Antenas da LAN Sem Fios
Alguns computadores desta série estão equipados com antenas de LAN Sem Fios.
LAN Sem Fios (nota legal) Para obter mais informações sobre LAN sem fios, consulte a secção Notas
Legais, no Apêndice C.
Antenas WAN/WiMAX sem fios
Alguns computadores desta série estão equipados com antenas de WAN/WiMAX sem fios.
LED da Câmara Web O LED da Câmara Web acende quando ela está
a funcionar.
Câmara web A Câmara Web é um dispositivo que permite
gravar vídeo e tirar fotografias com o computador. Pode utilizá-la para transmitir vídeo em "chat" ou em videoconferência utilizando uma ferramenta de comunicações como o Windows
Live Messenger. A aplicação TOSHIBA Web Camera ajuda a aplicar vários efeitos visuais aos
seus vídeos e às suas fotografias. Permite a transmissão de vídeo e a utilização de
vídeo em sessões de "chat" via Internet através de aplicações específicas.
Consulte a Ajuda Online para a Aplicação Câmara Web para obter mais informações.
Não aponte a câmara web directamente para o Sol. Não toque na objectiva da câmara web, nem a pressione com força.
Se o fizer, poderá reduzir a qualidade da imagem. Utilize um pano de limpeza de lentes ou outro pano macio para limpar a objectiva se estiver suja.
Manual do Utilizador 2-10
Qosmio F750
Para fazer gravações em ambientes com pouca luz, seleccione "Modo nocturno" para obter uma imagem mais luminosa e com menos ruído.
Ecrã de visualização Ecrã LCD de 39,6cm (15,6"), configurado com as
seguintes resoluções:
FHD, 1920 x 1080 pontos (horizontal x horizontal)
HD, 1366 x 768 pontos (horizontal x vertical)
Note que quando o computador funciona com energia fornecida pelo adaptador de alimentação de CA, a imagem apresentada no ecrã incorporado é mais brilhante do que quando funciona com energia proveniente apenas da bateria. Esta diferença nos níveis de luminosidade destina-se a poupar energia durante o funcionamento apenas com bateria.
Nota legal (LCD) Para obter mais informações sobre o LCD, consulte a secção Notas
Legais, no Apêndice C.
Dobradiças do ecrã As dobradiças do ecrã permitem que o painel do
ecrã seja posicionado em vários ângulos que facilitam a visão.
Botão para Ligar/De­sligar
Prima este botão para ligar e desligar a alimentação eléctrica do computador.
Altifalantes estéreo Os altifalantes emitem som gerado pelo
software, bem como alarmes sonoros como o alarme de bateria fraca gerado pelo sistema.
Botões de função Estão disponíveis para utilização sete botões.
Estes botões permitem gerir as funções de som e imagem, executar aplicações e ter acesso a utilitários.
Microfone O microfone incorporado permite-lhe gravar sons
para as suas aplicações. Consulte a secção
Sistema de Som no Capítulo 3, Princípios
Básicos de Utilização, para obter mais informação.
Botões de controlo do Touch Pad
Os botões de controlo localizados abaixo do Touchpad permitem seleccionar opções de menu ou manipular texto e gráficos designados pelo apontador do ecrã.
Manual do Utilizador 2-11
Qosmio F750
Touch Pad O Touch Pad que se encontra no apoio para as
mãos é utilizado para controlar o ponteiro no ecrã. Para mais informação, consulte a secção
Utilização do Touchpad no Capítulo 3, Princípios
Básicos de Utilização.
Botão para Ligar/De­sligar o Touchpad
Teclado O teclado interno possui uma secção de teclas
Interruptor do sensor do LCD
Não coloque quaisquer objectos magnéticos perto deste interruptor, pois poderão fazer com que o computador entre automaticamente no Modo de Hibernação e encerre, mesmo que a função de desligar pelo painel do ecrã esteja desactivada.
Prima este botão para activar ou desactivar o funcionamento do Touch Pad.
numéricas sobrepostas, teclas dedicadas para o controlo do cursor e as teclas e .
Consulte a secção O Teclado no Capítulo 3, Princípios Básicos de Funcionamento, para mais informações.
Este interruptor detecta quando o painel do ecrã do computador é fechado ou aberto e activa a função de ligar/desligar pelo painel como adequado. Por exemplo, quando se fecha o ecrã, o computador entra em Modo de Hibernação e encerra. Depois, quando o ecrã for novamente aberto, o computador inicia automaticamente o seu funcionamento e volta à aplicação em que estava a trabalhar anteriormente.
Pode especificar isto nas Opções de energia. Para aceder e estas opções, clique em Iniciar ->
Painel de controlo -> Sistema e Segurança -> Opções de energia.

Botões de função

Esta secção descreve os botões existentes no painel frontal operacional, no modo Windows.
Estão disponíveis para utilização sete botões: eco, Ligar/desligar as comunicações sem fios, Botão programável (ou 3D,
dependendo do modelo que adquiriu), Leitura/Pausa de CD/DVD, Silêncio, Volume-, Volume+.
Manual do Utilizador 2-12
Qosmio F750
Toque nos botões apenas com os seus dedos. Não prima os botões com demasiada força, nem utilize uma esferográfica ou outro objecto pontiagudo para tocar nos botões. Se o fizer, poderá danificar os botões.
Figura 2-8 Botões de função (modelos sem a funcionalidade 3D sem óculos)
Figura 2-9 Botões de função (modelos com a funcionalidade 3D sem óculos)
botão eco Toque neste botão para abrir o utilitário
TOSHBIA eco. Este botão liga/desliga o Modo eco. Quando o modo eco está Ligado, o ícone fica verde. Quando o modo eco está Desligado, o ícone fica cinzento.
Botão para ligar/desli­gar as comunicações
Toque neste botão para ligar ou desligar as funções de comunicações sem fios.
sem fios
Botão programável Alguns modelos têm um botão programável.
Toque neste botão para lançar o Bulletin Board. Depois de lançado o Bulletin Board, este botão permite-lhe ver o Bulletin Board sobreposto, ou comutar entre vários Boards.
Botão 3D Alguns modelos têm um botão 3D.
Toque neste botão para activar e desactivar a função 3D.
Este botão também permite activar ou desactivar a função de conversão 2Dto3D DVD.
Botão de Leitura/Pau­sa do CD/DVD
Toque neste botão para lançar a aplicação de reprodução correspondente de acordo com o tipo de disco introduzido.
Este botão também lhe permite ler/interromper capítulos ou pistas depois de lançar a aplicação de leitura.
Manual do Utilizador 2-13
Qosmio F750
Botão Silêncio/Ilumi­nação
Volume - Toque neste botão para diminuir o volume do
Volume + Toque neste botão para aumentar o volume do

Controlo remoto

Este computador inclui um controlo remoto que lhe permite controlar algumas das funções do seu computador à distância.
Pode utilizar o controlo remoto com o Media Center do Windows para reproduzir discos e vídeos, para ver fotografias e para ver e gravar programas de televisão.
O controlo remoto ajuda-o a navegar no Media Center do Windows, da mesma forma que um controlo remoto controla as opções de TV por cabo ou controla a reprodução de um filme num videogravador ou num leitor de DVD.
Utilizando o controlo remoto, pode:
Navegar em todas as janelas do Media Center do Windows e controlá-las.
Controlar a visualização do vídeo ou do sinal de televisão. Colocar e tirar o computador do Modo de Suspensão.
Consulte a secção Utilizar o controlo remoto neste capítulo, para obter informações sobre como utilizar o controlo remoto e como instalar e substituir as pilhas.
Depende do modelo adquirido Toque neste botão para ligar ou desligar o som. Toque neste botão para ligar ou desligar a
iluminação.
som.
som.
Manual do Utilizador 2-14
Figura 2-10 Controlo Remoto
5
4
2
3
9
8
12
14
17
16
19
25
22
6
7
1
10
11
13
15
18
20
21
23
24
Qosmio F750
1. Alimentação eléctrica
8. Botão Vermelho
14. Controlo de canal/página
20. Pausa
2. Iniciar 9. Botão Verde 15. Setas e OK 21. Stop
3. Teletexto 10. Botão Amarelo
16. Silêncio ou iluminação
22. Controlo do volume
4. TV gravada 11. Botão Azul 17. Repetir 23. Reproduzir
5. Guia 12. Back (Voltar) 18. Saltar 24. FWD (Avanço
rápido)
6. TV em directo 13. Mais informações
7. Menu DVD
19. Gravar 25. REW (Retroceder)
Alimentação Eléctrica Inicia ou encerra o Sistema Operativo. Este
botão funciona como o Interruptor de alimentação do seu computador. Por predefinição, o Modo de Suspensão é equivalente ao estado Desligado do seu
Iniciar Abre o Media Center do Windows na janela
Teletexto Inicia ou encerra o modo de Teletexto.
Manual do Utilizador 2-15
computador. Para alterar estas definições, clique em Iniciar -> painel de controlo -> Sistemas e segurança -> Opções de energia. Estão disponíveis as quatro opções seguintes: Não fazer nada, Suspender, Hibernar e Encerrar.
principal.
Qosmio F750
TV gravada Permite-lhe começar a gravar programas de TV.
A função de TV gravada do Media Center do Windows será activada.
Guia Abre o guia de programação de televisão para
visualizar os canais de TV disponíveis e os programas de TV para ver e gravar.
TV em directo Um atalho para a visualização em ecrã completo.
Também o coloca no mesmo ponto do programa de TV em directo se tiver feito pausa na TV em directo.
Menu DVD Abre o menu principal de um filme DVD, se
estiver disponível.
Botões Vermelho, Verde, Amarelo e Azul
Passa para uma ligação de registo. Estes botões não existem em alguns modelos.
Voltar Apresenta a janela anterior.
Mais informações Este botão tem a mesma função que o botão
secundário (direito) do rato. Utilize-o para ver mais opções executáveis.
Canal/Página aci­ma(+) e abaixo (-)
Muda o canal de TV ou move uma página acima e abaixo, dependendo das opções disponíveis.
Setas e OK Setas: Deslocam o cursor para navegar na
janela do Media Center do Windows. OK: Selecciona a acção desejada ou opção na
janela. Funciona como a tecla ENTER.
Silêncio ou ilumina­ção
Dependendo do modelo que adquiriu, liga ou desliga o som ou a iluminação do computador.
Repetir Move media para trás (sete segundos para
vídeos e TV ao vivo, uma faixa de música ou um capítulo nos DVD de cada vez).
Saltar Avança a reprodução (30 segundos para vídeos
e TV ao vivo, uma faixa de música ou um capítulo de DVD).
Manual do Utilizador 2-16
Gravar Grava o programa de TV seleccionado e guarda-
o na sua unidade de disco rígido.
Pausa Faz uma pausa no áudio, vídeo ou no programa
de TV ao vivo ou gravado.
Interromper Para o suporte a ser reproduzido actualmente
Controlo de volume Aumenta ou reduz o volume do som quando
estiver a ver TV, DVDs, ou ouvir CDs.
Reproduzir Reproduz o suporte seleccionado.
FWD (Avanço rápido) Faz avançar o suporte de media (vídeo, disco,
música ou outro) para uma posição mais à frente.
REW (Retroceder) Faz recuar o suporte de media (vídeo, disco,
música ou outro) para uma posição anterior.

Utilização do telecomando

Alguns computadores incluem uma unidade de controlo remoto que permite controlar algumas das funções do computador à distância.
O controlo remoto foi concebido especificamente para este computador.
Alguns programas podem não suportar as funções de telecomando.
Qosmio F750
Alcance de funcionamento do telecomando
Aponte o controlo remoto para o computador e prima um botão. O ângulo de funcionamento e a distância são indicados abaixo.
Distância Dentro de 5 m a partir da janela do receptor de
infravermelhos.
Ângulo Dentro de um ângulo de 30 graus na horizontal e
15 graus na vertical em relação à janela do receptor de infravermelhos.
Manual do Utilizador 2-17
15˚
15˚
5m
30˚
30˚
Qosmio F750
Figura 2-11 Alcance de funcionamento do controlo remoto
O aspecto do controlo remoto fornecido pode variar consoante o modelo que tiver adquirido.
Mesmo que o controlo remoto esteja dentro do alcance como descrito acima, pode não funcionar correctamente nos seguintes casos.
Quando existir um obstáculo entre a janela do receptor de infravermelhos do seu computador e o controlo remoto.
Quando a luz directa do sol ou uma luz fluorescente forte incidir directamente sobre a janela do receptor de infravermelhos.
Quando a janela do receptor de infravermelhos ou a parte de emissão de infravermelhos do controlo remoto estiver suja.
Quando outros computadores que utilizam telecomandos por infravermelhos são utilizados na proximidade do seu computador.
Quando as pilhas estão fracas.

Instalar/substituir a bateria

Certifique-se de que instala a pilha fornecida antes de utilizar o controlo remoto.
Guarde as pilhas do controlo remoto fora do alcance das crianças. Caso uma criança engula uma pilha, isto pode constituir um risco de sufocação. Caso isto aconteça, consulte imediatamente o seu médico.
Siga as precauções que se seguem para as pilhas do controlo remoto.
Não utilize uma pilha de um tipo diferente do especificado. Certifique-se de que insere a pilha com as polaridades correctamente
alinhadas (+ ou -). Não recarregue, não aqueça não desmonte, não coloque em curto-
circuito, nem exponha as pilhas a chamas.
Manual do Utilizador 2-18
RC6
ir
Made in China
MCE IR Remote Control Model: G83C000BF116
1x 3V CR2032 Lithium battery
Qosmio F750
Não use pilhas cuja data de validade recomendada já tenha chegado ao fim, ou que estejam completamente descarregadas.
Não utilize diferentes tipos de pilhas ou pilhas gastas e novas ao mesmo tempo.
Não transporte pilhas juntamente com colares, ganchos de cabelo ou outros acessórios metálicos.
Ao armazenar ou eliminar as pilhas usadas, não se esqueça de colocar fita isolante, nos seus terminais (+ e -) para evitar curtos circuitos.
Caso não siga estas indicações, pode ocorrer aquecimento, fuga de líquido ou explosão. Isto pode causar queimaduras ou lesões pessoais. Caso o fluido das pilhas entre em contacto com a pele ou vestuário, lave­os imediatamente com água limpa. Caso o fluido das pilhas entre em contacto com os olhos, passe-os imediatamente por água limpa e consulte o seu médico. Não toque com o fluido das pilhas em instrumentos ou dispositivos com as mãos desprotegidas. Limpe com um pano ou lenço de papel.
Quando a pilha fornecida com o controlo remoto estiver gasta, substitua-a por uma pilha de do tipo CR2032. Outros tipos de pilhas não devem ser utilizadas.
Instalar e substituir a pilha
1. Abra a tampa do compartimento das pilhas, na parte de trás do controlo remoto.
2. Deslize a pilha para fora do compartimento para a pilha
Figura 2-12 Instalar/substituir a pilha
3. Introduza a pilha na devida posição. Certifique-se de que coloca a pilha com as polaridades nas posições correctas. Empurre-a para a frente para que encaixe no compartimento para a pilha.
4. Feche a tampa do compartimento da bateria.

Componentes de Hardware Internos

Esta secção descreve os componentes de hardware internos do seu
Manual do Utilizador 2-19
computador. As especificações reais podem variar, dependendo do modelo que
adquiriu.
Qosmio F750
CPU O tipo de processador depende do modelo.
Para verificar o tipo de processador fornecido com o seu modelo, abra o utilitário TOSHIBA PC Diagnostic Tool clicando em Iniciar -> Todos
os programas -> TOSHIBA -> Utilitários -> Ferramenta de Diagnóstico de PC.
CPU (nota legal) Para obter mais informações sobre o CPU, consulte a secção Notas
Legais, no Apêndice C.
Unidade de Disco Rígido ou Unidade de Estado Sólido
A capacidade da unidade de disco rígido depende do modelo.
Para verificar qual o tipo de Disco Rígido/SSD (Unidade de Estado Sólido) fornecido com o seu modelo, abra o utilitário Ferramentas de Diagnóstico do PC (PC Diagnostic Tool) da TOSHIBA fazendo clique em Iniciar -> Todos
os programas -> TOSHIBA -> Utilitários -> Ferramentas de Diagnóstico do PC
Note que parte da capacidade do disco rígido é reservada para espaço de administração.
Neste manual, os termos “HDD” e “unidade de disco rígido” também se referem à unidade SSD, excepto se for declarado algo em contrário.
As unidades SSD são suportes de armazenamento de grande capacidade que utilizam memória em estado sólido, em vez de um disco magnético como o que utilizam as unidades de disco rígido.
Em determinadas condições pouco habituais de inactividade prolongada e/ ou exposição a temperaturas elevadas, a unidade SSD poderá apresentar falhas na retenção de dados.
Capacidade do disco rígido (nota legal) Para obter mais informações sobre a capacidade do disco rígido, consulte
a secção Notas Legais, no Apêndice C.
Bateria do RTC A bateria interna alimenta o relógio de tempo real
(RTC) e o calendário.
Manual do Utilizador 2-20
Qosmio F750
RAM de vídeo É a memória da placa gráfica do computador,
utilizada para conter as imagens que são apresentadas no ecrã.
A quantidade de RAM de vídeo disponível depende da quantidade de memória de sistema do computador.
Iniciar -> Painel de controlo -> Aspecto e Personalização -> Monitor -> Ajustar resolução.
A quantidade de memória de vídeo pode ser verificada fazendo clique no botão Definições avançadas., na janela Resolução do ecrã.
Nota legal (Memória principal do sistema) Para obter mais informações sobre a memória (sistema principal), consulte
a secção Notas Legais, no Apêndice C.
Placa gráfica A placa gráfica (controlador da imagem de vídeo)
traduz os comandos de software em comandos de hardware que acendem ou apagam determinadas partes do ecrã.
A placa gráfica controla também o modo de vídeo e utiliza normas da indústria para determinar a resolução no ecrã e o número máximo de cores que nele podem ser apresentadas num dado momento. Por isso, o software escrito para um dado modo de vídeo pode ser executado em qualquer computador que suporte esse modo.
Devido à superior resolução do ecrã, as linhas podem parecer quebradas quando se visualizam imagens no modo de texto em ecrã completo.
Controlador gráfico O controlador gráfico maximiza o desempenho
de imagem.
Notas Legais (Unidade do Processador Gráfico ("GPU")) Para obter mais informações sobre a unidade de processamento gráfico
("GPU"), consulte a secção Notas Legais, no Apêndice C.
Manual do Utilizador 2-21
Qosmio F750
Tecnologia de poupança de energia do ecrã da Intel
O modelo do GPU da Intel poderá ter a função de tecnologia de poupança de energia do ecrã que poupa energia e reduz o consumo do computador optimizando o contraste da imagem no monitor LCD interno.
Esta função pode ser utilizada se o computador estiver:
a funcionar apenas com a bateria a utilizar unicamente o monitor LCD interno.
A Tecnologia de poupança de energia do ecrã está pré-definida de fábrica como activada. Se o desejar, pode desactivar esta função.
A função Tecnologia de poupança de energia do ecrã pode ser desactivada no Intel® Graphics and Media Control Panel (Painel de controlo de suportes e gráficos).
Pode aceder a este painel do controlo de um dos seguintes modos:
Clique em Iniciar -> Painel de controlo. Seleccione Ícones grandes ou Ícones pequenos em Ver por e, em seguida, clique em Intel(R) Gráficos e Media.
Faça clique com o botão direito do rato sobre a área de trabalho, e
clique em Propriedades para gráficos....
Neste painel de controlo:
1. Clique em Energia.
2. Seleccione Em bateria no menu pendente em Energia.
3. Desmarque a caixa de selecção Tecnologia de poupança de energia do ecrã.
4. Prima OK.
Se desejar activar esta função, nas condições acima mencionadas, seleccione a caixa de selecção Tecnologia de poupança de energia do ecrã.
®

Controlo de gráficos

Alguns modelos para gráficos da NVIDIA poderão incluir a tecnologia NVIDIA®Optimus™.
A tecnologia NVIDIA® Optimus™ optimiza de forma inteligente o desempenho do computador portátil fazendo a comutação entre a NVIDIA GPU para maior desempenho dos gráficos e a placa de gráficos Intel integrada para prolongar a vida da bateria. A comutação é automática e não necessita que o utilizador reinicie o computador.
No menu Manage 3D Settings (Gerir Configuração de 3D) do Painel de controlo NVIDIA, pode alterar as configurações globais de 3D ou criar outras opções alternativas para programas específicos. Estas opções serão utilizadas automaticamente sempre que o programa específico for lançado.
Manual do Utilizador 2-22
Qosmio F750
Por favor utilize as configurações pré-definidas para a tecnologia NVIDIA Optimus.
Se o programa não funcionar normalmente depois da configuração ser alterada, por favor reponha a configuração pré-definida para o programa.
Se o programa não funcionar normalmente, por favor reponha a
configuração pré-definida para o processador de gráficos preferido.
Quando utiliza determinados programas de vídeo para jogar jogos, o processador de gráficos preferido no separador Definições do programa não pode ser alterado para um tipo de gráficos que não seja Gráficos Integrados.
Para aceder às Definições do programa, faça clique no Painel de
controlo NVIDIA -> Gerir definições de 3D -> Definições do programa.
Para iniciar o Painel de controlo NVIDIA, Clique em Iniciar -> Painel de controlo. Seleccione Ícones grandes ou Ícones pequenos em Ver por
e, em seguida, clique em Painel de controlo INVIDIA. Para obter mais informações sobre o sistema do painel de controlo
NVIDIA, consulte a Ajuda para o Painel de Controlo NVIDIA. Para aceder a esta ajuda, faça clique em Ajuda no menu principal e, em seguida, seleccione Ajuda para o Painel de Controlo NVIDIA..
Nos modelos Optimus, estão instalados dois tipos de Controladores Gráficos: “Intel® HD Graphics Driver” e “NVIDIA Graphics Driver XXX.XX”.
Não desinstale o software de controlo de imagem Se tiver de desinstalar o software de controlo de imagem, siga os passos descritos abaixo.
1. Desinstale o “NVIDIA Graphics Driver XXX.XX”.
2. Em seguida desinstale o “Intel® HD Graphics Driver”.
Manual do Utilizador 2-23
2
1
3
Qosmio F750
Capítulo 3
Princípios Básicos de Utilização
Este capítulo descreve as operações elementares do computador e destaca as precauções que devem ser tidas em conta ao utilizá-lo.

Utilizar o Touchpad

Para utilizar o Touch Pad, basta pousar o dedo e deslocá-lo no sentido em que pretende deslocar o apontador do ecrã.
Figura 3-1 Touch Pad e botões de controlo do Touch Pad
1. Botão para LIGAR/DESLIGAR o Touch Pad
2. Touchpad
Premindo o botão para Ligar/Desligar o Touch Pad activa ou desactiva o funcionamento do Touch Pad.
Os dois botões por baixo do Touch Pad são utilizados como os botões de um rato normal. Prima o botão esquerdo para seleccionar itens ou manipular texto ou gráficos determinados pelo ponteiro e prima o botão direito para fazer aparecer menus ou executar outras funções específicas do software que estiver a utilizar.
Também pode dar toques secos e rápidos no Touch Pad para executar funções idênticas às do botão esquerdo de um rato normal.
Clique: Toque uma vez Duplo-clique: Toque duas vezes Arrastar e largar: Toque para seleccionar os itens que deseja mover;
deixe o dedo sobre o Touch Pad após o segundo toque e, em seguida, arraste os itens para onde desejar.
Manual do Utilizador 3-1
3. Botões de controlo do Touch Pad

O Teclado

2
1
Os esquemas do teclado do computador são compatíveis com um teclado melhorado de 104/105 teclas. Através de combinações de teclas, é possível obter neste computador todas as funções de um teclado melhorado de 104/105 teclas.
O número de teclas disponíveis no seu teclado depende do/da país/região para o/a qual o computador está configurado, sendo que existem teclados disponíveis para muitos idiomas.
Na prática, existem cinco tipos de teclas diferentes: teclas de máquina de escrever, teclas de função, teclas programadas, teclas de atalho (ou rápidas) e teclas especiais do Windows.
Nunca remova as capas das teclas do teclado. Se o fizer, poderá danificar as peças que se encontram por debaixo das capas.

Indicadores do teclado

As figuras seguintes mostram as posições do indicador CAPS LOCK e NUM LOCK que assinalam as seguintes situações:
Quando o indicador CAPS LOCK está aceso, as teclas do teclado apenas produzem letras maiúsculas.
Quando o indicador NUM LOCK está aceso, as dez teclas numéricas permitem-lhe introduzir números.
Qosmio F750
Figura 3-2 Indicadores do teclado sobreposto
1. Indicador CAPS LOCK
2. Indicador NUM LOCK
CAPS LOCK Este indicador acende com a cor verde quando
as teclas de letras estão bloqueadas no formato de maiúsculas.
NUM LOCK Quando o indicador NUM LOCK se acende,
pode utilizar as teclas com números no teclado
Manual do Utilizador 3-2
para introduzir números.
Qosmio F750

Teclas de função: F1 ... F9

As teclas de função (não confundir com a tecla especial FN) são as nove teclas que se encontram no topo do teclado e que funcionam de um modo diferente das outras teclas.
As teclas F1 a F9 chamam-se teclas de função porque executam funções programadas quando premidas e, quando premidas em combinação com a tecla FN, as que estão marcadas com um ícone também executam funções específicas no computador.

Teclas programadas: Combinações com a tecla FN

A tecla FN (função) é utilizada em combinação com outras teclas para criar teclas programadas. As teclas programadas são combinações de teclas que activam, desactivam ou configuram funções específicas.
Note que alguns programas de software podem desactivar ou interferir com as operações das teclas programadas e fazer com que as definições das teclas programadas não sejam repostas quando o computador volta do Modo de Suspensão.

Funções das teclas rápidas

As funções das teclas rápidas permitem-lhe activar e desactivar certas funções do computador. As funções de teclas rápidas podem ser executadas utilizando Cartões de Teclas Rápidas ou premindo as teclas rápidas associadas.
Cartões de Teclas Rápidas
Os Cartões de Teclas Rápidas estão normalmente ocultos. Os cartões aparecem quando prime a tecla FN.
Para utilizar os Cartões de Teclas Rápidas:
1. Prima e mantenha premida a tecla FN. Os Cartões TOSHIBA aparecem na parte superior do ecrã.
2. Seleccione a opção desejada. O Cartão seleccionado é mostrado em grande formato com as opções
disponíveis por baixo. Todas os outros cartões são novamente ocultos.
3. Faça clique na opção desejada.
Utilizar os Cartões de Teclas Rápidas com a tecla rápida:
1. Prima e mantenha premida a tecla FN.
2. Prima a tecla rápida associada com a função desejada. O Cartão de Teclas Rápidas associado é mostrado na parte superior do ecrã com as opções disponíveis por baixo.
Manual do Utilizador 3-3
Qosmio F750
3. Para passar de um opção para outra, mantenha premida a tecla FN e prima a tecla rápida várias vezes. Liberte a tecla FNquando estiver seleccionada a opção desejada.
Para obter mais informações, consulte o ficheiro de Ajuda das Flash Cards TOSHIBA.
Para aceder a este ficheiro de ajuda, faça clique em Iniciar -> Todos os programas -> TOSHIBA -> Utilitários -> Ajuda para Flash Cards.
Teclas rápidas
Esta secção descreve as funções associadas às teclas rápidas.
Silêncio Premindo FN + ESC liga e desliga o som.
Bloquear
Premindo FN + F1 passa para o "Modo de bloqueio do computador''. Para repor o ambiente de trabalho, é necessário voltar a introduzir a palavra-passe.
Plano de energia Premindo FN + F2 muda as definições de energia.
Suspensão Premindo FN + F3 passa o sistema para o modo de Suspensão.
Hibernar Premindo FN + F4 passa o sistema para o modo de Hibernação.
Saída Premindo FN + F5 muda o monitor activo.
Para utilizar um modo de dois ecrãs em simultâneo, é necessário configurar a resolução do ecrã incorporado para a mesma resolução do monitor externo.
Reduzir a luminosidade
Premindo FN + F6 reduz a luminosidade do ecrã do computador em vários passos.
Aumentar a luminosidade
Premindo FN + F7 aumenta a luminosidade do ecrã em vários passos.
Sem fios Premindo FN + F8 liga os dispositivos de comunicações sem fios.
Se não houver qualquer equipamento de comunicações sem fios instalado, não aparecerá qualquer caixa de diálogo.
Touch Pad
Premindo FN + F9 activa ou desactiva o funcionamento do Touch Pad.
Zoom (resolução do ecrã)
Premindo FN + Espaço altera a resolução do ecrã.
Manual do Utilizador 3-4
ODD Premindo FN + TAB ejecta o tabuleiro do disco.
Reduzir
Premindo FN + 1 reduz o tamanho dos ícones no ambiente de trabalho ou o tamanho dos caracteres numa das janelas de aplicação suportadas.
Aumentar
Premindo FN + 2 aumenta o tamanho dos ícones no ambiente de trabalho ou o tamanho dos caracteres numa das janelas de aplicação suportadas.
Tecla FN "presa"
Pode utilizar o Utilitário de Acessibilidade TOSHIBA para prender a tecla FN, quer dizer, pode premi-la uma vez, libertá-la e a seguir premir uma tecla "F Número". Para iniciar o Utilitário de Acessibilidade TOSHIBA, clique em Iniciar -> Todos os programas -> TOSHIBA -> Utilitários -> Acessibilidade.

Teclas especiais do Windows

O teclado dispõe de duas teclas que têm funções especiais no sistema operativo Windows. O botão Iniciar do Windows activa o menu Iniciar, ao passo que a tecla de aplicação funciona como o botão secundário (direito) do rato.
Qosmio F750
Esta tecla activa o menu Iniciar do Windows.
Esta tecla tem a mesma função que o botão secundário (direito) do rato.

Produzir caracteres ASCII

Nem todos os caracteres ASCII podem ser gerados com a utilização normal do teclado, mas é possível gerá-los através da utilização dos respectivos códigos ASCII.
1. Mantenha premida a tecla ALT com a função de sobreposição ligada ou ALT + FN com a função de sobreposição desligada.
2. Utilizando as teclas sobrepostas, digite o código ASCII do carácter que desejar.
3. Liberte as teclas ALT + FN - o carácter ASCII aparecerá no ecrã.

Unidades de discos ópticos

O computador pode ter instalada uma unidade DVD Super Multi, Blu-ray™ Combo ou Blu-ray™ Writer (BDXL™). Quando o computador está a aceder a um disco óptico, o indicador na unidade acende-se.
Manual do Utilizador 3-5

Formatos

As unidades de discos suportam os seguintes formatos.
Unidade DVD Super Multi
A unidade suporta os seguintes formatos: CD-ROM, DVD-ROM, DVD­Video, CD-DA, CD-Text, Photo CD™ (single/multi-session), CD-ROM Mode 1/Mode 2, CD-ROM XA Mode 2 (Form1, Form2), Enhanced CD (CD­EXTRA), Addressing Method 2, DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW, DVD-RAM, DVD-R DL (Format1), DVD+R DL.
Unidade Blu-ray™ Combo
Além dos formatos acima indicados, a unidade Blu-ray™ Combo suporta os formatos BD-ROM e BD-ROM DL
Unidade Blu-ray™ Writer
Além dos formatos acima indicados a unidade Blu-ray™ Writer suporta os formatos BD-R, BD-R DL, BD-RE e BD-RE DL.
Unidade Blu-ray™ Writer BDXL™
Além dos formatos acima indicados, a unidade Blu-ray™ Writer BDXL™ suporta os formatos BD-R TL, BD-R QL e BD-RE TL.
Alguns tipos e formatos de discos DVD-R DL e DVD+R DL poderão não ser lidos pela unidade.
Qosmio F750

Utilizar a unidade de discos ópticos

A unidade de tamanho total proporciona uma execução de elevado desempenho de programas baseados em discos. Pode usar discos de 12 cm (4,72") ou 8 cm (3,15") sem necessidade de adaptador.
Utilize a aplicação de reprodução de DVD para ver conteúdos de discos DVD-Video.
Para ver as precauções que deve ter ao gravar discos, consulte a secção
Gravar discos.
Para carregar discos, siga os passos descritos abaixo:
1. Com o computador ligado, prima o botão de ejecção para abrir ligeiramente o tabuleiro para discos.
Manual do Utilizador 3-6
1
2
1
Qosmio F750
2. Agarre a gaveta do disco com cuidado e puxe-a até ficar totalmente aberta.
Figura 3-5 Premindo o botão de ejecção e abrir a gaveta da unidade
1. Tabuleiro do disco 2. Botão de ejecção
3. Coloque o disco, com a etiqueta para cima, na gaveta.
Figura 3-6 Inserção dum disco
1. Lentes do laser
Quando a gaveta está completamente aberta, a aresta do computador recobrirá ligeiramente o tabuleiro do disco. Por este motivo, terá que inclinar o disco ao colocá-lo no tabuleiro do disco. No entanto, depois de colocar o disco, verifique se está bem assente.
Não toque na lente laser nem em qualquer parte do invólucro envolvente, o que pode provocar desalinhamento.
Tenha cuidado para que não entre na unidade qualquer tipo de material estranho. Verifique a superfície da bandeja, especialmente a área por trás da extremidade frontal da bandeja, para se assegurar que não existem esse tipo de objectos antes de fechar a unidade.
4. Prima com cuidado o centro do disco até que sinta que este está encaixado. O disco deve ficar abaixo do topo do eixo, nivelado com a base do mesmo.
5. Empurre o centro da gaveta para a fechar. Prima com cuidado até ela encaixar.
Manual do Utilizador 3-7
1
Φ1.0mm
Qosmio F750
O disco pode ficar danificado se não estiver correctamente assente quando a gaveta do disco for fechada. Além disso, a gaveta poderá não abrir completamente ao ser premido o botão de ejecção.
Remover discos
Para remover o disco, siga os passos descritos abaixo:
Não prima o botão de ejectar enquanto o computador estiver a aceder à unidade de discos ópticos. Antes de abrir a gaveta do disco, aguarde que se apague o indicador de unidade de discos ópticos. Se o disco estiver a rodar quando abrir a tampa dos discos, espere que pare antes de o retirar.
1. Prima o botão de ejecção para abrir parcialmente a gaveta. Puxe a gaveta com cuidado até estar completamente aberta.
Quando a gaveta se abre ligeiramente, espere um momento para ver se o disco parou de rodar, antes de abrir a gaveta por completo.
2. Os discos são ligeiramente maiores que os lados da gaveta para que possa facilmente pegar nos discos. Levante o disco com cuidado
3. Empurre o centro da gaveta para a fechar. Prima com cuidado até ela encaixar.
Como retirar um disco quando a gaveta não abrir
A pressão do botão de ejecção não permite abrir a gaveta quando o computador está desligado. Neste caso, pode abrir a gaveta inserindo um objecto fino (cerca de 15 mm), tal como um clip endireitado, no orifício de ejecção junto ao botão de ejecção.
Figura 3-7 Abertura manual através do orifício de ejecção
1. Orifício de ejecção
Desligue a corrente eléctrica do computador antes de usar o orifício de ejecção. Se o disco estiver a rodar quando abrir a gaveta para o disco, poderá sair do eixo e causar ferimentos.
Manual do Utilizador 3-8

Discos graváveis

Esta secção descreve os tipos de discos graváveis Verifique as especificações da unidade para ficar a saber qual o tipo de discos que pode gravar. Utilize o TOSHIBA Disc Creator e o Corel Digital Studio para gravar discos.
CDs
Os discos do tipo CD-R podem ser gravados apenas uma vez. Os dados gravados não podem ser alterados nem apagados.
Os discos do tipo CD-RW incluindo discos CD-RW de várias velocidades, CD-RWs de elevada velocidade, e CD-RWs de velocidade muito elevada, podem ser gravados mais de uma vez.
DVDs
Os discos do tipo DVD-R, DVD+R, DVD-R DL e DVD+R DL podem ser gravados apenas uma vez. Os dados gravados não podem ser alterados nem apagados.
Os discos DVD-RW, DVD+RW e DVD-RAM podem ser gravados mais de uma vez.
Discos Blu-ray™
Os discos BD-R, BD-R DL só podem ser gravados uma vez. Os dados gravados não podem ser alterados nem apagados.
Os discos BD-RE, BD-RE DL podem ser gravados mais do que uma vez.
Qosmio F750

Gravar discos

O software de gravação que é fornecido com este computador é o TOSHIBA Disc Creator e o Corel Digital Studio.
O Corel Digital Studio pode ser utilizado para gravar ficheiros em formato de vídeo. O TOSHIBA Disc Creator pode ser utilizado para gravar dados.
Pode utilizar a unidade DVD Super Multi ou Blu-ray™ Combo para gravar dados em discos do tipo CD-R, CD-RW, DVD-R, DVD-R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD+R DL, DVD+RW ou DVD-RAM
Pode utilizar a unidade Blu-ray™ Writer para gravar dados em discos do tipo CD-R, CD-RW, DVD-R, DVD-R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD+R DL, DVD+RW, DVD-RAM, BD-R, BD-R DL, BD-RE ou BD-RE DL.
Pode utilizar a unidade Blu-ray™ Writer drive BDXL™ para gravar dados em discos do tipo CD-R, CD-RW, DVD-R, DVD-R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD+R DL, DVD+RW, DVD-RAM, BD-R, BD-R DL, BD-RE, BD-RE DL,BD-R TL, BD-R QL ou BD-RE TL.
Manual do Utilizador 3-9
Qosmio F750
Quando gravar informação em discos com uma unidade óptica, deve certificar-se sempre de que liga o adaptador de alimentação de CA a uma tomada de corrente eléctrica que funcione. Se gravar os dados com a unidade a ser alimentada pela bateria, a gravação poderá falhar devido a falta de carga da bateria e poderá ocorrer perda de dados.
Mensagem importante
Antes de gravar ou regravar em qualquer suporte compatível com a unidade de discos ópticos, leia e siga todas as instruções de configuração e utilização incluídas nesta secção. Se não o fizer, a unidade de discos ópticos poderá não funcionar correctamente e poderá não conseguir gravar ou regravar informação com sucesso. Poderá perder dados ou provocar danos na unidade ou nos discos.
Isenção de responsabilidade
A TOSHIBA não assume responsabilidade pelo seguinte:
Danos causados em qualquer disco ao gravar ou regravar dados com este produto.
Qualquer alteração ou perda dos conteúdos gravados em suportes de dados que possam ser causados pela gravação ou regravação com este produto, ou ainda por lucros cessantes ou interrupções de negócios que possam ser causados pela alteração ou perda dos conteúdos gravados.
Danos que possam ser causados pela utilização de equipamentos ou software de terceiros.
Dadas as limitações tecnológicas das actuais unidades de gravação óptica, poderá deparar-se com erros de gravação ou regravação inesperados, devido a problemas de qualidade dos discos ou problemas com alguns equipamentos. Em face disto, é importante efectuar duas ou mais cópias dos dados importantes, para a eventualidade de ocorrer alguma alteração ou perda de dados nos conteúdos gravados.

Antes de gravar ou regravar

Com base nos testes de compatibilidade limitados efectuados pela TOSHIBA, sugerimos os seguintes fabricantes de discos. No entanto, deverá ter em conta que a qualidade dos discos pode afectar as taxas de sucesso das gravações e regravações. Tenha também em atenção que em nenhum caso a TOSHIBA garante o funcionamento, qualidade ou o desempenho de qualquer disco.
CD-R:
TAIYO YUDEN CO., Ltd. MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD.
Manual do Utilizador 3-10
Qosmio F750
CD-RW: (Multi-Speed, High-Speed e Ultra-Speed)
MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD.
DVD-R: Especificações DVD para discos graváveis, para a versão geral 2.0
TAIYO YUDEN Co., Ltd. (para discos com velocidades de 8x e 16x) MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD. (para discos com velocidades
de 8x e 16x) Hitachi Maxell, Ltd. (para suportes com velocidades de 8x e 16x)
DVD-R DL:
MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD. (para discos com velocidades de 4x e 8x)
DVD-R for Labelflash:
FUJIFILM CORPORATION (para discos com velocidades 16x)
DVD+R:
MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD. (para discos com velocidades de 8x e 16x)
TAIYO YUDEN CO.,Ltd. (para suportes com velocidades de 8x e16x)
DVD+R DL:
MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD. (para discos com velocidade de 8x)
DVD+R for Labelflash:
FUJIFILM CORPORATION (para discos com velocidades 16x)
DVD-RW: Especificações DVD para discos regraváveis para Versão 1.1 ou
Versão 1.2
Victor Company of Japan, Ltd. (JVC) (para discos com velocidades de 2x, 4x e 6x)
MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD. (para discos com velocidades de 2,4x, 4x e 6x)
DVD+RW:
MITSUBISHI KAGAKU MEDIA CO., LTD. (para discos com velocidades de 4x e 8x)
DVD-RAM: (apenas unidade DVD Super Multi) Especificações DVD para discos DVD-RAM para as versões 2.0, 2.1
ou 2.2
Panasonic Corporation (para suportes com velocidades de 3x e 5x) Hitachi Maxell, Ltd. (para suportes com velocidades de 3x e 5x)
Manual do Utilizador 3-11
BD-R:
Panasonic Corporation
BD-R DL:
Panasonic Corporation
BD-RE:
Panasonic Corporation
BD-RE DL:
Panasonic Corporation
BD-R TL:
TDK. SHARP
BD-RE TL:
Panasonic Corporation
Alguns tipos e formatos de discos DVD-R DL e DVD+R DL poderão não ser lidos pela unidade.
Não é possível ler um disco criado em DVD-R DL, formato 4 (Layer Jump Recording).
Qosmio F750
Quando gravar ou regravar
Tenha em conta os seguintes pontos quando gravar ou regravar dados num suporte de dados:
Copie sempre os dados da unidade de disco rígido para o suporte óptico. Não utilize a função de "cortar e colar", pois se houver um erro de gravação os dados originais perder-se-ão.
Não execute nenhuma das seguintes acções:
Mudar de utilizador no sistema operativo Utilizar o computador para qualquer outra função, incluindo
acções como a utilização do rato ou Touchpad, ou abrir/fechar o painel do ecrã.
Inicie uma aplicação de comunicação. Sujeitar o computador a vibrações ou impactos físicos. Instalar, remover ou ligar dispositivos externos, incluindo itens
como cartões de suporte de memória, dispositivo USB, monitor externo, ou dispositivo óptico digital.
Utilizar os botões de controlo de áudio/imagem para reproduzir música ou voz.
Abrir a unidade de discos ópticos.
Manual do Utilizador 3-12
Não utilize as funções de encerrar, terminar sessão, Modo de Suspensão ou Modo de Hibernação enquanto estiver a gravar ou regravar um disco.
Antes de colocar o computador em Modo de Suspensão ou Modo de Hibernação, certifique-se de que a operação de gravação/regravação terminou (Poderá remover o suporte óptico da unidade de discos ópticos depois de terminada a gravação).
Se o suporte for de má qualidade, ou se estiver sujo ou danificado, poderão ocorrer erros de gravação ou regravação.
Coloque o computador numa superfície nivelada e evite locais sujeitos a vibrações, tais como aviões, comboios ou automóveis. Além disso, não utilize o computador em superfícies instáveis.
Mantenha os telemóveis, e outros equipamentos de comunicações sem fios, afastados do computador.

TOSHIBA Disc Creator

Tenha em conta as seguintes limitações quando utilizar o TOSHIBA Disc Creator:
Não é possível criar um disco do tipo DVD Video com o TOSHIBA Disc Creator.
Não é possível criar um disco do tipo DVD Audio com o TOSHIBA Disc Creator.
Não é possível utilizar a função “CD de áudio” do TOSHIBA Disc Creator para gravar música em suportes DVD-R, DVD-R DL, DVD­RW, DVD+R, DVD+R DL ou DVD+RW.
Não utilize a função “Cópia de segurança de disco" do Criador de discos da TOSHIBA para copiar discos DVD Video ou DVD-ROM que possuam protecção contra cópia.
Não é possível efectuar cópias de segurança de discos DVD-RAM utilizando a função “Cópia de segurança de disco” do Criador de discos da TOSHIBA.
Não é possível efectuar cópias de segurança de suportes CD-ROM, CD-R ou CD-RW para suportes DVD-R, DVD-R DL ou DVD-RW utilizando a função "Cópia de segurança de disco'' do TOSHIBA Disc Creator.
Não é possível efectuar cópias de segurança de discos CD-ROM, CD­R ou CD-RW para discos DVD+R, DVD+R DL ou DVD+RW utilizando a função "Cópia de segurança do disco" do TOSHIBA Disc Creator.
Não é possível efectuar uma cópia de segurança de um disco do tipo DVD-ROM, DVD Video, DVD-R, DVD-R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD +R DL ou DVD+RW para um disco do tipo CD-R ou CD-RW utilizando a função “Cópia de segurança do disco” do TOSHIBA Disc Creator.
O TOSHIBA Disc Creator não consegue gravar no formato de pacotes ("packet format").
Qosmio F750
Manual do Utilizador 3-13
Qosmio F750
Poderá não conseguir utilizar a função “Cópia de segurança do disco” do TOSHIBA Disc Creator para efectuar uma cópia de segurança de um disco DVD-R, DVD-R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD+R DL ou DVD +RW que tenha sido gravado com outro software e num gravador de discos ópticos diferente.
Em algumas circunstâncias, se adicionar dados a um disco do tipo DVD-R, DVD-R DL, DVD+R ou DVD+R DL em que já tenha gravado dados anteriormente, poderá não conseguir ler os dados adicionais. Por exemplo, não poderão ser lidos em sistemas operativos de 16 bits, como o Windows 98SE e o Windows Me. No Windows NT4 é necessário o Service Pack 6 ou posterior e o Windows 2000 precisa do Service Pack 2. Além disso, algumas unidades de DVD-ROM e DVD-ROM / CD-R/RW simplesmente não conseguem ler estes dados adicionados, seja qual for o sistema operativo.
O TOSHIBA Disc Creator não permite gravar em discos DVD-RAM. Para isso, deve utilizar o Explorador do Windows ou outro utilitário semelhante.
Quando efectuar uma cópia de segurança de um DVD, certifique-se de que a unidade onde coloca o disco original suporta a gravação em suportes DVD-R, DVD-R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD+R DL ou DVD +RW. Se não for o caso, o disco original poderá não ser copiado correctamente.
Quando efectuar uma cópia de segurança de um disco DVD-R, DVD­R DL, DVD-RW, DVD+R, DVD+R DL ou DVD+RW, certifique-se de que utiliza o mesmo tipo de disco para a cópia.
Não é possível apagar parcialmente quaisquer dados gravados num disco CD-RW, DVD-RW ou DVD+RW.
Verificação de dados
Para verificar se os dados foram gravados ou regravados correctamente num disco de dados, deve seguir os passos descritos abaixo antes de iniciar o processo de gravação/regravação.
1. Clique em Iniciar -> Todos os programas -> TOSHIBA ->
Aplicações CD&DVD -> Disc Creator para aceder ao utilitário TOSHIBA Disc Creator.
2. Abra a caixa de diálogo de configuração, de um dos seguintes modos: Clique no botão Configuração de gravação (
), na barra de
ferramentas principal, no modo CD/DVD de dados. SeleccioneConfigurar Cada Modo -> CD/DVD de Dados no menu
Configurar.
3. Coloque uma marca na caixa de verificação Verificar dados gravados.
4. Seleccione o modo Abrir ficheiro ou Comparação completa.
5. Faça clique no botão OK.
Manual do Utilizador 3-14
Como aprender mais acerca do TOSHIBA Disc Creator
Consulte a Ajuda em linha para obter mais informações acerca do TOSHIBA Disc Creator.

Utilizar o Corel Digital Studio para TOSHIBA

Esta função é suportada apenas em alguns modelos.
Como criar um disco de vídeo DVD-Vídeo ou Blu-ray™
Passos simplificados para criar um disco de vídeo DVD-Video ou Blu-ray™ adicionando vídeos de uma fonte externa:
1. Clique em Inicia -> Todos os programas -> Corel Digital Studio para TOSHIBA -> Corel Digital Studio parar TOSHIBA para iniciar o Corel Digital Studio.
2. Insira um disco na unidade de discos ópticos.
3. Localize um ficheiro de vídeo e arraste-o para o Media Tray.
4. Clique em Burn -> Video Disc.
5. Seleccione DVD ou Blu-ray em Select disc.
6. Seleccione DVD-Video ou BDMV em Project format.
7. Digite o nome do projecto e seleccione um estilo.
8. Clique no botão Go to menu editing.
9. Clique no botão Burn.
Como aprender mais acerca do Corel Digital Studio
Qosmio F750
Consulte os ficheiros de ajuda e do manual para obter mais informações sobre o Corel Digital Studio.
Abrir o Manual do Corel Digital Studio Prima a tecla F1 quando o Corel Digital Studio estiver a ser
executado.
Informação importante para utilização
Tenha em conta as seguintes limitações quando gravar ficheiros de vídeo em discos Video DVD ou Blu-ray Disc™, converter ou ler ficheiros.
Edição de vídeo digital
Inicie uma sessão com direitos de Administrador para utilizar o Corel Digital Studio.
Certifique-se de que o computador está a funcionar alimentado pelo adaptador de alimentação de CA quando utilizar o Corel Digital Studio.
Utilize o computador na velocidade máxima. Não utilize funções de poupança de energia.
Manual do Utilizador 3-15
Qosmio F750
Enquanto estiver a editar discos DVD, pode pré-visualizar as imagens. Contudo, se estiver a funcionar outra aplicação diferente do WinDVD, a previsão poderá não decorrer normalmente.
O Corel Digital Studio não permite editar nem reproduzir conteúdos protegidos contra cópia.
Não passe para os modos de suspensão/hibernação quando estiver a utilizar o Corel Digital Studio.
Não utilize o Corel Digital Studio imediatamente após ligar o computador. Aguarde até que toda a actividade nos discos tenha cessado.
As funções de gravador de CD, DVD-Audio e Video CD não são suportadas nesta versão.
Não execute software tal como um programa protector do ecrã, pois isso poderia implicar um consumo elevado dos recursos da CPU.
O Corel Digital Studio não é compatível com a codificação e descodificação em formato mp3.
O formato DVD-VR não é suportado nesta versão.
Antes de gravar o vídeo para um DVD ou Blu-ray Disc™
Quando gravar um DVD ou Blu-ray Disc™, utilize apenas discos recomendados pelo fabricante da unidade.
Não tente gravar a partir de dispositivos lentos, tais como um disco rígido de interface USB 1.1, ou não conseguirá gravar um DVD ou Blu-ray Disc™.
Não execute nenhuma das seguintes acções: Usar o computador para qualquer outra função, incluindo usar um rato
ou um Touchpad, ou abrir ou fechar o painel LCD. Aplicar impacto ou vibração sobre o computador. Usar o botão de controlo de Modo e o botão de controlo de Som/
Imagem, para reproduzir música ou voz. Abrir a unidade de discos ópticos. Instalar, remover ou ligar dispositivos externos como cartões de
memória , dispositivos USB, monitor externo e dispositivos ópticos digitais.
Por favor verifique o seu disco após gravar dados importantes. Não suporta gravações nos formatos VCD e SVCD.
Sobre os discos DVDs e Blu-ray™ gravados
Alguns leitores DVD-ROM para computadores pessoais, ou outros leitores DVD, poderão não conseguir ler discos DVD-R/+R/-RW/ +RW/-RAM.
Para ver um DVD gravado no seu computador, deve utilizar a aplicação de software LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA ou Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Manual do Utilizador 3-16
Para ver um Blu-ray Disc™ gravado no seu computador, deve utilizar a aplicação de software WinDVD BD para TOSHIBA ou o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Se utilizar um disco regravável demasiado usado, poderá não ser possível fazer a sua formatação. Por favor, use um disco novo.

LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA

Tenha em conta as seguintes limitações quando utilizar o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA:

Notas sobre a utilização

Este software só pode ser utilizado com o Windows 7. O software LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA é fornecido para a
reprodução de DVD-Video e DVD-VR. Podem ocorrer falhas na imagem e no som, ou até a perda do
sincronismo entre o áudio e o vídeo, durante a reprodução de alguns títulos em DVD-Video.
Encerre todas as outras aplicações antes de iniciar o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA. Não abra quaisquer outras aplicações nem efectue quaisquer outras operações durante a reprodução de Vídeo. A reprodução pode parar ou não funcionar correctamente em algumas situações.
O computador poderá não conseguir reproduzir DVDs criados em gravadores de DVD de mesa e não finalizados.
Utilize apenas discos DVD-Video cujo código de região seja “o mesmo da pré-definição de fábrica do dispositivo” (se aplicável) ou “TODOS”.
Não reproduza vídeo enquanto vê ou grava programas de televisão com outras aplicações. Se o fizer pode gerar erros de reprodução do DVD-Video ou de gravação de televisão. Além disso, se a gravação pré-agendada começar durante a reprodução de DVD-Video, pode originar erros de reprodução do DVD-Video ou de gravação de televisão. Visualize o DVD-Video em alturas em que não esteja pré­agendada qualquer gravação.
A função de recomeçar depois de uma pausa não pode ser utilizada em alguns discos com o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA.
É recomendável ter o adaptador de alimentação de CA ligado quando estiver a reproduzir um vídeo. As funções de poupança de energia podem interferir na reprodução e provocar a perda da continuidade da imagem. Quando reproduzir um DVD-Video utilizando apenas a energia da bateria, configure as Opções de Energia para “Equilibrado".
O protector de ecrã é desactivado durante a utilização do LEITOR DE DVD TOSHIBA. O computador não passa automaticamente para o modo de Hibernação, Suspensão ou desligamento.
Qosmio F750
Manual do Utilizador 3-17
Qosmio F750
Não active a função de desactivação automática do ecrã enquanto o LEITOR DE DVD TOSHIBA estiver activo.
Não coloque o computador em Modo de Hibernação ou Modo de Suspensão enquanto o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA estiver a funcionar.
Não bloqueie o computador com as teclas Windows ( ) + L ou Fn + F1 quando estiver a utilizar o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA.
O LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA não dispõe de função de controlo parental.
Para protecção dos direitos de autor, a função "Print Screen" (impressão do conteúdo do ecrã) do Windows fica desactivada durante o funcionamento do LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA
(A função "Print Screen" também está desactivada mesmo quando estiver a executar outras aplicações que não o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA e este estiver minimizado.) Feche o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA para poder utilizar a função "Print Screen".
Efectue a instalação/desinstalação do LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA utilizando uma conta de utilizador que tenha direitos de administrador.
Não mude para uma sessão de outro utilizador do Windows enquanto o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA estiver activo.
Em alguns discos DVD-Video, a utilização da janela de controlo para mudar para outra faixa de áudio também faz mudar de faixa de legendas.
Se o ecrã piscar quando estiver a reproduzir DVDs com legendas no Media Player, utilize o TOSHIBA VIDEO PLAYER ou o Media Center do Windows para reproduzir o DVD.

Ecrãs e Áudio

O LEITOR DE VIDEO TOSHIBA apenas funcionará se a "Qualidade da cor" estiver definida para "True Color (32 bits)". Clique em Iniciar -
> Painel de controlo -> Aspecto e Personalização -> Monitor -> Ajustar resolução, clique em "Definições avançadas", seleccione o
separador "Monitor", defina "cores" para "True color (32 bit)". Se a imagem do DVD-Video não aparecer no ecrã externo ou num
televisor, pare o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA e altere a resolução do ecrã. Para alterar a resolução do ecrã, clique em Iniciar -> Painel de
controlo -> Aparência e Personalização -> Monitor -> Ajustar resolução. No entanto, não é possível visualizar vídeo em alguns
ecrãs externos e televisores devido às condições da saída de sinal ou da reprodução.
Quando pretender ver um DVD-Video num monitor externo ou num televisor, seleccione esse ecrã para ser o dispositivo de visualização principal ante de iniciar a reprodução do DVD. O DVD-Vídeo não pode ser exibido simultaneamente (no modo clone) no painel do ecrã do computador e num ecrã externo.
Não altere a resolução do ecrã enquanto o LEITOR DE VIDEO TOSHIBA estiver activo.
Manual do Utilizador 3-18
Não altere o dispositivo de visualização enquanto o TOSHIBA VIDEO PLAYER estiver activo.

Utilizar o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA

Utilize o seguinte procedimento para iniciar o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA.
1. Insira um DVD-Video no leitor de discos ópticos enquanto está a ser executado o Windows® 7
Sempre que um disco de DVD-Video é colocado na unidade de DVD (em modelos com unidade de DVD), se aparecer o ecrã para seleccionar a aplicação, seleccione Play DVD movie (utilizando o LEITOR de VÍDEO TOSHIBA), para iniciar o LEITOR de VÍDEO TOSHIBA ou
2. Seleccione Iniciar -> Todos os programas -> LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA -> LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA para iniciar o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA.

Utilizar o LEITOR DE VIDEO TOSHIBA

Notas sobre a utilização do TOSHIBA VIDEO PLAYER.
A visualização no ecrã e as funcionalidades disponíveis podem variar entre cenas e discos DVD Video.
Se o menu for aberto na Área de Visualização utilizando o Menu superior da janela de controlo ou os botões do menu poderá não se conseguir utilizar o touch pad ou o rato.
Qosmio F750

Abra a Ajuda para o LEITOR DE VIDEO TOSHIBA

As funcionalidades e instruções do TOSHIBA VIDEO PLAYER também são explicadas detalhadamente na "Ajuda para o LEITOR DE DVD TOSHIBA". Utilize o seguinte procedimento para abrir a "Ajuda para o LEITOR DE DVD TOSHIBA".
Clique no botão "Ajuda" (
) na Área de Visualização.

Utilizar o WinDVD BD para TOSHIBA

Tenha em conta as seguintes limitações quando utilizar o WinDVD BD for TOSHIBA:

Notas sobre a utilização

O WinDVD BD para TOSHIBA apenas reproduz discos Blu-ray™. A reprodução de DVD não é suportada. Utilize o LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA para a reprodução de DVDs.
A reprodução de conteúdo com elevada taxa de bits pode provocar falhas de cenas, falhas de som ou redução do desempenho do computador.
Manual do Utilizador 3-19
Qosmio F750
Feche todas as outras aplicações antes de reproduzir um disco Blu­ray™. Não abra outras aplicações nem efectue quaisquer outras operações durante a reprodução de um disco Blu-ray™
Não passe para o modo de hibernação ou suspensão quando estiver a ser executado o WinDVD BD para TOSHIBA.
Como a reprodução de discos do tipo Blu-ray Disc™ funciona de acordo com programas incorporados no próprio conteúdo, os métodos de operação, os efeitos sonoros, os ícones e outras funções poderão variar de disco para disco. Para mais informações sobre estes temas, consulte as instruções incluídas no conteúdo ou contacte directamente o criador do conteúdo.
Certifique-se de que liga o Adaptador de alimentação de CA quando reproduzir discos Blu-ray™.
O WinDVD BD para TOSHIBA suporta a tecnologia de protecção contra cópia AACS (Advanced Access Control System). É necessária a renovação da chave AACS integrada neste produto para desfrutar ininterruptamente dos discos Blu-ray™. É necessária uma ligação à Internet para a renovação. A renovação da chave AACS é fornecida gratuitamente durante 5 anos após a aquisição deste produto, no entanto a renovação após os 5 está sujeita a condições especificadas pelo fornecedor de software, a Corel Corporation.
Não reproduza discos Blu-ray™ enquanto grava programas de televisão com o “Windows Media Center”, “My TV” ou outras aplicações. Se o fizer, pode gerar erros na reprodução do disco Blu­ray™ ou na gravação do programa de televisão. Do mesmo modo, se uma gravação pré-agendada começar durante a reprodução de um disco de vídeo Blu-ray Disc™, isso pode originar erros na reprodução do disco de vídeo Blu-ray Disc™ ou na gravação do programa de televisão. Veja os seus vídeos em Blu-ray Disc™ em alturas em que não esteja pré-agendada qualquer gravação.
Durante a reprodução de um título BD-J, os atalhos do teclado são desactivados.
A função de reinício de leitura não pode ser utilizada com alguns discos no WinDVD BD for TOSHIBA.
A função interactiva dos discos Blu-ray™ poderá não funcionar, consoante o conteúdo ou situação da rede.
As unidades Blu-ray™ e os suportes associados são fabricados de acordo com as especificações de três regiões comerciais. Os código de região podem ser configurados no separador WinDVD BD ([Região] na janela de diálogo [Setup]). Quando comprar um vídeo Blu-ray™, certifique-se de que este corresponde às especificações da sua unidade. Caso contrário, poderá não funcionar correctamente.
Para reproduzir vídeos num monitor externo ou numa televisão utilizando o WinDVD BD para TOSHIBA, utilize dispositivos de visualização como um monitor ou televisão que tenha uma porta HDMI compatível com HDCP. O vídeo não pode ser apresentado num monitor externo nem num televisor ligado a uma porta RGB.
Manual do Utilizador 3-20
Os discos de vídeo Blu-ray™ só podem ser lidos em monitores LCD internos ou dispositivos externos ligados a uma saída HDMI. No modo Clone (Dual View), o WinDVD reproduz as imagens num monitor definido como monitor principal e apresenta um ecrã em branco nos outros monitores.
Este produto não reproduz discos HD DVD. São necessários discos Blu-ray™ com um conteúdo de alta definição para uma visualização em HD.

Iniciar o WinDVD BD para TOSHIBA

Utilize o seguinte procedimento para iniciar o WinDVD BD para TOSHIBA.
Quando um disco Blu-ray™ é colocado na unidade Blu-ray™, o WinDVD BD for TOSHIBA é iniciado automaticamente ou
Seleccione Iniciar -> Todos os programas -> Corel -> Corel WinDVD BD para iniciar o WinDVD BD para TOSHIBA.

Utilizar o WinDVD BD para TOSHIBA

Notas sobre a utilização do WinDVD BD para TOSHIBA.
A visualização no ecrã e as funcionalidades disponíveis podem variar entre cenas e discos de vídeo Blu-ray™.
Se o menu for aberto na Área de Visualização utilizando o Menu superior da janela de controlo ou os botões do menu poderá não se conseguir utilizar o touch pad ou o rato.
Qosmio F750

Abra a AJUDA para o WinDVD BD for TOSHIBA

As funções e instruções para o WinDVD estão também explicadas detalhadamente na “Ajuda para WinDVD BD for TOSHIBA”. Utilize o seguinte procedimento para abrir a “Ajuda do WinDVD
Clique no botão Corel Guide ( ) na Área de Visualização.

Função 3D

Alguns modelos têm a função 3D sem óculos (Glasses-Free 3D) no ecrã LCD incorporado. Pode também ver vídeos em 3D num dispositivo externo ligado a uma porta de saída HDMI.

Informação de Segurança Importante para a Função 3D

Deve abster-se de ver, ou interrompa a visualização de imagens de vídeo em 3D se não se sentir bem ou tiver qualquer sensação de desconforto antes ou durante a visualização das imagens.
Deve abster-se de ver imagens de vídeo em 3D se sofrer de convulsões, tiver qualquer reacção foto sensível ou tiver uma doença cardíaca.
Manual do Utilizador 3-21
Devido à possibilidade de um impacto no desenvolvimento da visão, as imagens em 3D não devem ser vistas por crianças com menos de 6 anos. As crianças e os adolescentes poderão ser mais susceptíveis a problemas de saúde associados com a visualização de imagens em 3D e devem por isso ser estritamente supervisionados para evitar longos períodos de visualização sem um repouso adequado.
Evite utilizar a função 3D quando estiver sobre a influência de bebidas alcoólicas.
Por favor, leia com cuidado o manual do utilizador fornecido com o seu computador antes de utilizar a função de visualização em 3D.
A forma como são vistos os efeitos em 3D varia entre indivíduos.

Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA

Tenha em conta as seguintes limitações quando utilizar o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Notas sobre a utilização
Este software só pode ser utilizado com o Windows 7. A reprodução de conteúdo com elevada taxa de bits pode provocar
falhas de cenas, falhas de som ou redução do desempenho do computador.
Feche todas as outras aplicações antes de reproduzir um disco Blu­ray™. Não abra outras aplicações nem efectue quaisquer outras operações durante a reprodução de um disco Blu-ray™
Não coloque o computador em Modo de Hibernação ou Modo de Suspensão quando estiver a utilizar o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Como a reprodução de discos do tipo Blu-ray Disc™ funciona de acordo com programas incorporados no próprio conteúdo, os métodos de operação, os efeitos sonoros, os ícones e outras funções poderão variar de disco para disco. Para mais informações sobre estes temas, consulte as instruções incluídas no conteúdo ou contacte directamente o criador do conteúdo.
Certifique-se de que liga o Adaptador de alimentação de CA quando reproduzir discos Blu-ray™.
O Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA suporta a tecnologia AACS (Advanced Access Control System) de protecção contra cópia. É necessária a renovação da chave AACS integrada neste produto para desfrutar ininterruptamente dos discos Blu-ray™. É necessária uma ligação à Internet para a renovação.
A renovação da chave AACS é fornecida gratuitamente durante 5 anos após a aquisição deste produto, no entanto a renovação após os 5 anos está sujeita a condições especificadas pelo fornecedor de software, a TOSHIBA Corporation.
Qosmio F750
Manual do Utilizador 3-22
Qosmio F750
Não reproduza discos Blu-ray™ enquanto grava programas de televisão com o “Windows Media Center”, “My TV” ou outras aplicações. Se o fizer, pode gerar erros na reprodução do disco Blu­ray™ ou na gravação do programa de televisão. Do mesmo modo, se uma gravação pré-agendada começar durante a reprodução de um disco de vídeo Blu-ray Disc™, isso pode originar erros na reprodução do disco de vídeo Blu-ray Disc™ ou na gravação do programa de televisão. Veja os seus vídeos em Blu-ray Disc™ em alturas em que não esteja pré-agendada qualquer gravação.
Durante a reprodução de um título BD-J, os atalhos do teclado são desactivados.
A função de continuar a leitura, não pode ser utilizada com alguns discos no Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
A função interactiva dos discos Blu-ray™ poderá não funcionar, consoante o conteúdo ou situação da rede.
As unidades Blu-ray™ e os suportes associados são fabricados de acordo com as especificações de três regiões comerciais. Os códigos da região podem ser definidos a partir do Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA. (Clique no botão Configuração na Área de Visualização. E clique no Menu Região). Quando comprar um vídeo Blu-ray™, certifique-se de que este corresponde às especificações da sua unidade. Caso contrário, poderá não funcionar correctamente.
Para ver vídeos num monitor externo um numa televisão utilizando o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA, utilize dispositivos de visualização como um monitor ou televisão que tenha uma porta HDMI compatível com HDCP. O vídeo não pode ser apresentado num monitor externo nem num televisor ligado a uma porta RGB.
Os discos de vídeo Blu-ray™ só podem ser lidos em monitores LCD internos ou dispositivos externos ligados a uma saída HDMI. No modo Clone (Dual View), o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA reproduz as imagens num monitor definido como monitor principal e apresenta um ecrã em branco nos outros monitores.
Este produto não reproduz discos HD DVD. São necessários discos Blu-ray™ com um conteúdo de alta definição para uma visualização em HD.
Notas sobre a visualização em 3D no Leitor de Discos Blu­ray da TOSHIBA
A função de reprodução em 3D permite ver vídeos em 3D e os seus vídeos caseiros em 2D e outros conteúdos em 2D criados por si (DVD ou ficheiro de vídeo) em 3D utilizando a função de conversão 2Dto3D em tempo real.
A função de visualização em 3D NÃO PODE SER utilizada para ver conteúdos de vídeo em 2D de discos Blu-ray ou AVCHD em 3D utilizando a função de conversão 2Dto3D em tempo real.
Manual do Utilizador 3-23
Qosmio F750
A função de visualização em 3D do Leitor destina-se apenas a uma utilização doméstica. Tenha em atenção que as leis de direitos de autor aplicáveis podem proibir a apresentação pública de conteúdos em 3D de terceiros a pessoas não identificadas ou ao público em geral.
A função de conversão de 2D para 3D utiliza um algoritmo original da TOSHIBA para aplicar um efeito 3D aos seus vídeos em 2D. No entanto, esta função não proporciona a mesma qualidade do que um vídeo fornecido originalmente em 3D, e também não cria um novo vídeo num formato 3D, mas apenas mostra os vídeos 2D num formato que simula o formato 3D.
A imagem gerada pela função de conversão 2Dto3D não é a mesma que é apresentada por um vídeo produzido especificamente para uma visualização em 3D. A função de conversão 2Dto3D (2D para 3D) utiliza um algoritmo original da TOSHIBA para aplicar um efeito pseudo 3D aos conteúdos em 2D.
O Leitor está pré-definido para o formato 2D. Premindo o botão da função de conversão de 2D para 3D, pode activar a função de conversão de 2D para 3D se decidir ver os conteúdos 2D em formato 3D. O Leitor não executa a função de conversão 2Dto3D automaticamente. Por favor veja os avisos nesta página referentes a possíveis violações potenciais de direitos de autor e confirme que tem todas as autorizações necessárias.
O Leitor destina-se a reproduzir vídeos em formato DVD-Video, DVD­VR e ficheiros de vídeo e para ver vídeos caseiros em 2D e outros conteúdos em 2D que tenha criado em 3D. A visualização em 3D de qualquer conteúdo de vídeo que não tenha sido criado pelo utilizador pode exigir a autorização directa ou indirecta de terceiros, se esse conteúdo estiver protegido por direitos de autor, a não ser que algo diferente seja autorizado pela legislação aplicável. A protecção da propriedade intelectual é essencial para a TOSHIBA. Assim, a TOSHIBA sublinha que o leitor não deverá ser utilizado de qualquer forma que infrinja esses direitos. É responsável por se certificar de que não infringe quaisquer leis sobre propriedade intelectual aplicáveis quando decide utilizar o Leitor e, mais especificamente, quando decide activar a função de conversão 2D para 3D do Leitor.
Algumas funções não podem ser utilizadas durante a reprodução em modo 3D. Nesses casos, quaisquer botões utilizados para essas funções poderão estar desactivados.
Manual do Utilizador 3-24
Qosmio F750
Dependendo do ambiente do sistema, o leitor pode comutar automaticamente para a visualização em 2D se executar uma das seguintes operações durante a visualização em 3D. Além disso, poderá detectar algum atraso na apresentação das imagens quando tem lugar a comutação.
- Abrir janelas ou ecrãs emergentes tais como [Right-Click Menu], [Settings Window], [File Select] ou [Error Message].
- Utilizar funções do Windows.
- Utilizar outras aplicações. Certifique-se de que utiliza o adaptador de alimentação CA quando
estiver a ver um filme com a função 3D activada. Dependendo do ambiente do sistema, a visualização em 3D só pode
ser utilizada quando a "Janela de Visualização de Vídeo" estiver em modo de ecrã total. A visualização em 3D poderá não ser possível em janelas de tamanho reduzido.
Para que a visualização em modo 3D funcione num monitor externo/ TV, deverá ter um monitor/TV com capacidades 3D e uma porta HDMI em conformidade com HDCP.
Os conteúdos de vídeo em formato 3D só podem ser visualizados em monitores internos ou externos que utilizem a norma HDMI 1.4.
A configuração do modo 3D pode ser alterada no ecrã "Configuração", mas recomenda-se que utilize a configuração pré­definida. A alteração da configuração pode fazer com que o efeito estereoscópico seja intensificado o que poderá causar fadiga ocular.
A forma como são vistos os efeitos em 3D varia entre indivíduos. Deve abster-se de ver, ou interrompa a visualização de imagens de vídeo e verifique a configuração do equipamento, se vir imagens duplas ou se não conseguir ver o efeito estereoscópico 3D quando estiver a ver imagens de vídeo e 3D. Se mesmo assim não conseguir ver as imagens correctamente, não veja ou interrompa a visualização do vídeo.
Deve abster-se de ver, ou interrompa a visualização de imagens de vídeo em 3D se não se sentir bem ou tiver qualquer sensação de desconforto antes ou durante a visualização das imagens.
Deve colocar-se directamente em frente do ecrã quando estiver a ver vídeo em 3D. Deve também fazer pausas regulares na visualização.
Devido à possibilidade de um impacto no desenvolvimento da visão, as imagens em 3D não devem ser vistas por crianças com menos de 6 anos.
Considere se é adequado ou a necessidade de impor um limite de tempo de visualização antes de deixar os seus filhos verem conteúdos em 3D.
Este software não tem um bloqueio parental para a visualização em 3D. Por favor, utilize as funções de palavra-passe de início de sessão do Windows se estiver preocupado com o efeito da visualização em 3D na vista dos seus filhos.
Manual do Utilizador 3-25
Qosmio F750
Este software pode reproduzir ficheiros em formato MPEG2, MP4, e WTV. Os seus próprios conteúdos de vídeo em 2D gravados utilizando um camcorder e outros conteúdos criados por si podem ser vistos em 2D ou em 3D utilizando a conversão de 2D para 3D (2Dto3D) em tempo real. Para a visualização de conteúdos de vídeo em 3D, apenas são suportados os formatos Lado a lado e entrelaçado para vídeos em 3D.
Nem todos os ficheiros poderão ser visualizados.
Iniciar o Leitor de Discos Blu-ray™ da TOSHIBA
Utilize o seguinte procedimento para iniciar o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Quando um disco Blu-ray™ é colocado na unidade Blu-ray™, o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA é iniciado automaticamente ou
Seleccione Iniciar -> Todos os programas -> TOSHIBA -> Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Utilizar o Leitor de Discos Blu-ray™ da TOSHIBA
Notas sobre a utilização do Leitor de Discos Blu-ray™ da TOSHIBA.
A visualização no ecrã e as funcionalidades disponíveis podem variar entre cenas e discos de vídeo Blu-ray™.
Se o menu for aberto na Área de Visualização utilizando o Menu superior da janela de controlo ou os botões do menu poderá não se conseguir utilizar o touch pad ou o rato.
Abra o Manual do Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA
As funções e instruções para o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA são explicadas detalhadamente no Manual do Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Utilize o seguinte procedimento para abrir o Manual do Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA.
Prima a tecla F1 quando o Leitor de Discos Blu-ray da TOSHIBA é iniciado e clique no botão Ajuda.

Função 3D sem óculos no LCD incorporado

A função 3D sem óculos no ecrã LCD incorporado apenas está disponível em alguns modelos.
A função 3D sem óculos utiliza a câmara web para detectar a sua posição em tempo real utilizando a função de seguimento da face.
A imagem em 3D é ajustada automaticamente através do reconhecimento da posição da sua face e dos seus olhos pela câmara web.
Normalmente não é necessário activar a função de seguimento da face porque esta funciona automaticamente.
Manual do Utilizador 3-26
0.6 m
Qosmio F750
A função de visualização em 3D sem óculos não pode ser utilizada simultaneamente por duas ou mais pessoas.
Não cubra o seu nariz, por exemplo usando uma máscara quando estiver a utilizar a função de visualização em 3D sem óculos.
Certifique-se de que remove a tampa da câmara web antes de ver vídeos em 3D.
Não cubra a câmara web quando estiver a ver vídeos em 3D. Não reduza o nível de iluminação da sala quando estiver a utilizar a função
3D sem óculos. A função de visualização em 3D sem óculos não funciona adequadamente
quando estiver posicionado fora do alcance da função de seguimento da face.
Limitações da distância de visualização
São as seguintes as limitações para o ângulo de visualização e distância ao ecrã ao utilizar a função 3D sem óculos.
Distância 0,6 m (recomendado) afastado do centro do ecrã
LCD.
Ângulo de visão Perpendicular ao ecrã LCD.
Figura 3-8 Limites de visualização
Utilizar o Utilitário X-Tune
O utilitário X-Tune permite melhorar facilmente os efeitos estereoscópicos em 3D.
Recomenda-se que utilize este utilitário para optimizar os efeitos estereoscópicos em 3D quando utilizar a função de visualização em 3D sem óculos pela primeira vez ou se não estiver satisfeito com os efeitos 3D.
Manual do Utilizador 3-27
Iniciar o Utilitário X-Tune
Utilize o seguinte procedimento para iniciar o utilitário X-Tune. Clique em Iniciar -> Todos os programas -> Superd Software -> X-Tune
-> X-Tune para iniciar o utilitário X-Tune.
Utilizar o Utilitário X-Tune
Para utilizar o utilitário X-Tune, siga os passos descritos abaixo:
1. Seleccione o idioma e o modo de optimização e clique em OK. Estão disponíveis três modos de optimização: Primário, Avançado e
Profissional. Pode seleccionar um dos modos com base na sua experiência.
2. Sente-se a uma distância de 60cm do ecrã do seu computador e faça clique em Iniciar para continuar.
3. Siga as instruções apresentadas no ecrã para cada passo.
4. Utilize as teclas de seta à esquerda e à direita no teclado para ajustar o efeito. Quando estiver satisfeito com o efeito, faça clique em Enter para ver uma janela de informação no ecrã.
Prima a tecla ESC no teclado para cancelar o procedimento de optimização.
5. Clique em Concluir para fechar o utilitário X-Tune.

Visualização em 3D num dispositivo 3D externo

Qosmio F750
A visualização em 3D num dispositivo 3D externo só está disponível em alguns modelos.
Os efeitos 3D podem ser vistos em dispositivos 3D externos ligados através de uma porta HDMI. Para que a reprodução em modo 3D funcione num monitor externo/TV, deverá ter um monitor/TV com capacidades 3D e uma porta HDMI em conformidade com HDCP.
HDMI 1.4 3D Video
Quando um televisor que suporta a função 3D está ligado à porta HDMI, a função NVIDIA HDMI 1.4 3D Video pode ser activada através do seguinte procedimento.
Antes de activar a função HDMI 1.4 3D Video, certifique-se de que concluiu a instalação da Internet para poder receber notificações através da Internet.
Uma vez que ainda não foi completamente testado o funcionamento de todas as operações das portas das televisões 3D, a função HDMI 1.4 3D Video pode não estar funcional em alguns modelos de televisores 3D.
Siga os passos descritos abaixo para instalar a aplicação 3HDMI 1.4 3D Video e não execute qualquer outra operação durante essa instalação.
1. Ligue o computador a um televisor que suporte 3D.
Manual do Utilizador 3-28
Qosmio F750
2. Prima Fn+F5 para seleccionar o dispositivo de visualização como "HDMI device only" (Apenas dispositivo HDMI).
3. Clique em Iniciar -> Todos os programas -> NVIDIA Corporation -> Visão 3D -> Activar a Visão 3D.
4. Aparece o ecrã "Configurar HDMI 1.4 3D Video" (Quando é mostrado o ecrã "Configurar NVIDIA 3D Vision", a função HDMI 1.4 3D Video não é suportada pelo seu televisor. Clique em "Sair" para concluir a instalação).
5. Clique no botão Seguinte.
6. Aparece o ecrã "Ligue os seus óculos". Ligue os seus óculos e faça clique no botão Seguinte.
7. Quando aparece o ecrã "Testar a sua instalação de hardware", ponha os seus óculos, feche um olho de cada vez e seleccione a imagem que vê.
8. Clique no botão Seguinte (Se aparecer o ecrã "O teste de hardware falhou", isso indica que o seu televisor não suporta a função HDMI 1.4 3D. Clique em "Sair" para concluir a instalação).
9. Quando aparecer o ecrã "Verificar a sua capacidade para ver conteúdos estereoscópicos em 3D", ponha os seus óculos e seleccione a imagem que vê.
10. Clique em Informações de Saúde e Segurança, para abrir o Explorador de Internet e ver o conteúdo "Informações de Saúde e Segurança". Leia esta informação atentamente.
11. Seleccione "GeForce 3D Vision Setup Wizard" na barra de tarefas depois de ler as informações.
12. Seleccione a caixa de marcação "I have read and understand the Health and Safety Information" (Li e entendi as Informações sobre Saúde e Segurança).
13. Clique no botão Seguinte.
14. Clique no botão Terminar.
A função HDMI 1.4 3D Video só é suportada com duas resoluções: 1920x1080 24Hz e 1280x720 60Hz.
A resolução pode ser reconfigurada utilizando o seguinte procedimento:
1. Clique em Iniciar -> Painel de controlo -> Hardware e Som -> Painel de controlo NVIDIA.
2. Clique em Mudar a resolução em Seleccione uma tarefa....
3. Seleccione uma resolução abaixo em "Resolução": HD 3D: 720p, 1280 x 720
4. Clique no botão Aplicar.
Pode agora ver vídeos 3D no seu televisor 3D. Não seleccione esta resolução 3D para ver vídeos em formato DVD/Blu-
ray™ 2D.
Manual do Utilizador 3-29
Qosmio F750
Notas sobre a visualização em 3D no LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA
O LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA tem uma função de reprodução em 3D, que pode reproduzir conteúdos de vídeo em 3D e vídeos caseiros em 2D (ficheiros de DVD ou vídeo) em 3D utilizando uma conversão de 2D para 3D em tempo real.
A função de conversão de 2D para 3D utiliza um algoritmo original da TOSHIBA para aplicar um efeito 3D aos seus vídeos em 2D. No entanto, esta função não proporciona a mesma qualidade do que um vídeo fornecido originalmente em 3D, e também não cria um novo vídeo num formato 3D, mas apenas mostra os vídeos 2D num formato que simula o formato 3D.
A função de conversão de 2D para 3D destina-se a permitir que possa ver os seus vídeos caseiros em 2D, ou outros conteúdos em 2D que tenha criado, no modo 3D, de acordo com as suas preferências.
O “LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA” está pré-definido para o formato 2D. Premindo o botão da função de conversão de 2D para 3D, pode activar a função de conversão de 2D para 3D se decidir ver os conteúdos 2D em formato 3D. O “LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA” não executa a função de conversão de 2D para 3D automaticamente. Por favor veja os avisos nesta página referentes a potenciais violações de direitos de autor e confirme que tem todas as autorizações necessárias.
O “LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA” destina-se a reproduzir ficheiros de DVD-Video, DVD-VR e vídeo e vídeos caseiros em 2D num formato 3D. A reprodução em 3D de qualquer conteúdo que não tenha sido criado pelo utilizador pode necessitar da autorização de terceiros, se esse conteúdo estiver protegido por direitos de autor. A protecção da propriedade intelectual é essencial para a TOSHIBA. Assim, a TOSHIBA sublinha que o leitor não deverá ser utilizado de qualquer forma que infrinja esses direitos. É responsável por se certificar de que não infringe quaisquer leis sobre propriedade intelectual aplicáveis quando decide utilizar o leitor e, mais especificamente, a função de conversão 2D para 3D do “LEITOR DE VÍDEO TOSHIBA”.
Algumas funções não estão disponíveis durante a reprodução em modo 3D. Nesses casos, os botões correspondentes estarão desactivados.
Poderá detectar algum atraso quando executa quaisquer das seguintes operações quando a “Janela de Visualização de Vídeo” está no tamanho ecrã completo.
Operações que abrem janelas, tais como [Menu aberto com clique à direita], [Janela de Configuração], [Pesquisa de Título/Capítulo], [Seleccionar ficheiro] ou [Mensagem de erro].
Operação no Windows Operação noutras aplicações
Manual do Utilizador 3-30
Qosmio F750
A reprodução em modo 3D apenas pode ter lugar no modo de ecrã completo. Quando activa a reprodução em 3D, a “Janela de Visualização de Vídeo” é automaticamente ampliada para o tamanho ecrã completo.
As funções de conversão e reprodução em 3D não podem ser utilizadas ao mesmo tempo. Se passar para a reprodução em modo 3D durante a conversão, a função de conversão é automaticamente desligada.
Dependendo do conteúdo de vídeo, a reprodução em modo 3D poderá não ser possível.
Apenas são suportados formatos 3D "lado a lado" e intercalados para a reprodução de vídeos em formato 3D.
Notas sobre a visualização de discos Blu-ray 3D™
Esta função é suportada apenas em alguns modelos.
Nos modelos com um controlador de gráficos NVIDIA, a reprodução de discos Blu-ray 3D™ apenas funciona no ecrã completo. Quando reproduz conteúdos Blu-ray 3D™, o WinDVD ajusta automaticamente para ecrã completo. Quando passa o WinDVD para o modo de janela ou o minimiza, a reprodução é interrompida. Se aparecer uma mensagem emergente, o WinDVD volta ao modo de janela.
O WinDVD utiliza todos os recursos do hardware de gráficos disponíveis para apresentar vídeos em 3D. Nos modelos que têm um controlador de gráficos NVIDIA, as operações como Configurar, Ajuda e algumas teclas de função ficarão temporariamente desactivadas.
O WinDVD BD para TOSHIBA não suporta a função de conversão 2D para 3D. Deve utilizar o “TOSHIBA VIDEO PLAYER” para ver DVDs em 3D ou ficheiros de vídeo em 3D.
Para ver conteúdos Blu-ray 3D™ num monitor/televisor para 3D, mude o modo de visualização para apenas HDMI (apenas Projector), e utilize os óculos 3D fornecidos com o seu monitor/televisor compatível com 3D.
Ao ver conteúdos Blu-ray 3D™ num monitor externo que não suporta a função 3D, desmarque a opção “Prefer to play in 3D Mode” (Preferir a reprodução em modo 3D) nas propriedades para reprodução em 3D no WinDVD BD para TOSHIBA.
Configurar a reprodução em 3D de discos Blu-ray 3D™
Esta função é suportada apenas em alguns modelos. Antes de reproduzir discos Blu-ray 3D™, configure a visualização em 3D.
1. Seleccione Iniciar -> Todos os programas -> Corel -> Corel WinDVD BD para iniciar o WinDVD BD for TOSHIBA.
2. Clique em Ferramentas.
3. Seleccione Reprodução em 3D.
4. Seleccione a opção Turn on 3D mode (Ligar o modo 3D) para activar a reprodução em 3D.
Manual do Utilizador 3-31
5. Especifique a informação do dispositivo de visualização. Tipo de monitor: Seleccione o tipo de monitor correcto no menu pendente. Para reproduzir num monitor externo/TV com capacidades 3D com
HDMI, seleccione "HDMI 1.4 Video Output". Tamanho do ecrã: Desloque o cursor para ajustar o tamanho (em polegadas) do seu
monitor.

Comunicações sem fios

A função de comunicações sem fios do computador suporta alguns dispositivos de comunicação sem fios.
Apenas alguns modelos estão equipados em simultâneo com função de LAN sem fios e função de Bluetooth.
Não utilize as funções LAN sem fios (Wi-Fi) ou Bluetooth próximo de um forno micro-ondas ou em áreas sujeitas a interferência de rádio ou campos magnéticos. As interferências de um forno micro-ondas ou outra fonte podem interromper o funcionamento das ligações Wi-Fi ou Bluetooth.
Desligue todas as funcionalidades de comunicações sem fios se estiver na proximidade de uma pessoa que tenha um pacemaker cardíaco ou outro dispositivo médico eléctrico. As ondas de rádio podem afectar o funcionamento do pacemaker ou do dispositivo médico, podendo resultar em ferimentos graves. Siga as instruções do seu dispositivo médico relativas à utilização de quaisquer comunicações sem fios.
Desligue sempre as comunicações sem fios se o computador se encontrar perto de equipamento ou dispositivos de controlo automático, como portas automáticas ou detectores de incêndio. As ondas de rádio podem provocar anomalias no funcionamento do equipamento, podendo resultar em ferimentos graves.
Poderá não ser possível estabelecer ligação a uma rede com um nome específico através de função de rede ad-hoc. Se isto ocorrer, a nova rede(*) terá de ser configurada para todos os computadores ligados à mesma rede, para que se volte a activar as referidas ligações. * Por favor, assegure-se de que utiliza um novo nome de rede.
Qosmio F750

LAN Sem Fios

O dispositivo de LAN sem fios é compatível com outros sistemas de rede LAN baseados na tecnologia de rádio Direct Sequence Spread Spectrum/ Orthogonal Frequency Division Multiplexing e que satisfaçam a norma de LAN Sem Fios IEEE 802.11.
Manual do Utilizador 3-32
Qosmio F750
Selecção de canal de frequência de 5 GHz para a norma IEEE
802.11a e/ou IEEE802.11n Selecção de canal de frequência de 2,4 GHz para a norma IEEE
802.11b/g e/ou IEEE802.11n Utilização de vários canais, em roaming Gestão de energia da placa Encriptação de dados Wired Equivalent Privacy (WEP) com base num
algoritmo de encriptação de 128 bits. Acesso protegido Wi-Fi ™ WPA™)
A velocidade de transmissão através de uma rede LAN sem fios, e a distância alcançada, pode variar conforme o ambiente electromagnético envolvente, os obstáculos presentes, a concepção e a configuração do ponto de acesso, a concepção do sistema cliente e as configurações do software/hardware. A velocidade de transmissão máxima indicada é a velocidade máxima teórica, especificada conforme a norma respectiva - a velocidade de transmissão real poderá ser inferior à velocidade máxima teórica.
Configuração
1. Certifique-se de que a função das comunicações sem fios está ligada.
2. Clique em Iniciar -> Painel de controlo -> Rede e Internet -> Centro de rede e partilha.
3. Clique em Configurar uma nova ligação ou rede.
4. Siga os passos do assistente. Terá de dar um nome à rede sem fios, juntamente com as definições de segurança. Consulte a documentação que acompanha o seu router ou solicite os parâmetros ao administrador da rede sem fios.
Segurança
A TOSHIBA recomenda vivamente que active a função de encriptação, pois de outra forma o seu computador ficará vulnerável ao acesso não autorizado por parte de terceiros através de uma ligação sem fios. Se tal acontecer, o intruso poderá ter acesso ilegal ao seu sistema, escutar as suas comunicações ou provocar a perda ou a destruição de dados armazenados.
A TOSHIBA não poderá ser responsabilizada pela perda de dados devido à espionagem ou acesso ilegal através de uma LAN sem fios, nem pelos danos daí resultantes.
Especificações da placa
Dimensões PCI Express Mini Card
Manual do Utilizador 3-33
Qosmio F750
Compatibilidade Norma IEEE 802.11 para LANs Sem Fios
Wi-Fi (Wireless Fidelity) certificado pela organização Wi-Fi Alliance. O logótipo 'Wi-Fi CERTIFIED' é uma marca de certificação da Wi-Fi Alliance.
Sistema Operativo da Rede
Protocolo de Acesso a Suportes
Redes Microsoft Windows
CSMA/CA (impedimento de colisão) com conhecimento (ACK)
Características de rádio
As características de rádio dos módulos LAN Sem Fios podem variar de acordo com:
País/região onde o produto foi comprado Tipo de produto
As comunicações sem fios estão muitas vezes sujeita à regulamentação dos serviços radioeléctricos locais. Se bem que os produtos para sistema de redes LAN sem fios tenham sido concebidos para funcionar na banda dos 2,4 GHz e 5 GHz sem precisar de licença, a regulamentação dos serviços radioeléctricos locais poderá impor certas limitações à utilização dos equipamentos de comunicações sem fios.
Radiofrequência: Banda de 5GHz (5150-5850 MHz) (Revisão
a e n) Banda de 2,4GHz (2400-2.483,5 MHz)
(Revisão b/g e n)
O alcance das transmissão sem fios depende da velocidade de transmissão (taxa de bits) das comunicações. As comunicações feitas a velocidades mais baixas poderão percorrer distâncias maiores.
O alcance dos dispositivos sem fios pode ser afectado quando as antenas são colocadas perto de superfícies metálicas e de materiais de alta densidade.
O alcance também é afectado por "obstáculos" no caminho do sinal de rádio, que possam absorver ou reflectir o sinal de rádio.

Tecnologia Bluetooth sem fios

Alguns computadores desta série estão dotados de tecnologia de comunicação sem fios Bluetooth, que elimina a necessidade de cabos entre dispositivos electrónicos, tais como computadores, impressoras e telefones móveis. Se estiver activado, o sistema Bluetooth proporciona um ambiente de rede pessoal, segura, de confiança e de instalação rápida e fácil.
Manual do Utilizador 3-34
Qosmio F750
Não é possível utilizar simultaneamente as funções Bluetooth integradas no computador e um adaptador Bluetooth externo. Para sua referência, a tecnologia sem fios Bluetooth tem as seguintes características:
Funcionamento em todo o mundo
O emissor e receptor de rádio Bluetooth funciona na banda dos 2,4 GHz, que não necessita de licença e é compatível com os sistemas de rádio na maioria dos países.
Ligações via rádio
Pode estabelecer facilmente ligações entre dois ou mais dispositivos, ligações essas que se manterão activas mesmo que existam obstáculos entre os dispositivos.
Segurança
Dois avançados mecanismos de segurança asseguram um elevado nível de segurança:
A autenticação impede o acesso aos dados de importância vital e torna impossível falsificar a origem de uma mensagem.
A encriptação impede a escuta não autorizada e mantém a privacidade da ligação.
Stack Bluetooth da TOSHIBA para o Windows
Note que este software é especificamente destinado aos seguintes sistemas operativos:
Windows 7
Apresenta-se abaixo alguma informação relativa à utilização deste software com estes sistemas operativos. Poderá obter informação mais detalhada nos ficheiros de ajuda electrónica fornecidos com o software.
Este Stack Bluetooth é baseado na Versão do Bluetooth com a especificação Versão 1.1/1.2/2.0+EDR/2.1+EDR/3.0/3.0+HS, consoante o modelo que adquiriu. No entanto, a TOSHIBA não pode confirmar a compatibilidade entre quaisquer produtos informáticos e/ou outros equipamentos electrónicos que utilizem funções Bluetooth, excepto os computadores portáteis TOSHIBA.
Notas de lançamento da TOSHIBA relacionadas com Stack Bluetooth para Windows
1. Software de Fax: Tenha em conta que existe algum software de fax que não é possível utilizar neste Stack Bluetooth
Manual do Utilizador 3-35
LAN
Qosmio F750
2. Considerações multi-utilizador: No Windows, a utilização de comunicações Bluetooth não é suportada num ambiente multi­utilizador. Isto significa que quando utiliza funções Bluetooth, os outros utilizadores que tenham sessão iniciada no mesmo computador não poderão utilizar este tipo de funcionalidade.
Suporte do produto:
Pode encontrar as mais recentes informações sobre sistemas operativos compatíveis, idiomas suportados ou actualizações disponíveis no nosso sítio na Web. na Europa ou www.pcsupport.toshiba.com nos Estados Unidos.
O computador tem suporte integrado para Ethernet LAN (10 megabits por segundo, 10BASE-T), Fast Ethernet LAN (100 megabits por segundo, 100BASE-TX) ou Gigabit Ethernet LAN (1000 megabits por segundo, 1000BASE-T).
Esta secção descreve como ligar/desligar a uma LAN.
Não instale nem retire um módulo de memória enquanto estiver activa a função de Despertar pela LAN.
A função Despertar pela LAN consome energia mesmo quando o computador está desligado. Deixe o adaptador de alimentação de CA ligado enquanto utilizar esta função.
A velocidade de ligação (10/100/1000 megabits por segundo) muda automaticamente consoante as condições da rede (dispositivo ligado, cabo ou ruído, etc.).
http://www.toshiba-europe.com/computers/tnt/bluetooth.htm

Tipos de cabos de LAN

O computador deve estar correctamente configurado antes de ser ligado a uma LAN. Iniciar sessão numa LAN com a configuração predefinida do computador pode originar falhas de funcionamento da LAN. Para saber os procedimentos de configuração, contacte o administrador da LAN.
Se estiver a utilizar uma rede do tipo Gigabit Ethernet LAN (1000 megabits por segundo, 1000BASE-T), garanta que a ligação é feita com um cabo do tipo CAT5E ou superior. Não pode utilizar um cabo CAT3 nem CAT5.
Se estiver a utilizar uma rede LAN Fast Ethernet (100 megabits por segundo, 100BASE-TX), certifique-se de que a ligação é feita com um cabo CAT5 ou de categoria superior. Não pode utilizar um cabo CAT3.
Se estiver a utilizar uma rede do tipo Ethernet LAN (10 megabits por segundo, 10BASE-T), pode ligar com um cabo CAT3 ou superior.
Manual do Utilizador 3-36

Ligar o cabo de rede LAN

1
2
Para ligar o cabo da LAN, siga os passos descritos abaixo:
Ligue o adaptador de alimentação de CA antes de ligar o cabo da LAN. O adaptador de alimentação de CA deve permanecer ligado durante a utilização da LAN. Se o desligar enquanto o computador estiver a aceder à LAN, o sistema pode ficar bloqueado.
Não ligue qualquer outro cabo para além do cabo da LAN à tomada para a LAN. Se o fizer, poderão ocorrer danos ou um mau funcionamento.
Não ligue qualquer dispositivo de alimentação ao cabo de rede que está ligado à tomada LAN. Se o fizer, poderá provocar danos ou avarias.
1. Desligue a alimentação eléctrica de todos os dispositivos externos ligados ao computador.
2. Ligue uma extremidade do cabo à tomada da LAN. Prima com cuidado, até ouvir uma patilha clicar na posição desejada.
Figura 3-9 Ligar o cabo de rede LAN
Qosmio F750
1. Ficha para rede LAN 2. Cabo de LAN
3. Ligue a outra extremidade do cabo numa tomada de um concentrador de rede LAN ou router. Consulte o administrador da sua rede e o fornecedor do hardware e do software antes de utilizar ou configurar uma ligação de rede.

Dispositivos opcionais

Os dispositivos opcionais podem expandir as capacidades e a versatilidade do computador. Esta secção descreve a ligação ou instalação dos seguintes dispositivos:
Manual do Utilizador 3-37

Cartões/memória

Ranhura para suportes de memória

O Cartão Secure Digital™ (SD) (cartão de memória SD, cartão de memória SDHC, cartão de memória SDXC, cartão miniSD Card, cartão microSD)
Memory Stick (Memory Stick, Memory Stick PRO, Memory Stick Duo, Memory Stick PRO Duo, Memory Stick Micro)
Cartões MultiMediaCard Cartão xD picture
Módulo de memória adicional

Dispositivos periféricos

Monitor externo HDMI

Outro

Bloqueio de segurança Acessórios opcionais da TOSHIBA
Ranhura para suportes de memória
O computador está equipado com uma ranhura para suportes de memória que aceita alguns tipos de suportes de memória com várias capacidades de memória, para que possa transferir dados provenientes de dispositivos como câmaras digitais e PDAs.
Mantenha todos os objectos estranhos afastados da ranhura para suportes de memória. Nunca permita que objectos metálicos, tais como parafusos, agrafos e clips entrem para o interior da ranhura para suportes de memória. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito que pode causar danos ou incêndio no seu computador e, possivelmente, ferimentos graves.
Qosmio F750
Esta ranhura para suportes de memória é compatível com os seguintes suportes de memória.
Cartão Secure Digital (SD) (cartão de memória SD, cartão de memória SDHC, cartão de memória SDXC, cartão miniSD Card, cartão microSD)
Memory Stick (Memory Stick, Memory Stick PRO, Memory Stick Duo, Memory Stick PRO Duo, Memory Stick Micro)
Cartão xD picture MultiMediaCard (MMC™)
Manual do Utilizador 3-38
Qosmio F750
Note que é necessário um adaptador para utilizar cartões miniSD/ microSD Card/Memory Stick Duo/Memory Stick PRO Duo/Memory Stick Micro.
Note que não se efectuaram testes de funcionamento em todos os tipos de suportes de memória. Portanto, não é possível garantir que todos os suportes de memória funcionem correctamente.
Esta ranhura não reconhece as funções Magic Gate.
Figura 3-10 Exemplos de suportes de memória
Cartão Secure Digital (SD)
Memory Stick Cartão xD picture
Cartão microSD e
respectivo adaptador
MultiMediaCard
(MMC)

Suportes de memória

Esta secção aconselha precauções de segurança importantes para um tratamento correcto dos suportes de memória.

Aspectos importantes sobre os cartões de memória

Os cartões memória SD/SDHC/SDXC cumprem a norma SDMI (Secure Digital Music Initiative), que é a tecnologia adoptada para evitar a leitura ou cópia ilegal de música em formato digital. Por esta razão, não pode copiar nem ler material protegido, noutro computador ou noutro equipamento, assim como não pode reproduzir qualquer material que esteja protegido por direitos de autor, excepto se for apenas para seu uso pessoal.
Pode encontrar mais abaixo uma explicação simples que ensina a distinguir os cartões de memória SD dos SDHC.
Os cartões de memória SD, SDHC e SDXC têm a mesma aparência externa. No entanto, os logótipos dos cartões de memória são diferentes, pelo que deverá ter isso em atenção quando comprar algum.
O logótipo dos cartões de memória SD é ( ). O logótipo dos cartões de memória SDHC é ( ).
O logótipo dos cartões de memória SDXC é (TM).
Manual do Utilizador 3-39
A capacidade máxima dos cartões de memória SD é de 2 GB. A capacidade máxima dos cartões de memória SDHC é 32 GB. A capacidade máxima dos cartões de memória SDXC é de 64GB.
Tipo de cartão Capacidades SD 8 MB, 16 MB, 32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB,
512 MB, 1 GB, 2 GB
SDHC 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB SDXC 64 GB

Formatar o suporte de memória

Os novos cartões de memória são formatados de acordo com normas específicas. Se desejar reformatar um cartão de memória, faça-o apenas num dispositivo cuja compatibilidade seja conhecida.
Formatar um cartão de memória
Os cartões de memória são vendidos já formatados em conformidade com normas específicas. Se reformatar um cartão de memória, certifique-se de que o reformata num dispositivo que utilize cartões de memória , como uma câmara digital ou um leitor de áudio digital, e não através dos comandos de formatação do Windows.
Se necessitar de formatar todas as áreas do cartão de memória, incluindo a área protegida, utilize uma aplicação que aplique o sistema de protecção contra cópia.
Qosmio F750

Cuidados com os suportes de dados

Respeite as seguintes precauções quando manusear cartões.

Cuidados com os cartões

Não torça nem dobre os cartões. Não exponha os cartões a líquidos, não os guarde em zonas
húmidas, nem os deixe junto a recipientes com líquidos. Não toque na parte metálica de um cartão, nem o exponha a líquidos
ou sujidade. Depois de utilizar um cartão, guarde-o novamente na respectiva
caixa. O cartão foi concebido para só poder ser inserido de uma maneira.
Não tente forçar a entrada do cartão na ranhura. Não deixe um cartão parcialmente inserido na ranhura. Prima o cartão
até ouvi-lo clicar no sítio correcto.
Manual do Utilizador 3-40

Cuidados com os cartões de memória

Desloque a patilha de protecção contra escrita para a posição de protecção, se não desejar gravar dados.
As placas de memória têm um tempo de vida limitado, pelo que é importante fazer cópias de segurança dos dados importantes.
Não grave dados num cartão se a bateria estiver com pouca carga. Isso poderia afectar a exactidão da escrita.
Não remova um cartão enquanto os dados estiverem a ser lidos ou gravados.
Para obter mais detalhes sobre a utilização de cartões de memória, consulte os manuais desses cartões.

Acerca da protecção contra escrita

Os cartões de memória possuem uma função de protecção contra escrita.
Cartão SD (cartão de memória SD, cartão de memória SDHC e cartão de memória SDXC)
Memory Stick (Memory Stick, Memory Stick PRO, Memory Stick Duo, Memory Stick PRO Duo e Memory Stick Micro)
Se não desejar gravar dados, coloque o interruptor de protecção contra escrita na posição de bloqueado.
Qosmio F750

Introduzir um suporte de memória

As seguintes instruções aplicam-se a todos os tipos de suportes de memória. Para introduzir um suporte de memória, siga os passos descritos abaixo:
1. Pegue no suporte de memória de forma que os contactos (zonas metálicas) fiquem voltadas para baixo.
2. Introduza o suporte de memória na ranhura para suportes de memória na parte frontal do computador.
3. Prima o suporte de memória com cuidado e garanta que fica encaixado com firmeza.
Manual do Utilizador 3-41
Figura 3-11 Introduzir um suporte de memória
1
2
1. Ranhura para suportes de memória 2. Suportes de memória
Antes de inserir um suporte de memória, certifique-se de que ele está orientado correctamente. Se introduzir um suporte de memória numa orientação incorrecta, depois poderá não conseguir removê-lo.
Quando introduzir um suporte de memória, não toque nos contactos metálicos. Se o fizer, poderá expor a área de armazenamento a electricidade estática e destruir os dados.
Não desligue o computador, nem o coloque em Modo de Suspensão ou Modo de Hibernação, enquanto houver ficheiros a ser copiados. Se o fizer, poderá perder dados.

Remover um suporte de memória

As seguintes instruções aplicam-se a todos os tipos de suportes de memória. Para remover um suporte de memória, siga os passos descritos abaixo:
1. Abra a opção Remover hardware e ejectar suporte em segurança na Barra de tarefas do Windows.
2. Aponte para suporte de memória e clique no botão esquerdo do Touch Pad.
3. Pressione o suporte de memória e liberte-o, para que fique parcialmente retirado do computador.
4. Agarre o suporte e remova-o.
Antes de retirar o suporte de memória ou desligar o computador, verifique se o indicador da ranhura para suportes de memória está apagado. Se remover o suporte de memória ou desligar o computador enquanto o computador estiver a aceder ao suporte de memória, poderá perder dados ou danificar o próprio suporte.
Não remova o suporte de memória enquanto o computador está em Modo de Suspensão ou Modo de Hibernação. O funcionamento do computador poderia tornar-se instável ou poderia perder dados do suporte de memória.
Qosmio F750
Manual do Utilizador 3-42
Não remova unicamente o cartão Memory Stick Duo/Memory Stick PRO Duo/Memory Stick Micro/miniSD/microSD deixando o adaptador na ranhura para suportes de memória.

Módulo de memória adicional

Pode instalar memória adicional no computador para aumentar a quantidade de memória disponível no sistema. Esta secção descreve como instalar e remover módulos de memória opcionais.
Deve colocar um tapete por baixo do computador para evitar riscar ou danificar a superfície superior quando estiver a instalar ou substituir um módulo de memória. Nesta situação, deve evitar utilizar tapetes que sejam feitos de materiais que retenham ou gerem electricidade estática.
Quando instalar ou remover um módulo de memória, deve evitar tocar em quaisquer outras partes internas do computador.
Introduza dois módulos de memória, um na Ranhura A e outro na Ranhura B. Dessa forma, o computador funcionará em modo "dual channel".O acesso aos módulos de memória inseridos é mais eficiente se estiverem a funcionar em modo "dual channel".
Use apenas módulos de memória aprovados pela TOSHIBA. Não instale nem retire um módulo de memória nas seguintes
condições. a. O computador está ligado.
b. O computador foi desligado usando o modo de Hibernação ou de Suspensão.
c. A função de Despertar pela LAN está activada. d. A função de comunicações sem fios está ligada. e. A função Suspensão e Carregamento está activada. Tenha cuidado para não deixar parafusos ou outros materiais
estranhos caírem dentro do computador. Pode provocar um funcionamento incorrecto ou um choque eléctrico.
O módulo de memória adicional é um componente electrónico de precisão que pode ser fatalmente danificado por electricidade estática. Visto que o corpo humano consegue armazenar electricidade estática, é importante que descarregue essa electricidade antes de tocar nos módulos de memória adicionais ou de os instalar. Para descarregar a electricidade estática do seu corpo, basta tocar com as mãos desprotegidas em qualquer metal próximo de si.
Qosmio F750
Manual do Utilizador 3-43
Utilize uma chave Philips de tamanho #0 para desapertar e apertar os
2
1
parafusos. Se utilizar uma chave de parafusos desadequada pode danificar as cabeças dos parafusos.

Instalar um módulo de memória

Siga os passos descritos abaixo para instalar um módulo de memória:
1. Desligue o computador e certifique-se de que o indicador Energia está apagado (consulte a secção Desligar a alimentação eléctrica, no Capítulo 1, Como Começar, se necessário).
2. Desligue o adaptador de alimentação de CA e todos os cabos e periféricos que estejam ligados ao computador.
3. Feche o painel do ecrã.
4. Coloque o computador com a base voltada para cima e retire o módulo da bateria (consulte a secção Substituir o módulo de bateria, no Capítulo 5, Energia e Modos de Arranque, se necessário).
5. Desaperte o parafuso que fixa a tampa que dá acesso aos slots dos módulos de memória. Note que o parafuso não sai da tampa para evitar que se perca.
6. Insira uma unha, ou outro objecto fino, sob a tampa, e levante-a.
Figura 3-12 Remover a tampa do módulo de memória
Qosmio F750
1. Tampa do compartimento dos módulos de memória
Manual do Utilizador 3-44
2. Parafuso
3
2
1
Qosmio F750
7. Alinhe o entalhe do módulo de memória com a saliência que existe na ranhura e, com cuidado, insira o módulo na ranhura num ângulo de 30 graus e pressione-o até que as patilhas de cada lado do módulo o fixem.
Figura 3-13 Encaixar o módulo de memória
1. Entalhe 3. Ranhura A
2. Ranhura B
Nunca permita que objectos metálicos, tais como parafusos, agrafos e clips entrem para o interior do computador. Os objectos metálicos podem criar um curto-circuito que pode causar danos ou incêndio no seu computador de que poderão resultar ferimentos graves.
Não toque nos conectores do módulo de memória e do computador. Detritos nos conectores poderão causar problemas de acesso à memória.
A ranhura A está reservada para o primeiro módulo de memória. Utilize a ranhura B para a memória de expansão. Se instalar apenas um módulo, utilize a ranhura A.
Alinhe os sulcos que existem nas extremidades do módulo de memória com as patilhas retentoras do conector e introduza o módulo no conector com firmeza. Se sentir dificuldade em instalar o módulo de memória, afaste cuidadosamente as patilhas retentoras para fora com a ponta do dedo.
Segure no módulo de memória apenas pelas extremidades esquerda e direita - as extremidades com os sulcos.
Manual do Utilizador 3-45
2
1
Qosmio F750
8. Coloque a tampa do compartimento do módulo de memória e fixe-a com o parafuso.
Certifique-se de que a tampa do compartimento dos módulos de memória fica bem fechada.
Figura 3-14 Colocar a tampa do módulo de memória
1. Tampa do compartimento dos módulos de memória
2. Parafuso
9. Instale a bateria principal - Consulte a secção sobre Instalar a bateria no Capítulo 5, Corrente e Modos de Inicialização, se necessário.
10. Volte a colocar o computador na sua posição normal.
11. Ligue o computador e certifique-se de que a memória acrescentada é reconhecida. Para confirmar, faça clique em Iniciar -> Painel de controlo -> Sistema e segurança -> ícone do Sistema.

Remover um módulo de memória

Para remover o módulo de memória, siga os passos descritos abaixo:
1. Desligue o computador e certifique-se de que o indicador Energia está apagado (consulte a secção Desligar a alimentação eléctrica, no Capítulo 1, Como Começar, se necessário).
2. Desligue o adaptador de alimentação de CA e todos os cabos e periféricos que estejam ligados ao computador.
3. Feche o painel do ecrã.
4. Volte o computador com a base para cima e retire a bateria.
5. Desaperte o parafuso que fixa a tampa que dá acesso aos slots dos módulos de memória. Note que o parafuso não sai da tampa para evitar que se perca.
6. Insira uma unha, ou outro objecto fino, sob a tampa, e levante-a.
7. Afaste as patilhas de retenção para libertar o módulo. Existe uma mola que impele uma extremidade do módulo para cima e o módulo fica inclinado.
Manual do Utilizador 3-46
1
1
Qosmio F750
8. Segure no módulo pelas extremidades e retire-o do computador.
Se utilizar o computador durante muito tempo, os módulos de memória e os circuitos em volta deles, ficarão quentes. Neste caso, deixe-os arrefecer até atingirem a temperatura ambiente, antes de os substituir. Caso contrário queimar-se-á se tocar em algum deles.
Não toque nos conectores do módulo de memória e do computador. Detritos nos conectores poderão causar problemas de acesso à memória.
Figura 3-15 Remover o módulo de memória
1. Trincos
9. Coloque a tampa do compartimento do módulo de memória e fixe-a com o parafuso.
Certifique-se de que a tampa do compartimento dos módulos de memória fica bem fechada.
10. Instale a bateria
11. Volte a colocar o computador na sua posição normal.

Sintonizador de TV

Utilize a função My TV do Windows Media Center para ver programas de TV ou para os gravar.
As dimensões e a forma da ficha do sintonizador de TV variam consoante a região. Alguns modelos estão equipados com um sintonizador de TV.
Quando utilizar o Media Center do Windows, certifique-se que utiliza o
Manual do Utilizador 3-47
computador com o adaptador de alimentação CA ligado. Se utilizar esta função apenas com a bateria do computador, arrisca-se a ter falhas de gravação, perdas de som, ou perdas de imagens dos vídeos, devido às funções de poupança de energia ou carga insuficiente da bateria.
Alguns modelos de computador estão equipados com um sintonizador capaz de receber emissões digitais. Estes sintonizadores podem receber emissões digitais do tipo DVB-T. As emissões digitais só podem ser recebidas em regiões onde as emissões digitais DVB-T estejam disponíveis.
Não é possível receber e gravar em simultâneo se estiver a utilizar um dispositivo de vídeo externo e se for efectuada a configuração referida acima.
Não é possível receber e gravar 2 sinais em simultâneo quando estiver ligada uma caixa descodificadora e se for efectuada a configuração referida acima.
De acordo com os regulamentos governamentais, não é permitido levar sintonizadores de TV PAL/SECAM para a Coreia.

Utilizar o sintonizador de TV

Antena
A qualidade dos sons e imagens depende muito das condições de propagação dos sinais de rádio.
Se utilizar o computador em áreas onde as ondas de rádio são fracas, com as consequentes más condições de recepção de sinais de rádio, contacte o revendedor a quem adquiriu o computador ou utilize um amplificador de sinal de antena disponível no mercado. Consulte o manual fornecido com o amplificador para obter mais informações.
Qosmio F750

Ligação do cabo

Esta secção descreve o processo de ligação do cabo coaxial ao computador.
Ligação do cabo coaxial
Em caso de trovoada, não toque no condutor do cabo da antena. Isso pode causar um choque eléctrico.
Se tiver de trabalhar com o seu computador durante uma tempestade e tiver o sintonizador de TV ligado a uma antena exterior, deverá utilizar o computador alimentado pelo adaptador de alimentação de CA. O adaptador de alimentação de CA proporciona alguma protecção contra possíveis descargas eléctricas causadas por relâmpagos (mas não elimina totalmente os riscos). Para uma protecção completa, não utilize o seu computador durante uma tempestade com relâmpagos.
1. Guarde os dados, encerre o Windows e desligue o computador.
2. Ligue o cabo coaxial à ficha do sintonizador de TV do computador.
Manual do Utilizador 3-48
Loading...