Soundcraft SI User Manual [pt]

GUIA RÁPIDO
Guia Rápido
INTRODUÇÃO
Primeiramente, muito obrigado por escolher a mesa digital da Série Si da Soundcraft.
Esse Guia Rápido dará uma grande noção das principais funções da console e permitirá você montá-la e configurá-la no menor período de tempo.
Esse guia mostrará como:
1. Ligar a console
3. Ter familiaridade com os visores OLED
4. Conectar uma fonte sonora
5. Usar o modo global (GLOBAL MODE) para ajustar os GAINS os PANS
6. Aplicar EQ e Processadores de dinâmica
7. Adicionar efeitos Lexicon
8. Criar mixagens de Aux e de Sub-Groupos
9. Criar uma mixagem de Matrix
10. Criar os VCAs e os Grupos de MUTE
11. Salvar e nomear os Snapshots
Ficha técnica: Manual traduzido e adaptado para o idioma português (brasileiro) por Conrado Ruther (www.ruthersound.com). Críticas e sugestões conrado@ruthersound.com
OK, vamos lá!
Para essa seção tutorial nós assumimos que tenha as conexões de saída Master Left/ Right da console conectados a uma combinação de amplificadores/caixas.
LIGANDO
Pressione o botão SYSTEM ON/OFF na console. Espere o console ligar.
CRIE UM NOVO SHOW
Pressione o botão MENU e depois selecione SHOW tocando a tela touchscreen.
Agora pressione NEW SHOW.
Nota! Pressionando NEW SHOW irá eliminar o show e a lista de cues existentes. Todos os ajustes atuais da console serão perdidos e o console retornará ao seu estado inicial padrão.
NOMEANDO O NOVO SHOW
Pressioe o botão EDIT SHOW e acesse o campo de inserção de nome do Show.
Pressione o botão ADJUST para acessar o teclado virtual alfanumérico. Insira o novo nome para o Show.
Pressione o botão APPLY para salvar o nome de seu novo SHOW.
O VISOR OLED
O visor OLED (Organic LED) é a central de funções da console e provém informações úteis sobre os canais de entrada e os encoders localizados logo acima dos mesmos.
O visor OLED é dividido em três seções com a seção ao topo (a parte laranja) sempre descrevendo a função do encoder situado diretamente acima do mesmo.
A parte inferior ( a parte verde) provém o nome localizado logo abaixo do mesmo.
Nota! Se pressionar o botão ‘i’ o nome da conexão física a qual o canal de entrada estiver conectado aparecerá. Isso é muito útil caso tenha renomeado os canais e precisar ver de onde vem o sinal de entrada.
A área no meio (parte amarela) provém informações específicas para o canal logo abaixo da mesma. Isso inclui medidores para os níveis das entradas, atividade do Noise Gate e a redução de Ganho do Compressor.
Existem também ícones de estado para endereçamentos de VCA e quaisquer botões associados com o canal de entrada (48v ativado, Phase ativada, EQ In etc...)
Nome e valor do parâmetro para
Os visores OLED permitem que o usuário veja num piscar de olhos exatamente tudo o que está acontecendo com qualquer um dos canais de entrada.
O diagrama explica o que é mostrado no OLED.
Endereçado p/ pelo menos um saída AUX
Mostra LR_, __C, LRC ou LCR dependendo do tipo de canal e modo de roteamento/PAN selecionados
Medidor e escala do canal
o encoder acima
Phantom Power
Inversão de Fase
Delay
Filtros Hi-Cut e Low-Cut
GATE
Compressor
EQ
Insert Ativado
Um sindal de + é indica uma segunda função que está disponível pressionando o encoder
Zona superior do OLED
Indicadores do GATE: X = Fechado H = Hold O = Aberto
Indicadores de VCA 1-12 (blocos iluminados mostram os grupos VCA)
Medidor e escala de redução de ganho do compressor
Nome ou IDentidficação do canal
CONECTE UMA FONTE SONORA ÀS ENTRADAS
Entradas Mic/Line (Soundcraft Si3)
As entradas de Mic/Line no painel traseiro da console está arranjado em 3 e 4 blocos idênticos
com 16 entradas e 8 saídas em cada, totalizando 64 (48 na Si2) entradas de Mic. Cada bloco de entrada/saída (I/O) é chamado de A, B, C ou D e estes blocos de entradas são mapeados aos faders como mostra o seguinte:
Soundcraft Si3 Entradas Mic A 1-16 (Entradas 1-16) Página A - Faders 1-16 Lado esquerdo Entradas Mic B 1-16 (Entradas 17-32) Página A – Faders 17-32 Lado direito Entradas Mic C 1-16 (Entradas 33-48) Página B - Faders 1-16 Lado esquerdo Entradas Mic D 1-16 (Entradas 49-64) Página B – Faders 17-32 Lado direito
Soundcraft Si2 Entradas Mic A 1-16 (Entradas 1-16) Página A - Faders 1-16 Lado esquerdo Entradas Mic B 1-16 (Entradas 17-24) Página A – Faders 17-24 Lado direito Entradas Mic C 1-16 (Entradas 25-40) Página B - Faders 1-16 Lado esquerdo Entradas Mic D 1-16 (Entradas 41-48) Página B – Faders 17-24 Lado direito
Além das entradas mono, existem também 4 entradas estéreo localizadas à seção central do painel traseiro, as quais são acessadas nas páginas C ou D na seção do lado direto do console, dependendo se esteja uma Si2 ou uma Si3.
Soundcraft Si3 – Entradas Estéreo 1-4 Página D - Faders 25/26/27/28 Retornos dos efeitos Lexicon 1-4 Página D - Faders 29/30/31/32 Soundcraft Si2 – Entradas Estéreo 1-4 Páginas C & D - Faders 17, 18, 19, 20 Retornos dos efeitos Lexicon 1-4 Páginas C & D - Faders 21, 22, 23, 24
Antes de continuar, segue uma breve explicação sobre os modos globais (GLOBAL MODES)
No GLOBAL MODE o encoder acima de cada faders de cada canal pode ser usado para simular as facilidades encontradas no plano horizontal de uma mesa analógica par controlar por exemplo os Gains, Filtros, EQs, Mandadas de Aux Sends e os Pans.
Pressionando o botão GLOBAL MODE apropriado irá designar a função para os encoders e a seção superior do visor OLED irá afirmar qual será a função do encoder.
AJUSTANDO OS GANHOS DOS PRÉ-AMPLIFICADORES E OS PANS DO SINAL DE ENTRADA
Conecte uma fonte sonora de áudio à entrada Mic/Line A1. Pressione o botão GAIN na seção à esquerda.
Agora você pode ajustar o controle de ganho (GAIN) GAIN (encoder) bem como você ajustaria em uma mesa analógica e monitore a quantidade de sinal de entrada no medidor de nível de entrada associado ao visor OLED.
Caso o nível de entrada esteja muito alto, o símbolo CLIP aparecerá próximo ao medidor de entrada. Se isso acontecer, diminua um pouco o ganho de entrada até que o mesmo desapareça.
As seguintes funções estão disponíveis para a seleção através de botões dedicados: GAIN • FILTERS/DELAY • GATE • COMPRESSOR • EQ • PAN • BUS 1-8 • BUS 9-16 • BUS 17-24 •
No exemplo abaixo o botão GAINS foi selecionado e os encoders estão ajustando os ganhos de entrada para os canais associados.
AJUSTANDO A POSIÇÃO DO PAN DO CANAL
Pressione o botão PAN na área do modo global (GLOBAL MODE). Isso fará com que a linha dos encoders funcionem como controles de PAN para os canais de entrada associados. Agora você poderá ajustar a posição de PAN girando o encoder. A seção ao topo do visor OLED confirmará o valor numérico atual para a posição escolhida Agora experiente as outras funções globais. Note que para as funções com mais de um parâmetro as teclas SCROLL iluminarão, permitindo controlar tais parâmetros
NECESSITA DE PHANTOM POWER DE 48V?
Mantenha pressionado o botão 48V na seção CHANNEL MODE (isso colocará a superfície de controle no modo INTERROGATE – veja abaixo para maiores detalhes) e depois pressione o botão SEL acima do canal (ou canais) os quais deseja ativar a função. Você verá que os botões SEL iluminarão em laranja e o ícone 48V aparecerá no visor OLED para os canais relevantes.
MODO INTERROGATÓRIO (INTERROGATE MODE)
Esse modo é muito útil para fazer múltiplas designações de chaves/teclas para os canais de entrada bem como seria feito com uma mesa analógica. Por exemplo, em uma mesa analógica você pode querer ativar o phantom power de 48V em vários canais e isso seria conseguido usando as chaves dedicadas para cada canal de entrada. Nas mesas Si, o modo INTERROGATE permite você fazer a mesma coisa. Mantenha pressionado o botão o qual desejar chavear vários canais (por exemplo phantom power 48V), e depois pressione os botões SEL nos canais relevantes. O visor OLED confirmará as seleções feitas.
O Modo INTERROGATE somente é relevante para o banco de faders de entrada corrente e não é possível mudar entre bancos de faders enquanto fizer as seleções. Esse modo também é útil para verificar os endereçamentos para cada canal de entrada. Ao pressionar o botão relevante (exemplo EQ IN) os botões SEL iluminarão para qualquer canal de entrada que tenha esse botão designado permitindo você visualizar quais endereçamentos foram feitos. Qualquer um dos botões na área CHANNEL MODE podem ser usados para “INTERROGAR” a superfície de controle.
Nota! Quando usar o modo Interrogate é possível também pressionar o botão CLEAR para zerar quaisquer seleções. Isso deverá ser usado com muita cautela!
Loading...
+ 19 hidden pages