Samsung BN44-00192A Schematic

4 (1)
Samsung BN44-00192A Schematic

BN44-00192A

A placa BN44-00192A é usada em TVs LCD Samsung com um tamanho diagonal de 26 e 32 polegadas.

O circuito pode ser dividido nas seguintes áreas:

-Corrector do fator de potência (PFC ou PFC - Correção do fator de potência);

-Fonte de alimentação;

-Fonte de energia de trabalho;

Considere os circuitos desses nós com mais detalhes.

Corretor de fator de potência

O PFC ativo (Power Factor Correction) serve para eliminar as harmônicas no circuito de entrada que os diodos retificadores fazem junto com o capacitor eletrolítico do filtro retificador de rede IIP.

Na ausência ou mau funcionamento do PFC e dos filtros de entrada, a corrente na rede do retificador é executada apenas em curtos intervalos do tempo de carga do capacitor, quando o valor de amplitude da tensão da rede é igual à tensão no capacitor e a corrente consumida assume a forma de pulsos curtos com uma amplitude de vários amperes.

Detalhes da distorção de corrente e do Fator de Potência (CM ou PF - Fator de Potência) em retificadores são considerados na página de um retificador de onda completa .

Devido aos efeitos negativos das harmonicas na rede elétrica, os fabricantes incorporam um circuito PFC, ativos ou passivos dependendo da potência, de acordo com o padrão europeu de compatibilidade elétrica EN 61000-3-2 para dispositivos da Classe D.

PFC Como resultado da operação do módulo PFC do dispositivo ativo BN44-00192, a corrente no circuito de entrada é forçada pelo bloqueador LP801, a chave elétrica QP801S e o diodo DP802, que são os elementos de potência do conversor step-up step-up.

A chave é controlada pelo controlador ICP801S PWM e, além de fornecer uma tensão de saída estável no capacitor do filtro, gera uma corrente durante o período na forma de um conjunto de pulsos curtos, cuja amplitude é determinada levando em consideração o multiplicador interno (multiplexador) das tensões de entrada e de saída.

Neste caso, a linha dos impulsos de corrente recebidos repete a forma da tensão de rede rectificada aplicada na frequência de 100 Hz aplicada ao acelerador.

A frequência dos pulsos atuais gerados pelo dispositivo está dentro de dezenas de kilohertz e é parcialmente filtrada pelo capacitor CP801 0,47 uF na entrada do PFC.

Finalmente, os harmônicos mais altos da corrente são separados da rede por um filtro de entrada usando duas bobinas paralelas. Como resultado, a corrente no circuito de entrada adquire uma forma próxima do sinusoidal e o fator de potência do módulo de potência torna-se próximo de 100%.

O dispositivo PFC é ligado simultaneamente com a fonte de alimentação de trabalho, trocando a tensão M_Vcc no pino 8 do controlador ICP801S.

No modo de espera, o PFC ativo não funciona e a tensão da rede rectificada (+311 V) da ponte do diodo passa para o capacitor do filtro através do diodo DP801. Com cargas baixas, existem filtros de entrada suficientes para filtrar os harmónicos, que são essencialmente PFC passivo (CMC)

Alimentação em espera

A unidade é implementada de acordo com o esquema do conversor flyback controlado pelo controlador PWM ICB801S. O conversor opera a uma frequência fixa de 55-67 kHz e gera uma tensão estabilizada de 5,2 V na saída com uma corrente na carga de até 0,6 A para alimentar o processador de controle no modo de espera, bem como os chips PWM da fonte principal e PFC no modo de operação.

A transição do modo de espera da TV para o modo de trabalho é realizada comutando a tensão de 5,2 V com o interruptor do transistor QB802. Neste caso, a tensão de alimentação M_Vcc vai para os controladores PWM ICP801S e ICM801, iniciando simultaneamente o nó PFC e a fonte de alimentação principal.

Fonte de alimentação operacional

A fonte é um transdutor dianteiro feito por um circuito de meia ponte e gera as seguintes tensões estabilizadas na saída:

24 V para ligar o visor do inversor.

13 V.

12 V.

5.3 V para a alimentação da Main_Board, obtido por meio do conversor step-down do retificador 24 V.

Mau funcionamento típico

Os conhecidos defeitos populares deste módulo são:

-Mau funcionamento dos condensadores do filtro retificador secundário.

-Formação de fissuras nas soldaduras do transistor QB802, que liga a fonte de alimentação M_Vcc do modo de espera(stand-by).

Defeitos menos comuns:

-Desagregação dos transistores de chave da fonte de trabalho (QM801, QM802) e quebra do resistor RM801 devido a uma violação de modo ao trabalhar com capacitores defeituosos de seus retificadores secundários.

-Sobreaquecimento dos transistores de chave acima mencionados devido ao mau funcionamento do capacitor CM801 do oscilador mestre PWM devido a uma alteração na frequência da operação do conversor.

Este documento foi produzido com tradução automática para Português

www.electronica-pt.com Armando Dias

01 Out 2017

Loading...
+ 2 hidden pages