Pinnacle STUDIO 11 User Manual [pt]

Leiame para a versão 11 do Pinnacle Studio
Pinnacle – a division of Avid
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------­Parabéns! Você está a um passo de entrar no mundo da edição de vídeo com qualidade
profissional. Caso tenha problemas ao trabalhar com a versão 11 do Studio ou Studio Plus, favor ler o manual e este texto.
Notas técnicas
1. Atualizações
A primeira vez que executar o Studio ou Studio Plus, será solicitado a você que instale uma atualização do software. Recomendamos vivamente que efetue este procedimento de atualização, uma vez que melhorará sua experiência com o Studio. Você também pode obter a atualização mais recente a partir de http://www.pinnaclesys.com/support
2. Ferramenta SmartMessenger do Studio
O Studio tem uma ferramenta integrada chamada SmartMessenger. Esta ferramenta informa você das atualizações mais recentes do Studio e assegura que você obtém o melhor desempenho de seu aplicativo. Esta ferramenta também coleta estatísticas de desempenho e estabilidade de seu programa Studio. Essa informação é utilizada para análise estatística e ajuda a Pinnacle a criar um programa melhor. Este relatório não contém informações pessoais sobre você ou seu sistema. Se você desejar desativar o recurso de execução automática do SmartMessenger, você pode fazê-lo selecionando Ajuda / Atualizações do software dentro do Studio e escolhendo "Perguntar antes de verificar se há atualizações”. Se seu sistema não estiver ligado à Internet, recomendamos que verifique regularmente se está disponível uma atualização a partir de http://www.pinnaclesys.com/support.
3. Processador e RAM no XP vs. Vista
Há diferentes requisitos ao sistema para o Studio no Windows XP vs. Windows Vista. Eles são os seguintes:
Windows XP
Intel® Pentium® ou AMD® Athlon® 1.8 GHz ou superior (recomendável: 2.4 GHz)
512 MB de RAM (recomendável: 1 GB)
Windows Vista (recomendável: 32bit)
Intel® Pentium® HT ou AMD® Athlon® 2.4 GHz ou 1.6 GHz Dual core necessário
1 GB necessário para Vista (recomendável: 2 GB)
4. Teste de sistema à placa gráfica
O Studio e o Studio Plus usam a GPU em sua placa gráfica para o processamento e a reprodução de vídeo em tempo real, por isso dependem fortemente do hardware gráfico, bem como da versão do driver de vídeo. A primeira vez que o Studio for executado, ele verificará as capacidades de sua placa gráfica e driver. Em alguns casos pode ser solicitado a você que atualize seu driver de vídeo ou placa gráfica.
5. Memória da placa gráfica
O Studio e o Studio Plus 11 usam a placa gráfica para renderizar efeitos. As resoluções de vídeo que podem ser editadas são determinadas pela quantidade de memória na placa gráfica:
Windows XP
64MB - Somente vídeo de definição padrão
128MB - HD até 720p
256MB - HD até 1080 i/p
Windows Vista
128MB - Somente vídeo de definição padrão
256MB - HD até 1080 i/p
Placas nVidia Quadro - Uma vez que estas placas reservam 16MB da memória para uso interno, pode não ser possível editar vídeo à resolução desejada, isto é, uma placa Quadro com 128 MB pode ser somente capaz de edição SD, uma placa Quadro com 256 MB pode ser somente capaz de edição HD até 720p.
Memória compartilhada - As placas gráficas que não têm sua própria memória dedicada e, ao invés disso, usam a RAM principal do sistema não são capazes de edição HD. Estão incluídas as placas gráficas Intel onboard (i845, i860, i915, i940) e placas gráficas nVidia TurboCache.
6. Edição com arquivos AVCHD
AVCHD é o mais recente formato High Definition para consumer camcorders. Este formato baseia-se no codec H.264 e oferece uma elevada compressão com perda mínima da qualidade. O resultado são pequenos arquivos de vídeo HD de ótima qualidade, mas com um esquema de compressão mais complexoque requer mais potência do processador e mais memória de sistema. Certifique-se de satisfazer aos requisitos mínimos de sistema abaixo :
Requisitos mínimos de sistema :
· Intel® Core™2 Duo 2.4 GHz ou superior necessário ·
1.5 GB de RAM necessários (2 GB necessários no Vista)
· Placa gráfica compatível com DirectX® 9 ou superior com 256 MB necessária
(recomendável: ATI® Radeon®9600+ ou NVIDIA® GeForce™ 6 ou superior)
Windows XP requer um driver UDF 2.5 para reconhecer o disco.
Ao editar uma produção AVCHD, a complexidade do projeto tem um impacto importante sobre o como sistema se comporta. Observe o seguinte ao trabalhar com projetos AVCHD :
a. Complexidade do projeto
i. Ao importar clipes AVCHD para o Álbum, as miniaturas demoram mais
para serem renderizadas do que as de outros CODECS SD e HD.
ii. Ao adicionar transiçãos entre clipes AVCHD, uma pré-visualização pode
não ser possível até a renderização de fundo ter sido concluída.
iii. Ao adicionar um efeito imagem-em-imagem (usando a trilha de
sobreposição), uma pré-visualização pode não ser possível até a renderização de fundo ter sido concluída. Poderá ser exibido um ponto de exclamação na janela de prévisualização, indicando que a renderização de fundo ainda não foi concluída.
iv. Menus de DVD não são suportados em discos AVCHD.
v. Ao criar um DVD, recomendamos que NÃO use segundos planos em
movimento nos menus de DVD ou nas miniaturas de capítulos.
vi. O tamanho recomendado de projetos para AVCHD é de 20 minutos.
vii. Ao gravar projetos AVCHD para o DVD, o único formato de saída é
HDDVD. Haverá suporte para Blu-Ray numa futura versão do Studio.
viii. Embora sejam permitidas linhas de tempo de formato misto (SD, MPEG2,
DV, etc.) no Studio, não são recomendáveis em projetos AVCHD.
Aviso importante para a reprodução de discos AVCHD: Não insira discos AVCHD em dispositivos que não suportem o padrão AVCHD. Os discos poderão não ser ejetados ou o dispositivo poderá apagar dados no disco após exibir uma mensagem solicitando a formatação do disco.
7. Windows XP: Mudar de usuário durante a captura.
Nunca faça isso. Podem acontecer coisas muito ruins.
8. Recurso da interface do usuário de redimensionamento do Studio 11
Os usuários que tenham definido uma resolução de 1024x768 para seu monitor não poderão ver o controle deslizante de redimensionamento por cima da janela de pré-visualização e não poderão redimensionar manualmente sua interface. Se for escolhida uma resolução superior a 1024x768, o controle deslizante surgirá após uma reinicialização do Studio.
9. Resoluções do monitor inferiores a 1024x768
O Studio 11 não suporta resoluções inferiores a 1024x768. Se seu monitor tiver uma resolução inferior a esta, você visualizará barras de rolagem dos lados da interface do Studio.
10. Abertura de projetos antigos no Studio 11
Ao abrir arquivos de projetos antigos no Studio 11, ocorrerá uma conversão do formato do projeto. Será perguntado a você se deseja criar uma versão de backup de seu projeto inicial. Para acessar o backup, basta abrir a versão do Studio em que criou seu projeto original e importar o arquivo de backup. Por exemplo, se seu projeto se chamar "Meu Filme 1.stx", seu backup será nomeado "Meu Filme 1 BACKUP.stx”. A localização padrão para estes arquivos de backup é em Meus Documentos / Pinnacle Studio / Meus Projetos.
11. Inicialização do Windows Media Center com o Studio aberto
Se o Studio estiver sendo executado, isso pode impedir a inicialização correta do Windows Media Center em alguns sistemas. Para resolver isso, basta fechar o Studio, iniciar o Windows Media Center e, depois, reiniciar o Studio.
12. Plug-ins de limpeza e restauração (Correção automática da cor, Estabilização da imagem, Remoção de ruído do vídeo e Remoção de ruído do áudio)
Observe que estes são filtros de finalidades gerais projetados para reduzir os problemas mais comuns encontrados em uma ampla variedade de materiais. Eles não são uma solução para todos os problemas. Seus resultados variarão dependendo do material original e da gravidade e natureza dos problemas.
13. Dispositivos de captura
O Studio deve funcionar com a maioria dos dispositivos de captura compatíveis com DirectShow. Se se deparar com dificuldades utilizando um dispositivo específico de captura, favor testar o dispositivo, utilizando a Captura AM (situada em Studio/Ferramentas). Se o dispositivo não funcionar corretamente com a Captura AM, isso significa que não é compatível com DirectShow e não pode ser utilizado com o Studio.
14. Utilização de discos rígidos secundários para captura
Para a edição de vídeo, recomendamos que utilize um segundo disco rígido em seu sistema para a captura e a reprodução. O disco rígido deve ser capaz de reproduzir, ler e gravar a uma taxa de transferência de dados sustentável de 4 MB por segundo. Este pode ser um disco rígido EIDE rápido. O disco rígido também deve estar formatado com a estrutura de arquivos NTFS (vs. estrutura FAT32) para capturar arquivos de vídeo com um tamanho superior a 4GBs.
15. Suporte a filmadora HDV, DV e Digital 8
Se você receber uma mensagem de erro do Studio ao mudar para o modo de captura, você pode ter de fazer alguns ajustes especiais no Windows para suportar sua filmadora. A partir do Gerenciador de dispositivos do Windows, selecione o dispositivo "1394 Bus Controller" (OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller) e clique no botão "Propriedades". Vá à guia "Configurações". Selecione a caixa "Aceitar dispositivos incompatíveis". Reinicie o seu computador. O Windows deve, agora, detectar sua filmadora se ela estiver conectada e carregar os drivers apropriados da filmadora DV.
16. Transcode de DV para MPEG na captura
O transcode de DV para MPEG na captura depende da velocidade da CPU e pode não ser possível com CPUs com uma velocidade inferior a 2 GHz.
17. Quadros perdidos durante a captura
Ao capturar vídeo, a janela do Player exibe um contador de "Quadros perdidos". Se este contador indicar qualquer valor diferente de zero, isso significa que estarão faltando quadros de seu vídeo. Um número elevado de quadros perdidos resultará na saída de vídeo e áudio de fraca qualidade (resultados irregulares). Os quadros perdidos podem ser o resultado de um fraco desempenho do sistema do computador, muitas vezes relacionado com o desempenho do disco rígido ou da placa gráfica. Se seu sistema está perdendo quadros devido ao fraco desempenho da placa gráfica, você pode resolver isso desativando a pré-visualização do vídeo durante a captura. Para fazer isso, vá ao menu Captura no Studio e desative a opção "Pré­visualização da captura". (A opção está desativada se não aparecer nenhuma marca de verificação do seu lado no menu). Agora tente uma nova captura, observando o número de quadros perdidos quanto a sinais de melhoria.
18. Produtos de captura MovieBox e 700-USB: Fontes de captura múltiplas
Não conecte filmadoras e/ou videocassetes de origem à placa USB-700 ou MovieBox Deluxe 1394/FireWire e entradas analógicas ao mesmo tempo. Desconecte sempre um dispositivo antes de conectar outro.
19. Reprodução de vídeo num segundo monitor
Em alguns monitores, o vídeo pode apresentar uma taxa de definição incorreta (p. ex., vídeo ampliado ou esmagado na vertical) ou estar descentrado. Isto é causado por alguns monitores que usam taxas de atualização inferiores. Para corrigir isso, defina a taxa de atualização do seu monitor para 50Hz. Se esta configuração não estiver disponível, ajuste o ciclo de varredura do monitor.
20. Discos SVCD e formato 16:9 Widescreen
A especificação para discos SVCD não suporta vídeos em formato 16:9. Se você desejar codificar seu vídeo em 16:9 e gravar em um SVCD, você deve alterar manualmente a taxa de definição de seu dispositivo de vídeo para visualizar o material no formato correto de tela de cinema.
21. Diferenças em relação à versão 9 do Studio e Studio Plus
Alguns recursos e funcionalidades da versão 9 do Studio e Studio Plus são diferentes ou não
são suportados pela versão 11 do Studio e Studio Plus:
A captura na qualidade de pré-visualização SmartCapture não é suportada.
Criar fita / Abrir arquivo não é suportado. O arquivo deve ser importado para a linha de
tempo para saída em fita.
A renderização mínima para DC10plus não é suportada.
Os clipes renderizados em plano de fundo são mantidos somente para um único formato
de saída.
22. Studio 11 e outra versão do Studio no mesmo sistema
O Studio 11 não está projetado para co-existir com outra versão do Studio no mesmo sistema. É altamente aconselhável que remova qualquer outra versão do Studio antes de instalar o Studio 11.
23. Aplicativos do Studio Ultimate 11
Se tiver adquirido o Studio Ultimate 11, o seguinte constitui informação sobre três aplicativos de terceiros que se encontram no disco de instalação do Ultimate:
proDAD Vitascene
http://www.prodad.com Gauertstr. 2, 78194 Immendingen, Germany
Support: http://www.prodad.de/gb/support.html Bias SoundSoap 2 Pinnacle Edition
http://www.bias-inc.com 140 Keller Street Petaluma, CA, 94952, USA
Support: http://www.bias-inc.com/support/faq StageTools MovingPicture
http://stagetools.com 34313 Welbourne Road Middleburg, VA 20117, USA
Support: http://stagetools.com
24. SureThing Express Labeler
Para instalar o SureThing Express Labeler, insira o disco de instalação, vá à pasta "SureThing Express Labeler", localize e abra a pasta do idioma que deseja instalar e, depois, clique duas vezes no arquivo EXE. A instalação será, então, iniciada.
25. Conexão ou remoção de dispositivos USB 2.0 durante a captura
Os dispositivos Pinnacle MovieBox e MovieBox Plus requerem um elevado desempenho do barramento USB 2.0 durante as operações de captura ou reprodução de vídeo analógico do Studio. É recomendável que outros dispositivos USB 2.0, tais como unidades de disco, câmeras digitais ou filmadoras, não sejam adicionados ou removidos do barramento durante a captura ou reprodução, uma vez que isso poderá provocar uma interrupção no fluxo de vídeo de vídeo.
Loading...