HONDA XRE 300 Bateria Sistema de Carga [pt]

16. BATERIA/SISTEMA DE CARGA

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES 16-2 DIAGRAMA DO SISTEMA 16-2 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 16-3 DIAGNOSE DE DEFEITOS 16-5
BATERIA 16-6 INSPEÇÃO DO SISTEMA DE CARGA 16-6 BOBINA DE CARGA DO ALTERNADOR 16-7 REGULADOR/RETIFICADOR 16-7
16-1
XRE300/A
BATERIA/SISTEMA DE CARGA
16-2
XRE300/A

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DIAGRAMA DO SISTEMA

FUSÍVEL PRINCIPAL, 20 A
FUSÍVEL PRINCIPAL, 20 A
BATERIA
Vd: Verde Vm: Vermelho Br: Branco Am: Amarelo
REGULADOR/RETIFICADOR
REGULADOR/RETIFICADOR
ALTERNADOR
ALTERNADOR
BATERIA
Am Am Am VdVm/Br
BATERIA/SISTEMA DE CARGA
16-3
XRE300/A

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES GERAIS
c
NOTA
• Este modelo é equipado com uma bateria livre de manutenção (MF). Observe os seguintes aspectos sobre as baterias MF: – Utilize somente o eletrólito que acompanha a bateria – Utilize todo o eletrólito – Vede adequadamente a bateria – Nunca abra os selos após a instalação da bateria
• Caso a motocicleta seja armazenada por um período prolongado, remova a bateria, carregue-a completamente e armazene-a em local seco e ventilado. Para estender sua vida útil, carregue a bateria a cada duas semanas.
• Se a bateria permanecer na motocicleta sem uso, desconecte o cabo negativo de seu terminal.
• As baterias livres de manutenção devem ser substituídas quando atingirem o final de sua vida útil.
• A bateria pode ser danificada se submetida a uma carga insuficiente ou excessiva, ou se permanecer descarregada por um longo período. Estas mesmas condições contribuem para a redução da vida útil da bateria. Mesmo em condições normais de utilização, o desempenho da bateria diminui após 2 ou 3 anos.
• A voltagem da bateria pode ser recuperada após sua recarga, no entanto, sob severas condições de uso, sua voltagem pode cair rapidamente ou até cessar eventualmente. Por esta razão, o sistema de carga é tido como razão do problema. Problemas de sobrecarga normalmente são resultantes de defeitos na própria bateria. Se uma das células da bateria estiver em curto-circuito e a voltagem da bateria não subir, o regulador/retificador supre o excesso de voltagem à bateria. Sob estas condições, o nível de eletrólito diminui rapidamente.
• Antes de efetuar a diagnose do sistema de carga, inspecione quanto ao correto uso e manutenção da bateria. Verifique se a bateria é frequentemente utilizada sob severas condições de uso, como por exemplo, manter o farol e a lanterna traseira acesos por longos períodos sem utilizar a motocicleta.
• A bateria se descarregará quando a motocicleta não for utilizada. Por esta razão, carregue a bateria a cada duas semanas para evitar a sulfatação de suas placas.
• Abastecer uma nova bateria com eletrólito irá produzir alguma voltagem. No entanto, para obter o desempenho adequado, sempre carregue a bateria. Além disso, a vida útil da bateria é estendida quando inicialmente carregada.
• Ao inspecionar o sistema de carga, sempre siga as etapas da tabela de diagnose de defeitos (página 16-5).
• Para remoção/instalação do alternador, consulte o capítulo “Alternador/Embreagem de Partida” (página 10-5).
CARGA DA BATERIA
• Ligue e desligue o carregador de baterias em seu interruptor (Liga/Desliga), e não no terminal da bateria.
• Ao recarregar a bateria, não exceda a corrente de carga ou o tempo especificado na bateria. Utilizar corrente excessiva ou estender o tempo de carga pode danificar a bateria.
• Cargas rápidas somente devem ser utilizadas em situações emergenciais. Do contrário, cargas lentas são sempre preferíveis.
VERIFICAÇÃO DA BATERIA
Consulte o manual de instruções do testador de bateria recomendado para procedimentos de verificação da bateria. O testador de bateria recomendado aplica uma “carga” na bateria, de forma que sua condição real possa ser medida.
Testador de bateria recomendado: FBT-50
• Sempre desligue o interruptor de ignição antes de desconectar qualquer componente elétrico.
• Alguns componentes elétricos podem ser danificados caso seus terminais ou conectores sejam acoplados ou desacoplados enquanto o interruptor de ignição estiver ligado e houver fluxo de corrente elétrica.
• A bateria produz gases explosivos; não fume e mantenha chamas e faíscas afastadas. Trabalhe em locais com ventilação adequada ao carregar a bateria.
• A bateria contém ácido sulfúrico (eletrólito). O contato com a pele ou com os olhos poderá causar sérias queimaduras. Vista roupas protetoras e protetor facial. – Se o eletrólito entrar em contato com a pele, lave-a com grandes quantidades de água. – Se o eletrólito entrar em contato com os olhos, lave-os com grandes quantidades de água por, pelo menos, 15
minutos e procure imediatamente um médico.
• O eletrólito é venenoso: – Em caso de ingestão, beba grandes quantidades de água ou leite e procure imediatamente um médico.
Loading...
+ 6 hidden pages