Honda Nx4 Falcon Manual de Treinamento SISTREFRI [pt]

5. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 5-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 5-1 DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS 5-2 LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO 5-6
TESTES DO SISTEMA 5-7 TERMOSTATO 5-8 BOMBA DE ÁGUA 5-8

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

• Adicione o líquido de arrefecimento ao tanque de reserva. Não retire a tampa do radiador, a não ser para reabastecer ou drenar o sistema.
• Todos os serviços do sistema de arrefecimento poderão ser feitos com o motor no chassi.
• Evite derramar o líquido de arrefecimento nas superfícies pintadas.
• Terminado o serviço de manutenção do sistema, verifique se há vazamentos, aplicando o dispositivo de teste do sistema de arrefecimento.
• Consulte o capítulo 25 sobre o interruptor termostático do motor do ventilador e sobre as inspeções do sensor de temperatura.

DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS

Temperatura do motor muito elevada

• O medidor de temperatura ou sensor do medidor de temperatura está defeituoso (consulte o capítulo 25)
• Termostato preso na posição fechada
• Tampa do radiador está defeituosa
• Líquido de arrefecimento insuficiente
• Passagens obstruídas no radiador, nas mangueiras ou no tanque de expansão.
• Há ar no sistema
• Motor do ventilador de arrefecimento defeituoso
• Interruptor do motor do ventilador defeituoso (ver capítulo 25)
• Bomba de água defeituosa.

A temperatura do motor está muito baixa

• Medidor de temperatura ou o sensor do medidor de temperatura está defeituoso
• Termostato preso na posição aberta
• Interruptor do motor do ventilador de refrigeração defeituoso (ver capitulo 25).

Vazamento do líquido de arrefecimento

• Selo mecânico da bomba defeituoso
• Anéis de vedação deteriorados
• Tampa do radiador defeituosa
• Juntas deterioradas ou danificadas
• Presilhas ou braçadeiras das mangueiras soltas
• Mangueiras danificadas ou deterioradas.
• Espere que o motor esfrie antes de retirar a tampa do radiador. A remoção da tampa do radiador enquanto o mo-
tor estiver quente e o líquido de arrefecimento sob pressão pode causar graves queimaduras.
• O líquido de arrefecimento do radiador é tóxico. Não deixe cair o líquido nos olhos, na boca, na pele ou na roupa.
– Se o líquido atingir os olhos, lave bem com água e procure assistência médica imediatamente. – Se o líquido atingir a pele ou a roupa, lave bem com bastante água. – Se o líquido for ingerido, force o vômito, gargareje e procure imediatamente assistência médica.
• MANTENHA O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.
5-1
5
5-2

DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS

O sistema de refrigeração por líquido mantém a temperatura do motor em condições ideais e ao mesmo tempo impede o aqueci­mento e resfriamento excessivos. O líquido de arrefecimento é enviado ao sistema por meio de uma bomba de água. O calor de combustão é absorvido pelo líquido de arrefecimento durante sua passagem pelas mangueiras de água e da camisa de água em redor do cilindro e cabeçote. O líquido de arrefecimento passa pelo radiador através do termostato e pela mangueira superior do radiador. O líquido de arrefecimento quente é resfriado pelo ar durante a passagem pelo radiador e retorna para a bomba através da mangueira inferior do radiador.

FLUXO DO SISTEMA

Motores de 4 tempos:
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
TAMPA DO RADIADOR
VENTILADOR TERMOSTATO
TUBO DE ÁGUA
TUBO DE ÁGUA
Motores de 2 tempos:
BOMBA DE ÁGUA
CILINDRO
TERMOSTATO
TANQUE DE EXPANSÃO
BOMBA DE ÁGUA
RADIADOR
INTERRUPTOR
RADIADOR
MANGUEIRA SUPERIOR
MANGUEIRA INFERIOR
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
5-3

RADIADOR

A temperatura do líquido de arrefecimento diminuí devido à dis­sipação do calor no ar por meio das aletas do radiador, quando o líquido de arrefecimento passa pelo tubo do radiador. Quanto maior for a superfície das aletas de refrigeração, maior será a capacidade de arrefecimento do radiador.
É importante que o ar possa passar pelas aletas do radiador, de modo que o calor seja dissipado do líquido de arrefecimento para as aletas e para a atmosfera. Se as aletas estiverem amas­sadas ou torcidas, não permitirão a dissipação do calor por cau­sa da restrição de passagem do ar através das aletas, provo­cando queda da capacidade de refrigeração. Se 1/3 ou mais das aletas estiverem amassadas ou torcidas, as aletas deverão ser reparadas, usando-se uma chave de fenda de ponta fina.

VENTILADOR DE REFRIGERAÇÃO

O calor é dissipado na atmosfera devido à diferença de tempera­tura entre o ar e o líquido de arrefecimento que absorveu o calor.
Se a motocicleta não estiver em operação (o ar em redor do ra­diador não circula) ou quando a temperatura da atmosfera é ele­vada, a diferença de temperatura entre a atmosfera e o líquido de arrefecimento se torna menor e a dissipação do calor dimi­nui, prejudicando o rendimento do motor.
O ventilador de refrigeração mantém a capacidade de arrefeci­mento mesmo em condições adversas. Ele força a circulação do ar em redor do radiador e do motor para dissipar o calor, não importando se o veículo está em movimento ou não.

INTERRUPTOR DO VENTILADOR DE REFRIGERAÇÃO

O interruptor do ventilador liga ou desliga automaticamente o ventilador de refrigeração, dependendo da temperatura do líqui­do de arrefecimento. Quando a temperatura do líquido de arre­fecimento do motor atinge um nível especificado, o interruptor do ventilador é ativado, colocando o motor do ventilador em fun­cionamento. Quando a temperatura do líquido de arrefecimento diminui, o interruptor é desligado, parando o motor do ventila­dor. As variações de temperatura do líquido de arrefecimento são detectadas por um termo-sensor acoplado ao interruptor.
INTERRUPTOR DO VENTILADOR
ALETA
TUBO
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO QUENTE
CALOR DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO ABSORVIDO PELO AR
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO FRIO
VENTILADOR
VENTILADOR
5-4

TAMPA DO RADIADOR

A tampa do radiador, equipada com uma válvula de pressão, permite controlar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento além de manter a pressão no sistema de refrigeração do motor.
Ponto de ebulição do líquido de arrefecimento (mistura de 50-50%)
À pressão atmosférica: aproximadamente 100°C (212°F). Abaixo de 12,8 psi (0,9 kg/cm
2
) de pressão: aproximadamen-
te 125°C (257°F).
Espere resfriar o motor antes de retirar a tampa do ra­diador. A remoção da tampa do radiador enquanto o motor estiver quente provocará a saída do líquido de ar­refecimento sob pressão, podendo provocar graves queimaduras.
Quando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta, a diferença de temperatura entre o líquido de arrefecimento e a at­mosfera torna-se maior. Como o sistema é pressurizado, evita-se a perda do vapor do lí­quido de arrefecimento, melhorando ao mesmo tempo o efeito de refrigeração. As válvulas de pressão e de ventilação incorporadas à tampa do radiador, mantêm constante a pressão no sistema de arrefeci­mento.
Se a pressão ultrapassa um limite especificado, a válvula de pressão é aberta, regulando a pressão do sistema de refrigera­ção pela liberação do líquido de arrefecimento (cujo volume te­nha sido expandido devido ao aumento de temperatura) para um tanque de expansão. A pressão em que a válvula de pres­são é aberta é chamada de pressão de abertura da válvula do radiador.
Quando a temperatura do líquido de arrefecimento diminui, após desligar o motor, a pressão do sistema diminui (reduz-se o volu­me do líquido de arrefecimento) e a válvula de ventilação é aberta pela pressão atmosférica e o líquido de arrefecimento re­torna do tanque de expansão para o radiador.
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
VÁLVULA DE VENTILAÇÃO
VÁLVULA DE PRESSÃO
VÁLVULA DE VENTILAÇÃO
PARA O TANQUE DE EXPANSÃO VÁLVULA
DE PRESSÃO
PRESSÃO
DO TANQUE DE EXPANSÃO
Loading...
+ 7 hidden pages