Delonghi VVX 360, VVX 320, PRO 360, PRO 380, VVX 380 Instructions Manual [pt]

...
Page 1
24
IMPORTANTE
Leia atentamente este manual de instruções antes de utilizar o aparelho. Só assim poderá obter os melhores resultados e a máxima segurança de utilização. Conserve cuidadosamente este manual para eventuais consultas futuras.
ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA Leia atentamente as seguintes instruções!
Antes de utilizar o aparelho, verifique se a voltagem da rede eléctrica corresponde à que está indicada na chapa de carac­terísticas do mesmo. Ligue o aparelho apenas a instalações e a tomadas com uma capacidade mínima de 10 A e devidamente ligadas à terra.
Em caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do apa­relho, providencie a substituição da tomada por outra de tipo adequado, recorrendo a um técnico qualificado.
•A segurança eléctrica deste aparelho só é garantida se o mesmo estiver devidamente ligado à terra, conforme previsto pelas nor­mas de segurança eléctrica vigentes. O fabricante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais danos provocados pela falta de ligação à terra do sistema. Em caso de dúvida, contacte um técnico qualificado.
Não deixe o ferro sem vigilância quando este estiver ligado à corrente.
Não deixe água no aparelho se a temperatura ambiente for igual ou inferior a 0°C.
Depois de retirar o aparelho da embalagem, certifique-se da integridade do mesmo. Em caso de dúvida, não utilize o apa­relho e contacte um técnico qualificado.
•Os elementos que compõem a embalagem (sacos de plástico, esferovite, etc.) não devem ser deixados ao alcance das crianças, pois constituem uma potencial fonte de perigo.
•O uso de adaptadores, tomadas múltiplas e/ou extensões não é aconselhável. Se o uso destes elementos se tornar indispensável, utilize apenas adaptadores simples ou múltiplos e extensões que estejam em conformidade com as normas de segurança vigen­tes. Certifique-se, porém, de que não ultrapassa o limite de potência indicado no adaptador.
Este aparelho foi concebido unicamente para um uso doméstico. Qualquer outra utilização é considerada incorrecta e, portanto, perigosa.
Durante o aquecimento e o arrefecimento da caldeira, podem ouvir-se ruídos devidos às normais dilatações do aço inox com que a mesma foi fabricada.
•O fabricante declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais danos resultantes de usos impróprios, errados e não razoáveis, e de reparações efectuadas por pessoal não qualifi­cado.
Em caso de danos na tampa e no sistema de segurança hidráu­lico e eléctrico, proceda à substituição das peças, recorrendo a pessoal técnico qualificado e exigindo a utilização de peças sobresselentes originais.
Em caso de reparações e de substituição do cabo de alimen­tação, se este estiver danificado, contacte um Centro de Assistência autorizado, de modo a manter inalterada a eficácia do seu aparelho e garantir a validade da garantia. Pelas mesmas razões, é aconselhável utilizar sempre peças sobresse­lentes originais.
NÃO ABRA A TAMPA DURANTE A UTILIZAÇÃO DO APA­RELHO E ANTES DE ESTE CONSUMIR TODA A ÁGUA. Tal é visível quando o vapor deixar de sair do ferro. Para adicionar água, retire a ficha da tomada e aguarde cerca de 15 minutos para evitar mudanças bruscas de temperatura. Coloque o pano sobre a tampa e desenrosque-a gradualmente, deixando que o vapor residual saia lentamente.
Utilize única e EXCLUSIVAMENTE a base de apoio do ferro for­necida; em caso de dano, utilize apenas a peça sobresselente original.
O uso de qualquer aparelho eléctrico implica o cumprimento de algumas regras fundamentais.
EM ESPECIAL:
•Não toque no aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos. Não mergulhe o aparelho em água.
Não use o aparelho em casas de banho.
Não puxe o cabo de alimentação ou o aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos.
Não permita que o aparelho seja usado por crianças ou pessoas incapacitadas sem vigilância.
Não deixe o aparelho inutilmente ligado sem vigilância, pois ele pode tornar-se uma fonte de perigo.
Antes de efectuar qualquer operação de limpeza ou de manutenção, desligue o aparelho da rede de alimentação eléctrica, retirando a ficha da tomada.
Em caso de avaria e/ou mau funcionamento do aparelho, desligue-o e não tente repará-lo. Para eventuais repa­rações, contacte unicamente um Centro de Assistência auto­rizado pelo fabricante e solicite o uso de peças sobresselen­tes originais. A não observância desta regra pode compro­meter a segurança do aparelho.
•Quando decidir não utilizar mais o aparelho, inutilize-o, depois de retirar a ficha da tomada, cortando o cabo de alimentação.
Se o cabo de alimentação estiver danificado, deve ser sub­stituído pelo fabricante ou pelo seu serviço de assistência técnica ou, então, por uma pessoa com uma qualificação análoga, de forma a prevenir todo e qualquer risco.
Nunca coloque o aparelho debaixo da torneira para adicio­nar água.
Evite absolutamente o contacto entre a chapa do ferro de engomar e os cabos eléctricos.
•Em caso de intervenção do limitador térmico de segurança, o aparelho deixa de funcionar. Para o reutilizar, será necessário solicitar os serviços de um técnico especializado.
Evite direccionar o jacto de vapor para uma pessoa, pois tal pode tornar-se perigoso.
•Evite usar o ferro em tecidos demasiado molhados.
Quando acabar de engomar, deixe arrefecer a chapa antes de arrumar o ferro.
Não faça misturas com tira-nódoas ou outros produtos semelhantes.
Retire a ficha da tomada quando o aparelho não estiver a ser utilizado. Não deixe o aparelho ligado inutilmente.
•A caldeira não deve ser deslocada enquanto o aparelho estiver a funcionar.
Em caso de queda do sistema de engomar e de rupturas visíveis no aparelho (caldeira ou ferro), evite a sua utili­zação e leve-o a um centro de assistência autorizado
Nunca desenrosque a tampa da caldeira com o aparelho ligado à rede de alimentação.
•A caldeira deve ser posicionada sobre uma superfície plana e particularmente resistente às temperaturas elevadas.
•O sistema de engomar deve ser utilizado sobre uma tábua de engomar estável.
Nunca misture a água introduzida na caldeira com tira­nódoas, aditivos ou essências perfumadas. Isso pode comprometer a segurança do aparelho e danificar irremediavelmente a caldeira, a qual deverá, nesse caso, ser substituída.
Este aparelho está em conformidade com a directiva CEE 89/336 relativa à eliminação das interferências radioeléctricas.
PT
Page 2
25
DESCRIÇÃO
1) Cursor de bloqueio do botão de vapor (em alguns modelos)
2) Botão de ejecção de vapor
2A)Gatilho de ejecção de vapor (em alguns modelos) 2B) Roda de ejecção de vapor com activação supe-
rior e inferior e fim de curso para ejecção contínua (em alguns modelos)
3) Botão de regul. do termóstato do ferro
4) Luz piloto de “ferro à temperatura”
5) Tampa da caldeira
6) Base de apoio do ferro
7) Funil
8) Luz piloto de “vapor pronto”
9) Botão de regulação do vapor (em alguns modelos)
10)Tecla + Luz piloto de “ligação do ferro” (em alguns modelos)
11)Tecla + Luz piloto de “ligação da caldeira” (em alguns modelos)
12)Tecla ON/OFF (em alguns modelos)
CONSELHOS ÚTEIS
• Para devolver aos tecidos de veludo, lã, etc., assim como a luvas, bolsas, etc., o seu aspecto e suavidade originais, passe lentamente o ferro, a pouca distância da peça, com o vapor em funcionamento.
• Para deixar os tapetes como novos e eliminar as marcas deixadas pelos móveis, faça pene­trar o vapor nos locais onde o pêlo está calca­do e escove-os delicadamente.
•Não pouse nem utilize o ferro sobre fechos de correr, ganchos, aros, etc. para não arranhar a chapa do ferro.
•A superfície da chapa deve ser mantida limpa: para a limpar, basta passar um pano húmido sobre a superfície quando fria. O aparelho não deve ser tratado com produtos descalcificantes.
• Após o uso, espere sempre que o ferro arre­feça antes de o arrumar.
•Arrume o aparelho num local seco.
• Quando terminar de engomar, não é necessário eliminar a água que tiver ficado na caldeira. É, em todo o caso, aconselhável fazê-lo se o apa­relho não for utilizado durante longos períodos.
•Divida as peças de roupa consoante a tempe­ratura recomendada e comece pelas que requerem uma temperatura mais baixa.
• Os tecidos de seda devem ser passados a seco e do avesso.
•Os tecidos de lã, algodão e linho fino podem ser passados com vapor, do avesso ou, então, do lado direito, com um pano fino para evitar o efeito de “lustro”.
Os tecidos com goma necessitam de mais humidade. Passe as cores brancas e claras do lado direito do tecido e as cores escuras e os bordados do avesso para os realçar.
•Os tecidos de linho podem ser passados com vapor, vaporizando abundantemente e passan­do do avesso os tecidos escuros para evitar o efeito de “lustro”. Passe as lapelas do lado direito para as realçar.
•A cada nova utilização (e aquando da primei­ra utilização) ou, então, após alguns minutos sem utilizar o vapor: prima o botão de ejecção de vapor várias vezes fora da tábua de engo­mar. Tal permitirá eliminar a água fria do cir­cuito do vapor.
•O ferro pode ser pousado, durante o funciona­mento, na posição “vertical” (fig. 1); certifique­se, porém, de que a superfície é plana para evitar quedas acidentais do ferro.
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ENGOMAR COM VAPOR
Antes de engomar com vapor, certifique-se de que o tecido suporta este tipo de passagem a ferro. O aparelho funciona com a normal
água
da torneira
. Caso a água tenha muito calcário (dureza superior a 27°F), sugerimos o uso de água destilada diluída em 50% de água da tor­neira.
Nunca utilize apenas água destilada.
Não utilize substâncias químicas ou detergentes (ex.: águas perfumadas, essências, soluções descalcificantes, etc.).
Enchimento da caldeira e ligação à rede eléctrica
Certifique-se de que a ficha do cabo de alimentação não está inserida na tomada da rede eléctrica domé­stica. Desenrosque a tampa da caldeira (15) e encha o reservatório de água, utilizando o respectivo funil (7). Nas máquinas dotadas de tampa anti-desenro­scamento não é possível desapertar a tampa enquan­to a pressão do gerador não tiver sido totalmente descarregada. Enrosque completamente a tampa (5) e insira a ficha na tomada de alimentação.
Atenção: nunca desenrosque a tampa (5) com a caldeira sob pressão.
Funcionamento Gerador de vapor com interruptores separados:
prima a tecla (11) para alimentar a caldeira. A luz piloto de “ligação da caldeira”, situada no interruptor, e a luz piloto de “vapor pronto” (8) acendem-se.
Page 3
Prima a tecla (10) para alimentar o ferro. A luz piloto de “ligação do ferro”, situada no interruptor, e a luz piloto de “ferro à temperatura”, situada no ferro, (4) acendem-se.
Alguns modelos incluem o botão de regulação do vapor (9), que permite aumentar ou diminuir a quantidade de vapor. N.B.: Quando se liga o aparelho, é aconselhável manter o botão na posição de ejecção máxima de vapor.
Gerador de vapor com interruptor único: prima o interruptor geral (12) para alimentar a caldeira e o ferro.
Acender-se-á a luz de “vapor pronto” (8) e a luz de “ferro à temperatura” (4) situada no ferro.
Modos de funcionamento comuns a todos os modelos: N.B.: Quando utilizado pela primeira vez, o apa­relho pode emanar, durante alguns minutos, algum fumo e cheiro devido ao aquecimento e consequente secagem das substâncias vedantes usadas na montagem da caldeira e do ferro. É aconselhável arejar a divisão.
Coloque o botão de regulação do termóstato do ferro (9) na área indicada na figura de acordo com o tipo de tecido a engomar (fig. 3). Aguarde que se apaguem as luzes “vapor pronto” (8) e “ferro à temperatura” (4) antes de começar a engomar.
N.B.: Ambas as luzes piloto se acendem e apa­gam durante a passagem a ferro, consoante as temperaturas alcançadas pela caldeira e pelo ferro. Isto faz parte do normal funcionamento do apa­relho, pelo que não se deverá preocupar.
Ejecção de vapor nos modelos com ferro profis­sional
Para obter vapor, prima o botão de ejecção de vapor (2) situado no ferro. P.S. Para uma maior comodidade, nos modelos dotados de botão (2) e gatilho (2A), é possível optar por usar o botão superior em vez do gatilho inferior e vice-versa. Alguns modelos com ferro de tipo “profissional” incluem um cursor (1) que permite obter uma ejecção de vapor contínua, mantendo o botão de vapor mecanicamente premido e evitando, assim, ter de o fazer manualmente. Para o accionar, basta deslizá-lo para trás depois de premir o botão (2).
Para desbloquear o botão, deslize o cursor para a frente.
ATENÇÃO: O tubo de ligação do ferro-caldeira pode ficar quente.
Ejecção de vapor nos modelos com ferro doméstico
Para obter a ejecção de vapor, rode a roda (2B) para a frente; a mesma roda pode ser accionada a partir da parte inferior da pega (fig. 4). Para obter o
vapor contínuo, rode a roda para a
frente até bloqueá-la.
ATENÇÃO: O tubo de ligação do ferro-caldeira pode ficar quente.
RESTABELECIMENTO DO NÍVEL DE ÁGUA NO RESER­VATÓRIO
Quando termina a água contida na caldeira deixa de se notar a saída de vapor. Para efectuar um novo enchimento, proceda da seguinte forma.
Gerador de vapor com interruptores separados:
Desligue a caldeira, premindo o interruptor (11). Descarregue o eventual vapor residual, premindo o botão (2) ou (2A) situado no cabo do ferro. Desligue o ferro, premindo o interruptor (10).
Gerador de vapor com interruptor único:
Descarregue o eventual vapor residual, premindo o botão (2) ou (2A) situado no cabo do ferro. Desligue o aparelho, premindo o interruptor (12).
Modos comuns a todos os modelos:
Retire a ficha da tomada de alimentação. Aguarde alguns minutos para que o aparelho arrefeça. Desenrosque lentamente a tampa e efectue um novo enchimento conforme indicado no parágrafo “enchimento da caldeira”.
26
FIG. 4
Page 4
ENGOMAR A SECO
Ligue a ficha à tomada de alimentação.
Gerador de vapor com interruptores separados:
Prima o interruptor (10) para alimentar o ferro; a luz situada na própria tecla e a luz (4) “ferro à temperatura” acender-se-ão. Posicione o botão de regulação do termóstato do ferro (3) consoante o tipo de tecido a engomar (fig.
3).
Gerador de vapor com interruptor único:
Prima o interruptor (12) para alimentar o apa­relho: A luz de “ferro à temperatura” (4) e a luz de “vapor pronto” (8) acender-se-ão. Posicione o botão de regulação do termóstato do ferro (3) consoante o tipo de tecido a engomar (fig. 3). Para engomar a seco, não prima o comando do vapor (2).
N.B.: Quando o ferro atinge a temperatura selec­cionada, a luz piloto (4) apaga-se. Quando a cal­deira atinge a temperatura máxima, a luz (8) apaga-se.
ADVERTÊNCIAS PARA A ELIMINAÇÃO CORRECTA DO PRODUTO NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/EC.
No fim da sua vida útil, o produto não deve ser eliminado juntamente com os resíduos urbanos. Pode ser depositado nos centros espe­cializados de recolha diferenciada das autoridades locais ou, então, nos revendedores que forneçam este ser­viço. Eliminar separadamente um electrodoméstico permite evitar possí-
veis consequências negativas para o ambiente e para a saúde pública resultantes de uma elimi­nação inadequada, além de que permite recuperar os materiais constituintes para, assim, obter uma importante poupança de energia e de recursos. Para assinalar a obrigação de eliminar os electrodomé­sticos separadamente, o produto apresenta a marca de um contentor do lixo com uma cruz por cima.
Reservado o direito de efectuar alterações
27
Loading...