Teka CL 610 User guide

User Manual
CL 600 S/CL 600 W/CL 610 INOX/CL 610 S/ CL 610 S CHILE/CL 610 W
PT
www.teka.com
1, pt_PT
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS2

Índice

Índice
2.1 RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO.......... 7
3 UTILIZAÇÃO COM OU SEM FILTRO DE CARVÃO......... 12
4 Carbon Filter Replacement.............................................. 13
5 LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA...................... 15
5.1 Limpar o filtro de alumínio.......................................... 16
5.2 Lavar na máquina de lavar louça................................ 16
5.3 Lavagem manual........................................................ 16
6 INSTALAÇÃO DO DISPOSITIVO...................................... 17
7 LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA...................... 18
7.1 Instalação e desembalagem....................................... 18
7.2 Recomendações de eficiência energética.................. 18
8 CONTEÚDO DA EMBALAGEM......................................... 19
9 INSTALAÇÃO DO PRODUTO........................................... 20
10 COMO USAR O PRODUTO............................................... 21
10.1 Uso do botão de balancim deslizante....................... 21
11 SUBSTITUIÇÃO DA LÂMPADA........................................ 22
11.1 Substituição da lâmpada da ficha............................. 22
12 ASSISTÊNCIA AUTORIZADA........................................... 23
13 TABELA TÉCNICA............................................................. 25
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 3
537
548
35,5
35,5
5
2
0
;45
0
1
9
8
149.5
5
0
0
4
9
8
,
59
8
Ø
1
1
8
.
5
3
9
7
5
,
9
8
8
A
B
C
D
Desenho Técnico

1 Desenho Técnico

Fig. 1
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS4
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA

2 ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
n Este aparelho pode ser usado por crianças de 8 anos ou mais,
pessoas com deficiência física, sensorial ou mental ou pes­soas com falta de experiência ou conhecimento; desde que sejam fornecidas supervisão ou instruções para o uso seguro do aparelho e elas compreendem os perigos.
n As crianças não devem interferir com o aparelho. A limpeza e
manutenção do utilizador não devem ser realizadas por cri­anças a menos que supervisionadas.
n Este produto é concebido para utilização doméstica. n A tensão de utilização do seu produto é de 220-240 Volt~5060
Hz.
n O cabo de alimentação do seu produto está equipado com
uma ficha de terra. Este cabo deve ser ligado a uma tomada ligada à terra.
n Toda a cablagem elétrica deve ser instalada por um eletricista
qualificado.
n A instalação por pessoas não autorizadas pode levar a um
mau desempenho do funcionamento, danos no produto e aci­dentes.
n O cabo alimentador do aparelho não deve ser exposto a esma-
gamento ou quebra durante a montagem. O cabo alimentador não deve ser colocado perto do fogão. Em tais casos, pode derreter e provocar incêndio.
n Não ligar o aparelho à tomada antes da instalação. n Assegurar que o local da instalação permite que o utilizador
retire da tomada o cabo de alimentação facilmente no caso de algum perigo.
n Não tocar nas lâmpadas do produto quando funcionaram
durante muito tempo. As lâmpadas podem queimar-lhe as mãos, pois estarão quentes.
n Os exaustores de cozinha são projetados para uso doméstico
para usar em cozinha doméstica normal. Há um risco de mau funcionamento noutros tipos de uso e a garantia do produto será anulada.
n Cumprir as regras e instruções sobre a descarga de ar de
saída, estipuladas pelas autoridades competentes. (Esta advertência não se aplica aos usos sem conduta.)
n Os alimentos inflamáveis não devem ser cozinhados sob o
aparelho.
n Ligar o seu produto depois de colocar a panela, o tacho, etc.
sobre os fogões. Caso contrário, a temperatura elevada pode fazer com que algumas partes dos seus produtos se deformem.
n Desligar o queimador do fogão antes de retirar a caçarola, o
tacho, etc. do fogão.
n Não deixar óleo a ferver no fogão. Panelas que contenham
óleo a ferver podem incendiar-se por si só.
n Uma vez que os óleos se podem incendiar quando cozinhar
alimentos fritos em particular, ter cuidado com as cortinas e toalhas de mesa.
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 5
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA
n Assegurar a substituição dos filtros atempadamente. Os filtros
não substituídos atempadamente representam risco de incêndio devido aos depósitos de gordura acumulados neles.
n Não usar materiais filtrantes não resistentes ao fogo em vez do
filtro.
n Não usar o produto sem filtro e não retirar os filtros quando o
produto estiver em funcionamento.
n Em caso de incêndio, desenergizar o exaustor e quaisquer
outros dispositivos da cozinha. (Desligar o aparelho da tomada ou desligar o interruptor principal.)
n Se a limpeza periódica do seu produto não for feita atempada-
mente, isso pode representar risco de incêndio.
n Desenergizar o aparelho antes de qualquer operação de
manutenção. (Desligar o aparelho da tomada ou desligar o interruptor principal.)
n Quando o exaustor de fogão elétrico e os dispositivos alimen-
tados com energias diferentes da eletricidade operam simulta­neamente, a pressão negativa na divisão não deve exceder 4 Pa (4 X 10 bar).
n Aparelhos de combustão a gás ou óleo combustível, como
aquecedores de salas, que partilhem o mesmo ambiente com o seu produto, devem ser totalmente isolados da exaustão deste produto ou devem ser herméticos.
n Quando fizer uma ligação da conduta ao seu produto, usar
tubos com um diâmetro de 150 mm ou 120 mm. O compri­mento da ligação da conduta, bem como o número de coto­velos deve ser o mínimo possível.
n As crianças não devem brincar com o aparelho. n Para sua segurança, usar fusível “MÀX 6 A” no sistema do
exaustor.
n Manter os materiais de embalagem afastados das crianças,
uma vez que podem ser perigosos.
n Se o cabo de alimentação estiver danificado, deve ser substi-
tuído pelo fabricante ou pelo seu agente de assistência ou uma pessoa igualmente qualificada de modo a evitar alguma situação perigosa.
n Em caso de alguma deflagração, desenergizar o exaustor de
cozinha e aparelhos de cozedura, e abafar as chamas. Nunca usar água para extinguir o incêndio.
n Quando os aparelhos de cozinha estão em funcionamento, as
partes acessíveis podem estar quentes.
n Este aparelho não se destina a ser usado por pessoas com
deficiências físicas, sensoriais e mentais (incluindo crianças) ou aqueles que não possuem experiência e conhecimento adequados sobre o seu uso, a menos que estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela segurança do aparelho.
n Depois de concluir a instalação do exaustor, a distância
mínima deve ser de 65 cm entre o produto e qualquer fogão elétrico; e 75 cm para qualquer bico de gás ou fogões que queimem outros combustíveis.
n A saída do exaustor não deve ser ligada a condutas de ar em
que existem outros fumos.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS6
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA
n Deve ter cuidado ao usar o aparelho espontaneamente com
outros aparelhos (por ex., aquecedores a gás, gasóleo, carvão, lenha, etc., aquecedores de combustão, de casa de banho), que usam o mesmo ar no mesmo ambiente. Deve ser dada atenção ao usá-los simultaneamente. Porque o exaustor pode afetar negativamente a combustão, ao descarregar o ar ambiente.
n Esta advertência não se aplica aos usos sem conduta. n Quando o exaustor elétrico é utilizado simultaneamente com
dispositivos que utilizam gás ou outros combustíveis, deve existir uma ventilação suficiente na divisão (pode não se aplicar a dispositivos que descarregam o ar de volta para a sala).

2.1 RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO

PERIGO! Advertência - Perigo de asfixia
Os materiais de embalagem são perigosos para as crianças. Nunca permitir que crianças brinquem com os materiais de embalagem.
RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO
Fig. 2: Perigo de intoxicação
PERIGO! Advertência - Perigo de morte
Há perigo de vida e risco de intoxicação devido a gases de combustão reabsorvidos. Durante o uso da saída de descarga de ar, a menos que seja for­necido ar suficiente, não usar o aparelho simulta­neamente com dispositivos que descarregam gases tóxicos através de conduta, tais como aque­cedores ventilados, a gás, óleo, lenha ou de queima de carvão, aquecedores de casa de banho, aquecedores de água, etc.Fig. 2
Produtos ventilados (por ex. aquecedores a gás, óleo, lenha ou de queima de carvão, aquecedores de casa de banho, aquecedores de água) levam o ar de combustão do local de instalação e des­carregam o gás residual através de um sistema de gases de exaustão (por ex. conduta). Quando o exaustor de cozinha está ativo, absorve o ar da cozinha e divisões vizinhas. Se não for for­necida entrada de ar adequada, o vácuo surge. Em tal caso, os gases tóxicos são absorvidos a partir do canal do gás de com­bustão e resíduos, e são levados para a porta novamente. Fig. 2
n Portanto, deve ser assegurada uma entrada adequada de ar
fresco.Fig. 3
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 7
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA
RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO
Fig. 3
PERIGO! Perigo de incêndio!
O resíduo de óleo no filtro de óleo pode incen-
diar-se.Limpar o filtro de óleo pelo menos uma vez em cada 3 meses.Nunca ligar o dis­positivo sem o filtro de óleo.
O resíduo de óleo no filtro de óleo pode incen-
diar-se. Nunca trabalhar com chamas abertas (ex flambê) perto do dispositivo. O aparelho está autorizado a ser instalada perto de um aquecedor de combustível sólido (por exemplo, de madeira ou de carvão) só se tiver uma tampa não removível. Não devem ser dis­persas faíscas.
Óleos e gorduras quentes incendeiam-se facil-
mente. Óleos e gorduras quentes nunca devem ser deixados sem vigilância. Nunca tentar apagar o fogo com água. Desligar o fogão. Matar as chamas cuidadosamente usando uma tampa, manta de fogo ou um material semelhante.
Os fogões a gás que não tenham uma panela
a cozinhar criam temperatura elevada durante o funcionamento. Um dispositivo de ventilação colocado sobre os fogões pode ser danificado ou queimado por este motivo. Acender os bicos do fogão a gás apenas quando houver uma panela sobre eles.
Acender vários bicos do fogão a gás em simul-
tâneo cria temperatura elevada. Um dispositivo de ventilação colocado sobre os fogões pode ser danificado ou queimado por este motivo. Nunca utilizar dois bicos do fogão a gás mais de 15 minutos em posição de chama elevada. Um queimador grande acima de 5 kW (Wok) tem a potência de dois queimadores a gás.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS8
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA
RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO
PERIGO! Perigo de eletrocução!
Um dispositivo a funcionar mal pode causar
choque elétrico. Nunca ligar um dispositivo avariado. Retirar a ficha da tomada e desligar o disjuntor. Ligar ao serviço ao cliente.
Reparações inadequadas representam riscos.
As reparações e substituição de cabos de ali­mentação danificados devem ser realizadas apenas por um técnico de assistência ao cli­ente formado por nós. Se o dispositivo estiver avariado, retirar a ficha da tomada e desligar o disjuntor. Ligar ao serviço ao cliente.
Fuga de água no dispositivo pode causar
choque elétrico. Os produtos de limpeza a alta pressão ou a vapor não devem ser usados.
PERIGO! Perigo de lesões!
Durante a instalação, há perigo de lesões
físicas devido às arestas afiadas. Usar luvas de proteção durante todo o processo de insta­lação do aparelho.
Devido ao risco de queda do aparelho, a mon-
tagem de todos os parafusos de segurança e tampas deve ser realizada tal como especifi­cado no manual do utilizador.
Os objetos colocados sobre o aparelho podem
cair. Não colocar quaisquer objetos sobre o dispositivo.
As luzes LED são muito brilhantes e podem
causar danos nos olhos (Risco grupo 1). Não deve olhar diretamente para lâmpadas LED acesas durante mais do que 100 segundos.
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 9
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA
RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO
PERIGO! Risco de queimadura, risco de eletrocução!
Entrada Desligar o fusível ou desligar a ficha
da eletricidade.
Há risco de dano devido a infiltração de humi-
dade nas partes eletrónicas. Nunca limpar os elementos de controlo com um pano húmido.
A superfície pode ficar danificada como resul-
tado de limpeza incorreta. Limpar as superfí­cies de aço inoxidável apenas na direção da escovagem. Não usar produtos de limpeza de aço inoxidável para elementos de controlo.
A superfície pode ficar danificada devido a
agentes de limpeza ou de esfregar afiados. Nunca usar agentes de limpeza afiados ou de esfregar.
PERIGO! Perigos de incêndio e danos físicos!
Em caso de reparação que não seja realizada de acordo com as regras ou conforme necessário, desligar o fusível ou retirar o cabo de alimentação do aparelho da ficha. A reparação deve ser reali­zada apenas pelo serviço técnico autorizado ou por técnicos autorizados.
AVISO!
Se o aparelho tiver defeitos ou danos, desligar o fusível ou retira o cabo alimentador do aparelho da ficha e ligar para a assistência autorizada.
AVISO!
Se o cabo de alimentação estiver danificado, deve ser substituído pelo fabricante ou pelo seu agente de assistência ou uma pessoa igualmente qualifi­cada de modo a evitar alguma situação perigosa.
AVISO!
Quando as lâmpadas do dispositivo funcionam mal, desligar o disjuntor e retirar a ficha de alimen­tação do dispositivo da tomada. Substituir as lâm­padas defeituosas imediatamente (deixar lâm­padas arrefecer primeiro), a fim de proteger as lâmpadas restantes contra sobrecarga.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS10
ADVERTÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA
RISCO DE MORTE RISCO DE INTOXICAÇÃO
CUIDADO!
Os componentes acessíveis podem estar quentes quando usados com dispositivos de cozinha.
PERIGO!
O tubo de saída de ar deste aparelho não deve ser ligado ao tubo utilizado para descarregar o fumo gerado por dispositivos que usam gás ou outros combustíveis.
Razões de danos
CUIDADO!
Perigo de dano devido a corrosão. Ligar sempre o aparelho para evitar a formação de condensação enquanto cozinha. A condensação pode provocar dano por corrosão. Substituir a lâmpada avariada imediatamente para evitar a sobrecarga de outras lâmpadas. A penetração de humidade nos compo­nentes eletrónicos representa um risco de dano. Nunca limpar os elementos de controlo com um pano húmido. A superfície pode ser danificada devido a um processo de limpeza incorreto. Limpar as superfícies de aço inoxidável apenas na direção da escovagem. Não usar um produto de limpeza de aço inoxidável para os elementos de controlo. A superfície pode ser danificada devido a agentes de limpeza agressivos e abrasivos. Nunca usar agentes de limpeza agressivos e abrasivos. Há um risco de danos devido ao refluxo do líquido condensado. Instalar o canal de saída de ar com uma pequena inclinação para baixo (inclinação de 1°) a partir do aparelho.
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 11
UTILIZAÇÃO COM OU SEM FILTRO DE CARVÃO

3 UTILIZAÇÃO COM OU SEM FILTRO DE CARVÃO

Pode usar este dispositivo em modo de exaustão de ar ou em modo de circulação de ar.
Modo de exaustão de ar
O ar absorvido é limpo por filtros de óleo e expelido através de uma sistema de tubagem.Fig. 4
AVISO!
O ar de exaustão nunca deve ser transferido para uma conduta de fumos ou gases de escape ativa nem deve ser transferido para uma chaminé usada
Fig. 4: Saída de ar sem filtro de carvão
para ventilar as áreas onde as fontes de aqueci­mento estão instaladas.
Fig. 5: Circulação de ar por filtro de carbono
n Se o ar de exaustão for obrigado a ser transferido uma con-
duta de fumos ou gases de escape desativada, deve obter autorização do limpa-chaminés mestre autorizado.
n Se o ar de exaustão for enviado para fora através da parede
exterior, deve ser usada um tubo de parede telescópico seguro.
Modo circulação de ar
O ar absorvido é limpo por filtros de óleo e filtro de carvão ativo e reenviado para a cozinha.Fig. 5
Precisa de acoplar um filtro de carbono ativo para conter as substâncias que libertam o odor no modo de circulação de ar. Consultar o seu reven­dedor autorizado para as diferentes possibilidades necessárias para operar o dispositivo no modo de circulação de ar. Pode obter os acessórios neces­sários para este processo em lojas relacionadas, serviço autorizado ou através de um centro de vendas online.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS12

4 Carbon Filter Replacement

Carbon Filter Replacement
FILTRO DE CARVÃO
Fig. 6
O ar é filtrado através do filtro de carvão e garante que sai do tubo de 120 mm de diâmetro ou dos orifícios de ventilação do produto com a ajuda do funil N-RV. Este método é usado em cozinhas sem saída de conduta ou onde a instalação não é possível para o local com saída de conduta. Se quiser usar o produto sem um funil, seguir os passos abaixo.
Retirar os filtros de cartucho de alumínio no produto.
Em seguida retirar o limitador longo na caixa do motor (Fig. 6).
Fig. 7: limitador curto
Instalar o limitador curto que se encontra nos acessórios de instalação em vez do limitador longo (Fig. 7).
Fig. 8
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 13
Carbon Filter Replacement
Inserir o bujão roscado fornecido com os acessórios de ins­talação do seu aparelho na saída da conduta (Fig. 8).
n 1-Colocar o filtro de carvão na sua estrutura (Fig. 9). n 2-Rodar o filtro de carvão no sentido horário, assegurar que
fica completamente encaixado (Fig. 9).
Fig. 9: FILTRO DE CARVÃO
Se o filtro de carvão não ficar completamente encaixado, pode cair e danificar o produto.
PERIGO!
Nunca lavar os filtros de carvão. Manter os filtros de carvão afastados das crianças.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS14
LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA

5 LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA

CUIDADO!
A limpeza e manutenção do utilizador não devem ser feitas por crianças sem supervisão.
n A superfície pode ficar danificada devido a agentes de limpeza
ou de esfregar afiados. Nunca usar agentes de limpeza afi­ados ou de esfregar. Obter os agentes de limpeza e proteção adequados para o seu dispositivo num serviço autorizado. A superfície do dispositivo e as unidades de controlo são sensí­veis à raspagem.
n Limpar as superfícies com um pano húmido e suave, deter-
gente da máquina de lavar louça ou um agente de limpeza de vidros suave. Suavizar a sujidade seca e endurecida com um pano húmido. Não raspar!
n Não é adequado usar panos secos, esponjas que podem
riscar, agentes que necessitam de esfregar, agentes de lim­peza com areia, soda, ácido ou cloro ou outros materiais fortes.
n Limpar as superfícies de aço inoxidável apenas na direção da
escovagem.
n Não usar agentes de limpeza de aço inoxidável e panos
molhados nas unidades de controlo. Limpar filtros de óleo metálicos: Os filtros de óleo metálicos usados retêm partículas gordurosas contidas na humidade e vapor na cozinha. Em utili­zação normal (1-2 horas diárias), limpar os filtros de óleo metálicos aproximadamente a cada três meses.
n Não usar produtos de limpeza excessivamente fortes, ácidos
ou com cloro.
n Durante a limpeza do filtro de óleo metálico, limpar também os
eixos de retenção dos filtros metálicos de óleo no dispositivo com um pano húmido.
n Pode lavar os filtros de óleo metálicos na máquina de lavar
louça ou à mão.
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 15
1
LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Lavagem manual

5.1 Limpar o filtro de alumínio

1 Separador do Filtro de alumínio
Limpar periodicamente os filtros de alumínio do óleo, em cada três meses.
n Premir o separador do filtro de alumínio (1) e puxar o filtro de
alumínio na direção da seta (Fig. 10).
n À medida que remove o filtro de alumínio, deve segurar o
mesmo com a outra mão para impedir que o mesmo caia.
n À medida que remove o filtro de alumínio, de modo a evitar
Fig. 10
que o óleo acumulada caia, deve manter a superfície paralela ao chão.

5.2 Lavar na máquina de lavar louça

5.3 Lavagem manual

No caso de lavar numa máquina de lavar loiça, pode ocorrer uma ligeira descoloração. Isto não tem impacto na função do filtro de óleo metálico.
n Não lavar filtros de óleo metálicos muito sujos em conjunto
com os pratos.
n Colocar os filtros de óleo metálicos na máquina de lavar louça
de forma solta ou livre. Os filtros de óleo metálicos devem ser colocados na máquina de lavar louça sem qualquer com­pressão sobre eles.
Pode usar um solvente de óleo especial para remover a sujidade persistente. Pode adquirir este solvente num centro de vendas autorizado.
Suavizar as manchas dos filtros de óleo metá-
licos em água quente com detergente para lavar louça.
Usar uma escova para a limpeza e deixar os
líquidos nos filtros de óleo metálicos escor­rerem completamente.
Enxaguar bem os filtros após a limpeza.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS16

6 INSTALAÇÃO DO DISPOSITIVO

Min.65 cm
Min.75 cm
INSTALAÇÃO DO DISPOSITIVO
Fig. 11
Depois de concluir a instalação do exaustor, a distância mínima deve ser de 65 cm entre o produto e qualquer fogão elétrico; e 75 cm para qualquer bico de gás ou fogões que queimem outros com­bustíveis (Fig. 11).
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 17
LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Recomendações de eficiência energética

7 LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA

7.1 Instalação e desembalagem

n Verificar se há alguns danos no seu aparelho. n Os danos relativos à expedição devem ser comunicados ime-
diatamente ao responsável da expedição.
n Os defeitos visíveis também devem ser comunicados ao ven-
dedor.
n Não deixar as crianças brincar com o material de embalagem.

7.2 Recomendações de eficiência energética

n Substituir regularmente os filtros de carbono. n Limpar regularmente os filtros de alumínio. Dado que os filtros
com sujidade irão impedir a passagem do ar, será necessário usar o aparelho a uma velocidade mais elevada.
n Usar o seu produto de acordo com a respetiva velocidade
normal.
n Usar uma velocidade mais elevada poderá provocar um
aumento do consumo de energia.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS18

8 CONTEÚDO DA EMBALAGEM

CONTEÚDO DA EMBALAGEM
Fig. 12
1- Produto 2- Limitador curto 3- Limitador longo 4- Gancho de suspensão
5- Manual do Utilizador 6- Bucha de plástico 2x Ø10 mm 7- Parafuso de aglomerado 4x 4x40
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 19
E
F
A B
C
D
INSTALAÇÃO DO PRODUTO

9 INSTALAÇÃO DO PRODUTO

Pôr 2 buchas de plástico fornecidas com os acessórios de insta­lação do seu aparelho nos pontos E, F. Inserir os parafusos de suspensão L fornecidos com os acessórios de instalação do seu aparelho a estas buchas (Fig. 13).
Fig. 13
Pendurar o aparelho nos pontos E, F que instalou e, em seguida, aparafusar nos pontos A, B, C, D (Fig. 14).
Fig. 14
Instalar o funil de plástico que se encontra nos acessórios de ins­talação à saída do funil do produto. Deslizar as abas no funil de plástico sobre as abas na saída do funil do corpo e rodar o funil de plástico no sentido horário (Fig. 15).
Fig. 15
Fig. 16
Fazer a ligação da conduta flexível do seu aparelho (Fig. 16).
Uma vez que as torções e as curvas levarão a uma redução no poder de sucção de ar, evitá-las tanto quanto possível.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS20

10 COMO USAR O PRODUTO

0 1 2 3
1 2 3
4
5
6

10.1 Uso do botão de balancim deslizante

Fig. 17
1. Trazer para esta posição para desligar a lâmpada (Fig. 17).
2. Trazer para esta posição para desligar a lâmpada ( Fig. 17 ).
3. Trazer para esta posição para desligar a lâmpada (Fig. 17).
4. Trazer para esta posição quando quiser o produto a fun-
cionar na velocidade 1. ( Fig. 17 ).
5. Trazer para esta posição quando quiser o produto a fun-
cionar na velocidade 2. ( Fig. 17 ).
6. Trazer para esta posição quando quiser o produto a fun-
cionar na velocidade 3. ( Fig. 17 ).
COMO USAR O PRODUTO
Uso do botão de balancim deslizante
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 21
SUBSTITUIÇÃO DA LÂMPADA
Substituição da lâmpada da ficha

11 SUBSTITUIÇÃO DA LÂMPADA

11.1 Substituição da lâmpada da ficha

ATENÇÃO
Desmontar a alimentação elétrica do exaustor. Deixar as lâmpadas arrefecer primeiro porque lhe podem queimar as mãos quando estiverem quentes.
Indica o consumo máximo de energia da lâmpada. Deve ser usada uma lâmpada com a mesma classificação energética quando sub­stituir a lâmpada.
Para saber a classificação energética usada no produto, deve verificar a etiqueta de classificação no produto.
Fig. 18: Substituição da lâmpada de halogéneo
Retirar o filtro de cartucho de alumínio. Retirar a lâmpada avariada e substituí-la por uma nova com a mesma potência.Fig. 18
Lâmpada
Potência da Lâmpada (W) 3
Recetáculo/Tomada E 14
Tensão da Lâmpada (V) 220-240
Tamanho (mm) 10X35
Código ILCOS DRBB/F-3-220-240-E14-35/100
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS22

12 ASSISTÊNCIA AUTORIZADA

Se a lâmpada não está a funcionar:
n Verificar se o aparelho está ligado e que os fusíveis não estão
avariados.
n Verificar as lâmpadas. Certificar-se que desliga o aparelho
enquanto efetua esta verificação. Apertar as lâmpadas se esti­verem soltas. Substitui-las se ainda não funcionarem.
Possíveis falhas e ações que pode tomar sem chamar a assistência:
A) O aparelho não funciona de todo:
n Verificar se o aparelho está ligado ou se a ficha está colocada
na tomada.
n Verificar o disjuntor do aparelho e o disjuntor principal da sua
casa.
Se o dispositivo apresentar desem­penho fraco ou fizer ruídos altos enquanto trabalha:
Problemas e soluções
n O aparelho tem um diâmetro de conduta suficiente? (mín.120
mm).
n Os filtros metálicos estão limpos? Verificar. n Se estiver a usar o exaustor sem conduta, assegurar que os
filtros de carvão não têm mais de 6 meses.
n Assegurar que a sua cozinha tem ventilação suficiente para
garantir o fluxo de ar. Se ainda estiver insatisfeito com o desempenho do seu aparelho, entrar em contacto com a assis­tência autorizada.
ASSISTÊNCIA AUTORIZADA
Descrição da falha Causa Medidas a tomar
O produto não funciona Verificar a ligação à
eletricidade.
A lâmpada de iluminação não funciona.
A lâmpada de iluminação não funciona.
A lâmpada de iluminação não funciona.
A entrada de ar do produto é fraca
A entrada de ar do produto é fraca
A entrada de ar do produto é fraca
Verificar a ligação à eletricidade.
Verificar o interruptor da lâmpada.
Verificar as lâmpadas. As lâmpadas do produto não devem estar ava-
Verificar o filtro de alu­mínio
Verificar a conduta de exaustão de ar.
Verificar o filtro de carvão
A tensão de rede deve ser 220-240V e o produto tem de ser ligado a uma tomada de terra.
A tensão de rede deve ser 220-240V e o produto tem de ser ligado a uma tomada de terra.
O interruptor da lâmpada deve estar na posição “ligado”.
riadas.
O filtro de cartucho de alumínio deve ser lavado pelo menos uma vez por mês em condições nor­mais.
A conduta de exaustão de ar deve estar aberta.
Nos produtos em que são utilizados filtros de carvão, o filtro de carvão deve ser substituído a cada 3 meses em condições normais.
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 23
ASSISTÊNCIA AUTORIZADA
Descrição da falha Causa Medidas a tomar
Não descarrega ar (Uso sem conduta)
Não descarrega ar (Uso sem conduta)
Verificar o filtro de alu­mínio
Verificar o filtro de carvão
O filtro de cartucho de alumínio deve ser lavado pelo menos uma vez por mês em condições nor­mais.
Nos produtos em que são utilizados filtros de carvão, o filtro de carvão deve ser substituído a cada 3 meses em condições normais.
10.03.2021GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS24

13 TABELA TÉCNICA

TABELA TÉCNICA
Tensão de alimentação 220 - 240 V 50Hz
Classe de isolamento do motor F
Classe de isolamento CLASSE I
Este produto está em conformidade com a Diretiva 2004/108/CE para a Compatibilidade Eletromagnética e a Diretriz de Baixa Tensão (LVD) 2006/95 /CE.
Este produto está em conformidade com a Diretiva dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
10.03.2021 GUIA DO UTILIZADOR DO EXAUSTOR DE FOGÃO PORTUGUÊS 25
www.teka.com
Asped mo
v
Loading...