Smeg ST521-AR User manual [PT]

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA E DOS
PROGRAMAS DE LAVAGEM
Sumário
1. Advertências para a segurança e o uso _____________________ 2
2. Instalação e execução ____________________________________ 8
3. Descrição dos comandos _______________________________ 13
4. Instruções para o uso __________________________________ 24
5. Limpeza e manutenção ________________________________ 39
6. Soluções para as anomalias de funcionamento ______________ 43
Agradecemos por terem escolhido este nosso produto. Aconselhamos ler cuidadosamente todas as instruções contidas neste manual para conhecer as condições mais idóneas a fim de realizar uma utilização correcta e segura da sua máquina de lavar louça. Cada um dos parágrafos são apresentados de modo que se possa realizar passo a passo todas as funcionalidades do aparelho, os testes podem ser compreendidos facilmente e possuem imagens detalhadas. São dados conselhos úteis para utilizar os cestos, os braços borrifadores, os recipientes, filtros, programas de lavagem e a configuração certa dos comandos. Os conselhos para a limpeza que são indicados aqui permitirão manter inalteradas durante o tempo as performances da sua máquina de lavar louça. Este manual, fácil de ser consultado, satisfará a todas as perguntas que poderão surgir em relação à utilização da sua máquina de lavar louça.
INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são destinadas ao técnico qualificado que deve executar a instalação, o início de funcionamento e a verificação do aparelho.
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: indicam os conselhos para o uso, a descrição dos comandos e as operações de limpeza certas e a manutenção do aparelho.
1
LOS AO
Instruções para o instalador
1. Advertências para a segurança e o uso
ESTE APARELHO É PREVISTO PARA USO INTERNO EM UM AMBIENTE
O USO DESTE APARELHO É PREVISTO APENAS EM LUGAR FIXO. O PRESENTE APARELHO É EM CONFORMIDADE COM AS DIRETIVAS
NÃO DEIXAR OS RESÍDUOS DA EMBALEGEM SOLTOS NO AMBIENTE
ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO: É PRECISO CONSERVÁ-LO SEMPRE PERFEITO JUNTAMENTE COM O APARELHO PARA FUTURO REFERIMENTO. ANTES DA UTILIZAÇÃO ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DE TODAS AS INDICAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL, AS QUAIS CONTÊM INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A INSTALAÇÃO, O USO E A MANUTENÇÃO DO APARELHO. NO CASO DE VENDA OU TRANSFERIMENTO ASSEGURAR-SE QUE O PRESENTE MANUAL ACOMPANHE SEMPRE O APARELHO.
DOMÉSTICO E APLICAÇÕES SIMILARES COMO COZINHAS PARA FUNCIONÁRIOS DE LOJAS, ESCRITÓRIOS E OUTROS AMBIENTES DE TRABALHO, INSTITUIÇÕES E PARA O USO RESERVADO AOS CLIENTES DE HOTÉIS, ALBERGUES, “BED AND BREAKFAST” E OUTROS AMBIENTES DE TIPO RESIDENCIAL.
2006/95/CE E 2004/108/CE ATUALMENTE EM VIGOR, COMPREENDIDA A PREVENÇÃO E A ELIMINAÇÃO DOS DISTÚRBIOS ESTÁTICOS NA ATMOSFERA. O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA REALIZAR AS SEGUINTES FUNÇÕES: LAVAGEM E SECAGEM DE LOUÇA, QUALQUER OUTRO USO DEVE SER CONSIDERADO IMPRÓPRIO. O FABRICANTE
EXIME-SE DE QUALQUER RESPONSABILIDADE SE FOREM REALIZADAS UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAQUELAS INDICADAS.
NÃO UTILIZAR APARELHOS QUE FORAM DANIFICADOS DURANTE O TRANSPORTE! NO CASO DE DÚVIDA, CONSULTAR O PRÓPRIO REVENDEDOR.
O APARELHO DEVE SER INSTALADO E CONECTADO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS PELO CONSTRUTOR. A INSTALAÇÃO DEVE SER FEITA POR UM TÉCNICO QUALIFICADO, DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES.
DOMÉSTICO. NÃO DEIXAR QUE CRIANÇAS TENHAM CONTATO COM O MATERIAL UTILIZADO PARA O EMBALO. SEPARAR OS VÁRIOS MATERIAIS DE DESCARTE PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGÁ­CENTRO DE RECICLAGEM DIFERENZIADA MAIS PRÓXIMO.
A PLACA DE IDENTIFICAÇÃO, COM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE MATRÍCULA E A MARCAÇÃO É POSICIONADA VISIVELMENTE NA BORDA INTERNA DA PORTA. A PLACA NA BEIRA INTERNA DA PORTA NUNCA DEVE SER RETIRADA.
2
Instruções para o instalador
O APARELHO DEVE SER FORNIDO COM UM COLEGAMENTO DE TERRA SEGUNDO ÀS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA. O FABRICANTE EXIME-SE DE QUALQUER
RESPONSABILIDADE DEVIDO A EVENTUAIS DANOS A PESSOAS OU A COISAS DERIVANTES DA FALTA DE CONEXÃO OU POR CONEXÃO
DURANTE A INSTALAÇÃO O APARELHO DEVE SER DESCONECTADO DA
NÃO INSTALAR O APARELHO EM UM LUGAR SUJEITO AO CONGELAMENTO.
NÃO INSTALAR O APARELHO PERTO DE EQUIPAMENTOS COM ALTAS
SE O APARELHO VEM INSTALADO EM UM COMPARTIMENTO EM CIMA OU
É ABSOLUTAMENTE VETADO O ENCAIXE DO APARELHO EMBAIXO DE UM
PARA GARANTIR A ESTABILIDADE, INSTALAR O APARELHO APENAS
SE O APARELHO NÃO É DE ENCAIXE E É PORTANTO ACESSÍVEL DE UM
VERIFICAR QUE OS VALORES DE TENSÃO E FREQUÊNCIA DE REDE
DEFEITUOSA DA LINHA DE TERRA.
REDE ELÉTRICA.
SE O APARELHO FOR INSTALADO EM PAVIMENTOS RECOBERTOS, É PRECISO PRESTAR ATENÇÃO PARA QUE AS ABERTURAS NA PARTE INFERIOR NÃO SEJAM OBSTRUÍDAS.
TEMPERATURAS DE RADIAÇÃO (EX.: QUEIMADORES A GÁS, LAREIRAS, ETC.) ENQUANTO POSSAM CAUSAR DANOS.
EMBAIXO DE UM OUTRO EQUIPAMENTO (EX.: QUEIMADORES A GÁS, FORNOS, ETC.), SE ACONSELHA DE LER ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS PELO CONSTRUTOR DO EQUIPAMENTO. SE TAIS INSTRUÇÕES NÃO CONTÊM INFORMAÇÕES, CONTACTAR O CONSTRUTOR DO EQUIPAMENTO PARA ASSEGURAR-SE QUE O APARELHO POSSA SER INSTALADO EM CIMA OU EMBAIXO DO MESMO.
FOGÃO. É ABSOLUTAMENTE VETADO MONTAR UM FOGÃO EM CIMA DE UM APARELHO A COLOCAÇÃO LIVRE.
EMBAIXO DE UM BALCÃO CONTÍNUO, BEM FIXADO A ARMÁRIOS ADJACENTES. SE O APARELHO É INSTALADO EM UM ARMÁRIO ALTO, ASSEGURAR-SE QUE, SEJA O APARELHO QUE O ARMÁRIO, SEJAM ADEGUADAMENTE FIXADOS.
LADO, A ZONA DAS DOBRADIÇAS DEVE SER REVESTIDA POR RAZÕES DE SEGURANÇA (RISCO DE LESÃO). OS ACESSÓRIOS PARA O REVESTIMENTO SÃO DISPONÍVEIS NOS REVENDEDORES ESPECIALIZADOS OU NO APÓS VENDA.
CORRESPONDAM ÀQUELES REPORTADOS NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DO APARELHO.
O PLUGUE NA EXTREMIDADE DO CABO DE ALIMENTAÇÃO E A RELATIVA TOMADA DEVERÃO SER DO MESMO TIPO E CONFORME ÀS NORMAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM VIGOR. EVITAR O UTILIZO DE ADAPTADORES OU DERIVADOS ENQUANTO PODERÃO PROVOCAR SOBREAQUECIMENTO OU QUEIMADURAS.
3
Instruções para o instalador
A TOMADA DO APARELHO DEVERÁ SER ACESSÍVEL DEPOIS DA
NO CASO EM QUE O APARELHO NÃO SEJA DOTADO DE TOMADA, MAS
O APARELHO DEVE SER COLEGADO A REDE HIDRÁULICA ATRAVÉS DE
INSTALAÇÃO. NUNCA DESLIGAR A TOMADA PUXANDO PELO FIO.
APENAS DO CABO DE ALIMENTAÇÃO, INSTALAR SOBRE A LINHA DE ALIMENTAÇÃO DO APARELHO UM DISPOSITIVO DE INTERRUPÇÃO UNIPOLAR, COM CATEGORIA DE SOBRETENSÃO III, SITUADO EM POSIÇÃO FACILMENTE ACESSÍVEL.
TUBOS NOVOS. OS TUBOS VELHOS NÃO DEVEM NUNCA SER REUTILIZADOS.
SÚBITO DEPOIS DA INSTALAÇÃO EFETUAR UMA BREVE PROVA DO APARELHO. NO CASO DE NÃO FUNCIONAMENTO, DESLIGAR O APARELHO DA REDE ELÉTRICA E CHAMAR O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PERTO. NÃO TENTAR REPARAR O APARELHO.
A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA DEVE SER UTILIZADA POR PESSOAS ADULTAS. A UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA POR CRIANÇAS A PARTIR DOS 8 ANOS, PESSOAS COM CAPACIDADES FÍSICAS E/OU MENTAIS REDUZIDAS OU FALTA DE EXPERIÊNCIA OU DE CONHECIMENTO, É PERMITIDA APENAS COM A SUPERVISÃO DE UM RESPONSÁVEL PARA A SEGURANÇA DOS MESMOS..
NÃO PERMITIR QUE CRIANÇAS BRINQUEM COM O APARELHO. ALGUNS DETERGENTES SÃO FORTEMENTE ALCALINOS. EVITAR
QUALQUER CONTATO COM A PELE E COM OS OLHOS. OS DETERGENTES, SE INGERIDOS, PODEM SER EXTREMAMENTE PERIGOSOS. OS MESMOS CONTÊM SUBSTÂNCIAS QUE PODEM CAUSAR DANOS IRREPARÁVEIS
À BOCA E A GARGANTA, PROVOCANDO TAMBÉM O SUFOCAMENTO. RESPEITAR TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇA
PRESENTES NAS CONFECÇÕES DOS PRODUTOS.
MANTER AS CRIANÇAS LONGE DA LAVA LOUÇA QUANDO A PORTA É
ABERTA. VERIFICAR SEMPRE QUE O LUGAR DO DETERGENTE SEJA VAZIO AO FINAL DO CICLO DE LAVAGEM.
NÃO BEBER A ÁGUA RESÍDUA EVENTUALMENTE PRESENTE NA LOUÇA OU NA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA NO FIM DO PROGRAMA DE LAVAGEM.
NÃO INTRODUZIR SOLVENTES COMO ÁLCOOL OU TEREBINTINA QUE PODERIAM PROVOCAR A EXPLOSÃO.
NÃO INTRODUZIR LOUÇAS SUJAS DE CINZAS, CERA OU VERNIZ.
APOIAR-SE OU SENTAR-SE NA PORTA ABERTA DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA PODE FAZER COM QUE ELA VIRE. NÃO DEIXAR A PORTA DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA ABERTA PORQUE PODE-SE TROPEÇAR.
4
Instruções para o instalador
R A SUBSTITUIÇÃO
AS FACAS E OUTROS UTENSÍLIOS DE COZINHA QUE POSSUEM PONTAS AFIADAS DEVEM SER COLOCADOS NO CESTO COM AS PONTAS VIRADAS PARA BAIXO OU COLOCADOS NA POSIÇÃO HORIZONTAL, NO CESTO SUPERIOR. CUIDADO PARA NÃO SE FERIR E PRESTE ATENÇÃO PARA QUE
NÃO UTILIZAR UMA LIMPADORA A VAPOR PARA A LIMPEZA DA LAVA
AS PONTAS AFIADAS NÃO FIQUEM SALIENTES EM RELAÇÃO AO CESTO. A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA POSSUI TODOS OS REQUISITOS IMPOSTOS
PELAS NORMAS DE SEGURANÇA VIGENTES E REFERENTES AS APARELHAGENS ELÉTRICAS. EVENTUAIS CONTROLES TÉCNICOS DEVERÃO SER EFETUADOS SOMENTE POR PESSOAS ESPECIALIZADAS E AUTORIZADAS. OS CONSERTOS EXECUTADOS POR PESSOAS NÃO
AUTORIZADAS, ALÉM DE FAZEREM COM QUE A GARANTIA DECAIA, PODEM TORNAR-SE FONTE DE PERIGO PARA O UTILIZADOR.
EM CASO DE FUNCIONAMENTO ANÓMALO RETIRAR A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA DA REDE ELÉTRICA E FECHAR A TORNEIRA DA ÁGUA.
NO CASO DE DANO DO CABO DE ALIMENTAÇÃO, FAZE PELO FABRICATE OU POR UM CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADO.
ALGUNS COMPONENTES PERMANECEM SOB TENSÃO MESMO QUANDO O BOTÃO LIGA/DESLIGA SE ENCONTRA NA POSIÇÃO DESLIGADA. ANTES DE EFETUAR A MANUTENÇÃO DO APARELHO, DESLIGUE A TOMADA OU CORTE A TENSÃO POR MEIO DO DISPOSITIVO DE INTERRUPÇÃO INSTALADO NA PAREDE.
A LIMPEZA E REGULAR MANUTENÇÃO DO APARELHO DA PARTE DE CRIANÇAS É PERMITIDA APENAS SOB A SUPERVISÃO DE UMA PESSOA RESPONSÁVEL PARA A SEGURANÇA DAS MESMAS.
LOUÇAS..
MODELOS COM AQUASTOP
O AQUASTOP É UM DISPOSITIVO QUE IMPEDE O ALAGAMENTO EM CASO DE PERDAS DE ÁGUA. DEPOIS DO INTERVENTO DO AQUASTOP É PRECISO CONSULTAR UM TÉCNICO QUALIFICADO PARA INDIVIDUAR E CONSERTAR O PROBLEMA. NOS MODELOS COM AQUASTOP A MANGUEIRA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POSSUI UMA ELETROVÁLVULA. NÃO CORTAR O TUBO E NÃO DEIXAR CAIR A ELETROVÁLVULA NA ÁGUA. SE A MANGUEIRA DE ABASTECIMENTO DA ÁGUA FICAR DANIFICADA, RETIRAR O APARELHO DA REDE HÍDRAULICA E ELÉTRICA.
MODELOS COM ILUMINAÇÃO INTERNA
O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DO APARELHO PERTENCE AO GRUPO DE RISCO 1 SEGUNDO A NORMA IEC/EN 62471. ISSO SIGNIFICA QUE NÃO HÁ NENHUM RISCO DE TIPO FOTOBIOLÓGICO NAS CONDIÇÕES NORMAIS DE UTILIZAÇÃO.
5
Instruções para o instalador
A KÉSZÜLÉK MEGFELEL AZ ELEKTROMOS ÉS ELEKTRONIKUS EM CONFORMIDADE COM O ART. 26 DO DECRETO LEGISLATIVO 14 MARÇO 2014, N. 49 “ATUAÇÃO DA DIRETIVA 2012/19/UE SOBRE RESÍDUO DE APARELHOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS (RAEE)”.
O SÍMBOLO DO CESTO DE LIXO BARRADO APLICADO NO APARELHO OU NA CONFECÇÃO INDICA QUE O PRODUTO AO FINAL DA PRÓPRIA VIDA ÚTIL DEVE SER RECOLHIDO SEPARADAMENTE DOS OUTROS RESÍDUOS. O CONSUMADOR DEVERÁ, PORTANTO, LEVAR O APARELHO A IDÔNEOS CENTROS DE COLETA DIFERENCIADA DE RESÍDUOS ELETROTÉCNICOS E ELETRÔNICOS.
EM ALTERNATIVA À GESTÃO AUTÔNOMA É POSSÍVEL ENTREGAR O APARELHO QUE DESEJA RECICLAR AO REVENDEDOR NO MOMENTO DA COMPRA DE UM NOVO APARELHO DE TIPO EQUIVALENTE. NOS PONTOS DE VENDA DE ELETRÔNICOS COM SUPERFÍCIE DE VENDA DE AO MENOS
2 .
400m
ALÉM DISSO É POSSÍVEL ENTREGAR GRATUITAMENTE, SEM OBRIGAÇÃO DE COMPRAR, OS PRODUTOS ELETRÔNICOS PARA RECICLAR COM DIMENSÕES INFERIORES A 25 cm.
A ADEGUADA COLETA DIFERENCIADA PELO ÍNICIO SUCESSIVO DO APARELHO DESCARTADO NA RECICLAGEM, AO TRATAMENTO E AO SMALTIMENTO AMBIENTAL COMPATÍVEL CONTRIBUI A EVITAR POSSÍVEIS EFEITOS NEGATIVOS AO AMBIENTE E A SAÚDE E FAVORECE O REUTILIZO E/OU RECICLO DOS MATERIAIS DE QUE É COMPOSTO O APARELHO
O APARELHO DESCARTADO DEVE SER DESTRUÍDO. CORTAR O CABO DE ALIMENTAÇÃO DEPOIS DE TER RETIRADO O PLUGUE DA TOMADA DE CORRENTE. FAZER COM QUE FIQUEM INÓCUAS TODAS AS PARTES QUE POSSAM CONSTITUIR PERIGO PARA AS CRIANÇAS(FECHADURAS,PORTAS, ETC.).
O fabricante exime-se de qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a coisas, provocados pela inobservância das supramencionadas prescrições ou derivantes da modificação mesmo que seja em somente uma das peças do aparelho e da utilização de peças sobressalentes que não forem originais.
6
Instruções para o instalador
DADOS TÉCNICOS
Largura
Profundidade medida no fio
Altura
(dependendo dos modelos)
Capacidade
Pressão da água de alimentação
Dados eléctricos
externo do painel comandos
DADOS TÉCNICOS
597 599 mm 550 mm de 820 mm a 870 mm
de 860 mm a 910 mm
12 ou 13 talheres normalizados, dependendo do modelo; consulte a etiqueta energética
min. 0,05 - max. 0,9 MPa (min. 0.5 – max. 9 bar) Ver placa das características
7
Instruções para o instalador
2. Instalação e execução
Remover os elementos de isopor que bloqueiam os cestos. Colocar o aparelho no lugar escolhido. A máquina de lavar louça pode ser
colocada rente aos lados ou à parte traseira nos móveis ou nas paredes. Se a máquina de lavar louça for instalada nos arredores de uma fonte de calor, dever-se interpor um painel termo-isolante para prevenir super-aquecimentos e mau funcionamento. Para assegurar a estabilidade, instalar os aparelhos de embutir inferior ou integráveis somente sob planos de trabalho contínuos, aparafusando-os aos móveis adjacentes. Para facilitar as operações de instalação, as mangueiras de alimentação e de escoamento são orientáveis em todas as direções, prestar atenção para que não fiquem dobradas ou esmagadas e que não fiquem muito esticadas. Certifique-se de apertar a porca de fixação depois de virar os tubos para a direção pretendida. Para a passagem dos tubos e do cabo de alimentação, é necessário um furo de Ø mínimo 8 cm. Antes de colocar a máquina de lavar louça definitivamente, abra a torneira de água e verifique se não há fugas pela conexão com a torneira, pela conexão com a máquina e pelo tubo.
Nivelar o aparelho no chão por meio dos pés reguláveis apropriados. Esta ação é indispensável para assegurar o funcionamento correto da máquina de lavar louça.
Alguns modelos possuem somente um pé posterior regulável por meio de um parafuso embaixo na parte anterior do aparelho.
É severamente proibido encastrar a máquina de lavar louça em baixo de um fogão. Além disso, não é permitido instalar a máquina de lavar louça em contato direto com aparelhos diferentes dos eletrodomésticos tradicionais utilizados nas cozinhas (por exemplo lareiras, salamandras...). Se a máquina de lavar louça for instalada num vão vizinho a outro(s) electrodoméstico(s), deverão ser respeitadas à risca as prescrições fornecidas pelo fabricante do(s) electrodoméstico(s) em questão (distâncias mínimas, instruções de instalação, etc.).
8
Instruções para o instalador
LIGAÇÃO DA ENTRADA DE ÁGUA
que não ultrapasse
Só para modelos de instalação livre:
- É severamente proibido montar um fogão em cima da máquina de
lavar louça em instalação livre.
- Para encastrar a máquina de lavar louça é necessário adquirir o kit
especial dos revendedores autorizados ou do Serviço de Assistência Técnica.
- O tampo da máquina de lavar louça de livre instalação é removível para
que a máquina possa ser instalada sob uma bancada de trabalho. A operação deve ser realizada por pessoal autorizado.
2.1. Ligação à rede hidraúlica
Prevenir os riscos de entupimento ou danificação: se os tubos de água
forem novos ou ficarem por longo tempo inativos, antes de proceder com a ligação hidraúlica, assegurar-se que a água esteja límpida e sem impurezas para evitar danos ao aparelho. Para a ligação da máquina de lavar louça à
rede hidraúlica, utilizar exclusivamente mangueiras novas; as mangueiras velhas ou usadas não devem ser reutilizadas.
Ligar a mangueira de alimentação a uma entrada de água fria com boca rosqueada ¾” do tipo usado para gás, interpondo o filtro A fornecido com a máquina de lavar louça. Certificar-se de atarraxar bem a mangueira com
as mãos e concluir a operação apertando-a cerca de ¼ de volta usando alicantes.
Nos modelos com ACQUASTOP o filtro já existe no aro rosqueado.
É possível abastecer a máquina de lavar louça com água os 60ºC. Abastecendo o aparelho com água quente o tempo de lavagem será abreviado aproximadamente de 20 minutos, mas a sua eficácia será porém ligeiramente reduzida. A ligação será efetuada à entrada doméstica da água quente e com as mesmas modalidades descritas para a ligação à entrada de água fria.
9
LIGAÇÃO AO TUBO DE ESCOAMENTO
Grau de proteção contra humidade
: IPX0
Instruções para o instalador
Introduzir a mangueira apropriada em uma tubulação de escoamento com diâmetro mínimo de 4 cm; alternativamente, apoiá-la ao lavatório utilizando o suporte para mangueira fornecido, mas tendo cuidado para que não fique achatada ou com curvaturas excessivas. É importante evitar que a mangueira possa desengatar-se e cair. Por isso o suporte para mangueira possui um furo, graças ao qual é possível fixá­lo com um laço à parede ou à torneira. A extremidade livre deverá ficar colocada em um altura compreendida entre 30 e 100 cm e não deverá nunca ficar imersa na água. Quando existirem mangueiras com extensões dispostas horizontalmente, num máximo de 3 m, posicionar a mangueira de escoamento a uma altura máxima de 85 cm do chão.
10
Instruções para o instalador
SE O APARELHO
NÃO
ESTIVER
EQUIPADO
COM
TOMADA,
MAS
APENAS
COM
2.2 Ligação elétrica e advertências
VERIFIQUE SE OS VALORES DE TENSÃO E FREQUÊNCIA DE REDE COINCIDEM COM OS INDICADOS NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DO APARELHO, APLICADA NA BORDA INTERNA DA PORTA.
O PLUGUE NA EXTREMIDADE DO CABO DE ALIMENT AÇÃO E A RELATIVA TOMADA TÊM DE SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR RESPEITANTES ÀS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.
O PLUGUE DEVERÁ FICAR ACESSÍVEL APÓS A INSTALAÇÃO.
NUNCA DESLIGUE O PLUGUE PUXANDO-O PELO CABO.
DEPOIS DE TER SUBSTITUÍDO O CABO DE ALIMENTAÇÃO, ASSEGURAR-SE DE QUE O SUPORTE DE ANCORAGEM DO CABO ESTEJA FIXADO CORRETAMENTE.
EVITE A UTILIZAÇÃO DE ADAPTADORES OU DERIVADORES PORQUE PODERIAM PROVOCAR AQUECIMENTO EXCESSIVO OU QUEIMADURAS .
No caso de dano do cabo de alimentação, a substituição do cabo de alimentação deve ser feita pelo fabricante ou por um Centro de Assistência Autorizado para prevenir qualquer risco.
Alguns componentes permanecem sob tensão mesmo quando o botão LIGA/DESLIGA se encontra na posição desligada. Antes de efetuar a manutenção do aparelho, desligue a tomada ou corte a tensão por intermédio
O CABO DE ALIMENTAÇÃO:
do dispositivo de interrupção instalado na parede.
INSTALE NA LINHA DE ALIMENTAÇÃO DO APARELHO UM DISPOSITIVO DE INTERRUPÇÃO UNIPOLAR, COM CATEGORIA DE SOBRETENSÃO III, SITUADO NUMA POSIÇÃO FACILMENTE ACESSÍVEL.
A LIGAÇÃO À REDE ELÉCTRICA DEVE SER FEITA EXCLUSIVAMENTE POR UM TÉCNICO ESPECIALIZADO DE ACORDO COM O ESQUEMA REPRODUZIDO ABAIXO E RESPEITANDO AS LEIS EM VIGOR.
11
GRAU DE PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS
: I
SUBSTITUIÇÃO DO FUSIL
e proceder
Instruções para o instalador
SÓ PARA A GRÃ BRETANHA
ESTE APARELHO DEVE SER LIGADO À TERRA.
Se o aparelho estiver equipado com um fusível BS 1363A 13A no plugue para a ligação à rede de alimentação, para a substituição do fusível neste tipo de plugues deverá ser utilizado um fusível aprovado pela A.S.T.A. de tipo BS 1362 conforme indicado a seguir:
1. Remova a tampa A e o fusível B.
2.Introduza o novo fusível no interior da tampa.
3. Recoloque ambas as peças no interior do plugue.
A tampa do fusível deve ser recolocada quando o fusível é substituído. Em caso de perda da tampa do fusível, a ficha não poderá ser reutilizada antes que um sobressalente adequado seja instalado.
Os sobressalentes adequados são identificados pela cor embutida na tampa ou pela escrita na base da ficha que descreve a relativa cor.
As tampas de fusíveis sobressalentes estão disponíveis nos revendedores de material elétrico locais.
L = castanho N = azul
= amarelo-verde
12
Loading...
+ 32 hidden pages